Repositório RCAAP

Os sistemas e práticas de informação no apoio a projetos de mudança estratégica e organizacional

Este trabalho teve como objetivo investigar, discutir e analisarcriticamente o papel dos sistemas e práticas de informação enquantogeradores de informação para orientação de ações dentro de umaorganização e, seu uso, para apoiar a criação e disseminação deconhecimento, cultura e aprendizagem organizacionais.Conscientes de que muitas teorias no campo das ciências gerenciais são formadas a partir da sistematização de experiências empresariais,procuramos verificar numa organização que estivesse fazendo uso, nocotidiano, desses sistemas e práticas. A escolha do Banco do Nordeste do Brasil S/A como foco deste estudo está relacionada ao fato de o banco possuir um moderno, dinâmico e bastante avançado sistema de informação, desenvolvido a partir da inteligência e conhecimento de suas equipes de trabalho, que definiram uma identidade empresarial própria para a organização (visão de futuro, missão e foco estratégico) e passaram a desenvolver serviços inovadores, a partir do conhecimento compartilhado de seus funcionários, no processo de mudanças para adaptação à nova ordem social e econômica pela qual passam nossas organizações. A apresentação do modelo de sistema de informação do Banco do Nordeste do Brasil S/A foi definida a partir de informações coletadas na organização, através de relatórios e discussões com funcionários e complementadas com análise detalhada do sistema em questão.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Iratan Lira Feitosa

Entre fraldas e letras, fazeres e afetos: enredos de educadoras infantis (UMEIs de Belo Horizonte /2007-2008)

RESUMO Este estudo analisa quem são as educadoras infantis de duas Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs) de Belo Horizonte, como se veem e sentem a sua condição profissional e de trabalho. Discute, especialmente, a rotina de trabalho das educadoras com as crianças, sobretudo a arquitetura do tempo, do espaço e as práticas que as constituem. Contém, ainda, uma análise inicial de suas autoimagens profissionais, de suas concepções sobre as crianças, bem como das alegrias, tensões e dificuldades inscritas no dia-a-dia dessas profissionais nas duas UMEIs. Procura, ainda, identificar e compreender os motivos e circunstâncias associados à entrada e permanência dessas educadoras nessa atividade profissional, buscando interpretar os sentidos que elas lhe atribuem. A pesquisa foi realizada com educadoras que atendem crianças entre 1 e 6 anos de idade, em 2007 e 2008. Trata-se de uma investigação na perspectiva qualitativa, realizada mediante a observação direta do cotidiano das educadoras nas UMEIs combinada à realização de entrevistas narrativas individuais e entrevistas semiestruturadas com grupos de educadoras dessas instituições. As profissionais foram subdivididas em dois grupos, segundo a faixa etária das crianças com as quais trabalhavam, agrupamentos assim definidos: educadoras que trabalham com Primeiro Ciclo (crianças menores de três anos) e as que trabalham com o Segundo Ciclo (crianças maiores de três anos). Dentre as principais descobertas deste estudo, está a existência de pontos comuns e distintos revelados por esses dois segmentos de educadoras infantis quanto às questões investigadas. Elas se aproximam, por exemplo, quanto à referência que sustenta suas autoimagens profissionais, isto é, o que elas consideram como sendo um professor ou como a atividade docente. Contudo, as educadoras que trabalhavam com crianças menores de três anos, que demandam ações de cuidados (físicos e emocionais) muito intensos, entendem que a imagem de professora não é suficiente para definir a complexidade dos fazeres dessa profissão. Outro ponto que elas compartilham refere-se às suas alegrias nesse trabalho, pois atribuem à relação com as crianças - por entre fraldas e letras, fazeres e afetos sentimentos de alegria, gratificação e beleza. Elas participam, testemunham e colaboram com o desenvolvimento das crianças. Elas possibilitam as crianças o aprendizado e incorporação de saberes e práticas culturais, individual e coletivamente. Nos aspectos que as diferenciam, destaca-se que as profissionais que trabalham com crianças menores de três anos revelaram que os cuidados corporais (higiene e alimentação) e de proteção predominam em suas rotinas de trabalho, ocupando grande parte do tempo de suas lidas diárias com a criança na instituição, prejudicando a realização de outras atividades educativas. Quanto às educadoras das crianças acima de três anos, têm preocupações relativas à realização de atividades de ensino de leitura e escrita de letras e numerais, e com o desenvolvimento de habilidades nas crianças (recorte, colagem, ouvir e contar histórias, dentre outras). Nesse subgrupo, as atividades de cuidado parecem não constituir um ponto expressivo de tensão e dificuldade na rotina diária. Estes se localizam, especialmente, na desvalorização social dessa atividade e carreira profissional, associada de um lado ao imaginário social que desqualifica e desvaloriza os trabalhos considerados femininos, como certo tipo de serviços e de cuidados, bem como as próprias crianças e o trabalho com elas ; e, de outro, está a inferiorização e o descaso do poder público para com a Educação Infantil, localizada no patamar mais baixo do prestígio social, sendo, portanto, menos valorizada material e simbolicamente nas hierarquias sociais e escolares, nas políticas públicas e na gestão educacional.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Genicia Martins de Matos

