Repositório RCAAP

Possessivos de terceira pessoa na língua portuguesa nos séculos XIII e XIV

Esta tese trata dos possessivos de terceira pessoa. Com base em dados referentes ao português medieval, investigamos a implementação do possessivo dele e a variação entre as diferentes realizações dos pronomes. A partir dos pressupostos teórico-metodológicos da Sociolingüística Variacionista (cf. LABOV, 1972, 1982, 1994, 2001), mostramos terem sido concomitantes o aumento na freqüência de uso do artigo definido, a queda dospossessivos átonos de terceira pessoa e o aumento de freqüência da variante dele. Com o propósito de explicar a concomitância dos três processos, buscamos na teoria de Princípios e Parâmetros (cf. CHOMSKY, 1981, 1989, 1994) a noção de categoria D. Argumentamos, nesse sentido, que a competição entre os possessivos átonos de terceira pessoa e os artigos definidos pela posição de núcleo da categoria D estaria diretamente relacionada à implementação dopossessivo dele.

Ano

2022-12-06T15:41:19Z

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Patricia Fabiane Amaral da Cunha

Educação permanente no cotidiano do serviço de atendimento móvel de urgência: uma revisão integrativa da literatura

Neste trabalho objetivou-se conhecer publicações científicas sobre a Educação Permanente praticada nos NEU-NEP do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência SAMU, sendo este um dos componentes da Política Nacional de Atenção às Urgências PNAU. Realizou-se uma revisão integrativa com busca nas bases de dados LILACS, SciELO e MEDLINE no período de junho e julho de 2013. A amostra compreendeu 244 artigos, desses apenas quatro atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. As especificações de cada um dos artigos selecionados foram expostas em um quadro sinóptico. Constatou-se baixo número de produções, artigos de origem brasileira e evidenciou-se que a educação permanente oferecida pelo NEU-NEP deve estimular a capacitação e aprimoramento das equipes em urgências e emergências sempre levando em conta os processos de trabalho no qual estão inseridos os trabalhadores de APH. A inclusão da educação permanente dentro da carga horária é considerada um ponto importante para a efetivação deste tipo de ensino.

Ano

2022-12-06T15:41:19Z

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Ana Flavia Figueiredo Ribeiro

A formação da liberdade religiosa: peculiaridades e vicissitudes no Brasil

A religiosidade é um dos elementos que podem ser considerados pela pessoa humana para a consecução de uma vida feliz. Em um contexto democrático e laico, no qual se deve reconhecer a pluralidade e primar pelo respeito às escolhas individuais, em matéria de religiosidade tem-se o direito da personalidade liberdade religiosa que consiste, genericamente, no ter, não ter ou trocar de religiosidade, bem como em manifestar as convicções religiosas nas esferas pública e privada. Vez que a religiosidade pode concernir em elemento constitutivo da pessoa humana, cujas relações são locais e globais, a liberdade religiosa deve-se buscar a sua efetividade para além das fronteiras do Estado-Nação. Para tanto, a educação possui papel precípuo. No Brasil, especificamente, a liberdade religiosa passa a ser formalmente garantida em 1890. Não obstante, verifica-se uma precariedade na sua vivência. São várias as tentativas de incursões de religiões (destacadamente as cristãs) na esfera pública do país, inclusive no Direito. Simultaneamente, e apesar da diversidade característica, a escolha pelo ateísmo é rejeitada por grande parte da população. Sob a perspectiva da laicidade, observa-se a necessidade de um ambiente que seja de fato plural e democrático, e, sob a perspectiva da liberdade religiosa, que se faz necessário o incremento da autonomia crítica das pessoas para que elas possam efetivamente eleger os seus valores, inclusive os relativos à religiosidade

Ano

2022-12-06T15:41:19Z

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Nara Pereira Carvalho

Validação do modelo de satisfação ACSI modificado: um exame empírico com equações estruturais

O propósito deste trabalho consistiu na validação de um modelo de satisfação, o American customer satisfaction index ACSI no âmbito do setor de telefonia móvel. O modelo ACSI prevê o relacionamento da Satisfação com seus antecedentes (Expectativas, Qualidade e Valor) e conseqüentes (Reclamações e Lealdade). Para fins desta pesquisa, omodelo original foi modificado, com a inclusão de um construto, a Conveniência. A pesquisa teve caráter conclusivo descritivo e abrangeu duas fases: exploratória e descritiva. A realização de uma etapa exploratória teve por finalidade a adaptação do modelo ao setorpesquisado, sendo utilizada como técnica grupos de foco. posteriormente, a pesquisa passou para uma fase quantitativa visando a validação do modelo. Para tanto, uma amostra de 606 usuários de telefone celular foi consultada. Os participantes da pesquisa são clientes das três operadoras atuantes no estado de Minas Gerais. O tratamento estatístico dos dados foi apoiado por técnicas multivariadas, incluindo a Modelagem de Equações Estruturais para análise deplausibilidade do novo modelo proposto. Os resultados apontaram para a validade do modelo proposto, com pequenas alterações sugeridas na análise tanto qualitativa, quanto quantitativa. As relações Qualidade Valor, Qualidade Satisfação, Valor Satisfação e Satisfação Lealdade foram apoiadas pela análise de dados. O relacionamento entre o construto Conveniência e construtos correlatos não contou com o suporte da análise dos dados. Por fim, as implicações teóricas e gerenciais são relatadas, bem como as limitações inerentes aoestudo.

