Repositório RCAAP
Síntese e caracterização de compósitos titanato de bário-ferrita de cobalto preparados a partir de método sol-gel
Compósitos di-fásicos contendo óxidos dos tipos perovskita e espinélio têm sido estudados devido à coexistência de propriedades elétricas, magnéticas e magnetoelétricas em um mesmo material. Do ponto de vista tecnológico, esses compósitos são promissores para aplicações em dispositivos multifuncionais, transdutores e novos meios de memória. Tradicionalmente, compósitos perovskita-espinélio têm sido preparados por método de mistura física. Neste trabalho, compósitos BaTiO3-CoFe2O4 (1,3:1,0 p/p) foram preparados por método de mistura e por dispersão da fase magnética em um gel obtido por método sol-gel. As fases simples BaTiO3 (perovskita) e CoFe2O4 (espinélio) também foram preparadas. O método de dispersão resultou em um compósito com micro-estrutura melhorada em relação ao método de mistura, caracterizada por uma maior homogeneidade, menor tamanho e distribuição mais homogênea de grão. A morfologia dos grãos de CoFe2O4 também foi afetada, tornando-se mais regular, pela inserção no gel. A condução elétrica dos compósitos, à temperatura ambiente, diminuiu duas ordens de grandeza em comparação com a fase simples BaTiO3, na faixa 103-106 Hz. Apesar disso, os compósitos apresentaram maior condução elétrica acima de 150 °C, devido à ativação térmica do mecanismo de hopping da estrutura CoFe2O4. Uma transição ferroelétrica bem definida, em 126 °C, foi observada por espectroscopia de impedância na amostra simples de BaTiO3. Nas amostras de compósitos, o comportamento ferroelétrico da estrutura perovskita não foi observado. A redução do caráter ferroelétrico dos compósitos foi justificada por uma combinação dos fatores razão Ba/Ti sub-estequiométrica e alto stress na interface BaTiO3-CoFe2O4. A magnetometria (SQUID) dos compósitos indicou magnetização de saturação e campo coercivo iguais a 66-68 emu/g e 300-490 Oe. Esses valores são próximos aos reportados na literatura (Ms=40-78 emu/g; Hc=200-830 Oe)
Estimação bayesiana de probabilidade de captura para populações abertas via modelo logístico
No monitoramento de populaçõpes animias é comum o uso de técnicas destinandas à estimação de abundância e taxa de sobrevivência. Os valores estimados de tais parâmetros podem proporcionar subsídios para a tomada de decisões e estabelecimento de políticas de proteção ambiental. Neste sentido, os métodos de captura-recaptura saão amplamente utilizados na prática. Nosso interesse, nesse trabalho, reside na modelagem de dados de captura-recaptura-recaptura de uma polulação de mamíferos, a população das baleias bowhead, Balaena Mysticetus, conhecida como baleia da Groenlândia. No entanto, as técnicas a serem apresentadas podem ser usadas paara qualquer espécie que esteja sendo monitorada através de estudos de foto-identificação.
2022-12-06T15:41:19Z
Pollyanna Vieira Gomes da Silva
Proposta de otimização de visitas domiciliares para reabilitação de idoso acamado
O avançar da sobrevida da população traz consigo a cronicidade de algumas doenças, e a visita domiciliar visa ao melhor controle das comorbidades que acometem os pacientes. Algumas dessas doenças reduzem a mobilidade do paciente e por isto tentamos melhorar as visitas domiciliares para reduzir a restrição dos idosos e propagar ensinamentos de como a família, vizinhos e a equipe de saúde podem se tornar bons cuidadores e melhorar a qualidade de vida. Formamos um grupo na unidade básica de saúde com a equipe do Programa de Saúde da Família e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família para otimizar essas visitas. Conseguimos melhora significativa da qualidade de vida tanto dos cuidadores quanto dos pacientes em relação a anos passados. A continuidade do programa proverá ganhos em toda a comunidade.
