Repositório RCAAP
Conselho escolar como espaço democrático: uma abordagem social e participativa na gestão na escola
O presente trabalho aborda o tema sobre os conselhos escolares na gestão na escola como importante ferramenta de participação na construção do PPP na gestão democrática, e tem como âmbito a revisão da literatura sobre a temática em questão ao qual embasaram o curso de gestão escolar da UFMG no ano de 2014. Partindo da análise teórica das concepções de participação social e democrática na gestão na escola, e as reflexões no processo de construção do Projeto Político-Pedagógico do Centro Infantil Wilma Costa Pinto buscou-se descrever sobre a importância da existência desse canal de participação, o levantamento normativo do mesmo, somando ao PPP da escola Wilma da Costa Pinto, a importância da participação da comunidade escolar, na instituição para a emancipação humana. Objetivou-se explorar e refletir sobre a existência desse canal de participação no Centro Infantil Wilma da Costa Pinto Afonso, seu lócus, e os envolvidos, comunidade escolar e sociedade civil construindo saberes, aprendendo e com isso impulsionando a produção humana. A reflexão inicial aponta para a existência superficial do conselho escolar na instituição, meramente em resposta à legislação que normatiza e determina sua criação. O trabalho apresenta criticas em relação à inexistência efetiva de participação, e do conhecimento de fato deste espaço, como integrador entre a comunidade e escola.
Alterações sistêmicas e cardiacas após envenenamento experimental por cobra coral Micrurus frontalis em cobaias (Cavia porcellus).
Micrurus frontalis, espécie de serpente da família Elapidae, é uma das principais responsáveis pelos acidentes elapídicos em humanos no Brasil. Seu veneno, composto por três frações, three finger toxin, fosfolipase A2 e metaloproteases, é conhecido por possuir alta toxicidade, causador de grave sintomatologia clínica. Sua ação principal é neurológica levando à paralisia flácida das vítimas e, consequentemente óbito, devido a insuficiência respiratória. Contudo, raros são os relatos na literatura científica sobre sua atividade específica sobre o sistema cardiovascular. Diante deste contexto, este trabalho tem como objetivo a avaliação das alterações cardíacas causadas pelo veneno de M. frontalis em cobaias (Cavia porcellus). Doze animais machos, adultos foram distribuídos em dois grupos (n=6) denominados, grupo veneno e grupo controle. Os animais do grupo veneno receberam 0,45 µg/g de peso vivo de veneno de M. frontalis diluídos em 0,2 ml de PBS/BSA por via intramuscular (IM) e, o grupo controle recebeu 0,2 ml de PBS/BSA por via IM. Os animais foram avaliados clinicamente, antes (tempo zero) e duas horas após, tempo final (TF), a inoculação do veneno ou PBS, por meio de exames de eletrocardiograma (ECG), ecodopplercardiograma (ECO) e perfil sanguíneo (hemograma e bioquímica sérica e plasmática). Após o TF, os animais foram eutanasiados, realizando-se necropsia e coleta de material para microscopias óptica e eletrônica. O ECG revelou a presença de arritmias, extrassístoles ventriculares, em 100% dos animais envenenados. Nesses mesmos animais, no ECO verificou-se um efeito inotrópico negativo do veneno de M. frontalis sobre a musculatura cardíaca reduzindo aproximadamente 25% da fração de ejeção cardíaca, além de uma vasoconstrição da artéria aorta e aumento do fluxo da artéria pulmonar. No perfil bioquímico cardiovascular observou-se um aumento significativo dos valores de troponina I, creatina quinase fração MB no TF de todos os animais envenenados. No coagulograma, observou-se diminuição do tempo de tromboplastina parcial ativada e dos valores de D-dímero no TF dos animais do grupo veneno. Conclui-se que, o veneno de M. frontalis possui atividade cardiotóxica e arritmogênica, capaz de causar lesão de fibras cardíacas, além de provocar um efeito inotrópico negativo sobre o coração
Licenciatura em Educação do Campo: propostas em disputa na perspectiva de estudantes do curso de Matemática da UFMG
Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar modos pelos quais as licenciandas e os licenciados do Curso de Licenciatura em Educação do Campo Habilitação Matemática da UFMG compreendem a proposta curricular desse curso no que se refere à formação em Matemática e às práticas de ensino de Matemática na Educação do Campo. Em especial, buscou-se refletir sobre como os estudantes do curso mobilizam discursos em disputa, ao se posicionarem diante da proposta curricular vivenciada discursos que instauram as e se constituem nas práticas pedagógicas de formação matemática de docentes da Educação do Campo. Por isso, o material empírico submetido à análise é constituído por narrativas e transcrições das interações entre estudantes e professores-formadores, que ocorreram nas aulas das disciplinas que trabalhavam conteúdos de matemática durante o V Tempo Escola desse Curso, e nas quais pudemos identificar ecos de diferentes discursos sobre currículo. Operacionalizamos nossa análise, tomando como referência: estudos sobre a proposta da Educação do Campo e sobre a formação de docentes para atuação em seu contexto; reflexões sobre currículo; perspectivas da Educação Matemática que dão destaque à dimensão política das práticas pedagógicas e a ideia de apropriação de práticas de numeramento como apropriação de discursos. As situações de sala de aula analisadas nos oportunizaram flagrar, nos modos como os sujeitos se apropriam de práticas de numeramento escolares: discursos sobre currículo como prática de significação dos princípios da Educação do Campo e da Educação Matemática, inspirados em concepções freirianas; discursos sobre currículo como relações de poder, nos posicionamentos que questionam a manutenção de certas práticas tradicionais de ensino de matemática; e discursos sobre currículo como uma prática que produz identidades sociais. Este estudo buscou trazer contribuições para as reflexões e as práticas de formação de educadoras e educadores para atuar em escolas do campo e para a configuração de propostas curriculares para cursos de licenciatura em Educação do Campo.
Navegação autônoma de VANTs baseada em imagens orbitais e métodos de otimização
A navegação de um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) baseada emimagens pode ser tratada como um problema de otimização. É necessário determinar basicamente quatro parâmetros do VANT: posição latitudinal e longitudinal, rotação e altitude. A escolha dos valores mais apropriados para estes parâmetros determina o melhor casamento entre as imagens registrada pelo VANT e a georreferenciadado satélite e, consequentemente, no menor erro de estimação da suatrajetória. Atualmente, o principal sistema de navegação utilizado é o GPS, no entanto, há alguns fatores que limitam a utilização desta tecnologia, sendo, então, necessárias outras alternativas para tornar a navegação segura, con-fiável e autônoma. A abordagem mais comum é utilizar um módulo de visão computacional para auxiliar a navegação do VANT. Quando a altitude e rotação do VANT são desconhecidas ou muito imprecisas, uma alternativa à técnica geralmente adotada, o template matching, é o uso de métodos de otimização. Amplamente utilizados na área médica, porém ainda pouco explorados na navegação autônoma de VANTS, os métodos de otimização podem ser usados para estimar a posição do VANT com uma medida de dissimilaridade como função objetivo dos métodos para realizar o casamento entre as imagens. Neste trabalho foram utilizados métodos de otimização determinísticos eestocásticos, medidas de dissimilaridade contínuas baseadas em intensidade e discretas baseadas em extração de características, e imagens reais obtidas de sensores distintos de diferentes tipos de terreno (urbano, rural e litorâneo). A proposta deste trabalho é avaliar a utilização de métodos de otimização na navegação autônoma de VANTs baseada em imagens em relação à precisão, acurácia e ao tempo de processamento. A aplicação dos métodos de otimização mostrou-se promissora, principalmente, por permitir estimar variáveis como a rotação e a altitude e pela possibilidade de paralelização dos algoritmos. Além disso, foi possível identicar os métodos de otimização e as medidas de dissimilaridade mais apropriados para serem utilizados em aplicações práticas.
O acolhimento como uma ferramenta para a melhoria da qualidade do atendimento nas unidades básicas de saúde
Este trabalho desenvolve a reflexão sobre a importância de se efetivar a proposta do acolhimento nas unidades básicas de saúde como um eixo de organização do processo de trabalho e em especial, do atendimento da demanda espontânea. Realizou-se busca na literatura nacional, da produção científica que aborda o acolhimento como estratégia para a organização do processo de trabalho e a melhoria da qualidade da assistência prestada, em especial pelos profissionais médicos. Os resultados demonstraram que o acolhimento se concretiza nas práticas de saúde, por meio de escuta qualificada e possibilidades de respostas dos serviços de saúde às necessidades dos usuários, devendo traduzir-se na qualificação da produção de saúde. Observou-se que embora seja prescrito que todos os profissionais devem realizar o acolhimento, a inserção dos médicos nesse processo ainda é incipiente.
