Repositório RCAAP
Processos morfogenéticos e condicionantes associados aos eventos de entulhamento dos fundos de vales de afluentes do médio/baixo rio Paraopeba/MG
Nas últimas décadas, diversos trabalhos têm buscado compreender a evolução do relevo na região central de Minas Gerais através da interpretação dos níveis e sequências deposicionais aluviais presentes nos vales dos principais rios. Esses estudos se concentram em regiões serranas, como o Quadrilátero Ferrífero e a Serra do Espinhaço, onde a riqueza de níveis deposicionais tem permitido a interpretação do papel da lito-estrutura e da neotectônica na dinâmica fluvial e na morfodinâmica. A bacia do Rio Paraopeba conta com poucos estudos sobre geomorfologia fluvial, os quais tratam, especificamente, de seu alto e de parte de seu médio curso, localizados no Quadrilátero Ferrífero e/ou em suas bordas. Em seu médio e baixo curso, a pequena quantidade de níveis deposicionais é um fator que dificulta as interpretações sobre a dinâmica fluvial e morfogênese. Recentemente, mapeamentos geológicos identificaram espessas sequências aluvionares, em contexto de fundo de vale no Rio Paraopeba e em seus principais afluentes. Esses depósitos fluviais de fundo de vale correspondem a planícies e terraços intensamente explorados pelas mineradoras. Nessa dissertação, investiga-se os processos morfogenéticos e o contexto geomorfológico associados à gênese, organização espacial e evolução dos espessos pacotes sedimentares fluviais presentes nos fundos dos vales de afluentes do médio/baixo Rio Paraopeba-MG. O estudo foi realizado a partir de: i) identificação, mapeamento e caracterização dos níveis deposicionais e sedimentos correlatos; ii) datação de sedimentos por meio da técnica da Luminescência Opticamente Estimulada (LOE); e iii) análise morfométrica das bacias hidrográficas e redes de drenagem (Rr, Is, Dd, FABD e RDE). Na maior parte das bacias analisadas foram identificados até três níveis deposicionais: a planície de inundação (N1), um nível de terraço (N2) e um nível deposicional descaracterizado pelos processos de encosta (N3). A análise da organização espacial, da composição granulométrica e do arranjo das fácies desses níveis deposicionais permitiu a proposição de, pelo menos, quatro eventos de sedimentação, que podem ser associados ao controle tectônico e principalmente ao controle lito-estrutural. O evento de sedimentação mais antigo é representado pelos N3, que são indícios de ambientes de deposição com maior energia. Os dois eventos seguintes são representados pelos N2: os N2 dos médios cursos seriam o registro de um evento de sedimentação regional na bacia do médio-baixo Rio Paraopeba e os N2 dos baixos cursos dos afluentes da margem direita do Rio Paraopeba seriam o registro de um evento de sedimentação posterior à formação dos N2 dos médios cursos. O último evento é representado pela formação atual dos N1 nos baixos cursos de todos os afluentes do Rio Paraopeba estudados nessa dissertação. Há ainda a formação dos N2 e N1 nos altos cursos dos ribeirões das Lajes e do Ouro e dos N1 nos médios cursos de todos os afluentes, que podem representar eventos de sedimentação cronologicamente distintos. O controle tectônico é responsável por soerguimentos e/ou basculamentos, que são evidenciados por parâmetros morfométricos, níveis deposicionais escalonados e organização da drenagem. Tal controle é favorecido pelo rico quadro estrutural herdado dos ciclos Transamazônico e Brasiliano, com falhas e zonas de cisalhamento reativadas ao longo do tempo geológico. A organização dos depósitos se relaciona ao controle litológico exercido pelos diques básicos e veios de quartzo, que estabelecem níveis de base locais para determinados segmentos dos cursos dágua e preservam os N2 e N1 em patamares altimétricos diferenciados. De acordo com os resultados da datação por LOE, o evento de sedimentação 2 ocorreu entre 17.600 ± 2.780 e 15.800 ± 2500AP, o evento de sedimentação dos N2 nos segmentos C ocorreu entre 6.250 ± 1.100 e 2.850 ± 420 AP e o evento de sedimentação 3 ocorreu entre 2.750 ± 420 e 1.250 ± 190.
