Repositório RCAAP

Os riscos resultantes da automedicação: uma ação educativa

Este estudo aborda sobre a automedicação como uma prática vivenciada pela humanidade de todos os tempos com a intenção de aliviar os sintomas dos males que os acomete. Tem sido muito comum a população brasileira fazer uso de medicação sem prescrição médica e sem a orientação de um profissional habilitado, comprometendo assim a saúde. Além disso, ocasiona efeitos adversos que variam de simples a graves. Nesse sentido, nessa proposta de intervenção utilizou-se a educação permanente para desenvolver com o enfoque na ação educativa, como ferramentas importantes na área de saúde e especialmente na Instituição farmacêutica. Delineou-se como objetivo, promover ação educativa para os funcionários e usuários do estabelecimento farmacêutico da Drogaria Real de Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, sobre os riscos resultantes da automedicação. Metodologia Trata-se de uma proposta de intervenção cujo foco é a educação em saúde, que busca a conscientização dos profissionais sobre a prática indevida da medicação. Essa prática tem se tornado nociva a população brasileira, e por isso esse motivo tem se tornado um problema de saúde pública, além disso, agravando o estado de saúde da pessoa que de uma forma ou de outra acaba mascarando o diagnostico que pode determinar a enfermidade que o acomete. Nesse sentido, pode-se afirmar que a ingestão inconseqüente de medicamentos como analgésicos e antiflamatórios, são na maioria das vezes encontrados não somente nos estabelecimento farmacêuticos, como também nos supermercados e outros estabelecimentos comerciais. Esses problemas nos motivou a desenvolver este estudo, visando a conscientização dos profissionais a respeito dos prejuízos causados a saúde das pessoas, com isso poderá ser evitado os efeitos adversos. Para iniciar a proposta foi feita uma busca na base de dados utilizando-se como descritores, promoção da saúde, educação permanente, riscos da automedicação. Esse levantamento foi feito durante o período de outubro de 2014 a abril de 2015. Os artigos selecionados foram completos em português. Para a implementação da proposta de intervenção utilizou-se como material didático oficinas, palestras, folders, cartazes, e orientações em grupo e individual. A operacionalização da ação educativa ocorreu em 4 etapas, sendo identificação do cenário; Planejamento; Implementação e Avaliação e acompanhamento da proposta. Espera-se com este estudo auxiliar a população e os trabalhadores do estabelecimento farmacêutico quanto aos riscos da automedicação, e ainda contribuindo para que os objetivos alcançados sejam alcançados e possam indicar vantagens para os trabalhadores, comunidade e ao proprietário do estabelecimento farmacêutico.

Ano

2019-08-10T23:20:43Z

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Caroline Carvalho Bernini Miranda

Avaliação da prática do acolhimento às crianças de zero a seis anos em Unidades de Saúde da Família

Foi realizada uma revisão integrativa que objetivou buscar e avaliar evidências na literatura acerca do acolhimento nas equipes de saúde da família. O levantamento bibliográfico abrangeu as publicações nacionais e internacionais disponibilizadas na Biblioteca Virtual em Saúde, sendo identificadas 42 referências nacionais. Os resultados apontaram divergências entre os conceitos apresentados pelos autores sobre o acolhimento e as práticas assistenciais das Unidades de Saúde da Família. Assim, faz-se necessário a identificação de esforços para o desenvolvimento de produzir outras pesquisas e maximizar a assistência dos profissionais na Estratégia de Saúde da Família, a fim de possibilitar a integração teoria e prática.

Ano

2019-08-12T21:23:45Z

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Liliane da Consolacao Campos Ribeiro

Determinantes da criminalidade no município de Belo Horizonte

A presente dissertação está organizada na forma de dois artigos. Ambos têm como objetivo entender os determinantes da criminalidade no município de Belo Horizonte. A opção pela divisão em dois artigos se justifica na medida em que utilizamos duas metodologias distintas.No primeiro artigo, intitulado Determinantes da Vitimização no Município de Belo Horizonte, calculamos a probabilidade de vitimização considerando as características e hábitos dos indivíduos, através do modelo Logit. Para tanto, usamos dados individuais focando as vítimas, de modo a determinar o que as tornam mais propensas a sofrerem crimes. Os resultados sugerem que a probabilidade de sofrer furto ou roubo está relacionada aos hábitos e as características da vizinhança onde o indivíduo reside. Por exemplo, a probabilidade do indivíduo ser furtado se utiliza o transporte público, é 30% maior (no caso do roubo é 39% maior) do que se não utiliza e se escuta barulho de tiro na vizinhança é 26% maior (no caso do roubo é 30% maior) do que se não escuta.No segundo artigo, intitulado Determinantes da Criminalidade nas Unidades de Planejamento do Município de Belo Horizonte, desenvolvemos a análise espacial dos determinantes da criminalidade através do instrumental analítico, ESDA e econometria espacial. Incluímos o espaço na análise dos determinantes do crime por acreditar que a criminalidade não está distribuída aleatoriamente no espaço, podendo apresentar dependência e heterogeneidade espacial. Este artigo se difere do primeiro, tanto através da metodologia como do objeto de estudo. Nele estudamos os incentivos à prática criminal existentes em cada região. Os resultados indicaram que a relação direta entre homicídios e pobreza não é verdadeira e que a eficiência da polícia deve ser intensificada como medida de combate ao crime. Por exemplo, se o tempo médio de atendimento da polícia na UP Jaraguá fosse reduzido à metade o número de homicídios seria reduzido a zero.

