Repositório RCAAP

Análise crítica: a avaliação na escola Rita Maria

O presente trabalho tem por objetivo debater qual conceito de avaliação subjas nas praticas e nos discursos da comunidade escolar Rita Maria da Silva, da rede de Berlim. Tendo os presupostos da gestão democráticas como beliza, este estudo parte dos conceitos de avaliação em três instâncias- do sistema institucional e de aprendizagem- buscando enquadrfar os meritos e problemas dessas instancias no Brasil e na escola em questão. constatando que a avaliação de processo, voltando ao planejamento, não está ainda consolidada, propôe- se algumas açôes positivas visando instituir a avaliação democratica, contextualizada e com objetivo claro, própias á formação cidadã e á educação emancipatória.

Ano

2019-08-13T02:07:28Z

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Marcelo de Oliveira Marangoni

Dinâmicas da desmobilização: a criação de entraves aos processos de formação e movimentação de públicos

Ancorado em uma compreensão Deweyniana sobre públicos, e alinhado com pesquisas acerca dos processos de formação e movimentação dos mesmos na sociedade contemporânea, o trabalho aborda uma lógica ainda pouco sistematizada na literatura sobre o tema: a desmobilização, entendida aqui como uma dinâmica comunicativa orientada para a criação de entraves capazes de frear e enfraquecer a criação ou ação desses agrupamentos. Reconhecendo o potencial do conceito para a comunicação organizacional e pública, busca exemplificar o raciocínio acerca das condições de desmobilização, realizando a análise de alguns discursos contrários à greve dos caminhoneiros de 2018. Constata que as condições de desmobilização oferecem novas lentes para encarar tais proferimentos, destacando apelos sobre a falta de concretude e caráter público na causa dos caminhoneiros, sobre a impossibilidade de soluções para o problema da greve e sobre seu desalinhamento moral com os horizontes éticos da sociedade brasileira.

Ano

2021-08-25T14:53:53Z

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Daniel Reis Silva

Raspar a cabeça aumenta o estresse fisiológico em homens durante exercício sob o sol

O objetivo do presente estudo consistiu em testar a hipótese de que o cabelo humano poderiarepresentar uma barreira à radiação solar, permitindo menores índices fisiológicos de estressetérmico durante o exercício num ambiente quente sob o sol. Participaram deste estudo 10voluntários do sexo masculino, habitantes de região tropical, sadios e aptos para a prática deexercícios físicos (25,1 ± 2,5 anos de idade; 176,2 ± 4,0 cm de estatura; 73,7 ± 6,7 kg de massacorporal; VO2max de 56,2 ± 5,3 mL×kg-1×min-1). Foram incluídos na amostra indivíduospossuidores de cabelos crespos ou encaracolados que iniciaram a pesquisa com uma camada decabelo de no mínimo três centímetros de espessura, medido na região central. Os voluntáriosparticiparam de três sessões experimentais. No primeiro dia, após a caracterizaçãoantropométrica, realizaram o teste para medida da capacidade aeróbica. Após um intervalo dedois dias do primeiro comparecimento os indivíduos iniciaram o protocolo que contou com maisduas situações experimentais, compostas por exercício contínuo em esteira rolante com uma horade duração e intensidade a 50% do VO2max. A inclinação da esteira foi mantida em 1% durantetodo o protocolo. Primeiro exercício: em ambiente externo sob o Sol, com o cabelo natural dentrodas dimensões especificadas. Segundo exercício: voluntários tiveram o cabelo totalmente raspadoe repetiram o exercício sob o sol. Os protocolos foram separados por no mínimo dois dias e nomáximo uma semana. O estresse térmico ambiental foi medido através do Índice de Bulbo Úmidoe Temperatura de Globo (IBUTG) em o C. e usado como co-variável sempre que necessário. Foimedido o Índice de Estresse Fisiológico (IEF), temperatura retal, freqüência cardíaca (FC) e taxade sudorese total. Os resultados demonstraram maior IEF (ANCOVA, F = 5,222, p = 0,035),maior delta da FC (ANCOVA, F = 29,009, p = 0,0001) e maior taxa de sudorese total (7,08 ±0,25 vs. 7,67 ± 0,26, p = 0,03) na situação com cabelos raspados. Portanto, raspar cabeçaaumentou o índice de estresse fisiológico, a variação da freqüência cardíaca e a taxa de sudoresetotal.