O ensino-assistência nas disciplinas Semiologia I Módulo Adultos, Medicina Geral de Adultos I e Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da UFMG, praticado nos Ambulatórios do Hospital das Clínicas da UFMG: o olhar do cliente
Uma série de reivindicações acerca dos direitos do paciente ao acesso à saúde e na saúde surgem após a aprovação da Constituição Brasileira de 1988, cujo Artigo 196 define que "a saúde é direito de todos e dever do Estado". Com a publicação da Portaria 675 de 2006 pelo Ministério da Saúde, atribui-se a aplicação desses direitos aos gestores e profissionais das instituições prestadoras de serviços de saúde,As políticas de humanização e qualidade na assistência, promovidas pelo Ministério da Saúde, também advogam que ações devem ser implementadas nos serviços para promoção do cuidado respeitoso, garantindo segurança e satisfação ao cliente. No cotidiano dos Hospitais Universitários de Ensino, onde a maioria das atividadesassistenciais é também de ensino e pesquisa, convivem atores com propósitos diferentes daqueles pertencentes às instituições de saúde, cuja missão é somente assistencial. De forma objetiva, pode-se dizer que o interesse do professor é ensinar fazendo assistência e produzindo conhecimento. O aluno tem o intuito de aprender e o paciente quer ser bem assistido. Definidos esses papéis, torna-se importante refletir como ocorrem as relações entre esses atores na consulta-aula no que diz respeito aos direitos do paciente, e de queforma a gestão dos serviços pode auxiliar na garantia e aplicação desses direitos. O presente trabalho foi realizado nos Ambulatórios Bias Fortes e CTR-DIP Orestes Diniz, do Hospital das Clínicas da UFMG.O objetivo foi caracterizar a visão do cliente atendido por professores e alunos de três disciplinas do curso de graduação em Medicina da UFMG, em relação aos seus direitos de ser tratado com dignidade e respeito, à informação e orientação, ao exercício da autonomia e à privacidade. Trata-se de um estudo observacional, quantitativo e qualitativo. Foram aplicados questionários a 242 pacientes atendidos em primeiras consultas-aula. Os resultados mostraram que 98% dos pacientes ficaram satisfeitos com a consulta e com o atendimento como um todo. No entanto, não se pode desconsiderar que 22% dos clientesfizeram observações em relação a aspectos concernentes à não observância de seus direitos. Estas observações remetem a problemas de falta de informações adequadas, à insegurança e timidez, ao desconhecimento de direitos, ao distanciamento de profissionais,ao constrangimento pela presença de muitas pessoas durante a consulta, ao desconhecimento dos fluxos dos Ambulatórios do HC/UFMG e do SUS. A pesquisa demonstrou ainda que, quando somados os resultados das três disciplinas em relação à questão se foi perguntado ao paciente se concordava em participar da consultaaula,31% dos respondentes disseram sim, 67% não e 2% não souberam informar. Faz-se necessário que todos os envolvidos com a assistência reflitam sobre formas de proporcionar aos pacientes um atendimento humanizado e de qualidade que contemple plenamente os seus direitos. Um estudo qualitativo aprofundado poderá potencializar essa caracterização com possibilidade de trazer à tona esclarecimentos sobre a atitude e o real conhecimento dos pacientes frente aos seus direitos.