Os mecanismos enunciativos no estudo de contos brasileiros em livros didáticos para o ensino médio
Nesta tese, analisamos propostas para interpretação de Contos apresentados em livros didáticos de Língua Portuguesa e Literatura do Ensino Médio que constituem o corpus desta pesquisa. À luz do Interacionismo sociodiscursivo, sugerimos o estudo dos mecanismosenunciativos: vozes e modalizações nesses textos, conforme Bronckart (2003) que visualiza um texto como um folhado textual, constituído por três níveis: 1) infra-estrutura geral do texto, nível mais profundo que comporta os discursos, suas modalidades de articulação e sequências que eventualmente aparecem nesses discursos; 2) mecanismos de textualização: são articulados à linearidade do texto e contribuem para o estabelecimento da coerência temática; 3) mecanismos enunciativos que contribuem mais claramente que os precedentes para manter a coerência pragmática, ou interativa do texto, esclarecem posicionamentos enunciativos: vozes e modalizações, orientam, de forma mais direta, a interpretação do texto e são denominados configuracionais. Nesta pesquisa, analisamos as questões de interpretação textual em contos brasileiros, propostas pelos autores dos livros didáticos selecionados e fizemos o levantamento dos mecanismos enunciativos em cada conto com o objetivo deidentificar o potencial de análise da polifonia. Analisamos as questões gerais que auxiliam na localização dos mecanismos enunciativos e efetuamos o estudo e cruzamento das variáveis: caráter polifônico, tipos de discurso, modalizações e indicadores de modalidade. Concluímosque é viável estudar os contos através dos mecanismos enunciativos e que esse estudo pode favorecer a compreensão da estrutura textual.
2019-08-14T22:37:53Z
Angela Maria Ribeiro Vilas Boas Leite
Organização do trabalho e democracia escolar: uma escola pública como estudo de caso
Este trabalho tem como objetivo examinar a luta pela democratização da escola públic, efetivada no movimento real das práticas sociais escolares.Para isso, seleciou-se uma escola pública municipal de Belo Horizonte-MG, tendo-se em vista a realização de um estudo de caso. Efatizando-se a organização do trabalho escolar como principal instância em que se processa a referida luta, analisou-se o projeto político-pedagógico e administrativo dela decorrente. Na dimensão administrativa, a análise se voltou para a prática da gestão, efetivada pelos membros da direção e pelos membros dos vários órgãos e instâncias colegiadas. Na dimensão pedagógica, a análise foi direcionada para as relações sociais escolares, como expressão de um projeto pedagógico dominante, cujos objetivos são o controle e a dominação. A metodologia utilizada teve caráter etnográfico.Os instrumentos utilizados foram os registros decorrentes do processo de observação; questionários; entrevistas semi-estruturdas, pesquisa de arquivos. O trabalho está estruturada em cinco capítulos, distribuídos em duas partes.No primeiro capítulo, tratou-se da gestão escolar; no segundo, das relações sociais entre os vários trabalhadores assalariados; no terceiro, da prática do disciplinamento; no quarto, das relações do aluno com os demais sujeitos, com os órgãos colegiados e com seus pares; e, no quinto, o processo de alienação e internalização das relações sociais a que o aluno é submetido, bem como suas formas de reação. Concluindo, foram levantadas algumas proposições que podem contribuir para uma reflexão sobre os obstáculos e os avanços, que se dão no nível da instituição, referente à luta pela democratização da escola pública.
Metáfora, analogia e exploração formal no projeto arquitetônico
O projeto não é algo completamente idealizado em nossas mentes e depois “validado” por meio das representações, ao contrário, é exatamente o ato de representar que se torna a versão “palpável” de uma ideia em concepção que, por ser fragilmente determinada por sua existência ainda ideal, é amplamente influenciada pela materialidade de suas representações. Neste processo, de certo modo, a forma deriva de si mesma, da interação que apresenta tanto em relação à sua nascente materialidade, quanto em relação ao programa, ao lugar e à técnica. Apesar da enorme resistência que o processo de projetação apresenta diante de organizações metodológicas ou funcionais, seu desenvolvimento pode ser potencializado através de instrumentações específicas. A proposta didática descrita nesse artigo tenta articular a adoção de conceitos e referenciais simbólicos com as noções de materialidade e tectônica, de modo que, no processo de concepção estas questões sejam experimentadas de maneira dinâmica e não linear, de modo que os mecanismos de representação, mais do que meros suportes, sejam ferramentas ativas no processo de transformação das relações espaciais, formais e funcionais. Pensar o projeto a partir de um conceito não significa se sobrepor à materialidade ou às demandas projetuais existentes mas, ao contrário, é exatamente através do atrito conformador entre a forma conceitual e suas possíveis materialidades que o sentido da forma permite a integração entre funcionalidade e tectonicidade, é quando o processo de criação se desenvolve.
