Repositório RCAAP

Tradução, adaptação transcultural e validação da versão brasileira de uma escala de Saúde Bucal para pessoas com Síndrome de Down

A validade de questionários para mensurar a saúde bucal é importante para a realização de investigação epidemiológica. A escala de saúde bucal para pessoas com síndrome de Down foi desenvolvida para avaliar a condição bucal dos indivíduos de quatro ou mais anos de idade com síndrome de Down (SD). O objetivo deste estudo é realizar a adaptação transcultural e validação da escala para a língua portuguesa brasileira. A escala foi submetida à tradução por três tradutores independentes. Cuidadores de pessoas com síndrome de Down e profissionais de saúde e educação que trabalham com estes indivíduos participaram do processo de adaptação da escala. A versão final obtida dessa etapa foi submetida à retro-tradução e esta versão foi comparada à original, pelo autor do instrumento. A versão final da escala em língua portuguesa foi testada em 157 cuidadores de pessoas com síndrome de Down. Para a realização dos testes de validade, os indivíduos com síndrome de Down foram avaliados clinicamente para a maloclusão através do Índice de Estética Dental (IED), para a cárie dentária através do índice de cariados perdidos e obturados (CPOd), para a saúde periodontal através dos índices de placa (IP) e gengival (IG). Dois examinadores devidamente calibrados para cada uma das condições de saúde bucal realizaram os exames clínicos. As pessoas com SD foram selecionadas a partir de instituições que assistem pessoas com síndrome de Down e seus cuidadores no Brasil. A consistência interna do instrumento foi avaliada pelo coeficiente alfa de Cronbach e a confiabilidade teste-reteste pelo Coeficiente de Correlação Intraclasse (CCI). O escore médio da escala foi de 18,6 [±9,0]. A consistência interna variou de 0,49 a 0,80 e a reprodutibilidade variou de 0,78 a 0,88. O IED variou de 19 a 123, média 44,23 [±19,35]. O CPOd variou de zero a 32, média 6,04 [±8,10]. O IP variou de 0,16 a 2,45, média 1,09 [±0,55] e o IG variou de zero a 2,54, média 1,09 [±0,61]. A validade de construto foi verificada por correlações significativas entre a escala e os indicadores clínicos como o IED (p <0,05). A correlação entre a escolaridade do cuidador e a escala também foi utilizada para verificar a validade de construto (p<0,05). A validade discriminante foi verificada através da associação entre a escala respondida para pessoas com SD e para pessoas sem a síndrome (p <0,05). O questionário mostrou ser um instrumento válido. O presente estudo demonstrou que a escala é aplicável a pessoas com SD no Brasil.

Ano

2019-08-10T16:48:39Z

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Karina Bonanato Teixeira

Um estudo de algoritmos para extração de regras baseados em análise formal de conceitos

Este trabalho apresenta uma análise comparativa de técnicas para a extração de regras de bancos de dados através da Análise Formal de Conceitos (AFC). As regras consideradas aqui são conjuntos de dependências entre atributos de bancos de dados. Especificamente, as dependências são: implicações, dependências funcionais, regras de associação e regras de classificação. Essas regras são originárias, principalmente, da teoria dos bancos de dados, na qual desempenham papel fundamental para auxiliar processos de tomada de decisão caso das implicações, regras de associação e classificação e na normalização de modelos lógicos caso das dependências funcionais. A AFC, por sua vez, possui uma estrutura matemática especialmente adequada para auxiliar na análise de dados. Essa análise é feita através de reticulados conceituais que representam dados de forma hierárquica. Sendo assim, o objetivo do trabalho é analisar e comparar métodos que utilizem a AFC para a descoberta de dependências entre atributos em bancos de dados. São analisados dez algoritmos representativos para extração dos quatro tipos de regras mencionados. Desses algoritmos, quatro são usados na identificação de dependências funcionais e implicações. São eles: Next Closure, Find Implications, Impec e Aprem-IR. Os seis algoritmos restantes são úteis na identificação de regras de associação e de classificação. Foram analisados quatro algoritmos para extrair regras de associação: AClose, Frequent Next Neighbours, Titanic e Galicia. Finalmente, foram analisados dois algoritmos para identificar regras de classificação: GRAND e Rulearner.Os algoritmos foram implementados e submetidos a bancos de dados reais e sintéticos.Os bancos de dados foram escolhidos e gerados segundo dois critérios: tamanho da base de dados (número de entradas) e densidade. Esses dois critérios tentam suprir a deficiência constatada na literatura no que diz respeito à escolha de bancos de dados para avaliação de algoritmos. Constatou-se que os algoritmos apresentam comportamentos característicos para diferentes bancos de dados. Neste trabalho, é sugerida a adequação de cada algoritmo aos bancos de dados com diferentes densidades e tamanhos.