2022-12-06T15:41:19Z
Raphael Veloso Teixeira
Ideologia gerencialista em favor da dominação e do adoecimento mental do trabalhador
Estudos sobre o mundo do trabalho e as articulações do homem em seu contexto perpassam, ao longo dos tempos, um vasto campo de perspectivas e olhares, implicando em uma diversidade de análises. Partindo de uma revisão de literatura, à luz dos estudos críticos organizacionais, este ensaio teórico tem como objetivo discutir os reflexos da ideologia gerencialista em favor da dominação e do adoecimento mental do trabalhador. No contexto da sociedade do consumo, marcada pelo neoliberalismo e pela selvageria do capitalismo, fazer carreira e ter sucesso assumem valores essenciais no universo subjetivo de muitos trabalhadores. Nessa oportunidade, a partir do fascínio e da sedução, explícitos no vínculo afetivo, na devoção ao trabalho, no reconhecimento pela via do trabalho, na canalização da energia libidinal e outros mecanismos de “gestão do afeto”, a ideologia gerencialista, que impera nas organizações, joga com a subjetividade e manipula o inconsciente do trabalhador, mobilizando os sentidos e reforçando as posições hegemônicas e a assimetria de poder. Os conflitos advindos da relação homem e trabalho se colocam no nível psicológico geradores de sofrimento psíquico, esgotamento e perturbações psicossomáticas.
2022-12-06T15:41:19Z
Cledinaldo Aparecido Dias Andreia Pereira Silva de Morais Kever Bruno Paradelo Gomes
Horizontes transversais: artes da imagem e do som em Minas Gerais (2000-2010).
Breve recorte crítico da produção artística audiovisual realizada em Minas Gerais na primeira década do século XXI, a partir de artistas que articulam conceitos, temáticas e estudos formais com outros campos das artes visuais. Aborda a história recente do vídeo no Brasil e, mais especificamente, em Minas Gerais quando as próprias dimensões do vídeo se ampliam e se afirmam para além do suporte. Optou-se por construir a trajetória da utilização formal do vídeo como suporte artístico através de bibliografia específica para compreender o percurso histórico e ir de encontro com as configurações mais recentes através de entrevistas com artistas e pesquisadores.
Hibridismo cultural na Amazônia brasileira: um estudo do romance "Cinzas do Norte", de Milton Hatoum
Na presente dissertação, visamos a analisar os processos de construção da identidade cultural na Amazônia brasileira, a partir do romance Cinzas do Norte (2005), de Milton Hatoum. Para tanto, realizamos discussão prévia dos aspectos geográficos, culturais, econômicos e literários da região amazônica, assim como estudos sobre os conceitos de hibridismo, diferença cultural e rizoma, além de análise da ficção hatouniana. Dessa forma, partindo do pressuposto da existência de uma tradição de representação ficcional da Amazônia, iniciada com o relato dos primeiros viajantes, a obra de Milton Hatoum foi pensada a partir de pressupostos de mobilidade e heterogeneidade na trajetória das personagens, em especial a de Mundo, que serve como eixo condutor da narrativa. Dessa forma, foram analisadas na obra hatouniana as imagens de Amazônia pelo viés artístico de específicos personagens, além da contradição entre modernidade e modernização em Manaus, bem como os deslocamentos e as errâncias de Mundo que desestabilizam as noções de local/global e ainda a configuração dos narradores de Hatoum. A proposta tem como base teórica autores que dialogam com os Estudos Culturais e com a crítica pós-estruturalista contemporânea, como Bhabha, Hall, Canclini, Derrida, Deleuze e Guattari, entre outros, por acreditarmos que esses críticos desenvolvem pesquisas no sentido de desconstruir, ou melhor, desestabilizar valores e arquétipos ocidentais hegemônicos.
