Repositório RCAAP
Análise de cluster em um plano de saúde via wavelets
Um dos assuntos que tem trazido preocupações por parte das operadoras de planos de saúde, e ao mesmo tempo, tem sido alvo de muitos estudos, é a elevação dos custos e sua concentração em uma pequena parcela da carteira. Dentro deste contexto, diferentes tipos de clientes são responsáveis por compor os planos e gerar os custos. No entanto, não se sabe quantos existem e quais as características peculiares de cada um deles, e nosso objetivo neste trabalho será identificá-los. A base de dados utilizada é de um determinado plano de saúde, e o método adotado para separar os clientes dessa carteira em grupos ou perfis é denominado análise de cluster. O propósito da análise de cluster é buscar uma classificação de acordo com as relações naturais que a amostra apresenta, formando grupos de objetos por similaridade. Porém, quando aplicado à base de dados em questão, o método não consegue separar os clientes em grupos com características homogêneas de acordo com os custos. Buscamos, então, uma forma de reescrevê-los através dos coeficientes de wavelets, os quais resumem toda a informação contida nas séries históricas dos custos de cada cliente do plano de saúde. Várias análises foram realizadas, mas traremos a que obteve melhores resultados. Descreveremos os perfis de clientes formados, assim como suas características com relação às séries dos custos e às descritivas gerais do grupo, tais como idade, sexo, custo total, titularidade, entre outras.
2019-08-12T13:05:24Z
Paola Mara de Oliveira Quinto
Biotransformação de terpenos naturais por fungos de solos e aproximação a biossintese de sesquiterpenos isolados do fungo fitopatôgeno Botrytis cinerea
Neste trabalho, buscou-se obter novos compostos derivados do ácido traquilobânico, mediante biotransformação com os fungos Aspergillus tubingensis, Fusarium proliferatum, Mucor plumbeus, Paecilomyces lilacinus, minioluteum e Syncephalastrum racemosum, a fim de encontrar novos derivados que apresentem maior atividade inibitória da acetilcolinesterase (AChE), enzima associada ao Mal de Alzheimer, do que a obtida para o substrato utilizado. A partir da biotransformação do ácido traquilobánico por Mucor plumbeus foram isolados dois produtos de biotransforrnação dentre os quais um não é relatado na literatura. Ao se utilizar a espécie Syncephalastrum racemosum como agente biotransformador foi possível isolar três produtos, sendo dois deles inéditos. Todos os produtos de bitransforrnação apresentaram atividade de inibição da AChE maior que a apresentada pelo ácido traquilobánico. Além disso, foram realizados estudos do metabolismo secundário de mutantes nulos do fungo Bobytis cinema ([delta]bcaba1-4 e [delta]bcbot4), a fim de investigar quais rotas biossintéticas estão envolvidas na produção do ácido abscísico, e quais metabólitos crípticos são produzidos pelo mutante [delta]bcbot4. Por meio do estudo dos mutantes nulos [delta]bcabal-4 de B. cinema foi possível identificar dois intermediários biossintéticos, um isolado de [delta]bcaba1 e outro de [delta]bcaba2. A partir desses intermediários foi possível propor um rota biossintética atualizada para a formação do ácido abscísico por fungos, A partir do estudo de metabólitos secundários do mutante [delta]bcbot4 foram isolados 15 compostos, dos quais sete são conhecidos, dois não foram elucidados e quatro são relatados pela primeira vez neste trabalho.
