Repositório RCAAP

Independência parcial no problema da satisfazibilidade probabilística

O problema da Satisfazibilidade Probabilística, PSAT, apesar da sua flexibilidade, torna exponencialmente complexa a modelagem de variáveis estatisticamente independentes. Esta tese busca desenvolver algoritmos e propostas de relaxamento para permitir o tratamento eficiente de independência parcial pelo PSAT. Apresentamos uma aplicação do PSAT ao problema da etiquetagem morfossintática que serve tanto de motivação como de demonstração dos conceitos apresentados.

Ano

2018

Creators

Eduardo Menezes de Morais

Semantics modulo satisfiability with applications: function representation, probabilities and game theory

In the context of propositional logics, we apply semantics modulo satisfiability - a restricted semantics which comprehends only valuations that satisfy some specific set of formulas - with the aim to efficiently solve some computational tasks. Three possible such applications are developed. We begin by studying the possibility of implicitly representing rational McNaughton functions in Lukasiewicz Infinitely-valued Logic through semantics modulo satisfiability. We theoretically investigate some approaches to such representation concept, called representation modulo satisfiability, and describe a polynomial algorithm that builds representations in the newly introduced system. An implementation of the algorithm, test results and ways to randomly generate rational McNaughton functions for testing are presented. Moreover, we propose an application of such representations to the formal verification of properties of neural networks by means of the reasoning framework of Lukasiewicz Infinitely-valued Logic. Then, we move to the investigation of the satisfiability of joint probabilistic assignments to formulas of Lukasiewicz Infinitely-valued Logic, which is known to be an NP-complete problem. We provide an exact decision algorithm derived from the combination of linear algebraic methods with semantics modulo satisfiability. Also, we provide an implementation for such algorithm for which the phenomenon of phase transition is empirically detected. Lastly, we study the game theory situation of observable games, which are games that are known to reach a Nash equilibrium, however, an external observer does not know what is the exact profile of actions that occur in a specific instance; thus, such observer assigns subjective probabilities to players actions. We study the decision problem of determining if a set of these probabilistic constraints is coherent by reducing it to the problems of satisfiability of probabilistic assignments to logical formulas both in Classical Propositional Logic and Lukasiewicz Infinitely-valued Logic depending on whether only pure equilibria or also mixed equilibria are allowed. Such reductions rely upon the properties of semantics modulo satisfiability. We provide complexity and algorithmic discussion for the coherence problem and, also, for the problem of computing maximal and minimal probabilistic constraints on actions that preserves coherence.

Ano

2021

Creators

Sandro Márcio da Silva Preto

Implementação do arcabouço WED-flow para controle de processos transacionais

A área de gerenciamento de processos de negócio apresenta-se ativa e tem recebido atenção tanto da comunidade de pesquisa como da indústria. Uma das principais preocupações nessa área é a escolha da melhor abordagem para modelagem e implementação de processos de negócio. Atualmente, organizações possuem processos de negócio com complexas estruturas que são reavaliados e ajustados com frequência, exigindo flexibilidade das linguagens para modelagem de processos. Além disso, processos de negócio atuais também exigem ambientes para implementação capazes de garantir confiabilidade na execução de instâncias do processo modelado, especialmente em caso de falhas. Embora diversos modelos transacionais tenham sido propostos com o objetivo de garantir propriedades transacionais adaptadas ao contexto de processos de negócio, a implementação de processos transacionais ainda oferece um cenário com desafios teóricos e práticos. Neste trabalho apresentamos uma implementação da abordagem WED-flow para controle de processos transacionais. A WED-flow é uma abordagem que combina conceitos de modelos transacionais avançados, eventos e estados de dados com o objetivo principal de reduzir a complexidade no tratamento de exceções. A ferramenta de software desenvolvida é capaz de controlar a execução de instâncias de processos de negócio, permite a evolução incremental do modelo projetado e ainda disponibiliza a estrutura necessária para apoiar a implementação de mecanismos de recuperação para tratar interrupções em instâncias causadas por exceções.

