Repositório RCAAP

A construção da proximidade na comunicação pública: mídia social e a ruptura da impessoalidade

Discute-se o uso da internet na comunicação pública, com base no caso da Prefeitura de Curitiba. Analisa-se a mídia socialgerida pelo governo local como meio de aproximação com a sociedade, em suas possibilidades e limites. Em visão comparativacom órgãos semelhantes no Brasil e no exterior, busca-se entender como uma instituição burocrática e impessoal constróiuma identidade e conquista espaço de fala em um meio de comunicação cuja principal característica é a proximidade.

Ano

2015

Creators

Henriques, Márcio Simeone Sant'Ana, Lidiane Ferreira

Relacionamentos nas mídias sociais (ou relações públicas digitais): estamos falando da midiatização das relações públicas?

Este artigo traz uma reflexão acerca do processo de midiatização dos relacionamentos, especificamente das relaçõesentre as organizações e seus públicos, e de como todo esse cenário, atrelado à digitalização, afeta as relações públicas e ocomportamento dos usuários nas redes sociais on-line. Também apresenta alguns casos reais de empresas se relacionando,através do ambiente digital, com a imprensa; com usuários de mídias sociais por meio de influenciadores on-line e por meiode temas ligados à responsabilidade socioambiental; e com consumidores/clientes, por meio de estratégias de SAC digital.

Ano

2015

Creators

Terra, Carolina Frazon

Discursos organizacionais: as relações de consumo no ambiente das redes sociais digitais

As organizações, na contemporaneidade, tendem a buscar novos modos de relacionamentos com seus públicos; o desafioé inseri-los num clima colaborativo, na construção de produtos e na propagação das marcas pelas redes sociais digitais.O texto apresenta elementos teóricos que propiciam uma discussão sobre esse fenômeno das relações de mercado, deconsumo e de linguagem, além de ilustrar a discussão com casos de propaganda participativa. A interação de fato acontecequando, por meio da linguagem, se estabelecem contratos (ainda que informais) de parceria na criação e produção demensagens. Quando inserido na construção de novos produtos ou serviços, o consumidor é levado a engajar-se na propagaçãodo conteúdo pelas mídias sociais.

Ano

2015

Creators

Gonçalves, Elizabeth Moraes Machado, Vanda de Souza

Estratégias de relações públicas para as organizações em tempos de mídias sociais digitais

Este é um artigo teórico que tem como objetivo apresentar as relações públicas no contexto digital. Para isso, mostraremosa evolução dessa atividade, indicando a relação determinante com a web e, para exemplificar, descreveremos dois modelosde comunicação contemporâneos. Esse percurso nos fornecerá indícios de quais são as estratégias indicadas para a gestãoda comunicação em tempos de mídias sociais digitais. A resposta nos levará à possibilidade de reflexão sobre uma futuraproposta de modelo de comunicação na contemporaneidade.

Ano

2015

Creators

Dreyer, Bianca Marder

Radio educativa y medios sociales digitales: perspectivas y desafíos de la fanpage de la Radio Unesp FM

O artigo pretende discutir a utilização da fanpage pela Rádio Unesp FM, rádio pública de caráter cultural e educativo. Para tal,foram empreendidas leituras sobre rádios educativas, rádio e internet e organizações nas mídias sociais, e realizada análisedas publicações de janeiro a junho de 2014, utilizando dados gerados pelo Facebook Insights. Espera-se que trabalho apontecaminhos para aprimorar o uso dessa plataforma não só pela Rádio Unesp, mas também por outras emissoras educativas,para que obtenham êxito em seus objetivos de propagar conteúdos caros à educação, cultura e cidadania.

Ano

2015

Creators

Vicente, Maximiliano Martin Versuti, Christiane Delmondes

O Facebook como estratégia de superação da escassez de meios na comunicação institucional: o caso da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

O Facebook é a principal rede social em escala global. Em Portugal, 96% dos utilizadores de redes sociais têm perfil noFacebook e 87%, a maioria jovens, afirmam utilizá-lo com frequência. Com base nesse cenário e nas potencialidades que aweb 2.0 proporciona, a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Fluc) protagoniza a experiência invulgar de, face àescassez de recursos humanos e meios financeiros, utilizar o Facebook como instrumento estratégico para a sua comunicação.

O uso das mídias sociais pelo governador do estado de Goiás: estratégia de marketing político ou comunicação pública?

Este artigo é fruto de uma pesquisa de mestrado, que tem como intuito reconhecer se as mídias sociais podem ser umlocus para o exercício da comunicação pública. Para isso, apresentamos resultados de um estudo de caso do twitter dogovernador de Goiás, Marconi Perillo. Com este estudo, pretende-se lançar algumas luzes sobre a discussão e o debatedesse tema considerado nodal e recente na área da comunicação.

Ano

2015

Creators

Ribeiro, Eva Márcia Arantes Ostrosky Mainieri, Tiago

Comunicação de crise em mídias sociais digitais: um estudo do Twitter, do Facebook e do blog corporativo da Petrobras

Este artigo tem como objetivo discutir a atuação, em mídias sociais digitais, de uma empresa em situação de crise. Comoobjeto de estudo, optou-se pela Petrobras, empresa envolvida na “Operação Lava-Jato” da Polícia Federal. Os perfis daempresa no Twitter, na fanpage do Facebook e no blog corporativo representam as mídias digitais mais utilizadas para oempreendimento de estratégias de comunicação junto aos seus públicos. A análise, realizada pelo método do estudo decaso e da técnica de observação, tem foco nas postagens relacionadas à investigação judicial que foram publicadas pelaPetrobras nessas mídias sociais, nos dois primeiros meses de 2015.