2021-08-11T17:19:13Z
Tales Bohrer Lobosco Gonzaga de Oliveira
Vivendo as ciências da natureza na educação infantil: movimentos de transformação na prática de uma professora
Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de compreender o modo como uma professora da educação infantil desenvolve atividades de ciências da natureza com crianças na faixa etária de 4 anos e os saberes produzidos nessas interações. Durante vários meses acompanhei a prática pedagógica em uma turma específica, de uma Escola Municipal de Educação infantil, na cidade de Belo Horizonte. Este trabalho, que dialoga com os campos de Educação Infantil, Ensino e Ciências e Formação de Professores, foi realizado numa perspectiva qualitativa, em colaboração. As formas de organização do trabalho da professora foram sendo ressignificadas e reelaboradas ao ensinar ciências da natureza, e novos significados foram sendo atribuídos ao ensino-aprendizagem na educação infantil. Ações foram planejadas, realizadas, avaliadas entre professora participante e pesquisadora. Este trabalho teve impacto na escola onde se ampliou, no ano seguinte, o grupo de professoras que passa a discutir a prática pedagógica em ciências articulada aos demais temas da educação infantil. Nossos dados reafirmam a importância de trabalhos colaborativos nas escolas, entendendo-os como possibilidades de reflexão, partilha e construção de conhecimentos. Evidenciam também o potencial de construção de conhecimentos das crianças quando engajadas em atividades em que possam manipular, observar, discutir, ter voz e ser ouvidas.
Um verificador de modelos explícito-simbólico
Neste trabalho, propomos uma modelagem que combina representações explícitas e simbólicas em um modelo de verificação formal explícito-simbólico. Os modelos explícitos e simbólicos têm sido usados com sucesso na verificação de sistemas concorrentes de estados finitos, como circuitos sequenciais complexos e protocolos de comunicação. A modelagem proposta tem como objetivo combinar as técnicas explícitas e simbólicas para verificação de um mesmo modelo e permitir o emprego da técnica mais eficiente à verificação de cadaaspecto do modelo. Inicialmente, apresentamos uma visão geral do processo de verificação do modelo de um sistema e discutimos como propriedades temporais podem ser especificadas para este modelo. A discussão é focalizada em lógica temporal CTL, mas também consideramos a lógica temporal LTL. Em seguida, introduzimos os modelos explícitos e seus algoritmos básicos. As principais técnicas de refinamento dos verificadores de modelos explícitos são apresentados, tais como redução de ordem parcial, bit-state hashing, automatosminimizados, compressão de vetores de estados e análise estática. Discutimos, também, a verificação de modelos simbólicos e os diagramas de decisão binária. Caracterizações em ponto fixo são dadas para as versões simbólicas dos algoritmos de verificação de modelos.Apresentamos a linguagem de descrição do verificador de modelos explícito-simbólico, o Interchange Format [Bozga et al., 1999] desenvolvido nos laboratórios Verimag. Com isso, concluímos a apresentação dos conceitos básicos necessários à introdução da modelagem explícito-simbólica. A concepção do modelo combinado explícito-simbólico e algoritmos relacionados é a base teórica de nosso trabalho. Adaptamos descrições em Interchange Format à modelagem teórica do modelo combinado. Após isso, discutimos a implementaçãodo verificador de modelos explícito-simbólico, trazendo informações sobre suas estruturas de dados mais importantes e o processo geral de verificação, desde a coleta de símbolos até a construção do modelo combinado. Finalmente, mostramos resultados experimentais e sugerimos trabalhos futuros.
Curso online de escrita acadêmica em inglês
A ocupação de destaque das Ilhas Britânicas no cenário internacional nos séculos XVII e XVIII, com o desenvolvimento econômico e o liberalismo político, chamou a atenção para a língua inglesa na Europa e, no século XIX, já passara a ser de interesse no resto do globo. A sua consolidação, no entanto, ocorreu no século XX, com a saída dos EUA como grande potência da primeira guerra mundial, resultando na emancipação do inglês como língua dos negócios, da política, do marketing, da pesquisa (De BOT, 2007: 17). Após o evento da segunda guerra mundial, aumentando a vantagem da língua inglesa em relação às demais, os EUA, mais uma vez, terminam a guerra com suas bases educacionais e de pesquisa intactas, diferente dos demais países envolvidos.