Envelhecimento dinâmico em um aço inoxidável ferrítico 430
O envelhecimento dinâmico é um fenômeno metalúrgico associado a instabilidades plásticas promovidas pela interação de átomos de soluto com deslocações durante a deformação plástica. Esse fenômeno causa variações nas propriedades mecânicas de ligas metálicas, possuindo relevância para processos de conformação e aplicações que operem em temperaturas acima da temperatura ambiente. O objetivo deste estudo foi investigar a susceptibilidade de um aço ferrítico 430 ao envelhecimento dinâmico por meio de ensaios de tração realizados em uma faixa de temperatura de 25 a 600oC e taxa de deformação fixa de 103s1. A análise das propriedades mecânicas foi realizada em termos do limite de escoamento, limite de resistência, aumento de resistência total, deformação uniforme, deformação total, deformação não-uniforme, expoente de encruamento e coeficiente de resistência. O comportamento de encruamento foi avaliado por meio das análises de CrussardJaoul modificada, curvas da capacidade de encruamento e do expoente instantâneo de encruamento. A evolução da subestrutura de deslocações em função da temperatura foi avaliada por meio de microscopia eletrônica de transmissão. A variação das propriedades mecânicas e a ocorrência do efeito PortevinLe Chatelier indicaram a ocorrência do envelhecimento dinâmico em temperaturas na faixa de 250 a 500oC. No regime do envelhecimento dinâmico, observou-se uma sensibilidade negativa à taxa de deformação, um máximo na resistência mecânica e no aumento total de resistência, enquanto que, na deformação uniforme, observou-se um comportamento decrescente ao longo de todas as temperaturas estudadas. A análise da subestrutura de deslocações de amostras deformadas em aproximadamente 7%, a 25, 400 e 600oC, revelou uma subestrutura celular nas amostras deformadas a 25 e 400oC; sendo que, a 400oC, um arranjo de deslocações retas e paralelas foi observado em conjunto à subestrutura celular; uma subestrutura de subgrãos e a formação de uma fina dispersão de precipitados foi observada na amostra deformada a 600oC. Uma superfície de fratura dúctil, caracterizada por uma rede de dimples e vazios, foi observada em todas as temperaturas investigadas; um refinamento do tamanho dos dimples foi observado no regime do envelhecimento dinâmico e um aumento no tamanho dos dimples em altas temperaturas. As análises por microscopia eletrônica detransmissãoedalarguraameiaalturadosdifratogramasindicaramumaumento na multiplicação de deslocações devido ao envelhecimento dinâmico. A análise de encruamento revelou três etapas para as temperaturas investigadas, sendo identificada uma etapa extra no regime do envelhecimento dinâmico,associada à influência desse fenômeno sobre a interação e multiplicação das deslocações durante a deformação plástica. O envelhecimento dinâmico no aço inoxidável ferrítico 430 originou um aumento na resistência mecânica e nos parâmetros de encruamento, acompanhado de uma redução na deformação uniforme. Essas modificações mecânicas foram atribuídas a um aumento na densidade de deslocações, a uma diminuição na recuperação dinâmica e à formação de arranjos paralelos de deslocações. A variação no tamanho de dimples das fraturas foi relacionada à variação da deformação não-uniforme. Pesquisas futuras são recomendadas para a determinação do exato mecanismo responsável pelo envelhecimento dinâmico no aço estudado
Análise e previsão demográfica utilizando matrizes de crescimento e distribuição populacional intermunicipal
Entre os desafios para a área de projeções demográficas estão a volatilidade do componente migratório – fundamental para a projeção de pequenas áreas –, a compatibilização entre projeções de pequenas e grandes áreas de forma consistente e a mensuração e inclusão da incerteza em cenários futuros de crescimento demográfico. O presente artigo lida com estes três desafios ao desenvolver e testar um novo método probabilístico de previsão populacional para os municípios paulistas. As vantagens do método proposto são: utilizar como insumo apenas as informações sobre o município de residência anterior e as distribuições populacionais dos últimos dois Censos; gerar intervalos de confiança para as populações projetadas; explicitar o papel dos fluxos migratórios na dinâmica de crescimento intermunicipal; e facilitar a elaboração de cenários contrafactuais e análises de sensitividade usando matrizes de crescimento multirregional. Descrevem-se os padrões e tendências das trocas migratórias municipais utilizando ferramentas de análise e visualização espacial e identificam-se as áreas nas quais a migração é responsável por parte considerável da dinâmica demográfica observada. Mais de 95% das 572 populações municipais paulistas projetadas tiveram boa precisão e localizaram-se dentro dos intervalos de confiança previstos. Utilizaram-se os dados dos Censos Demográficos de 1980, 1991 e 2000.
Flambagem lateral com distorção de vigas mistas de aço e concreto em situação de incêndio: análises experimental e numérica e proposta de procedimento de cálculo
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Da reforma à revolução: a contribuição da reforma protestante à teoria da soberania popular
O desenvolvimento da doutrina desenvolvida pelos Reformadores do século XVI é importante para compreendermos o fundamento do problema da legitimidade do poder civil, de seus limites e do controle que a vontade popular exerce sobre ele. Partindo de uma posição de total submissão em Lutero, até se chegar a uma posição de incentivo à desobediência de leis injustas em John Knox, em um curto espaço de trinta e cinco anos, o fundamento teológico do poder foi reelaborado para comportar as transformações profundas por que passava a sociedade, com a passagem da soberania monárquica para a soberania popular e com a emergência de limites racionais à vontade do governante.
