Repositório RCAAP

Pena de um corpo só: a relação entre a violência contra a mulher e a decisão pelo aborto

Esta pesquisa investigou se violências praticadas contra mulheres, residentes em Belo Horizonte e Betim, contribuíram para que essas praticassem aborto, legal e/ou ilegal, e o perfil das que o fizeram. O estudo utilizou dados secundários do inquérito domiciliar “Saúde e Violência: subsídios para a formulação de políticas públicas de promoção a saúde e prevenção da violência”- SAUVI, realizado nas duas cidades citadas, em 2014 e 2015, o qual objetivou levantar informações sobre o perfil e fatores associados à violência nessa região. Utilizaram-se os dados das 1.421 mulheres entrevistadas, a fim de analisar as variáveis desfecho das mulheres que relataram ter realizado aborto decorrente de estupro e/ou outro aborto, legal ou ilegal, e variáveis explicativas do perfil sociodemográfico e as vivências de violência por essas mulheres. Os resultados indicaram que 5,9% das mulheres de Belo Horizonte e Betim já realizaram aborto, além de apontar importante associação entre violências praticadas por parceiro íntimo e abortos não decorrentes de estupro, bem como a relação entre a vivência de múltiplas violências e o aborto decorrente de estupro. O estudo também revelou que mulheres que sofreram violência sexual têm 3,4 vezes mais chances de fazer um aborto do que aquelas que não foram vítimas, independentemente se a gravidez decorreu diretamente dessa violência em específico.

Ano

2020-02-13T12:57:43Z

Creators

Talita Maciel Borges

Influência de um programa para adolescentes com grupos operativos no processo de educação em saúde

O sistema de saúde da Fundação FIAT promove a saúde e qualidade de vida de seus funcionários e familiares e assiste hoje mais de 7.093 adolescentes, o que corresponde a 14,6% dos usuários do sistema da empresa FIAT, uma montadora automotiva localizada em Betim/MG. Procurando humanizar o atendimento do adolescente criou-se no ano de 2003, um programa de saúde do adolescente destinado a promover uma açãoefetiva de caráter educativo e preventivo por meio do uso da técnica de grupos operativos. O presente trabalho pretende avaliar o conhecimento dos filhos dos trabalhadoresda FIAT antes e depois da participação nos grupos operativos a respeito dos assuntos pertinentes à adolescência: sexo e sexualidade, gravidez, drogas, anatomia, crescimento e desenvolvimento, protagonismo juvenil e cidadania. Para tal,um banco de dados foi criado a partir de um Questionário de Conhecimento (pré e pós-teste) sobre os temas, aplicado aos adolescentes antes e depois da experiência de grupo. Criou-se também outro banco de dados com informações socioeconômicas, demográficas e de hábitos de vida (Questionário Sociodemográfico). Foram realizados vinte e nove grupos com o máximo de 15 participantes no período de 2003 a 2010, totalizando a participação de 345 adolescentes. Para análise deste trabalho foram considerados os anos de 2005 a 2010 com a realização de vinte quatro grupos. Por meio deste questionário de conhecimento aplicado foram avaliados ospercentuais de acertos, utilizando o teste não paramétrico de Wilcoxon, e com a anamnese social foi possível fazer a análise quantitativa descritiva destes dados. Para as variáveis nominais ou categóricas foram feitas tabelas de distribuição de frequências. Para variáveis contínuas foram utilizadas medidas de tendência central e variabilidade. Em todas as análises considerou-se um nível de 5% de significância. Para digitação dos dados foi utilizado o sofwareEpi-data versão 3.1 e para análise foi utilizado o SPSS versão 12.0. De acordo com os resultados apresentados houve um aumento percentual de acertos em todos os anos, sendo que o percentual médio de acerto no pré-teste foi de 54,3% passando a 71% no pós-teste e essa diferença foi estatisticamente significativa (valor p < 0,05). Pode-se concluir que a técnica de grupo operativo é uma boa estratégia de promoção à saúde. Os resultados deste estudo mostraram a importância de se trabalhar em grupo informações sobre os temas relevantes da adolescência.