2019-08-10T08:52:05Z
Marcus Guilherme Pinto de Faria Valadares
Plea-bargaining and sentencing at international criminal courts
As delações premiadas, cujo uso foi inicialmente rejeitado pelos tribunais criminaisinternacionais, são agora parte integrante das atividades dos juízes, advogados eprocuradores internacionais. Esta Dissertação visa avaliar a introdução desta prática emtrês tribunais: o Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia, o Tribunal PenalInternacional para Ruanda e o Tribunal Penal Internacional. Depois de avaliar osprincipais julgamentos destas instituições sobre o tema, verificou-se que a prática dedelação premiada foi transposta do âmbito doméstico para a jurisdição internacional comcautela e certas adaptações. Duas tendências principais foram identificadas. Em primeirolugar, os juízes criminais internacionais exercem controle significativo sobre o processode determinação da sentença, mesmo em casos com admissão de culpa pelos réus.Portanto, as câmaras de julgamento dos tribunais internacionais não são formalmentevinculadas aos acordos de delação premiada nem estão dispostas a implementar, de formaautomática, as recomendações de sentença feitas pela Procuradoria. Em segundo lugar,os juízes internacionais insistentemente atuam com vistas a identificar e registrar averdade histórica. Eles aceitarão certa admissão de culpa apenas se o seu conteúdo forsuficientemente corroborado por provas. Portanto, os tribunais penais internacionaisaceitam e implementam as transações entre o réu e a Procuradoria na medida em que estaprática se adequa às características estruturais e ideológicas particulares daquelas cortes.Uma simples transposição automática do direito interno à jurisdição internacional nãodeve ocorrer e, de fato, não ocorreu até o momento.
2019-08-12T12:15:04Z
Bruno de Oliveira Biazatti
Perfil dos idosos cadastrados em uma unidade de saúde da família no município de Diamantina: uma visão gerontológica
O envelhecimento é um processo natural e dinâmico inerente a todos os seres, e está associado à múltiplas alterações orgânicas, como as neurológicas, estruturais, funcionais e químicas. E este processo é marcado por transformações na estrutura populacional mundial, inclusive no Brasil. A estimativa é que o país seja o sexto país do mundo com uma população idosa acima dos sessenta anos de idade. O presente estudo visa conhecer e descrever o perfil epidemiológico dos idosos cadastrados na ESF Diamante Vida, no bairro Vila Operária, no município de Diamantina, e aborda questões como a ocorrência das síndromes geriátricas, doenças crônico degenerativas, situações de risco e aspectos sociais e funcionais. Foi utilizado um formulário elaborado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e Coordenadoria de Atenção ao Idoso preenchido pelos Agentes Comunitários de Saúde em visitas domiciliares. Trata-se de uma coleta de dados secundários, em que a escolha dos indivíduos foi realizada de maneira aleatória por sorteio, além da busca de referencial teórico em bancos de dados. Os resultados mostraram dentre outras considerações, que a maioria dos idosos cadastrados na ESF Diamante Vida, possui mais de sessenta anos de idade, grande número apresenta Hipertensão Arterial e que as Síndromes Geriátricas acometem um número reduzido de idosos, assim como o Diabetes. Diante dessa realidade, para o atendimento do idoso no âmbito da saúde, as ações de políticas públicas deverão se adequar a este novo cenário, para que possam oferecer condições necessárias à prevenção, promoção, tratamento e reabilitação da saúde.
Sotto il segno di Joaquim Silvério dos Reis (o di Giuda)? Note sulla storia della delazione premiata in Brasile
Joaquim Silvério e la continuità della memoria. Intro-durre la discontinuità nella continuità della memoria o l’alterità del Sette-cento. “Descobrir conselho (...) contra o Rey”: Inconfidência Mineira e la spirale delle mercês. La delazione premiata contro il crimine organiz-zato: informazioni, premi, obblighi “contrattuali”. Traditori, perplessità del presente, storia.
Produção de adubo orgânico a partir do lodo de esgoto cultivado com Pennisetum purpureum e Urochloa brizantha, na presença e ausência de aeração e compostado
A compostagem é um dos principais processos de estabilização do lodo de esgoto, em que ocorre a mineralização da matéria orgânica e aumento da disponibilidade de nutrientes. Já a fitorremediação é um processo em que ocorre a extração, estabilização e/ou imobilização de metais pesados e compostos orgânicos tóxicos pelas plantas. Essas técnicas, isoladas ou em conjunto, visam à obtenção de um composto orgânico mais seguro a ser utilizado na agricultura. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi avaliar os atributos físicos, químicos e microbianos e o teor de HPAs em lodo de esgoto compostado, após cultivo com Pennisetum purpureum ou Urochloa brizantha na presença e ausência de aeração. O experimento foi conduzido em área experimental do ICA/UFMG, em DBC, com quatro repetições e esquema fatorial 2x2+2. Os fatores consistiram em cultivo de P. purpureum ou U. brizantha (densidade de plantio de 50 plantas/m2) em lodo de esgoto, com aeração intermitente (30 min on/off) por 60 dias (vazão de 0,14 m³ min-1 m-3) ou sem aeração. Os tratamentos adicionais foram sem cultivo com ou sem aeração. Após 90 dias de cultivo, a gramínea foi cortada, triturada e incorporada ao lodo de esgoto. Durante 60 dias, o material foi revolvido quinzenalmente e irrigado assim que necessário. Após esse período, o material foi coletado e levado para o laboratório, onde foram realizadas análises físicas, químicas, microbianas e de HPAs. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância com desdobramento dos tratamentos em contrastes ortogonais a 5% de probabilidade pelo teste F. Os atributos granulometria, densidade aparente e de partícula, porosidade, condutividade elétrica e capacidade de retenção de água apresentaram valores que adequa o lodo de esgoto produzido como substrato para produção de mudas. Em relação aos atributos químicos, houve aumento da CTC, relação CTC/C, disponibilidade de N e teores totais de P e Ca, com redução da relação C/N e teores totais de K e Mg, quando comparados à amostra inicial de lodo de esgoto. Os teores totais de Zn, Cu, Pb e Ni ficaram abaixo do limite máximo estabelecido pela resolução CONAMA nº 375. A atividade microbiana, avaliada pela respiração basal e acumulada, o C da biomassa microbiana e os quocientes metabólico e o microbiano demonstraram que os compostos orgânicos produzidos apresentaram-se estáveis. Dentre os 16 HPAs sugeridos pela resolução proposta pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (USEPA) para monitoramento, apenas seis foram quantificados no lodo de esgoto, dos quais seu somatório apresentou teor médio de 1,15 mg kg-1 ao final do experimento, sendo este valor, aproximadamente, cinco vezes inferior ao limite máximo permitido pela legislação. Pode-se concluir que o composto de lodo de esgoto produzido pode ser utilizado de forma mais segura em áreas agrícolas, diminuindo-se os riscos de contaminação do ambiente.