Ano

2019-08-09T15:36:34Z

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Leonardo Gomes Martins Coelho

A hermenêutica fenomenológica das audiências de instrução e julgamento de famílias, sob o olhar da ética de Emmanuel Lévinas

Compreender o Direito a partir da hermenêutica fenomenológica e sob o olhar da ética como filosofia primeira, proposta por Emmanuel Lévinas, possibilita a construção de um Direito Humanista. A ética como filosofia primeira traz ao Direito a compreensão do ser advinda da fenomenologia. Lévinas em sua obra buscou compreender o ser, não direcionou seus estudos à Ciência Jurídica, entretanto trabalhou conceitos de suma importância para o Direito, o que permite direcionar sua proposta da fenomenologia do Rosto (ou da alteridade ou da afetividade) às situações jurídicas. A família é tratada por Lévinas como ambiente primeiro da construção do sujeito – Eu. Pretende-se demonstrar neste trabalho que é possível a construção de um Direito Humanista, primado na ética, especificamente no Direito das Famílias e no momento processual de realização das audiências de instrução e julgamento, que via de regra situam-se em uma demanda contenciosa. Nessas audiências, o julgador encontra-se frente-a-frente com aqueles que requerem dele uma resposta a uma demanda, que se revela como a impossibilidade de a família construir suas soluções em seu ambiente fraterno. Com base na ética levinasiana a fraternidade e o acolhimento são fundantes da ética e necessários para a implementação desta nas audiências de instrução e julgamento. A ética como presença, abertura, primado do Eu, fraternidade e vigilância é necessária ao Direito e parte integrante de um Direito Humanista.

Ano

2021-09-24T12:52:41Z

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Patrícia Menezes de Queiroz Vieira

Formações transversais no ensino de graduação da ufmg: considerações sobre sua caracterização e pertinência

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2021-09-21T19:49:36Z

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Maurício José Laguardia Campomori

Protocolo de atendimento odontológico ao paciente crítico internado em unidade de terapia intensiva

Muitos estudos foram realizados para se descobrir métodos para minimizar as infecções nosocomiais em pacientes críticos internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Hoje se sabe que existe uma relação entre saúde bucal precária e as pneumonias nosocomiais, principalmente aquelas associada à ventilação mecânica. Esse estudo tem como objetivo elaborar um protocolo de atendimento odontológico ao paciente crítico internado em UTI. Para isso, realizou-se uma busca ativa de informações nas bases de dados PubMed (Medline) e BVS (Bireme/ LILACS/ BBO), além de bibliotecas virtuais Scielo, Google Scholar e periódicos CAPES, de publicações em português e inglês e sem delimitação de ano de publicação. A partir desse levantamento, pode-se determinar a necessidade de se realizar um levantamento de necessidades odontológicas dos pacientes críticos. Para aperfeiçoar o cuidado bucal do paciente da UTI, faz-se necessária a presença de cirurgião dentista no local.

Ano

2019-08-13T10:47:06Z

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Tatiana Bretas da Silva Telles

A abordagem sobre estresse e hipertensão na saúde do trabalhador

Objetivo: Realizar uma revisão bibliográfica de artigos com o tema de hipertensão e estresse levando em consideração a relevância do tema. Método: Realizado uma busca na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) que agrega várias bases de dados, sobretudo a Medical Line (Medline), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) e Scientific Eletronic Library Online Scielo, com os descritores hipertensão arterial, saúde do trabalhador, estresse, refinou-se os artigos para os que o estresse era fator causador da hipertensão arterial nos trabalhadores em diversas categorias. Resultados e discursão: Foi observado na revisão que fatores emocionais levam ao estresse do trabalhador e secundariamente causador da hipertensão arterial uma vez que este pode ter fatores de risco ou não.

