Repositório RCAAP

Bactérias relevantes na vigilância epidemiológica: contextualização da problemática dos processos envolvendo Staphylococcus aureus resistentes à meticilina (MRSA)

O primeiro semi-sintético derivado da penicilina, resistente à hidrólise por estafilococos, foi a meticilina, introduzida na prática clínica em 1960, para o tratamento de infecções causadas por uma linhagem de Staphylococcus aureus resistente à penicilina. O mecanismo molecular da resistência de Staphylococcus aureus à meticilina (MRSA) consiste na aquisição de um elemento genético móvel denominado Staphylococcal Cassette Cromossome MEC (SCCmec), que contém o gene, mecA, responsável pela alteração das proteínas ligadoras de penicilina (PBP). MRSA é uma causa importante de infecções no nível mundial e um problema crescente em toda a América Latina. Estudos epidemiológicos mostram um aumento significativo de infecções por MRSA, tanto no hospital quanto na comunidade. O diagnóstico é baseado numa combinação de informações epidemiológicas, sintomas clínicos e caracterização da estirpe infectante de MRSA. As espécies de Staphylococcus podem ser identificadas com base em uma variedade de características fenotípicas convencionais. Uma das maneiras mais eficientes de controlar a propagação de MRSA é através da determinação das características genotípicas de clones de MRSA, bem como da relação genética das estirpes em diferentes regiões geográficas. Métodos rápidos e confiáveis para determinar o perfil de susceptibilidade a antimicrobianos são importantes para instituir aterapêutica apropriada. Contudo, observa-se resistência crescente de MRSA aos agentes antimicrobianos, redução da sensibilidade à vancomicina e dificuldade no tratamento de infecções graves por MRSA, mesmo com antimicrobianos adequados, não tendo sido possível, ainda, encontrar uma imunização ativa e passiva como estratégia eficaz. A alternativa para reduzir as infecções por MRSA e outros estafilococos é aumentar as práticas que diminuem a propagação dessa doença, nas quais podem ser consideradas como precauções de barreira ou isolamento de contato.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

Creators

Dayane Nunes Sousa

Documentação fotográfica em projetos científicos e tecnológicos: conceitos fundamentais e noções operacionais

Referências históricas e uma análise do estado-da-arte das iniciativas para se registrarem fotograficamente as evoluções e os produtos de atividades de pesquisa e desenvolvimento em ciência e tecnologia, complementadas por um estudo sintético sobre a epistemologia do ato fotográfico e um desdobramento analógico de definições extraídas de normas técnicas e referências bibliográficas complementares conduzem à formulação do conceito e caracterização de 'documento fotográfico tecno-científico'. Estabelecido o conceito e justificativa a necessidade de se ierarquizarem os registros fotográficos em ciência e tecnologia, elevando-os a categoria de documento, apresenta-se um extenso elenco de normas técnicas sobre fotografia, que - apesar de desconhecido das comunidades de pesquisa e fotofrafia - são potencialmente úteis para o balizamento das ações de documentação fotográfica. Tomando por pano de fundo o conceito central de documento fotográfico e a disponibiblidade de normas ténicas, trata-se da concepção e implementação de estratégias de documentação fotográfica, enfatizando a necessidade de integração entre as atividades de pesquisa e de documentação, e a necessidade do estabelecimento preciso de temários e roteiros fotográficos. Os conceitos postulados e as recomendações de natureza prática são, por fim, aplicados etestados em três ensaios de documentação fotográfica integrante de projetos reais de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico contextualizantes de áreas diversificadas de especialização. Os resultados dos ensaios de documentação fotográfica - dos quais amostras são incluídas nesta dissertação - são discutidos.Conclui-se pela pertinência das premissas conceituais e pela aplicabilidade das estratégias de documentação fotográfica concebidas pelo autor no âmbito de projetos de pesquisa e de desenvolvimento científico e tecnológico de cunho mais básico e/ou generalistas, tendo por horizonte a produção de memórias técnicas respaldadas na informação construída, isto é, na informação resultante da integração entre elementos fotodocumentais e elemetos textuais intencionalmente convergentes.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

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Rui Campos Perez

Produção de anticorpos monoclonais contra os componentes conservados do vírus da bronquite infecciosa das galinhas