Ano

2022-12-06T15:41:19Z

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Andreia Cassia de Moura

Situação de saúde em áreas cobertas pela Saúde da Família em município do Triângulo Mineiro

Presente estudo objetivou analisar situação de saúde da população coberta pelas Equipes de Saúde da Família (ESF) do município de Araxá-MG, ano 2010. Foi realizado estudo descritivo, transversal, por dados do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB). Análise revelou cobertura de 58,5% de ESF no município, perfazendo 54.856 pessoas cadastradas entre 11 equipes. Foram realizadas em média 0,83 visitas domiciliares/mês para as famílias cadastradas. Em relação aos grupos de risco, chama atenção aumento do número de gestantes menores de 20 anos cadastradas e o início tardio do acompanhamento Pré-Natal. Apresentaram baixo peso ao nascer 10,6% dos neonatos acompanhados. Aleitamento materno exclusivo prevaleceu entre 83,0% das crianças menores de 4 meses. A percentagem de menores de um ano com vacina em dia foi 85,0% e de 12 meses a 23 meses, 86,0%. Entre os menores de dois anos, apenas 55,0% dessas crianças apresentaram pesagem mensal. Quanto às internações hospitalares prevaleceram as por complicações diabéticas, seguida pelas psiquiátricas e de menores de 05 anos por Pneumonia. A maior ocorrência de mortalidade esteve relacionada a demais causas que não a materno-infantil. Em torno de 80,0% dos hipertensos e/ou diabéticos cadastrados foram acompanhados. Sobre os portadores de tuberculose ou hanseníase, todos cadastrados foram acompanhados, com média de 3 casos ao mês. A análise das informações do SIAB possibilitou reconhecer a situação de saúde, além de apresentar-se como ferramenta norteadora para processo de trabalho das equipes de ESF, fortalecedora dos princípios do SUS nos cenários de assistência.

Ano

2022-12-06T15:41:19Z

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Carla Fernanda Ribeiro Borges

Depressão bipolar, associação da terapia cognitiva ao tratamento psicofarmacológico: relato de caso

Trata-se de um estudo de caso clínico de um paciente do sexo masculino, 28 anos, portador de TB (transtorno bipolar), na fase depressiva, tratado com terapia medicamentosa associada à TC (terapia cognitiva). Este trabalho se desenvolverá na seguinte ordem: objetivos do estudo, descrição do quadro clinico do paciente, revisão da literatura sobre TB. Em seguida será apresentado o atendimento do paciente em sessões de TC e finalmente a conclusão do trabalho, esperando responder as perguntas formuladas nos objetivos.

Ano

2022-12-06T15:41:19Z

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Geraldo Mendes Diniz

Associação Cristã de Moços no Brasil: um projeto de formação moral, intelectual e física (1890-1929)

Este estudo aborda o projeto de formação das Associações Cristãs de Moços (ACMs) no Brasil, a partir do investimento institucional na formação física, intelectual e moral-religiosa do associado. A primeira sede da Associação surgiu na Inglaterra, em 1844, por iniciativa deGeorge Willians. Em poucos anos, foi possível perceber várias sedes espalhadas por diversas regiões da Europa e da América do Norte. No Brasil, a cidade do Rio de Janeiro foi pioneira em receber uma ACM, em 1893, implantada pelo missionário norte-americano Myron Augusto Clark. No início do século XX, foram percebidas diversas tentativas de criação de sedes em diferentes regiões do país, no entanto apenas três consolidaram-se: Rio de Janeiro (1893), Porto Alegre (1901) e São Paulo (1902). Apesar das três sedes, a presença de Myron Clark na ACM carioca permitiu que ela fosse caracterizada como sendo uma caixa deressonância, a partir da qual emanavam saberes e práticas que deveriam conduzir o projeto formativo das outras sedes. Dessa atuação do missionário no Brasil, a partir do que aqui ele encontrou e de sua experiência na Young Men's Christian Association (YMCA), nos EstadosUnidos, tomei como propósito central compreender como se constituiu o projeto formador das Associações Cristãs de Moços no Brasil, em um período circunscrito entre o início da década de 1890 e anos finais da década de 1920. As fontes mobilizadas para esta pesquisa foramprioritariamente: revistas, jornais e documentos institucionais panfletos, cartilhas, estatutos, atas , muitas das quais ainda não haviam sido tratadas em estudos relativos à História da Educação e História da Educação Física. Neste estudo, identifiquei que o eixo principal do projeto acmista no Brasil foi a formação moral-religiosa, centrado no cristianismo de doutrina protestante. Apesar de ser uma instituição que apresentava o ecumenismo no discurso, tratava-se de uma Associação com estrutura administrativa conduzida estritamente por sócios evangélicos, que, como estratégia de conversão, estava aberta a sujeitos de qualquer crença religiosa. Se a religião deveria constituir o princípio de um projeto acmista, esse não era necessariamente o único. Os investimentos na formação intelectual intensificaram-se nas duas primeiras décadas do século XX. As ações ofertadas pelas ACMs, em prol da alfabetização e da preparação dos associados para atuarem no comércio ou ingressarem em um cursosecundário ou superior, além de contribuírem para esses fins específicos, constituíram-se em estratégias de incorporação do associado ao projeto acmista. Projeto que contava, ainda, coma formação física. Trabalhar o corpo a partir do exercício físico bem orientado era indicativo: de promoção da saúde; de criação de hábitos higiênicos; de formação moral; de conformação de corpos, eficientes, fortes, preparados para o trabalho; e, ainda, de desenvolvimento dointelecto. Assim, a ginástica e o esporte, com diferentes ênfases em determinados períodos, foram requisitados como práticas que poderiam materializar os propósitos desse tipo de formação. O intelecto, o físico e a moral/religião foram elementos centrais na construção do projeto acmista, o qual, se inicialmente foi pensado a partir dos saberes e práticas trazidos por Myron Clark ao entrar em contato com a dinâmica cultural brasileira com todos os seus condicionantes religiosos, políticos, econômicos, educacionais , transformou-se em outroprojeto, redesenhado e adaptado a partir das disputas travadas entre os diferentes sujeitos envolvidos.

