RCAAP Repository
Contribuição da ciência da informação para criação de um plano de segurança da informação
As organizações lidam diariamente com informações que têm assumido valores distintos no mundo dos negócios. As informações consideradas estratégicas e de apoio às tomadas de decisão necessitam de gerenciamento e garantia de confidencialidade, integridade e disponibilidade. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo analisar a contribuição da Ciência da Informação para criação de um Plano de Segurança da Informação. Para isso, utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica, analisando os conceitos de organização, informação, Ciência da Informação, Planejamento Estratégico e segurança da informação. E, ao avaliar os fluxos de informações nas organizações, foi possível extrair as necessidades de informações, como também a aplicação das características e domínio de proteção, a geração da necessidade de informações qualificadas e priorizadas e a utilização da norma NBR/ISO 17799:1 no ambiente organizacional. Assim constaram-se, com esse estudo, subsídios necessários para criação de um Plano de Segurança da Informação que seja integrado com as formas de tratamento das informações, concebidas pela Ciência da Informação e pelas técnicas de gestão utilizadas no processo de Planejamento Estratégico.
2022
Ramos, Isaías de Queiroz
Oficina de pintura: um estudo fenomenológico sobre uma prática psicológica
Esta pesquisa-intervenção objetivou compreender a experiência vivida em uma Oficina de Pintura ; modalidade de atenção psicológica implementada no serviço de psicologia da PUC-Campinas ; durante três meses no ano de 2007. Os referenciais teóricos adotados foram a Fenomenologia de Edmund Husserl e a Psicologia Existencial-Humanista. Foram realizados catorze encontros de oficina ; com duração de duas horas ; em uma sala do serviço de psicologia. A pesquisadora conduziu os encontros como facilitadora ; adotando as atitudes preconizadas por Rogers(1961/1999) de empatia ; aceitação positiva incondicional e congruência. Após cada encontro ; a pesquisadora elaborou narrativas sobre a experiência vivida ; baseando-se tanto na concepção de narração de Benjamin(1936/1994) como na concepção de consciência de Husserl(1935/1996) ; buscando capturar o movimento da consciência na criação de significados que configuram a experiência. A partir das narrativas construídas pela pesquisadora ; buscouse explicitar os elementos vividos ; entendendo que os significados que emergiram formaram-se na teia intersubjetiva dos encontros. Através da experiência vivida na Oficina de Pintura e partindo do princípio de que o homem é dotado de autonomia e possui dentro de si recursos para a auto-compreensão e mudança ; verificamos que as participantes da Oficina de Pintura caminharam no sentido da integração psicológica ; compartilhando suas experiências ; num clima acolhedor e de apoio mútuo. Assim ; numa perspectiva de enquadres diferenciados de atenção psicológica ; a Oficina de Pintura leva a refletir sobre os benefícios e a viabilidade de implementar novos modelos de intervenção clínica em instituições de saúde pública que privilegiem a autonomia e o crescimento psicológico dos clientes.
2022
Bilbao, Giuliana Gnatos Lima
Sistema de avaliação de rendimento escolar do Estado de São Paulo: um estudo a partir da produção científica brasileira (1996-2011)
O presente projeto insere-se no campo dos estudos sobre avaliação da educação básica, abordando especificamente o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP), objetivando sistematizar o estado da arte da produção científica brasileira sobre o SARESP, com foco especial nos impactos dessa avaliação nas unidades escolares paulistas. A questão que norteia o presente estudo é a seguinte: partindo da existência de um alinhamento governativo em torno dos sistemas de avaliação em larga escala no âmbito da educação básica, qual é o estado da arte da produção científica brasileira sobre o SARESP, principalmente em relação aos impactos dessa avaliação nas unidades escolares paulistas, com base no estudo das dissertações e teses produzidas no Brasil de 1996 a 2011? A fim de encontrar uma solução para esse problema, foram escolhidos procedimentos metodológicos próprios dos estudos bibliográficos, do tipo estado da arte, assim como técnicas de análise de conteúdo. Os resultados mostram 12 tipos de impacto que permeiam as unidades escolares, diagnosticados, em sua grande maioria, como negativos, frente às demandas prementes do ensino paulista e pressupostos dessa importante ferramenta avaliativa chamada SARESP. Tais impactos vinculam-se a uma gestão demasiadamente frágil, principalmente por parte do comando do governo paulista, ao longo da vigência desse sistema de avaliação, notadamente no que diz respeito às formas comunicacionais concernentes aos públicos do contexto escolar.