Foram produzidos anticorpos monoclonais (AcM) contra as proteínas N (53KDa) e S2 (82KDa) do vírus da bronquite infecciosa das galinhas (VBIG) amostra M41 (sorotipo Massachusetts). Os híbridos secretores foram originados da fusão de células da linhagem Sp2/0-Ag14 e linfócitos B de camundongos Balb/c previamente imunizados com VBIG íntegro. Um ELISA foi utilizado para a detecção dos hibridomas produtores de AcM específico contra VBIG. Trinta e seis híbridos produtores de AcM reagentes no ELISA foram gerados. Destes, foram selecionados dois AcM, da subclasse IgG1, que reagiram contra as proteínas N (N3D4) e S2 (S12B2) de VBIG da amostra M41 em western blotting. Estes AcM foram também capazes de reconhecer antígenos das amostras Ark-99 (sorotipo Arkansas) e A5968 (sorotipo Connecticut) do VBIG no western blotting. No ELISA, o AcM contra a porção compatível em peso molecular com S2 (S12b2) reconheceu as 11 amostras estudadas, sendo 8 amostras brasileiras (M41, SE-17, H52, 297, 283, PM-1, PM-2, PM-3, 351, 29-78 e 327), enquanto o AcM contra a proteína compatível em peso molecular com N reconheceu apenas 6 (M41, SE-17, H52, 283, 327 e 297). O AcM contra S2 pode ser indicado como ferramenta de diagnóstico do VBIG, independentemente do sorotipo, que pode ser aplicado em ensaios de rotina laboratorial especialmente no diagnóstico das doenças que se confundem com a BIG nas galinhas. O AcM contra N (N3F10), ao reconhecer uma região menos conservada desta proteína, pode ser útil em estudos filogenéticos de isolados de VBIG.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

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Cleiton Martins de Souza

Estresse ocupacional: estudo com profissionais técnico-administrativos de um hospital universitário mineiro

Objetivou analisar o estresse ocupacional em profissionais técnico-administrativos de um hospital universitário público mineiro. A teoria ancorou-se no modelo de explicação do estresse ocupacional, desenvolvido e validado por Zille (2005). A pesquisa foi descritiva e explicativa, por meio de estudo de caso quantitativo. Foram pesquisados 101 profissionais, correspondente a 70% da população. Os resultados indicaram que 70,6% apresentam quadros de estresse. Os sintomas prevalentes foram fadiga, ansiedade, dor nos músculos do pescoço e ombros. As fontes de tensão indicaram predominantemente a convivência com indivíduos estressados e desequilibrados emocionalmente. Os principais indicadores de impacto no trabalho foram a desmotivação e a dificuldade de lembrar fatos recentes, que anteriormente eram lembrados com naturalidade. Os mecanismos de regulação (coping) mais utilizados pelos indivíduos que não apresentaram manifestações de estresse foram a possibilidade de descansar nos finais de semana e feriados e gozar férias regularmente. As mulheres apresentaram, em média, estresse ocupacional superior ao dos homens. Em relação a saúde, observou-se que aqueles identificados com estresse, foram os que mais revelaram problemas nesta área. Identificou-se correlações significativas de média a grande intensidade, entre estresse ocupacional e fontes de tensão no trabalho, fontes de tensão do indivíduo, indicadores de impacto no trabalho e mecanismos de regulação. Com base na análise multivariada observou-se que maiores níveis nas fontes de tensão do indivíduo e menor atuação dos mecanismos de regulação levaram a elevação dos níveis de estresse ocupacional. Verificou-se também, que incrementos no estresse ocupacional levaram a aumento nos indicadores de impacto no trabalho.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

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Luciano Zille Gisele Ferreira Pinto Siqueira Pereira Kelly de Morais

Os efeitos de narrativa de vida em escritas feministas: uma perspectiva racial e de classe