Ano

2019-08-10T18:18:29Z

Creators

Fernando Libanio Coutinho

A informação ao consumidor e o direito penal: um estudo sobre a legitimidade da intervenção penal nas relações deconsumo

A proteção ao consumidor é uma das diretrizes da ordem econômica brasileira. O legislador pátrio estendeu ao consumidor a proteção penal de seus direitos e, assim, incriminou atos que lhes são potencialmente lesivos nas relações de consumo. Focam-se neste trabalho as condutas que tornam a informação ao consumidor inidônea e que são incriminadas pelo código de defesa do consumidor brasileiro, especificamente aquelas constantes dos tipos penais descritos nos arts. 63, 64, 66, 67 e 68 de tal diploma legal. Tratam-se de crimesconsiderados como de mera conduta e de perigo abstrato, que caracterizam antecipação da tutela penal relativamente a ações que antecedem o dano ao consumidor. O objeto da tutela penal referentemente aos crimes de informação inidônea é o direito à informação. Este bem jurídico é classificado como coletivo quanto à sua titularidade. Por ter referente pessoal, coloca-se a serviço da proteção de bens individuais dos consumidores, como a incolumidade física e a incolumidade patrimonial, a saúde e a vida. A intervenção penal nas relações de consumo faz parte do direito penal econômico e, tal como este, suscita discussões doutrinárias variadas. Nesse sentido, a legitimidade de algumas das incriminações ora estudadas é debatidaa partir dos princípios constitucionais penais da legalidade, da ofensividade, da intervenção mínima, da insignificância, da culpabilidade e da proporcionalidade. Inicialmente, a origem e as razões do direito à informação são pesquisadas, bem como o seu tratamento jurídicoextrapenal. Posteriormente às discussões dogmáticas retroaludidas, é realizado estudo crítico dos tipos penais em espécie. Nesta última fase, apartou-se a análise de elementos pertinentes à parte geral daqueles que se relacionam com a estrutura típica.

Ano

2019-08-11T21:39:56Z

Creators

Jose Arthur di Spirito Kalil

Proposta de protocolo para a assistência ao paciente diabético na atenção primaria - Equipe de Saúde da Família do distrito da Serra do Cipó: equipe de saúde da família do distrito da Serra do Cipó

Trata-se de um estudo originário da vivência na atenção básica relativa à assistência voltada ao paciente diabético e que teve como objetivo elaborar um protocolo de assistência ao usuário diabético da área de abrangência da Equipe de Saúde da Família do Distrito da Serra do Cipó em Santana do Riacho. Inicialmente, foi feito uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados da LILACs e do SciELO, com os seguintes descritores diabetes mellitus e insulinoterapia para obtenção de maiores conhecimentos a respeito da diabetes mellitus e seu tratamento medicamentoso e preventivo. Posteriormente, com dados referentes ao distrito da Serra do Cipó, agregado aos conhecimentos da diabetes foi elaborado o protocolo clínico, com vistas a proposição de uma assistência mais humanizada, buscando condições para o bom controle, redução de sequelas, diminuição no número de internações e de gastos financeiros. Pretende-se, ainda, proporcionar melhor qualidade de vida à população diabética da área de abrangência da unidade básica de saúde onde atuo. Para alcançar o recomendado no protocolo, propõe-se a realização de capacitação da equipe de saúde da família com base em ações medico/medicamentosas e ações complementares, tais como, a consulta de enfermagem, as visitas domiciliares, os grupos operativos e, ainda, discussões de casos e ações multidisciplinares.

Ano

2019-08-10T13:11:58Z

Creators

Ludmila Inacia Schettini

Trajetória político-intelectual e representações da Revolução Mexicana nas obras de Martín Luis Guzmán (1915-1969)

Nesta dissertação buscamos compreender e analisar os significados da Revolução Mexicana em algumas obras do escritor Martín Luis Guzmán e a forma como estas concepções encontravam-se associadas à sua trajetória política e intelectual. Nesse intento, nosso marco temporal se estendeu dos primeiros anos do século XX que compete à configuração do ambiente intelectual mexicano até 1969, momento em que o mexicano se posicionou favoravelmente à repressão aos estudantes em outubro de 1968, marcando o caminho que o conduziria a um temporário mas significativo esquecimento dentro das pesquisas acadêmicas mexicanas. As fontes que serviram de base para a constituição desse texto são variadas, abarcam ensaios, artigos de jornais, romances, textos memorialísticos, cartas, discursos políticos e intelectuais, programa de criação de partidos. Para o desenvolvimento desta pesquisa, empregamos elementos que fazem parte do arcabouço teórico da história intelectual e da história dos intelectuais, bem como reflexões sobre história, literatura e memória. Em suma, analisamos a trajetória política e intelectual de Martín Luis Guzmán, de sua participação como um dos autores consagrados dentro do que se compreende como Romance da Revolução, da inserção do autor no debate do que significou a Revolução e a construção do Estado pós-revolucionário, e, nesse longo deslocamento pelo século XX, sempre visando perceber sua ação política nos jogos do poder mexicano.