2022-12-06T15:41:19Z
Lorena de Carvalho Penalva
Aplicações MIDP em aparelhos móveis celulares e monitoramento remoto de bio-sinais: considerações e desenvolvimento de uma solução
A telemedicina tem experimentado grandes avanços nos últimos anos. Inovações como a transmissão por fibra-óptica e a telefonia móvel celular têm contribuído para isto. Outra fonte de melhoramentos tem vindo da microeletrônica. Dispositivos cada vez menores, dentre eles os sensores, os sistemas embutidos e os aparelhos celulares tem possibilitado ferramentas que proporcionam precisão, mobilidade e conforto durante procedimentos de avaliação médica.Considerando tudo isto, nosso trabalho propõe uma solução de monitoramento médico à distância baseada no emprego de um aparelho celular como interface de rede na aquisição dos sinais. No aparelho celular desenvolvemos uma aplicação Java-MIDP que desempenha funções de interface de usuário, recebimento dos sinais, armazenamento dos mesmos e, finalmente, envio para um servidor no hospital. O envio dos dados é feito por uma conexão HTTP, acionada pela aplicação MIDP e suportada pela rede de dados celular. Para debugging do código fonte Java, simulação e geração do pacote executável, utilizamos as ferramentas J2ME Wireless Toolkit, da Sun, e Nokia Developer's Suite, da Nokia. Os resultados foram bastante satisfatórios nas simulações e implementação real, ocorrida no aparelho Nokia modelo 6600. Assim, vislumbramos que o emprego de aparelhos celulares com aplicações Java em atividades de avaliação médica tende a ser um campo fértil nos próximos anos, para desenvolvedores, fabricantes e operadoras de telefonia celular.
2022-12-06T15:41:19Z
Geraldo Antonio Ferreira
Desenvolvimento da habilidade técnica de titulação em um laboratório escolar de química
A aquisição de habilidades técnicas é um dos principais objetivos dos cursos profissionais técnicos. Essa pesquisa investigou a aprendizagem da habilidade de titulação em um laboratório escolar de uma instituição de educação tecnológica. Os objetivos da pesquisa foram: 1 - entender como é a evolução do desempenho dos estudantes na execução da técnica de titulação ao longo das aulas sobre o tema; 2 - verificar se há diferenças entre os estudantes quanto à evolução do desempenho na técnica, e, em caso afirmativo, investigar que fatores, entre conhecimento geral em Química, conhecimento prévio, motivação, gênero e subturma, poderiam explicar essas diferenças. Para se alcançar os objetivos propostos, realizou-se um estudo de natureza longitudinal da evolução do desempenho dos estudantes ao realizarem a técnica de titulação ao longo do tempo de ensino da técnica que foi de quatro semanas. A partir da análise dos vídeos gravados durante as aulas, construiu-se a escala para a mensuração do desempenho na execução da técnica usando o modelo Rasch. A análise longitudinal da habilidade foi realizada usando o modelamento multinível para mudança. O modelo obtido prediz que o conhecimento geral de química, o gênero e a motivação extrínseca afetam o desempenho inicial dos estudantes e que não há diferença entre os estudantes nas taxas de mudança que possa ser explicada por esses preditores. A taxa de crescimento da habilidade foi relativamente baixa no período estudado. A escala construída mostrou-se válida e pode ser usada na avaliação dessa habilidade nos ambientes de ensino. O tempo dedicado ao ensino e aprendizagem da técnica parece ser insuficiente para desenvolver a perícia dos estudantes nesse domínio e esse resultado pode ter implicações no currículo dos cursos técnicos.
2022-12-06T15:41:19Z
Terezinha Ribeiro Alvim
Detecção objetiva de respostas auditivas em regime permanente: aplicação em exames audiológicos
No campo das neurociências, o teste da presença ou ausência de uma resposta evocada é uma ferramenta interessante para avaliações da função e integridade de vias sensoriais. As repostas evocadas auditivas em regime permanente (ASSRs, do inglês Auditory Steady-state Responses) são atividades elétricas cerebrais desencadeadas por, ou em função de, estímulos auditivos apresentados em uma taxa de repetição suficientemente elevada. Estas respostas têm ajudado no diagnóstico de diversas patologias relacionadas ao sistema nervoso central, além de contribuir para a melhor compreensão dos mecanismos neurais da percepção. Contudo, os atuais métodos de quantificação das ASSR não permitem uma associação biunívoca com os substratos neurais responsáveis pelo potencial evocado (ao contrário de técnicas como o BERA-brainstem evoked response audiometry). Tampouco a utilização de ferramentas matemáticas para detecção de resposta evocada nas ASSR pode perfeitamente substituir a audiometria nos pacientes. Neste trabalho, a aplicabilidade das técnicas de detecção objetiva de respostas (ORD) nas ASSRs para exame audiológicos foi estudada. Nesse sentido, limitações das técnicas ORD foram identificadas e métodos de prevenção e correção de espalhamento espectral foram desenvolvidos. As ASSRs foram registradas em ratos Wistar para diferentes estímulos, com vistas a determinar a relação entre os parâmetros dos sons de estimulação e a respectiva resposta evocada. Os resultados permitem concluir que a aplicação de técnicas espectrais objetivas são úteis para a detecção de ASSRs, desde que tomado as devidas precauções contra o espalhamento espectral. A variação dos parâmetros de estimulação realizada concomitante a novas propostas de análise das ASSR são promissoras no que se refere tanto à questão da localização dos geradores das respostas evocadas quanto à quantificação dos limiares auditivos através dos registros eletrofisiológicos. Desta forma, com base nos dados coletados, métodos alternativos para diagnósticos foram propostos.