A presente pesquisa tem por objetivo analisar os efeitos de narrativa de vida como estratégias argumentativas na construção da identidade discursiva individual e coletiva. O corpus é composto por escritos filosóficos centrados nos estudos feministas. O referido corpus pode ser dividido em duas perspectivas. A primeira diz respeito à questão racial e a segunda à questão de classe. Seguindo essa ideia, o corpus também pode ser dividido em dois grupos, um vinculado à manifestação de um feminismo denominado branco/clássico e o outro, negro/decolonial. Para compor o primeiro grupo, selecionamos as obras filosóficas Le deuxime sexe ([1949]1976), de Simone de Beauvoir; The feminine mystique ([1963]2013), de Betty Friedan; L'amour en plus (1980), de Elisabeth Badinter; já para o segundo grupo elegemos Ain't I a woman: black women and feminism ([1981]2015), de bell hooks; Women, Race and Class ([1981]1983), de Angela Davis; Sister outsider: essays and speeches, de Audre Lorde ([1984]2007). Os fundamentos teóricos da pesquisa concentram-se nos pressupostos teóricos pertencentes à Análise do Discurso de tendência francesa, mais especificamente, na Teoria Semiolinguística criada por Patrick Charaudeau. Nos apoiamos nas contribuições de Charaudeau em suas obras Linguagem e discurso ([1983]2009a) e Identités sociales et discursives du sujet parlant (2009b); nas abordagens teóricas de Machado (2016) no livro Reflexões sobre uma corrente da análise do discurso e sua aplicação em narrativas de vida; e nas reflexões filosóficas efetuadas sobre a linguagem por Bakhtin em sua obra Problemas da Poética de Dostoiévski ([1929]1997). No presente estudo, deu-se especial destaque à noção de efeitos de narrativa de vida através tanto das experiências de vida das próprias autoras quanto por meio dos relatos vivenciados por outras mulheres. Enfim, a pesquisa chega a conclusão de que as vertentes de feminismos branco/clássico e negro/decolonial apresentam em suas construções discursivas efeitos de narrativa de vida que se fundamentam como estratégias argumentativas pautadas na ideia de que as descontinuidades do grupo social mulher possui como base (e não como recorte) as questões relativas à raça e à classe.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

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Maira Guimarães

Teste de aderência das premissas biométricas de um plano de previdência complementar fechado

O aumento da expectativa de vida da população ocasiona novos desafios quando se fala em Previdência. Nas Entidades de Previdência Complementar, a identificação oportuna de possíveis desvios das premissas biométricas de mortalidade objetiva a garantia de solvência do Plano e a manutenção dos benefícios ao longo prazo, uma vez que essa premissa, assim como as premissas demográficas, econômico-financeira, entre outras, causam impacto diretamente no resultado dos Valores Atuais dos Benefícios Futuros do período contributivo, relativos à aposentadoria programada e aposentadoria por invalidez. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo o estudo da aderência das tábuas biométricas a uma massa de participantes e assistidos de um plano de previdência complementar fechado. O atuário tem como atribuição determinar as hipóteses a serem utilizadas em um plano, com base em estudos técnicos que comprovem a aderência ao conjunto de dados e à forma com que se comporta cada plano de previdência

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

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Mariana Abigair de Souza Sabino

Abordagens para avaliação automática de conferências científicas: um estudo de caso em ciência da computação

Avaliar a qualidade de conferências científicas é um importante serviço que pode ser provido por bibliotecas digitais e sistemas similares, principalmente para campos do conhecimento dinâmicos como a Ciência da Computação e a Engenharia Elétrica. Entretanto, a maioria das abordagens existentes está voltada para a avaliação de periódicos. Neste trabalho, propomos duas abordagens para avaliar automaticamente a qualidade de conferências. Na primeira abordagem, realizamos uma análise das deficiências das métricas baseadas em citações bibliográficas usadas para periódicos e propomos um conjunto de novas métricas especialmente projetadas para capturar aspectos intrínsecos e importantes relacionados a conferências, tais como longevidade, popularidade, prestígio e periodicidade. Para demonstrar a efetividade das métricas propostas, conduzimos dois conjuntos de experimentos. No primeiro, nossas métricas foram contrastadas com um gabarito produzido por um grande número de especialistas. Então, utilizamos nossas métricas para classificar essas conferências em níveis de qualidade pré-estabelecidos, também de acordo com o gabarito. Nossas métricas obtiveram ganhos de até 8,4% na comparação de similaridade e 7,8% na acurácia quando comparadas com as métricas tradicionais para classificação de periódicos.Na segunda abordagem, identificamos um grande número de características (por exemplo, citações, tradição, taxas de submissão e aceitação, reputação dos membros do comitê de programa) que podem ser usadas como critérios para avaliar a qualidade de conferências científicas e estudamos como essas características podem ser automaticamente combinadas através de técnicas de aprendizado de máquina para executar essa tarefa efetivamente. Entre nossos principais resultados, podemos citar: (1) a separação de conferências de alta qualidade de conferências de média e baixa qualidade pode ser executada efetivamente, mas separar os dois últimos tipos é uma tarefa muito díficil e (2) as características baseadas em citações seguidas pelas associadas com a tradição da conferência são as mais importantes para essa tarefa.Em suma, as principais contribuições desta dissertação são: (i) estudar a eficácia, para avaliação de conferências, de métricas baseadas em citações bibliográficas projetadas para periódicos; (ii) apresentar um conjunto de novas métricas baseadas em citações bibliográficas projetadas especificamente para avaliação de conferências e que capturam aspectos importantes que não são considerados pelas métricas existentes (para periódicos); (iii) apresentar e detalhar um conjunto de características que podem ser utilizadas como indicadores de qualidade para conferências científicas; (iv) estudar como essas características podem ser combinadas através de técnicas de aprendizado de máquina para automática e efetivamente classificar conferências de acordo com sua a qualidade; e (v) apresentar uma análise detalhada das dificuldades inerentes ao problema de classificação de conferências de acordo com a sua qualidade.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