Ano

2019-08-14T10:38:57Z

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Renato Vimieiro

Efeitos isotópicos em espectroscopia rotacional molecular com vistas a aplicações em radioastronomia

Nesta tese reportamos um estudo teórico e computacional do efeito isotópico em espectroscopia rotacional molecular para diversos sistemas de isotopólogos. Para tal estudo utilizamos uma correção adiabática variacional de uso generalizado, que tem a capacidade de computar os efeitos de massa nuclear finita, em conjunto com uma metodologia perturbativa que leva em conta o campo de força anarmônico e médias vibracionais. Essa metodologia é capaz de calcular, com boa acurácia na comparação com dados experimentais, os momentos dipolares para uma gama considerável de moléculas diatômicas e poliatômicas. Aplicamos a mesma ao cálculo dos momentos dipolares de diversos sistemas de isotopólogos poliatômicos de interesse astrofísico. Em seguida calculamos as constantes rotacionais para estes sistemas e empregamos técnicas apropriadas para simular o espectro rotacional puro de alguns destes sistemas. Este tipo de estudo foi feito para algumas temperaturas típicas dos meios interestelar e circumestelar com vistas à utilização destes espectros sintéticos para auxiliar possíveis detecções de isotopólogos via radioastronomia.

Ano

2019-08-14T21:13:47Z

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Antonio Francisco Cruz Arapiraca

Estimação de densidades via Misturas de distribuições "Skew"-normal por processos de Dirichlet"

Este trabalho analisa a estimação de densidades do ponto de vista Bayesiano não-paramétrico. Especificamente, utiliza o modelo hierárquico de misturas por processos de Dirichlet (MDP). O principal objetivo do trabalho é estender o modelo de mistura de distribuições normais por processos de Dirichlet (MNDP) para estimação de densidades, proposto por Escobar e West (1995). Nossa proposta consiste em estimar densidades utilizando um modelo de MDP cujo primeiro estágio é modelado segundo uma mistura de distribuições skew-normal. Como consequência, alguns resultados importantes referentes á inferência na família skew-normal de locação e escala são obtidos. Comparamos a qualidade das estimativas de densidade obtidas a partir do modelo de mistura de distribuições skew-normal por processos de Dirichlet (MSNDP) com áquelas obtidas pelo modeloMNDP. Essa comparação é realizada implementando-se o algoritmo de MacEachern e Muller (1998). Visto que a distribuição skew-normal é mais flexível que a distribuição normal, acomodando distribui ções com diferentes graus de assimetria e também com caudas mais leves ou pesadas, o modelo proposto para estimação de densidades é também mais flexível que o modelo de Escobar e West (1995). Dessa forma, espera-se que o modelo MSNDP forneça melhores estimativas para densidades assimétricas e/ou estritamente positivas ou negativas que o modelo MNDP. Temos como objetivo secundário, comparar os algoritmos de Escobar e West (1995) e de MacEachern e Muller (1998) na estimação de densidades via modelo MNDP. A m de atingir nossas metas, realizamos dois estudos envolvendo dados simulados e um estudo envolvendo dados reais.

Ano

2019-08-09T20:49:49Z

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Caroline Cavatti Vieira

Racionalizando a utilização do algoritmo PHRED para a análise de seqüências de DNA

