Repositório RCAAP

Metarepresentação: demandas por representatividade do movimento social dos surdos brasileiros

O trabalho pretende discutir a noção de metarepresentação – questionamento da legitimidade da representação política discursiva (Saward, 2010; Dryzek, 2008) – a partir de um estudo sobre o movimento social das pessoas surdas brasileiras. Investigamos como a metarepresentação se conforma em três arenas: a) um grupo fechado de lideranças surdas organizado no Facebook, b) uma audiência pública do judiciário e c) no GT de Educação da Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Realizou-se um mapeamento dos representative claims (demandas por representação) e uma análise sistêmica. Conclui-se que a metarepresentação pode ser acionado para a) celebrar o protagonismo dos próprios surdos e pessoas com deficiencia, b) questionar a representatividade nas instâncias formais de participação e c) reivindicar o lema da Convenção Internacional das Pessoas com Deficiência: nada sobre nós sem nós.

Ano

2021

Creators

Regiane Lucas de Oliveira Garcêz

Discriminação dos indicadores estratégicos que mais influenciam o desempenho organizacional: um estudo de caso na CNH Industrial

Uma visão aprofundada das informações sobre desempenho organizacional é prioritária para quaisquer decisões de investimento que impactarão os resultados da empresa. Vários trabalhos já abordaram os indicadores estratégicos que afetam o desempenho, porém não existe consenso sobre como mensurar tal construto ou, mesmo, como definir seus indicadores. A falta de padronização dos indicadores estratégicos de entrada (inputs) ou dos indicadores de desempenho (outputs) dificulta a comparação com os concorrentes utilizando-se de uma mesma estrutura de indicadores, visto que a maioria destes não é de fácil obtenção, além da dificuldade de acesso aos estrategistas das organizações. Diante desta perspectiva, este trabalho teve por objetivo discriminar os indicadores estratégicos (inputs) que mais influenciam o desempenho organizacional, com foco no segmento de maquinas de construção civil, utilizando-se de um estudo de caso na CNH Industrial (CNHi) como metodologia qualitativa dentro da abordagem da estratégica como pratica, visando a descoberta de diferentes práxis, inter-relacionando-as com seus praticantes e as praticas organizacionais. Na primeira e na segunda fases desta pesquisa, de natureza exploratória, foram identificados e agrupados os indicadores estratégicos, a partir de analise de dados secundários, entrevista pessoal e painel de especialistas com os estrategistas da CNHi. Na terceira fase, de natureza descritiva, estes indicadores foram classificados (ranking) por meio de levantamento (survey) em entrevista pessoal semiestruturada com um grupo maior de estrategistas da CNHi. Em resumo, os resultados revelam que os indicadores estratégicos que mais tem influenciado o desempenho das empresas são: relacionamentos com clientes, capital humano, comunicação efetiva, planejamento, controle e execução estratégica, desenvolvimento com foco em produtos e processos, alianças estratégicas, responsabilidade social e ética e glocal: pensar globalmente e agir localmente. Espera-se que estes resultados possam servir de incentivo às demais empresas para contribuírem com tais pesquisas, podendo levar o conjunto destas respostas a validação destes indicadores estratégicos ou a proposição de novos indicadores e suas respectiva validação à posteriori.

Ano

2019

Creators

Edmar Aderson Mendes de Paula

Estratégias para potencializar o cuidado integrado entre as Equipes de Saúde da Família e a Equipe de Saúde Bucal na Atenção às gestantes em Uma Unidade Básica de Saúde do Município De Belo Horizonte