2019-08-10T23:31:08Z
Gabriel Franco dos Santos
A sabedoria humana de Pierre Charron: articulações entre ceticismo e estoicismo
Pierre Charron (1541-1603) defende na sua obra mais influente, De la Sagesse, um ideal de sabedoria puramente humano vinculado à vida prática e que ensina ao homem a ser moderado, a dominar a força das paixões e a emendar a fraqueza de sua natureza. A sabedoria proposta na obra tem como principal meta ensinar o conhecimento de si, mais valoroso remédio que o homem pode conseguir por meio de seus próprios esforços e principal meio para manter a integridade de seu juízo e a sua liberdade de tudo julgar. Ora, como a sabedoria ensina a se conhecer ela é a excelência do homem como homem, verdadeira ciência e finalidade [bout] que deve ser perseguida por aqueles que possuem o espírito forte. Para sustentar sua tese, Charron se valeu de diversas fontes céticas e estoicas de seu tempo e, sobretudo, por meio de articulações e transformações dessas fontes ele irá construir o conceito de sabedoria humana e estabelecer as suas regras práticas. Contudo, devido ao caráter eclético do seu texto e a pluralidade de fontes utilizadas, existe grande divergência de leituras entres os intérpretes sobre a melhor forma de compreender a Sagesse: se ela está mais próxima do estoicismo, do ceticismo ou até mesmo se seria apenas um plágio da obra de Michel de Montaigne. Com vistas a responder essa divergência, examinamos os objetivos de Charron ao escrever a sua obra e o modo pelo qual ele relaciona dois modelos do ceticismo (pirronismo e ceticismo acadêmico) com o estoicismo - recebido principalmente do neoestoico Guillaume Du Vair - e como ocorre uma fusão dessas escolas filosóficas em um dos conceitos mais relevantes da obra: probidade (preudhomie). Para termos êxito nesta atividade hermenêutica, no primeiro capítulo da dissertação apresentamos a obra charroniana de uma forma global, sua importância no período e em que medida a sabedoria humana pode ser entendida como um exercício do espírito forte que ensina a maestria de si (maîtrise de soi). Em seguida, o segundo capítulo examina como o ceticismo na Sagesse tem dois papéis, o primeiro pirrônico (vinculado ao projeto de autoconhecimento) e o segundo acadêmico (vinculado à construção das regras formais da sabedoria, especialmente a partir do conceito de verossímil). Finalmente, no último capítulo buscamos identificar as influências estoicas no pensamento charroniano e o modo pelo qual o conceito de probidade (preudhomie), inspirado no estoicismo de Du Vair, integra-se com elementos do ceticismo acadêmico, cumprindo o papel de ponte que mantém a coerência e a conexão entre o ceticismo e estoicismo na obra. Dessa forma, chegamos à conclusão de que o momento pirrônico na Sagesse prepara o terreno, o momento acadêmico estabelece os contornos e a forma e o momento estoico estabelece o conteúdo; todos os três conjugados em um único ponto, na probidade (preudhomie), principal fundamento da sabedoria charroniana.
2019-08-10T09:41:35Z
Estefano Luis de Sa Winter
Modelos de mobilidade estocásticos dependentes do estado em redes de telefonia móvel
Neste trabalho, apresentamos um novo modelo de mobilidade que pode ser utilizado em um sistema de comunicação móvel. O diferencial do modelo apresentado é que ele depende do estado, ou seja, o modelo leva em consideração o fenômeno de congestionamento, e portanto a velocidade cai quando o número de usuários do sistema aumenta. Antes de apresentar o novo modelo, faremos uma descrição do sistema de comunicação móvel e um estudo sobre os modelos de mobilidade existentes na literatura. Em seguida, apresentaremos o modelo de mobilidade dependente do estado aplicado a tráfego de pedestres e veículos, que pode ser aplicado ao sistema de telefoniamóvel. Apresentamos também, uma descrição do modelo de simulação implementado, e as mudanças ocorridas para que possa ser aplicado ao sistema de telefonia móvel. Extensivos experimentos foram realizados para comprovar a eficácia do nosso modelo, demonstrando que a nova abordagem é promissora. Por fim, mostraremos outros problemas que podem ser estudados tendo como base o modelo proposto.
2019-08-14T09:30:20Z
Paula de Campos Oliveira
A recuperação judicial à luz do novo Código de Processo Civil brasileiro
O objetivo deste artigo é demonstrar que a nova ordem processual civil brasileira permitiu uma leitura contemporânea dos processos de recuperação judicial, mediante a adoção de novos princípios e diretrizes aptos a proporcionar a justa distribuição dos ônus oriundos da superação da crise. Entre as inovações, há os meios alternativos de solução de conflitos, os quais são capazes de reduzir o acúmulo das demandas judiciais, substituindo-as por uma gestão mais democrática dos processos, que inclui todas as partes envolvidas. Conclui-se que, embora seja admissível a adoção de tais inovações no âmbito da Lei n. 11.101/2005, a sua escolha será casuística.