2022
Oliveira Junior, Rafael Gabriel de
Um estudo sobre a transferência em Winnicott no Caso Piggle
O objetivo desta pesquisa é mostrar que a transferência analítica, no contexto da prática clínica de Winnicott, não se resume à diferenciação, proposta pelo autor, entre a neurose de transferência e a transferência de qualidade psicótica (por ele observada nas fases de regressão à dependência absoluta, durante a análise dos casos borderline, ou nos momentos psicóticos do tratamento de pacientes neuróticos ou de pessoas normais), abarcando outras formas transferenciais que podem ser visualizadas à luz da teoria winnicottiana do desenvolvimento emocional. No presente estudo, assinalamos que o autor distinguiu as formas de transferência com base em suas ideias acerca do processo de desenvolvimento emocional humano, por ele concebido em termos de ego (ou estrutura básica da personalidade ) e de vida instintiva (ou id) e relações de objeto propriamente ditas (isto é: relações que, no plano da experiência do indivíduo, ocorrem entre pessoas inteiras no contexto da dinâmica triangular, a três corpos, que caracteriza a situação edípica). Em decorrência dessa ênfase, o estudo visa contribuir, igualmente, para o melhor entendimento das propostas de Winnicott que reavaliam e reposicionam, no âmbito do processo de maturação dos seres humanos, o lugar da vida instintiva e das relações de objeto propriamente ditas. Esta investigação foi realizada por meio do estudo de material clínico selecionado do caso Piggle. Além de assinalar, de modo pontual, alguns aspectos da reinterpretação winnicottiana da transferência de qualidade neurótica, bem como da concepção do autor acerca da regressão à dependência na transferência, o presente estudo possibilitou esclarecer que Winnicott distinguiu, no âmbito dos fenômenos de transferência, os seguintes aspectos clínicos: capacidade de confiar no analista; necessidade egóica de o paciente criar, de modo onipotente, o analista (em relação com um aspecto do setting psicanalítico: a frequência e o ritmo das consultas); capacidade para estar só em presença do analista; organização e força de ego na transferência; transferência paterna (à luz da teoria winnicottiana acerca da situação edípica da menina); erotismo oral na transferência (no que se refere à oposição, estabelecida pelo autor, entre avidez e voracidade).
2022
Deus, Ricardo Telles de
Estado nutricional de crianças e de adolescentes acompanhados pelo Programa Saúde na Escola, Itatiba, 2014.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES
2022
Pozza, Fernanda Seyr
Os sentidos do respeito na escola: uma análise da perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
2022
Barbosa, Eveline Tonelotto
Stress e raiva em mulheres com síndrome metabólica
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
2022
Castelli, Ana Carolina Cipriano
Material didático de história com vista à Lei nº 10.639/03: Uma construção de Política Educacional
A implantação da lei nº 10.639/03, na qual exige a inclusão da história e cultura africana e afro-brasileira na Educação Básica, o Ministério da Educação reconheceu esses temas como lacunas no ensino, sendo necessário a pressão de grupos sociais, sobretudo, a do movimento negro para o uso do poder legislativo e correção desse hiato educacional. A hipótese a ser testada é que as divergências historiográficas e suas contribuições na formação do território brasileiro a partir da história da África subsaariana e as influências da escravidão islâmica não são contempladas pelos livros didáticos. Foi constatado, por meio da revisão bibliográfica, que mesmo com os devidos esforços a partir da obrigatoriedade da lei nº 10.639/03, as divergências historiográficas, história da África subsaariana e as influências e transformações do conceito de escravidão são pouco contempladas nos livros didáticos. Como também, notou-se a permanência de conteúdos textuais com estereótipos negativos e eurocêntricos. Desta forma, o objetivo desta pesquisa foi a elaboração, construção e de exposição de um futuro material didático a ser escrito, que poderá se transformar em política pública, representado de forma paradidática que permita auxiliar os professores e alunos ter subsídios e acessos ao debate historiográfico, no sentido de mostrar o papel dos africanos como sujeitos na formação de sua própria historicidade. A exposição didática visou utilizar o debate historiográfico como ferramenta para valorizar a acuidade conceitual e das fontes históricas, constituídas pelas impressões causadas pela Nzinga Mbande aos portugueses a partir de Giovanni Cavazzi. Pela metodologia de Adalberto Marson, foi realizado a análise das fontes históricas em relação a seu conteúdo, no sentido de por meio de procedimentos históricos reconstituir as narrativas cujo efeito é mostrar que os africanos foram os protagonistas históricos de seu continente.