Ano

2019-08-10T11:13:12Z

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Betania Totino Peixoto

Educador e Educando: dimensão relacional da educação em experiência positiva na escolarização de adolescentes

O tema dessa pesquisa originou-se de minha experiência como professora, quando me deparei com adolescentes que, apesar de terem iniciado sua escolarização na idade adequada e freqüentarem a escola regularmente, não haviam sido alfabetizados. Passei a questionar em que medida as relações que se estabelecem entre professores e alunos em situação de fracasso escolar poderia contribuir para uma experiência escolar mais positiva. A questão central desta pesquisa é decorrente dessa experiência. Procuramos refletir sobre a importância da dimensão relacional da educação, buscando, em uma experiência bem sucedida na alfabetização de adolescentes com trajetórias de fracasso escolar, elucidar as marcas que singularizavam a relação estabelecida entre a professora e seus alunos, em sua prática pedagógica. O referencial teórico metodológico em que se fundamentou a pesquisa compreende princípios da sociologia compreensiva, tomando como categorias de análise o sentido e a compreensão em Weber, a relação de intersubjetividade em VAZ e o cuidado, em CARVALHO. Os sujeitos desse estudo foram uma professora da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte e seus alunos, dos quais dois, constituíram, especificamente, o foco de nossa atenção. Os dados foram coletados por meio de observação de campo, entrevistas e análise documental. Os resultados do estudo apontam algumas marcas que qualificam a prática pedagógica analisada: o enfrentamento das conseqüências da pobreza no ambiente escolar, a valorização da palavra e do diálogo, o investimento na reconstrução da auto-estima dos alunos, a valorização da ludicidade, possibilidades de liberdade e autonomia e, finalmente, o estudo também revelou as preocupações e inquietações que acometem o professor em decorrência das práticas de cuidado.

Ano

2019-08-10T16:43:56Z

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Liliane dos Santos Jorge

Efeitos da razão volumétrica de compressão e do tipo de combustível na combustão, eficiência e emissões de um motor com injeção direta

Nesse trabalho, são apresentados resultados experimentais de um motor monocilíndrico de pesquisa com razões volumétricas compressão de 11,5:1 e 15:1 com injeção direta de E22 (gasolina brasileira padrão emissões) e E100 (etanol hidratado) para avaliar o efeito da razão volumétrica de compressão e do combustível na combustão, eficiência e nas emissões. Os experimentos foram realizados em uma faixa intermediaria de operação do motor com rotações de 2000 RPM e pressões médias efetivas indicadas de 4 bar. Foram feitas simulações por dinâmica dos fluidos computacional para as mesmas condições de operação com o objetivo de validar uma metodologia de simulação de motores com injeção direta de combustível. Quanto aos efeitos do combustível, foram verificados aumentos de eficiência de 2,7% e 2,0% quando utilizando E100 em relação a E22 para as razões volumétricas de compressão de 11,5:1 e 15:1 respectivamente. Quando comparando E100 ao E22, também foram verificadas reduções nas emissões especificas de CO2 de 4,0% e 4,6%, de NOx de 42,9% e 50,9% e de hidrocarbonetos não queimados de 17,9% e 28,0% para as razões volumétricas de compressão de 11,5:1 e 15:1 respectivamente. Em relação aos efeitos da razão volumétrica de compressão foram verificados aumentos de eficiência de 0,9% e 1,6% quando utilizando a razão volumétrica de compressão de 15:1 em relação a razão volumétrica de compressão de 11,5:1 para E100 e E22 respectivamente. Quando comparando as razões volumétricas de compressão de 15:1 e 11,5:1 também foram verificadas reduções nas emissões específicas de CO2 de 7,6% e 7,0% bem como aumento nas emissões especificas de CO de 93,4% e 17,0% e nas emissões específicas de hidrocarbonetos não queimados de 56,5% e 78,6% para etanol e gasolina respectivamente. Quando comparando gasolina com razão volumétrica de compressão de 11,5:1 com etanol com razão volumétrica de compressão de 15:1 se obteve o maior ganho de eficiência de 3,6% mostrando o potencial do etanol com altas razões volumétricas de compressão. A metodologia numérica foi validada para estas mesmas condições e apresentou diferenças inferiores a 6% na pressão média efetiva em todos os casos.