Plano de ação para ampliação da cobertura do exame citopatológico no Programa Saúde da Família de Jaci

Conhecendo os fatores que impedem ou dificultem a realização do exame citopatológico, pode-se melhorar a qualidade na assistência à mulher embasada em uma relação de confiança entre profissional-usuária, aumentar a cobertura do exame e diminuir o número de casos de câncer de colo uterino. Observa-se que a cobertura do exame na Unidade de Saúde da Família (USF) Jaci do município de Candeias-MG é muito baixa, o que preocupa os profissionais. O objetivo deste estudo foi elaborar um plano de ação visando aumentar o número de exames de Papanicolaou realizados entre as mulheres de 20 a 59 anos, cadastradas na USF Jaci, do Município de Candeias MG. Para tal foi utilizado o diagnóstico situacional previamente realizado pela equipe da unidade de saúde identificando os principais problemas na comunidade; dentre eles priorizou-se: o baixo número de mulheres entre 20 a 59 anos que não realizam o exame citopatológico de colo uterino. Foi realizada uma análise para identificar as causas mais importantes do problema e que precisam ser enfrentadas. A equipe selecionou os nós críticos que estão dentro do espaço de sua governabilidade, ou seja, o que a equipe tem possibilidades de enfrentá-los, sendo eles: hábitos e estilos de vida e nível de informação. A partir da definição dos nós críticos a equipe elaborou um Plano de Ação incluindo ações como capacitação das ACS sobre a importância de realizar o exame preventivo, criação de grupos de mulheres para identificar os fatores que as impedem de realizar o exame, criar horários alternativos para favorecer as mulheres que trabalham fora do domicílio, realização de palestras; oficinas de grupos; distribuição de panfletos informativos e divulgação em rádio sobre o câncer do colo uterino. A elaboração deste plano de ação possibilitou à USF Jaci perceber a importância de se utilizar um método de planejamento como ferramenta para organização do processo de trabalho proporcionando à população uma melhor assistência à saúde, em especial a cobertura da população feminina na prevenção do câncer cérvico-uterino.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Lidianne de Souza Costa

As Universidades Federais em Minas Gerais: uma análise de seus indicadores de desempenho

Este trabalho foi elaborado com o objetivo de analisar indicadores de desempenho e variáveis financeiras e operacionais das onze Universidades Federais localizadas no estado de Minas Gerais: Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Viçosa, Universidade Federal de Lavras, Universidade Federal de São João del Rei, Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Itajubá, Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Alfenas, Universidade Federal do Triângulo Mineiro e Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Caracteriza-se como descritivo, com uma abordagem qualitativa / quantitativa. Analisou-se a evolução dos recursos disponibilizados às Universidades Federais mineiras durante o período de 1995 a 2004, constatando-se uma diminuição contínua quando considerados os períodos trianuais, com valores corrigidos pelo IGP-DI. Foram ainda analisadas as evoluções dos indicadores de desempenho apresentados pelas Universidades Federais mineiras ao Tribunal de Contas da União entre 2002 e 2004. Também, compararam-se as médias das Universidades Federais mineiras com as das Universidades Federais brasileiras. Além dessas análises, foram realizadas entrevistas com os gestores de 7 Universidades Federais mineiras. Finalmente foi realizado um survey, incluindo questões referentes às variáveis de aprimoramento do sistema universitário federal, do qual obtiveram-se 118 respostas.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Herbert Newton Mota Guerra

Empreendedorismo académico: um desafio para transferência de biotecnologia na Universidade Federal de Minas Gerais