Ano

2022-12-06T15:41:19Z

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Anderson da Cunha Baia

O ensino de Biologia: panorama do enfoque investigativo em escolas de Divinópolis

O ensino da Biologia vem ocupando uma posição de destaque no contexto contemporâneo. A presente pesquisa mostra resultados de um estudo cujo objetivo foi verificar a frequência do uso de atividades investigativas em escolas públicas e privadas de Divinópolis/MG; identificar as concepções dos professores destas escolas sobre o ensino por investigação e também identificar os conteúdos deBiologia em que os alunos apresentam maior dificuldade. A pesquisa foi realizada como requisito de avaliação do curso ENCI Ensino de Ciências por Investigação da Especialização à distância da UFMG/MG. A amostra foi obtida pela aplicação de um questionário a 26 professores do município de Divinópolis. A análise qualitativa dos dados permitiu identificar as práticas realizadas pelos professores de Biologia domunicípio de Divinópolis e pode-se ver que a forma como o ensino é organizado e desenvolvido, em geral, contempla a perspectiva tradicional com pouca utilização da abordagem investigativa entre estes professores. Pode-se concluir que, identificar o que os professores pensam sobre o ensino por investigação ou o que fazem constitui um ponto de partida para que haja mudança e esta seja significativa dentrodo processo de transmissão e produção do conhecimento.

Ano

2022-12-06T15:41:19Z

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Daysy Mara de Andrade

Taxonomia, diversidade, ecologia, caracterização de resistência a antifúngicos e bioprospecção de fungos presentes na neve e gelo glacial da Antártica

A Antártica possui 13.8 milhões de km2 e a maior parte de sua área é coberta permanentemente por neve e gelo, substratos estes que, apesar de pouco provável, constituem um habitat natural para diferentes grupos microbianos. Apesar de representarem a paisagem dominante na Antártica, poucos estudos foram realizados até o momento com o objetivo de conhecer a comunidade de fungos que habitam a neve e o gelo glacial da Antártica, bem como o potencial desses fungos como produtores de substâncias de interesse em processos biotecnológicos. Neste contexto, esta tese teve como objetivos caracterizar a comunidade fúngica presente na neve sazonal e no gelo glacial da Antártica, determinar o perfil de resistência dos fungos presentes na neve aos antifúngicos clínicos fluconazol e anfotericina e o ambiental benomil, bem como, avaliar o potencial dos fungos obtidos do gelo glacial como produtores de metabólitos biotivos. Ao final do processo de isolamento, foram obtidos 234 isolados fúngicos (99 filamentosos e 135 leveduras) da neve sazonal da Antártica, os quais foram identificados por técnicas de biologia molecular e morfofisiológicas em 51 táxons, pertencentes a 26 gêneros. Os índices ecológicos mostraram que a comunidade de fungos da neve é rica e diversificada e apresenta espécies que ainda não haviam sido descritas na literatura. Entre os fungos presentes na neve, 11 espécies de leveduras foram dominantes, pois apresentaram as maiores densidades encontradas (≤300 UFC L-1). Entre elas, Phenoliferia glacialis mostrou ampla distribuição e foi isolada em todos os locais amostrados. Debaryomyces hansenii, Rhodotorula mucilaginosa, Penicillium chrysogenum, Penicillium sp. 3 e Penicillium sp. 4 demonstraram resistência aos antifúngicos azólicos benomil e fluconazol. Além da resistência ao fluconazol, os isolados de R. mucilaginosa foram capazes de crescer a 37 °C, porém foram suscetíveis a anfotericina B. Em relação as amostras de gelo glacial, 66 isolados fúngicos (45 filamentosos e 21 leveduras) foram obtidos e caracterizados em 27 táxons pertencentes a 14 gêneros. Penicillium palitans, Penicillium sp. 1, Thelebolus balaustiformis, Glaciozyma antarctica, Penicillium sp. 7, Rhodotorula mucilaginosa e Rhodotorula dairenensis foram os táxons dominantes com as maiores densidades encontradas (≤40,66 UFC L-1). A diversidade e riqueza da comunidade fúngica que compõem o gelo glacial foram altas e a dominância moderada. Espécies de Penicillium ocorreram no gelo glacial de todos os locais amostrados e Penicillium chrysogenum foi o que apresentou a distribuição mais ampla. Penicillium chrysogenum, P. palitans e Penicillium spp. foram capazes de produzir substâncias com seletivas atividades tripanosomicidas, leishmanicidas e herbicidas. A espécie P. chrysogenum apresentou as bioatividades mais elevadas. A partir dos resultados obtidos, o presente estudo demonstrou que a neve sazonal acumulada na Península Antártica abriga uma comunidade fúngica diversa, dominada por espécies basidiomicéticas cosmopolitas, anteriormente encontradas em ecossistemas tropicais, temperados e polares. As altas densidades desses fungos cosmopolitas na neve sugerem que eles podem estar presentes no ar que chega à Península Antártica, por meio de massas de ar oriundas de fora do Continente Antártico. Adicionalmente, detectamos na neve isolados fúngicos ambientais resistentes a antifúngicos agrícolas e clínicos e alguns deles capazes de crescer a 37 °C, o que merece novos estudos para determinar a patogenicidade destes fungos e seu risco para animais e humanos. Apesar de representar um ambiente mais extremo que a neve, o gelo glacial antártico também se mostrou favorável como habitat para uma comunidade fúngica rica e diversificada. Essa comunidade fúngica inclui espécies não relatadas antes para o gelo glacial do Ártico e da Antártica e dominadas pelo gênero Penicillium, os quais podem estar presentes na forma de esporos e fragmentos de hifas nas bolhas de gás presas no interior das amostras de gelo. Os representantes do gênero Penicillium obtidos do gelo glacial foram capazes de produzir metabólitos bioativos com diferentes atividades biológicas e podem representar linhagens antigas e selvagens com vias genéticas e bioquímicas ainda não conhecidas para a produção novos metabólitos bioativos; esses metabólitos podem servir como moléculas protótipos para o desenvolvimento de novos fármacos ou pesticidas menos tóxicos para o meio ambiente.