Ano

2019-08-11T20:05:01Z

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Paulo Henrique Terenzi Seixas

Monitoramento ambiental da qualidade da água do Rio Itacarambi - MG

A disponibilidade da água tem se tornando limitada devido ao aumento do consumo e à crescente poluição, comprometendo sua qualidade e o desenvolvimento socioeconômico de uma região. O presente trabalho visou a realizar a avaliação qualitativa da água no rio Itacarambi, situado na bacia no rio São Francisco, localizado no norte de Minas Gerais, em virtude da importância desse rio para a população ribeirinha. Para tanto, foram adotados parâmetros definidos na Resolução CONAMA nº 357/2005 e na Deliberação Normativa Conjunta COPAM/CERH nº 01/2008. As amostras de água foram coletadas nos meses de agosto e dezembro de 2011, em seis pontos georreferenciados ao longo do rio. Os resultados obtidos para os parâmetros turbidez, cor aparente, oxigênio dissolvido (OD), demanda bioquímica de oxigênio (DBO) e fósforo total apresentaram valores críticos que evidenciaram um quadro de degradação ambiental. Este trabalho possibilitou a identificação de pontos de impacto ambiental no corpo dágua, contribuindo para a gestão dos recursos hídricos da bacia e proteção da saúde pública.

Ano

2019-08-12T13:21:55Z

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Carolina Oliveira Santos

Aspectos do uso de álcool entre alunos iniciando curso naUFMG

Este estudo teve por objetivo descrever aspectos do uso de álcool entre estudantes iniciando curso na UFMG. Realizou-se um estudo descritivo com amostra aleatória e representativa de universitários dos cursos das oito áreas de conhecimento da UFMG. Como instrumento,utilizou-se um questionário anônimo de autopreenchimento versando de questões como: idade de acesso ao álcool, freqüência de ingestão, quantidade e tipo de bebida alcoólica consumidos, local de consumo e parceiros mais freqüentes, ocorrência de bebedeira, embriaguez e suas conseqüências. Os dados foram coletados em 2004, de 375 alunos com idade entre 18 e 25 anos, 59,2% do sexo masculino e 40,8% do sexo feminino. Os resultados indicaram que 91,5% já haviam ingerido bebida alcoólica, com uma prevalência de uso na vida igual para homens e mulheres. A idade média de experimentação foi de 14,6anos, sem diferença entre os sexos. A maioria experimentou álcool pela primeira vez em suas vidas, em suas próprias casas, na companhia de amigos ou familiares. O percentual de alunos que relataram beber no mês anterior à pesquisa foi de aproximadamente 70% , dosquais 26,3% relataram uso moderado ou pesado de álcool, sem diferença entre homens e mulheres. O uso compulsivo de álcool foi observado em 28,4% dos alunos e o uso problemático, em 13,5%, sendo que ambos padrões predominaram no sexo masculino.Cerveja/chope foi a bebida mais freqüentemente consumida. Bares, boates e estádios foram os locais preferidos para o consumo de álcool e os amigos e colegas, os principais parceiros. A maioria já se embriagou alguma vez na vida. A conseqüência da embriaguez mais citada pelos estudantes foi perder aula, dia de trabalho ou outro compromisso importante, seguida de dirigir e ter relação sexual desprotegida. Pode-se concluir que um percentual significativode universitários faz uso pesado, compulsivo e problemático de álcool, em concordância com a literatura. Fatores como gênero, classe socioeconômica, situação de moradia, religião, uso de cigarro e idade de experimentação de bebidas alcoólicas estiveram associados a umconsumo maior de álcool em quantidade e freqüência. Estudos subseqüentes são necessários para aprofundamento nas questões do uso de álcool pelos jovens, entre elas, as motivações para o uso e suas finalidades, possibilitando uma melhor compreensão do comportamento dos jovens e contribuindo para a realização de intervenções que previnam ou reduzam os riscos e conseqüências associados ao uso de bebidas alcoólicas.

Ano

2019-08-09T18:15:13Z

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Flavia Antunes Caldeira Silva e Calaca

Capacitação setorial na UFMG, uma análise sobre as ofertas da capacitação da instituição, sob a ótica das rotinas de trabalho de seus setores de natureza contábil

Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo sugerir a implantação de um projeto de intervenção que vise a criação de atividades de capacitação para o agente público pertencente ao quadro da UFMG, que tenham como finalidade atender as demandas e necessidades que este agente se depara durante a sua rotina de trabalho. Dentro da Instituição há setores com diversas finalidades, que vão desde o cunho acadêmico, até o de administrativo, de pessoal, financeiro e controle. Tal diversidade demonstra a importância de que se tenha agentes públicos capacitados para o exercício de cada uma delas. Para um setor de caráter financeiro, por exemplo, agentes públicos com algum tipo de formação em contabilidade são os mais indicados, contudo, como verificado ao longo do trabalho, além desses profissionais, há pessoal sem essa formação técnica, trabalhando em conjunto com estes profissionais nos setores financeiros da instituição. A capacitação no âmbito do setor visa então atender a estes agentes, como também os de formação técnica na área, uma vez que terão acesso a cursos que lhes apresentem com mais detalhes as temáticas públicas de sua formação. Atualmente a UFMG conta com um leque variável de atividades de capacitação, que contemplam desde o apoio a formação da graduação, até a realização de um mestrado, atividades portanto que atendem desde o interesse de seu agente público, até o interesse da instituição, mas nota-se que há esta ausência, da realização de atividades de caráter mais técnico, voltadas mais para o melhor entendimento de seus processos internos de trabalho. Esta lacuna pode ser preenchida com o oferecimento mais constante deste tipo de atividade, como também através da divulgação e apoio a realização de cursos externos, como os oferecidos pela Escola de Administração Fazendária - ESAF. Assim, o agente público se fará cada vez mais apto a realização de suas funções, como também conhecedor do processo o qual se encontra realizando em seu dia a dia, além de encontrar na realização destas atividades, a possibilidade de validar, através da certificação, o conhecimento que ele adquiriu ao longo de sua prática profissional.