Um descritor robusto e eficiente de pontos de interesse: desenvolvimento e aplicações
Diferentes metodologias para reconhecimento de objetos, reconstrução e alinhamento tridimensional, possuem no cerne de seu desenvolvimento o problema de correspondência. Devido à ambiguidade em nosso mundo e à presença de ruídos nos processos de aquisições de dados, obter correspondências de qualidade é umdos maiores desafios em Robótica e Visão Computacional. Dessa maneira, a criação de descritores que identifiquem os elementos a serem correspondidos e que sejam capazes de gerar pares correspondentes corretamente é de grande importância. Nesta tese, introduzimos três novos descritores que combinam de maneira eficiente aparência e informação geométrica de images RGB-D. Os descritores apresentados neste trabalho são largamente invariantes a rotação, mudanças de iluminação e escala. Além disso, para aplicações cujo principal requisito é o baixo consumo computacional em detrimento de alta precisão na correspondência, a invariância a rotação e escala podem ser facilmente desabilitadas sem grande perda na qualidadede discriminância dos descritores. Os resultados dos experimentos realizados nesta tese demonstram que nossos descritores, quando comparados a três descritores padrões da literatura, SIFT, SURF(para images com texturas) e Spin-Images (para dados geométricos) e ao estado da arte CSHOT, foram mais robustos e precisos. Foram também realizados experimentos com os descritores em duas aplicações distintas. Nós os utilizamos para a detecção e reconhecimento de objetos sob diferentes condições de iluminação para a construção de mapas com informações semânticas e para o registro de múltiplos mapas com profundidade e textura. Em ambas as aplicações, nossos descritores demonstraram-se mais adequados do que outras abordagens, tendo sido superiores em tempo de processamento, consumo de memória, taxa de reconhecimento e qualidade do registro.
2022-12-06T15:41:19Z
Erickson Rangel do Nascimento
Avaliação do desenvolvimento das habilidades cognitivas e motoras em alunos de educação infantil
O presente estudo objetivou a construção da versão piloto de uma medida de avaliação do desenvolvimento de habilidades cognitivas e psicomotoras em alunos de educação infantil, o Teste de Habilidades e Competências Pré-alfabetização (THCP). O instrumento é composto por cinco subescalas, que avaliam cinco habilidades relevantes para a aprendizagem escolar básica, a saber: habilidades percepto-motoras (HPM), linguagem, pensamento quantitativo (PQ), memória e atenção concentrada (AC). Participaram do estudo 174 crianças com idades entre três e sete anos, provenientes de instituições de educação infantil, públicas e particulares, da região metropolitana de Belo Horizonte. Ascrianças foram avaliadas por meio do THCP e os pais forneceram dados acerca de aspectos psicossociais e de saúde das mesmas. Uma subamostra (n=100) foi submetida, também, a um roteiro para avaliação do desenvolvimento psicomotor, o Exame Neurológico Evolutivo (ENE). Os resultados indicaram que o THCP, de forma geral, possui propriedades psicométricas adequadas, com bons índices de validade e precisão. A estrutura fatorial encontrada para cada subescala foi aproximadamente de acordo com o esperado e para o teste como um todo indicou um fator único, que explica 37% da variância. Com relação às associações entre o desenvolvimento psicomotor e cognitivo, foram encontradas correlações positivas e significativas entre algumas habilidades avaliadas pelo THCP - HPM, Memória, AC e escore total e aspectos do desenvolvimento psicomotor equilíbrio estático e dinâmico, coordenação apendicular e escore total no ENE. Uma análise de regressão múltipla foi realizada para verificar que fatores predizem melhor o desenvolvimento psicomotor e o melhor modelo (R2=0, 375) foi composto pelas variáveis: idade, idade de início da marcha e memória como variáveis independentes. Estudos complementares indicaram não haver diferenças de sexo em nenhuma das habilidades estudadas. Para nível socioeconômico foram encontradas diferenças em PQ, com