A ciência é, por vezes, dogmática. Mesmo o cientista questionador às vezes é obrigadoa tomar como verdade algo que se acredita na comunidade de forma a realizar suaspesquisas em busca do conhecimento. Na área da genômica, alguns dogmas estãoainda arraigados à cultura científica e o objetivo principal da presente tese foi tentar,na medida do possível, questionar e testar alguns desses dogmas com a intenção detrazer à luz da razão um conhecimento mais sólido sobre alguns limitados aspectosrelacionados, principalmente, ao processo de nomeação das bases (base-calling). Paraavaliar, portanto, a utilização do algoritmo PHRED, o principal nomeador de basesutilizado em projetos genoma, desenvolvemos primeiro uma metodologia sólida deanálise. Tal metodologia tentou diminuir o número de variáveis a se analisar em umacorrida de seqüenciamento para que nossas análises não levassem em consideraçãopeculiaridades específicas de uma ou outra reação produzida. Dessa forma, realizamoso seqüenciamento de um vetor de clonagem bastante conhecido (pUC18) em um únicoconjunto, homogeneizando as amostras de forma que a única variável possível fosse aseparação eletroforética e o padrão de nomeação de bases. Produzimos, portanto, 846seqüências do vetor pUC18 que foram comparadas, através de alinhamentos locais,com um controle positivo: a seqüência já publicada para esta molécula. Dessa forma,pudemos identificar os erros do seqüenciamento / nomeação de bases e avaliardiferentes parâmetros de utilização do algoritmo PHRED. Verificamos que o padrão deerros observado era relativamente igual ao esperado, que as bases incorretas nãopodiam ser previstas através da observação dos valores de qualidade de suavizinhança e que as trocas (mismatches) são mais comuns quando associadas avalores baixos de qualidade, enquanto se nota a presença de erros relacionados aindels de alta qualidade. Percebemos também uma aplicação desta abordagem para oprocesso de desenho de iniciadores de seqüenciamento e realizamos um estudoavaliando este tópico, o qual mostra que a leitura de boa qualidade é iniciada a umadistância mensurável à jusante do iniciador de seqüenciamento. Com o objetivo detentar mascarar as bases incorretas em letras minúsculas, observamos que o valor dequalidade 7 parece ser o mais adequado para utilizar nesses casos, em boa parte dassituações. Além disso, calibramos o programa PHRED para funcionar de forma aapresentar apenas a informação não-ruidosa, biologicamente relevante. Por último,analisamos ainda a formação de consensos a partir dessas seqüências e mostramos asurpreendente ineficiência do re-seqüenciamento de forma a produzir seqüências fiéisà molécula molde.

Ano

2019-08-11T20:03:26Z

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Francisco Prosdocimi de Castro Santos

Análise da relação novilho/vaca como indicador da estrutura populacional para categorização dos tipos de produção pecuária - MG - 1960/1985

Os municípios de Minas Gerais foram classificados pelo tipo de exploração pecuária a partir da razão novilho/vaca na série cronológica de 1960 a 1985. Foi proposta nova classificação para este indicador visando captar mudanças qualitativas e quantitativas na dinâmica da produção pecuária. Conclui-se que a razão novilho/vaca apresentou-se como mais um instrumento para caracterizar a estrutura populacional do rebanho e para classificar os municípios importadores e exportadores de bovinos em uma classificação primária dos circuitos de comercialização. A análise permitiu captar que a produção pecuária do estado tende para especialização e sugere uma dispersão dos municípios de alto risco para doenças transmissíveis de curso agudo, o que recoloca a necessidade de se reavaliar as ações homogêneas por microrregião.

Ano

2019-08-09T18:46:44Z

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Helio Vilela Barbosa Junior

A importância do ensino de arte na educação infantil

Esta pesquisa busca compreender e analisar qual a importância do ensino de Arte na Educação Infantil. A pesquisa vem relatar algumas questões sobre a arte, não para reduzi-la a definições, mas para estimular o pensamento e a discussão, no que se refere ao ensino de Arte na atualidade. Busca contextualizar a arte no mundo em que vivemos e definir suas funções na escola. Uma abordagem da arte como fonte de conhecimento procura justificar seu lugar como disciplina na escola, enfatizando sua importância na vida humana. Para tanto, foi realizada uma pesquisa na Creche Teresa de Calcutá, visando ilustrar um pouco da realidade do ensino de Arte na atualidade. Buscando compreender o que está contribuindo e o que precisa ser revisto no ensino de Arte, para não ficarmos presos a métodos ultrapassados que insistem permanecer em nossas práticas.