O Programa Saúde da Família (PSF) foi introduzido no Brasil em 1994 pelo Ministério da Saúde, no entanto, a inserção da odontologia no PSF só aconteceu em 2000 diante da necessidade de ampliar a atenção em saúde bucal para a população brasileira. Os profissionais de saúde precisam ser mais bem preparados quanto atenção à saúde bucal da gestante. Na atenção básica é necessário investir em capacitações que ampliem o conhecimento, não apenas do enfermeiro, mas de todos os membros da equipe de saúde da família, sensibilizando-os para a interdisciplinaridade, fortalecimento do vínculo e superação de barreiras no acompanhamento odontológico na gestação. Este estudo de intervenção tem como objetivo geral: propor ações estratégicas para potencializar o cuidado integrado entre equipe de saúde da família (ESF) e equipe de saúde bucal (ESB) na atenção às gestantes na UBS Joaquim Padre Maia, município de Belo Horizonte. Conclui-se que um diagnóstico crítico é importante para que o processo de avaliação sirva para reordenar as ações dos profissionais de saúde bucal em prol de uma atenção básica que visam o tratamento do indivíduo como ser inserido na sua realidade social. Neste contexto, a atenção ao parto e ao pré-natal tem sido priorizada como uma das principais políticas de saúde nas sociedades contemporâneas, promovendo um benefício diferenciado ao grupo de gestantes e crianças. A troca de saberes e o respeito mútuo às diferenças devem acontecer permanentemente entre todos os profissionais de saúde para possibilitar que aspectos de saúde bucal também sejam apropriados e se tornem objetos de suas práticas.

Ano

2019

Creators

Fernanda Lacerda de Almeida Romanó Peixoto

Travesti envelhece, não vira purpurina! : um olhar interseccional sobre a(s) velhice(s) na experiência de travestis em Belo Horizonte

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Ano

2019

Creators

Lorena Hellen de Oliveira

Tratamento à base de zircônia aplicado sobre aços galvanizados como alternativa ao processo de fosfatização

O presente trabalho faz uma avaliação comparativa da resistência à corrosão de aços galvanizados tratados com revestimentos de conversão de fosfato e zircônia. Os ensaios de resistência à corrosão foram realizados por Espectroscopia de Impedância Eletroquímica (EIE) e testes acelerados de corrosão. A caracterização dos corpos de prova foi realizada por Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e Espectroscopia Dispersiva em Energia (EDS). Finalmente, foi avaliada a porosidade para as duas camadas de conversão através de espectroscopia de impedância eletroquímica e análise de Tafel. A interpretação dos resultados sugere que os revestimentos de zircônia não melhoram o desempenho frente à corrosão oferecido pelos revestimentos de fosfato. A natureza da camada depositada não é contínua e não cobre toda a superfície, isto significa que os agentes oxidantes podem facilmente corroer o substrato à medida que este penetra através dos defeitos do revestimento.

Ano

2019

Creators

Camilo Sanchez Velasquez

Características, estrutura e diferenças dos processos de Business Intelligence e intelligência competitiva

Este trabalho propõe-se a examinar as características e relações entre a Gestão da Informação, Business Intelligence e Inteligência Competitiva, mais especificamente, caracterizando os processos de Business Intelligence e Inteligência competitiva, que são tratados, por muitos, como sendo processos iguais. Com o avança tecnológico da computação as ferramentas de BI são usadas como ferramentas muito poderosas no apoio a tomada de decisão nas organizações com seus relatórios analíticos, cruzamentos de dados e apresentação de resultados e cenários propostos, por sua vez o processo de IC, que já é usado em algumas organizações geralmente de grande porte, também passa a ser explorado por outras organizações de forma mais ampla auxiliando os projetos futuros das organizações. A base para que esses processos sejam bem sucedidos e a qualidade informacional das empresas, são essas informações que irão alimentar as bases de dados dos sistemas de BI, além de ser a base para os estudos dos analistas de inteligência na formação de seus relatórios analíticos e estatísticos. A informação que sempre foi um grande diferencial competitivo das empresas ganha ainda mais valor com esse movimento, captar, armazenar, recuperar, relacionar, disponibilizar, tratar e disseminar seletivamente a informação se torna uma necessidade básica para o negócio das organizações, para tratar a informação é necessário um grande investimento em tecnologias de informação, que pudessem auxiliar as organizações nesse processo de captação, tratamento, agrupamento e disseminação da informação, sendo aplicadas técnicas de gestão da informação e do conhecimento, ferramentas de Business Intelligence e Inteligência Competitiva. Nesse trabalho será descrito teoricamente os principais conceitos de Business Intelligence, Inteligência competitiva e suas principais diferenças, com base em revisão bibliográfica.