A biotecnologia é considerada um fator chave na luta contra doenças e fome no mundo. Devido a regulamentos rigorosos, investimentos elevados e pesquisas extensas, a maior parte da pesquisa e desenvolvimento que leva a produtos e serviços de biotecnologia é realizada nas universidades e, em seguida, transferida para empresas já consolidadas ou para uma nova empresa criada pelos próprios acadêmicos. No entanto, o processo de transferência de tecnologia da pesquisa universitária para a comercialização da indústria apresenta desafios. O presente trabalho busca compreender por que biotecnologias desenvolvidas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) frequentemente não alcançam a fase de mercado. Para investigar esta questão, o principal objetivo do presente trabalho foi compreender a interação universidade-indústria e seus desafios na perspectiva de professores pesquisadores na área de biotecnologia. Um modelo de pesquisa quantitativa é usado para explorar o cenário da biotecnologia na UFMG e coletar informações sobre a interação universidade-indústria, obstáculos à P&D, apoio financeiro, colaboração em P&D, experiência de gestão e atividade empresarial. Uma contribuição do presente trabalho é apresentar de forma descritiva o cenário da pesquisa da biotecnologia na UFMG de acordo com a perspectiva dos professores que pesquisam nesta área, seus principais obstáculos, forma e intensidade de interações e desafios relativos à transferência de tecnologia no Sistema Nacional de Inovação brasileiro. A principal contribuição é a identificação de pouco interesse em transferência tecnológica e da baixa atividade empresarial acadêmica na área de biotecnologia na UFMG. Os resultados deste trabalho sugerem que o baixo interesse pela atividade empresarial acadêmica (relacionados a transferência tecnológica moderada) não estão, necessariamente, relacionados a uma questão setorial da biotecnologia, mas uma consequência do sistema de inovação imaturo do Brasil.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Victor Nikolaus Bistritzki

Fitoquímica e atividade vasodilatadora "in vitro de" "Mansoa hirsuta D.C.".

A planta Mansoa hirsuta DC (Bignoniaceae) é uma liana encontrada na mata Atlântica, sem uso etnomédico registrado. Recentemente, a atividade inibitória da enzima conversora de angiotensina (ECA) foi relatada para as folhas desta espécie. O presente trabalho teve por objetivo avaliar a potencial atividade anti-hipertensiva da espécie emmodelos in vitro e isolar os constituintes bioativos. O extrato de folhas de M. hirsuta (EEF), preparado por percolação exaustiva com etanol 96%, apresentou atividade vasodilatadora dependente da concentração e do endotélio (CI50 = 8,5 ± 0,6 ìg/mL), em preparações de anéis de aorta de ratos. Esse efeito foi suprimido na presença do LNAME (100 Smol/L), um inibidor da óxido nítrico (NO) sintase, indicando a participaçãodo NO na resposta de EEF. A indometacina (10 Smol/L), um inibidor da ciclooxigenase, não alterou significativamente a resposta vasodilatadora de EEF (CI50 12,0 ± 0,8 Sg/mL). A incubação dos anéis com superóxido dismutase (SOD; 300 U/mL) não alterou a curva concentração-resposta (CCR) obtida para o EEF, enquanto a CCR obtida para SIN-1(CI50 = 2,75 ± 0,73 ìmol/L), um doador de NO, foi significativamente deslocada para a esquerda na presença de EEF (50 Sg/mL; CI50 = 0,67 ± 0,11 ìmol/L), efeito semelhante ao obtido com a incubação com SOD (300 U/mL; CI50 = 0,8 ± 0,11 ìmol/L). Esses resultados indicam que a vasodilatação induzida por EEF é, em alguma extensão, promovida pelo aumento da biodisponibilidade de NO, resultante da atividade antioxidante do extrato. O EEF foi submetido a fracionamento por técnicas cromatográficas variadas (coluna de sílica gel, Sephadex LH20, RP-HPLC e cromatografia em contracorrente de alta velocidade HSCCC) e/ou partição entre solventes imiscíveis, resultando no isolamento de três substâncias denominadas PP1, PP2 e PP3. A análise dos espectros de massas desses compostos possibilitoucaracterizá-los como proantocianidinas tetraméricas, constituídas por duas unidades de afzelequina e duas unidades de catequina, ou seus epímeros correspondentes, e um resíduo de açúcar. A natureza das unidades de flavan-3-ol constituintes de PP1 foi confirmada por experimentos de RMN de 1H e de 13C mono e bidimensionais. Aocorrência de proantocianidinas em uma espécie de Bignoniaceae é relatada pela primeira vez neste trabalho. A atividade inibitória da ECA das substâncias isoladas foi avaliada in vitro, sendo apenas PP1 ativa, com inibição de 76 ± 2,7 %, na concentração de 100 ìg/mL. PP1 também apresentou atividade vasodilatadora concentração- e NOdependente,com CI50 de 0,25 ± 0,10 Smol/L. Esses resultados corroboram a potencial atividade anti-hipertensiva de M. hirsuta e indicam PP1 como uma das substâncias bioativas da espécie.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Priscilla Rodrigues Valadares Campana