Ano

2019-08-14T06:01:05Z

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Daiane Valeria Rocha

O uso dos antimicrobianos: uma proposta de intervenção para a ESF

Este trabalho é uma proposta de intervenção para a equipe de Saúde da Família do Turmalina I do município de Governador Valadares Minas Gerais, sobre o uso inadequado dos antimicrobianos pela população, situação que pode gerar muitas complicações oriundas da resistência bacteriana, que podem ser letais. A conscientização da população, quanto ao uso correto e o respeito aos horários, bem como a necessidade de indicação do mesmo por um profissional especializado são fatores essenciais para diminuir a resistência bacteriana e doenças graves como endocardite, febre reumática, abscessos, sepse, algumas delas muito freqüentes nas unidades de tratamentos intensivos, gerando alto custo para o setor saúde. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica narrativa, partir de periódicos indexados nas bases de dados Cientific Eletronic Library Online (SCIELO), LILACS, Manuais e Protocolos do Ministério da Saúde, Biblioteca Virtual do NESCON. O estudo mostrou que há pouca informação da população a respeito dos riscos quanto ao uso incorreto dos antibióticos e a importância de uma capacitação dos profissionais de saúde sobre o assunto, além de uma maior fiscalização dos órgãos responsáveis sobre o uso indiscriminado dos antibióticos. O trabalho tem como objetivo capacitar profissionais da equipe de saúde, bem como de organizar o processo de trabalho de maneira a orientar a população sobre a forma adequada quanto ao uso dos antimicrobianos. Busca-se, desse modo, conscientizar os usuários quanto à importância da prescrição e acompanhamento médico, sempre que necessário, evitando assim, problemas futuros para si e para a saúde de modo geral.

Ano

2019-08-10T18:04:13Z

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Camila Coelho Bittencourt

Atendimento pré-hospitalar: uma abordagem sobre a formação específica do enfermeiro

No Brasil, o Atendimento Pré-Hospitalar (APH) é uma área emergente para atuação de enfermeiros. Assim, com o intuito de oferecer subsídios para construção e planejamento de programas de formação e capacitação de enfermeiros em APH, bem como para uma melhor assistência ao indivíduo acometido pelo trauma, objetivou-se analisar a formação pessoal/profissional do enfermeiro para atuar no APH. Neste sentido, optouse pela revisão integrativa da literatura, como recurso metodológico. A busca de artigos foi realizada nos bancos de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): SciELO, Lilacs e Medline por meio dos descritores: formação de enfermagem em urgência; educação em enfermagem; graduação em enfermagem; disciplina de atenção préhospitalar; enfermeiro em Atenção Pré-hospitalar (APH); e trauma. Foram capturados 15 artigos, por combinação dos descritores, lidos seus resumos e selecionados aqueles que atendiam à pergunta norteadora e o objetivo do estudo. Além disso, foram consultados documentos do Ministério da Saúde e do Conselho Federal de Enfermagem. Sendo assim, a amostra final foi constituída por 11 artigos, que depois de lidos na íntegra foi possível apreender as duas categorias de análise do estudo: A formação do enfermeiro para atuar no APH; e A atuação do enfermeiro no APH. No que se refere à formação do profissional em APH, os resultados revelam a existência de um déficit no contexto das diretrizes curriculares nas instituições formadoras, de forma a atender às necessidades da atenção integral às urgências e escassez de programas ou cursos de capacitação que atendam a necessidade de formação específica, qualificada e adaptada ao padrão brasileiro. Assim sendo este trabalho aponta para necessidade de maior atenção na formação do enfermeiro para atuação em APH, e que o desenvolvimento do currículo não se limita ao ensino em uma disciplina, mas perpassa todas as práticas que se dão no interior do processo educativo.

Ano

2019-08-14T09:46:02Z

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Alexandra Roberta da Cruz

Osteoporose em idosos: uma abordagem na estratégia de saúde da família

Este trabalho acadêmico, por meio do tema osteoporose em idosos: uma abordagem na estratégia de saúde da família possui como objetivo apresentar análises a respeito do processo de osteoporose em idosos, doença que acomete um índice expressivo de pessoas, que se configura a partir de elementos limitantes, relacionados a uma redução irrestrita da quantidade de osso, com a ocorrência de desestruturação da microarquitetura óssea. O objetivo da pesquisa centra-se na elaboração de uma revisão bibliográfica acerca da osteoporose em idosos, analisando a estratégia de saúde da família (ESF), a fim de propor métodos para prevenção, diagnóstico e tratamento da doença em nível de atenção primária. Deste modo, esta investigação acadêmica utilizou-se como procedimento metodológico estudos de caráter qualitativo, bem como uma inerente observação de informações quanto à doença, juntamente com o emprego inalterável de fontes bibliográficas e documentais que fundamentaram teoricamente todo o conteúdo discutido, colaborando substancialmente para a realização deste estudo.