Ano

2019

Creators

Fernando Correa de Oliveira

Os meninos e as meninas gostam das mesmas coisas: a representação de masculino e feminino e sua influência na escolha de brinquedos e brincadeiras das crianças pequenas

Pensar o gênero em crianças tão pequenas parece ser uma tarefa impossível, visto que se trata de seres inocentes, mas na verdade não é assim. Desde que nascemos somos orientados pelo meio social e cultural a ter posturas, comportamentos e escolhas de acordo com o nosso sexo e a identidade de gênero a ele atribuído. E essas separações se expressam nas brincadeiras infantis, nas permissões e proibições que são destinadas às crianças conforme a adequação atribuída ao brincar, às brincadeiras e aos brinquedos. Neste trabalho abordaremos a representação dos gêneros e suas influências nos modos de brincar e nas escolhas de brinquedos e brincadeiras por crianças de 3/4 anos da turma do Sapo Cuidadoso na Escola Municipal de Educação Infantil Míriam Brandão, regional Venda Nova. Como alguns comportamentos são esperados e desejados tanto nos meninos quanto nas meninas, foram propostas atividades em que as crianças pudessem brincar sem se preocupar se elas eram atividades ditas para meninos ou meninas, o que importava naquele momento eram a diversão e a aprendizagem, permitindo, assim, que deslocamentos de gêneros pudessem ocorrer entre as crianças sem embaraços

Ano

2019

Creators

Veronica Silva Simões

Perfil dos alunos de um curso técnico de enfermagem de uma escola particular do municipio de Frutal - MG

O presente estudo teve como objetivo descrever o perfil dos alunos de um curso técnico de enfermagem de uma escola particular do município de Frutal-MG Tratase de um estudo descritivo com delineamento transversal, parte de um projeto de pesquisa elaborado pelo Curso de Especialização de Formação Pedagógica em Educação Profissional em Saúde: Enfermagem. A amostra do estudo foi constituída de 35 alunos matriculados na escola técnica de enfermagem onde foi realizado o estudo. Foram analisadas as variáveis: idade, condições sócio-econômicas, estado civil e avaliação do curso. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário elaborado para a referida pesquisa do Curso de Formação Pedagógica. O projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade federal de Minas Gerais, obtendo parecer favorável para a sua realização. Os resultados mostraram que a maioria da população de estudo é composta por sexo feminino, entre uma faixa etária de 20 a 25 e 26 a 30, solteiros, com predominância de 1 a 3 filhos, na sua maioria católicos, com residência própria e ganham de 2 a 3 salários mínimos. A maioria dos alunos usa como meio de comunicação o celular, cursou o ensino fundamental e ensino médio de maneira regular. Quanto ao conhecimento adquirido durante o curso, os alunos avaliam como ótimo e os estágios como muito aproveitável. O cansaço físico foi apontado como a principal dificuldade para a conclusão do curso e a afinidade em relação às áreas de atuação técnica em enfermagem mais citada foi a unidade de saúde. Constatou-se, também, que a maioria dos alunos reside, trabalha e estuda no mesmo local e que 90% dos alunos relataram que priorizam trabalhar na área a dar continuidade aos estudos. Concluise que é essencial que o aluno seja acolhido em suas limitações e conflitos, sendo acompanhado no sentido de promoção de sua maturidade pessoal e profissional, para a formação não estritamente técnica de sua profissão, contemplando também a formação de cidadão, pessoa humana, cujo fazer sempre tem implicações nas dimensões sociais e existenciais.

