Repositório RCAAP

Brincar e ambientes de educação infantil: um estudo comparativo

Considerando a importância dos primeiros anos do ciclo vital, sobretudo sua influência sobre as etapas posteriores, este estudo teve como principal objetivo descrever os tipos de brincadeira em crianças de três a cinco anos de idade e compará-los com a qualidade da educação infantil disponível para elas. Para isto, foram utilizadas as escalas Infant/Toddler Environment Rating Scale - Revised Edition (ITERS-R) e Early Childhood Environment Rating Scale - Revised Edition (ECERS-R) para avaliar o nível de qualidade da educação infantil. Além do uso dessas escalas foram gravadas as visitas de sete turmas de crianças, de sete escolas diferentes, a uma brinquedoteca, perfazendo um total de 129 participantes, na faixa etária entre 3 e 5 anos. As visitas duraram em média 54 minutos. Para análise dos dados relativos às visitas foi utilizado o sistema de classificação das brincadeiras elaborado por Tudge, Sidden e Putnam (2004). Esse sistema avalia, além dos principais tipos de brincadeira, como se dá a interação entre os participantes dos episódios. Foram avaliados 544 episódios de brincadeira no total. Como técnicas estatísticas empregou-se análise de correlação e análise de variância além da estatística descritiva. Em 62,25% dos episódios, as crianças brincaram sozinhas. Isto pode significar um grande interesse das crianças em explorar o ambiente que era novo para elas. Na grande maioria das brincadeiras (73,7%) o brincar de faz-de-conta não se fez presente. Entre as brincadeiras com fantasia, 20,2% eram simulação generalizada e somente 6,1% eram simulação de papéis adultos. Entre as brincadeiras sem fantasia, Estimulação Psicomotora foi a principal atividade, tanto para as crianças de 3 anos (68,71%) quanto para as de 5 anos (85,54%). A brincadeira com maior número de episódios, entre as crianças de 3 anos foi "Meios de transportes" (23,88). A brincadeira com menor número de episódios foi "Uso de armas - luta" (8,96%). Ao contrário, entre as crianças de 5 anos, destacou-se "Uso de armas - luta" (45,84%). Nesta idade, não se observou episódios de "Maquiagem" e "Bonecas". Nos episódios de brincadeira com fantasia simulação de papéis adultos, destacaram-se as brincadeiras no cantinho da "Maquiagem", com 65% entre as crianças de 3 anos e 85,71% entre as de 5 anos. Os episódios de brincar com fantasia, de acordo com o sexo, em sua maioria seguiram o esperado para os gêneros. Segundo a cultura dominante as meninas brincaram mais com bonecas e maquiagem e os meninos de luta e meios de transporte. Houve um número maior de episódios entre as crianças de 5 anos. Embora muito baixa, houve uma correlação significativa (r=0,161 , p< .01) entre a qualidade do brincar e as brincadeiras com fantasia, simulação de papéis adultos. Na análise de variância, em escolas cujas pontuações nas escalas eram mais altas houve um número maior de episódios de brincadeiras sem fantasia, em ambas as idades analisadas. Esses resultados sugerem relações entre a qualidade da educação infantil e os tipos de brincadeira. Conclui-se que esta atividade deve ser incentivada nas instituições de ensino, assim como em outros ambientes para crianças

Ano

2019-08-14T16:07:38Z

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Tathiana Martins de Carvalho

O PNBE/2005 na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte: uma discussão sobre os possíveis impactos da política de distribuição de livros de literatura na formação de leitores