Ano

2019-08-14T18:09:15Z

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Frederico Augusto Campos de Sousa

Assistência de enfermagem a gestante na atenção básica: revisão de literatura

A gestação é um estado único e valioso no ciclo de vida da mulher. É nesse contexto que a mulher se encontra mais susceptível e sensível para receber informações que possam levar melhorias à sua vida e de seu bebê. Na assistência pré-natal é fundamental que a atenção durante a gravidez seja de qualidade. Assim, devemos ter um profissional que seja qualificado e apto para desempenhar suas atividades. A consulta de enfermagem apresenta-se como um instrumento de suma importância, e com isso é necessária competência técnica, sensibilidade para compreender o ser humano, seu modo de vida, habilidade de comunicação, baseada na escuta e na ação dialógica. Este estudo teve como objetivo fazer uma revisão de literatura sobre as atividades dos enfermeiros na assistência à gestante na Atenção Básica à Saúde. Realizou-se uma busca nas bases de dados BDENF, IBECS, LILACS e SCIELO da biblioteca virtual em saúde BVS, e foi constituída a análise crítica de 04 artigos que atende aos critérios de inclusão definidos no estudo e o período de busca. A literatura pesquisada aponta que para se alcançar ações mais efetivas e de melhor qualidade, há necessidade de rever o modelo de atendimento à gestante durante o pré-natal e realizar novas pesquisas que embasem a criação de protocolos assistenciais aprimorando a assistência à gestante e puérpera. Espera-se que os resultados desse estudo ampliem o conhecimento sobre o tema em questão e, assim, colaborem para promover à melhoria da assistência prestada as gestantes.

Ano

2019-08-10T20:19:13Z

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Ana Paula Silva Andrade

Um objeto reluzente: passos iniciais da clínica psicanalítica com bebês de Donald Wood Winnicott

A partir de interrogações concernentes à especificidade da clínica psicanalítica com bebês retomamos o método winnicottiano, denominado Observação de bebês em uma situação estabelecida (Winnicott, 1978/1941), para recuperar seu alcance teórico-clínico. Com esse método, Winnicott descreve um determinado padrão de comportamento do bebê em um setting específico com a mãe, que ocorre aliado à presença de uma espátula reluzente, que,por seu brilho, atrai a atenção do bebê. Safra (1999) considera que a observação de bebês em uma situação estabelecida configura-se como uma matriz do pensamento de Winnicott. Pretendemos resgatá-la, poisacreditamos que o referido artigo é fundamental para a compreensão do arcabouço teórico do autor. Por meio de uma revisão da literatura, abordamos a obra Winnicott, promovemos um debate de sua teoria com áreas afins; e, realizamos uma sistematização de sua teoria doamadurecimento. Além disso, recolhemos, na obra de Winnicott, as observações relativas ao bebê e ao seu método clínico de observação de bebês em uma situação estabelecida. Acreditamos que a observação de bebês em uma situação estabelecida é um instrumento capaz de reconhecer os sinais precoces de sofrimento do bebê, a tempo de evitar a cronificação dessa condição. O propósito deste estudo é difundir e fomentar a utilização do instrumento winnicottiano.

Ano

2019-08-11T02:13:11Z

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Fernanda Marinho Correa

A condição periférica: uma crítica da economia política do espaço em paralaxe

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Ano

2022-02-14T16:26:30Z

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Thiago Canettieri de Mello e Sá

Fabricação e caracterização de guias de onda em vidro usando a técnica de escrita direta