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Waister Silva Martins

Tiradentes pelos pincéis e narrativas: arte, ensino e imaginário nas interpretações dos vestibulandos

Esta pesquisa buscou compreender as relações entre as representações do conhecimento histórico - acerca do personagem Tiradentes - e as interpretações e imaginário social expressos pelos candidatos do vestibular UFMG/2005. Os textos dos vestibulandos foramtomados como dados empíricos da pesquisa e possibilitaram-nos a apreensão dos significados atribuídos à figura de Tiradentes a partir da reprodução de duas obras iconográficas dedicadas a esse personagem: Tiradentes esquartejado de Pedro Américo e Alferes Joaquim José da Silva Xavierde José Washt Rodrigues. As análises foram sustentadas teoricamente por conceitos e perspectivas analíticas trabalhadas pela Nova História Cultural, tais como imaginário social, representações, apropriações e práticas culturais. Do ponto de vistametodológico, criamos categorias de análise a partir da identificação dos campos de nucleação que compõem as escritas dos vestibulandos. As referências teórico-metodológicas permitiram-nos construir uma rede teórica que foi utilizada para compreendermos as representações, apropriações e circulação do conhecimento histórico, bem como nosauxiliaram na leitura, análise e interpretação das fontes. Das análises realizadas podemos inferir, com base na leitura sistemática das respostas e na identificação das marcas dos discursos dos candidatos, que tanto a História Escolarizada quanto o conhecimento circulanteem outros espaços sociais (expresso por múltiplas linguagens, especificamente, no caso estudado, a iconográfica) possuem um importante papel na compreensão e no desenvolvimento de interpretações relativas ao conhecimento histórico.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

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Silvia Maria Amancio Rachi Vartuli

O material concreto na educação musical infantil: uma análise das concepções docentes

Esta pesquisa tem como objeto a busca por uma definição, função e aplicação do material concreto utilizado para educar musicalmente crianças entre três e cinco anos, bem como por uma associação do uso desses materiais com o jogo e o brinquedo. A fundamentação teórica abrange um estudo sobre as definições de jogo, brinquedo e material concreto surgidas no século XX, por meio do qual foi possível conceituar esses termos no campo da educação musical. Também abrange um estudo histórico-evolutivo sobre o jogo e o brinquedo, do século XVIII ao XX, através das figuras de Rousseau, Pestalozzi, Froebel e Montessori, e das figuras da pedagogia musical do início do século XX, Willems e Martenot. Os primeiros quatro pensadores apresentam propostas direcionadas tanto à educação geral quanto musical infantil. O conhecimento das suas idéias acerca do jogo e do brinquedo, somadas a uma reflexão crítica daquelas concernentes ao jogo descritas por Willems e Martenot, puderam iluminar a busca de definições e o entendimento da função e aplicação de materiais concretos na educação musical. Através de entrevistas semi-estruturadas, dez professores provenientes de Escolas de Música Livres de Belo Horizonte forneceram seus depoimentos sobre o objeto da pesquisa. Os resultados revelaram definições não consensuais de material concreto e uma preferência consensual pelo seu uso no ensino de música para crianças, bem como relações importantes entre ele, o jogo e o brinquedo. Espera-se, com isto, suscitar reflexões entre os docentes que trabalham utilizando esses materiais para musicalizar crianças entre três e cinco anos.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