Esta pesquisa descreve e investiga alguns possíveis impactos da política pública de distribuição de livros de literatura o Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE , na formação de leitores literários. Para o estudo proposto selecionamos como corpus da pesquisa o PNBE/2005 que se diferenciou de suas edições anteriores em relação a três fatores: o retorno da distribuição dos livros para uso coletivo nas bibliotecas escolares, a alteração gráfico-editorial das obras e a possibilidade de escolha dos acervos a serem recebidos por parte dos profissionais da escola. Para a coleta de dados um formulário foi aplicado pessoalmente em todas as bibliotecas das escolas da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. Nesta pesquisa algumas facetas são analisadas, como: o conhecimento dos profissionais da biblioteca sobre o Programa; as experiências de escolha do acervo; a eficácia na distribuição dos livros para as bibliotecas escolares; a disponibilização das obras; as atividades de leituras literárias desenvolvidas no espaço escolar decorrentes da chegada desse material. Para essas análises foram utilizados como referenciais teóricos os estudos na área da literatura, formação de leitores e leitura literária. Foi constatado um conhecimento superficial sobre o Programa, uma vez que há um saber sobre a chegada dos livros na escola, mas não se conhecem os objetivos do Programa e a política de formação de leitores que o conduz. Observou-se a eficácia na distribuição dos livros, o que tem permitido que as obras literárias estejam mais próximas dos alunos das camadas populares. No entanto, as atividades de leitura literária promovidas na biblioteca escolar ainda se limitam, em sua grande maioria, à tentativa de chegada dos livros às mãos de alunos e professores através de diversas estratégias de disponibilização do acervo. A análise também revelou alguns entraves para que sejam promovidos projetos e práticas que visem à formação de leitores literários no espaço da biblioteca escolar: a dificuldade de tempo dos profissionais que ali atuam, devido ao acúmulo de serviços técnicos como catalogação, empréstimos e organização do acervo; o desestímulo gerado pela falta de valorização do cargo e a falta de um projeto integrado entre profissionais da biblioteca e docentes.

Ano

2019-08-13T01:17:50Z

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Daniela Freitas Brito Montuani

Deformidades angulares em muares: diagnóstico e tratamento

Foi objetivo diagnosticar, tratar e monitorar um surto de deformidade angular (DA) em um plantel de muares. Os membros foram tratados de acordo com o desvio. Membros com desvio 3° foram casqueados (TC); desvios >3° e 7º foram tratados com transecção e elevação de periósteo e casqueados (TEP); desvio >7° foram submetidos às mesmas medidas adotadas no grupo TEP associadas ao grampo trans-fisário (GTF). A variação da DA avaliada em radiografias obtidas 45 dias antes (T0), no início do tratamento (T1) e com 30 (T2) e 60 (T3) após a sua instituição. Em T1, T2 e T3 realizou-se exame de rotina do líquido sinovial e determinação da sua concentração de nitrito (Ni). A incidência de DA (37,1%) foi atribuída ao protocolo de treinamento instituído e foi menor do que a relatada em equinos. Entre T0 e T1 não houve variação da DA. No grupo TEP a redução a partir de T2 foi semelhante à relatada nos equinos, porém esta ocorreu em menos tempo e em muares mais velhos. No grupo GTF a DA reduziu apenas em T3, provavelmente devido à idade elevada do grupo. No LS foi detectada redução da concentração de Ni, porém dentro dos valores de referência. Conclui-se que o protocolo de exercícios acarretou na ocorrência de DA nos muares. O tratamento instituído no grupo TEP foi capaz de reduzir a DA, apesar da idade dos muares. A intensidade da DA não foi capaz de provocar alterações no LS

Ano

2019-08-11T07:26:45Z

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Bruno Zambelli Loiacono

Caracterização dos quartzitos da Formação Taboões, presentes na área da mina da ERG mineração, São Joaquim de Bicas, MG, para usos industriais

O quartzito da Formação Taboões é um potencial fornecedor de matérias-primas de sílica (areias industriais), e precisa ser bem caracterizado para definição de metodologias de beneficiamento que visem o seu melhor aproveitamento. Dois litotipos foram classificados nos quartzitos intemperizados desta Formação presentes na mina da ERG Mineração em São Joaquim de Bicas MG: quartzito argiloso e quartzito, sendo a principal diferença entre eles a quantidade relativa de argilominerais. Foram caracterizados os litotipos do quartzito com auxílio de análises granulométricas e químicas, microscopia (óptica e eletrônica de varredura) e difração de raios-X. Estabeleceu-se que os quartzitos in natura não atendem às especificações para uso como areia industrial, principalmente devido aos teores de Fe2O3 e Al2O3, resultantes da presença de hematita, goethita, moscovita e caulinita, distribuídos irregularmente pelos frações granulométricas. Verificou-se que o quartzo tem predominância mássica absoluta sobre os demais minerais, mas não é adequado ao uso como propante, pelo baixo grau de arredondamento. Classificaram-se os quatro tipos de contaminação no quartzito: incrustações no quartzo; películas de argilominerais e minerais de ferro sobre o quartzo; partículas de minerais de ferro liberadas em meio ao quartzito; e partículas de rochas estranhas ao quartzito. Para redução de contaminações do quartzito, estabeleceuse que a cominuição seria inócua e até deletéria, pois distribuiria as contaminações pelas frações granulométricas. Testes preliminares de processamento mineral foram realizados utilizando uma rota de processo de atrição/escrubagem com os dispersantes silicato de sódio, hidróxido de sódio e ácido cítrico em solução aquosa, seguida por separação magnética de alta intensidade. Os resultados foram tecnicamente viáveis para redução de Fe2O3 e Al2O3, estimulando estudos mais detalhados desta rota.