A técnica de escrita direta para a fabricação de guias de onda em vidro é promissora para as áreas de Informação e Computação Quântica, pois permite a fabricação rápida e tridimensional de dispositivos fotônicos integrados. Essa técnica consiste na focalização de um laser ultra-rápido no interior de um vidro que se desloca, deforma que seja possível alterar o índice de refração na região focal, formando guias de onda. O objetivo desta dissertação foi estudar o método de escrita direta na fabricação de algumas amostras, realizadas no Laboratório de Fotônica do Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo (IFSC-USP). Caracterizamos os guias fabricados em relação a sua geometria usando microscopia Confocal, eciência no guiamento da luz por meio do acoplamento da luz de um laser, e índice de refração com o auxílio da técnica de Microscopia de Desfocalização. Essa técnica foi desenvolvida pelo Laboratório de Física de Sistemas Biológicos da UFMG, e possibilita uma medida direta do índice de refração de um objeto de fase colocado em microscópio desfocalizado. Trabalhamos com duas amostras em dois tipos de vidro diferentes, Gorilla Glass e sodalime: 11 guias foram fabricados no primeiro, e 44 no segundo. Nossos resultados mostram que os guia sem Gorilla Glass foram mais ecientes no guiamento da luz do laser, comparado aos guias em sodalime, mas ambos apresentaram transmitâncias menores que15%. Com a maior abundância de guias na amostra de sodalime, foi possível perceber que a potência do laser de femtossegundo e a velocidade de translação da amostra no momento da fabricação têm papel fundamental na modicação do índice de refração na região focal. Em posse desses dados, somos capazes de direcionar fabricações futuras para atender melhor aos objetivos de uso desses dispositivos em aplicações com sistemas quânticos fotônicos.

Ano

2019-08-10T07:56:00Z

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Eduardo Machado Lages

A Terra Imbolada, o direito traçado: estratégias de reprodução do patrimônio familiar no Médio Jequitinhonha

As “terras de herança” do Médio Jequitinhonha se constituíram a partir de relações que articularam processos e modalidades hegemônicas de apropriação do espaço às formas locais colonizadas de produção dos “territórios sociais”. A exposição às experiências históricas de expropriação e a exiguidade de seu território conformaram um quadro de intenso agenciamento sobre a disposição e a transmissão da terra, compondo uma gramática local de costumes sucessórios orientados para a garantia da reprodução social das famílias. Estas localidades compreendem, hoje, domínios espaciais de pertencimento reconstruídos politicamente no campo silencioso e cotidiano da gestão de seus recursos. O ensaio procura examinar as práticas costumeiras de gestão desses territórios, sobretudo, suas estratégias sucessórias assentadas sob um conhecimento prático, costumeiro e localizado cujas expressões tomam a forma de disposições éticas e afetivas assimiladas ao discurso genealógico e à memória coletiva, registros que asseveram a legitimidade de seus direitos territoriais.

Ano

2021-10-04T15:03:23Z

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Raquel Oliveira Santos Teixeira

Fatores que interferem no prognóstico de pacientes que receberam manobras de ressucitação cardiopulmonar no ambiente hospitalar

Durante o atendimento de uma parada cardíaca para que se tenha êxito é necessário que, as manobras de ressucitação sejam corretamente e eficazmente realizadas por profissionais previamente treinados e capacitados, visando reduzir o tempo que o paciente permanece com a circulação sanguínea deficiente. O estudo procura os fatores que interferem no prognóstico de pacientes após ressucitação cardiopulmonar no ambiente hospitalar. Para alcançá-lo fundamentou-se na prática baseada em evidência, com intuito de realizar a avaliação crítica dos resultados das pesquisas. A proposta foi a revisão integrativa que obtém respostas através da síntese de evidências já publicadas. A amostra dessa revisão constituiu-se de seis artigos, identificados pela estratégia de busca nas bases de dados LILACS, MEDLINE e SciELO. Os resultados obtidos apontaram alguns fatores que interferem na sobrevida destes pacientes dentre eles idade, sexo, e doenças preexistentes, tempo de atendimento e identificação do ritmo cardíaco. os principais fatores que aumentam a taxa de sobrevida identificados foram o tempo de atendimento, identificação do ritmo cardíaco e doenças cardíacas preexistentes quando comparado com outras patologias. Concluindo assim que os indivíduos com risco de morte é uma preocupação constante dos profissionais de saúde, o cuidado que é essencial a enfermagem e fornece instrumentos para sistematização da assistência está diretamente ligado ao aumento de sobrevida destes pacientes pois, os fatores prognósticos apresentados foram medidas simples e de observação contínua dos paciente que se encontra no ambiente hospitalar.