Ano

2013

Creators

Marcela Garcia Ortega

Raciocínio de agentes musicais composição algorítmica, vida artificial e interatividade em sistemas multiagentes musicais

Os múltiplos trabalhos de sistemas multiagentes musicais realizados nos últimos anos demonstram o interesse crescente na pesquisa de sistemas de composição e de performance musical que utilizem a tecnologia de agentes computacionais, sendo que apresentam um interesse maior por aqueles sistemas que integram técnicas de composição algorítmica, componentes de vida artificial e interatividade. Observamos também que a maioria dos trabalhos existentes apresentam muitas limitações em termos de escopo e flexibilidade, normalmente apresentando codificação musical simbólica e a resolução de um único problema, sendo que a motivação é mais técnica do que musical. Nesse contexto, surgem arcabouços voltados à criação de sistemas multiagentes musicais, como o Ensemble e o Interactive Swarm Orchestra, oferecendo flexibilidade para a modelagem e implementação de sistemas desse tipo, diversificando tanto os tipos de aplicação, tendo um propósito composicional ou performático, como os tipos de codificação musical que podem ser utilizados. Partimos da aparição dessas ferramentas para estudar o agente musical a partir de uma perspectiva interna, focando nos seus raciocínios, que são processos que definem o comportamento do agente no ambiente virtual do sistema e que são fundamentais para determinar e melhorar o seu valor composicional. Os arcabouços estudados se diferenciam por permitir a utilização de áudio como possível formato de codificação musical, o aproveitamento da espacialização sonora e a exploração da interatividade nos aplicativos, seja esta apenas entre agentes computacionais ou entre agentes e usuários humanos. Pretendemos portanto, nessa pesquisa, abordar sistemas com essas características. Através de extensões nos arcabouços e estudos de caso com motivação estética pretendemos dar continuidade a esses projetos e ao mesmo tempo validar e divulgar a sua utilização entre os potenciais usuários das ferramentas, como compositores, músicos interessados em performance e outros entusiastas dos sistemas musicais interativos.

Ano

2012

Creators

Santiago David Davila Benavides

Assessment of spectrum-based fault localization for practical use

Debugging is one of the most time-consuming activities in software development. Several fault localization techniques have been proposed in the last years, aiming to reduce development costs. A promising approach, called Spectrum-based Fault localization (SFL), consists of techniques that provide a list of suspicious program elements (e.g., statements, basic blocks, methods) more likely to be faulty. Developers should inspect a suspiciousness list to search for faults. However, these fault localization techniques are not yet used in practice. These techniques are based on assumptions about the developer\'s behavior when inspecting such lists that may not hold in practice. A developer is supposed to inspect an SFL list from the most to the least suspicious program elements (e.g., statements) until reaching the faulty one. This assumption leads to some implications: the techniques are assessed only by the position of a bug in a list; a bug is deemed as found when the faulty element is reached. SFL techniques should pinpoint the faulty program elements among the first picks to be useful in practice. Most techniques use ranking metrics to assign suspiciousness values to program elements executed by the tests. These ranking metrics have presented similar modest results, which indicates the need for different strategies to improve the effectiveness of SFL. Moreover, most techniques use only control-flow spectra due to the high execution costs associated with other spectra, such as data-flow. Also, little research has investigated the use of SFL techniques by practitioners. Understanding how developers use SFL may help to clarify the theoretical assumptions about their behavior, which in turn can collaborate with the proposal of techniques more feasible for practical use. Therefore, user studies are a valuable tool for the development of the area. The goal of this thesis research was to propose strategies to improve spectrum-based fault localization, focusing on its practical use. This thesis presents the following contributions. First, we investigate strategies to provide contextual information for SFL. These strategies helped to reduce the amount of code to be inspected until reaching the faults. Second, we carried out a user study to understand how developers use SFL in practice. The results show that developers can benefit from SFL to locate bugs. Third, we explore the use of data-flow spectrum for SFL. Data-flow spectrum singles out faults significantly better than control-flow spectrum, improving the fault localization effectiveness.

Ano

2018

Creators

Higor Amario de Souza

Árvores entrelaçadoras de polinômios e grafos de Ramanujan

Este trabalho tem como objetivo o estudo de grafos expansores, em particular, o estudo de técnicas de construção de famílias infinitas de grafos de Ramanujan regulares e de bons esparsificadores espectrais de grafos completos, ambos considerados bons grafos expansores. Dentre essas técnicas, estão a utilização de árvores entrelaçadoras de polinômios e a construção de grafos com funções barreira que limitam o crescimento de seus autovalores. Também estudaremos uma prova recente da resolução do Problema de Kadison-Singer por Marcus, Spielman e Srivastava, que utiliza uma combinação das técnicas de construção de bons expansores citadas anteriormente.