Ano

2019-08-10T01:59:02Z

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Walter Gervásio Ladeira

Construção de sujeitos políticos: trajetórias de conselheiros municipais de saúde

Esta tese analisa as trajetórias de construção de sujeitos políticos na política de saúde. Teve como objetivo geral elucidar processos envolvidos nas trajetórias empreendidas por conselheiros municipais de saúde, desde sua comunidade de pertencimento até sua inserção em fóruns participativos. A investigação empírica de cunho qualitativo adotou a Grounded Theory como metodologia de coleta e análise de dados na vertente social construcionista e interpretativista. Foram definidos dois grupos amostrais a partir do perfil de conselheiros municipais de saúde, realizadas entrevistas intensivas e observações de campo. Utilizou-se o software Atlas.ti, na sua versão sete, como suporte para o tratamento dos dados coletados. A análise de dados adotou conceitos sensibilizadores sobre lógicas de reconhecimento, processos linguísticos e processos de interação. Foram identificados quatro momentos apreendidos nas trajetórias dos sujeitos, atravessadas por contingências: o estabelecimento de relações primárias de reconhecimento e construção de processos de identificação no contexto familiar; a ampliação de relações de reconhecimento e manifestação de singularidades no grupo ampliado; a construção de referências para a inserção em movimentos sociais e engajamento político; e o fortalecimento e ampliação da participação em contextos de conflitos e diferenças. Por meio dos momentos identificados, chegou-se à teoria central desta tese: o sujeito político é um processo em permanente construção com diferentes contornos, reunindo singularidades, relações de reconhecimento e redes de significações.

Ano

2019-08-10T01:31:58Z

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Aparecida Rosangela Silveira

Avaliação da aplicação do protocolo de triagem prénatal para toxoplasmose em Belo Horizonte: estudo transversal em puérperas de duas maternidades

Introdução: Entre as estratégias de prevenção da toxoplasmose congênita incluem-se a educação em saúde e a triagem pré-natal, objetivando, respectivamente, reduzir a exposição aos fatores de risco para a infecção e detectar e tratar a infecção aguda na gestante. Oprotocolo de assistência pré-natal vigente em BH recomenda que seja solicitada a sorologia para toxoplasmose na primeira consulta, que deverá ocorrer o mais precocemente possível, e que as suscetíveis à toxoplasmose repitam a sorologia com 24-28 semanas de gestação. Oobjetivo desse estudo é avaliar a aplicação desse protocolo e as orientações oferecidas às gestantes suscetíveis identificadas. Metodologia: Estudo transversal, em duas maternidades públicas, com entrevista de 420 puérperas, entre agosto de 2004 e maio de 2005. Para o cálculo da amostra e para confecção do banco de dados, foi utilizado o pacote estatístico EpiInfo2001 versão 6.04. Resultados: Observou-se na amostra estudada ampla participação no pré-natal (98%) e realização da primeira triagem para toxoplasmose (97%). O início do pré-natal e a realização da primeira sorologia ocorreram em média com 16 semanas. Foram identificadas 163 gestantes como suscetíveis à toxoplasmose e, destas, 44% não foram submetidas à repetição da sorologia e 42% não receberam qualquer tipo de orientação quanto aos fatores de risco para aquisição da infecção. O início precoce do pré-natal (14 semanas emmédia) e um maior número de consultas (oito em média) foram associados à repetição da sorologia e ao recebimento de orientações. As informações oferecidas foram: evitar contato com gatos (95%), não ingerir ou manipular carne crua (70%) e lavar com cuidado ashortaliças (53%). Quarenta mulheres (24%) foram informadas quanto aos três fatores de risco. Ao final do estudo foi observada uma prevalência para toxoplasmose de 57,8% (IC95% 52,8 62,7). Conclusões: Não houve adesão adequada ao protocolo implantado em Belo Horizonte para triagem pré-natal da toxoplasmose congênita, tanto em relação ao rastreamento sorológico quanto às orientações das gestantes suscetíveis identificadas.

