Repositório RCAAP
Ligno: material compósito com resíduo de madeira
Este artigo apresenta os resultados da segunda etapa de uma pesquisa sobre o desenvolvimento tecnológico de um material compósito sustentável, a partir de resíduos gerados pela indústria moveleira. As conclusões aqui demonstradas estão fundamentadas em pesquisa realizada previamente nas empresas do setor localizadas na região metropolitana de Belo Horizonte. Seu desenvolvimento compreende: seleção dos resíduos; desenvolvimento do material compósito; desenvolvimento de alternativas (produtos e serviços) para utilização dos resíduos; projeto e acompanhamento da fabricação dos moldes; e fabricação dos produtos utilizando a nova tecnologia. Como resultado desta etapa, conseguiu-‐se desenvolver a composição do material, sistematizar sua dinâmica de produção, verificar sua viabilidade produtiva e gerar alternativas de aplicação. A tecnologia desenvolvida surge como uma possibilidade sustentável para a destinação correta e, além de tudo, lucrativa desses resíduos, que, apesar de sua relevância, não recebem o devido tratamento por parte dos responsáveis.
2022
Glaucinei Rodrigues Corrêa Alessandro de Oliveira Policarpo
Experiências da infância na Educação Infantil: o brincar no espaço da brinquedoteca do anexo pés no chão - Contagem
A presente pesquisa busca conhecer e reconhecer as experiências do brincar vividas pelas crianças do Anexo Pés no Chão, intervindo nelas e nos espaços que medeiam a aprendizagem e o desenvolvimento dessas crianças. Para compreender o processo de estruturação social e espacial da instituição de Educação Infantil pesquisada, nossa atenção voltou-se para o trabalho das profissionais que atuam com as crianças de 3 anos e o espaço eleito para o trabalho de pesquisa foi a brinquedoteca. Após a coleta de dados, organizamos uma intervenção no espaço de forma que as crianças passassem a ter papel ativo e central nas escolhas, decisões, condução das ações, bem como na possibilidade de organizar o local em outros formatos e definir seus usos, com autonomia e criatividade. Um novo espaço em que a dimensão corporal fosse protagonista e que, nos tempos de brincar, possibilitasse às crianças criar outras geografias e construir novos arranjos nos espaços da brinquedoteca.
O brincar na Educação Infantil: favorecendo laços afetivos
Este trabalho consiste na sistematização de um Plano de Ação Pedagógica desenvolvido no ano de 2011 na Escola Municipal Dr. José Xavier Nogueira, em uma turma de 25 alunos de 5 anos. O tema central deste trabalho foi: O brincar na Educação Infantil: favorecendo laços afetivos, que teve como principal objetivo compreender a importância das brincadeiras e dos momentos lúdicos para o desenvolvimento sócio afetivo dos alunos. Inicialmente fiz uma descrição do contexto em que o Plano de Ação Pedagógica foi desenvolvido, apresentei a temática escolhida, sua justificativa teórica, bem como seus objetivos gerais eespecíficos. Em seguida apresentei a metodologia utilizada para a realização do trabalho, o desenvolvimento e análise da ação pedagógica. Por fim fiz uma avaliação do trabalho, ressaltando a importância do afeto para o desenvolvimento integral do aluno. Podemos concluir que a contribuição do afeto presente nas brincadeiras, somente se tornará possível, se tais atividades forem significativas, bem planejadas e com a real participação do docente.
A importância da gestão escolar na elaboração do currículo na escola
O presente trabalho teve como objetivo geral analisar o papel da Gestão Escolar na elaboração do currículo na Educação Infantil; e seus objetivos específicos envolveram: apontar o currículo e seus conceitos; relatar como se dá o processo de elaboração do currículo na Educação Infantil; discutir a importância da gestão escolar na preparação do currículo; e destacar como se deu a implantação do currículo em uma escola do município de Vespasiano/MG. Para alcançar esses objetivos, foram utilizados como referenciais teóricos os autores: Nilma Canterli (2004); Ivor Goodson (1995); Mirian Grinspun (2002); Elizabeth Macedo et al (2002); Antônio Moreira e Tomaz Silva (2009); Marco Oliveira e Manoel Simões (2001); Gimeno Sacristán (2000); Djanira Santana (2013); Ilma Veiga (2004); dentre outros. Além da parte teórica, foram realizadas duas entrevistas com uma diretora e uma educadora da escola de Vespasiano/MG.