Ano

2019-08-14T20:05:10Z

Creators

Carolline Martins de Andrade

Distonia focal e outros transtornos musculoesqueléticos em músicos de orquestra

Introdução: Músicos de orquestra, assim como outros artistas de performance estão sujeitos, pela sua atividade, ao desenvolvimento de sintomatologias dolorosas associadas aos transtornos musculoesqueléticos (TME) e à distonia focal (DF) ou do músico (DM). A DM é um transtorno neurológico caracterizado pela contração muscular sustentada e involuntária de grupamentos musculares restritos, incoordenação indolor e pela consequente perda do controle motor voluntário em movimentos extensos de treinamento musical durante o ato de tocar o instrumento. Treinamentos intensivos em habilidades de controle motor fino, infra-estrutura trabalhista, biomecânica corporal, fatores psicoemocionais e genéticos, dentre outros fatores, parecem predispor o desencadeamento dos TME e DM. A DM afeta de 1% a 2% dos músicos profissionais e, na maioria dos casos, promove o término de suas carreiras. Objetivo: Determinar a frequência de TME e DM em músicos profissionais. Métodos: Foram recrutados músicos voluntários de três orquestras (n=50, GM) e controles (n=50, GC) que foram pareados por idade e sexo. Nenhum membro do GC possuía qualquer treinamento musical. Todos foram entrevistados e examinados. Cada voluntário preencheu um protocolo clínico específico para a pesquisa. O exame craniomandibular (articulações temporomandibulares - ATMs - dores orofaciais) - foi realizado pela pesquisadora, cirurgiã-dentista e musicista e o exame neurológico, por dois neurologistas. Aplicou-se um questionário para a sondagem da qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS): Health Survey Standard Version (SF-12v2), traduzido para o português. Todos assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE). Resultados: Verificou-se que 86% do GM foram afetados por dor/TME contra 54% do GC. Em 32 regiões corporais, os músicos apresentaram um número de regiões afetadas por TME (180/32) superior aos não músicos (59/32) numa proporção de mais de 3 vezes (3,05) com p<0,001. De um total de 15 macro regiões corporais afetadas por TME (RTME), encontraram-se 8RTME os quais atingiram valores estatisticamente significativos com p=0,002 e p<0,001. Destas oito regiões, 6RTME afetaram apenas os músicos. O gênero feminino foi mais afetado por dor/TME tanto no GM (p=0,028) como no GC (p<0,001). Encontrou-se uma frequência de 8% de distonia focal (DF) na amostra GM, com totalidade dos afetados do gênero masculino. Não houve manifestação de DF no GC. A QVRS demonstrou que o GM apresentou uma pontuação superior em relação ao GC com p<0,001. A ausência de DM, de dor/TME e de alterações emocionais (ansiedade e/ou depressão) aumentou o escore da QVRS nos dois grupos. Músicos sem TME, sem ansiedade e/ou depressão também apresentaram escore superior na QVRS quando comparados com músicos com tais características (p<0,001, p<0,001 e p=0,007, respectivamente). Conclusões: Músicos profissionais apresentam frequência elevada de TME e DM. Isto pode estar relacionado a diversos fatores de risco: ocupacionais, genéticos, emocionais, meio ambiente e outros.

Ano

2019-08-13T10:51:54Z

Creators

Marcia Regina Coimbra Cortez

Uma escolha profissional equivocada como geradora de crise no jovem universitário: um estudo fenomenológico

Num mundo de mudanças constantes no mercado de trabalho e uma grande diversidade de profissões, o jovem se depara com a necessidade de efetuar a sua escolha profissional, o que o leva, às vezes, a efetuar uma escolha equivocada e a vivência de uma crise. O objetivo geral desse trabalho consiste em analisar a crise vivenciada pelos jovens universitários diante de uma escolha profissional não acertada. Os objetivos específicos foram identificar os sentimentos presentes no momento da crise vivenciada pelos jovens universitários; caracterizar o impasse que se estabelece nesse momento, quando se faz necessária uma nova escolha e oferecer subsídios para programas de orientação profissional em expansão nas instituições de ensino superior. Para que tal finalidade pudesse ser alcançada, primeiramente, e sustentando-se nas abordagens de autores da atualidade, apresentou-se o tema: o jovem universitário em crise, abordando o conceito de crise; em seguida, um recorte referente ao jovem universitário, sua inserção no mundo atual e o mercado de trabalho; e finalizando esta parte, a questão do processo da escolha profissional, o processo de escolha e a reescolha. Logo após, por meio de uma metodologia fenomenológica, enriqueceu-se o trabalho com as informações coletadas com a realização de três entrevistas semi-estruturadas com jovens universitários. Organizaram-se seus conteúdos em quatro grandes temas - a família; a escolha profissional equivocada; a trajetória acadêmica e a nova escolha profissional. Concluiu-se que, ao mesmo tempo em que a experiência de uma escolha profissional equivocada significa a vivência de momentos angustiantes, ela também significa a oportunidade de um repensar que impulsiona para o crescimento e o amadurecimento do jovem. E ainda, a busca pelo jovem de uma possibilidade de saída da crise por meio de uma profissão que proporcione realização e a compreensão de que, quando se pensa em efetuar uma escolha, ela deve ser consciente, pois trata-se de definir o futuro. As considerações da pesquisa instigaram a proposição de novos estudos e do projeto de Orientação e Desenvolvimento Profissional que possibilitará, ao jovem universitário, trabalhar a construção de sua carreira ao longo de sua trajetória acadêmica.