Ano

2020

Creators

Karina Suemi Awoki

"Desenvolvimento de ferramentas no iGeom: utilizando a geometria dinâmica no ensino presencial e a distância"

Neste trabalho, apresentamos o desenvolvimento de ferramentas no programa iGeom - Geometria Interativa na Internet, para ensino-aprendizagem de Geometria, dando destaque aos recursos que facilitam a integração e uso deste programa, principalmente em ambientes de educação a distância via Internet. Atualmente, este tipo de programa é bastante conhecido e a Geometria que ele possibilita é usualmente denominada Geometria Dinâmica. Em poucas palavras, um programa de Geometria Dinâmica é a implementação computacional da régua e do compasso, permitindo que os objetos construídos sejam movidos mantendo-se às propriedades da construção. Dentre os principais recursos desenvolvidos, destacamos a autoria e a validação automática de exercícios e a comunicação com servidores, que podem ser utilizados para integrarem o iGeom em sistemas gerenciadores de cursos pela Web. Deste modo, se integrado a um sistema gerenciador, estes recursos podem ser utilizados para facilitar a tarefa do professor, que poderá criar exercícios diretamente pela Web e não precisará avaliar pessoalmente as respostas de cada aluno, e também para que o aluno saiba de imediato se sua solução está dentro do esperado pelo professor.¶

Técnicas de modelagem para a análise de desempenho de processos de negócio

As recentes pesquisas na área de Gestão de Processos de Negócio (GPN) vêm contribuindo para aumentar a eficiência nas organizações. A GPN pode ser compreendida como o conjunto de métodos, técnicas e ferramentas computacionais desenvolvidas para amparar os processos de negócios. Tipicamente, a GPN é fundamentada por modelos de processos. Esses modelos, além de permitirem a automação da configuração e execução, aumentam a capacidade de análise dos processos de negócio. Apesar de auxiliar os especialistas de negócio nas diferentes fases envolvidas no ciclo de vida de um processo de negócio (projeto, configuração, implantação/execução e a análise), os modelos definidos em linguagens específicas de domínio, como a BPMN (Business Process Model and Notation), não são os mais apropriados para amparar a fase de análise. De formal geral, esses modelos não possuem uma semântica operacional formalmente definida (o que limita o seu uso para a verificação e validação dos processos) e nem mecanismos para quantificar o comportamento modelado (o que impossibilita a análise de desempenho). Neste trabalho de doutorado, nós desenvolvemos um arcabouço que ampara e automatiza os principais passos envolvidos na análise de desempenho de processos de negócio via modelagem analítica. Nós estudamos a viabilidade da aplicação de três formalismos Markovianos na modelagem de processos de negócio: as Redes de Petri Estocásticas, as Álgebras de Processo Estocásticas e as Redes de Autômatos Estocásticos (SAN, do inglês Stochastic Automata Networks). Escolhemos SAN como formalismo base para o método proposto neste trabalho. Nosso arcabouço é constituído por: (i) uma notação para enriquecer modelos de processos de negócio descritos em BPMN com informações sobre o seu gerenciamento de recursos, e (ii) um algoritmo que faz a conversão automática desses modelos não-formais de processos para modelos estocásticos em SAN. Com isso, somos capazes de capturar o impacto causado pela contenção de recursos no desempenho de um processo de negócio. A partir de um modelo em SAN gerado com o nosso arcabouço, podemos predizer variados índices de desempenho que são boas aproximações para o desempenho esperado do processo de negócio no mundo real.