2022
Beloto, Gisele Maria
Autopercepção da imagem e satisfação corporal e estado nutricional de adolescentes
A autopercepção corporal envolve emoções, pensamentos e padrões de beleza impostos pela sociedade e difundidos pela mídia e redes sociais. Grande parte dos adolescentes aponta que a sua imagem corporal é importante para autoaceitação. Dessa forma, a presente pesquisa visou relacionar a autopercepção da imagem e satisfação corporal de adolescentes com a maturação sexual, indicadores antropométricos e fatores socioeconômicos. Trata-se de um estudo transversal realizado em três unidades de uma Organização Não-Governamental no município de Campinas-SP. A amostra foi composta por 200 adolescentes de 10 a 18 anos, de ambos os sexos. Foram coletados dados sociodemográficos como idade, sexo, etnia e condições socioeconômicas. A avaliação da autopercepção corporal ocorreu por escala de silhuetas em que os adolescentes escolhiam as figuras que representavam “EU”, “SAUDÁVEL” e “IDEAL”. Avaliou-se a satisfação corporal por áreas corporais e os adolescentes foram categorizados em “satisfeitos” e “insatisfeitos”. O Estado Nutricional foi classificado a partir do Índice de Massa Corporal conforme as curvas da Organização Mundial de Saúde. A obesidade abdominal foi avaliada pela Circunferência de Cintura (CC) e a Relação Cintura/Estatura (RCEst). A avaliação da maturação sexual foi realizada pela autoclassificação usando figuras relativas aos diferentes estágios. A maioria dos participantes era do sexo feminino (56,0%), se autodeclarava parda e pertencia ao estrato socioeconômico C2. O excesso de peso (sobrepeso+obesidade) estava presente em 64,5% dos adolescentes, porém 78,5% não apresentaram risco cardiovascular. Grande parte dos adolescentes escolheram as silhuetas proporcionais como sendo a sua imagem real. Entretanto, um terço dos meninos desejava ter silhuetas mais largas e a mesma proporção de meninas desejava ter silhuetas extremamente finas. Identificou-se distorção da autoimagem corporal quando comparado ao estado nutricional real em ambos os sexos. A insatisfação corporal manifestada pelo desejo de alterar a forma corporal esteve associada ao estado nutricional e à relação cintura/estatura. Aproximadamente 80,0% dos meninos estavam satisfeitos com seu corpo de modo geral (por áreas corporais) e 72,7% das meninas estavam insatisfeitas com seu corpo. Os obesos e com RCEst de risco apresentaram mais chance de desejar perder peso. Os resultados da pesquisa revelaram distorção da autoimagem e insatisfação corporal entre os adolescentes. As variáveis que mostraram associação com a insatisfação corporal foram a RCEst e estrato socioeconômico. Dessa forma, medidas que incentivem a autoaceitação e previnam o avanço das doenças crônicas podem beneficiar à saúde da população jovem.