Ano

2015

Creators

Machado, Jones Barichello, Eugenia Maria Mariano da Rocha

Comunicação integrada, relações públicas e gestão da reputação em ambientes digitais: uma perspectiva crítica

Este artigo discute possibilidades e desafios para a gestão da reputação em ambientes digitais sob a perspectiva dacomunicação integrada. A permanente orientação para a gestão de riscos de imagem e a promessa de simetria e interatividadesão desafios para a gestão da comunicação digital, e as relações públicas têm papel essencial na proposição de espaços dediálogo com os interagentes que compõem o ecossistema relacional das organizações.

Ano

2015

Creators

Pereira, Else Lemos Inácio

A celebridade política Romário: análise das interações propostas no seu perfil oficial do Facebook

Digital social networks have been an important tool for political communication. This article is about digital public spaceand the proposal by Ângela C. Salgueiro Marques (2011) concerning the political debate on the web. In this sense, we listthe official Facebook profile of Senator Romário Faria, during the first week after the 2014 elections, investigating theattempted designed debate through its publications. We found a real possibility of empowerment by means of the digitalsocial network. However, the decision processes are an individual choice, and are not necessarily entailed to publicationsof the profile. Lastly, we observed that the great number of interactions did not assure the debate, because the greater thenumber of interactions, the lesser was the political force of the debate.

Ano

2015

Creators

Pozobon, Rejane de Oliveira Arruda, Paula Purper

Personas no Facebook e consumo da afiliação: percepções sobre (des)encaixes entre selves on e off-line

Parte-se, por um lado, dos pressupostos teóricos relacionados ao interacionismo simbólico e a uma concepção de selvessociais e, por outro, de dados empíricos coletados através da aplicação de questionário e realização de entrevistas cominformantes que possuem perfis individuais no Facebook, para discutir questões relacionadas a percepções de autenticidadee (des)encaixes entre selves on e off-line. Com base na análise empreendida, propõe-se que há níveis distintos percebidosde rupturas nesse processo a partir das performances dos atores sociais, o que configuraria diferentes tipos de perfis. Alémdisso, discute-se a importância da afiliação simbólica do consumo nesse ambiente como marcador identitário.

Ano

2015

Creators

Polivanov, Beatriz Brandão

Redes tecidas em tempo real

Entrevistado por: Elizabeth Saad Corrêa

Ano

2015

Creators

Kerckhove, Derrick de

Mídias sociais e risco de imagem

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Ano

2015

Creators

Cardoso, Claudio Abramo, João Martins, Alexandre Freitas, Elizabeth J. S. M.

Fãs organizacionais e o discurso mnêmico nas mídias sociais: observações a partir do estudo do Canal Viva

A perspectiva abordada na discussão a seguir parte do pressuposto de existência de um fã organizacional que, em virtude deum comportamento próprio, se estabelece como um público de interesse das organizações. A partir de tal categorização, eusando como foco de estudo o Canal Viva, do Grupo Globo, consegue-se elencar quais seriam os padrões de comportamentodesse novo público e, mais, de que forma as trocas simbólicas se concretizam como fatores de identificação e relacionamentoentre os fãs e as organizações em espaços digitais. Assim, tais panoramas apontam para um olhar sobre possíveis articulaçõescomunicacionais por parte das organizações para a manutenção desse relacionamento.

Ano

2015

Creators

Amaral, Adriana da Rosa Parada, Augusto Rodrigues

Creative-innovative strategies of corporate communication of companies in digital social media: the Itaú, O Boticário and Cacau Show cases

Este artigo aborda de maneira preliminar as estratégias criativas e inovadoras de comunicação institucional das empresasItaú, O Boticário e Cacau Show, ao analisar a utilização das redes sociais digitais por parte delas. A metodologia empregadafoi o estudo multicaso, com análise qualiquantitativa dos dados. Apresenta-se um sistema de variáveis e indicadores paramensurar e identificar quais são as estratégias de comunicação institucional de caráter criativo e inovador que utilizamalgumas das empresas mais inovadoras do Brasil nas mídias sociais digitais, de acordo com o ranking consultado. Osresultados obtidos apontam que a estratégia de fazer um investimento privilegiado na comunicação institucional, deixandoem segundo plano o da mercadológica, além de ser considerada uma estratégia criativa condizente com o comportamentopadrão do mercado na atualidade, pode vir a oferecer bons dividendos.

Ano

2015

Creators

Ortiz, Felipe Chibás Cipolla, Melanie

Lidando com crises na era das redes sociais digitais

Resenha do Livro: Caiu na rede. E agora? Gestão e gerenciamento de crise nas redes sociaisAutora: Patrícia Brito Teixeira

Ano

2015

Creators

Moura, Anaíle Terumi

Experiências além das fronteiras culturais

Resenha do Livro: Marketing e comunicação de projetos socioculturais: experiências brasileiras e cubanaAutores: Mitsuru Higuchi Yanaze; Felipe Chibás Ortiz; Kleber Markus (Org.)

Ano

2015

Creators

Monteiro, Maurício Mário

Olhares em perspectiva sobre a comunicação organizacional

Resenha do Livro: Comunicação organizacional: dimensões epistemológicas e discursivasAutoras: Ângela Cristina Salgueiro Marques; Ivone de Lourdes Oliveira (Org.)

Ano

2015

Creators

Farias, Luiz Alberto de