melhor desempenho para o grupo superior. Foram encontradas correlações significativas entre as subescalas do THCP e aspectos relacionados ao nível de estimulação parental (leitura de estórias e escolaridade dos pais), bem como estimulação escolar (alunos de escolas privadas apresentaram desempenho superior aos de escolas pública em quase todas as habilidades avaliadas). Os resultados indicam que o THCP é um instrumento adequado para avaliação de crianças com idades entre três e sete anos, mas são necessários novos estudos, com amostras maiores e mais representativas, e que visemverificar a associação das habilidades avaliadas e desempenho no ensino básico
Organização de prontuários: um problema territorial na Equipe de Saúde da Família do Jardim dos Pescadores em Três Marias, Minas Gerais
A desorganização dos prontuários em na ESF Jardim dos Pescadores tem como principal causador a grande quantidade de prontuários avulsos, decorrente da falta de cadastro de famílias em nossa área. Estima-se que pelo menos 2500 pessoas moram na área abrangida pelo Jardim, mas apenas 900 são cadastradas, gerando 1600 prontuários avulsos. A dificuldade em cadastrar essas famílias é devido à grande extensão do nosso território, que abrange zonas rurais há 40km da unidade, e à falta de transporte para que a equipe cadastre as famílias, que já estão sendo atendidas na unidade mesmo sem o cadastramento prévio. O prontuário é um documento muito importante, ele contém não só a história médica do paciente, mas também nos permite estimar outras características, como a assiduidade deste ao serviço de saúde e sua situação socioeconômica. A falta de organização dos prontuários familiares prejudica a qualidade das intervenções propostas pela equipe, ao impossibilitar que a doença seja vista no contexto familiar e que o profissional tenha uma visão das fragilidades e dos pontos fortes dela. Como plano de intervenção, cadastramos os pacientes e agrupamos os prontuários avulsos em Prontuários Familiares. Após o cadastramento de 89% da população do território abrangido, como esperado, houve diminuição da frequência de consultas sem prontuário, agilização do processo de renovação de receitas de pacientes já em acompanhamento na unidade e otimização na busca ativa de pacientes em situações de risco social ou com controle inadequado. Houve ganhos secundários, como o aumento do número de primeiras consultas.
A educação como direito público subjetivo e a eficácia das normas jurídicas em cujo Escopo está a tentativa de trazer as famílias para o seio da escola: poder/dever e direito/dever
O estudo realizado propõe uma reflexão sobre o problema sério que é a ausência da família do educando na escola. Baseia-se em argumentos que pugnam por demostrar que os mecanismos de efetivação do direito à educação processos legiferantes nem sempre são eficazes na efetivação dessa relação, posto que, mesmo sendo a educação um direito/dever para o aluno e seus responsáveis, mesmo tendo caráter de direito subjetivo, e um poder/dever para o estado, na prática não se vê muito resultado positivo na relação escola-família-sociedade. Na verdade, o que se vê é muito menos daquilo que se espera em relação a uma parceria que, a priori, deveria ser natural: família-escola-sociedade. Percebe-se que os textos constitucional e legal visam à preparação do educando ao convívio social com equidade. Ainda, observa-se o caráter solidário emprestado à prática social político-pedagógica, que deve estar inserido no Projeto Político Pedagógico uma vez que a escola é o espaço em que, em tese, se desenvolve na pessoa humana uma consciência de si mesmo em relação ao outro, em uma verdadeira relação altruísta. Através do método de pesquisa bibliográfica, busca-se trazer à prática do dia a dia instrumentos que insiram e que fortaleçam a relação da escola com a sociedade através da família daqueles que foram entregues aos seus cuidados. Seja com o fim de implementar o papel social da instituição de ensino, seja com o propósito de estabelecer melhorias na prática pedagógica por meio do processo de ensino-aprendizagem.