2022
Justino, Maraísa Isabela Coelho
“A nossa voz importa”: promovendo a capacidade de ação de adolescentes do Ensino Médio público
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
2022
Arinelli, Guilherme Siqueira
Provinha Brasil: repercussões nas práticas curriculares da educação infantil
A presente pesquisa fundamenta-se na literatura sobre políticas públicas em avaliação, em específico, a Provinha Brasil, concepções de educação infantil e práticas curriculares da educação infantil na contemporaneidade. O objetivo foi analisar em que medida a Provinha Brasil repercute nas práticas curriculares da educação infantil, em dois municípios do interior de São Paulo, segundo a percepção de professores e gestores. A investigação baseou-se em uma abordagem qualitativa e para a produção do material empírico foram utilizados, como procedimentos metodológicos: a análise documental das propostas curriculares dos municípios de Campinas (SP) e Valinhos (SP) e dos projetos pedagógicos das pré-escolas pesquisadas; entrevistas semiestruturadas com a equipe gestora e professoras da educação infantil, após levantamento bibliográfico e revisão da literatura. O aporte teórico que balizou esta pesquisa teve como principais autores que se destacam no campo da avaliação educacional em uma perspectiva crítica, Almerindo Afonso, José Dias Sobrinho, Luiz Carlos de Freitas, Maria Teresa Esteban e Dirce Nei Freitas. No campo da educação infantil o aporte teórico está ancorado em autores como Ana Lucia Goulart de Faria e Tizuko Kishimoto que consideram as crianças como sujeitos de direitos e produtoras de cultura. A pesquisa permitiu constatar que o município de Valinhos apresenta repercussões tácitas de uma política de avaliação, no caso a Provinha Brasil, no contexto pedagógico da pré-escola baseado em uma concepção de criança como um vir a ser e em uma antecipação da escolarização do ensino fundamental com ênfase em atividades realizadas no papel centradas em letras e números com pouco tempo e espaço para o brincar. O município de Campinas apresenta uma concepção de criança como sujeito de direitos e produtora de cultura, coerente com uma concepção de educação infantil que não visa a antecipação de práticas escolares presentes no ensino fundamental, como o treino de habilidades e conhecimentos escolares. Pretende-se, com esse estudo, contribuir para as reflexões sobre as atuais políticas públicas de avaliação e suas repercussões na educação infantil, primeira etapa da educação básica.
2022
Appolinário, Daniele Lenharo
Desenvolvimento sustentável e os programas públicos de habitação popular: um estudo da percepção ambiental dos moradores do Programa Minha Casa Minha Vida do Jardim Bassoli em Campinas - SP
Nossa civilização atravessa um momento crítico da história originado na ação humana e nos impactos causados ao planeta. Trata-se de uma crise da razão, no modo como pensamos a produção e reprodução da vida, e não meramente uma crise ecológica. A ideia de desenvolvimento sustentável resgata uma proposta ética que conflui para uma nova relação entre o homem e a natureza. A percepção do homem em seu ambiente torna-se um instrumento e um objeto de análise capazes de conduzir a uma nova racionalidade e forma de habitar o planeta. A pesquisa tem como objetivo investigar a percepção que os representantes dos condomínios do Jardim Bassoli, do Programa Minha Casa Minha Vida, localizados na região noroeste do Município de Campinas, São Paulo, têm das questões ambientais. Como método, buscou-se a fundamentação teórica na pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa de campo, de cunho exploratório, compreendeu observação in loco e oito entrevistas semiestruturadas, as quais foram examinadas e interpretadas por meio da identificação das unidades de sentido. Como resultado, evidenciou-se que o direito à habitação é percebido como uma luta diária pela apropriação do lugar e do território. Os limites de habitabilidade do apartamento não obscurecem o sentido da conquista. A inadimplência e a privatização do espaço comum comprometem a vida condominial, imposta pelo modelo construtivo. A omissão do Estado é refletida na ausência de urbanização. Os entrevistados compreendem o meio ambiente sob dois enfoques: a presença do lixo e a ausência da arborização. Criticamente, o associa a uma realidade imaginária. Distante dos problemas globais, enfatizam os problemas ambientais concretos, do mundo vivido, que reproduz a ruptura e a desestabilização do ambiente no mundo.