Ano

2019-08-11T22:04:46Z

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Thamiris Santos Gomes

Aplicabilidade da filtração direta para o tratamento de águas de eutrofizadas

O trabalho contempla uma investigação experimental que avaliou o desempenho da filtração direta ascendente e descendente para tratamento de águas oriundas de reservatório de acumulação que apresenta baixa turbidez e presença de algas. Foi estudado o comportamento de três unidades-piloto sendo duas de escoamento descendente. Destas, uma caracterizava-se pelo meio filtrante com espessura de 1,10 m. Os demais meios filtrantes foram definidosconforme a normatização brasileira. As taxas de filtração de 180 e 240 m3/m2xdia foram aplicadas em três etapas distintas. Avaliou-se, também, a retenção de algas ao longo do meio filtrante e a possível correlação entre a contagem de algas e os parâmetros de turbidez, coraparente, carbono orgânico total (COT) e sólidos suspensos (SS).O efluente das unidades filtrantes apresentou resultados satisfatórios no que tange à qualidade, calcada na premissa da turbidez filtrada inferior a 0,5 uT. Em nível de remoção de algas, o filtro com areia de menor granulometria apresentou elevada eficiência além de uma menorvariabilidade da retenção ao longo da carreira de filtração. Todavia, foram obtidas durações de carreira aquém para as unidades de escoamento descendente. Houve uma menor retenção de algas do grupo sistemático fitoflagelados e elevada remoção de Cyanophytas, Chlorophytas e Bacillariophyceaes. A retenção de algas nos meios filtrantes de maior granulometria deu-se predominantemente às espessura de 15 cm e 30 cm para os escoamentos descendente e ascendente, respectivamente, tendo-se observado uma saturação ao final da carreira de filtração induzindo elevadas concentrações à água filtrada. Na outra unidade de escoamento descendente a retenção ocorreu além dos 10 cm de espessura iniciais do meio filtrante.O filtro de escoamento ascendente mostrou-se eficiente, apontando para a possibilidade de obtenção de carreiras de filtração relativamente longas com produção de água com qualidade satisfatória. Não foram detectadas correlações significativas entre a concentração de algas e os parâmetros de turbidez, cor aparente, COT, SSV, e entre turbidez e SST.

Ano

2019-08-11T18:05:03Z

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Ana Raquel Teixeira

Por uma teoria do formato: Reflexões sobre o jornal como sujeito semiótico

Neste trabalho, propõe-se uma reflexão sobre o formato jornalístico com base na semiótica do discurso em ato, de orientação greimasiana. Concentra-se sobre o modo de ser do jornal impresso, com vistas a demonstrar que o sentido, no âmbito de sua recepção, constrói-se por meio da experiência do formato, tomado como devir. Procura-se demonstrar que embora o jornal seja um conjunto significante portador de sentido, este não é atributo imanente à sua materialidade verbo-visual, mas é organizado no formato pela percepção do leitor, que o experimenta como presença afetiva, discurso vivo, puro devir. Conclui-se que, embora condicionado a condutas leitoras culturalmente sedimentadas e aos simulacros que o jornal constrói dia a dia em suas páginas, o leitor o experimenta, a cada leitura, como um acontecer, sempre singular, marcado por uma espécie de oscilação entre a aparência informativa, atravessada por referencialidades e particularidades, e o aparecer da informação, a estesia, que expressa o sentido do devir de todas as coisas, momento em que a materialidade sensível jornal apresenta-se à instância leitora de uma forma outra, proprioceptiva. Esta forma é o corpo próprio que integra, no formato jornalístico, a dimensão passional à dimensão cognitiva, transformando presença sensível em informação, em conhecimento jornalístico.

Ano

2019-08-11T17:36:32Z

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Maria Betania do Socorro Moura

Plano de negócios do empreendimento oficina de sonhos: decorações

As constantes transformações ocorridas na economia brasileira durante a década de 90, tais como, abertura comercial e estabilização dos preços, levaram as empresas a se preocuparem mais com o nível de competitividade e produtividade de suas cadeias produtivas. Apesar da evolução dos tempos e da aparente desvalorização dos rituaisancestrais, o casamento - aquela cerimônia em que os noivos adentram a igreja vestidos a caráter - ainda está em alta. Algumas décadas atrás o casamento e seus rituais haviam se tornado algo fora de moda, careta e temos observado uma mudança nesse cenário e na própria cultura, principalmente observando-se o aquecimento do setor e o aumento nonúmero de casamentos e comemorações de bodas.