Assistência humanizada á gestante em unidade de saúde da família
Este estudo teve como objetivo levantar as principais literaturas nacionais que abordem a humanização em Unidade de Saúde da Família. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica a partir da busca de artigos em bancos de dados nacionais e selecionado a partir de descritores. Foram levantados os artigos publicados no período de 1986 a 2009. Ao buscar os artigos selecionou-se palavras-chaves resultando 20 artigos. Pretende-se, mediante este trabalho, descrever as ações desenvolvidas em Unidade de Saúde da Família, relacionada a humanização da assistência prestada á Gestantes, caracterizadas pelo trabalho de prevenção e promoção da saúde . O estudo demonstrou que as gestantes, de um modo geral, não estão satisfeitas com o tipo de atendimento recebido.Concluiu-se que a humanização no pré-natal precisa ser implantada, para contribuir na criação de vínculo da gestante com o serviço e com a adesão da mesma as atividades de saúde e, consequentemente, na redução da mortalidade materno infantil. Humanizar a assistência de enfermagem é um desafio, entretanto, possível e essencial na prática da enfermagem, essencialmente nesta área.
Da tolerância oral e seus efeitos indiretos na transferência adotiva singênica e na rejeição de aloenxertos
A tolerância oral é caracterizada por uma redução da reatividade imunológica específica a uma proteína previamente administrada por via oral. A exposição parenteral a antígenos para os quais a tolerância oral foi previamente induzida afeta (inibe) atividades imunológicas ligadas a antígenos não relacionados, fenômeno que denominamos efeitos indiretos da tolerância oral. Investigamos a possibilidade de transferir a tolerância oral e seus efeitos indiretos para receptores singênicos imunocompetentes por transfusão de células do baço e soro de doadores tolerantes. Investigamos também se os efeitos indiretos da tolerância oral interferem no processo de rejeição de enxertos alogênicos. A transferência adotiva da tolerância oral e de seus efeitos indiretos é mais facilmente observada quando avaliamos a reação de DTH em receptores C57BL/6 e BALB/c. Camundongos BALB/c são mais susceptíveis à transferência adotiva destes fenômenos quando analisamos a produção de anticorpos específicos. Em receptores com o sistema imune intacto, existe uma barreira (barreira singênica) que dificulta a implantação funcional das células transferidas, interferindo em suas atividades imunológicas específicas. Entretanto, a transferência de diferentes componentes do sistema imune é capaz de suplantar essa barreira, demonstrando a importância de interações entre componentes celulares e moleculares para o estabelecimento dos fenômenos aqui estudados. Os efeitos indiretos da tolerância oral parecem retardar a rejeição de enxertos de pele alogênicos, demonstrando seu caráter sistêmico. Fenômenos como a barreira singênica e os efeitos indiretos da tolerância oral são melhor entendidos em modelos que descrevam a interdependência dos componentes do sistema imune.
Capacitação de enfermeiros de municípios de pequeno porte de uma Regional do Estado de Minas Gerais: uma visão qualitativa
As instituições de saúde vêm sofrendo constantes transformações que aumentam seu nível de complexidade e demandam uma melhor qualificação de seus profissionais. Nos diferentes serviços de saúde a enfermagem está presente de forma significativa, configurando a maior categoria profissional na área. O enfermeiro é o responsável por coordenar e planejar o trabalho da equipe de enfermagem, ofertando incentivos e capacitação, de modo a instrumentalizar a equipe para prestar um atendimento de qualidade. Considerando todas as dificuldades que essa categoria profissional tem enfrentado no ambiente de trabalho e também a maior dificuldade de enfermeiros que trabalham em municípios de pequeno porte em ter acesso a ofertas de capacitação é que esse estudo tem como objetivo geral compreender o processo de capacitação dos enfermeiros que trabalham em serviços de saúde de municípios de pequeno porte de uma regional de saúde no Estado de Minas Gerais.Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, do tipo estudo de caso, realizada com 19 enfermeiros e 09 secretários de saúde de municípios de pequeno porte de uma Regional de Saúde de Minas Gerais. A coleta de dados se deu através de entrevistas semiestruturadas e a análise por meio da técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin. O estudo atendeu aos preceitos éticos da Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. A apresentação dos resultados foi dividida em 06 categorias intituladas: particularidades de municípios de pequeno porte; papel dos enfermeiros nos serviços de saúde; a importância da preparação dos enfermeiros para o trabalho e os desafios para a capacitação profissional; fatores facilitadores para a capacitação dos enfermeiros; fatores dificultadores para a capacitação dos enfermeiros subdividida em fatores relacionados ao processo de trabalho do enfermeiro, às características individuais do profissional e à gestão do trabalho e, a última categoria, aspectos subjetivos relacionados ao trabalho do enfermeiro. Percebe-se que a capacitação dos enfermeiros desse estudo não está ocorrendo como deveria. Apesar de toda relevância remetida à capacitação pelos gestores da saúde, em poucos municípios foi observada uma organização que favorecesse sua concretização. Os resultados apontam a necessidade de mais estudos e de estratégias de apoio a qualificação dos profissionais de municípios de pequeno porte, visto que constituem a maioria dentro do país e são, portanto, essenciais para efetivação do modelo de saúde pública. Orienta-se que o processo de educação do profissional de saúde do Sistema Único de Saúde seja realizado conforme proposto pela Política Nacional de Educação Permanente à Saúde. Para isso, uma maior apropriação e comprometimento com a Política deve se iniciar pelo gestor municipal e estender-se aos demais profissionais de saúde. Pretende-se, que os resultados obtidos possam sensibilizar gestores e enfermeiros para o tema e apontar caminhos que facilitem e incentivem a capacitação dos enfermeiros de municípios de pequeno porte.