Ano

2011

Creators

Kelly Rosa Braghetto

Reflexões sobre o ensino de metodologias ágeis na academia, na indústria e no governo

As metodologias ágeis e em especial a Programação eXtrema (XP) surgem como um contraponto aos métodos tradicionais de desenvolvimento de software. Nos encontramos em um momento no qual considera-se aceitável encontrar defeitos em programas de computador, até mesmo naqueles sistemas pelos quais temos que pagar muito dinheiro. Melhorar o ensino de técnicas para que equipes possam colaborar no desenvolvimento de software de qualidade é essencial para que esta área do conhecimento alcance a maturidade que esperamos. O ensino de XP é uma tarefa relativamente complexa pois exige que pessoas passem por uma mudança cultural, para aceitar seus valores, princípios e práticas. Diferentes organizações precisam adaptar a metodologia para que ela funcione bem em seu contexto local. Encontrar maneiras de facilitar o ensino e a adoção das práticas ágeis é fundamental para melhorar a qualidade do software desenvolvido no país. Este trabalho pesquisa o ensino de XP em contextos acadêmicos, governamentais e industriais. Três estudos de caso foram conduzidos e analisados para sugerir padrões que podem auxiliar o ensino da metodologia por um educador em qualquer contexto.

Ano

2007

Creators

Alexandre Freire da Silva

Studies on non-prioritized multiple belief revision

Belief Revision deals with the problem of how a rational agent should proceed in face of new information. In the AGM paradigm, the most used framework in Belief Revision, given a set of beliefs, there are three possible epistemic changes in relation to a new belief: expansion, contraction and revision. Among them, we are particularly interested in the latter. A revision occurs when an agent receives new information possibly inconsistent with its epistemic state and has to change it in order to accommodate the new belief in a consistent way. However, new information may come as a set of beliefs (instead of a single one), a problem known as Multiple Revision, in which, unlike Iterated Revision, all new pieces of information are processed simultaneously. This thesis starts with a survey on the topic of Multiple Revision. The purpose is to bring and organize the state-of-the-art of the area, showing the different approaches developed since 1988 and the open problems that still exist. After that, different contributions on non-prioritized multiple revision are proposed. One of AGM revision\'s main properties is success, which guarantees that new information is always accepted by a rational agent, even when it has to give up a reasonable belief previously held. However, in more realistic scenarios, when dealing with a new belief that contradicts previous ones, an agent has the option to reject it, an approach called non-prioritized revision. Among the possible operations for this approach, Choice Revision is the one that deals with the case in which it is enough for the agent to absorb only a subset of the input set. We propose an axiomatic characterization of Choice Multiple Revision through two different constructions: one based on remainder sets and the other on kernel sets, along with algorithms for both of them. The approach was developed for belief bases and is not restricted to classical propositional logic. Still about the possible operations for non-prioritized multiple revision and the option the agent has to accept or reject a new information, Selective Revision came up as a third possibility, allowing the agent to accept only a part of the new belief. The operation was initially defined for single sentences as inputs and for belief sets. This thesis proposes a generalization of Selective Revision to the multiple case for both belief sets (theories) and belief bases. We provide constructions, postulates and representation theorems for different classes of Multiple Selective Revision.

Ano

2021

Creators

Fillipe Manoel Xavier Resina

Uma infraestrutura para aplicações distribuídas baseadas em atores Scala

Escrever aplicações concorrentes é comumente tido como uma tarefa difícil e propensa a erros. Isso é particularmente verdade para aplicações escritas nas linguagens de uso mais disseminado, como C++ e Java, que oferecem um modelo de programação concorrente baseado em memória compartilhada e travas. Muitos consideram que o modo de se programar concorrentemente nessas linguagens é inadequado e dificulta a construção de sistemas livres de problemas como condições de corrida e deadlocks. Por conta disso e da popularização de processadores com múltiplos núcleos, nos últimos anos intensificou-se a busca por ferramentas mais adequadas para o desenvolvimento de aplicações concorrentes. Uma alternativa que vem ganhando atenção é o modelo de atores, proposto inicialmente na década de 1970 e voltado especificamente para a computação concorrente. Nesse modelo, cada ator é uma entidade isolada, que não compartilha memória com outros atores e se comunica com eles somente por meio de mensagens assíncronas. A implementação mais bem sucedida do modelo de atores é a oferecida por Erlang, a linguagem que (provavelmente) explorou esse modelo de forma mais eficiente. A linguagem Scala, surgida em 2003, roda na JVM e possui muitas semelhanças com Java. No entanto, no que diz respeito à programação concorrente, os criadores de Scala buscaram oferecer uma solução mais adequada. Assim, essa linguagem oferece uma biblioteca que implementa o modelo de atores e é fortemente inspirada nos atores de Erlang. O objetivo deste trabalho é explorar o uso do modelo de atores na linguagem Scala, especificamente no caso de aplicações distribuídas. Aproveitando o encapsulamento imposto pelos atores e a concorrência inerente ao modelo, propomos uma plataforma que gerencie a localização dos atores de modo totalmente transparente ao desenvolvedor e que tem o potencial de promover o desenvolvimento de aplicações eficientes e escaláveis. Nossa infraestrutura oferece dois serviços principais, ambos voltados ao gerenciamento da localização de atores: distribuição automática e migração. O primeiro deles permite que o programador escreva sua aplicação pensando apenas nos atores que devem ser instanciados e na comunicação entre esses atores, sem se preocupar com a localização de cada ator. É responsabilidade da infraestrutura definir onde cada ator será executado, usando algoritmos configuráveis. Já o mecanismo de migração permite que a execução de um ator seja suspensa e retomada em outro computador. A migração de atores possibilita que as aplicações se adaptem a mudanças no ambiente de execução. Nosso sistema foi construído tendo-se em mente possibilidades de extensão, em particular por algoritmos que usem o mecanismo de migração para melhorar o desempenho de uma aplicação.