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Daniela Vilela de Morais

Movimentação de terra em obras rodoviárias: um estudo de caso de trechos do proacesso-MG, observados os aspectos da Engenharia Sanitária

Concluído o projeto geométrico de uma estrada, torna-se necessário calcular os volumes de terra que serão escavados nos cortes, bem como os volumes que serão depositados nos aterros, constituindo, portanto, a terraplenagem, que é o conjunto de operações destinadas aocorte, carregamento, transporte, descarregamento, acabamento de superfície, umedecimento e compactação de materiais em uma obra rodoviária, objetivando adequar o terreno natural às especificações de projeto. Inicialmente, calculam-se as áreas das seções transversaispassando-se em seguida ao cálculo dos volumes. Ocorre, portanto, uma movimentação de terra na qual os volumes gerados (escavação e aterro) são totalmente utilizados de forma a elaborar-se um projeto com o menor custo. Embora considerando que o custo da terraplenagem é obtido computando-se apenas os volumes escavados, mesmo assim faz-se necessário o cálculo dos volumes de aterros a fim de ser estudada a compensação entre os cortes e os aterros. O projeto de terraplenagem consiste numa das principais etapas de um projeto rodoviário e, durante a execução das obras é considerada a fase que causa maiores impactos ambientais nos meios físico e biótico. Devido à sua importância ambiental, econômica e nos aspectos da construção civil na atividade de infraestrutura rodoviária, este trabalho analisa a movimentação de terra em trechos rodoviários, com dados reais eapresentação de comparativos para verificação e análise das diversas etapas que compreendem a terraplenagem (execução de cortes, empréstimos, remoção de material rochoso, bota-foras, etc.). Neste projeto, serão apresentados diversos dados sobre a questão damovimentação de terra que abrangem a escavação, retirada, transporte, utilização e descarte dos materiais (solo e material britado) provenientes das caixas de empréstimo e jazidas para a implantação de uma rodovia.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Douglas Gomes Cardoso

Exame Clínico Objetivo Estruturado (ECOE) para avaliação dascompetências clínicas de estudantes da área da saúde: revisão integrativa da literatura

O ECOE (Exame Clínico Objetivo Estruturado) é utilizado para avaliarcompetências e habilidades clínicas de estudantes e profissionais da saúde, em cenários que simulam situações reais. Tal exame vem confirmando se tratar de um método de avaliação viável, confiável e válido. Por esse motivo, o ECOE tem se tornado habitual nas avaliações baseadas no desempenho clínico, particularmente, nos exames concernentes à graduação, sendo integrado como um componente importante do novo paradigma de ensino de habilidades clínicas.Nesse contexto, este estudo objetivou identificar as evidências disponíveis na literatura sobre a aplicabilidade do ECOE como ferramenta de avaliação educacional e de competência clínica no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes de graduação da área da saúde. Para a execução deste trabalho, selecionou-se um referencial metodológico pertinente à revisão integrativa daliteratura e realizou-se buscas para seleção dos artigos nas bases de dados MEDLINE, LILACS e SCOPUS. Foi efetuada leitura criteriosa dos títulos e resumos dos artigos encontrados. As publicações científicas que apresentaram conteúdo adequado à questão norteadora e possibilidade de acesso na íntegra constituíram a amostra final para avaliação, compreendendo 12 manuscritos, os quais foram categorizados em dois grupamentos: estudos em que o ECOE foiconsiderado um método efetivo e válido para a avaliação da competência clínica dos estudantes na simulação da prática, e estudos nos quais o ECOE foi considerado um método capaz de presumir o desempenho do estudante na realidade da prática clínica, ou seja, uma avaliação preditiva. Esta pesquisa contribuiu para a identificação de evidências disponíveis na literatura sobre a utilidade do ECOE como ferramenta de avaliação educacional, demonstrando que o exame tem sido reconhecido como uma estratégia confiável e válida para avaliara competência clínica no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes de graduação. Por fim, constatou-se que o ECOE é caracterizado como um método detentor de benefícios significativos, contudo, as limitações associadas ao exame também são reconhecidas.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