Ano

2022-12-06T15:41:19Z

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Graciéle Cunha Alves de Menezes

Novel tests for stability analysis of time-delayed systems: a linear matrix inequality-based approach

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Ano

2022-12-06T15:41:19Z

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Fúlvia Stefany Silva de Oliveira

Gait and balance kinematic control for a humanoid robot based on dual quaternion algebra

Este trabalho apresenta uma nova metodologia baseada na álgebra de quatérnios duais (QDs) para obter o modelo cinemático de um robô humanóide e propõe uma estratégia de controle que satisfaz as restrições cinemáticas que garantem uma caminhada estável. O método de modelagem apresentado consiste de três etapas: modelagem dos membros do robô, modelagem do centro de massa e modelagem do comportamento cooperativo das pernas, utilizando o Espaço de Cooperação Dual. As vantagens deste novo método de modelagem são a sua compacidade e menor esforço computacional demandado para calcular o modelo, quando comparado com métodos baseados em matrizes de transformação homogêneas (MTH), uma vez que os QDs têm apenas oito parâmetros, enquanto as MTHs têm doze, e também porque a multiplicação de QDs é mais barata computacionalmente que a multiplicação de MTHs. Além disso, os seus coeficientes podem ser diretamente utilizados na lei de controle, ao contrário das MTHs. A estratégia de controle foi projetada utilizando a pseudoinversa da matriz Jacobiana, a qual representa a tarefa da caminhada, com um termo de feed-forward de velocidade, e uma tarefa adicional, projetada para manter os braços próximos de uma configuração desejada, foi incluída no espaço nulo desta matriz Jacobiana. O modelo obtido, bem como o controlador proposto, foram validados utilizando o software de simulação de realidade virtual para sistemas robóticos V-REP. Foi verificado que os dados estimados utilizando o modelo e os valores medidos se aproximaram bastante, evidenciando que o método de modelagem é preciso e fornece informações confiáveis. Além disso, o robô controlado pela estratégia proposta foi capaz de executar diferentes movimentos de caminhada com sucesso e foi capaz de manter o equilíbrio até mesmo quando os braços estavam se movendo. Este trabalho é a primeira etapa do Projeto Popeye, cujo objetivo geral é construir uma plataforma de testes para um robô humanóide real. Como trabalhos futuros, propõe-se a implementação dos métodos apresentados em um robô real; a redução do tempo de resposta dos controladores das juntas através do ajuste de seus ganhos; a melhoria da estratégia de controle para garantir a rejeição de perturbações e a implementação dos métodos em uma linguagem de programação que garanta um tempo de latência menor.

Ano

2022-12-06T15:41:19Z

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Ana Christine de Oliveira

Baixa adesão ao acompanhamento de pacientes portadores de diabetes mellitus

O Diabetes Mellitus (DM) constitui um dos principais problemas em saúde pública no mundo, com prevalência crescente, sobretudo nos países em desenvolvimento. Previsões para os próximos anos apontam que, em 2030, 438 milhões de indivíduos, em todo o mundo terão a doença. Este trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como objetivo elaborar um plano de intervenção, para acompanhar os pacientes portadores de DM, inscritos no PSF 03, em Martinho Campos - MG. O estudo foi desenvolvido em três etapas a primeira, ocorreu durante o módulo de planejamento, quando foi determinada a situação problema para este TCC; na segunda foi feita uma revisão narrativa de literatura para subsidiar o projeto de intervenção (ou plano de ação); na terceira o mesmo foi elaborado. O problema priorizado foi a baixa adesão ao acompanhamento de pacientes portadores de DM. Pretende-se com o plano de intervenção desenvolver ações que fomentem mudanças de estilo de vida, aumento do nível de conhecimento sobre o DM pela população, visando o controle adequado dos níveis glicêmicos através de agenda programada e utilização de protocolos seguindo a linha guia como referência.