Ano

2019-08-13T23:40:26Z

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Janaina Lacerda Bahia

Padrão de consumo de alimentos com açúcar de adição entre estudantes de uma instituição pública de ensino superior do sudeste brasileiro

Objetivo: Na transição alimentar registrada no último século, pontuada pela industrialização dos alimentos, o açúcar de adição tem papel de destaque. Este estudo teve como objetivo estimar a correlação entre a frequência de consumo e a preferência, e estimar a dependência e abuso de alimentos industrializados contendo açúcar de adição por universitários do sudeste brasileiro. Método: O instrumento da pesquisa foi enviado por e-mail a todos os alunos regularmente matriculados nos cursos presenciais da instituição pública de ensino superior, com orientações sobre o estudo e do questionário. Ele é composto da caracterização da amostra, incluindo o conhecimento de ter as doenças inqueridas; de duas tabelas, organizadas com 21 tipos de alimentos industrializados com açúcar de adição em sua composição que avaliaram a frequência de consumo e o nível de preferência dos participantes por esses alimentos. O questionário para estimar a dependência e abuso dos alimentos é baseado no M.I.N.I. Plus adaptado para o açúcar de adição, e segue os critérios de dependência do DSM-IV. Resultados: Quanto ao padrão de consumo dos alimentos selecionados, dentre os 3.665 questionários válidos, observou-se correlação positiva significativa entre as escalas de frequência de consumo e preferência de alimentos com açúcar de adição (r=0,448; p<0,001). A apreciação explicou 22% da variância da frequência de consumo (r²=0,22). Quanto à dependência os resultados mostraram que 28,6% dos alunos podem ser considerados dependentes desses alimentos e 12,2% abusadores. Conclusão: O nível de apreciação em relação aos alimentos selecionados apresentou correlação positiva e ascendente com a frequência do consumo, o que é fator a ser considerado, mas não o único. Em relação à dependência e abuso houve uma grande associação com doenças crônicas responsáveis por graves problemas de saúde e altas taxas de mortalidade entre adultos, o que sugere que estudos relativos a esse tema devem ser estimulados, pois os resultados constituem evidências preliminares e promissoras de que a dependência de alimentos ricos em açúcar pode ser um fator de risco comum para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis.

Ano

2019-08-10T08:07:13Z

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Luciene Rodrigues Reis

Custos assimétricos (sticky costs): um estudo aplicado a operadoras de planos de saúde da modalidade medicina de grupo

O estudo objetivou analisar a forma como se comportam, em termos assimétricos, os custos das operadoras de plano de saúde (OPS) na modalidade de Medicina de Grupo no Brasil. Para isso, utilizou-se da técnica de regressão com dados em painel aplicada a 253 dessas OPS, de 2010 a 2016. Os resultados apontaram que, quando as receitas líquidas de vendas (RLV) aumentaram em 1%, os custos totais aumentaram 0,78%, porém, quando a RLV reduziu em 1% esses mesmos custos reduziram em 0,87%, demostrando um comportamento assimétrico dos custos das OPS. Ao considerar os custos dos serviços prestados e as despesas totais, os resultados também indicaram assimetria dos custos. Adicionalmente, a partir da análise das variações anuais ocorridas em ambos os componentes do resultado (gastos e receitas), constatou-se a existência de um comportamento de custos assimétricos, em que, as variações dos custos e despesas das OPS foram maiores que as variações das respectivas RLV.

Ano

2022-05-12T00:07:10Z

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Ewerton Alex Avelar Ludmila Teixeira Rodrigues Mariana Moreira Silva Wesley Cirino Dos Santos

Jorge Luis Borges e as histórias do sem fim: do espaço e seus desdobramentos

Esta dissertação propõe uma reflexão sobre o problema do espaço e seus desdobramentos, em linguagem, tempo e história, a partir da leitura de alguns contos de Jorge Luis Borges, a saber: 'O Aleph', 'O Livro de Areia', 'A Biblioteca de Babel', 'Tlon, Uqbar, Orbis Tertius' e 'O jardim de veredas que se bifurcam'. As noções teóricas sobre o espaço e a linguagem que escolhemos para discutir essas questões foram as contribuições de Maurice Blanchot e Michel Foucault, e no que concerne ao tempo e à história tomamos como base o pensamento de Walter Benjamin.