Ano

2019-08-13T08:48:52Z

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Helder Antonio Matias

Estudo experimental e desenvolvimento de um modelo de simulação de um refrigerador por absorção de pressão total única

O principal objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um modelo matemático/computacional em regime permanente de um refrigerador por absorção de amônia a pressão total única. O modelo matemático foi validado em um banco de testes instrumentado com termopares posicionados nas entradas e saídas dos componentes de um refrigerador comercial com potência elétrica nominal do gerador de vapor igual a 80 W. Uma série de testes em regime transiente e permanente foi realizada para o refrigerador operando com potências de 40 a 80 W e para temperaturas ambientes entre 20°C e 30°C aproximadamente. Os testes em regime transiente revelaram que o evaporador iniciou o processo de resfriamento 15 minutos após o início de operação do gerador de vapor. Os resultados dos testes para o regime permanente foram comparados aos resultados obtidos através do modelo matemático. Essa comparação revelou uma boa precisão do modelo matemático, cujo desvio médio da temperatura de evaporação foi de 2°C em relação ao valor experimental. Simulações extras foram realizadas com o modelo implementado a fim de estudar o comportamento da pressão total e do coeficiente de performance (COP) do refrigerador para diferentes potências do gerador de vapor. Essas simulações revelaram que o COP aumenta com a diminuição da potência. Todavia, o uso de potências inferiores a 80W não é recomendado devido ao aumento no tempo de espera de ativação do evaporador após o início de operação do refrigerador

Ano

2019-08-14T02:14:26Z

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Fabiano Drumond Chaves

Currículo Básico Comum (CBC): proposta e realidade em uma escola da rede estadual

A pesquisa foi realizada na E.E. Laurita Melo Moreira, situada na cidade de Contagem - MG, a fim de analisar o grau de conhecimento e envolvimento de seus professores, em relação ao Currículo Básico Comum (CBC). Para alcançar este objetivo, foi utilizado o seguinte instrumento de coleta de dados: um questionário, visando avaliar se esses professores tinham familiaridade com a proposta do CBC.A partir da análise do questionário aplicado aos professores dessa escola, uma atividade de matemática foi desenvolvida com os alunos do 1º ano do noturno. Essa atividade estava focada na proposta do CBC e após ser exposta para esses professores, tinha a expectativa de fazer com que eles se sentissem motivados a desenvolver suas aulas focando também no CBC, que é uma proposta implantada pela Secretaria de Educação de Minas Gerais em 2004, com alguns professores estaduais e que deve ser seguida. Em reuniões modulares que acontecem aos sábados, foram mostrados os pontos positivos da proposta do CBC, através da atividade desenvolvida em sala de aula com algumas turmas do 1º Ano do Ensino Médio do turno da noite, com quem, em específico, foi explorado o tema estatística da Matemática. Ao mostrar para os professores, em reunião, a atividade que os alunos produziram, foi aproveitado o espaço para fazer uma comparação entre o CBC que é aberto a desenvolver competências e conceitos a serem descobertos em sala de aula e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que busca colocar o aluno diante de situações-problema e postula que mais do que saber conceitos, ele precisa saber aplicá-los.O resultado da pesquisa foi satisfatório, pois gerou uma reflexão nos professores, em relação à proposta do CBC ao prepararem suas aulas. Esse fato foi apurado em posterior aplicação do questionário inicial, aplicado novamente em outro estágio da pesquisa.

Ano

2019-08-09T15:09:56Z

Creators

Renata de Souza Carmo

Leitura e letramento informacional: uma revisão de literatura

A inquietude empírica vivenciada a partir do contato com discussões acaloradas em sala de aula durante o Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), discussões estas fruto do evidente desconforto e resistência à leitura, da dificuldade de assimilação, análise e interpretação, aliado ao déficit na produção de trabalhos acadêmicos compatíveis e harmônicos com o status quo acadêmico, motivaram o presente trabalho de revisão bibliográfica. A pesquisa revela de forma peremptória que o problema da leitura acomete o indivíduo desde os níveis elementares de formação, alfabetização, até a universidade, onde sua carência é resultante de um processo educacional fragmentado e irremediavelmente comprometido. A indissociabilidade entre conceitos de alfabetização e letramento deveria possibilitar um estender de significações que garantisse a consecução do letramento informacional. Entretanto, descortina-se que a carência de leitura é a parte faltante na equação que o letramento informacional não comporta. O desenvolvimento do trabalho teve como norte o artigo cientifico da autora Shirley Behrens (1994) que discorre sobre as origens e evolução do conceito de letramento informacional. Seguindo a metodologia utilizada pela autora, buscamos trabalhar os conceitos aqui analisados concatenando a revisão bibliográfica em períodos, ultimando expandir significados e significações.