Ano

2019

Creators

Marisa Queiroz da Costa Oliveira

Estudo da absorção de energia de para-raios de ZnO instalados em linhas de transmissão de 138 kV

A instalação de para-raios de ZnO ao longo das linhas de transmissão tem sido uma solução para melhorar o seu desempenho frente a descargas atmosféricas. Nas linhas na faixa de tensão de operação abaixo de 230 kV, esta técnica tem se mostrado bastante eficiente. Entretanto, existem poucos trabalhos conclusivos a respeito da capacidade de absorção de energia dos para-raios instalados. Sendo a descarga atmosférica um fenômeno estatístico, os para-raios de linha são submetidos a diferentes tipos de descargas e, consequentemente, a diferentes montantes de energia que podem estressá-los em demasia. Este trabalho tem por objetivo avaliar a influência que os parâmetros da descarga atmosférica e a modelagem da linha de transmissão têm no cálculo da absorção de energia dos para-raios, e também avaliar, de forma estatística, a energia absorvida pelos para-raios quando da incidência de descargas sobre uma linha de transmissão de 138 kV. Foram consideradas as condições de instalação de para-raios isoladamente na estrutura atingida ou ao longo de todo o sistema. Adicionalmente, avaliou-se a influência da impedância de aterramento da torre atingida, no montante de energia a que os para-raios são submetidos e a sobretensão gerada nas torres das linhas não protegidas por para-raios. Os resultados mostram a importância de se modelar corretamente os componentes de uma linha de transmissão nos programas de cálculos de transitórios eletromagnéticos, considerando torres adjacentes no sistema a ser simulado a fim de se evitar resultados imprecisos. Além disso, o estudo mostra que para-raios Classe 2 instalados nas linhas de transmissão de 138 kV são submetidos a níveis bem inferiores à sua capacidade de energia, sugerindo assim a possibilidade do uso de para-raios Classe 1 nestas linhas, o que levaria a um custo bastante reduzido no projeto de proteção.

Ano

2019

Creators

Rodrigo de Oliveira Pedrosa

Intercâmbios culturais: como práticas educativas em famílias das camadas médias

Este trabalho busca compreender a prática dos intercâmbios culturais, hoje, no Brasil. Utilizada para designar diferentes cursos realizados no exterior, a expressão vincula-se, mais estreitamente, a uma de suas modalidades: o aluno do ensino médio que freqüenta, em país estrangeiro, um ou dois semestres escolares e reside, durante esse período, com uma família. A inexistência de trabalhos acadêmicos sobre o tema, no Brasil, direcionou a organização do trabalho em duas vertentes. Num primeiro momento, as agências operadoras de intercâmbio da cidade de Belo Horizonte foram localizadas; os responsáveis, entrevistados e um significativo material publicitário, coletado. A análise dos dados permitiu estabelecer algumas distinções entre as agências, a mais explícita sendo a que as divide entre agências com fins lucrativos e sem fins lucrativos. Estas últimas, estruturadas com base no voluntariado, oferecem maiores possibilidades de países de destino do que as primeiras, que buscam, principalmente, atender à demanda. Foi possível também levantar o número de jovens que partiram da cidade nos anos de 1996, 1997 e 1998 (N=1334), seu destino e dados que permitiram caracterizar o espaço social ocupado por suas famílias. Os pais, em sua maioria, possuem diploma universitário, exercem ocupações de nível superior e moram em bairros que abrigam as camadas média e média-alta da cidade. Quanto aos jovens intercambistas, pôde ser feito o esboço de um perfil: rapazes e moças, com idade entre 15 e 19 anos, geralmente freqüentando, antes da viagem, o segundo ano do ensino médio em um estabelecimento particular de ensino, que se dirigem preferencialmente a países de língua inglesa, com os Estados Unidos ocupando aí uma posição de destaque. Um segundo momento, essencialmente qualitativo, consistiu em entrevistas com 20 famílias intercambistas com o objetivo de aprofundar a compreensão dessa prática. A análise das entrevistas permite concluir que, para as famílias, os intercâmbios representam uma forma de atender, ao mesmo tempo, às duas grandes exigências colocadas hoje para a família contemporânea: garantir aos filhos trunfos que lhes forneçam maior competitividade nos mercados escolar e profissional e, principalmente, possibilitar-lhes o bem-estar e o desenvolvimento de qualidades pessoais que façam deles indivíduos realizados, saudáveis do ponto de vista psicológico e felizes. Nesse sentido, os intercâmbios constituem, efetivamente, estratégias educativas das famílias.