Ano

2019-08-14T13:38:19Z

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Erika Viana Machado Carellos

Análise comparativa da eficiência alocativa das despesas públicas dos municípios brasileiros utilizando técnicas de mineração de dados

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Ano

2020-01-06T19:39:58Z

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Paula Guelman Davis

Teoria marxiana e consciência de classe: para uma crítica das ideologias marxistas adstringidas

O texto tem, como plataforma teórica, a teoria marxiana. Em seus limites, procura abordar os insumos ideológicos da consciência da classe, que tiveram a filosofia e a ciência marxiana como bases regenciais. Limita-se a levantar, debater e analisar trechos e contribuições de Georg Lukács e José Chasin, que demonstram o caráter adstringido de algumas teorias marxistas que serviram funcionalmente como ideologia, observando as consequências deste processo para o reconhecimento e resposta aos conflitos histórico-sociais postos para a classe trabalhadora. É nesse sentido que ele tem como escopo a crítica às ideologias marxistas adstringidas. Para isso, demonstraremos, também, os limites gnosiológicos da efetiva ideologia burguesa, principalmente em seu momento de decadência, assim como esposaremos sobre a teoria marxiana em seu viés não adstringido, quer dizer, preservando sua estrutura e lógica interna

Ano

2019-08-13T10:00:21Z

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Henrique Leao Coelho

Avaliação de estratégias de roteamento Ad hoc e técnicas par-a-par de localização de conteúdo em redes par-a-par sobre redes móveis Ad Hoc

Ambas as Redes Móveis Ad hoc (MANETs) e as Redes Par-a-Par (P2P) são auto-organizáveis, de natureza descentralizada e responsáveis por rotear requisições em ambientes distribuídos de topologia dinâmica. Enquanto MANEIA são compostas de dispositivos com poucos recursos e, portanto, suscetíveis a falhas, as redes P2P são conhecidas pela sua tolerância a falhas. Desta forma, sustentamos que MANETS e redes P2P não são apenas similares, mas também complementares. Em outras palavras, defendemos a idfiia dc que o sistema P2P 6 o ideal para se compartilhar arquivos em MANET^j. Este trabalho aborda a integração dessas duas redes do ponto de vista de roteamento e localização de conteúdo. Para tal, estudamos: 1) o desempenho dos protocolos de roteamento ad hoc DSR, DSDV e AODV sob uma rede P2P Gnutella; e 2) o desempenho dos protocolos P2P de localização de conteúdo Chord e Gnutella sobre uma MANET cujo roteamento foi efetuado pelo protocolo AODV. Utilizamos simulação para efetuar os estudos sob diversos cenários e os resultados indicam que a escolha da estratégia a empregar, seja ela ad hoc ou P2P, dependerá da aplicação e do ambiente em que será utilizada.

Ano

2019-08-13T15:05:28Z

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Leonardo Barbosa e Oliveira

Desenvolvimento de métodos para quantificação de drogas em matrizes de interesse forense