Ano

2019-08-11T22:43:37Z

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Thalita Beatriz Santos Maciel

Entropia Topológica positiva de fluxos Lagrangianos do tipo Tonelli

Seja M uma variedade suave de dimensão n+1 e considere (...) umLagrangiano Tonelli . Seja (...) o conjunto dos potenciais suaves (...), fixado com a topologia C^2. Dado um potencial (...), consideremos o fluxo (...) do Lagrangiano perturbado (...). Seja (...) o conjunto de todas as órbitas periódicas de (...) no nível de energia (...) e definimos (...). Nesse trabalho, provamos que se (...) e sob certas condições no potencial u, então o conjunto (...) é um conjunto hiperbólico. Em particular, se o fluxo (..) tem um número infinito de órbitas periódicas então ele possui entropia topológica positiva. A prova desse resultado é basseada num Teorema análogo ao Lema de Franks para fluxos de Euler-Lagrange em variedades fechadas, que está provado nesse trabalho, e técnicas de R. Mañé em splitting dominado. Também provamos que se M é uma superfície fechada e (...), o fluxo de Euler-Lagrange admite uma perturbação por um potencial u, com norma C^2 arbitrariamentepequena, tal que o fluxo perturbado (...) tem entropia topológica positiva.

Ano

2019-08-13T18:30:17Z

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Luiz Gustavo Perona Araujo

Estudo do comportamento de rastreamento visual na coruja buraqueira

Sob condições não controladas a aquisição de informações visuais é constantemente interrompida por eventos transitórios, tais como o piscar e movimentações de campo visual. A inclusão destes comportamentos em qualquer modelo de processamento visual é de extrema importância. No presente estudo foi utilizada uma abordagem etológica para examinar a dinâmica temporal do piscar, dos movimentos da cabeça e estabilização olhar (fixação) na coruja Athene cunicularia, uma espécie ativa durante o dia. As corujas têm movimentos oculares insignificantes. Desta forma o posicionamento da cabeça pode ser tomado como um indicador confiável do posicionamento dos olhos. Os resultados baseiam-se em 17 horas de filmagens em câmera de vídeo com frequência de amostragem de 25 Hz e 960x600 pixels, entre 0900 e 1600 horas, de um total de nove corujas adultas, alojadas em aviários ao ar livre. Os filmes foram analisados quadro a quadro. Quatro categorias comportamentais foram consideradas para análise: (i) "fixação visual" (caso em que os olhos e a cabeça não se movem por tempo superior a 40 ms, ou seja, acima da taxa de amostragem), (ii) "piscar" (fechamento temporário completo das pálpebras); (iii) "sacada" (movimento de cabeça), e (iv) "fora de vista" (quando nem olho era visível para o observador). Sete animais foram observados em três condições de adiamentos: de manhã (Mn), tarde (Td), à tarde antes de comer (Ta), e em outras duas em condições: "repouso" (R) e "tarefa" (T), quando os animais estavam engajados na uma tarefa de discriminação de imagens. Proximalmente 77% do tempo filmado os animais ficaram visíveis para a câmera filmadora. Em média, 93 % do tempo os animais estavam em fixação visual. Para as fixações foi observada diferença significativa entre os grupos de Mn x Td e R x T (teste t, p > 0,05). A distribuição das durações das fixações foi ampla, variando de 80 a 25.600 ms, e inclinada negativamente com valores médios de 1,840 ms (moda: 480ms). Para corujas em repouso a moda foi de 780 ms e para as corujas em tarefa a moda foi de 240 ms. O piscar durou, em média, 235 ±45 ms (média aritmética ± SD; R: 290 ± 64 ms; T: 180 ± 25 ms). A duração média das movimentações de cabeça tipo sacada foi de 161 ±144 ms (R: 260 ±160 ms; T: 150 ±130 ms). Os animais em repouso piscaram com maior frequência do que os animais em tarefa (média: 7.45/min contra 3.05/min, Wilcoxon, P <0,001). Independentemente do estado comportamental do animal, observou-se que 85% das piscadas eram concomitantes com movimentos da cabeça (sacadas). No entanto, o fato de que a maioria dos movimentos da cabeça exibidos não foram acompanhados pelo piscar, sugere que o mesmo não é simplesmente desencadeado por mecanismos reflexos envolvendo estimulação da córnea. Nossos resultados fornecem evidências de interação tarefa-dependente entre piscar e mecanismos de controle de movimento de cabeça, um fenômeno que também relatado em primatas.