2019-08-13T07:31:46Z
Paulo Henrique Silveira Cardoso
A importância da família na Escola sob a ótica do Projeto Político Pedagógico - PPP
Este trabalho A importância da Família na Escola sob a Ótica do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Cantinho Feliz, Itaúna/MG objetiva refletir sobre a importância da família na escola mediante a implementação da gestão democrática preconizada pelo PPP. Este trabalho se justifica ao se observar que esse PPP deve ser construído pela escola influenciado pelas transformações porque passa a sociedade contemporânea e que impõem uma educação de qualidade social, com a participação de todos os atores escolares. No eixo do processo de decisão do PPP, está claro que uma pequena parte da família dos estudantes participam do dia a dia dos estudantes nos espaços escolares. Embora a escola oportunize espaços de participação sem discriminação e preconceito , a gestão democrática ainda não foi totalmente alcançada. Isto se deve a pequena participação da comunidade escolar nas tomadas de decisões da mesma. Esta ausência da comunidade nos processos de decisões da escolafaz com que ela tenha dificuldade em consolidar uma gestão democrática e alcançar uma educação de qualidade. O PPP é uma proposta de descentralização e democratização das decisões pedagógicas, organizacionais e financeiras da escola. É ainda um processo participativo com o desafio de oportunizar as escolas fazerem o seu próprio destino de acordo com suas especificidades e necessidades. A construção e implementação do PPP é de relevância pedagógica, social e política e indispensável à melhoria da qualidadede ensino e considera a presença da família/pais na escola de fundamental importância, uma vez que a educação é um serviço público de direito do cidadão e o cidadão deve acompanhar e trabalhar pela melhoria da qualidade do ensino ministrado na escola onde estuda seu filho/aluno. A título de considerações finais, considera-se a presença da família na escola como abertura dada por uma gestão democrática em uma educação de qualidade.
2019-08-13T04:23:57Z
Cláudia Luciane de Morais Silva
Estratégias de comando para o controle de carregadores modulares de baterias
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2022-05-30T20:22:48Z
Nicolas Tadeu Domingues Fernandes
Aprendizagem motora: o papel do córtex motor primário
Os estudos comportamentais apontam para um papel mais efetivo da prática menos repetitiva na aprendizagem da dimensão absoluta da habilidade do que na aprendizagem da dimensão relativa. Estudos neurobiológicos mostram que o córtex motor primário (M1) está mais associado à organização dos elementos específicos do movimento. Apesar de não utilizarem tarefas específicas para avaliar a aprendizagem da dimensão absoluta da habilidade, esses estudos têm observado que força, direção e amplitude são elementos organizados pelo M1. Assim, o objetivo do estudo é avaliar o papel do M1 na aprendizagem das dimensões da habilidade motora, partindo da hipótese que o M1 está mais associado à aprendizagem da dimensão absoluta da habilidade. Quarenta e oito participantes foram distribuídos em 3 grupos de prática (n=16): grupo de prática constante com estimulação transcraniana por corrente contínua ETCC (GPC-ETCC), grupo de prática constante placebo (GPC-P) e grupo de prática aleatória (GPA). Foi aplicado uma estimulação elétrica (1mA) sobre o M1 no GPC-ETCC por 20 minutos antes da prática. O grupo GPC-P recebeu somente 36 segundos de estimulação e o GPA não recebeu estimulação. Na fase de aquisição a tarefa consistiu em realizar uma seqüência de toques em um teclado numérico em 120 tentativas nos tempos alvo absoluto de 700, 900 e 1.100 ms., e, em um tempo relativo entre as teclas (22.2% de 2 para 8, 44.4% de 8 para 6 e 33.3% de 6 para 4). Os testes de retenção e transferência foram realizados 24 horas ao fim da aquisição, constituído por 12 tentativas cada. O teste de transferência foi realizado com um novo tempo absoluto de 1.300 ms. Os resultados mostraram que não houve diferença entre grupos nas medidas de erro relativo (ER) e erro absoluto (EA) na retenção e para o ER na transferência. Entretanto, no teste de transferência no EA o grupo GPC-ETCC apresentou melhor desempenho que o GPA. Portanto, a hipótese levantada que o M1 estaria mais envolvido na dimensão absoluta que na dimensão relativa, foi confirmada no presente estudo. As alterações promovidas pela ETCC nos mecanismos de aprendizagem motora parecem ser mais efetivas do que as alterações geradas pela prática aleatória na parametrização do movimento.