2022-01-05T18:56:05Z
Natália Cristina Chaves Maria Cláudia Viana Hissa Dias do Vale
A migração internacional e o comportamento reprodutivo das mulheres cubanas: as singularidades da transição demográfica em Cuba e seu impacto na fecundidade das migrantes
Este trabalho estuda a fecundidade das cubanas residentes nos Estados Unidos no qüinqüênio 2005-2009, considerando nível e estrutura da fecundidade corrente. Essa variável é comparada com as nativas dos Estados Unidos, com as estrangeiras não cubanas nesse país e com as cubanas residentesem Cuba. A análise é feita, em primeiro lugar, classificando a população segundo residência ou não na Flórida, considerando que esse Estado possui a maior concentração de cubanos nesse país, elemento que poderia ser, ao mesmo tempo, indicativo de certa identidade/assimilação cultural. Considerando as teorias que explicam o comportamento reprodutivo das migrantes, nesse trabalho foram considerados três variáveis que poderiam explicar a fecundidade das cubanas após migrar para os Estados Unidos: tempo de residência, adaptação ao meio via a língua falada e fase no ciclo de vida ao entrar ao país. Foi usada como fonte American Community Survey entre 2005 e 2009 (EUA). Os resultados obtidos indicam que a fecundidade das mulheres cubanas nos Estados Unidos é maior em termos de nível, e maisenvelhecida em termos de estrutura que a fecundidade das mulheres em Cuba. É também mais semelhante à fecundidade das nativas no destino em comparação às demais estrangeiras. Da mesma forma o lugar de residência das cubanas dentro dos EstadosUnidos (Flórida ou outros Estados) parece estar impactando no nível, mas não na estrutura da fecundidade. De acordo com a atitude e expectativas sobre migração e maternidade em Cuba, há indicativos de que a estratégia reprodutiva das mulheres que emigram para Estados Unidos é adiar a fecundidade, o que poderia ser um efeito de período sem alterar significativamente o quantum da fecundidade, elemento que poderia ser estudado em futuros trabalhos.
2019-08-09T20:17:24Z
Daylin Cecilia Rodriguez Javique
James Joyce e a formação da nação irlandesa: história, música e literatura no nascimento de uma nação
Este trabalho estuda a obra de James Joyce e a forma como nela é tratada a questão da nação irlandesa. Para tal, investiga principalmente Dublinenses e Um Retrato do Artista quando Jovem, contextualizando a obra de Joyce em relação a registros históricos, a algumas manifestações artísticas populares e ao Renascimento Literário Irlandês, com o subsídio de teorias da ironia, especialmente de Guido Almansi, e de estudos de Homi Bhabha sobre a nação moderna.
2019-08-13T04:54:42Z
Magda Velloso Fernandes de Tolentino
Requalificação de hospitais: um estudo sobre intervenções físico-espaciais em dois grandes edifícios hospitalares em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Este estudo visa contribuir para um melhor entendimento dos processos de requalificação arquitetônica de grandes hospitais no contexto brasileiro, bem como de suas principais motivações, relações e repercussões no âmbito das atividades hospitalares, da organização do espaço hospitalar, do planejamento e gestão hospitalar e do projeto de arquitetura hospitalar. Como lócus privilegiado de acumulação do conhecimento científico e tecnológico das Ciências da Saúde, um grande hospital consiste fundamentalmente em um espaço produzido e organizado para a investigação, o diagnóstico e a terapêutica. Como tal, ele abriga uma grande complexidade e variedade de funções e equipamentos e detém uma infraestrutura predial com poucos correspondentes no âmbito da arquitetura. Essa complexidade e variedade fazem do grande hospital um espaço cujo projeto arquitetônico é condicionado em alto grau por especificidades técnicas e se constitui como um dos campos mais desafiadores da arquitetura. Essa condição da chamada arquitetura hospitalar ganha contornos ainda mais intricados quando se considera que a produção e organização do espaço dos edifícios hospitalares são caracterizadas pela contínua transformação. Sendo eles altamente condicionados por especificidades técnicas, e delas dependentes, os edifícios hospitalares são altamente suscetíveis ao desenvolvimento e diversificação do conhecimento científico e tecnológico das Ciências da Saúde e, em especial, dos métodos e técnicas de atendimento, diagnóstico e terapêutica e da normatização. Isso se manifesta principalmente na necessidade de empreender adequações, também em uma base permanente, na infraestrutura predial do edifício e em seu próprio espaço, com vistas a requalificá-lo para funcionar idealmente. Contudo, o processo de requalificação arquitetônica de grandes hospitais é caracterizado pelo enfrentamento de ainda mais dificuldades, como o alto custo das obras e instalações hospitalares, a costumeira limitação dos recursos financeiros das instituições e, sobretudo, a crescente demanda por serviços assistências de saúde por parte da população. O presente estudo identifica e analisa as motivações, especificidades e condições das intervenções das intervenções físico-espaciais em grandes hospitais, apontando as dificuldades e facilidades encontradas no processo de projeto e de sua execução, bem a relação dessas intervenções com planejamento hospitalar e as atividades hospitalares. Para tanto, foram analisados dois grandes hospitais gerais: um público universitário, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC/UFMG), e um privado, o Hospital Semper, ambos situados na cidade de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais, Brasil.