A meditação como área de conhecimento: estudo cientométrico

Este estudo tem como objetivo geral analisar a inserção do tema meditação no núcleo de periódicos científicos da área médica, para identificar os países mais produtivos em resultados de pesquisas e sua comunicação em periódicos científicos dessa área, no período de 2009 a 2018, indexados na Web of Science e SCOPUS. A motivação da seleção do tema meditação foi em razão de essa temática ter crescido e apresentar-se como uma das Terapias Complementares mais utilizadas em todo o mundo. A escolha das bases citadas deu-se em virtude de sua cobertura multidisciplinar e por indexarem periódicos de alto impacto. O recorte temporal de 10 anos foi adotado por possibilitar avaliar a evolução dessa temática nos últimos anos. A fundamentação teórica abrange autores e conceitos da comunicação científica, dos estudos métricos e do campo das Terapias Complementares. Trata-se de estudo cientométrico, descritivo, de abordagem quantitativa. Os instrumentos de análise e sistematização de dados foram: as bases de dados - Web of Science - Coleção Principal, SCOPUS, Journal Citation Reports e SCImago Journal& Country Rank; Portal de Periódicos da Capes; Programa Excel e a ferramenta Wordsift. Analisaram-se as categorias: Produção científica por país; Núcleo de periódicos dos cinco países; Rede de coautoria; Representatividade do tema/Palavras-chave; e Produção científica X Citação Na Produção científica por país, identificou-se o ranking dos países líderes na pesquisa referente ao tema em estudo: na base Web of Science (1ª posição: Estados Unidos; 2ª posição: Inglaterra; 3ª posição: Austrália; 4ª posição: Canadá; e 5ª posição: Índia); na base SCOPUS (1ª posição: Estados Unidos; 2ª posição: Reino Unido; 3ª posição: Índia; 4ª posição: Austrália; e 5ª posição: Canadá). Na categoria Núcleo de periódicos, identificou-se que a maioria dos títulos de periódicos é de alto impacto e de procedência de países da América do Norte e Europa, em ambas as bases. Ainda se identificou que os periódicos encontram-se classificados em diversas categorias da área médica. Na Representatividade do tema/Palavras-chave, percebeu-se que as palavras-chave citadas nos artigos pelo autor e pelas bases de dados referem-se às mais variadas especialidades médicas. Com relação à Coautoria, os Estados Unidos foram o país que se destacou como o maior parceiro dos quatro países nas duas bases de dados, exceto com a Austrália (SCOPUS). A maioria dessas parcerias ocorreu entre universidades nos cinco países, em ambas as bases de dados. A múltipla autoria, na maioria dos estudos, ocorreu nos cinco países. A Produção científica X Citação apresentou que a Elite de produtores dos cinco países em estudo, em ambas as bases, é formada por um grupo reduzido de pesquisadores. Esse grupo corresponde a um ou, no máximo, a dois autores que publicaram entre as faixas de 26 a 70 artigos sobre o tema. A Frente de pesquisa mostrou que os grandes produtores publicaram seus estudos, na maioria, no idioma inglês e em periódicos indexados nas duas bases. Entende-se que esta pesquisa possa contribuir para o conhecimento de importantes dimensões dos estudos realizados pelos cinco países líderes a respeito desse tema.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Jane Rodrigues Guirado

Preparação e caracterização de biocatalisadores heterogêneos para a produção de biolubrificante

FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

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2022-12-06T15:42:04Z

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Iara Camila de Almeida Bolina

Prognóstico pulpar de dentes permanentes com rizogênese incompleta reimplantados após avulsão traumática: estudo clínico longitudinal

A avulsão dentária é definida como o completo deslocamento do elemento dental do alvéolo ocasionando o rompimento total das fibras do ligamento periodontal bem como do feixe vásculo-nervoso apical. O reimplante é o tratamento de escolha, embora seu prognóstico no longo prazo seja imprevisível, pois enquanto alguns dentes reimplantados permanecem em boca por anos, outros são perdidos rapidamente promovendo sérios prejuízos psicológicos, estéticos, funcionais e financeiros. Poucos estudos clínicos longitudinais avaliaram o prognóstico pulpar de dentes permanentes reimplantados. Este estudo consistiu numa coorte histórica para avaliar o prognóstico pulpar de 133 dentes permanentes com rizogênese incompleta reimplantados após avulsão traumática em 117 pacientes atendidos na Clínica de Traumatismos Dentários da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais no período de 1994 a 2018. A partir da análise de prontuários clínicos foram coletados dados como: sexo, idade do paciente no momento do trauma, grau de rizogênese, duração do período extra-alveolar, meio de armazenamento do dente avulsionado, prescrição de antibioticoterapia sistêmica, tempo de imobilização, ocorrência de fraturas da coroa concomitantes com a avulsão. O padrão de resposta pulpar foi determinado com base nos dados clínicos e radiográficos e classificado como cicatrização quando observada a manutenção da vitalidade pulpar, obliteração do canal radicular e invaginação de tecido mineralizado semelhante ao osso na cavidade pulpar. A ausência de cicatrização foi classificada como necrose pulpar. Os dados foram analisados utilizando-se o programa estatístico R (versão 3.5.3, Viena, Áustria, 2018). Foi feita a análise descritiva das variáveis pesquisadas e uma regressão logística para estudo de associação entre as co-variáveis estudadas e a ocorrência ou não de cicatrização. A necrose pulpar representou o achado mais frequente (82,7%) seguida da invaginação de tecido mineralizado com aspecto ósseo na cavidade pulpar (9,77%), manutenção da vitalidade pulpar (5,26%) e obliteração do canal radicular (2,25%). O modelo multivariado final demonstrou que as chances de cicatrização pulpar foram maiores para dentes com estágios de rizogênese 2 (RC 17.4, IC 95% 2.8-106.6, p= 0.003) e 3 (RC 6.9, IC 95% 1.4 -3.9, p= 0.019), dentes armazenados no leite (RC 5.5, IC 95% 1.1 – 26.5, p= 0.038) e dentes reimplantados dentro de 15 minutos (RC 25.9, IC 95% 3.7 – 183.3, p= 0.001). Os resultados obtidos no presente estudo nos permitem concluir que a cicatrização pulpar representou um evento raro tendo ocorrido principalmente em dentes reimplantados com estágios precoces de desenvolvimento radicular após armazenamento em meios fisiológicos como o leite por curtos períodos de tempo.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Roberta Gabriela Amaro