Ano

2022-12-06T15:41:19Z

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Mayara Rodrigues Arruda

Reestruturação do Curso de Capacitação de Docentes do Curso Técnico em Saúde Bucal da Escola Técnica do SUS no Amapá

Este trabalho tem por objetivo apresentar um projeto de intervenção elaborado com vistas a contribuir para a adequação da atividade de capacitação pedagógica oferecida aos professores do curso Técnico em Saúde Bucal (TSB) da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde -ETSUS do Estado do Amapá. Para tanto faz uso da metodologia de projetos e da análise diagnóstica como norteadores da proposta. A proposta apresenta-se como uma possibilidade de fornecer subsídios para a melhoria nos processe de ensino-aprendizagem e, com isso,melhoria na formação e contribuição para o fortalecimento do SUS.

Ano

2022-12-06T15:41:19Z

Creators

Marta Maria Barbosa da Silva Chagas

Avaliação de ontologia com base na comparação a um corpus

Esta pesquisa teve como objetivo norteador avaliar uma ontologia de domínio por meio de uma proposta de avaliação baseada na comparação a um corpus de texto. A ontologia que se propôs avaliar neste trabalho foi desenvolvida no âmbito da EMBRAPA Campinas, denomina-se OntoAgroHidro e representa o impacto das mudanças climáticas na agricultura e nos recursos hídricos. A escolha desse tema se baseou nos problemas relacionados à existência de ontologias ineficientes, ou seja, que não representam de maneira adequada o domínio que se propõem a representar. Assim, acredita-se que esses problemas possam ser minimizados com a temática avaliação de ontologias, que propõe verificar a adequabilidade da ontologia narepresentação do conhecimento de determinado domínio. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso e envolveu procedimentos de natureza exploratória, qualitativa e aplicada, iniciando-se com a exploração acerca dos temas relevantes para a pesquisa, com levantamento bibliográfico na literatura da área de Ciência daInformação e áreas adjacentes. O fundamento teórico-metodológico perpassou conceitos sobre temas tais como organização e representação do conhecimento, definições de conceito e termo, ontologias e questões de competência. A revisão de literatura abordou a temática avaliação de ontologias. A metodologia da pesquisa serespaldou em uma proposta de avaliação de ontologias desenvolvida por Brewster et al. (2004), que foi adaptada para o contexto do estudo e possui quatro etapas: 1) definição das questões de competência; 2) seleção da coleção de documentos quecompõe o corpus de texto para avaliação da ontologia; 3) seleção das expressões relacionadas aos conceitos das questões de competência; 4) avaliação e inclusão dasexpressões na ontologia. Os resultados demonstraram que a ontologia avaliada apresentou um percentual de aproximadamente 70% dos conceitos do corpus de textos selecionado para avaliação. Isso mostra a necessidade de melhoria da representatividade de alguns conceitos pela ontologia. Os resultados também indicaram particularidades na representação de conceitos pela OntoAgroHidro, indicando que conceitos relacionados ao domínio de recursos hídricos possuíam umamelhor representatividade. Concluiu-se que a avaliação de ontologia aplicada foi satisfatória, pois permitiu identificar vários pontos de melhoria na ontologia avaliada.

Ano

2022-12-06T15:41:19Z

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Webert Junio Araujo

Álbuns de pesquisa: práticas de escrita como expressão da escolarização da infância (1930-1950)