2019-08-12T04:42:37Z
Márcia Campos Moreira Tofani
A negociação de co-pertencimento de professores e alunos na sala de aula de PLE: um estudo empírico sobre a interação face a face
A presente pesquisa investiga como as experiências vivenciadas por professores e alunos de Português como Língua Estrangeira (PLE) influenciam a construção de categorias culturais, bem como suas construções identitárias em interação face a face ao longo do processo de ensino/aprendizagem. Os aprendizes, como membros de uma cultura específica, ordenam seus conhecimentos categoricamente de acordo com suas percepções e interpretações do mundo social e as organizam em coleções de categorias (SACKS, 1992). Entende-se o conceito de identidade (ALMEIDA FILHO, 1999, 2011; VIEIRA-ABRAHÃO, 1999, 2004, 2006) como uma questão de pertencimento, ou seja, o que o aprendiz de PLE observa ter em comum com os outros aprendizes na interação em sala de aula e o que o diferencia dos demais a partir de uma observação dos conhecimentos linguísticos e culturais nas práticas sociais. A sala de aula de PLE permite o registro de observações dos participantes que, a cada momento, apresentam o seu envolvimento no que está sendo dito ou feito na nova cultura e que organizam os seus conhecimentos relevantes por meio de categorias de pertencimento (SACKS; SCHEGLOFF, 1972, 1974, 1992, 2007), sendo que membros de uma cultura ordenam conhecimento categoricamente de acordo com suas percepções e interpretações do mundo social. O aluno de PLE não apenas acompanha o que o professor diz em sala de aula, como influencia ativamente a estrutura sequencial da interação, atuando na ordenação das tomadas de turnos e construindo a conversa por pistas, verbais e não verbais (SIDNELL, 2010), as quais se configuram como foco de estudo da Análise da Conversa (AC). Dessa forma, a base empírica da presente pesquisa focaliza os conceitos de categorização de pertencimento analisados em filmagens de interações interculturais realizadas nos dois semestres de 2015 nas aulas de PLE na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Além das transcrições das filmagens, apoiadas pelo programa EXMARaLDA e seguindo as convenções do GAT 2, a análise das categorias de co-pertencimento é investigada por meio de questionários aplicados para professores e alunos com o objetivo de buscar tópicos que se referem às perguntas que guiam esta pesquisa.
Produção de anticorpos contra metaloproteases e crotoxina usando antígenos sintéticos e caracterização proteômica e toxicológica do veneno de Bothrops brazili
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Avaliação econômica de uma vacina da dengue no Brasil baseado em seu valor terapêutico no Sistema Único de Saúde
INTRODUÇÃO: A dengue é uma doença infecciosa e tem como agente causador um vírus. No Brasil a doença é de notificação compulsória, sendo um potencial mercado para a primeira vacina aprovada (CYD-TDV) no país em 2015. OBJETIVOS: Avaliar a eficácia, segurança e imunogenicidade de CYD-TDV; estimar a disposição a pagar do consumidor brasileiro para esta vacina; demonstrar o impacto econômico e epidemiológico da dengue no Brasil na perspectiva do SUS, bem como estimar a razão custo efetividade de CYD-TDV no Brasil na perspectiva do SUS. MÉTODOS: A) Revisão Sistemática Foi realizada uma revisão sistemática com metanálise para avalição da segurança, eficácia e imunogenicidade de CYDTDV. Foram incluídos ensaios clínicos randomizados controlados de fase II e III, disponíveis nas bases de dados PUBMED, LILACS, COCHRANE (até março de 2016). Todas as etapas foram realizadas de acordo com Handbook Cochrane. B) Disposição a Pagar Realizou-se um estudo transversal com residentes da Grande Belo Horizonte, Minas Gerais, a respeito da disposição a pagar pela vacina (valor mediano) CYD-TDV. C) A partir do pareamento probabilístico determinístico nas bases de dados do SUS (SIA/SIH/SIM) foram avaliados todos os registros referente a indivíduos que utilizaram o SUS para o tratamento de dengue ou dengue grave no país no período de 2000 a 2015. D) Análise Custo Efetividade A partir das probabilidades de transição de cada estado de saúde associado ao tratamento de dengue e dengue grave pelo SUS foi elaborado um modelo de Markov, considerado a vacina CYDTDV (60% eficácia), horizonte temporal de 16 anos com ciclos anuais em uma população hipotética de 100 000 indivíduos. A efetividade foi mensurada a partir dos DALYs. RESULTADOS: A) Revisão Sistemática Foram incluídos 9 estudos (6 fase II e 3 fase III). A partir de três ensaios clínicos verificou-se uma eficácia média de 60%. Esta vacina demonstrou-se segura. B) Disposição a pagar O estudo de disposição a pagar demonstrou que o consumidor brasileiro da região metropolitana de Belo Horizonte está disposto a pagar R$120,00 pelo esquema de três doses da vacina CYD-TDV para a prevenção da dengue. C) No período de 2000 a 2015, o SUS gastou, aproximadamente, US$ 159 milhões e US$ 10 milhões para o tratamento da dengue e da dengue grave, respectivamente com mais de 700 mil indivíduos