Ano

2019-08-14T02:18:49Z

Creators

Maria Helena Duarte de Oliveira

Análise da formação de descargas atmosféricas baseada na aplicação do modelo do leader bidirecional

Este trabalho apresenta um estudo para a predição da formação do canal de descarga nuvem-solo baseado no modelo do leader bidirecional. Após uma revisão bibliográfica, desenvolveram-se rotinas computacionais, baseadas no método de simulação de cargas, para a simulação da evolução do canal da descarga. A ferramenta computacional elaborada, adaptada da formulação básica do trabalho de Mazur e Ruhnke, possui um menor custo computacional na representação do sistema físico para o cálculo das grandezas elétricas associadas ao processo de formação da descarga. Além disso, a ferramenta implementada usa uma formulação diferenciada para ter em conta o efeito do relevo irregular do solo. A ferramenta foi aplicada para simular a formação dos canais de descarga até o attachment, e para analisar grandezas associadas à evolução dos canais, notadamente o campo elétrico, em situações de interesse prático, que incluem a presença de torre, canal ascendente e ramificações no canal descendente negativo em condições de relevo plano ou relevo similar ao da região da Estação do Morro do Cachimbo

Ano

2019-08-10T23:54:14Z

Creators

Raphael Batista Borges Louro

Dor lombar, quedas e autoeficácia em evitar quedas em idosos comunitários: follow-up de um ano do estudo back complaints in the elders (bace – brasil)

A dor lombar (DL) condição músculoesquelética prevalente em idosos, pode estar associada com incapacidade funcional, fator este que pode levar o indivíduo idoso a cair. As quedas constituem a principal causa de morbimortalidade nesta população e estudos relacionados às causas multifatoriais que levam o idoso com DL a cair ainda são escassos e devem ser conduzidos. O objetivo geral desta tese foi verificar as variáveis relacionadas à DL e sua associação com as quedas e autoeficácia em evitá-las, após um ano de follow-up por meio dos dados provenientes do estudo multicêntrico internacional Back Complaints in the Elders (BACE-Brazil). Dois artigos foram produzidos provenientes desta tese. O primeiro intitulado Dor lombar e autoeficácia em evitar quedas em idosos comunitários: estudo de coorte prospectivo (BACE-Brasil) teve como objetivo verificar associação entre intensidade e incapacidade ocasionada pela DL, com a autoeficácia em evitar queda utilizando uma subamostra de 578 participantes com 60 anos ou mais no baseline, seis e 12 meses. A autoeficácia, intensidade de dor e incapacidade por DL, foram mensuradas pelo Falls Eficacy Scale (FES-I), Numerical Rating Scale (NRS) e Rolland Morris Disability Questionarie (RMDQ) respectivamente. Modelos de Equações de Estimativa Generalizada (GEE) foram gerados para avaliar as associações longitudinais com ajustes para as potenciais variáveis de confusão. A média da idade foi de 67,6 anos (DP ± 7), composta em sua maioria pelo sexo feminino (84,8%), com renda de até um salário mínimo (40,4%) e baixa escolaridade (62,3%). A análise de regressão pela GEE, incluindo variáveis sóciodemográficas e clínicas, identificou interação significativa entre a intensidade de dor e as categorias do FES-I. Idosos com dor intensa na NRS, se mostraram menos eficazes (FES-I ≥ 23) em evitar às quedas (OR 1,86 IC 95% 1,21-2,86; p=0,005) do que a categoria de referência. A baixa autoeficácia também se mostrou associada à incapacidade (RMDQ >14) (OR 4,46 IC 95% 2,98 - 6,66; p<0,001). O sexo feminino (OR 2,42 IC 95% 1,57 - 3,74; p<0,001) e a presença de mais de duas comorbidades (OR 1,92 IC 95% 1,30-2,86; p=0,001) também aumentaram a chance do desfecho. O artigo 2 intitulado Quedas em idosos com dor lombar aguda: incidência e fatores de risco associados após um ano de follow-up do estudo BACK COMPLAINTS IN THE ELDERS (BACE-BRAZIL) utilizou as medidas do baseline seis e 12 meses após a avaliação inicial para descrever a incidência de quedas após um ano de seguimento, bem como verificar os fatores de risco associados ao evento. A autoeficácia, intensidade de dor e incapacidade por DL, foram mensuradas pelos mesmos instrumentos do primeiro artigo. A presença de sintomas depressivos e comorbidades foram mensurados pelo Center for Epidemiological Scale – Depression (CES-D) e Self-administered Comorbidity Questionnaire (SCQ) respectivamente. A velocidade da marcha usual também foi mensurada em metros por segundo. Dos 602 idosos comunitários da amostra total do BACE- Brasil, 156 (26%) reportaram episódios de quedas no baseline nas últimas seis semanas que antecederam a avaliação inicial e foram excluídos para a determinação de fatores de risco após um ano neste estudo. Dos 446 idosos inclusos nas análises 375 (84%) eram mulheres, e destas 112 (79,43%) reportaram pelo menos um episódio de quedas após um ano de seguimento. As características sóciodemográficas que se mostraram associadas a quedas foram: sexo feminino (p=0,068), idade (p=0,004) e a baixa escolaridade (p=0,022). Na análise dos dados contínuos os idosos caidores apresentaram maiores níveis de intensidade de dor aos 12 meses (p <0,001) e de incapacidade aos 6 meses e 12 meses (p = 0,017 e p= 0,037), respectivamente, nos revelando que idosos caidores possuíram níveis maiores de incapacidade por dor. A autoeficácia para evitar quedas, após 12 meses mostrou-se diferente entre os grupos de idosos caidores e não caidores (p = 0,003) com pontuações maiores para os que reportaram quedas evidenciando baixa autoeficácia. A velocidade da marcha não diferiu de forma significativa entre os idosos que caíram ou não após um ano (p= 0,861). As análises de regressão identificaram que apesar destas variáveis se mostrarem associadas ao evento quedas estas não foram fatores de risco para o desfecho quedas em idosos desta amostra. Portanto os resultados provenientes desta tese indicam que idosos com maior intensidade de dor lombar e incapacidade por dor lombar, possuem menor autoeficácia para evitar quedas e que essas mesmas variáveis estão associadas a presença de quedas após um ano de seguimento em idosos com dor lombar. Contudo não são fatores de risco para o desfecho, nesta amostra se fazendo necessário o desenvolvimento de mais estudos longitudinais que abordem os aspectos multifatoriais relacionados as quedas em populações especiais