RESUMO Essa pesquisa toma como objeto de investigação 50 álbuns de pesquisa, um tipo de caderno de pesquisa escolar que reúne cópias de lições, poesias, ditados, composições e recortes de jornais cujo objetivo é proporcionar aos alunos investimentos nas práticas de escrituração. Esses artefatos materiais expressam a proposta educativa pautada nos princípios da Escola Nova, foram produzidos pelos alunos, sob orientação da professora como atividades dos Clubes de Leitura do Grupo Escolar Melo Viana, no período de 1930 a 1950. Os álbuns de pesquisa se distinguem por duas peculiaridades: é um artefato que agrupa a escrita de diversos alunos, o que lhe imprime um caráter de produção coletiva e apresenta-se com uma organização que reúne os mais variados assuntos em um mesmo artefato. A análise desse material permitiu não só a visualização simultânea das diferenças caligráficas individuais como também a percepção das continuidades e descontinuidades na escrituração e nos diferentes tipos de exercícios escolares. Essa tarefa impôs apreender as práticas neles envolvidas investigando os conteúdos e os aspectos tipográficos dessa escrita. O objetivo dessa pesquisa foi compreender como as práticas de escrita operaram como instrumento de produção de uma infância escolarizada, promovendo um deslocamento do lugar social de criança. Para compreender esse processo procedi à análise das fontes primárias, os álbuns de pesquisa, confrontadas com o conteúdo prescrito pelos dispositivos legais, o Regulamento e o Programa de Ensino Primário de Minas Gerais de 1927. Recorri à Revista de Ensino, impresso oficial de formação de professores que estava a serviço de difundir as recomendações oficiais para a formação do aluno. Foram realizadas entrevistas com ex-alunos e com uma ex-professora com o intuito de compreender o contexto de produção e perceber as especificidades dos sujeitos dessa escrita. O acesso à escrituração administrativa escolar permitiu encontrar os pertencimentos sociais daqueles que participaram desse processo. O percurso da pesquisa se estruturou em quatro capítulos. No primeiro, buscou-se contextualizar a emergência das Instituições Escolares como práticas complementares da escola tendo em vista a formação dos alunos identificados com os princípios cívicos e morais. Uma dessas práticas, os Clubes de Leitura, se caracterizava por difundir a boa leitura, mas no Grupo Escolar Melo Viana promovia a confecção de um artefato escritural. Foram discutidas as formas de participação diferenciada dos alunos nessa produção, ficando caracterizadas as hierarquizações estabelecidas pela escola que disseminavam os fatores de distinção. Essa reflexão sinalizou uma preocupação em desenvolver o senso estético na criança porque, os álbuns atendiam, de modo mais completo, às exigências de dar publicidade ao que fora ensinado na escola. No segundo capítulo buscou-se perceber as estratégias pedagógicas utilizadas pelos alunos na realização dos exercícios como também, identificar como os exercícios inscritos imprimiam tipologias aos álbuns. Trabalhar nessa direção envolveu uma interpretação acerca de como o objeto se constituiu em sua materialidade, o que significou perceber como os elementos gráficos assumiam diferentes formas na composição da página e agiam como dispositivos de disciplinarização. As modalidades de escrita escolar se apresentaram como marco da escolarização da infância. O terceiro capítulo envolveu o enquadramento dos álbuns por conteúdos curriculares. Ficou constatado que os conhecimentos desenvolvidos nessa prática escolar tinham firmes propósitos de formar o cidadão cívico-patriótico, conjugado aos princípios regionalistas que nutriam um sentimento de mineiridade. O investimento na literatura sinalizou para os princípios valorativos de caráter moral e religioso. As preocupações com a saúde demandou um sujeito sintonizado com as práticas higiênicas, amplamente difundidas nessas escritas. No quarto e último capítulo a atenção foi direcionada para as composições escolares com o objetivo de perceber as marcas das vivências desses alunos associadas em maior ou menor grau pelo direcionamento das ilustrações. As representações produzidas apareceram sob forma de papéis sociais, questões de gênero e de classe. A pesquisa mostrou que os álbuns de pesquisa escolar foram utilizados como instrumentos de consolidação do projeto pedagógico de base escolanovista que firmava a concepção do aluno através da escrita exemplar RESUMO Essa pesquisa toma como objeto de investigação 50 álbuns de pesquisa, um tipo de caderno de pesquisa escolar que reúne cópias de lições, poesias, ditados, composições e recortes de jornais cujo objetivo é proporcionar aos alunos investimentos nas práticas de escrituração. Esses artefatos materiais expressam a proposta educativa pautada nos princípios da Escola Nova, foram produzidos pelos alunos, sob orientação da professora como atividades dos Clubes de Leitura do Grupo Escolar Melo Viana, no período de 1930 a 1950. Os álbuns de pesquisa se distinguem por duas peculiaridades: é um artefato que agrupa a escrita de diversos alunos, o que lhe imprime um caráter de produção coletiva e apresenta-se com uma organização que reúne os mais variados assuntos em um mesmo artefato. A análise desse material permitiu não só a visualização simultânea das diferenças caligráficas individuais como também a percepção das continuidades e descontinuidades na escrituração e nos diferentes tipos de exercícios escolares. Essa tarefa impôs apreender as práticas neles envolvidas investigando os conteúdos e os aspectos tipográficos dessa escrita. O objetivo dessa pesquisa foi compreender como as práticas de escrita operaram como instrumento de produção de uma infância escolarizada, promovendo um deslocamento do lugar social de criança. Para compreender esse processo procedi à análise das fontes primárias, os álbuns de pesquisa, confrontadas com o conteúdo prescrito pelos dispositivos legais, o Regulamento e o Programa de Ensino Primário de Minas Gerais de 1927. Recorri à Revista de Ensino, impresso oficial de formação de professores que estava a serviço de difundir as recomendações oficiais para a formação do aluno. Foram realizadas entrevistas com ex-alunos e com uma ex-professora com o intuito de compreender o contexto de produção e perceber as especificidades dos sujeitos dessa escrita. O acesso à escrituração administrativa escolar permitiu encontrar os pertencimentos sociais daqueles que participaram desse processo. O percurso da pesquisa se estruturou em quatro capítulos. No primeiro, buscou-se contextualizar a emergência das Instituições Escolares como práticas complementares da escola tendo em vista a formação dos alunos identificados com os princípios cívicos e morais. Uma dessas práticas, os Clubes de Leitura, se caracterizava por difundir a boa leitura, mas no Grupo Escolar Melo Viana promovia a confecção de um artefato escritural. Foram discutidas as formas de participação diferenciada dos alunos nessa produção, ficando caracterizadas as hierarquizações estabelecidas pela escola que disseminavam os fatores de distinção. Essa reflexão sinalizou uma preocupação em desenvolver o senso estético na criança porque, os álbuns atendiam, de modo mais completo, às exigências de dar publicidade ao que fora ensinado na escola. No segundo capítulo buscou-se perceber as estratégias pedagógicas utilizadas pelos alunos na realização dos exercícios como também, identificar como os exercícios inscritos imprimiam tipologias aos álbuns. Trabalhar nessa direção envolveu uma interpretação acerca de como o objeto se constituiu em sua materialidade, o que significou perceber como os elementos gráficos assumiam diferentes formas na composição da página e agiam como dispositivos de disciplinarização. As modalidades de escrita escolar se apresentaram como marco da escolarização da infância. O terceiro capítulo envolveu o enquadramento dos álbuns por conteúdos curriculares. Ficou constatado que os conhecimentos desenvolvidos nessa prática escolar tinham firmes propósitos de formar o cidadão cívico-patriótico, conjugado aos princípios regionalistas que nutriam um sentimento de mineiridade. O investimento na literatura sinalizou para os princípios valorativos de caráter moral e religioso. As preocupações com a saúde demandou um sujeito sintonizado com as práticas higiênicas, amplamente difundidas nessas escritas. No quarto e último capítulo a atenção foi direcionada para as composições escolares com o objetivo de perceber as marcas das vivências desses alunos associadas em maior ou menor grau pelo direcionamento das ilustrações. As representações produzidas apareceram sob forma de papéis sociais, questões de gênero e de classe. A pesquisa mostrou que os álbuns de pesquisa escolar foram utilizados como instrumentos de consolidação do projeto pedagógico de base escolanovista que firmava a concepção do aluno através da escrita exemplar .