Ano

2019-08-13T13:11:05Z

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Marilia Nogueira Carvalho

Memória Art Déco em Goiânia: a busca por uma identidade

Goiânia, nova capital do estado de Goiás, é concebida segundo os princípios de modernidade em voga na década de 1930. Os símbolos de modernidade são conferidos por um plano urbanístico racional, com ideais higienistas e com as aspirações desenvolvimentistas que poderiam advir de uma nova capital moderna no estado. A arquitetura em estilo Art Déco traz para Goiânia a modernidade da época, em contraposição à antiga capital, a cidade de Goiás, de aspecto colonial. Passados mais de oitenta anos desde a sua fundação, Goiânia apresentou modificações substanciais em seu cenário urbano, pois, com sua acelerada expansão urbana e econômica, o ideal moderno aspirado pelos pioneiros da nova capital foi modificado, refletindo diretamente nas relações interpessoais entre o Setor Central e os moradores da capital. Nesse sentido, a pesquisa pretende analisar se o Art Déco, estilo constituído em Goiânia a partir da implantação de um conjunto pioneiro de edificações e monumentos no Setor Central, pode se estabelecer como um formador significativo da identidade goianiense. Também é objetivo de estudo: compreender como o ocultamento do estilo Déco por marquises e anúncios comerciais afetam a (des)construção de sua identidade; levantar quais são as ações atuais de rememoração e valorização do patrimônio Art Déco de Goiânia; e identificar a relação identitária e afetiva da população com o estilo Déco. Tem-se como método de pesquisa a tabulação das questões sobre memória, nostalgia e identidade, seguidas pela investigação social realizada com uma parcela representativa da população residente de Goiânia. Em um segundo momento, foram ouvidos especialistas envolvidos com as ações de valorização do acervo em questão. Pressupõe-se, então, que a construção identitária esteja afeita às diferenças etárias da população, decorrentes das atribuições de significados e afetos, tendo em vista que as memórias e vivências atribuídas às edificações no estilo Déco apresentaram transformações no decorrer do tempo e do espaço.

Ano

2019-08-13T03:55:26Z

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Angelica Fernandes Azevedo

A constituição docente em matemática à distância: Entre saberes,experiências e narrativas

Esta tese apresenta achados de uma pesquisa que buscou compreender a experiência da constituição docente em Matemática à distância, quando os saberes relativos à prática docente e os saberes relativos à formação superior se encontram. Os objetivos que nortearam este estudo foram: (i) Identificar, narrar e analisar a trajetória de ingresso de um grupo de alunos-professores na licenciatura em Matemática, em uma universidade pública, mineira, ligada ao programa da Universidade Aberta do Brasil (UAB). (ii) Buscar e narrar o processo de formação docente e de apropriação dos saberes da atividade profissional desses professores antes de ingressar na licenciatura em Matemática à distância. (iii) Narrar e analisar a experiência da formação profissional em serviço, via a modalidade de Educação à Distância (EaD), e a relação dos saberes privilegiados nesse curso com aqueles produzidos e mobilizados pelos alunos-professores em suas práticas profissionais. Ancorado nos aportes da abordagem histórico-cultural, o estudo estabelece um diálogo com teóricos que discutem saberes e formação docente no campo da Educação e da Educação Matemática. O caminho investigativo foi norteado pela abordagem qualitativa e pelo método de pesquisa denominado investigação narrativa inspirado em Clandinin e Connelly (2000) e Bolívar (2002). O material empírico foi produzido por meio de questionários, entrevistas, memorial de formação, observações, mensagens eletrônicas e registros em diário de campo. O processo de análise e interpretação desse material foi desenvolvido em torno de três eixos: (i) De sentidos e motivações: a relação com a Matemática nas vidas; (ii) Dos sentidos de ser professor/a: entre saberes e encontros; (iii) Dos sentidos da formação em Matemática à distância: a busca da presença na ausência. Os resultados mostraram que falar da constituição docente em Matemática à distância entre saberes relativos à experiência e à academia indica aproximações e distanciamentos. Aproximações entre o ser e o fazer e a busca do embasamento teórico e da articulação entre os diferentes saberes que amalgamam a relação docente; distanciamentos em não perceber/ou não procurar fazer uma relação teoria/empiria considerada, por alguns, desnecessária para o exercício docente cotidiano, que se rende, por vezes, ao pragmatismo. Conclui-se que a experiência de constituição docente se dá ao longo da vida a partir de diferentes experiências da própria discência e, para os sujeitos desta investigação, na relação docente estabelecida antes mesmo da formação superior na área. Percebeu-se também que os sujeitos buscaram presentificar ausências criando grupos de estudos e formas de interação. A EaD foi vista como uma modalidade possível de aprender a ser professor/a de Matemática articulando os diferentes saberes e práticas vivenciadas. O encontro de saberes foi possível pelas implicações da busca teoria/empiria na reflexão permanente sobre a própria prática.