Ano

2021-06-02T21:14:52Z

Creators

Juliana Lima Fonteles Magalhães

Purificação de substâncias antibacterianas e estudo de plasmídios colicinogênicos de Shigella sonnei

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Ano

2020-06-18T21:27:45Z

Creators

Jaqueline Silvana Moreira

Álbum de fotografia autoral em aulas de botânica como agente da motivação de estudantes do ensino médio de uma escola pública da cidade de Belo Horizonte

Esta pesquisa trata do ensino de Biologia, direcionada à área da Botânica, na qual a aprendizagem dos estudantes acontece, muitas vezes, de maneira fragmentada, teórica e desconectada com a realidade daqueles. Nesta pesquisa, adotamos o conceito de interesse como uma relação sujeito-objeto que envolve aspectos afetivos e cognitivos, que pode ser considerada uma variável motivacional, e que tal relação tem relevante influência sobre aquilo que aprendemos e memorizamos. Nesta perspectiva, a Pesquisa teve como objetivo elaborar e investigar um material didático na expectativa da promoção de um ensino e uma aprendizagem mais motivadores e interessantes dos grandes grupos vegetais, utilizando ferramentas imagéticas, sobretudo a fotografia autoral dos estudantes. A elaboração de um produto, que também é objeto da pesquisa, teve o intuito de envolver os estudantes na aprendizagem dos conteúdos relacionados à classificação e evolução dos grandes grupos vegetais a partir do uso da fotografia como ferramenta didática, pois acredita-se que possui grande potencial pedagógico. Este produto é um álbum do tipo lápis-papel que utiliza a fotografia autoral dos estudantes de uma turma do segundo ano do Ensino Médio das plantas do jardim de uma escola da rede pública estadual da cidade de Belo Horizonte. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, com observação participante, e envolveu averiguação das concepções prévias dos estudantes participantes sobre os temas envolvidos e tecnologias digitais, investigação sobre as impressões dos estudantes acerca de fotografias de plantas e análise dos álbuns preenchidos por eles. Verificamos que a Teoria da Autodeterminação explica, através da satisfação das necessidades psicológicas básicas de relacionamento, competência e autonomia, que a utilização do álbum de fotografias possibilitou um maior interesse e motivação dos estudantes no ensino de conteúdos de Botânica. Concluímos que os resultados encontrados com esses estudantes proporcionaram um aprendizado mais eficaz e motivador na área da Botânica e, temos a expectativa de que o produto investigado inspire os professores a repensarem suas práticas sobre as necessidades de seus alunos e a utilizarem estratégias similares às desenvolvidas nesta pesquisa, com o fito de motivá-los para um aprendizado mais atraente, seja da Botânica em si, seja de outros temas da Biologia, ou mesmo de outras áreas do ensino e da aprendizagem.