Ano

2019-08-13T10:21:29Z

Creators

Giordani Avila Reis

Confiabilidade e validade do teste do esfigmomanômetro modificado para a mensuração clínica da força muscular de membros superiores de indivíduos na fase subaguda pós acidente vascular encefálico

A deficiência de força muscular dos membros superiores (MMSS) pós acidente vascular encefálico (AVE) pode apresentar importante contribuição para a limitação de atividades e restrição da participação do indivíduo. Assim, a mensuração da força muscular na avaliação do indivíduo pós-AVE torna-se essencial. O teste do esfigmomanômetro modificado (TEM) apresenta-se como um método alternativo para a mensuração da força muscular em indivíduos pós-AVE, pois fornece valores objetivos e, concomitantemente, apresenta baixo custo. Este teste apresentou propriedades de medida adequadas para a mensuração da força muscular dos MMSS em indivíduos na fase crônica pós-AVE. Contudo, nenhum estudo investigou as propriedades de medida do TEM para mensuração da força muscular de MMSS em indivíduos na fase subaguda pós-AVE. Considerando que as propriedades de medida são específicas às características do contexto em que o instrumento de medida é utilizado, dentre elas as características da população, e que indivíduos na fase subaguda do AVE apresentam particularidades motoras que os diferenciam dos indivíduos na fase crônica, os objetivos deste estudo foram: a) investigar as confiabilidades teste-reteste e interexaminadores e a validade de critério-concorrente do TEM para a avaliação da força muscular de MMSS de indivíduos na fase subaguda pós-AVE; b) estabelecer equações de predição entre as medidas de força obtidas pelo TEM e pelos dinamômetros; c) verificar se diferentes formas de operacionalização das medidas do TEM (primeira repetição, média das duas primeiras repetições e das três repetições) podem influenciar os resultados obtidos assim como suas propriedades de medida. A força muscular (flexores/extensores de ombro, cotovelo e punho, abdutores de ombro e preensores manuais) de 55 indivíduos na fase subaguda pós-AVE (61±13anos; 3,7±0,73meses de AVE) foi avaliada com os dinamômetros portáteis (padrão ouro) e com o TEM, bilateralmente, pelo examinador-1. Após 1-2 semanas os dois examinadores, de forma independente, realizaram um segundo dia de mensuração com o TEM. O examinador-3 realizou a leitura e o registro de todos os valores. One-way ANOVA foi utilizada para comparar as diferentes formas de operacionalização das medidas obtidas com o TEM. Para investigar as confiabilidades teste-reteste e interexaminadores do TEM foi utilizado o coeficiente de correlação intraclasse (CCI). Para investigar a validade, teste de correlação de Pearson foi utilizado e, em seguida, foi realizada análise de regressão para estabelecer equações de predição. Em relação à confiabilidade teste-reteste, as diferentes formas de operacionalização das medidas mostraram valores elevados a muito elevados (0,70CCI0,98; p<0,001) para ambos os MMSS. Para a confiabilidade interexaminadores, as diferentes formas de operacionalização das medidas mostraram valores moderados a muito elevados para todos os grupos musculares (0,66CCI0,99; p<0,001). Foram encontradas correlações significativas classificadas como elevadas a muito elevadas entre o TEM e os dinamômetros para todos grupos musculares e formas de operacionalização (0,74r0,97; p<0,001). Os coeficientes de determinação variaram de 0,55r20,89. Os valores obtidos pelas diferentes formas de operacionalização das medidas foram semelhantes (0,01F0,14; 0,87p0,99). O TEM apresentou resultados adequados de confiabilidades teste-reteste e interexaminadores, bem como de validade de critério-concorrente para mensuração da força muscular de MMSS de indivíduos na fase subaguda pós-AVE, utilizando-se apenas uma repetição, após familiarização.

Ano

2019-08-09T15:58:04Z

Creators

Larissa Tavares Aguiar

Benefícios da prática de atividade física para a pessoa idosa

A expectativa de vida da população tanto brasileira quanto mundial, tem sofrido mudanças com o passar dos anos, principalmente depois de comprovada a queda da fecundidade e da mortalidade, que fez com que o processo de envelhecimento populacional se tornasse um dos acontecimentos do século. Com isso, torna-se necessário pensar na importância de se ter um envelhecimento mais ativo e com melhor qualidade de vida, proporcionando práticas de promoção da saúde precoce para os idosos. O presente trabalho objetiva realizar uma revisão da literatura de periódicos que abordem benefícios da prática de atividade física para a pessoa idosa, visto que o processo de envelhecimento vem acontecendo rapidamente e sendo necessário enfrentá-lo com melhor qualidade de vida. A revisão da literatura foi feita consultando-se a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), usando-se o Lilacs e Scielo como base de dados, sendo que a pesquisa foi feita no período de 2000 a 2011, foram também incluídas algumas literaturas consideradas importantes para o estudo. Através desse trabalho, foi possível perceber os benefícios que possuem as práticas de promoção da saúde para a terceira idade, visto que nessa fase da vida, muitos dos idosos são acometidos por doenças crônicas decorrentes da diminuição contínua da função de órgãos e sistemas biológicos, portanto, necessitando manter sua capacidade funcional para que possam ter maior independência, autonomia, melhora da força muscular e da interação social, entre outros. Portanto, pode-se dizer que essas ações de promoção da saúde, possibilitam minimizar a dependência da capacidade funcional, proporcionando assim, um envelhecimento com maior qualidade de vida.