Ano

2019

Creators

Ceres Leite Prado

Estudo e comparação de técnicas de controle não lineares aplicadas a conversores estáticos de potência

O controle de conversores de potência é um problema recorrente na literatura e se enquadra no contexto atual que coloca a eficiência energética como uma questão chave no desenvolvimento tecnológico e sustentável. Nesse sentido, esta tese tem como objetivos o estudo e a comparação de técnicas de controle não lineares aplicadas aos conversores estáticos de potência do tipo: Buck, Boost, Buck-boost, Flyback, Sepic e Cuk. Apesar de serem blocos básicos na eletrônica, esses conversores têm despertado um interesse crescente tanto na área de eletrônica de potência como na área de controle. Isso se deveà diversidade de aplicações que incluem desde equipamentos domésticos a sofisticados sistemas elétricos. Maior enfoque é dado ao conversor boost que se trata do único conversor analisado com correção de fator de potência (Power Factor Correction - PFC), visto que é o mais indicado para essa aplicação específica. Os demais são analisados como sistemas de controle reguladores de tensão (CC-CC), nos quais a tensão de entrada tratase de um valor constante. Devido a um novo e vasto campo de atuação para controle não linear de conversores, por oferecer uma resposta mais natural e, sobretudo, tornar os sistemas eletrônicos mais eficientes, são obtidos e implementados os algoritmos nãolineares de controle linearizante por realimentação de estado (SFL), controle baseado em passividade (PBC) e controle baseado em passividade por interconexão e inserção de amortecimento (IDA-PBC) . Levando-se em conta que muitas leis de controle necessitam de validação, emprega-se nesse trabalho a programação em alto nível com integração MATLAB/DSP e Simulação Hardware In the Loop (HIL). Essa metodologia facilita a realização dos testes e coleta dos resultados e reduz o ciclo de desenvolvimento do projeto.

Ano

2019

Creators

Arthur Hermano Rezende Rosa

The grammatical complexity of English noun phrases in Brazilian learner's academic writing: a corpus-based study

Há um número crescente de pesquisas interessadas em investigar a complexidade gramatical da escrita acadêmica em inglês. Algumas examinam os textos de escritores nativos em inglês (e.g. GRAY, 2015; BIBER; GRAY, 2016; STAPLES et al., 2016) enquanto outras analisamtextos escritos por aprendizes de inglês (e.g. PARKINSON; MUSGRAVE, 2014; NITSCH, 2017; ANSARIFAR et al., 2018). Estes estudos investigam uma ou ambas pré- e pós-modificação de substantivos discutindo como estes elementos sintagmáticos podemajudar na elaboração ou compressão de informação (GRAY, 2015). A pré-modificação, particularmente, mostrou servir a função de adicionar informações novas ao núcleo nominal de forma a tornar o sintagma mais econômico e rápido para leitura (BIBER; GRAY, 2010,2016). A presente dissertação, então, é um estudo descritivo baseado em corpus que explora a complexidade gramatical do sintagma nominal (SN) em inglês em dois subcorpora (redações de tópicos gerais: 46 textos e 18678 palavras redações de tópicos específicos: 68 textos e32509 palavras) do Corpus do Inglês para Fins Acadêmicos (CorIFA), um corpus de escrita de alunos universitários brasileiros. O estudo examina os SNs encontrados nas redações argumentativas escritas pelos alunos que participam de uma turma intermediária superior deInglês para Fins Acadêmicos e os categoriza a partir de seus constituintes em SNs simples ou complexos. Para isso, nós utilizamos um método automático de análise sintática e extraímos os grupos de palavras analisados como SNs. Nós categorizamos estes SNs em simples e complexos, identificando seus constituintes e adicionado os sintagmas em subcategorias diferentes, por exemplo, SN simples com determinante e núcleo ou SN complexo com sintagma preposicional como pós-modificador. O estudo revela que os escritores brasileirosusam mais SNs complexos do que SNs simples e, em especial, SNs com adjetivos como pré-modificadores e SNs com sintagmas preposicionados como pós-modificadores. Portanto, a nossa pesquisa baseada em corpus mostra que os alunos universitários brasileiros com proficiência intermediária superior são capazes de produzir SNs estruturalmente complexos e comprimidos, mas sugerimos mais pesquisas sobre a complexidade gramatical de SNs que tenham um corpus de aprendiz maior e que comparem diferentes níveis acadêmicos e registros.