Processo Empreendedor de SPIN-OFFS Universitárias - Principais Fatores Determinantes

Esta pesquisa analisa o processo empreendedor de spin-offs acadêmicas, empresas fundadas para explorar um item de propriedade intelectual criado em uma instituição acadêmica. Para entender o processo empreendedor, utilizou-se a perspectiva comportamental do empreendedorismo que analisa o empreendedor por meio de suas ações, e não de seus traços de personalidade. Outro referencial teórico balizar para este estudo foi a perspectiva schumpeteriana sobre o empreendedorismo, que indica que o elemento inovação é condição sine qua non no processo empreendedor. O objetivo foi identificar os principais gargalos que as spin-offs acadêmicas encontram no seu processo de criação, as formas de superação destes gargalos e os principais atores que influenciaram tal processo. Esta pesquisa, de natureza descritiva, utilizou o método de estudo de casos múltiplos, tendo como unidade de análise três empresas que surgiram de contratos de transferência de tecnologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Identificou-se que fatores mercadológicos, tais como resistência do mercado à inovação e escassez de fontes de capital para empreender, constituíram-se em gargalos importantes em todos os casos estudados. Ainda, foi constatado que iniciar um negócio a partir de uma tecnologia desenvolvida em uma universidade pública brasileira, sobretudo como pesquisador/empreendedor, pressupõe lidar com os gargalos oriundos da resistência da comunidade científica à pesquisa aplicada, da cultura acadêmica tradicional e do imperativo acadêmico universal publish or perish.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Lilian Barros Pereira

Análise da erosão interna de solos em barragens com base na distribuição de vazios

Processos de erosão interna juntamente com eventos de galgamentos são as principais causas de rupturas de barragens no mundo. Este fenômeno ocorre quando as partículas de um solo sofrem carreamentos excessivos devidos ao fluxo da percolação existente no maciço, em virtude da inexistência ou do funcionamento inadequado do sistema de filtros implantado no mesmo. O problema da filtragem, seja quanto ao dimensionamento ou avaliação de desempenho, é geralmente abordado em termos de diâmetros característicos dos materiais do solo base e do filtro. Embora os critérios usualmente aplicados para o dimensionamento de filtros sejam considerados satisfatórios, estes foram estabelecidos com base em resultados de ensaios de laboratórios e não contam com base teórica que permita avaliar qual é o carreamento das partículas do solo base através dos vazios formados entre os grãos de um filtro. Diante deste cenário, o professor Araken Silveira (Silveira, 1964), visando estabelecer critérios para dimensionamento não apenas granulométrico, mas também em termos das espessuras dos filtros, desenvolveu uma teoria para determinação da distribuição dos vazios, a partir da qual é possível simular o carreamento das partículas de um solo. Esta metodologia geométrica-probabilística permite determinar as distâncias percorridas pelas partículas do solo base até encontrar um vazio no filtro que restrinja seu transporte. Este trabalho apresenta, como estudo de caso, uma avaliação sobre o processo de erosão interna ocorrido na Barragem de Balderhead, localizada na Inglaterra, na década de 60. A partir das análises realizadas, foi verificado que parcela considerável das partículas do núcleo da barragem estariam sujeitas a carreamentos maiores que a espessura do filtro implantado, fato que apresenta boa concordância em relação ao evento observado em campo. Além disso, foi feita uma correlação entre os resultados obtidos e a razão de retenção D15/d85 Critério Clássico de Terzaghi a qual indicou a coerência deste critério, conforme já esperado.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Marcos de Avila Pimenta Filho