Ano

2019-08-13T17:51:55Z

Creators

Márcia Regina Oliveira

O enfrentamento da nefropatia diabética na ótica da família: uma abordagem na perspectiva do Modelo Calgary de Avaliação na Família

Este estudo buscou compreender como a família enfrenta o cuidar da pessoa com nefropatia diabética em tratamento dialítico. Trata-se de um estudo qualitativo conduzido pelos pressupostos do método etnográfico que utilizou o Modelo Calgary de Avaliação na Família (MCAIF) para a coleta dos dados. A pesquisa envolveu sete famílias em duas unidades de terapia renal substitutiva da cidade de Belo Horizonte/Minas Gerais. A coleta de dados foi realizada no período de outubro de 2006 a fevereiro de 2007, após aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais e das instituições envolvidas. O Modelo Calgary de Avaliação na Família, a observação participante, a entrevista semi-estruturada, o diário de campo e a análise documental foram utilizados para a coleta dos dados que, posteriormente foram analisados de acordo com o referencial teórico de Bardin (1977) de análise de conteúdo. A partir da análise dos dados emergiram três núcleos temáticos que desvelaram as várias nuances do início do tratamento dialítico sobre a vida da família: a construção do conceito de família sob a ótica da pessoa com nefropatia diabética; a nefropatia diabética e o tratamento dialítico na vida da família; e o conviver e o cuidar da pessoa com nefropatia diabética. Os resultados sugerem que cada família possui forças (recursos) mesmo em face de problemas (demandas) de saúde. Algumas das dificuldades apresentadas pelas famílias foram a necessidade de conciliar trabalho e doença em casa, restrição das atividades de lazer e de incorporar a doença e seu tratamento na rotina de vida da família. Em contrapartida o apoio da rede social e familiar, a aceitação e a adaptação do membro doente à rotina e ao tratamento e a comunicação aberta entre os integrantes da família foram destacados como fatores facilitadores (recursos) do cuidado. Dentre as estratégias de enfrentamento encontradas a visão da doença e do regime terapêutico como um desafio administrável, apoio da rede social e familiar, comunicação aberta entre os membros da família, contato com outras pessoas que vivenciam a mesma situação e a fé como fator de amparo assumem papel relevante no desafio do conviver diário com a condição crônica. Dessa forma, esse estudo desvelou como as famílias enfrentam e se adaptam às novas situações surgidas com a rotina do regime dialítico e a progressão das complicações que levam a dependência da pessoa doente. Tal fato desperta a necessidade de enxergamos a família como foco do cuidado de enfermagem, envolvendo-a em nosso cuidar e incentivando seus membros a buscarem recursos dentro da unidade familiar e de sua rede social mais próxima.

Ano

2019-08-09T16:44:37Z

Creators

Gisele Fraguas

Corpos em baile: giros da literatura, giros do afeto nos Gerais

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Ano

2021-08-04T17:20:01Z

Creators

Gabriel Túlio de Oliveira Barbosa

Leitura em trânsito: uma aproximação com as práticas de produção, difusão e leitura do jornal Super Notícia

O presente trabalho aborda o jornal Super Notícia, publicação diária belorizontina da Sempre Editora LTDA, voltada para o segmento popular, e que a partir do ano de 2006 alcançou um crescimento de vendas sem precedentes no cenário jornalístico nacional. A pesquisa analisa fatores ligados ao suporte e ao seu conteúdo, formas de produção, divulgação e venda, e aproxima-se dos leitores e de suas práticas de leitura. Utiliza-se uma metodologia qualitativa, com estratégias de análise documental, entrevistas e enquetes e observação direta de algumas práticas de leitura.O estudo de caráter multidisciplinar encontra-se entre as áreas da Educação, Biblioteconomia, Comunicação Social e Linguagem. Diferentes perspectivas teóricas subsidiaram o trabalho como os campos da sociologia e da história da leitura com a apropriação de trabalhos de Chartier, Bourdieu, Mollier, Darnton e de pesquisa sobre edição de periódicos, como a de Isabel Frade. O jornal Super Notícia, com todas suas particularidades como facilidade de acesso, formato acessível, linguagem e conteúdo eclético, promove algumas aproximações com seus leitores e parece nos apresentar um novo momento na dinâmica das práticas de leitura de periódicos vivenciadas nos espaços urbanos. A pesquisa explicita algumas estratégias apresentadas pelos editores que revelam seu conhecimento sobre as condições de formação de novos leitores. As entrevistas revelam também a retomada de estratégias de venda que já estavam desaparecendo no campo jornalístico. Através da observação e registro dessas práticas de leitura explícitas pelas ruas de Belo Horizonte, identificamos leituras livres, a relação entre corpo e suporte, as práticas de leitura consideradas não canônicas, inseridas no contexto diário de vida da cidade, repleto de sons e movimentos. A relação entre o jornal e seus leitores é corroborada pelo editor. O leitor é representado em suas páginas pela proximidade geográfica das notícias, pela produção de algumas colunas abertas a sua participação, pelos serviços oferecidos e resolução de algumas de suas demandas. A objetividade das matérias do jornal, o estilo de curto em que os textos são apresentados, aliados a uma narrativa próxima à oralidade também favorece essa proximidade e cumplicidade entre texto e leitor.