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Ariane Cristina Barboza Zanetti

Leitura e práticas de formação docente: o caso do Pró-Leitura

Este trabalho analisa os processos e práticas de formação continuada de professoras do ensino fundamental e médio na área da leitura, bem como as apropriações desses processos e práticas por essas docentes e as relações que perpassara esse contexto formativo. O estudo de cunho qualitativo propõe-se a descrever e analisar as relações, as práticas e as trajetórias de leitura de um grupo de professoras, no que concerne à leitura. Procurou-se privilegiar, como interlocutores, professoras que participaram do projeto Pró-Leitura na formação do professor-leitor. Os dados foram adquiridos por meio de entrevistas semi-estruturadas, de esquema livre, com aplicação de questionários e de análise documental. Constatou-se que as professoras são leitoras plurais, de diferentes gêneros, e que tais práticas leitoras, freqüentemente, não são reconhecidas como legítimas. O contexto de formação continuada evidenciou-se como um contexto de relações de força, no qual as relações entre as docentes e os demais grupos, que integram o processo formativo, constituem-se em relações de tensão e de conflito. Detectaram-se múltiplas relações frente aos distintos saberes, pessoas e instituições, diferentes posturas se manifestaram, tanto por parte das professoras, como por parte dos/as formadores/as.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

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Santuza Amorim da Silva

Índice de vulnerabilidade à saúde e equidade na Atenção Primária à Saúde: relato da experiência do Centro de Saúde Serrano, em Belo Horizonte - MG

A atenção primária no município de Belo Horizonte é organizada por distritos sanitários, sendo cada um deles subdividido em áreas de abrangência, geralmente relacionadas a um Centro de Saúde ou Unidade Básica de Saúde e microáreas, estas definidas segundo a lógica da homogeneidade socioeconômico-sanitária-, ou seja, pela identificação de espaços onde se concentram grupos populacionais relativamente homogêneos de acordo com as condições de existência.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

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Juliana Campos Leal

A heterogeneidade da demanda em modelos evolucionários: um ensaio teórico e o caso da indústria farmacêutica

O objetivo dessa Tese é discutir a relevância da consideração da heterogeneidade e da limitação racional dos agentes demandantes em modelos evolucionários. O modelo construído procura fazer a conexão entre um modelo de complexidade tecnológica (modelo pNK) e um modelo que capta a heterogeneidade da demanda (modelo Take-the-best) para mostrar como as distintas considerações sobre o ordenamento e definição de preferências dos consumidores aliado às limitações de seu conjunto de informações podem explicar a dinâmica das flutuações das variáveis de resultados (financeiros, tecnológicos e de mercado) de empresas industriais. Para essa empreitada, foram definidas duas aplicações que comprovam a potencialidade analítica do modelo desenvolvido. Primeiro, em um modelo teórico, é firmada essa relevância demonstrando como modificações no comportamento do consumidor afetam a participação de mercado de empresas inovadoras. Segundo, e mais importante, um modelo do tipo History-Friendly utiliza informações empíricas sobre a indústria farmacêutica, com foco nas especificidades brasileiras, para demonstrar como as modificações do comportamento da demanda influenciam e explicam a conduta e o desempenho das empresas, conformando a dinâmica estrutural que pode ser observada em estudos empíricos.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

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Thiago Caliari Silva

Bruxismo noturno, bullying verbal escolar e satisfação de vida em adolescentes brasileiros