Ano

2020-01-20T17:55:27Z

Creators

Alice Trópia Resende

Entre linhas e cores, um olhar em devaneio para o desenho infantil nos primeiros anos do ensino fundamental diante da atuação docente

FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

Ano

2021-10-20T14:22:01Z

Creators

Aroldo Dias Lacerda

Determinação de constituintes inorgânicos em amostras de ervas e raízes medicinais por espectrometria de absorção atômica com chama

Neste trabalho foram desenvolvidos procedimentos de pré-tratamento de amostras de ervas e raízes medicinais de elevado consumo nacional para determinação de elementos inorgânicos por espectrometria de absorção atômica com chama (FAAS). As ervas investigadas foram: alfavaca, arnica, boldo, camomila, capim-cidreira, chá verde, espinheira-santa, quebra-pedra, além de gengibre. Foram analisadas duas marcas de cada planta (A e B), exceto para gengibre. Procedimentos brandos, rápidos e de baixo custo utilizando água, ácido diluído e solução simulada do suco gástrico foram avaliados e comparados com o procedimento de digestão total das amostrasem forno de microondas com cavidade. Em todas as amostras, os elementos determinados foram Al, Cu, Fe, Mn e Zn. Os teores totais dos analitos, obtidos após o procedimento de digestão das amostras em forno de microondas com cavidade foram utilizados referência para avaliar a eficiência dos procedimentos de extração. O preparo das infusões das ervas medicinais na forma de chá foi realizado de forma convencional, aplicando o aquecimento condutivo e empregando um forno de microondas caseiro. A influência do tamanho de partículas na extração dos elementos foi avaliada no preparo da infusão das ervas, assim como a extração por meio de infusões sucessivas. Ainteração metal-sílica foi estudada realizando um procedimento de extração com HF 4,5 mol L-1. A biodisponibilidade dos elementos no trato digestivo foi avaliada empregando-se uma solução composta por pepsina/ácido clorídrico, simulando o suco gástrico. A concentração total dos elementos variou consideravelmente nas diferentes ervas e marcas, porém para o Cu, valores similares foram encontrados. Ferro foi o elemento presente em maior concentração em 82% das amostras, no entanto, percentualmente foi o elemento menos extraído na infusão. Exceto para chá verde, a infusão de todas as ervas apresentou maiorconcentração de Mn, demonstrando a fraca interação desse metal com a matriz orgânica. O estudo estatístico empregando o teste de Pearson mostrou interações nas concentrações totais de Cu e Zn determinados nas amostras. O estudo da análise por componentes principais (PCA) e análise por agrupamento hierárquico (HCA) para os dados da digestão das amostras emforno de microondas com cavidade e chá preparado em microondas caseiro tornaram possível a formação de grupos contendo plantas com características semelhantes na distribuição dos elementos determinados. A extração dos elementos após a infusão das ervas com tamanho de partículas menor que 63 µm foi maior quando o preparo do chá foi realizado em microondas caseiro, mostrando a maior eficiência do aquecimento com radiação microondas comparado ao aquecimento condutivo. Na infusão sucessiva, a primeira infusão foi a mais significativa na extração de todos os elementos e Mn foi o único elemento a ser quantificado até a última infusão. O procedimentoempregando a solução simulada do suco gástrico apresentou teores maiores para todos os elementos em todas as ervas, quando comparado ao preparo na forma de infusão. A extração com HF aumentou os teores percentuais de todos os elementos, comparado à infusão e ao suco gástrico, exceto para Zn em gengibre, com solução simulada do suco gástrico. No procedimento empregando a solução diluída de HF, Fe foi o elemento percentualmente mais extraível, quando comparado à infusão. No geral, a eficiência de extração dosprocedimentos empregados foi: HF diluído > suco gástrico simulado > infusão em microondas caseiro> infusão convencional. Os resultados encontrados possibilitam o estabelecimento de um perfil nutricional e toxicológico preliminar das ervas medicinais analisadas.