que utilizaram os serviços públicos de saúde. A estratégia de vacinação com CYD-TDV apresentou maior benefício clínico, contudo com um elevado custo incremental USD10,029.30 (RCEI: USD 101,579,881.63) comparado com a estratégia de não vacinação. CONCLUSÕES: A) Revisão Sistemática e Meta-análise A vacina CYD-TDV foi aprovada e indicada para indíviduos entre 9 e 45 anos, com eficácia moderada e necessidade de maiores avaliações. B) Disposição a Pagar pela Vacina CYD-TDV A disposição a pagar da população estudada para a vacina da dengue foi estimada em R$120,00 (valor mediano) por esquema terapêutico de três doses (R$40,00 por dose). O valor encontrado expressa a disposição a pagar do consumidor privado e é coerente com valores observados na literatura. C) A dengue representa um substancial gasto para o SUS durante os 16 anos de avaliação do perfil de serviços e procedimentos realizados, fazendo-se necessário a continua promoção de ações preventivas de combate ao vetor. D) Os atuais preços praticados no mercado para Dengvaxia® demonstraram serem elevados para uma potencial incorporação no SUS. Reforçase a necessidade de estudos de soroprevalência para DENV no país, a fim de melhor contribuir para as discussões referente a necessidade de incorporação de uma vacina no país e/ou melhor avaliar potenciais grupos etários a serem público alvo de uma possível vacinação.
A construção interdisciplinar da linha do cuidado a gestante e púerpera
O Programa Saúde da Família começou a ser implementado na década de 90 com o objetivo de contribuir com a construção e consolidação do SUS, através da reorientação do modelo assistencial a partir da atenção básica. Deve ser pautado no trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar, na adscrição da clientela, no estabelecimento de vínculo e na responsabilização sobre a população que reside na área de abrangência. O Ministério da Saúde aponta que a ESF dispõem de meios e profissionais capazes de resolver 85% dos problemas de saúde na atenção básica. Dentro do espectro de ações a serem desenvolvidas pela equipe de saúde da família, encontra-se o cuidado às gestantes e às puérperas. Entretanto, a assistência a estes usuários na Unidade Básica de Saúde Alvorada, município de Congonhas /MG, ainda não foi instituída. Assim, este trabalho tem como objetivo desenvolver de forma interdisciplinar, a construção da linha do cuidado à gestante e à puérpera, na Unidade de Atenção Primária à Saúde Alvorada em Congonhas / MG. A construção de uma linha de cuidados à mulher durante a gestação e puerpério deve contemplar a participação de toda a equipe de saúde e deve ser elaborada de maneira coletiva. Para isso, serão realizadas cinco oficinas com os profissionais da UAPS Alvorada. Estas oficinas serão estruturadas a partir de grupos que debaterão em torno de uma questão central, envolvendo os sujeitos em sua forma de pensar, agir e sentir. Os sujeitos/beneficiários da proposta serão 21 profissionais, gestantes e puérperas que pertencem a região do bairro Alvorada com 4.560 habitantes, localizado na periferia de Congonhas. Espera-se que a construção e implementação desta linha do cuidado incentive a constituição de um colegiado gestor permanente que desenvolva outras linhas do cuidado, contribuindo para integralidade da assistência, melhoria da qualidade dos serviços prestados, maior satisfação tanto dos usuários quanto dos profissionais envolvidos, além da reorganização do processo de trabalho de uma forma coletiva. Isso poderá favorecer a concretização de uma prática em equipe que promova um cuidado integral à gestante e à puérpera.
2019-08-14T05:58:28Z
Wesley Rodrigues Pereira
Projeto de intervenção: acolhimento ao idoso na Atenção Primária à Saúde do município de Catuji-MG
O presente projeto de intervenção focado em uma proposta que aborda o acolhimento aos idosos na Atenção Primária. Tem como objetivo promover a qualificação dos profissionais de saúde em nível de Atenção Primária, na assistência interdisciplinar ao idoso para um acolhimento humanizado neste serviço. A carência de um acolhimento qualificado ao idoso em nível de Atenção Primaria municipal, demonstra que os idosos têm dificuldades de receber uma atenção integral aos seus problemas de saúde, devido ao grande fluxo de demanda espontânea de usuários não idosos que querem ser atendidos sem demora, gerando uma tensão entre a equipe e usuários que não querem esperar. Observa-se a viabilidade, por ser um tema recorrente nas reuniões das equipes de saúde do município realizadas toda ultima quarta- feira do mês, sendo enfatizada a necessidade de atenção e aprimoramento do Acolhimento ao idoso, devido à busca de mudanças nos processos de trabalho das equipes e de priorização no modelo de saúde centrado no sujeito e suas necessidades. Assim como atenção ao investimento no profissional, sua formação e Educação Permanente para melhor atuação junto aos usuários pretendem-se atingir 90 % dos profissionais da equipe de Atenção Primária do município de catuji nas oficinas sobre o Acolhimento ao idoso.