Ano

2019-08-12T14:17:20Z

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Diva Souza Silva

Abordagens baseadas em coloração de arestas para problemas de programação de tabelas esportivas

O planejamento de tabelas esportivas é um tema que vem ganhando espaço na área de pesquisa operacional. Métodos de buscas locais estão entre as técnicas mais eficazes para a construção de tabelas de jogos. Estudos prévios apontam a existência de nãoconectividade nas estruturas de vizinhanças utilizadas na programação de torneios com rodadas simples. Tal característica afeta o desempenho de buscas locais que fazem uso dessas vizinhanças. É sabido que grafos são importantes ferramentas matemáticas usadas na modelagem problemas reais. Uma contribuição desta tese é justamente a modelagem das estruturas de vizinhanças para o problema de programação de tabelas esportivas por meio de coloração de arestas. Esta tese apresenta evidências empíricas e teóricas que relacionam a conectividade de estruturas de vizinhanças com a técnica de embaralhamento perfeito de cartas. Prova-se que, quando a permutação em um embaralhamento possui uma órbita permutacional de tamanho (n 2), uma determinada vizinhança analisada é desconexa, assim as buscas locais baseadas em tal vizinhança não são capazes de obter tabelas de jogos que não sejam isomórficas à tabela inicial. Um novo método construtivo baseado na técnica de embaralhamento perfeito de cartas é apresentado. O método proposto é usado na análise de conectividade de uma das vizinhança estudadas. Por fim, uma nova estrutura de vizinhança para o problema de programação de tabelas esportivas em torneios com rodadas é proposta. Essa estrutura de vizinhança é descrita em termos de coloração de arestas e a sua corretude é provada. Mostramos que a nova estrutura de vizinhança aumenta a conectividade do espaço de soluções. O seu desempenho é avaliado usando o Problema de Torneio com Viagens com Estádios Predefinidos e o Weighted Carry-Over Effects Value Minimization Problem como estudos de caso.

Ano

2019-08-13T16:24:29Z

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Tiago de Oliveira Januario

Corpo cidadão: experiências da aprendizagem do Grupo Experimental de Dança de Belo Horizonte/MG

O objeto desta pesquisa são as experiências de aprendizagem do Grupo Experimental de Dança da ONG Corpo Cidadão. A dança é uma prática social milenar, que se caracteriza como experiência humana na qual a pessoa não está separada de si mesma, mas sim inteiramente presente no que faz. Em cada comunidade de prática de dança, a dança adquire forma única, que ao ser realizada em um contexto específico, traz uma organização própria em que são produzidos os seus próprios movimentos. Para descrever/analisar as experiências de aprendizagem de dança no grupo pesquisado foi utilizada a abordagem da aprendizagem situada em comunidades de prática (LAVE e WENGER, 1991) da sua dinâmica estrutural e situacional. As experiências dos jovens configuram a aprendizagem da dança que encontra-se difusa nas dinâmicas estrutural e situacional. O jovem do GED experiencia nas práticas cotidianas: o universo da dança clássica, da dança contemporânea, da roda e das apresentações e aprende a ser bailarino nas relações complexas da comunidade de prática. o jogo dos papéis sexuais, das diferentes formas de participação, das relações de poder. as ações coletivas e ensaia se auto-governar, cria possibilidades parao exercício da cidadania e ensina outras pessoas a partir deexperiências na relação social.

Ano

2019-08-10T10:07:32Z

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Natalia Martins Carneiro

Aspectos epidemiológicos de Fasciola hepatica nos municípios de Pedro Leopoldo e São José da Lapa - Minas Gerais, e avaliação da infecção experimental em ovinos da raça Santa Inês