2022
Pinto, Geraldo Estevo
Alfabetização, letramento e a formação do professor-alfabetizador: possibilidades apresentadas pelo Pibid
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp
2022
Fernandes, Eliane de Godoi Teixeira
Uso dos resultados do ENEM por escolas públicas estaduais de Campinas: voz de gestores, professores e alunos
A década de 1990 é marcada por interesses e ações dos gestores públicos federais, estaduais e municipais em avaliar as instituições de ensino público. Dentre tais políticas de avaliação, destaca-se o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), instituído em 1998, cujo objetivo não estaria apenas em verificar resultados das escolas, mas, sobretudo, do indivíduo avaliado. A partir de 2009, ocorre a reformulação do exame, vindo a ser chamado de Novo Enem, instrumento utilizado para acesso às universidades públicas federais pelo Sistema Único (Sisu), bem como à participação nos programas governamentais de concessão de bolsas de estudos para as universidades privadas – o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Financiamento Estudantil (Fies) –. Outra característica atribuída ao exame está nas notas obtidas pelos participantes se associarem às médias das escolas de onde são provenientes e cuja divulgação ensejou a criação de rankings. Dessa forma, esse trabalho teve por objetivo investigar as percepções de atores escolares sobre o uso dos resultados do Enem, considerando a pontuação lograda por duas escolas públicas estaduais no referido exame. Para alcançar o objetivo, realizou-se pesquisa bibliográfica e documental, com análise documental, seguida por entrevistas com dois gestores de cada escola, além de grupos focais com nove professores e doze alunos de uma escola e oito professores e treze alunos de outra, totalizando quarenta e seis participantes. Como resultado, constatou-se que a relevância adquirida pelo Enem foi maximizada, visto que, além do ranqueamento das escolas não considerar as circunstâncias socioeconômicas e culturais em que se inserem os alunos, o exame foi se consolidando como peça fundamental para acesso ao ensino superior, por intermédio do Sisu, ProUni ou Fies. Pelas vozes dos participantes das entrevistas e grupos focais, foi possível captar implicações, contradições, conflitos e tensões com relação ao exame. Implicações para as escolas, que têm suas notas divulgadas em rankings, e para os alunos, visto que é por meio deste exame que se obtém acesso ao ensino superior. Há também conflitos de interesses envolvendo o que se considera relevante nos processos de ensino aprendizagem, dos diferentes pontos de vista da gestão, de professores e dos alunos. Identifica-se, além das questões supracitadas, contradições em relação à percepção que os gestores e professores têm sobre as pretensões dos alunos pós ensino médio daquelas que os estudantes revelam ter. As respostas revelam, ainda, tensões vivenciadas pelos alunos por não se sentirem suficientemente preparados para a obtenção de resultados satisfatórios no exame. Desvela-se, por final, que não há uso dos resultados em nenhuma das escolas para o redirecionamento da prática pedagógica. Dessa forma, faz-se necessário que mudanças sejam efetivadas em prol da formação dos alunos do ensino médio, constituindo o uso do Enem como referência para se trabalhar de forma interdisciplinar nas salas de aula.
2022
Gonçalves, Simone Jorge
Resiliência e criatividade em pessoas de destaque: um estudo comparativo
A Psicologia Positiva vem ganhando cada dia mais destaque no meio científico. Estudiosos afirmam que este crescimento ocorre devido ao novo olhar que essa teoria apresenta para o ser humano. Nesse novo olhar destacam-se as chamadas forças humanas, em específico a resiliência. Quando somada à criatividade pode potencializar os aspectos positivos do indivíduo. A presente pesquisa teve como objetivo investigar relações entre características da resiliência e criatividade em pessoas que se destacam em diferentes áreas. Para tanto, utilizou-se a escala dos Pilares da Resiliência (EPR), o teste de criatividade da BAICA, o teste Estilos de Pensar e Criar e o questionário de realizações criativas. A amostra foi composta por 24 pessoas (masculino=8, feminino=16) com idades ente 32 a 60 anos. Os participantes foram agrupados em pessoas com destaque (N=12) e sem destaque (N=12). O procedimento consistiu na aplicação dos instrumentos nos participantes. Os resultados das análises buscando diferenças significativas entre os grupos demonstraram que diferenças existem para o grupo destaque nos seguintes instrumentos: na EPR no item aceitação positiva para o futuro; no teste de criatividade, da BAICA na atividade 1, figural, na característica originalidade e atividades verbais 2 e 3, nas características fluência e originalidade. Nos demais instrumentos não se notaram diferenças. As relações significativas entre produção criativa dos participantes nos mesmos instrumentos foram também investigadas. Os resultados apontaram diferenças significativas apenas na EPR nos itens bom humor e orientação positiva para o futuro. Nos demais instrumentos não ocorreram diferenças significativas entre os grupos. Quanto às diferenças entre os gêneros, os resultados demonstraram diferenças significativas com predomínio do gênero masculino, nos seguintes instrumentos: no teste Estilos de Pensar e Criar, nos estilos Inconformista Transformador e Lógico Objetivo; na EPR em aceitação positiva para mudanças e orientação positiva para o futuro. Nos demais instrumentos não foram detectadas diferenças significativas entre os gêneros. Conclui-se que os objetivos foram alcançados parcialmente. Sugere-se mais estudos sobre o tema com amostras maiores.