Captura-recaptura: uma abordagem para a mensuração da profundidade do vocabulário produtivo de falantes de alemão como língua estrangeira
Este estudo, apoiado em Meara e Alcoy (2010) e Williams (2012), almejou desenvolver um teste de proficiência de alemão como L2 desenvolvido para falantes bilíngues do par linguístico português/alemão que mensurasse a profundidade do conhecimento lexical dos participantes. Para tal, assim como as obras mencionadas acima, nos apoiamos na adaptação da técnica da Ecologia (PETERSEN, 1896) de captura e recaptura para o contexto do bilinguismo, que consiste no desenvolvimento e aplicação de duas versões de uma tarefa de associação de palavras a um mesmo grupo de participantes em dois momentos diferentes. Nosso objetivo, com a utilização dessa técnica, foi de verificar se tal métrica seria capaz de aferir a diferença entre níveis de proficiência baseando-se na profundidade. Assim, aplicamos duas versões de teste para os níveis Básico e Avançado a cerca de 15 participantes cada, os quais foram respondidos com o intervalo de em torno de duas semanas. Apesar da amostra reduzida de número de participantes e itens, verificamos uma tendência de que, sim, esse teste é capaz de aferir uma diferença na profundidade do conhecimento lexical entre os dois níveis de proficiência considerados. Para fins de comparação, foi aplicado para os participantes um questionário de autoavaliação da proficiência, o qual serviu como mais uma evidência da tendência descrita acima.
2022-12-06T15:41:19Z
Cintia Antao de Santana
Estudo da variabilidade espacial das chuvas em Belo Horizonte a partir da expansão da rede pluviométrica: uma análise qualitativa
Em grandes cidades como Belo Horizonte, o cotidiano humano é influenciado diretamente por eventos extremos como as precipitações de chuva na estação chuvosa, que além de ser um dos controladores hídricos pode causar problemas como enchentes e deslizamentos de terra, principalmente nas "áreas de risco", onde se observam grandes tragédias. Estudos feitos para a capital mineira obtiveram bons resultados sobre o comportamento das chuvas, relacionando-as com a topografia e a outros fatores meteorológicos tanto de escala local como de escala global. Devido ao número limitado de pluviômetros dentro da cidade, estes estudos se desenvolveram dentro de um espaço geográfico relativamente maior do que o aqui proposto, ou se limitaram a um único ponto de coleta. Este trabalho tem como objetivo estudar as chuvas em Belo Horizonte sob a perspectiva de uma nova rede de pluviômetros instalados pela CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais) em Novembro de 2003. Os resultados indicam um verdadeiro ganho com estes novos pontos de coletas que totalizam 14 estações diferentemente das seis anteriores, justificando assim, a importância da expansão da rede climatológica principalmente em regiões urbanas.