Ano

2020-01-22T13:45:01Z

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Marcelo Guilherme de Oliveira Dias

Ensino de ciências no contexto da Lei nº 10.639/2003 em tempos de pandemia do covid-19

Tendo como base a Lei Nº 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, essa pesquisa vai ao encontro das ações que visam fortalecer a perspectiva de uma formação em ciências implicada com a educação das relações étnico-raciais. Tem como objetivo propor possibilidades de compartilhamento de ideias, questionamentos e construções de compreensões entre professores e estudantes da educação básica sobre ciências em uma perspectiva antirracista e comprometida com as relações étnico-raciais. Para seu desenvolvimento, foram elaboradas propostas de atividades voltadas para estudantes de ciências do 3º ciclo da educação básica sobre a representatividade das mulheres negras na ciência, a reflexão sobre o racismo e a produção científica e os vírus, destacando o Sars cov-2, por estarmos desenvolvendo esse trabalho no contexto da pandemia do covid-19. As atividades foram apresentadas para professores de ciências do 3º ciclo/Fundamental II da rede municipal de Belo Horizonte em uma Oficina realizada de forma virtual, com três encontros de duas horas cada. Os encontros foram gravados e as falas transcritas e analisadas de modo a verificar as perspectivas dos participantes em relação às temáticas discutidas, assim como suas contribuições para as atividades propostas. Posteriormente, entrevistas foram realizadas com duas professoras participantes da Oficina para uma compreensão mais detalhada de suas trajetórias de formação pessoal e estudantil como mulheres negras e graduadas/pós-graduadas na área de ciências e sua prática docente, a partir de suas próprias construções identitárias. Como resultados da pesquisa, observou-se que as sugestões dos professores para as atividades envolveram propostas pedagógicas, relatos de experiências, sugestões de materiais e metodologias, possibilitando o enriquecimento da sequência de ensino apresentada. Já as ideias que se destacaram nas falas dos professores foram a visão estereotipada da ciência branca e eurocêntrica, os desafios de relacionar o ensino de ciências às temáticas raciais, o conceito biológico equivocado de raça e os efeitos sociais e históricos que isso implica, além da dificuldade de ter um trabalho coletivo junto com professores de outras disciplinas a respeito. A partir desses resultados e das vivências da própria pesquisadora, foram construídos três metatextos, na perspectiva da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2004), de modo a desenvolver as principais construções feitas pelos participantes da pesquisa. Como produto do trabalho, desenvolvemos um material para professores de ciências com uma proposta de atividades voltada para o Fundamental II visando promover uma educação antirracista, assim como, textos formativos e informativos sobre estratégias e outras temáticas a serem abordadas nas suas práticas, em convergência com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (BRASIL, 2006) instituída pela Resolução nº 1 de 17 de junho de 2004, em decorrência da Lei Nº 10.639/2003. Consideramos que esse trabalho e seus produtos contribuem para a educação básica e a formação de professores de ciências no combate ao racismo estrutural, a partir da construção de ações educadoras mais humanas e igualitárias.

Ano

2022-05-25T01:45:47Z

Creators

Valeriana Christina de Melo e Sousa

Educação em saúde dentro do sistema prisional do Brasil: uma revisão integrativa

A educação em saúde no sistema penal é uma iniciativa pelos direitos humanos e para o controle ou mesmo a redução dos agravos mais frequentes que acometem a população penitenciária. A saúde como um direito dos presos e sua adesão contribui para ações que representarão a melhoria das condições de saúde dos detentos implicando também em mudanças nas condições de encarceramento. O presente trabalho teve como objetivo identificar qual é o processo de educação em saúde existente dentro do sistema prisional do Brasil. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura desenvolvida com uma amostra de 07 artigos publicados em português e no período de 1999 a 2010, identificados nas bases de dados BDENF, LILACS e MINISTÉRIO DA SAÚDE. A educação em saúde pode contribuir para a desconstrução de idéias equivocadas, por isso há necessidade de conhecer como ocorre a educação em saúde dentro do sistema prisional do país. Pela análise dos resultados apresentados pelos diversos autores conclui-se que o sistema penal, necessita ser transformado para que as concepções e as práticas de saúde ultrapassem os muros da prisão e possibilitem o questionamento dos diferentes sistemas que dão suporte para o respeito à vida, à dignidade e aos direitos da pessoa humana, considerando as especificidades próprias da condição destes clientes.

Ano

2019-08-13T00:49:51Z

Creators

Vanderleia Aparecida Bastos de Oliveira