Ano

2019-08-14T20:53:57Z

Creators

Renata Kelly de Arruda

O impacto da gestão do conhecimento de marketing na inovação e vantagem competitiva de novos produtos

Em um ambiente de alta competitividade, a importância do sucesso de novos produtos bem como a representatividade de seu impacto na receita das empresas é fato relevante. Por outro lado o conhecimento e sua gestão são elementos novos e desafiadores para os dirigentes epesquisadores. Pesquisas com a de LI e CALANTONE (1998) e NARVER e SLATER (1990), salientam a importância dos processos de gestão do conhecimento de marketing para as organizações, e constatam importantes contribuições para o desempenho e sucesso no mercado de novos produtos. Com o objetivo de examinar empiricamente as relações entre os processos de gestão do conhecimento de marketing, inovação e o desempenho de novos produtos no mercado realizou-se um survey com 427 respondentes e utilizou-se técnicas de equações estrututurais. Verifica-se a supremacia dos processos de gestão de conhecimento de concorrentes sobre os demais construtos nas indústrias pesquisadas, bem como importantes antecedentes da inovação

Ano

2019-08-10T21:58:47Z

Creators

Cid Goncalves Filho

O perfil de quatro tradutores portugueses de Heart of darkness: um estudo do estilo do tradutor com base em corpus

Os estudos de estilo da tradução dedicam-se a pesquisas sob a perspectiva do estilo do tradutor (BAKER, 2000; PEKKANEN, 2010) e do texto traduzido (MALMJAER, 2003, 2004). Há também estudos que englobam ambos os aspectos (SALDANHA, 2011; MUNDAY, 2008). Pekkanen (2010) e Munday (2008) apontam que as mudanças realizadas no nível da microestrutura textual afetam o texto traduzido na sua macroestrutura. Este tipo de análise permite observar traços relativos ao comportamento linguístico do tradutor. Esta pesquisa teve por objetivo estudar o estilo sob a perspectiva de estilo do tradutor em traduções para o português da novela Heart of Darkness (HOD) de Joseph Conrad (1902), considerando, ainda, prováveis traços relativos ao estilo do texto traduzido. Este estudo partiu de estudosacerca do estilo de HOD (STUBBS, 2005; TURCI, 2007); Stubbs (2003, 2004) aponta para a presença de contrastes na novela e Turci (2007) analisa os referentes de dark*, o que despertou, neste estudo, o interesse pela análise de darkness e de seu contraste, light, aspectoda obra ainda não contemplado em outros estudos. A presença de contrastes aponta para o tema da ambiguidade que perpassa a obra de Conrad. Optou-se, assim, estudar o estilo dos tradutores portugueses a partir dos pares darkness/light, black/white e night/day e examinarpadrões recorrentes de escolhas dos tradutores portugueses relacionadas a essas palavras do texto fonte. O corpus é composto da novela em inglês e de quatro traduções para o Português Europeu (FERNANDES, 1983; MARCOS, 1999; BRITO E CUNHA, 2006; RODRIGUES, 2009). Estes integram o Corpus de Estilo em Tradução ESTRA, compilado com o propósito de contribuir com os estudos de estilo da tradução em textos literários. Inicialmente, verificaram-se pares de contraste, no TF, indicativos do tema da ambiguidade que permeia aobra, para, em seguida, analisar as escolhas lexicais dos tradutores relativas a estes pares, bem como os seus referidos padrões colocacionais. Em seguida, procedeu-se à análise e categorização de mudanças (shifts), etapa desenvolvida com base em Pekkanen (2010). A escolha pelos pares de contraste se apoiou na proposição de Munday (2008), de que uma análise do estilo do tradutor deve considerar traços marcados no texto fonte, para em seguida identificá-los nos TTs. O estudo se utiliza dos procedimentos metodológicos da Linguística deCorpus, as ferramentas Wordlist e Concord, do software WordSmith Tools 6.0© para o levantamento de dados. Os resultados mostram que os dois primeiros tradutores, por ordem cronológica, Fernandes (1983) e Marcos (1999), distanciaram-se mais do TF, com mais expressividade nas mudanças de ordem, expansão e dêixis, enquanto Brito e Cunha (2008) e Rodrigues (2009) parecem ter se aproximado mais do TF, tendo se diferenciado dos dois primeiros por maior expressividade para as mudanças de contração. Aponta-se, ainda, que o estilo dos tradutores possa ter interferido na construção do tema da obra, assim, sugere-se continuidade do estudo em pesquisas futuras.