Ano

2022-12-06T15:41:19Z

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Antonia Simone Coelho Gomes

Panóptico digital e ciberpoder: o poder e o direito na sociedade da informação

Michel Foucault é talvez o filósofo do século XX que mais contribuiu para o refinamento da noção de poder e para a compreensão da maneira como o poder funciona nas sociedades ocidentais modernas. Em primeiro lugar, pretendo investigar as análises do poder realizadas por Foucault ao longo dos anos 1970, nas quais um claro adversário aparece: o discurso jurídico de concepção do poder, que tende a ocultar as relações em jogo e a mascarar as técnicas de dominação, comprometendo as resistências e lutas possíveis. Assim, gostaria de analisar duas sugestões de Foucault que podem guiar novas alternativas: (1) ao invés de partir de um suposto centro e de procurar pelos princípios mais profundos, devemos privilegiar a descrição e a análise das relações de poder a partir das extremidades, de forma capilar; (2) contra o privilégio de um modelo explicativo em termos jurídicos, sugere-se uma pluralidade de outros modelos (como o disciplinar e o biopolítico), que nos fazem perceber as relações de poder para além do domínio do direito. Partindo dessas considerações, gostaria de analisar a questão do ciberpoder e do direito na sociedade da informação. Para tal, proponho voltar a atenção para o novo panóptico digital, baseado em um conjunto de fenômenos interrelacionados: o registro permenente, a hipercomunicação, o exame ininterrupto, o cibercontrole e os códigos informáticos.

Ano

2022-12-06T15:41:19Z

Creators

Marco Antônio Sousa Alves

Estudos de afundamentos de tensão na expansão de sistemas elétricos: análise do parâmetro duração

A ocorrência do fenômeno de Afundamento de Tensão nos Sistemas de Energia Elétrica influencia diretamente na qualidade da energia entregue e gera prejuízos tanto para consumidores, quanto para as concessionárias de energia. Esta dissertação propõe procedimentos aplicados à análise deste fenômeno nas etapas de planejamento da expansão dos sistemas de potência, aprofundando-se de forma mais especifica no parâmetro duração do afundamento de tensão. O trabalho apresenta em caráter inovador, um fator de ponderação, denominado fator , que permite relacionar o tempo de atuação da proteção das linhas de transmissão à duração dos afundamentos de tensão. Considerando este fator, é apresentado o índice de desempenho IALPLAN, constituindo um avanço às pesquisas anteriores.

Ano

2022-12-06T15:41:19Z

Creators

Alyson Geraldo Guimaraes Cardoso

Avaliação do reagente de Fenton e Foto-Fenton na remoção de matéria orgânica e toxicidade em um efluente hospitalar

O efluente hospitalar origina-se nas mais diversas atividades presentes em um hospital tais como: cozinha, sistema de lavanderia, sistemas de aquecimento e resfriamento, laboratórios, departamentos de radiologia, ambulatoriais, centros de transfusão e enfermarias. Portanto, é um efluente variável tanto do ponto de vista de caracterização físico-químicas quanto de vazão. Os principais contaminantes presentes são: substâncias químicas persistentes e uma mistura complexa de matéria orgânica, detergente, surfactante, antissépticos, solvente e fármacos. Também possui em sua composição bactérias que podem interferir no ecossistema natural, modificando o arranjo das comunidades bacterianas. No Brasil há uma tendência em classificar esse como um efluente doméstico, resultando em um tratamento conjunto. Entretanto, o efluente hospitalar possui uma toxicidade elevada, de 5 a 15 vezes superior ao esgoto doméstico e por isso, o tratamento biológico convencional deixa de ser um método atrativo. Novas tecnologias vem sendo investigadas objetivando a remoção adicional de poluentes, antes do lançamento no corpo receptor. Nesse contexto destaca-se os Processos Oxidativos Avançados. O presente trabalho objetiva a avaliação do reagente de Fenton e Foto- Fenton na remoção de carga orgânica e toxicidade do efluente do Hospital das Clínicas (Belo Horizonte, Minas gerais, Brasil). O efluente estudado apresenta uma elevada carga orgânica e uma alta concentração de sólidos suspensos. É possível perceber também uma variação na caracterização físico-química e na vazão do mesmo. Foram investigados os dados secundários de caracterização do efluente hospitalar, período de outubro de 2013 a abril de 2014, e após essa etapa partiu-se para a aquisição de dados primários. Foram realizadas 5 campanhas de amostragem, essa foi composta totalizando 7 horas de coleta. Dois pontos de coleta foram investigado: Ponto 1, que referente a amostra 1, que contempla as águas residuárias geradas no Centro de Material esterilizado e lavanderia e Ponto 2, referente ao efluente gerado na Ala Norte, Sul, Leste e Oeste do hospital. Após essa etapa optou-se pela junção das amostras 1e 2, gerando dessa forma a amostra 3, efluente que passou pelas etapas de planejamento de experimentos e tratamento. Segundo o planejamento de experimentos, feito pelo software Minitab, a melhor dosagem de H2O2 e Fe2+ foi de respectivamente 1000 mg/L e 500 mg/L. Partiu-se então para o tratamento do efluente via Fenton e Foto-Fenton. O reagente de Fenton foi capaz de remover 85% da DQO e 55% de COT e o Foto-Fenton 90,7 % de DQO e 77,9% de COT. Afim de investigar a qualidade do efluente as amostras 1, 2 e 3 passaram pelo teste de toxicidade aguda com a bactéria marinha Alivibrio Fischeri. Observou-se que as amostras 1 e 3 foram dadas como não tóxica e a 2 apresentou toxicidade. O efluente tratado via Fenton, apesar de não acusar toxicidade, detectou-se hormesis e no efluente pós Foto-Fenton foi detectado toxicidade. Dessa forma, os tratamentos se mostraram eficientes na remoção de carga orgânica entretanto, destaca-se a necessidade do acompanhamento da toxicidade crônica afim de avaliar o real impacto poluidor do efluente.