2019-08-12T00:25:54Z
Jhulie Aline Doerl Barrack
O ensino de química a partir de uma demanda social: as dioxinas
Segundo Driver et all (1999), o papel do professor de ciências, ultrapassa organizar o processo pelo qual os alunos geram significados sobre o mundo natural, se fazendo necessário como mediador entre o conhecimento científico e os aprendizes, auxiliando-os a conferir sentido pessoal ao processo de aprendizagem. E, desta forma, aprender ciências implica que os estudantes sejam levados a uma formadiferente de pensar o mundo natural e explicá-lo. Diante disso, e a partir de um problema social levado à escola por moradores da cidade de Prudente de Morais (MG), foi estabelecido, no ano de 2011, com oitoturmas de ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino, na disciplina de química, um projeto constituído de uma sequência de aulas, nas quais a intenção era promover a alfabetização científica e a instrumentalização dos estudantes no que se refere ao entendimento e posicionamento a respeito do problema em questão, contribuindo com o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao exercício da cidadania. No presente trabalho, foi relatada esta experiência, vivenciada durante a elaboração, aplicação e avaliação de uma sequencia didática, cujo foco de ensino foram as dioxinas, uma classe de compostos organoclorados, que se formam essencialmentecomo subprodutos não intencionais numa série de processos químicos, bem como em quase todos os processos de combustão. Têm alta capacidade de persistência, e sabe-se que a exposição à estra classe de compostos pode levar a uma série de efeitos danosos à saúde humana. A sequência foi analisada quanto às perspectivas de uma atividade focada em CTS e através da ferramenta de análise de ações e construção de significados em sala de aula, produzindo discursos e posturas entre os alunos que revelaram um resultado satisfatório da proposta.
Diálogos além dos muros da escola : a construção do conhecimento sociológico a partir das narrativas juvenis no Ensino Médio
O trabalho foi desenvolvido com o objetivo de pensar o audiovisual como uma forma possível de ministrar e construir o conhecimento sociológico com os alunos Sociologia no Ensino Médio e, com a concretização de uma produção audiovisual, possibilitar a experimentação e a vivência de uma outra prática pedagógica. A pesquisa buscou, através de um modo específico de narrativa, como o recurso audiovisual, possibilitar a condição de autoria dos jovens alunos de repertório temático para a disciplina de Sociologia no Ensino Médio. Procura-se sinalizar possibilidades de encontro em situações existentes na relação entre ensino e aprendizagem na perspectiva do professor e do aluno. Mostrar como, a partir dessa vivência, as práticas pedagógicas no ensino da disciplina constituem o cerne dos sentidos e significados atribuídos e experimentados na relação de ensino e aprendizagem. Dessa forma, legitimando as narrativas dos jovens alunos enquanto produtoras e criadoras, fundamentais na constituição de saberes e conhecimentos sociológicos no ensino médio público em uma escola de Belo Horizonte-MG. A intervenção e o desenvolvimento da pesquisa aconteceram a partir de um olhar etnográfico e contou com Oficinas para produções Audiovisuais durante o processo. O presente trabalho espera ressignificar espaços e saberes da prática docente, a partir da experimentação de uma prática que reconheça a importância dos sujeitos nos processos de mudanças necessários na educação.