Ano

2011

Creators

Thiago Henrique Coraini

Componentes de Software no desenvolvimento de aplicações colaborativas para Web: Evolução da plataforma Groupware Workbench

A tecnologia de componentes de software é propícia para encapsular questões técnicas de implementação e favorecer o reúso entre aplicações, o que é particularmente relevante no desenvolvimento de aplicações colaborativas na Web. Este trabalho utiliza a plataforma Groupware Workbench nesse contexto. A aplicação social Arquigrafia foi a principal motivadora dessa evolução. O Arquigrafia é um ambiente colaborativo para o estudo de arquitetura e compartilhamento de imagens fortemente baseado em colaboração e inteligência coletiva. Como o conceito de inteligência coletiva é muito amplo e mal definido, foi realizada uma análise de domínio e uma classificação das técnicas e seus usos nos sistemas atuais. Também foi feito o mapeamento e a implementação das funcionalidades do Arquigrafia em componentes do Groupware Workbench e executada uma avaliação da plataforma em quatro vertentes, sendo elas: arquitetura de componentes; suporte à colaboração; arquitetura técnica; e percepção dos desenvolvedores. Limitações tecnológicas e conceituais foram identificadas, como por exemplo, o modelo de mapeamento objeto-relacional e questões ligadas à flexibilidade. Essas limitações e colocações foram tratadas e avaliadas na plataforma, resultando em melhorias na arquitetura dos componentes e na simplificação do código. O Groupware Workbench no geral mostrou-se viável para o desenvolvimento de uma aplicação colaborativa real na Web 2.0.

Ano

2012

Creators

Straus Michalsky Martins

Piloto baseado em aprendizagem por reforço para o simulador de corridas TORCS

Corrida de carros e um gênero popular de jogos eletrônicos e um domínio com vários desafios a serem explorados no âmbito da Inteligência Artificial (IA), tendo recebido atenção crescente nos últimos anos. Naturalmente, um desses desafios e criar pilotos virtuais capazes de aprender sozinhos a correr nas pistas. Neste projeto de mestrado, nos adaptamos e aplicamos técnicas de Aprendizagem por Reforço (Reinforcement Learning) no desenvolvimento de um agente completamente autônomo capaz de correr em pistas de vários formatos dentro do simulador TORCS. Esse jogo de código aberto possui um sistema de física muito elaborado e permite a criação de módulos de IA para controlar os carros, sendo assim um ambiente de testes frequentemente adotado para pesquisas nesse contexto. O objetivo do nosso agente e encontrar ações de controle do acelerador e freio a fim de gastar o menor tempo possível em cada volta. Para atingir tal meta, ele coleta dados na primeira volta, gera um modelo do circuito, segmenta e classifica cada trecho da pista e, finalmente, da voltas no percurso ate atingir um comportamento consistente. Além das questões relacionadas a aprendizagem, este trabalho explora conceitos de Sistemas de Controle, em especial controladores PID (Proporcional, Integrativo, Derivativo), usados para a implementação da heurística do manejo do volante. Também abordamos os fundamentos de alguns assistentes de direção, tais como ABS (Anti-lock Braking System) e controle de estabilidade. Esses princípios são de grande importância para tornar o agente capaz de guiar o carro dentro de um ambiente com simulação física tão próxima a realidade. Nesse ponto e no emprego do sensoriamento para a aquisição de dados, nosso trabalho flerta com a área de Robótica Móvel. Por fim, avaliamos o desempenho de nosso piloto virtual comparando seus resultados com os de controladores baseados em outras técnicas.