Dor lombar em ciclistas
A dor lombar é uma das queixas mais comuns entre as disfunções musculoesqueléticas em ciclistas e várias publicações têm citado os fatores de risco extrínsecos para esta disfunção. Embora estes fatores sejam relevantes, poucos estudos citam os fatores intrínsecos. O objetivo do presente estudo foi revisar os fatores de risco intrínsecos da dor lombar em ciclistas considerando artigos das bases de dados CAPES, SciELo, PubMed e Medline, publicados de 1996 a 2014, complementados, quando pertinente, por referências citadas por estes artigos. Os resultados indicam que a fraqueza da musculatura estabilizadora e/ou fadiga da musculatura lombo-pélvica (core) são os fatores de risco mais frequentes no aparecimento da dor lombar. Desta forma, sugerem-se que programas de treinamento da musculatura lombo-pélvica (core) devam incluir exercícios de estabilização e exercícios funcionais específicos para esta prática esportiva.
Legislação básica para subsidiar o processo de elaboração de tabelas de temporalidade documental referente à atividade-meio gestão de recursos humanos
Os documentos produzidos, recebidos e acumulados pela divisão de recursos humanos no exercício de suas atividades alcançam volumes expressivos, necessitando assim de um controle sistemático para garantir e preservar o interesse de todos os cidadãos envolvidos neste processo. Este trabalho reúne elementos que fornecem subsídios para o processo de elaboração de instrumentos de gestão destes documentos. O processo de identificação destes documentos foi desenvolvido mediante a pesquisa de legislação, que se encontra sistematizada no site do Ministério do Trabalho. Referencial para subsidiar a elaboração Tabelas de Temporalidade e Destinação de Documentos. Bem como subsidiar as ações das Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos, na elaboração dos Instrumentos de Gestão Arquivística em varias organizações, uma vez que esta função faz parte da atividade-meio de organizações de diferentes seguimentos.
Influence of ACE I/D polymorphism on circulating levels of plasminogen activator inhibitor 1, D-dimer, ultrasensitive C-reactive protein and transforming growth factor β1 in patients undergoing hemodialysis
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2022
Sara Santos de Carvalho Ana Cristina Simões e Silva Adriano de Paula Sabino Fernanda Cristina Gontijo Evangelista Karina Braga Gomes Luci Maria SantAna Dusse Danyelle Romana Alves Rios
Potencializando o acervo de recursos educacionais em saúde: análise da produção do NESCON/UFMG com vista a incrementar a disponibilização e o compartilhamento de objetos de aprendizagem
O Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) da Universidade Federal de Minas Gerais tem como uma de suas finalidades contribuir para o processo de consolidação do Sistema Único de Saúde no país. Uma de suas vertentes de atuação contempla a execução de atividades voltadas para a qualificação de trabalhadores, o que resulta na oferta de cursos e na geração de recursos educacionais. Neste aspecto, a produção do Núcleo tem implicações que colaboram para a consolidação do Acervo de Recurso Educacionais em Saúde(ARES) - um repositório digital onde são armazenados e ficam disponíveis para consulta os recursos educacionais utilizados pelas instituições que compõem a Rede da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) em suas ofertas de cursos. O ARES é um acervo público, com materiais em diversos formatos, alimentado de forma colaborativa e de acesso livre pela internet que visa possibilitar o registro e compartilhamento dos conteúdos educacionais voltados para os trabalhadores da saúde. Cabe ao Nescon, neste contexto colaborativo, disponibilizar sua produção para subsidiar ações de educação em saúde em todo país visando atender a um dos objetivos da UNA-SUS referente à capacitação e educação permanente dos profissionais de saúde que atuam no Sistema Único de Saúde. Para atendimento do propósito de compartilhamento dos recursos educacionais foi realizado um diagnóstico da produção do Nescon que teve como resultado a identificação de conteúdos que permitirão incrementar o ARES e contribuir para a promoção do acesso, uso e reuso de recursos educativos. A atividade também permitiu identificar que o material produzido pelo Nescon tem potencial para ser desmembrado em vários objetos simples de modo a auxiliar outras instituições a comporem seus cursos com recursos educacionais consolidando assim a política daquele Acervo e incorporando conceitos de gestão de informação e conhecimento às práticas educacionais.