A governança internacional da proteção à democracia : um estudo comparativo da organização dos Estados Americanos e da União Europeia
Os estudos de democratização produziram diagnósticos relevantes dos resultados e desafios à democracia. Como regra geral, esses estudos privilegiaram o papel das condições domésticas, como explicação da transformação e promoção democrática. A presente tese dialoga diretamente com essa literatura, assumindo que atores internacionais, como organizações intergovernamentais (OIGs), desempenham um papel fundamental na proteção da democracia na política mundial. Focalizando a União Europeia (UE) e a Organização dos Estados Americanos (OEA), esta tese investiga as condições em que os OIGs participam de políticas de proteção democrática em períodos de transição para uma descontinuidade ou avaria democrática. Argumentaríamos que três condições são suficientes para os OIGs se envolverem na proteção da democracia. Primeiro, no nível doméstico, os atores de elite devem avançar em direção à democratização durante o período de transição ou tentar um golpe de estado em casos de descontinuidade / colapso. Segundo, no nível internacional, os OIGs devem coordenar suas ações com uma agência autônoma (Secretaria Internacional) em uma arena de tomada de decisão que inclua vários Estados membros. O presente estudo utilizou a combinação de Análise Comparativa Qualitativa (ACQ) e rastreamento de processos causais (CPT) para selecionar casos típicos e verificar os mecanismos causais empíricos que levaram essas três condições ao resultado pretendido. Ele analisou o papel dos OIGs durante os períodos de transição da Checoslováquia, da Bulgária e do Haiti, bem como casos de descontinuidade / colapso da democracia na Hungria, Romênia, Peru, Paraguai, Guatemala e Honduras. As conclusões mostram que o modelo analítico considerou o papel das condições em todos os casos de transição para ambas as organizações, bem como em todos os casos que envolvem o colapso da democracia e a ação da OEA. A União Europeia se comporta de maneira diferente nos casos de descontinuidade democrática, porque o regime de proteção à democracia da UE representa uma variável interveniente, especialmente dada a opção da burocracia internacional de participar sem coordenação na arena de tomada de decisão dos estados membros. A presente tese argumenta que, para entender a participação da OIG nos estudos de democratização, as análises devem primeiro assumir essa participação como uma questão de governança; segundo, eles devem assumir que existe coordenação entre as esferas doméstica e internacional e, por último, que os OIGs são relevantes nesse processo.
Diversidade carnavalizada: experiência e luta LGBT+ na e pela cidade.
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2021-08-25T17:17:11Z
Carolina Rodrigues Chaves Nogueira
Implantação de um sistema de controle acadêmico como ferramenta de monitoramento pedagógico dos cursos da Educação Profissional da Escola de Saúde Pública do Ceará
O presente trabalho enfoca a necessidade da implantação de um sistema de controle acadêmico, tendo como base o crescimento das novas tecnologias voltadas para o ensino, bem como a citação dos novos softwares livres disponíveis no mercado, permitindo, assim, trabalharmos em ambientes mais adequados e apropriados no âmbito educacional. Assim, como objetivo geral o presente projeto pretende implantar um sistema de controle acadêmico que atenda as demandas dos cursos da ESP/CE. E como objetivos específicos: Identificar internamente os requisitos essenciais para o desenvolvimento do sistema de controle acadêmico dos cursos ministrados pela ESP/CE; identificar o tipo de software livre educacional a ser utilizado pela ESP/CE, identificar, dentre as existentes, uma plataforma adequada em software livre e elaborar o ciclo de vida do sistema, treinamento dos usuários no sistema e monitoramento. A metodologia adotada foi a proposta de intervenção que foi desenvolvida em quatro etapas. Espera-se que com a implantação do Sistema de Controle acadêmico na ESP/CE as ações de ensino desenvolvidas tenham suas informações, dados, resultados concentrados em um instrumento amplo, adequado as necessidades de ensino e que nos permita obter informações rápidas, completas e em tempo real.
2019-08-11T15:13:32Z
Ana Lucia Barreto Xenofonte
Criação e validação de um protocolo para individualizar a altura máxima de transposição de barreiras no treinamento pliométrico