Sobre a possibilidade de pensarmos o mundo: o debate entre John McDowell e Donald Davidson

O trabalho avalia um debate contemporâneo acerca da possibilidade mesma de pensarmos sobre o mundo. No primeiro capítulo, é apresentada a crítica de McDowell a Davidson, que enfatiza o coerentismo adotado pelo segundo. A crítica ao mito do dado (tal como aparece em Sellars e Wittgenstein), bem como a necessidade de um empirismo mínimo (que McDowell detecta em Quine e Kant), apontam para uma oscilação no pensamento contemporâneo entre duas formas insatisfatórias de compreender o conteúdo empírico do pensamento. No segundo capítulo, apresento uma defesa de Davidson, enfatizando sua teoria da interpretação e do externismo semântico, bem como a relação entre causas e razões. No terceiro capítulo, avalio mais detidamente o debate, criticando o monismo anômalo, a forma como a fronteira entreconceitual e não-conceitual é entendida em Davidson, bem como o platonismo naturalizado defendido por McDowell. O trabalho apresenta uma natureza negativa, e termina constatando as deficiências de ambas as posições avaliadas.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Marco Aurelio Sousa Alves

Aplicações do efeito Mossbauer em Fe57 ao estudo da vermiculita

Foi feito um estudo, através do efeito Mossbauer, dos átomos de Fe nos 3 octaedros da vermiculita. Mediram-se a interação quadrupolar e o desvio isomérico em relação a fonte de Co57 em matriz de Cu, às temperaturas ambiente e do nitrogênio líquido. Constatou-se a ocorrência de efeito Goldanskii. Estudou-se a variação, com o ângulo de incidência dos fótons, das intensidades relativas das raias, em absorvedor monocristalino, não se conseguindo, porém, determinar os parâmetros do tensor gradiente do campo elétrico nas posições nucleares do Fe.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

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Alaor Silverio Chaves

Efeito da fixação do polo inferior do baço e da secção da membrana peritoneal gastroesplênica na vitalidade do remanescente da esplenectomia subtotal em ratos

A esplenectomia total está sendo cada vez mais evitada, devido aos riscos advindos da ressecção completa do baço. A esplenectomia subtotal com preservação do polo inferior (ESTPI) é a técnica mais recentemente descrita com a intenção de preservar o parênquima esplênico. Objetivo: verificar a vitalidade do polo inferior do baço, após ESTPI com ou sem fixação do polo inferior ao estômago e com secção total da membrana peritoneal gastroesplênica. Método: foram utilizados 60 ratos wistar, machos, com peso entre 280 e 320 g, distribuídos randomicamente em três grupos: grupo 1 - ESTPI (n=20), grupo 2 - ESTPI com fixação do polo inferior do baço na região do corpo gástrico (n=20), grupo 3 - ESTPI com secção da membrana peritoneal gastroesplênica (n=20). No 45º dia pós-operatório extirpou-se o polo inferior do baço e avaliou-se macroscopicamente a viabilidade por meio da coloração, forma, tamanho, aspecto da superfície, tecido necrótico, fibrótico e aderências; e microscopicamente pela presença de necrose, infiltrado inflamatório, proliferação vascular e fibrose. Os cálculos estatísticos foram realizados pelo programa Biostat 5.0 e utilizados: o teste t de student, a análise de variância (ANOVA), o teste de Kruskal Wallis e o teste exato de Fisher. O valor de p0,05 foi considerado significante. Resultados: na avaliação das alterações macroscópicas do polo inferior do baço entre os três grupos, verificou-se que não houve diferença significante entre eles. Na avaliação microscópica, constatou-se que não houve diferença quanto à necrose e à inflamação, porém a fibrose foi mais frequente no grupo 3 que no grupo 1 (85% no grupo 1, 95% no grupo 2 e 80% no grupo 3) (p0,05). Conclusão: a vitalidade do polo inferior do baço após a ESTPI não é alterada pela fixação do mesmo no estômago ou quando se secciona a membrana peritoneal gastroesplênica.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Fernanda Alves Mendonça

Eletrodeposição de cobalto em aço inox ferrítico AISI 430 estabilizado ao nióbio: aplicação como interconector de pilhas a combustível de óxido sólido