Ano

2019-08-12T14:47:19Z

Creators

Marina Sampaio Montenegro

Efeito do uso dos aparelhos de telefone celular sobre a expressão de citocinas em saliva produzida pela glândulas salivares parótidas

Há controvérsia sobre os efeitos e impactos da radiação não ionizante emitida por telefones celulares sobre os mecanismos fisiológicos. Resultados conflitantes já foram relatados sobre a associação entre o uso de telefone celular e desenvolvimento de tumores em parótida. A inflamação crônica está associada com um risco aumentado de câncer, tal como pode ser visto na colite ulcerativa. Para avaliar o possível efeito do uso do telefone celular na glândula salivar parótida, o perfil de expressão de citocinas foi determinado na saliva produzida pelas glândulas parótidas em voluntários saudáveis e, correlacionada com o perfil de uso do telefone celular. Foram avaliados 83 indivíduos saudáveis, a partir de saliva produzida por essas glândulas, comparando a saliva da glândula relatada pelo próprio indivíduocomo a mais exposta à radiação do telefone celular (ipsilateral) com a saliva produzida pela parótida contralateral. Os seguintes parâmetros salivares foram determinados: fluxo salivar, concentração de proteína total, níveis de IL-1, IL-6, IL- 10, IFN- e TNF- por ELISA. Após a correção para múltiplos testes, houve uma diminuição nos níveis salivares de IL-10 e aumento nos níveis de IL-1 no lado ipsilateral em comparação com o lado contralateral (p<0,05). Os indivíduos querelataram usar celular por mais de 10 anos apresentaram maiores diferenças entre os níveis de IL-10 no lado ipsilateral comparado com contralateral (p=0,0012). Não foi observada diferença em qualquer um dos parâmetros testados em relação ao uso mensal de telefone celular em minutos. Dessa maneira, conclui-se que a exposiçãodas glândulas parótidas ao telefone celular pode alterar os níveis salivares de IL-10 e IL-1. Tais achados sugerem um perfil pró-inflamatório em parótidas naturalmente expostas a telefones celulares, que pode estar associado não só à radiação emitidapelo aparelho, mas ao aquecimento provocado pela radiação e pela bateria dos celulares durante o uso.

Ano

2019-08-13T10:30:07Z

Creators

Elisa Carvalho de Siqueira

Repensando representação política e legitimidade democrática: entre a unidade e a pluralidade

Nos últimos anos, a atenção aos limites do governo representativo e a emergência de atores e espaços que vem desempenhando papel representativo em diferentes níveis e domínios da política ativaram o debate sobre o conceito de representação política. Alguns analistas vêm destacando a fluidez das fronteiras entre Estado e sociedade e a necessidade de se repensar os critérios de legitimidade democrática da representação, que desde o século XVII estão associados às noções de autorização e delegação. Esta tese é fruto desse debate. O objetivo geral é avaliar o conceito de representação política e propor uma revisão deste conceito. Tal estudo é conduzido a partir da atenção a três questões, a saber, quem representa, o que é representado e como se representa. Nos dois primeiros capítulos, apresenta o contraste entre as respostas da teoria liberal e da teoria democrática contemporânea. Ao invés de focar no representante eleito, nos interesses nacionais e no mandato independente e accountable, propõe-se olhar para a pluralidade dos atores incluídos, de demandas representativas e de formas de exercer controle público sobre o representante. Com base nessas reformulações, a tese propõe avaliar a representação política como atividade que permite o social se tornar político ou se conectar com o mundo da política. Nesse contexto, a legitimidade democrática não é atributo exclusivo do ato de autorização, mas é um atributo de qualidade, a qual deve ser buscada no processo representativo e na interação entre distintas esferas deliberativas. Nos dois últimos capítulos, este estudo analisa o conceito e a prática da representação política na experiência brasileira, a fim de identificar pontos de convergência e divergência com a noção de representação liberal. Ademais, visa a proporcionar uma compreensão dos limites e potencialidades da representação da sociedade civil para a qualidade da democracia. Conclui que após a redemocratização, na década de 1980, há uma transformação na representação política no país. A democracia deixa de ser uma ideia subjacente para se tornar a ideia-força organizadora da representação. Baseado em estudos nas Instituições Participativas (IPs), especificamente nos Conselhos Municipais de Saúde e Comitês de Bacia Hidrográfica, a tese sugere variáveis e indicadores para analisar a legitimidade democrática da sociedade civil. A pesquisa revela a contingência da democratização e pluralização da representação, tendo em vista a interação das IPs com o contexto sociopolítico, os aspectos do desenho institucional e as características da política pública. Finalmente, a tese destaca que a capacidade das IPs alterarem a resposta às questões quem, o que e como se representa, deve ser avaliada de forma desagregada. Apesar dessas dimensões serem mutuamente relacionadas, em alguns momentos, a maior inclusão de atores sociais não vem acompanhada do impacto correspondente na deliberação e no controle, e vice-versa. Esses resultados mostram que a dificuldade de conectar unidade e pluralidade permanece como um desafio à atividade representativa.

Ano

2019-08-12T14:39:51Z

Creators

Debora Cristina Rezende de Almeida