2019-08-14T07:25:13Z
Tércio Apolinário de Souza
Proposta de formação de corredores ecológicos no alto da Bacia do Rio Verde Grande, no Norte de Minas Gerais
O objetivo principal deste trabalho foi verificar a possibilidade de formação de um Corredor Ecológico na Bacia do Rio Verde Grande na região Norte de Minas Gerais. Com esse fim, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, por meio da revisão de literatura, associada a uma pesquisa documental, cujas fontes foram levantadas em instituições governamentais, relacionadas ao tema, no município de Montes Claros e também por meio da análise de imagens disponíveis no programa Google Earth datadas de fevereiro de 2013. Nesse aspecto, foram levantados materiais de 76 fontes. Os resultados permitiram verificar que é possivel a formação de um CorredorEcológico na localidade estudada, entretanto há dificuldades vivenciadas na região além da grande extensão da referida bacia. A maioria dos dados existentes se relacionam aos recursos hídricos e pouco se tem sobre florestas e recursos naturais legalmente protegidos. O interesse de propriedades privadas aderirem à proposta é o principal ponto positivo aliado às parcerias existentes entre algumas instituições que fomentam e subsidiam a causa ambiental.
Trabalho e Gênese do ser social na "Ontologia" de George Lukács
O objetivo principal da pesquisa realizada foi explicitar a tese de Gyorgy Lukàcs, presente em sua obra Para uma Ontologia do Ser Social, onde o autor determina a gênese do homem a partir do complexo trabalho, complexo esse cuja dinâmica de suas categorias forma a base sobre a qual tem lugar seu processo de desenvolvimento. O estudo analisa os lineamentos, fundamentos e conseqüências expostos pelo autoracerca daquilo que identificamos como as duas teses centrais que constituem a base sobre a qual Lukács elabora sua Ontologia: o trabalho como a atividade que instaura a peculiaridade antológica do ser social frente aos outros seres que compõem a esfera da natureza e, o trabalho como o complexo que estabelece a estrutura e a dinâmica dasformas superiores da prática social, razão pela qual é definido como o modelo {Model!) mais geral de toda e qualquer prática ou atividade humana. Estas teses que constituem o arcabouço primordial da obra lukacsiana são desenvolvidas sobretudo no capitulo O Trabalho onde é explicitado aquilo que Lukács considera como o cerne estruturador dopensamento de Karl Marx: o trabalho como complexo decisivo do devir homem do homem. Precisamente por isso, coube igualmente demonstrar que grande parte das conclusões de Lukács encontram-se alicerçadas naquilo que o autor identifica como a inflexão do pensamento de Karl Marx frente a toda filosofia clássica e subseqüente, isto é, a afirmação da reflexão marxiana como uma propositura acima de tudo ontològica, em que as abstrações constmídas durante o processo de investigação "não são determinados a partir de pontos de vista gnosiológicos ou metodológicos (e tanto menos lógicos), mas a partir da própria coisa, isto é, da essência ontològica da matéria tratada." (I, 302). Ao final, além de estabelecer os aspectos mais gerais da relação do autor com as filosofias de Hegel e Karl Marx, este estudo apresenta na conclusão os principais pontos de divergência do pensamento de Lukács (e conseqüentemente de Marx) comas tendências dominantes em nossa época - Jürgen Habermas e Hannah Arendt.