Ano

2019

Creators

Jessica Maria da Silva Queiroz

A atuação do colegiado escolar e a gestão democrática das escolas públicas estaduais de Minas Gerais

Este trabalho apresenta uma análise crítica da atuação do Colegiado Escolar nas escolas estaduais de Minas Gerais, sobretudo na Escola Estadual João Hemétrio de Menezes, município de Belo Oriente MG, cujo Projeto Político-Pedagógico serviu de base para a realização desta análise. Nas escolas estaduais mineiras, esse órgão colegiado é, atualmente, composto por representantes dos professores, demais servidores da escola, alunos e pais de alunos. Não conta com a participação de representantes da comunidade local, a não ser daquelas pessoas que têm filhos estudando na escola, o que na legislação estadual da década de 1980 era permitido, já que naquela legislação previa-se a participação de grupos comunitários no Colegiado Escolar. A atuação do Colegiado Escolar é imprescindível para a construção da cultura da participação das comunidades escolar e local nos processos decisórios da escola e, consequentemente, a implementação do princípio legal da gestão democrática das escolas, em prol de educação de qualidade para todos. Na Escola Estadual João Hemétrio de Menezes, assim como na maioria das escolas estaduais de Minas Gerais, percebe-se a necessidade de avançar no exercício da democracia. É preciso garantir uma participação mais ativa do Colegiado nas decisões da escola, para que a gestão escolar seja cada vez mais democrática. Assim, a gestão da escola cumprirá sua função político-pedagógica e estará a serviço da melhoria constante da qualidade social da educação oferecida aos seus alunos.

Ano

2019

Creators

Maria Alves de Almeida

Significados e sentidos do trabalho e identidades: aproximações e afastamentos entre “trabalho sujo” e “trabalho de prestígio”

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Ano

2021

Creators

Jefferson Rodrigues Pereira

Méthode de Violon (1858) de Charles-Auguste de Bériot: perspectivas pedagógicas do fundador da escola franco-belga de violino e suas relações com a pedagogia moderna

Fundador da Escola Franco-Belga de violino, Charles-Auguste de Bériot foi o responsável por introduzir e adaptar o brilhante estilo técnico de Niccolò Paganini à elegância e seriedade do estilo parisiense tradicional, estabelecido a partir de 1782 por G. B. Viotti. Este estudo analisa uma de suas mais importantes obras pedagógicas o Méthode de Violon (1858) de forma a promovê-lo como um material didático de notável valor pedagógico à disposição de professores contemporâneos de violino. A investigação inclui informações biográficas de Bériot, discute sua influência no desenvolvimento técnico-musical do instrumento a partir do estabelecimento da Escola Franco-Belga de violino e dialoga o conteúdo de seu Méthode com aquele presente nos tratados dos pedagogos modernos Leopold Auer (1921), Carl Flesch (2000, 2008) e Ivan Galamian (2013).