O objetivo deste estudo foi investigar a associação entre o provável bruxismo noturno, bullying verbal escolar, classe econômica e satisfação de vida em adolescentes. : o primeiro com delineamento transversal de base populacional e o segundo, um estudo caso-controle aninhado ao estudo transversal. O estudo transversal de base populacional foi realizado com uma amostra de 1344 adolescentes de 13 a 15 anos de idade, matriculados em escolas de Itabira, Brasil. Os dados sobre o provável bruxismo noturno e classificação econômica foram obtidos por meio de questionário respondido pelos pais. Por sua vez, as informações sobre o envolvimento em episódios de bullying verbal escolar e satisfação de vida foram coletadas por meio de questionário respondido pelos adolescentes. O bruxismo noturno foi identificado à partir dos critérios mínimos da International Classification of Sleep Disorders (ICSD), enquanto as questões sobre o bullying verbal escolar foram baseadas no questionário da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE). Para se classificar economicamente às famílias, foram adotados os critérios formulados pela Associação Brasileira de Empresa de Pesquisa (ABEP). A satisfação de vida foi avaliada através da Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para Adolescentes (EMSVA). Os dados foram analisados mediante testes bivariados e regressão de Poisson com variância robusta. De acordo com o relato dos pais, 205 (15,3%) adolescentes apresentavam provável bruxismo noturno. Em relação ao bullying verbal escolar, 10,9% dos adolescentes eram vítimas, 17,2% eram agressores e 5,9% eram tanto vítimas quanto agressores. A maior prevalência de bruxismo noturno foi observada entre adolescentes vítimas de bullying verbal escolar (RP: 6,31; IC95%: 4,78-8,32) e vítimas/agressores (RP: 5,27; IC95%: 3,82-7,27). O bruxismo noturno associou-se também à alta classe econômica (RP: 1,51; IC95%: 1.23-1,86), aos maiores escores de satisfação de vida nos domínios self (RP: 1,04; IC95%: 1,00-1,08), escola (RP: 1,05; IC95%: 1,02-1,09) e autoeficácia (RP: 1,07; IC95%: 1,03-1,12) e aos baixos escores de satisfação no domínio não violência (RP: 0,96; IC95%: 0,93-0,99). No estudo caso-controle, os adolescentes que participaram do estudo transversal foram distribuídos em dois grupos de acordo com a presença/ausência do provável bruxismo noturno. O grupo caso foi composto por 103 adolescentes com bruxismo noturno e o grupo controle tinha 206 participantes sem bruxismo noturno. Os grupos foram pareados de acordo com gênero e idade dos adolescentes e adotou-se uma proporção de dois controles para cada caso. A associação entre a variável dependente (bruxismo noturno) e as variáveis independentes (classe econômica e bullying verbal escolar) foi verificada por meio de modelos de regressão logística condicional não ajustado e ajustado. À partir da análise dos dados, verificou-se que os adolescentes com bruxismo noturno tiveram uma chance seis vezes maior de terem sido expostos a episódios de bullying verbal escolar (OR: 6,08; IC95%: 4,25-8,72), em comparação aos adolescentes do grupo controle. Diante destes resultados, concluiu-se que o bruxismo noturno associou-se significativamente ao bullying verbal escolar em ambos os estudos. Em contrapartida, a associação entre o bruxismo noturno e a classe econômica foi observada apenas no estudo transversal.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

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Livia Bonfim Fulgencio

Multipath Routing for Dual-Radio Wireless Sensor Networks

O projeto de uma Rede de Sensores Sem Fio depente muito da aplicação. Para aplicações tradicionais, como monitoração ambiental, smart buildings ou na agricultura, foram sempre priorizadas a redução do custo das plataformas, o gasto de energia e o uso de memória, em troca de ter uma vazão mais baixa. Aplicações modernas, como sistemas de segurança ou monitoramento de tráfego, geralmente exigem o uso de câmeras e transmissão de dados de vídeos pela rede. Para aplicações como essas, plataformas de dois rádios foram desenvolvidas, onde o seu projeto prioriza alcançar uma vazão maior e conservar a eficiência energética da rede. Nesse trabalho é proposto um algoritmo de roteamento multicaminho para encontrar dois caminhos disjuntos com a mesma paridade entre um par de nós da rede. O novo algoritmo de roteamento, combinado com um esquema de encaminhamento de pacotes que alterna os rádios ao longo do caminho, permite que todos os nós usem os dois rádios que possuem em paralelo a todo o tempo, dobrando a vazão em comparação com um esquema de um único caminho. Nós avaliamos nosso algoritmo e esquema de encaminhamento em um testbed físico contendo 100 nós da plataforma Opal, que possui dois rádios. Nosso protocolo conseguiu dobrar a vazão em comparação com o FastForward, o protocolo estado-da-arte para plataformas com dois rádios, e conseguiu atingir até 96% do limite teórico.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