Fasciola hepatica (Linnaeus, 1758) é um trematódeo digenético que parasita o parênquima hepático e ductos biliares de ruminantes e outros mamíferos, inclusive o homem. É o agente etiológico da fasciolose, uma doença de grande importância na medicina veterinária por causar perdas econômicas na pecuária. No Brasil, a fasciolose apresenta-se em expansão, com a maior área enzoótica situada na região Sul, seguida das regiões Sudeste e Centro Oeste. Em Minas Gerais, os registros são descritos de forma isolada e novos casos em regiões antes consideradas indenes têm sido relatados. Este projeto avaliou a ocorrência do parasito em rebanhos bovinos e bubalinos nos municípios de Pedro Leopoldo e São José da lapa, localizados na região metropolitana de Belo Horizonte. Foram realizados levantamentos referentes às condenações de fígados em frigorífico, exame de amostras de fecais dos rebanhos em propriedades rurais e análise da infecção natural pelo parasito em moluscos do gênero Lymnaea. Foram observados fígados condenados devido ao parasitismo por F. hepatica em bovinos e bubalinos provenientes desses municípios. No inquérito epidemiológico, 65 propriedades rurais foram visitadas, das quais 29 apresentaram pelo menos um ruminante naturalmente infectado. Dos moluscos coletados, 0,3% estavam infectados por F. hepatica. Para se compreender melhor aspectos dessa interação parasito-hospedeiro, ovinos da raça Santa Inês foram experimentalmente infectados e acompanhados durante as fases aguda e crônica da infecção, com a avaliação de parâmetros parasitológicos, hematológicos e imunológicos. Os ovinos se mostraram susceptíveis à infecção eliminando ovos nas fezes em torno de 60 dpi. Esses animais apresentaram anemia e eosinofilia durante o período experimental. As citocinas TGF-1 e óxido nítrico (NO), típicas da resposta imune inata, foram detectadas no sobrenadante de cultura de PBMCs durante a fase aguda e crônica da infecção. A participação de IgG também foi avaliada e observou-se que esse anticorpo é produzido em taxas elevadas no início da infecção, e que seus valores decaem ao longo do tempo, demonstrando que essa resposta não promove proteção ao hospedeiro contra o parasito. Com base nos dados obtidos, concluiu-se que F. hepatica está em expansão em Minas Gerias. Bovinos, bubalinos e moluscos Lymnaea são encontrados naturalmente infectados nos municípios de Pedro Leopoldo e São José da Lapa, comprovando a ocorrência do ciclo do parasito na região, podendo ser fonte de contaminação para áreas próximas. Ovinos da raça Santa Inês são susceptíveis a infecção, ocorrendo alterações hematológicas e imunológicas significativas no decorrer da infecção, sugerindo uma resposta mista do tipo Th1 e Th2 na fase crônica da fasciolose.

Ano

2019-08-14T12:22:44Z

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Ruth Massote Dracz

Utilização de modelos moleculares no ensino da química orgânica

A Química Orgânica é um conteúdo considerado por muitos alunos abstrato e puramente teórico. Diante desse fato, é importante que os professores busquem utilizar nas suas aulas estratégias de ensino que favoreçam a interação e o aprendizado. Isso pode ser favorecido com atividades investigativas e estratégias de ensino que possibilitem o desenvolvimento da autonomia e a participação efetiva dos alunos durante o processo de construção do conhecimento científico. Dessa forma, o presente trabalho tem o objetivo de avaliar como uma atividade investigativa utilizada na construção de modelos pode contribuir para o ensino da Química Orgânica. A pesquisa que será descrita nessa monografia foi realizada em uma turma da 3ª série do Ensino Médio, de uma escola particular localizada na cidade de Itapecerica, Minas Gerais. Para iniciar esse trabalho, abordou-se o tema Poluição de Mananciais Aquáticos, contextualizando o conteúdo químico em estudo e, aomesmo tempo, conscientizando os alunos sobre a importância da questão ambiental na atualidade. Na sequência, foi proposto um trabalho relativo à construção de modelos moleculares, considerando que estes podem ser importantes ferramentas no processo de mediação do conhecimento científico. Com a utilização/construçãodos modelos, buscou-se favorecer a visualização tridimensional das moléculas orgânicas em estudo, o que é considerado por muitos professores e alunos como fundamental para o processo de ensino e aprendizagem da Química. Os resultados encontrados demonstram que os alunos não tiveram facilidade para construírem corretamente os modelos das moléculas apresentadas em sala de aula. Entretanto,a interação estabelecida na turma, assim como o processo de elaboração dos modelos como um todo, os auxiliaram na melhor compreensão do conteúdo estudado, além de permitir uma importante reflexão relacionada à poluição das águas. Dessa forma, a construção dos modelos para as moléculas orgânicas, com a mediação do professor durante as etapas do trabalho, e a contextualização doconteúdo, permitiu concluir que essas estratégias/abordagens de ensino podem ser muito relevantes para o processo de aprendizagem da Química Orgânica.

Ano

2019-08-12T01:51:16Z

Creators

Antonio Carlos Cabral Rios