Ano

2019

Creators

Bruna Caroline de Souza

O educador musical na escola regular em Belo Horizonte

A pesquisa intitulada O educador musical na escola regular em Belo Horizonte visa, através de entrevistas, conhecer e analisar a prática de 5 (cinco) educadores musicais que atuam na escola regular em Belo Horizonte, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I e II e no Ensino Médio, verificando as condições de seu campo de atuação profissional. Seus objetivos específicos são: (1) conhecer o perfil e a formação musical dos educadores pesquisados; (2) investigar suas práticas metodológicas nas diferentes faixas etárias com que trabalham; (3) verificar os problemas que enfrentam e as estratégias que tem desenvolvido para buscar soluções para esses problemas. Outro aspecto relevante desta pesquisa é a verificação das políticas públicas e da legislação do Estado de Minas Gerais, no que se refere à Educação Musical, tema que vem sofrendo modificações diante da inclusão de conteúdos de música a ser iniciada no ano de 2012. A pesquisa constatou que existe a necessidade de uma formação profissional ampla para os educadores musicais, que esteja focada na prática em sala de aula. Também é necessário melhorar as condições físicas e os recursos materiais que serão utilizados para o ensino de música na escola, como instrumentos e materiais didáticos. Outra conclusão é que as propostas curriculares precisarão ser adaptadas de acordo com o contexto sociocultural de cada escola, região ou cidade. Para todas estas demandas, deve haver um esforço conjunto para oferecermos um espaço físico e ideológico que seja adequado ao ensino de música.

Ano

2019

Creators

Myrna Valeria Campos de Oliveira

Estudo de monocamadas fosfolipidicas nanoestruturadas obtidas por LB para aplicações em biossensores

Existe um grande interesse nas propriedades químicas e físicas de misturas entre colesterol e fosfolipidios nas membranas celulares e em monocamadas. Estes estudos também fornecem informações de determinadas propriedades das membranas celulares animais. Osfosfolipidios se constituem da matriz das membranas celulares, porém os esteróis são componentes essenciais destas membranas. Ao contrário da grande diversidade de fosfolipídios presentes nas membranas existe um esterol principal, o colesterol, que participa de forma crucial na proliferação e viabilidade celular. Os estudos realizados em monocamadas de fosfolipidios que contêm o colesterol têm o potencial de descobrir os mecanismos de interações moleculares para se compreender as membranas. Desta forma vializando-se a construção de biossensores com estas membranas nanoestruturadas. O objetivo deste trabalho foi investigar as monocamadas hibridas dos fosfolipidios com adições de colesterol e albumina bovina obtidas através do método de deposição Languimuir-Blodgett (LB). As monocamadas de fosfatidilcolinas com diferentes tamanhos de cadeia hidrocarbônica (DMPC, DPPC e DAPC) e os seus híbridos com colesterol (DPPC/CHOL e DAPC/CHOL), as monocamadas de fosfatidiletanolaminas (DMPE, DPPE), as monocamadas de DPPC/BSA e de DPPC/COL/BSA foram obtidas. As misturas do colesterol com DPPC, DAPC em uma fração molar de 10% e de 20%, as soluções defosfolipidios puros bem como as misturas DPPC/BSA e PPC/CHOL/BSA foram espalhadas na interface ar/água de uma cuba de Languimuir. Monocamadas moleculares homogêneas de fosfolipidios de DMPC, de DPPC, de DAPC, de DMPE e de DPPE e hibridos nanoestruturados de DPPC/CHOL e DAPC/CHOL foram obtidas e caracterizadas por isotermas -A. As isotermas indicaram a existência de transições de fases G, LE, LE/LC e LC. Realizou-se o modelamento de isotermas (-A) para monocamadas de fosfolipidios/colesterol usando a régua aditiva. A interação entre os componentes em uma monocamada e a estabilidade termodinâmica comparada com os componentes puros foiinvestigada através da avaliação da energia livre da mistura. A adsorção superficial de BSA nas monocamadas de DPPC e de DPPC/COL foi avaliada por isotermas -A.