Creators

Nildo dos Santos Ribeiro Junior

Extração, hidrólise e remoção de fenilalanina das proteínas de farinha de arroz

O objetivo deste trabalho foi estudar as condições de extração e hidrólise protéica, e da remoção de fenilalanina (Phe), utilizando-se farinha comercial de arroz como matéria-prima, buscando fornecer alternativas para o mercado no desenvolvimento de formulações com baixo teor de Phe, para ser utilizada na dieta de fenilcetonúricos. Inicialmente, foram estudadas diferentes condições de extração enzimática das proteínas da farinha de arroz, com o objetivo de otimizar o rendimento de extração protéica (REP). Todos os parâmetros empregados (tipo de enzima; temperatura; pH; tratamento físico da amostra; relação enzima:substrato (E:S) e concentração inicial de matéria-prima) influenciaram no REP, sendo que o melhor resultado foi obtido quando se empregou a concentração inicial de matéria prima a 1:10 (p/v), sem tratamento físico, pH 10,5, com uma protease alcalina na relação E:S de 10:100, a 50 ºC; tendo atingido um REP de 63,4%. Posteriormente, o extrato protéico obtido, sob estas condições, foi hidrolisado utilizando-se diversas condições de hidrólise, e o carvão ativado (CA) foi empregado como meio adsorvente na remoção de Phe. Foram, então, avaliados o tipo de enzima, relação E:S, relação proteína:CA, tipo e modo de emprego do CA. Após passagem dos hidrolisados por coluna de CA, a Phe foi dosada por espectrofotometria derivada segunda (EDS). O emprego da papaína na relação E:S de 4:100 e o uso de três tipos de CA na relação proteína:CA de 1:88 mostraram ser eficientes, obtendo-se hidrolisado com teor final de Phe (82,5 mg/100 g de hidrolisado) dentro do limite máximo permitido pela legislação brasileira para produtos destinados à fenilcetonúricos.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

Creators

Claudia Regina Vieira

Viver em Ipatinga: olhares de citadinos - cidadãos se fazendo na cidade - (1958-1992)

Nesse estudo quero compreender e ao mesmo tempo expor, o processo histórico da formação política e social da cidade de Ipatinga, tentando alcançar o sentido de sua direção. Inicialmente, sem entrar em maiore considerações, importa colocar aqui, alguns pontos sobre o município. A cidade foi criada dentro de um novo modo de acumulação capitalista - a modernização industrial observada no período Kubischek, às portas do colapso democrático em 1964.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

Creators

Ligia Garcia Diniz

Protocolo de consulta de enfermagem ao recém-nascido na puericultura no município de Monjolos

Os protocolos de saúde são rotinas dos cuidados, elaborados por profissionais embasados em conhecimento científicos sendo instrumentos direcionadores da atenção à saúde e utilizados para facilitar e melhorar a assistência aos usuários. O estudo objetivou elaborar um protocolo de consulta de enfermagem ao recém-nascido no município de Monjolos de Minas Gerais. Foi realizada uma busca de artigos científicos, no período de janeiro a março de 2012, utilizando as seguintes bases de dados: MEDLINE, SciELO, BVS, Google Acadêmico, dados da Estratégia de Saúde da Família, da Secretaria Municipal de Saúde, de manuais do Ministério da Saúde e de alguns protocolos já estabelecidos em outros locais. Foram utilizados como critérios de inclusão, artigos publicados na língua portuguesa e a partir do ano de 2001. Após a seleção dos artigos, as publicações foram submetidas ao processo de leitura de acordo com as orientações de Gil (2007). A proposta de protocolo define que a primeira consulta do recém-nascido, após a chegada do hospital, será realizada pelo enfermeiro, embasada na consulta de enfermagem com detalhes definidos exclusivos para recém-nascidos. A primeira etapa da consulta é a anamnese que apresenta algumas perguntas já estruturadas, seguida do exame físico, dos diagnósticos de enfermagem adaptados para recém-nascidos, das prescrições da assistência de enfermagem que são específicas e por último a evolução da assistência de enfermagem sendo realizada nas consultas posteriores. A implantação do protocolo de consulta de enfermagem ao RN na ESF terá várias contribuições, resolvendo e prevenindo a maioria dos problemas desses, na atenção primária com tecnologia de baixo custo.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

Creators

Fabio de Jesus Santos