Ano

2015

Creators

Vinícius Kiwi Daros

Requirements engineering in software startups: a qualitative investigation

Software startups face a very demanding market: they must deliver high innovative solutions in the shortest possible period of time. Resources are limited and time to reach market is short. Then, it is extremely important to gather the right requirements and that they are precise. Nevertheless, software requirements are usually not clear and startups struggle to identify what they should build. This context affects how requirements engineering activities are performed in these organizations. This work seeks to characterize the state-of-practice of requirements engineering in software startups. Using an iterative approach, seventeen interviews were conducted during three stages with founders and/or managers of different Brazilian software startups operating in different market sectors and with different maturity levels. Data was analyzed using grounded theory techniques such open and axial coding through continuous comparison. As a result, a conceptual model of requirements engineering state-of-practice in software startups was developed consisting of its context influences (founders, software development manager, developers, business model, market and ecosystem) and activities description (product team; elicitation; analysis, validation and prioritization; product validation and documentation). Software development and startup development techniques are also presented and their use in the startup context is analyzed. Finally, using a bad smell analogy borrowed from software development literature, some bad practices and behaviors identified in software startups are presented and solutions to avoid them proposed.

Ano

2017

Creators

Jorge Augusto Melegati Gonçalves

VORPAL: a middleware for real-time soundtracks in digital games

Although soundtracks play an essential role in the experience delivered by digital games, there are a number of design restrictions it suffers from due to technology limitations. This is specially true for real-time effects, a natural demand in the interactive media of games. Developers may either implement their own solutions each time, rely on proprietary software, or neglect the soundtrack altogether. Besides, even the best commercial tools support only sample-based audio, which is one of the main causes for the aforementioned design restrictions. Thus, this thesis proposes VORPAL, a free software game audio middleware implementation that focuses on procedural audio instead while maintaining the possibility of sample-based audio as a more accessible and adequate tool for composing real-time soundtracks for digital games. The middleware, inspired by its commercial predecessors, is divided in two main pieces of software: an audio engine and a soundtrack creation kit. The audio engine comprises a native C++ programming library, which games and game engines can be linked to to play and control in real-time soundtrack pieces created using the soundtrack creation kit, which consists of building blocks provided as Pure Data abstractions. We have interviewed and partnered with professional sound designers to validate our technology, and came to develop a proof of concept game called Sound Wanderer, which showcases the possibilities and limitations of the VORPAL middleware.

Ano

2017

Creators

Wilson Kazuo Mizutani

Uso de grafos evolutivos no roteamento em redes dinâmicas: algoritmos, fluxos e limites

O comportamento dinâmico das redes sem fio as torna muito peculiares e de difícil análise. No entanto, algumas destas redes, como as de sensores com funcionamento intermitente, redes periódicas ou cíclicas e as do sistema de satélites de órbita baixa têm um comportamento dinâmico relativamente previsível, pois as variações da topologia da rede no tempo são quase que determinísticas. Recentemente, um modelo teórico -- grafos evolutivos -- foi proposto com o intuito de capturar o comportamento dinâmico destas redes e formalizar algoritmos de roteamento de custo mínimo, além de outros. Os algoritmos e idéias obtidos com este modelo são teoricamente muito eficientes, mas, no entanto, antes deste trabalho não existiam estudos do uso destes modelos em situações práticas. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar a aplicabilidade da teoria de grafos evolutivos na construção de protocolos de roteamento eficientes em cenários realistas. Foram implementados dois protocolos de roteamento para redes móveis ad hoc baseados nos algoritmos de grafos evolutivos, são eles: Jornada que Chega Mais Cedo e Jornada Mais Curta. Extensivas simulações foram realizadas utilizando o simulador de redes NS2 e os resultados foram comparados com outros quatro protocolos clássicos para este tipo de rede: AODV, DSR, OLSR e DSDV. Os resultados preliminares mostram que este recente modelo tem muito potencial para ser uma ferramenta poderosa no desenvolvimento e análise de algoritmos para redes dinâmicas com comportamento previsível. No entanto, foram apontados alguns aspectos que precisam ser melhores estudados para que estes algoritmos possam ser utilizados em situações reais.