Ano

2022-12-06T15:41:19Z

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Larissa Marques Diniz

O ensino de Artes visuais com um bem cultural

A presente pesquisa apresenta a importância dos três eixos do Ensino de Artes Visuais - o apreciar, o contextualizar e o fazer. Eixos principais em torno do qual se estruturam como o caminho a ser percorrido por professores e alunos no ensino/aprendizagem de Artes Visuais. Relata as experiências de práticas didáticas na Escola Municipal Pio XVII - CAIC Centro de Atenção Integral à Criança e ao adolescente e na Escola Estadual Prefeito Joaquim Pedro Nascimento, ambas do sistema público de ensino na cidade de Governador Valadares. A pesquisa inter-relaciona a Educação com um bem cultural de praticamente meio século de existência como arte pública: o simbólico Painel Cubista do Edifício Helena Soares, reconhecidamente tombado na Lei nº 4.646/99 e no Decreto nº 7.670/2003, parte integrante do patrimônio histórico, artístico e cultural do município de Governador Valadares. Implantando alternativas educacionais juntamente com integração cultural e social para se ampliar as metodologias para o Ensino de Artes Visuais com excelência.

Ano

2022-12-06T15:41:19Z

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Nivaldo de Sousa Ferreira

Vigilância genômica do SARS-CoV-2 em Betim, Minas Gerais

Coronavírus (CoVs) são vírus de RNA fita positiva que constituem a subfamília Orthocoronavirinae. Sete diferentes tipos de CoV são capazes de infectar humanos, dentre elas o Betacoronavirus SARS-CoV-2, proximamente relacionado a linhagens que infectam morcegos, sua provável origem zoonótica. O novo coronavírus possui polimorfismos em seu genoma especialmente na sua proteína de superfície spike, utilizada para infectar células humanas através do receptor ACE-2 sendo associado ao desenvolvimento da nova doença COVID-19, de caráter pandêmico. Tendo origem na China no fim de dezembro de 2019, o SARS-CoV-2 teve seu primeiro caso de infecção confirmada no Brasil no dia 26 de fevereiro de 2020 e no estado de Minas Gerais no dia 04 de março de 2020. Estratégias constantes de vigilância genômica são importantes no controle da transmissão e dispersão do vírus na população humana. Com o surgimento de variantes de interesse (VOI) e de preocupação (VOC) do SARS-CoV-2, o cenário local e global da pandemia se tornou mais complexo, o que reforça a necessidade dessa estratégia. O objetivo dessa dissertação foi realizar a vigilância genômica do SARS-CoV-2 na cidade de Betim-MG, quinta mais populosa do estado, com importância industrial e atravessada por estradas estaduais e federais recebendo um fluxo migratório humano considerável. Para isso, um total de 3239 amostras de swab naso-faríngeo coletadas de junho a julho de 2020 foram testadas por RT-qPCR para o SARS-CoV-2, triadas para sequenciamento na plataforma MiSeq (Illumina) através de uma metodologia baseada em amplificação com iniciadores cobrindo todo o genoma de SARS-CoV-2. No final, foram obtidos 35 novos genomas de SARS-CoV-2 (cobertura > 79%; profundidade > 200x). Estes genomas foram incluídos em reconstruções filogenéticas para identificação de linhagens virais circulantes, modelos filogeográficos datados, interpolação para análise de padrões de dispersão e mapas genéticos para visualização de polimorfismos. Dos 35 genomas obtidos, 18 (51,4%) foram classificados como linhagem B.1.1.28 e 17 (48,6%) como linhagem B.1.1.33, circulantes na primeira fase da pandemia do estado de MG. O modelo filogenético não-enraizado confirmou as linhagens e sugeriu múltiplas introduções para ambos os clados. Os modelos filogeográficos sugeriram pelo menos 7 e 12 introduções distintas para as linhagens B.1.1.28 e B.1.1.33, respectivamente. Os modelos de dispersão geográfica mostram a propagação da pandemia ao longo do tempo, mas não sugerem padrões geográficos de cada linhagem. Destacamos um genoma B.1.1.33 que possui 12 mutações específicas e que está posicionado com considerável distância em comparação aos demais no modelo filogeográfico desta linhagem. Os resultados sugerem um fluxo interestadual de migração da população humana na dispersão do SARS-CoV-2, fato que deve ser levado em conta na adoção de medidas de controle da pandemia na cidade de Betim-MG.

Ano

2022-12-06T15:41:19Z

Creators

Diego Menezes Bonfim