Infográficos para ensino de LE/LA? Análise de materiais didáticos, design e desenvolvimento de um curso para a formação de professores de Espanhol no contexto da Educação Básica
As tecnologias digitais e seus recursos exercem um papel de grande relevância nas mais diversas esferas do nosso cotidiano, especialmente em nossas práticas sociais de comunicação pelo uso da linguagem. Vivemos em uma sociedade altamente visual, onde a imagem e a palavra mantêm uma relação cada vez mais integrada. Percebemos que o panorama da comunicação e da aprendizagem atual é profundamente multimodal e as composições textuais integram imagens, sons, cores, gestos e a palavra em paisagens semióticas significativas. Um dos textos multimodais que circulam na atualidade e que têm um grande potencial no campo da educação são os infográficos. O infográfico é um gênero multimodal que transforma informações complexas em visualizações fáceis de entender. Apesar de seu potencial para facilitar a construção de significados, apenas nos últimos anos, os infográficos passaram a ser reconhecidos e utilizados na educação e, mais especificamente, no ensino de línguas adicionais. Ancorado na semiótica social, principalmente na Gramática de Design Visual, de Kress e van Leeuwen (2006[1996]) e nos processos de conhecimento da pedagogia dos multiletramentos (KALANTZIS; COPE, 2012), este estudo desenvolveu e implementou um curso de formação semio-pedagógica e tecnológica para o uso educacional de infográficos dirigido para professores de espanhol que ensinam na educação básica pública, especialmente no segmento do Ensino Médio. O design metodológico incluiu o estudo de caso exploratório, a pesquisa documental, a pesquisa-design (PLOMP; NIEVEEN, 2013) e a pesquisa-design-formação (ROSSINI; OLIVEIRA, 2015), com o uso de técnicas e instrumentos como, por exemplo, relatos, observações e questionários. A análise dos dados gerados está assim organizada: primeiro, analiso os infográficos que aparecem com esse nome e as atividades que os acompanham nas três coleções de Livros Didáticos para ensino de espanhol como língua estrangeira, aprovadas pelo PNLD 2018, com base no referencial teórico. Em seguida, segue a análise dos dados gerados durante um curso experimental presencial, que serviram de base para desenvolver uma parte de materiais didáticos incluídos nos oito módulos do curso on-line. Por último, analiso os dados advindos da avaliação desses módulos por especialistas da área de ensino de espanhol. A pesquisa nos Livros Didáticos revelou que apenas em duas coleções encontramos infográficos nomeados como tal. Os dados revelam que muitas das capacidades de leitura, de acordo com Gomes (2017) não foram desenvolvidas em todas as atividades, nem houve ênfase na promoção do letramento visual/multimodal ou crítico. De um modo geral, porém, devo considerar que essas atividades formam parte de um conjunto maior e que as unidades são usualmente orientadas por um viés crítico. Os dados gerados a partir do curso presencial serviram para efetuar mudanças e ajustes dos módulos seguintes do curso on-line que ficaram alojados para livre acesso na Internet no blog do projeto. O processo de pesquisa-design no desenvolvimento dos materiais do curso on-line é apresentado e analisado, tendo por base o ciclo da produção, análise, design e avaliação. Finalmente, apresentamos os resultados positivos gerados no processo de avaliação dos especialistas sobre o curso on-line, disponível na Internet. Constatamos que o modelo denominado CTSPC (de Conhecimento Tecnológico Semio-pedagógico de Conteúdo), adaptado a partir do modelo TPACK, de Mishra e Koehler (2006), revelou-se útil para nortear o desenvolvimento dos conteúdos e da parte prática desta pesquisa. Os materiais foram disponibilizados com uma licença aberta que permite sua modificação e reutilização.
A logística no comércio eletrônico: o caso Martins
A presente monografia, A Logística no Comércio Eletrônico: O Caso Martins, se objetiva em apresentar a experiência deste expressivo grupo atacadista nacional, na implantação do seu comércio eletrônico. Nesta proposta, a partir de consulta à literatura geral sobre logística e comércio eletrônico e questionário específico direcionado ao Grupo Martins, se aborda inicialmente os fundamentos peculiares à estrutura logística demandada pelo comércio tradicional e a necessária ao comércio eletrônico. Finalmente, apresenta-se o estudo de caso em si, que evidencia de forma clara, o quanto uma eficiente estrutura logística exerce papel preponderante na sustentação dos negócios virtuais.