As pilhas a combustível de óxido sólido (PaCOS) são dispositivos capazes de converter energia química em energia elétrica com alta eficiência e baixo índice de poluição. Elas são compostas por várias células unitárias (anodo, eletrólito, catodo) conectadas em série pelos interconectores que têm a dupla função de promover o contato elétrico e fazer a distribuição dos gases entre duas células unitárias adjacentes. Dentre todos os componentes da PaCOS, os interconectores estão sujeitos às mais severas condições durante o período de operação e, portanto, devem atender aos mais rigorosos requisitos para o seu bom funcionamento. Os interconectores metálicos apresentam diversas vantagens como baixo custo, alta condutividade térmica e elétrica, boa resistência mecânica e facilidade de fabricação. Os aços inoxidáveis ferríticos são os materiais mais promissores para essa aplicação, entretanto podem sofrer oxidação durante a operação das PaCOS, cujas temperaturas situam-se entre 600 e 1000ºC. A volatilização do cromo provocando envenenamento do catodo é outro empecilho para o uso desses materiais como interconector. Uma possível solução para esses problemas é aplicação de revestimentos protetores. O objetivo desse trabalho é obter filmes densos e uniformes de óxido de cobalto sobre o aço inoxidável ferrítico AISI 430 estabilizado ao nióbio utilizando três técnicas de eletrodeposição: potenciostática, galvanostática e corrente pulsada. Após a deposição todas as amostras foram submetidas a um tratamento térmico de 100 horas a 800ºC em ar simulando as condições de operação da célula do lado do catodo. Os filmes obtidos foram caracterizados por Difração de Raios X para verificar a formação da camada de óxido de cobalto. Nessas amostras, a resistência específica de área (REA) foi medida durante a oxidação em ar a 800ºC durante 24 horas usando o método DC duas pontas quatro fios. A partir desses dados algumas amostras foram selecionadas para serem caracterizadas por Microscopia Eletrônica de Varredura e Espectroscopia de Energia Dispersiva. Também foi realizado um ensaio de oxidação a 800ºC em ar por 1.000 horas para avaliar o ganho de massa.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Roberta de Carvalho Borges Garcia

Práticas educativas nas unidades básicas de saúde de Belo Horizonte e sua relação com a promoção da saúde

Introdução: Com a publicação da Política Nacional de Promoção da Saúde, em2006, estabeleceu-se que vários municípios brasileiros deveriam desenvolver açõesde promoção da saúde (PS) e foi definida, como um dos principais dispositivos, paratal, a Educação em Saúde. Observa-se, hoje, uma profusão de novas ou renovadaspropostas de produção de conhecimento que sinalizam para uma mudança deparadigma. Todas elas são evidências da inquietação e necessidade de revisão dosdiscursos e práticas até então dominantes no campo da educação e saúde. Agrande indagação está relacionada ao potencial das práticas educativas cotidianasde promoção da saúde, que estão sendo desenvolvidas, para o rompimento com omodelo tecno-assistencial hegemônico. Objetivo: Compreender como ocorrem aspráticas educativas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Belo Horizonte (BH) eanalisar em qual medida elas atendem aos princípios da promoção da saúde.Metodologia: Estudo descritivo, estruturado em duas fases: (1) mapeamento detodas as ações educativas em grupo, ocorridas nas UBS pesquisadas. Adotouabordagem quantitativa e teve, como ferramenta de coleta de dados, entrevistasemi-estruturada. Fizeram parte desta pesquisa 20 UBS sorteadas aleatoriamente edistribuídas de forma proporcional entre as nove regionais de BH. As gerentes dasUBS foram entrevistadas e responderam às seguintes questões com relação àspráticas educativas: (a) tema; (b) frequência na qual ocorre; (c) duração; (d) objetivo;(e) os profissionais que as coordenavam. Os resultados foram discutidos,quantitativamente, pela distribuição de frequência. (2) análise das práticaseducativas de PS desenvolvidas nas UBS pesquisadas, referente às seguintescategorias: multicausalidade do processo saúde-doença, intersetorialidade,participação social, sustentabilidade e utilização de métodos dialógicos. A técnicautilizada foi a observação estruturada, a partir de um roteiro de observação daspráticas, que foi analisado com base nos referenciais dos campos da saúde,educação e filosofia. Resultados: Das 113 práticas levantadas, 33% foramclassificadas como sendo de promoção da saúde. Em 60% das UBS, nunca houvetreinamento, destinado aos profissionais de saúde, sobre o desenvolvimento deatividades em grupo. Os profissionais que mais desenvolveram práticas educativasforam enfermeiros (32,7%) e médicos (18,4%). Os temas mais abordados naspráticas de PS se referiram à área da saúde da mulher, seguidos dos de promoçãoda saúde, hipertensão, diabetes e saúde bucal. A maior parte das práticas de PSocorre semanal ou mensalmente, contando com 11 a 30 participantes por encontro.A multicausalidade do processo saúde-doença e a participação social foram osprincípios norteadores das ações de PS mais desenvolvidos nas práticas, enquantoa intersetorialidade e a sustentabilidade foram os menos desenvolvidos. Umaparcela significativa (88%) das práticas incentivou, nos sujeitos, o desenvolvimentodo autocuidado; em compensação, apenas 21% das práticas abordaram aautonomia. Um número pouco expressivo (32%) das práticas de PS foifundamentado nos modelos dialógicos de ensino. As práticas de atividades corporais(caminhada, Lian Gong e Unibiótica), assim como as que utilizaram diferentesestratégias de ensino (teatro, trabalhos manuais, música) compuseram uma parterepresentativa das práticas pesquisadas. Conclusão: Houve um grande número depráticas de PS assistencialistas e/ou preventivistas em detrimento daspromocionistas. A maior parte das práticas educativas não está verdadeiramentecomprometida com a nova promoção da saúde, tanto no que se refere à amplitudede seu conceito, quanto à frequência com que ocorre. Parece-nos haver movimentosde ruptura e continuidade em relação aos modelos de educação hegemônicos naatenção básica. Há práticas pautadas no modelo biomédico e outras que anunciammudanças do ponto de vista da promoção da autonomia e da utilização de diferentesestratégias de ensino. Entendemos que uma educação voltada para a PS não podeprescindir dos métodos dialógicos, assim como da concepção formativa eemancipatória da educação em saúde, a fim de conduzir à realização dos projetosde felicidade dos sujeitos.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