2022
Eliane Pawlowski de Oliveira Araújo Jacqueline Pawlowski Oliveira Edison José Corrêa
Ocorrência natural de tripanossomatídeos em morcegos coletados no município de Montes Claros, Minas Gerais, Brasil
Os quirópteros possuem grande diversidade de espécies, hábitos alimentares e abrigos. Em consequência da fragmentação ambiental estão cada vez mais se estabelecendo nos centros urbanos. O presente estudo foi realizado para verificar a ocorrência de tripanossomatídeos em morcegos capturados em dois bairros (Vila Luiza -VL e Nossa Senhora das Graças -NSG) e dois parques (Parque Estadual da Sapucaia- PMS e Parque Estadual da Lapa Grande - PELG) do Município de Montes Claros MG, no período de abril de 2014 a abril de 2015. Foram capturados 1.100 morcegos pertencentes a quatro famílias: Emballonuridae (3,5%), Molossidae (10,3%), Phyllostomidae (75,9%), Vespertilionidae, (10,3%). Destes, 247 indivíduos foram utilizados para investigar a presença de tripanossomatídeos. Utilizou-se cultivo NNNLIT, com 2,1% (16741) positivos e 1,6 (12741) estabilizados e criopreservados. Os isolados foram identificados através da técnica de sequenciamento direcionada à região V7V8 do gene SSU rRNA como Trypanosoma dionisii (1014) e Trypanosoma cruzi (214). A técnica da PCR foi adotada para amplificação do gene SSU rRNA e detecção de DNA de Leishmania nas amostras de sangue, pele, baço, fígado e medula. Para a identificação das espécies de Leishmania utilizou-se PCR RFLP hsp70 e Hae III, com positividade de 4,9% (7/144), sendo quatro amostras identificadas como Leishmania braziliensis e as outras tês não identificadas. O DNA das 7 amostras de tecido positivas pelo alvo hsp70, e o DNA das 247 amostras de sangue foram analisadas pela PCR direcionada a região V7V8 do gene SSU Rrna, que detecta a família Trypanosomatidae. As amostras positivas foram sequenciadas para identificação das espécies. A positividade de infecção por tripanossomatídeos, nos morcegos coletados, foi de 25,9% (64/247). Sendo que o gênero Leishmania foi representado pelas espécies Leishmania amazonensis (9,3%), Leishmania braziliensis (7,8%), Leishmania infantum (4,6%) e Leishmania sp. (4,6%), e o gênero Trypananosoma pelas espécies Trypanosoma dionisii (40,6%), Trypanosoma cruzi (4,6%), e Trypanosoma sp. (32,8%). O PELG e o bairro NSG, apresentaram o maior número de morcegos infectados por Leishmania sp., sugerindo a ocorrência dos ciclos silvestre e urbano destas espécies. Os parques PELG e PMS apresentaram maior positividade de espécies do gênero Trypanosoma indicando uma maior participação dos morcegos no ciclo silvestre destes parasitos. No presente estudo constatou-se a ocorrência da infecção de morcegos por tripanossomatídeos em diferentes áreas de Montes Claros, o que é de grande importância ecológica, epidemiológica, de saúde pública e sanidade animal.