 O uso abusivo de drogas tornou-se um problema de abrangência mundial que traz graves conseqüências para os usuários e para a sociedade. Drogas ilícitas como cocaína, maconha, etc. e lícitas como medicamentos de uso controlado estão relacionadas com mortes envolvendo overdoses, intoxicações, acidentes automobilísticos, homicídios e suicídios. Neste contexto, o desenvolvimento de métodos analíticos sensíveis e de baixo custo é de suma importância na avaliação destes casos. No presente trabalho foram desenvolvidos métodos analíticos empregando a extração sólido-líquido com partição em baixa temperatura (ESL-PBT) e/ou extração líquido-líquido com partição em baixa temperatura (ELL-PBT) e análises por técnicas cromatográficas acopladas à espectrometria de massas. A técnica de ELL-PBT faz uso de um solvente hidrofílico (acetonitrila) que é separado da fase aquosa por abaixamento da temperatura (-20 ºC). Por este método é possível a obtenção de extratos limpos, mesmo em matrizes complexas, sem a necessidade de etapa posterior de purificação. O presente trabalho consta de três partes. Na primeira parte o procedimento de ELL-PBT foi aplicado para a determinação de cinco benzodiazepínicos em amostras de urina por cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massas. O método foi otimizado obtendo-se recuperações que variaram entre 61,3 e 100,4 %. Os ensaios de validação apresentaram baixos limites de detecção (1 a 5 µg L-1), boa precisão com coeficiente de variação (CV) inferior a 12,5 % e exatidão entre 72,9 a 116,6%. O método foi aplicado a duas amostras reais de usuários de diazepam, sendo possível a determinação não apenas deste princípio ativo, como também do seu metabólito, o oxazepam. Na segunda parte, o procedimento de ELL-PBT e ESL-PBT foi otimizado para determinação de cocaína em matrizes biológicas, tais como fígado, urina e sangue por cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas. Os métodos foram validados apresentando baixos limites de detecção e quantificação, e precisão inferior a 13,4 %. Os ensaios de adição e recuperação avaliados na exatidão do método variaram de 69,2 a 81,9 % na matriz de sangue; 92,6 a 95,7 % em urina e de 95,1 a 100,4 % no fígado. Os métodos validados foram aplicados com sucesso à amostras de matrizes biológicas de periciados post-mortem. Tais amostras consistiram de 8 amostras de fígado, 5 amostras de urina e 5 amostras de sangue obtidas em parceria com o Instituto Médico Legal de Minas Gerais. Na última parte, uma avaliação dos constituintes orgânicos e inorgânicos foi feita em amostras de "cocaína de rua" apreendidas nos estados de Minas Gerais e Amazonas. Compostos orgânicos tais como cocaína, cafeína, lidocaína e benzocaína foram quantificados por cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas. Constituintes inorgânicos como Ca, Mg, Na, K, P, Al, Fe, Mn, Co, Cu, Cr, Mo, Ni, Pb e Zn foram determinados por espectrometria de emissão óptica com plasma acoplado indutivamente (ICP-OES) enquanto os ânions nitrato, cloreto, nitrito, brometo, fluoreto e sulfato foram determinados por cromatografia iônica. A pureza da cocaína nas amostras apreendidas em Minas Gerais variou de 6,4 a 75,3%. Essas amostras apresentaram um grau de adulteração maior do que amostras apreendidas no estado do Amazonas. A cafeína foi o adulterante mais comum das amostras apreendidas em Minas Gerais, sendo encontrado em 76% das mesmas, seguido pela lidocaína (66,7%). Correlações de Pearson foram obtidas com o objetivo de relacionar os constituintes orgânicos e inorgânicos com os processos de adulteração e diluição das amostras de cocaína de rua

Ano

2019-08-14T01:34:43Z

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Elisangela Jaqueline Magalhaes

Formulação, interpretação e resolução de problemas no ensino de divisão para alunos do 6° ano que participam do projeto de intervenção pedagógica

Este trabalho descreve uma experiência pedagógica com formulação e resolução de problemas de divisão por alunos do 6º ano que participaram do Projeto de Intervenção Pedagógica da Escola Municipal Adauto Lúcio Cardoso, em Belo Horizonte MG. Os alunos apresentavam defasagens na aprendizagem e demonstravam resistência em aprender. Além disso, não dialogavam acerca dos conteúdos trabalhados e sentiam vergonha do erro. Mudamos assim, nosso foco de trabalho e estabelecemos uma relação dialógica, em que o ato da comunicação tornou-se o ponto de partida. Partindo desse princípio, propomos aos alunos a possibilidade de serem protagonistas na construção de sua aprendizagem, deixando de ser apenas resolvedor de problemas, passando a ser propositor e estrategista dos seus próprios problemas. Nossa postura, como professores, nesse novo contexto deixou de ser o apresentador de conteúdos e passou a ser incentivador, mediador e consultor do processo de aprendizagem.

Ano

2019-08-12T23:55:15Z

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Divânia Medeiros Vieira

Identificação de diferenças laterais dinâmicas em jogadores de futebol por meio do teste isocinético e saltos verticais

Este estudo teve por objetivo a identificação de diferenças laterais de variáveis dinâmicas de membros inferiores em atletas de futebol de alto nível. Para tanto foram empregados dois métodos de medição, saltos verticais em plataforma dupla de força e a dinamometria isocinética. Foi também objetivo correlacionar os resultados obtidos em cada teste e analisar se o teste isocinético é preditor dos saltos verticais ao identificar diferenças laterais em atletas. Compuseram a amostra 51 jogadores de futebol de campo, categoria profissional. Cada jogador realizou três saltos verticais com contramovimento em plataforma duplade força. O melhor salto foi escolhido para a análise da diferença lateral por meio das variáveis força máxima, potência e impulso. Já o teste isocinético foi realizado em seguida, na mesma data, no modo concêntrico para os extensores de joelho, bilateralmente, nas velocidades angulares de 60, 180 e 300º/s. As variáveis isocinéticas para análise da diferença lateral foram pico de torque e trabalho máximo. Estatítica descritiva, teste de correlação e análise de regressão foram calculados para cada variável dinâmica avaliada. Os jogadores de futebol foram assimétricos pelas variáveis pico de torque 60º/s (11,49 ± 12,39%), Trabalho Máximo 60º/s (10,93 ± 10,79%), impulso (24,82 ±20,22%) e potência (27,63 ± 20,84%). Todas as variáveis tiveram significativa correlação (p,<0,01) na análise da diferença lateral. A maior correlação ocorreu entre Trabalho máximo 300º/s e Força Máxima (constante = 629) e entre Pico de Torque 300º/s e Força Máxima (constante = 625). Na análise de regressão entre variáveis dinâmicas dos saltos verticais e as variáveis dinâmicas isocinéticas, na Identificação das diferenças laterais, os maiores níveis de predição também ocorreram entre Força Máxima e Pico de Torque 300º/s (R²ajustado = 379) e entre Força Máxima e Trabalho Máximo 300º/s (R² ajustado = 383). Esses achados indicam que jogadores de futebol, categoria profissional, possuem diferença lateral dinâmica tanto pelos saltos verticais quanto pelo teste isocinético. As velocidades angulares mais altas da dinamometria isocinética são mais preditoras dos saltos verticais ao investigar assimetria em atletas.