Creators

Angelica Cotta Lobo Leite Carneiro

Dichterliebe: a poética de Kafka nas "Cartas a Milena"

Meta desta pesquisa é focalizar, na obra de Franz Kafka, as cartas enviadas a Milena Jesenská, jornalista e escritora tcheca, publicadas sob o título Cartas a Milena (Briefe an Milena). Tendo em vista a importância do autor na literatura moderna e a abundante bibliografia a seu respeito, considerou-se pertinente abordar, dentro da sua substancial correspondência, uma parte relativamente pouco estudada, sobretudo no Brasil. Para isso, buscamos discutir alguns aspectos do discurso epistolar e algumas particularidades das Cartas a Milena, tal como as marcas de afetividade kafkianas e a presença da música

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

Creators

Manuela Ribeiro Barbosa

Experiência e pensamento : uma leitura de Foucault

Outra Agência

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

Creators

Marcela Alves de Araújo França Castanheira

A extensão nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

O objetivo principal do estudo é analisar o processo de construção da extensão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Apresenta o histórico da extensão universitária, sua consolidação na legislação e reformas educacionais, as concepções que a influenciaram e sua luta em prol da conceituação, institucionalização e financiamento. Aborda a criação das primeiras políticas públicas desenvolvidas pela extensão universitária no Brasil e ressalta o esforço para sua organização e para o seu fortalecimento, tendo em vista sua consolidação na universidade, no mesmo patamar do ensino e da pesquisa. A identificação do contexto em que a educação profissional se desenvolveu e adotou concepções de extensão em suas práticas compõe a investigação. Para guardar rigor analítico nos propósitos desta tese, são examinadas as transformações socioeconômicas, políticas e técnico-científicas, junto com os dispositivos legais e marcos normativos referentes às políticas do governo federal para a educação profissional, desde os primórdios de sua regulamentação no Brasil. Elege-se Minas Gerais como espaço analítico e, com o respaldo da pesquisa bibliográfica e fontes documentais, a investigação de campo reporta-se à metodologia de questionários aplicados aos Pró-Reitores de Extensão dos Institutos Federais e docentes contemplados com Editais do PROEXT e FAPEMIG de apoio à extensão no período de 2010 a 2013. Especificamente, investiga a origem, as ações, objetivos e as concepções que a extensão assumiu ao longo de sua história no país. A organização e o funcionamento dos mecanismos de ordem institucional, administrativa, infraestrutural e financeira que se interpõem à prática da ação extensionista nos Institutos Federais completam o escopo do trabalho. A averiguação empírica é confrontada com o referencial teórico construído, estabelecendo uma comparação entre o que está previsto na legislação em contraposição ao que, de fato, vem sendo praticado nos Institutos Federais.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

Creators

Romário Geraldo

A utopia se ocupa. considerações sobre a obra de jonas staal

O artista holandês Jonas Staal explora o duplo caráter da utopia em suas obras, que geralmente são atos políticos. Por um lado, ele trabalha as questões relacionadas ao aspecto "totalitário" da sociedade perfeita, como podemos ver em uma tradição ficcional desde Platão e Thomas Morus. Por outro lado, suas obras tratam da possibilidade de ocupar esse espaço utópico, mas como prática artística entendida como experiência eminentemente oposta a qualquer controle institucional e social. Neste artigo, afirmo que a ideia de utopia está muito próxima da distopia, e a obra de arte de Staal é uma espécie de maneira distópica permanente de ocupar o não-lugar da utopia.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

Creators

Walter Romero Menon Junior