Ano

2019-08-12T15:15:30Z

Creators

Rafaela Marques Pereira

Atribuições oficiais da equipe de saúde da família em relação aos pacientes fora de possibilidades terapêuticas

Uma nova realidade na saúde é marcada por mudanças no perfil demográfico e epidemiológico, uma vez que é crescente o número de pacientes com doenças terminais e sem possibilidades terapêuticas. O presente estudo vem analisar e discutir as atribuições oficiais da equipe de Saúde da Família em relação a esses pacientes, bem como a sua relação com a Atenção Básica. Foram analisadas a Política Nacional de Atenção Básica e a Política Nacional de Atenção Oncológica a fim de se identificar o que há de concreto sobre os Cuidados Paliativos no âmbito da Atenção Básica. Conclui-se que, embora a Política Nacional de Atenção Oncológica mencione a Atenção Básica como locus desse cuidado, o mesmo não ocorre com a Política Nacional de Atenção Básica, que não menciona os cuidados paliativos. Especula-se que esse fato reflita uma desconexão entre ambos os cuidados também no cotidiano das equipes de Saúde da Família o que não é desejável, uma vez que os pacientes que demandam Cuidados Paliativos necessitam de atendimento humanizado e integral, princípios esses que são norteadores tanto da Atenção Básica quanto dos Cuidados Paliativos.

Ano

2019-08-14T06:36:06Z

Creators

Cintia Natalia Martins Barbosa

A amamentação e o desenvolvimento do sistema estomatognático

O Brasil tem priorizado as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno por ser uma estratégia importante para melhoria da qualidade de saúde da população e para a redução da mortalidade infantil. No entanto, as taxas de prevalência não conseguiram atingir a meta estipulada pela Organização Mundial da Saúde que recomenda o aleitamento materno exclusivo durante os primeiros seis meses de vida e a manutenção da amamentação após a introdução de outros alimentos até os dois anos ou mais. O leite materno possui fatores que protegem as crianças contra a diarréia e diversas infecções. Nesta revisão da literatura objetivou-se demonstrar os benefícios da amamentação natural no desenvolvimento da musculatura orofacial do recém nascido e seu benefício para o sistema estomatognático, bem como descrever os diferentes tipos de aleitamento e a relação com os hábitos bucais deletérios. A partir da literatura, pode-se concluir que além dos inúmeros benefícios do aleitamento materno, este contribui para o desenvolvimento orofacial adequado e previne alterações no que se refere ao sistema motor-oral e observar que o aleitamento por meio da mamadeira e o uso de chupetas estão fortemente associados ao desmame precoce, o que pode acarretar a ruptura do desenvolvimento motor-oral adequado, podendo prejudicar as funções de mastigação, deglutição, respiração, articulação dos sons da fala e ocasionar má-oclusão.

Ano

2019-08-10T02:05:27Z

Creators

Alianne Quadros Martins Lopes

O blog como apoio às aulas de inglês presenciais no 5º ano do ensino fundamental

Não se pode negar que o uso de Novas Tecnologias da Informação (NTIs) proporciona mudanças significativas nas práticas pedagógicas. O incentivo à inclusão de computadores e internet nas escolas é de suma importância no contexto atual da maioria das escolas sendo sugerido até mesmo pelos Parâmetros Curriculares Nacionais:É indiscutível a necessidade crescente do uso de computadores pelos alunos como instrumento de aprendizagem escolar, para que possam estar atualizados em relação às novas tecnologias da informação e se instrumentalizarem para as demandas sociais presentes e futuras. (PCNs, 2006, p.67)

Ano

2019-08-10T06:15:13Z

Creators

Maria Angela Rodrigues

Realidade, matemática e modelagem: as referências feitas pelos alunos

Nesta dissertação, apresento uma pesquisa, de cunho qualitativo, sobre relações entre realidade e matemática em ambientes de modelagem matemática. O objetivo da pesquisa foi compreender as referências que os alunos fazem à realidade e à matemática, em ambientes de modelagem, e as relações que estabelecem entre elas. Para fundamentar a pesquisa, baseei-me em algumas discussões filosóficas e no trabalho do educador matemático Ole Skovsmose sobre referência à realidade e à matemática em ambientes de aprendizagem. Em termos empíricos, realizei um projeto de modelagem com alunos de uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual da rede pública de Belo Horizonte, Minas Gerais. O projeto foi desenvolvido presencialmente, durante as aulas de Matemática, e também em um espaço virtual, no qual os sujeitos inseriram vídeos, reportagens e links referentes ao projeto, bem como comentários sobre seu desenvolvimento. A abordagem metodológica foi a observação participante, na qual realizei anotações em um caderno de campo, onde eram registrados o desenvolvimento do projeto, algumas falas e ações dos sujeitos. Para apoiar as observações, as aulas foram gravadas em áudio e vídeo. A partir da análise dos dados, foi possível inferir que as relações estabelecidas em ambientes de modelagem entre as referências à realidade e à matemática estão vinculadas a outras atividades rotineiras da turma e a experiências atuais e anteriores dos participantes. Além disso, tanto a perspectiva de modelagem na educação matemática, que orientou a condução do projeto, quanto a utilização de tecnologias informáticas, caracterizada pelo uso de softwares de computadores, contribuíram para questionar o uso da matemática frente à situação da realidade investigada. Os resultados deste estudo sinalizaram também que, em ambientes de modelagem, a matemática ou o modelo matemático podem ser alterados para se confirmar determinada hipótese sobre a situação da realidade, caracterizando, assim, uma inversão de papéis, em comparação com as aulas convencionais de Matemática, em que as situações reais são modificadas para que a matemática utilizada seja a mesma de exercícios habituais. Em vista disso, esta pesquisa apontou uma consideração para além do campo da modelagem: a pertinência de se ater não somente à incorporação de situações reais como também ao uso da matemática diante de tais situações da realidade.