Harry Potter e a Pedra da Narrativa
No presente trabalho, analisamos, à luz da semiótica greimasiana, o livro Harry Potter e a pedra filosofal, escrito pela inglesa J. K. Rowling (2000) e traduzido para o português do Brasil por Lia Wyler, tomando-o, portanto, primordialmente como um objeto de significação, o que implica explicitar seus mecanismos intradiscursivos de produção do sentido. Verificamos, dessa forma, como se estrutura o plano de conteúdo desse texto, de modo a obter parâmetros para compará-lo aos contos de fadas infantis, a partir da hipótese de que ele ecoaria ou atualizaria elementos recorrentes nessas histórias. Nossa análise enfocou, em especial, o nível narrativo, tal como foi proposto pelo percurso gerativo de sentido. Nesse contexto, Vladimir Propp, um dos precursores da semiótica greimasiana, cujos trabalhos sobre o conto maravilhoso russo muito contribuíram para a constituição do nível narrativo, possibilitou-nos uma comparação mais acurada com os contos de fadas tradicionais por meio das trinta e uma funções por ele elencadas. Os resultados obtidos revelam que, sob a variabilidade da superfície textual do livro de J. K. Rowling, encontram-se invariantes também presentes nos contos citados, além de muitas das funções proppianas. Assim, percebemos que Harry Potter e a pedra filosofal não é uma passagem isolada na história da literatura infanto-juvenil mundial, mas apenas mais um capítulo dela, possuindo profundas raízes nos contos de fadas mais tradicionais. Por fim, abordamos, de forma sucinta, algumas questões ideológicas e discutimos a relação de empatia entre a obra e o público-leitor, a partir do seu caráter, ao mesmo tempo, invariante e variante, ou seja, tradicional e renovador, o que, acreditamos, ajuda-nos a elucidar seu sucesso.
As especificidades da comunidade religiosa: pessoa e comunidade na obra de Edith Stein
O objetivo geral da pesquisa é identificar os aspectos essenciais do ser comunidade, do ser pessoa e a relação entre eles, explicitando a especificidade das comunidades religiosas quanto ao processo de tornarem-se si mesmas da pessoa e da comunidade, a partir da obra de Edith Stein. Trata-se de uma pesquisa teórica onde, após uma revisão de como a relação pessoa e comunidade vem sendo discutida na Psicologia Social, realizamos um extenso levantamento de como Edith Stein discute este tema, ressaltando suas contribuições específicas e inserindo-as no diálogo atual da Psicologia. Identificamos três principais perspectivas discutidas na Psicologia Social: (a) individualismo, (b) sociologismo e (c) interacionismo. Inserida na perspectiva do interacionismo, Edith Stein inicia a análise fenomenológica a partir das vivências da pessoa e, apreendendo os diferentes tipos de vivências, identifica aspectos da estrutura da pessoa que são mobilizados no encontro com os objetos. Assim, corporeidade, psique e espírito, compõem a estrutura da pessoa humana de forma organicamente relacionada, sendo que esta mesma estrutura universal é mobilizada de maneira distinta no ser homem e no ser mulher. A pessoa vivencia um processo próprio de formação onde recebe da comunidade os elementos que constituem sua personalidade, ao mesmo tempo em que disponibiliza para a comunidade seu ser pessoal, constituindo uma personalidade própria da comunidade, na medida em que acolhe a realidade compartilhada e age a partir de seu centro pessoal. A comunidade é apreendida por Stein, em seus aspectos dinâmicos, através da maneira como seus membros se reconhecem enquanto pessoas, acolhendo posicionamento uns dos outros e respondendo a estes, a solidariedade é identificada como uma vivência comunitária essencial. A vivência religiosa, identificada enquanto senso religioso e conhecimento natural de Deus, fé e experiência mística, mobiliza de forma específica a estrutura da pessoa, provocando uma atenção à realidade, uma posição de abertura da razão e o despertar de um caminho rumo ao centro pessoal. A pessoa libertada, aquela que vive a partir da dinâmica da experiência religiosa, ao mesmo tempo que acolhe o mundo em si, acolhe também os valores religiosos e, a partir do seu íntimo, responde à realidade e à Deus simultaneamente. Características específicas da comunidade religiosa foram identificadas: (a) reconhecimento da humanidade como comunidade religiosa potencial; (b) servir a Deus através da vida comunitária; (c) missão da comunidade e da pessoa conferidas por Deus; (d) liberdade e responsabilidade recíproca diante do destino comum. A partir das categorias de pessoa libertada, personalidade da comunidade e vivências comunitárias, identificamos algumas contribuições para a discussão da relação pessoa e comunidade feita pela Psicologia Social, apresentando um caminho para superação de dicotomias e para a realização de novos estudos.