Na literatura específica voltada para o treinamento pliométrico (TP), bem como na sua prática, verifica-se a utilização de distintos materiais como alternativa para dinamizar os exercícios. Esse fato pode influenciar os demais componentes da carga de treinamento. Destaca-se dentre os materiais utilizados as barreiras, similares àquelas utilizadas no atletismo. No entanto, existe uma nítida escassez quanto a uma melhor caracterização do uso desse implemento em situações de treinamento e de avaliação. Os objetivos do presente estudo foram: criar um protocolo que possa determinar a altura individual máxima de transposição de barreira para o TP; verificar a confiabilidade e as evidências da validade de construto; verificar a individualização de barreiras pela maior altura do ressalto vertical e pelo maior índice de força reativa. Para tanto, o estudo foi desenvolvido em duas etapas, a saber: etapa I e II. A etapa I correspondeu ao estudo piloto que contou com 08 estudantes universitários fisicamente ativos. Posteriormente, foi desenvolvida a etapa II, que constou de dois grupos distintos: Grupo 1 (G1) composto por 20 atletas, sendo 10 de basquetebol e 10 de Taekwondo e grupo 2 (G2) composto por 15 estudantes universitários fisicamente ativos. Todos os indivíduos foram submetidos a quatro dias de coleta, sendo dois dias utilizados para familiarização e dois para teste e reteste. Esse desenho experimental foi utilizado nas duas etapas. As variáveis analisadas foram: altura máxima de barreira; altura máxima do ressalto vertical; Índice de Força Reativa (IFR); pico de força; média da taxa de produção de força; impulso e pré-ativação dos músculos vasto medial e vasto lateral. Foi utilizado o teste t de medidas repetidas para verificação da familiarização dos sujeitos com o protocolo proposto nas duas etapas de estudo. Foi utilizado o coeficiente de correlação intraclasse (CCI) para verificação da confiabilidade relativa e o Erro Padrão de Medida (EPM) para verificação da confiabilidade absoluta das medidas, também nas duas etapas. Como forma de utilizar o método da diferença de grupos conhecidos na verificação de evidências de validade de construto, foi utilizado na etapa II o teste t de medidas independentes. Quando a variável não apresentou os pressupostos de normalidade (Shapiro Wilk) e homocedasticidade (Levene´s test), foi utilizado o método de transformação logarítimica. Quando comparado os dois grupos, a análise, por meio do teste t de medidas independentes, apresentou resultado com significado estatístico (p 0,05) para todas as variáveis de estudo, com vantagem para o G2. A ampla maioria das variáveis apresentou alta confiabilidade (0,80 CCI < 0,99) tanto na etapa I como também na etapa II. Na etapa II constatou-se, nitidamente, que os atletas atingiram maiores índices de confiabilidade. Foi possível concluir que o teste aplicado apresenta valores adequados de confiabilidade em grupos distintos e que as evidências de validade são explícitas, considerando o método da diferença de grupos conhecidos para validade de construto. Também foi constatado que a individualização das alturas das barreiras pode ser estabelecida conforme cada sujeito e por parâmetros distintos
Callithrix penicillata como um modelo primata para o estudo da infecção por isolado humano de Strongyloides stercoralis
Avanços na estrongiloidose experimental têm sido limitados, pelo menos em parte, devido à ausência de um modelo animal viável, de pequeno porte e fácil manuseio para o estudo e manutenção em laboratório do Strongyloides stercoralis. Buscando obter um modelo suscetível ao parasito humano, Callithrix penicillata (n = 15) foram infectados por via subcutânea com 100 (n = 4), 300 (n = 2) ou 500 (n = 9) larvas infectantes de terceiro estádio (L3i) de S. stercoralis. Quando já estabelecida a infecção, 3 saguis (2 infectados com 100 e 1 com 300 L3i) foram tratados com dexametasona (DEX) (2,5 mg/Kg/dia) por 5 dias consecutivos. Análises qualitativas e quantitativas de larvas de S. stercoralis excretadas nas fezes dos primatas foram realizadas. Animais mortos foram necropsiados, sendo as formas parasitárias recuperadas. Fragmentos de tecidos foram recolhidos e processados para a histopatologia. Espécimes de C. penicillata mostraram-se suscetíveis, não sendo usualmente observadas diferenças no curso da infecção entre os saguis que receberam diferentes números de L3i. Os períodos pré-patente e patente foram, respectivamente, de 16,1 ± 3,0 e 161,1 ± 72,2 dias pós-infecção (DPI). Entre o 15o e 35o DPI foram verificados os maiores valores de larvas/g de fezes. Em geral, a infecção foi bem tolerada pelos primatas, mas aqueles indivíduos que receberam DEX apresentaram progressiva deterioração clínica e morreram em decorrência de infecção disseminada. Nestes casos, uma quantidade de fêmeas adultas superior ao número de L3i inoculadas foi recuperado e grande quantidade de larvas em migração pelos tecidos do hospedeiro foi observada. Os achados anatomopatológicos nas formas não complicada e complicada da estrongiloidose experimental foram variáveis e compatíveis com observações prévias referentes à estrongiloidose humana, tendo ocorrido casos brandos de enterite catarral e quadros graves, principalmente na infecção disseminada, com enterite ulcerativa, colite edematosa e lesões pulmonares diversas, incluindo hemorragia, broncopneumonite, tromboembolismo e infarto. Os dados obtidos indicam que a infecção experimental de C. penicillata por S. stercoralis é representativa da infecção humana, inclusive da doença grave, sendo a manutenção do ciclo do parasito em laboratório possível neste hospedeiro. Adicionalmente, aspectos da biologia do nematódeo e da patogênese, os quais são ainda objetos de controvérsias na literatura, foram discutidos com base em novas informações obtidas no modelo primata proposto.
2019-08-11T04:40:09Z
Vitor Luis Tenorio Mati