Ano

2019-08-12T06:39:34Z

Creators

Ana Paula Francisca Pires da Rocha

As várias formas de se trabalhar a leitura objetivando a formação do leitor: a integração sala de aula/biblioteca

Realizou-se neste estudo, uma pesquisa tendo como propósito verificar se quando a escolha do livro, em especial,o literário,é feita de maneira livre, sem a intervenção do professor ou com algum objetivo didático, aumenta o número de leitores. Nesse sentido, busca-se entender quais fatores são cruciais para a formação de um leitor. O que motivou essa investigação foi a falta de interesse dos alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Isaura Santos (EMPIS) pela leitura, dos anos finais do 3° ciclo, que neste quesito supera os dasséries iniciais. Através da aplicação de um questionário aos alunos supracitados chegou-se a conclusão de que, além da influência da família na formação do leitor, a escola exerce um papel primordial na condução do aluno para que este se torne um leitor que lê, de tudo, e com prazer. Observou-se que muitos estudantes, quando leem fazem isso mais por obrigação ou necessidade.Entretanto, muitas vezes, épreciso que se leia mesmo que sem prazer, pois a leitura é uma exigência da sociedade, é uma maneira de conquistarmos nossa autonomia. Por isso, é preciso que a escola crie situações de ensino voltadas para a construção do leitor competente capaz de compreender, interpretar, interferir, interagir com o texto. Tendo em vista identificar possíveis causas e buscar possíveis soluções para o fomento da leitura, é que foi desenvolvido um projeto, A Temporada do Amor, naescola citada, evento que envolveu toda a comunidade escolar.

Ano

2019-08-10T22:34:25Z

Creators

Ana Aparecida de Jesus

O rádio como agente de letramento literário de crianças: um estudo sobre o programa radiofônico Encontro Com Tia Leninha, da Rádio Nacional da Amazônia (1979-1999)

Este trabalho teve como objetivo compreender de que modo o programa radiofônico Encontro Com Tia Leninha, da Rádio Nacional da Amazônia, atuou como agente de letramento literário de crianças, especificamente as da região amazônica, no período compreendido entre 1979 e 1999. Para tanto, utilizamos, como fontes, áudios do programa e de radionovelas, scripts de radionovelas, livros de literatura infantojuvenil, entrevistas, cartas e comentários feitos por ouvintes em páginas de redes sociais. Todas essas fontes foram analisadas conforme referenciais teórico-metodológicos que auxiliam no tratamento específico de cada tipo de documento (escrito, sonoro, digital), possíveis graças ao movimento da História Cultural que ampliou e diversificou a noção de documento e fonte histórica. Procedemos à análise de conteúdo das fontes que nos permitiu a categorização e interpretação dos dados coletados de modo a dar, assim, inteligibilidade ao objeto de pesquisa proposto. Estudos sobre letramento e letramento literário, literatura infantil e juvenil, oralidade mediatizada e linguagem radiofônica, história da infância, do livro e da leitura basearam teoricamente a pesquisa. Os resultados obtidos apontam que o programa dedicava espaço significativo à literatura infantojuvenil, seja por meio de discos de histórias, seja por meio de radionovelas de autoria da produtora e locutora Helena Ardito Bortone ou adaptadas de livros infantojuvenis e ainda a leitura de outros livros. Nesse processo de adaptação da literatura infantojuvenil para o rádio, verificamos que a concepção de literatura de Helena Ardito Bortone era, predominantemente, aquela voltada para o ensino e a formação de uma criança e infância idealizadas. Entretanto, mesmo a literatura infantojuvenil assumindo o caráter pedagógico e/ou moralizante, acreditamos que o incremento de aspectos da linguagem radiofônica ampliava a dimensão estética da literatura, conquistando pessoas de diversas idades e localidades, muitas delas sem acesso à leitura literária. Assim, a pesquisa torna visível o importante papel desempenhado pelo rádio na construção da história da leitura no Brasil

Ano

2019-08-12T09:26:20Z

Creators

Simone Aparecida Neves