Ano

2019-08-09T17:29:38Z

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Gisele Lopes Henriques Cruz

Avaliação da influência das condições de superenvelhecimento na microestrutura e propriedades mecânicas de um aço bifásico produzido por recozimento contínuo

Os aços bifásicos ou Dual Phase (DP), surgiram como uma solução alternativa com grandes vantagens aos aços convencionais, pois combinam alta resistência mecânica e boa conformabilidade. Neste estudo, foi avaliada a influência da temperatura e do tempo de permanência na etapa de superenvelhecimento do recozimento contínuo na microestrutura e propriedades mecânicas de um aço laminado a frio de 780 MPa de limite de resistência, visando determinar as melhores condições de processamento do material. As propriedades mecânicas desses aços estão diretamente relacionadas às suas características microestruturais: tipo, quantidade, morfologia e distribuição dos constituintes, que, por sua vez, dentre outros aspectos, dependem dos parâmetros de processamento utilizados, principalmente no recozimento contínuo. Estudou-se o efeito das variáveis temperaturas de superenvelhecimento a 310 ºC, 350 ºC e 390 ºC, e do tempo de permanência nesta etapa, na microestrutura e propriedades mecânicas. Os ensaios foram realizados em um simulador termomecânico e em um dilatômetro, utilizando amostras de um aço laminado a frio obtidas na linha de produção industrial da Usiminas. O aço recozido apresentou uma estrutura complexa, constituída por ferrita (F), bainita + carbonetos não dissolvidos (B + C), martensita (M), e, martensita/austenita retida (MA), sendo o segundo constituinte predominantemente bainítico. A microestrutura alterou durante a etapa de superenvelhecimento no recozimento contínuo com o avanço do tempo e pelo aumento da temperatura, elevando o percentual de bainita. O comportamento mecânico em tração e a microdureza apresentaram variação com as condições de superenvelhecimento empregadas no estudo. Pode-se observar uma queda nos valores de LE, LR e HV com o aumento do tempo e da temperatura de OA. Houve também aumento do expoente de encruamento, melhorando a capacidade de distribuir uniformemente a deformação. Além disso, o aumento da temperatura de OA foi acompanhado de uma tendência de elevação na razão elástica e de diminuição no índice BH. Finalmente, observou-se que as temperaturas de OA de 350 ºC e 390 ºC atenderam aos requisitos de propriedades mecânicas para um aço DP da classe de 780 MPa de limite de resistência.

Ano

2019-08-12T14:43:39Z

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Silvio Dias Araujo

Educasaúde: uma proposta de educação permanente para agentes comunitários de saúde do município de Caetanópolis MG

A consolidação de uma ação educativa profissional que permita instigar reflexões, fomentar críticas e transformar realidades por meio da análise das percepções e vivências dos profissionais, sustentou esta proposta de intervenção. Parte-se do princípio que a educação permanente é capaz de viabilizar a melhoria da qualidade assistencial por meio de um processo educativo contínuo voltado para os profissionais de saúde, sob a ótica da aprendizagem significativa. O objetivo deste estudo foi elaborar uma proposta de intervenção, fundamentada na educação permanente, para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de uma unidade da Estratégia Saúde da Família do município de Caetanópolis, Minas Gerais. Como percurso metodológico, utilizou-se a revisão bibliográfica narrativa para dar sustentação à proposta. Inicialmente, realizou-se uma busca de artigos na base dedados SciELO, além dos artigos, publicações do Ministério da Saúde e manuscritos de importantes autores da área da educação. Tal revisão apontou que a educação permanente pretende incorporar o ensino e o aprendizado à vida cotidiana das organizações e às práticas profissionais, no contexto real em que ocorrem, permitindo uma visualização e reflexão das práticas, propiciando sua melhoria.Como resultados da proposta de intervenção espera-se a melhoria da qualidade assistencial pautada na reflexão e discussão das práticas ao serem correlacionadas aos aspectos técnico-científicos, fazendo com que as ações desenvolvidas pelos ACS´s sejam mais efetivas.