2022-12-06T15:41:19Z
Carlos Wagner Goncalves Andrade Coelho
Plano de intervenção para melhora da adesão ao tratamento da hipertensão arterial sistêmica dos pacientes adscritos a equipe 4 da Unidade Básica de Saúde São Judas Tadeu do município de Contagem - Minas Gerais
Contagem está localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte e possui uma população de 637.961 habitantes. Após diagnóstico situacional foi eleito como problema prioritário o elevado número de hipertensos na área de abrangência da Equipe 4 da Unidade Básica de Saúde São Judas Tadeu. A hipertensão arterial sistêmica é uma doença crônica, cujo controle é essencial para a prevenção de complicações cardiovasculares e cerebrais, dentre outras. O tratamento da hipertensão arterial sistêmica baseia-se em medidas não farmacológicas e farmacológicas. Este estudo tem como objetivo elaborar um projeto de intervenção para melhora da adesão ao tratamento da hipertensão arterial sistêmica na área de abrangência da equipe. Para a realização do presente trabalho, foi utilizado o Planejamento Estratégico Situacional (PES), sendo executado em três Etapas: diagnóstico situacional, revisão de literatura e elaboração do plano de Intervenção. Após o diagnóstico situacional, foi realizada a revisão de literatura a respeito do tema proposto utilizando bases de dados online no portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Literatura Internacional em Ciências da Saúde (LILACS), na biblioteca virtual Scientific Electronic Library Online (SciELO), e na biblioteca virtual da plataforma do programa AGORA do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (NESCON). Espera-se que, ao final do trabalho, a equipe de saúde conheça as dificuldades dos pacientes em aderir ao tratamento anti-hipertensivo com o objetivo de tentar corrigi-las, juntamente com o paciente, além de melhorar o trabalho em equipe que irá qualificar o atendimento prestado.
2022-12-06T15:41:19Z
Maykel Velazco Martinez
Organizando a demanda da Equipe de Saúde Bucal de uma Unidade Saúde da Família de Conselheiro Lafaiete, MG
A inserção da equipe de saúde bucal na equipe de saúde de família representou a oportunidade da saúde bucal ser um direito de todos. No entanto, uma das dificuldades encontradas em sua atuação tem sido organizar a alta demanda pelos serviços odontológicos. O objetivo deste trabalho foi elaborar um plano de intervenção com vistas a organizar a atenção odontológica em uma Unidade da equipe de saúde da família de Conselheiro Lafaiete/MG. Para a fundamentação teórica foi feita uma revisão narrativa sobre o processo de trabalho da equipe de saúde bucal visando organizar a demanda para os serviços odontológicos. Os artigos foram buscados na Scientific Eletronic Library Online (Scielo), na biblioteca virtual do Programa Ágora- Nescon- UFMG, publicações do Ministério da Saúde (MS) e Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) e, também, nos dados do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) do município de Conselheiro Lafaiete. O período de busca de artigos foi de fevereiro a dezembro de 2013, com artigos na língua portuguesa, publicados entre 1990 a 2013, utilizando as seguintes palavras-chave: Saúde da Família; acesso aos serviços de saúde bucal; história da saúde bucal no SUS. Após a revisão foi elaborado um plano de intervenção, de acordo com o módulo de Planejamento e Avaliação das Ações em Saúde do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF). O plano de intervenção proposto contempla operações que podem fazer o enfrentamento ao problema priorizado, pois tem como ações estratégicas a apresentação de projeto visando habilitar mais uma equipe de saúde bucal no município; o desenvolvimento do processo de trabalho da equipe de saúde bucal com base no diagnóstico e conhecimento da comunidade assistida e implantação da linha-guia de saúde bucal. Tudo isso buscando como resultado o aumento do acesso ao serviço odontológico de forma organizada e equânime, equipes capacitadas e comunidade mais consciente.
Visualização geométrica em um ambiente de modelagem matemática
Esta pesquisa pretendeu investigar como se dá a visualização geométrica de alunos da educação básica em um ambiente de Modelagem Matemática. A abordagem escolhida para realização da pesquisa foi qualitativa, caracterizada como pesquisa intervenção, e teve como participantes um grupo de alunos do nono ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Divinópolis, Minas Gerais. Para estabelecer o ambiente de Modelagem Matemática, inicialmente foi realizada uma entrevista com uma designer de produtos que tinha experiência com o design de embalagens. Os dados dessa entrevista foram utilizados para elaborar uma atividade de Modelagem Matemática, na qual os alunos tiveram que simular o trabalho de um designer de produtos, criando projetos de embalagens para produtos de sua escolha. Os projetos foram criados por meio de esboços com especificações de dimensões, materiais e cores, e por meio da construção de alguns protótipos. Para investigar a visualização geométrica durante a atividade de Modelagem, nove componentes da visualização geométrica – imagens pictóricas, imagens cinestésicas, imagens dinâmicas, percepção de posições espaciais, percepção de relações espaciais, percepção figura-fundo, constância perceptiva e discriminação visual – foram observados por meio de manifestações verbais, gráficas e gestuais. Como resultados da pesquisa, a manifestação desses componentes foi relacionada com as etapas da atividade de Modelagem – experimentação, abstração, resolução, validação e modificação – e uma nova organização desses componentes foi proposta, em que os nove componentes citados são reduzidos a oito e esses oito são organizados em três etapas da visualização, relacionadas ao que o aluno vê, o que ele interpreta e o que ele conclui.