Ano

2007

Creators

Julian Geraldes Monteiro

Avaliação de desempenho do sistema de memória transacional de Clojure como biblioteca de sincronização na linguagem Java

Neste trabalho apresenta-se uma avaliação do desempenho da implementação de memória transacional da linguagem Clojure, utilizada como biblioteca de sincronização para uso em conjunto com outras aplicações dentro da máquina virtual de Java. É implementada uma camada de interface entre as estruturas de dados de Clojure e o benchmark STMBench7 e são discutidos alguns aspectos que geram sobrecarga no desempenho.

Ano

2011

Creators

Pablo César Calcina Ccori

Algoritmos para o problema da árvore de Steiner com coleta de prêmios

Neste projeto estudamos algoritmos de aproximação para o problema da árvore de Steiner com coleta de prêmios. Trata-se de uma generalização do problema da árvore de Steiner, onde é dado um grafo com custos positivos nas arestas e penalidades positivas nos vértices. O objetivo é encontrar uma subárvore do grafo que minimize a soma dos custos das arestas mais a soma das penalidades dos vértices que não pertencem à subárvore. Em 2009, os autores Archer, Bateni, Hajiaghayi e Karloff obtiveram pela primeira vez um algoritmo com fator de aproximação estritamente menor do que 2. Além de analisarmos este algoritmo, estudamos também a implementação de algoritmos 2-aproximação para o problema da árvore de Steiner e da árvore de Steiner com coleta de prêmios.

Ano

2012

Creators

Camila Mari Matsubara

Uma ferramenta para notação musical em braille

O presente trabalho investiga as diculdades enfrentadas por decientes visuais ao ingressarem em um curso de nvel superior em Música, onde a troca de informacão musical escrita é frequente e se dá por meio de partituras impressas em tinta, e a conversão deste material para braille demanda conhecimentos específicos e disponibilidade de recursos. Igualmente problemática, a produção musical do aluno cego é feita em braille, seja para tomar nota de aulas como para realizar tarefas de disciplinas como Contraponto, Harmonia e Análise Musical, ou mesmo para a realização de exames. Claramente, esse material deve passar por um processo de conversão para que o professor possa avaliar o aluno, entre outros motivos. O foco principal da pesquisa realizada é a analise da musicografia braille sob a ótica das possibilidades de se produzir transcrições automáticas entre partituras em braille e tinta, a fim de prover recursos tecnológicos direcionados a solução deste problema. Para tanto, foi desenvolvido um aplicativo capaz de receber informação musical em braille e converê-la para o formato MusicXML, adequado para a leitura a partir de outros aplicativos de notação musical e, consequentemente, a impressão deste material em tinta. Este programa esta sendo distribudo como software livre sob licenca LGPL, contrapondo-se as suas alternativas hoje existentes no mercado. O aplicativo desenvolvido foi utilizado e avaliado por usuarios decientes visuais e com visão normal por meio de um questionário. Os dados foram então analisados, buscando mapear as diferenças nas experiências de uso e verificar necessidades de melhorias e novas funcionalidades, buscando com isso o aprofundamento nas questões pertinentes ao problema e dando suporte a novas pesquisas relativas ao assunto.

Ano

2012

Creators

Arthur Piza Mosterio Tofani

Autenticação e comunicação segura em dispositivos móveis de poder computacional restrito

Protocolos de autenticação e de estabelecimento de chaves são peças fundamentais em implementações de segurança para comunicação de dispositivos eletrônicos. Em aplicações que envolvam dispositivos com poder computacional restrito (tais como smartphones ou tablets) comunicando-se com um servidor, é primordial a escolha de protocolos eficientes e que necessitem de uma infraestrutura mais simples. Neste trabalho selecionamos e implementamos protocolos de acordo de chave seguros nos modelos de criptografia de chave pública baseado em identidade (ID-based) e sem certificado (Certificateless) em plataformas com processadores ARM. Comparamos tempos de execução, utilização de memória e uso do canal de comunicação.

Ano

2013

Creators

Rafael Will Macedo de Araujo