Ano

2019-08-11T20:02:55Z

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Marcela Moreira Nascimento

Um Brasil na tv: efeitos de campanha nas eleiçoes presidenciais brasileiras (1989 - 2010)

Uma reexão sobre campanhas para Presidente da República no Brasil, suas características, regras, conteúdo e efeitos sobre o voto. Busca contribuir para a compreensão desses processos, organizando informações, dados, análises e conceitos correntes em CiênciaPolítica aplicada à Comunicação, e oferecendo uma perspectiva autoral dessa articulação de elementos informacionais. Seu objetivo é mostrar não só que campanhas importam, mas mensurar o quanto importam,sob que contexto e entonação. E, ainda, avaliar o peso relativo, nesses processos, das mensagens emitidas por atores relevantes como candidaturas, elites políticas e veículos de comunicação, sobre as tendências de opinião e a efetivação do voto popular.

Ano

2019-08-09T13:21:50Z

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Joao Francisco Pereira de Meira

Ações educativas para pacientes hipertensos- Unidade Básica de Saúde Jesuíno de Souza Lins município de Cruzeiro do Sul- Acre

A hipertensão arterial sistêmica é uma morbidade que acomete milhares de pessoas no mundo, constitui um dos principais fatores de risco para o aparecimento das doenças cardiovasculares e cerebrovasculares. Em atividade diária, a equipe da Estratégia de Saúde da Família Jesuíno de Souza Lins em Cruzeiro do Sul, Acre, identificou uma alta prevalência de pacientes hipertensos cadastrados apresentando pressão descontrolada e sem conhecimento sobre a doença. Observamos também, que além da própria hipertensão arterial, estavam presentes na maioria dos pacientes, os fatores de riscos que favorecem o aparecimento da doença, evidenciando que o desconhecimento não era somente da enfermidade, mas também das causas que a origina. Esta constatação motivou a equipe de saúde a elaborar um projeto de intervenção utilizando um programa educativo (oficinas educativas, utilizando metodologia participativa e técnicas lúdicas, envolvendo a participação dos usuários) para aumentar o nível de conhecimento sobre hipertensão arterial sistêmica e diminuir a prevalência, complicações e mortalidade dos usuários. A metodologia utilizada foi do Planejamento Estratégico Situacional. Os dados colhidos foram por meio da estimativa rápida. No momento seguinte foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, com busca de referencial teórico em artigos científicos disponibilizados na Biblioteca Virtual em Saúde, na base de dados do Scientific Electronic Library Online, na Biblioteca Virtual do Núcleo de Estudo de Saúde Coletiva, além de informações da Secretaria Municipal de Saúde como o Sistema de Informação da Atenção Básica. Essa fundamentação teórica deu sustentação à elaboração do referencial teórico e da proposta de intervenção que se baseou no Planejamento Estratégico Situacional. Os nós críticos identificados pela equipe de Saúde foram os hábitos e estilos de vida inadequados; processo de trabalho da equipe de saúde desestruturado e o baixo nível de informação da população sobre a doença, para os quais foram implantados os projetos de Vida com Saúde, Equipe de Saúde mais Qualificada e Saber Mais respectivamente. A oficina mostrou-se como espaço de reflexão e debate sobre a adoção de hábitos saudáveis, concluiu-se que os programas de educação em hipertensão arterial, permitem a vivência e a experiência em se trabalhar de forma conjunta, integrando e compartilhando conhecimentos, visando a redução da prevalência desta doença, assim como a mortalidade e as suas complicações, e desta forma melhorar e prolongar a qualidade de vida e o melhor cuidado do usuário e da comunidade. Esperamos alcançar nosso objetivo almejado.

Ano

2019-10-10T16:21:08Z

Creators

Jorge Luis Rosales Roger

A proporção de Mata Atlântica remanescente no entorno de áreas urbanas relaciona-se à incidência de dengue?