2022
Gums, Eliezer Fernandes
Espacialidades contemporâneas da esfera de vida pública - estudos de caso do município de Hortolândia
A presente dissertação de mestrado em urbanismo trata dos fatores que influenciaram a expansão e o crescimento de Hortolândia, além de analisar duas praças do município no âmbito do contexto metropolitano de Campinas. Relacionada ao tema Espaço Livre Público, a pesquisa apresenta base teórica que discute os elementos presentes no espaço, as características de dispersão, difusão e fragmentação verificadas na expansão da metrópole, além de abordar o conceito de pracialidade em escala intra-urbana.
2022
Barros, João Manoel Scudeler de
Trânsito: Percepção de jovens em idade para obtenção da primeira habilitação
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022
Sena, Cleber Montanholi de
Ação extensionista em Universidades Católicas e Comunitárias e sua avaliação
A presente dissertação tem por objetivo compreender e analisar como a Universidade Católica e Comunitária expressa e caracteriza sua identidade nas ações extensionistas que desenvolve, bem como se preocupa em obter dados acerca deste trabalho por meio de avaliação específica. Para este propósito, realizamos entrevistas com cinco Pró- Reitores de Extensão ou Ação Comunitária, de Universidades Católicas e Comunitárias localizadas no interior e litoral de São Paulo, com tradição em ações extensionistas. A investigação deste tema leva-nos a entender que a avaliação do compromisso social da Ação Extensionista constitui um avanço na medida em que propicia a valorização e institucionalização da Extensão por meio do ensino e da pesquisa. Os resultados obtidos mostraram que em sua maioria, a avaliação da ação extensionista é realizada de maneira informal e não concebida como um instrumento pedagógico que deveria avaliar os efeitos e resultados concretos dessas ações que se estendem a sociedade. Apesar disso, observa-se uma Extensão transformando-se em prática acadêmica interligada ao ensino e à pesquisa, significadas de aspectos específicos de identidade enquanto Católica e Comunitária.
2022
Bartnik, Fabiana Marques Pereira
Análise dos reflexos da interatividade na produção, disseminação e recuperação da informação na TV Digital
A TV Digital terrestre brasileira estreou na noite de dois de dezembro de 2007, em São Paulo, sem nenhum dos seus principais recursos: multiprogramação (mais canais), portabilidade e mobilidade (sinal em celulares e receptores em movimento) e, principalmente, a interatividade. Conseqüência de um polêmico processo que resultou na adoção do padrão japonês, em junho de 2006, o fato de a TV Digital chegar como a TV do pode ser , não elimina suas potencialidades. Estudar seus recursos na perspectiva da quebra do paradigma da unidirecionalidade imposta pelo modelo analógico de transmissão de sinais e pesquisar como a interatividade vai impactar nos fluxos informacionais da produção, disseminação e recuperação da informação nessa nova mídia, é o foco deste trabalho, que utiliza como procedimentos metodológicos, a pesquisa documental, as observações diretas, intensivas, exploratórias e a análise qualitativa, entre outros. A Ciência da Informação, como ciência de característica multidisciplinar e que tem na recuperação da informação, suas raízes históricas, é o campo referencial de estudo. Na perspectiva do telespectador interagir com a informação na TV, chegando, até mesmo, a produzir e gerar conteúdo, o Ciclo Social da Informação, proposto por Le Coadic, é estudado como modelo que se aplica aos novos paradigmas da TV Digital. O trabalho toma como base os novos paradigmas da informação para estudar a construção de conteúdos televisivos interativos e inclusivos a partir de conheceres integrados num trabalho colaborativo. Nesse contexto, aponta-se a Universidade e as TVs Universitárias, em especial, como espaço para a experimentação de novos conteúdos desenvolvidos na convergência das mídias e das tecnologias e na somatória de competências profissionais diversas. O resgate histórico da TV PUC-Campinas e sua a evolução tecnológica são tomadas como referência no processo de migração do analógico para o digital.
2022
Paschoal Neto, José Dias
Educação integral e o espaço escolar tradicional: um encontro possível entre o território educativo e a comunidade
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022
Teixeira, Clodoaldo