Ano

2019

Creators

Juliano Elvis de Oliveira

O Laboratório de Psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte: diálogos entre Psicologia e Educação (1929-1946)

O objetivo deste trabalho é descrever e analisar o laboratório de psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte. A temporalidade estudada coincide com seu funcionamento - 1929 a 1946 e nossas fontes foram textuais e iconográficas. Nolaboratório, circularam diferentes sujeitos, tais como políticos mineiros, especialistas europeus e estudantes-professoras da Escola de Aperfeiçoamento. O laboratório estava equipado com cerca de 60 instrumentos diferentes, dentre aparatos de bronze e vidro, bem como, de testes psicológicos. Os resultados indicam que o laboratório foi uma ferramenta importante no ensino e na pesquisa em psicologia, permitindo a realização de estudos psicológicos que contribuíram para a formação prática das estudantes-professoras. Essa formação prática possibilitou a aprendizagem de conhecimentos psicológicos sobre a escola, a infância brasileira e a professora primária. Concluímos que o laboratório de psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte contribuiu para a organização e a circulação da psicologia, nas primeiras décadas do século XX, no Brasil.

Ano

2019

Creators

Rodrigo Lopes Miranda

Avaliação da atividade amidásica da calicreína tecidual humana na urina de pacientes com diabetes mellitus gestacional e de mulheres sadias gestantes e não gestantes

O diabetes mellitus (DM) é um grupo de desordens do metabolismo dos carboidratos no qual a glicose é subutilizada, produzindo hiperglicemia. O DM gestacional (DMG), é uma intolerância a carboidrato de severidade variável com o aparecimento ou primeiro reconhecimento durante a gravidez. Ela pode persistir ou desaparecer após o parto. O papel da calicreína tecidual humana (hK1) urinária no DM ainda não está esclarecido. Estudos prévios relatam o envolvimento da hK1 urinária na patogênese do DM tipo 1. O presente estudo tem como objetivo avaliar o comportamento da hK1 urinária em pacientes com DMG. Trinta pacientes com DMG foram selecionadas. Trinta gestantes sadias e trinta não gestantes sadias foram usadas como controles. Uma amostra aleatória de urina foi utilizada. Proteína foi determinada com o Azul Brilhante de Coomassie G-250. Creatinina foi determinada pelo método de Jaffé. A atividade amidásica da hK1 foi estimada com o subtrato D-Val-Leu Arg-Nan e expressa em ìM . min1 . mg1 de creatinina paracorrigir as diferenças na concentração da urina. A atividade amidásica específica da hK1 foi significativamente maior na urina das gestantes com DMG do que na urina das gestantes sadias e das não gestantes sadias. Por outro lado, não foi observada diferença significativa da atividade amidásica específica da hK1 entre as gestantes sadias e as não-gestantes sadias. A excreção da creatinina não foi significativamente diferente entre as pacientes com DMG e os outros grupos de mulheres. Por outro lado, a excreção da creatinina foi significativamente mais alta nas não-gestantes sadias do que nas gestantes sadias. O PCR foi mais alto nas pacientes com DMG do que nos outros grupos de mulheres. Acredita-se que a hiperglicemia seja responsável pelo aumento da atividade amidásica específica dahK1 nas gestantes com DMG.

Ano

2019

Creators

Carolina Antunes Magalhaes

Seguridade social brasileira: análise bibliométrica das publicações realizadas em língua portuguesa, 1988 a 2018

A literatura cientifica sugere que após um longo caminho, o distanciamento entre proteção social assegurada pelo Estado e as necessidades da população diminuíram e, a exemplo de ações capitaneadas por outros países, o Brasil implanta em sua Constituição Federal de 1988 o sistema de Seguridade Social, com a união da saúde, previdência e assistência social. Nesse contexto, a presente pesquisa objetiva verificar o comportamento da literatura científica publicada em língua portuguesa entre 1988 e 2018 que trata da seguridade social brasileira. Para esse propósito, utilizou-se métodos quantitativos, suportados pela análise bibliométrica, aplicados à bibliografia já tratada cientificamente. Os resultados apontam um crescimento no número de publicações sobre o tema, principalmente no novo milênio, porém, tal crescimento é tímido se comparado a importância do tema.

Ano

2022

Creators

Marcelo Oliveira Junior Dalton Rocha Pereira Alyce Cardoso Campos Thaísa Barcellos Pinheiro do Nascimento Poliana Lima Azevedo