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Ano

2021-05-24T15:36:28Z

Creators

Maíra Moreira Morais

Ruthenium(II) and rhodium(III)-catalyzed C-H activation: diversifying bioactive and fluorescent compounds via alkenylation, oxygenation and annulation protocols

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Ano

2021-08-12T22:12:28Z

Creators

Gleiston Gonçalves Dias

Poder, biopolítica e governamentalidade em Michel Foucault

Esta dissertação é um estudo de parte da obra do pensador francês Michel Foucault. Mais precisamente, trata-se da investigação dos temas do poder, da biopolítica e da governamentalidade, que ocuparam lugar em seus escritos e reflexões ao longo da década de 70 do século passado. O trabalho investiga os diferentes temas considerando o percurso que levou o autor a tratá-los de modo diferenciado, considerando-se que elementos comuns às diferentes temáticas, como as relações de poder e a gestão da vida, são abordados sob diferentes perspectivas de analise. Sugere-se que as mudanças recorrentes operadas pelo autor entre temas e perspectivas de análise, antes de ressentir-se de um quadro teórico sistematizado que lhes dê coerência, enriquece o trabalho realizado num exercício constante de problematização das questões colocadas por este.

Ano

2019-08-11T22:52:47Z

Creators

Joao Paulo Ayub da Fonseca

"O Menino Poeta" em diferentes versões: um estudo das edições e de aspectos do circuito da obra de Henriqueta Lisboa

A pesquisa tem como objeto analisar cinco distintas versões da obra O Menino Poeta de Henriqueta Lisboa, publicada pela primeira vez em 1943, e construir partes do circuito de comunicação da obra. A obra em questão é reconhecida nacionalmente por ser um marco transitório no contexto de produção da poesia voltada para crianças e jovens e por apresentar temas leves que remetem à infância, ao folclore e à natureza. Além disso, a autora é respeitada por sua dedicação à escrita e por contribuir efetivamente para arte da poesia. A base metodológica da pesquisa é uma análise documental, numa perspectiva histórica. Inicia-se com uma descrição analítica das edições, divulgadas entre 1943 e 2008, com a intenção de apontar as principais características de cada versão, bem como comparar as diferenças entre elas, buscando construir os possíveis protocolos de leitura e os leitores-modelo. Para isso, a análise se foca nos elementos paratextuais, partes da materialidade e também na relação entre as ilustrações e os textos escritos. Posteriormente, a partir do levantamento de documentos presentes na Fortuna Crítica da escritora e no Acervo de Escritores Mineiros, como correspondências, reportagens e críticas literárias, nas informações contidas nos sites das editoras e pelas conversas informais com responsáveis de uma editora, buscou-se ampliar o olhar para o processo de produção e divulgação da obra. Para isso reconstruiu-se parte do circuito de comunicação da obra. O estudo se inseriu em uma área multidisciplinar da Educação, Linguagem, Comunicação e História e se orientou a partir dos estudos da História do Livro, da Sociologia da Leitura e também da Literatura Infantil e Juvenil, especificamente com o foco na poesia. O estudo comparativo entre as publicações de cinco distintas editoras, evidenciou as diferenças entre as edições a partir dos acréscimos, supressões, disposição dos textos, paratextos, inserção de ilustrações e investimentos da editora na materialidade da obra, o que possibilitou construir diferentes protocolos de leitura, distintos direcionamentos das editoras, bem como projetar novos leitores-modelo, ou seja, uma mesma obra foi apresentada com diferentes roupagens garantindo novas obras. As correspondências trocadas entre Henriqueta Lisboa e Mário de Andrade permitiram reconstruir o processo de produção e divulgação da obra pela poetisa, que antecedeu a sua primeira publicação. A análise da Fortuna Crítica, do acervo pessoal da poetisa, dos meios de divulgação da obra, dos sites de duas editoras, dos prêmios recebidos pelas diferentes edições e conversas informais com uma editora possibilitaram a construção de partes do circuito de comunicação da obra e a compreensão da sua circulação, a partir da evidenciação do papel das editoras, dos processos de divulgação, das críticas recebidas por leitores especializados e pelos leitores comuns. O estudo minucioso das distintas versões de uma mesma obra revela que diferentes materialidades produzem diferentes destinações e diferentes obras, novas possibilidades de construção de sentidos, bem como, oportunizam a circulação de um texto poético contextualizado com as demandas de cada época, produzindo, dessa forma, o acesso a novas gerações de leitores e a novas leituras de antigos leitores.

Ano

2019-08-12T16:28:03Z

Creators

Raquel Cristina Baeta Barbosa