2019-08-09T20:48:20Z
Clayson Jose da Silva Matos Luis Fabio Santos da Silva Paulo Cesar de Oliveira Borges
Arqueologia da paisagem de um patrimônio da humanidade: o caso da Cidade Velha Cabo Verde
Este trabalho tem por objetivo compreender a lógica da implantação e ordenação da cultura material na paisagem, sob uma perspetiva arqueológica. O estudo de caso foi realizado na antiga cidade da Ribeira Grande, atual Cidade Velha - Patrimônio da Humanidade (2009). A escolha da Cidade Velha como objeto de estudo, enquanto cidade Patrimônio Mundial e sítio arqueológico, está ligada ao seu papel histórico durante o comércio triangular. A Cidade Velha, devido ao seu posicionamento geo-estratégico, funcionara como centro de passagem obrigatória de todo o fluxo marítimo do Atlântico, tornando-se um sítio cada vez mais atraente para os grandes navegadores da época. Sublinha-se que na ocupação e colonização do espaço foi necessária a introdução de homens, plantas e animais, pelo fato de permanecer despovoada. Nesse sentido, a paisagem foi construída de forma consciente e lógica pelo colonizador português, na afirmação e exercício de poder sobre o território e sujeitos. Deste modo, foi realizada uma análise das estruturas que, a nosso ver, testemunham/representam o exercício e a legitimação do poder. Com base em uma perspectiva pós-processual, a cultura material foi analisada como resultado das ações humanas, que são carregadas de intencionalidades e significados. Assim, o estudo do sítio histórico, sob uma perspetiva arqueológica, possibilitou gerar novas interpretações sobre o mundo social e cultural dos atores que participaram na construção da cidade: os portugueses, africanos e mestiços. Consideramos que as estruturas revelam aspectos da ideologia, dos discursos de poder, e das relações e práticas sociais.
2019-08-10T00:47:38Z
Angela de Jesus Gonçalves Varela
Realce de contraste em imagens digitais usando equalização de histograma
Dispositivos para aquisição e processamento de imagens podem ser encontrados em sistemas complexos de monitoração de segurança ou simples aparelhos celulares. Em certas aplicações, o tempo necessário para processar uma imagem não é tão importante quanto a qualidade das imagens processadas (por exemplo, em imagens médicas), mas em alguns casos a qualidade da imagem pode ser sacrificada em favor do tempo. Essa tese se foca nesse último caso, e propõe duas metodologias eficientes para o realce de contraste de imagens. Os métodos propostos são baseados em equalização de histograma (EH), e focam em imagens em tons de cinza e em imagens coloridas. Os métodos baseados em EH atualmente utilizados para processar imagens em tons de cinza tendem a mudar o brilho médio da imagem para o tom médio do intervalo de tons de cinza. Essa mudança não é desejavél em aplicações que visam melhorar o contraste em produtos eletrônicos utilizados pelo consumidor, onde preservar o brilho da imagem original é necessário para evitar o aparecimento de artefatos não exitentes na imagem de saída.Para corrigir esse problema, métodos de bi-equalização de histogramas para preservação do brilho e contraste de imagens foram propostos.Embora esses métodos preservem o brilho da imagem original na imagem processada com um realce significante do contraste, eles podem produzir imagens que não parecem naturais.Esse novo problema foi resolvido por uma nova técnica chamada de Multi-Equalização de histogramas, que decompõe a imagem original em várias sub-imagens, e aplica o método de EH clássico em cada uma delas. Essa metodologia realiza um realce de contraste menos intenso, de forma que a imagem processada parece mais 'natural'. Essa tese propõe duas novas funções de discrepância para decomposição de imagens, originando dois novos métodos de Multi-EH. Além disso, uma função de custo é utilizada para determinar em quantas sub-imagens a imagem original será dividida. Através da comparação objetiva e quantitative usando uma medida de constrate, os experimentos mostraram que os métodos propostos são melhores que outros EH estudados, uma vez que eles preservam o brilho e produzem imagens com uma aparência mais natural. Em relação aos métodos para realce de contraste em imagens coloridas, essa tese propõe um método genérico e eficiente de EH baseado no espaço de cores RGB que preserva o tom (a matiz), e implementa duas instâncias desse método genérico. A primeira instância utiliza os histogramas 1D R-red, G-green e B-blue para estimar um histograma 3D RGB, que é então equalizado. A segunda instância, por sua vez, utiliza os histogramas 2D RG, RB, e GB. A EH é executada utilizando transformadas de deslocamento que preservam a tonalidade da cor, evitando o aparecimento de cores não reais. Os métodos propostos tem complexidade linear no espaço e no tempo em relação ao tamanho da imagem, e não usam nenhuma conversão de um espaço de cores para outro. As imagens produzidas foram avaliadas objetivamente, comparando os métodos propostos com outros estudados. A avaliação objetiva foi feita utilizando medidas de contraste e de qualidade da cor da imagem, onde a qualidade foi definida como uma função ponderada dos índices de naturalidade e cromicidade. Um conjunto de 300 imagens extraídas da base de dados da Universidade de Berkeley foram analisadas. Os experimentos mostraram que o valor do contraste das imagens produzidas pelos métodos propostos é, em médias, 50% maior que o valor do contraste na imagem original, e ao mesmo tempo a qualidade das imagens produzidas é próxima a qualidade da imagem original.