2022-12-06T15:41:19Z
Marina Andrade Alves da Silva
Efeito da radiação gama e do tipo de embalagem sobre as características microbiológicas, físico-químicas e sensoriais de peito de frango refrigerado
Carnes de frango são transmissores constantes de toxicoinfecçoes alimentares, podendo causar danos à saúde do consumidor, assim como prejuízos à cadeia produtiva. O objetivo desse experimento foi analisar os efeitos da radiação gama em duas doses (1,5 e 3,0kGy) em peitos de frango embalados sob atmosfera convencional e à vácuo. As amostras, depois de embaladas e tratadas, foram estocadas sob refrigeração a 4ºC pelo prazo máximo de 30 dias. Foram realizadas análises microbiológicas, físico-químicas e sensoriais. A irradiação em ambas as doses, mostrou-se eficiente na eliminação de Salmonella spp., reduziu em aproximadamente 3,0 ciclos logarítmicos as contagens de mesófilos aeróbios estritos e facultativos viáveis, coliformes totais e coliformes termotolerantes. Bolores e leveduras mostraram-se bastante resistentes à radiação. Não houve diferença estatística para os parâmetros de perda de peso por gotejamento e evaporação durante a cocção, assim como para força máxima de ruptura e composição centesimal. A oxidação lipídica foi maior nas amostras irradiadas com 3,0kGy
2022-12-06T15:41:19Z
Pedro Henrique Salgado Bueno
A formação continuada de professoras e suas relações com a prática docente
Este trabalho tem como objetivo conhecer a forma como professoras das séries iniciais do ensino fundamental analisam seu próprio processo de formação continuada no decorrer de sua trajetória profissional e a relação desta formação com a prática docente. A pesquisa de campo foi realizada com oito professoras em diferentes fases da carreira docente, atuantes em três escolas urbanas da Rede Municipal de Ensino de Ouro Preto - MG. O estudo foi baseado em entrevistas com as professoras, com diretoras e supervisoras das escolas em que atuam essas professoras, e também com representantes da Secretaria Municipal de Educação e da Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto, além de análise documental. Partindo do pressuposto de que a formação continuada de professores/as é um processo que envolve diferentes espaços nos quais os/as professores/as constróem conhecimentos sobre seu trabalho, procurei desenvolver uma análise considerando as atividades formais (cursos e oficinas pedagógicas), a escola como local de formação e a própria prática pedagógica. Busquei analisar as percepções das professoras sobre o papel da formação continuada em sua trajetória profissional e as possibilidades e limites dessa formação, bem como identificar os fatores que desencadeiam mudanças na prática e os que as dificultam. As análises dos dados evidenciaram que a formação continuada de professores/as é um processo complexo e que os principais fatores desencadeantes de mudanças na prática docente estão relacionados aos desafios colocados pela própria prática e ao apoio da instituição escolar a estas mudanças. Evidenciaram ainda que a prática docente está limitada por vários elementos relacionados à sua inserção no contexto mais amplo da escola e do sistema de ensino. Finalmente, este trabalho aponta alguns desafios a serem enfrentados no campo da formação continuada de professores/as, que estão relacionados a: organização das atividades de formação e revisão no papel dos formadores; garantia de tempo exclusivo para atividades de formação dentro do horário de trabalho dos/as professores/as; necessidade de projetos específicos de formação na escola que garantam a reflexão fundamentada sobre a prática docente; revisão no papel das Secretarias de Educação na implementação de políticas de formação continuada de professores/as.
2022-12-06T15:41:19Z
Geralda Aparecida de Carvalho Pena