Estimativa da evapotranspiração real em área de relevo acidentado utilizando o SEBAL
A evapotranspiração é um processo de redistribuição tanto da água como de energia, sendo uma variável essencial para a aplicação em modelos hidrológicos e climáticos, os quais contribuem para uma gestão consistente dos recursos hídricos, seja em escala local, regional, ou global em recortes artificiais (agricultura e pastagem) ou em ambientes naturalmente definidos, como bacias hidrográficas e biomas. O presente estudo tem como objetivo estimar a evapotranspiração real horária e diária em área de relevo acidentado, utilizando o Surface Energy Balance Algorithms for Land (SEBAL) a partir de imagens orbitais do satélite Landsat 8 e dados meteorológicos. Assim, são executados dois modelos para a Unidade de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos do Rio Piranga (UPGRH DO1): sem correção para a influência do relevo (Modelo 1) e com correção para a influência do relevo (Modelo 2). Com a aplicação do SEBAL, o fluxo de calor latente () é estimado como um resíduo da equação simplificada do balanço de energia. A partir do , que corresponde à energia empregada para o processo da evapotranspiração, é estimada a evapotranspiração real horária e, utilizando a fração evaporativa, a evapotranspiração real diária. Os resultados de evapotranspiração obtidos permitem evidenciar sua variabilidade espacial na UPGRH DO1 e o conhecimento da contribuição de vapor dágua para a atmosfera de acordo com diferentes tipos de cobertura da terra na área de estudo. A partir da comparação dos valores estimados com a evapotranspiração de referência (0), calculada pelo método Penman-Monteith padrão FAO, e com a evapotranspiração da cultura () do eucalipto, a estimativa nos dois modelos se mostraram consistentes, sendo que a estimativa com o Modelo 2 tende a apresentar valores inferiores ao Modelo 1. Em ambos os modelos, ficou evidente a influência da vegetação no particionamento dos fluxos de energia na superfície da terra.
A relação professor-aluno no processo de ensino e aprendizagem na educaçâo profissional de enfermagem
O papel do professor é desenvolver a ação e a prática pedagógica em sala de aula, através da discussão do processo de aprendizagem, da relação professor-aluno, da reorganização de conteúdos e metodologias, revisão constante dos processos de avaliação, optando por aqueles que se caracterizem pelo incentivo e motivação para a aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi identificar no âmbito da literatura cientifica nacional, os aspectos relevantes da relação professor-aluno no ensino profissionalizante de enfermagem. Neste estudo foi utilizada como metodologia a revisão integrativa de literatura, buscando responder a seguinte questão norteadora: qual o conhecimento produzido acerca da relação professor-aluno no processo de ensino aprendizado na enfermagem profissionalizante? Os aspectos relevantes na relação professor aluno no ensino profissionalizante de enfermagem apontados nos trabalhos foram: o processo de ensino e aprendizagem é facilitado pelo professor que estimula o processo crítico e reflexivo; que utiliza a metodologia problematizadora; pelo professor que aponta caminhos e que seja capaz de estabelecer vínculo afetivo com os seus alunos. As práticas supervisionadas são consideradas integrantes do processo de aprendizagem no ensino profissionalizante da enfermagem, destacando ainda as interações entre alunos, colegas e a promoção de momentos de reflexão sobre a ação e a importância do saber associado às atitudes comportamentais e habilidades práticas.
Desigualdade em saúde no Brasil: medida e avaliação
A avaliação da desigualdade em saúde é amplamente estudada e debatida em âmbito mundial. Este tema torna-se particularmente relevante no contexto do Brasil, um país fortemente marcado por desigualdades econômicas e sociais.Esta tese tem como objetivo central contribuir para este debate, incorporando novos elementos à discussão, principalmente no que se refere aos aspectos metodológicos da medida do estado de saúde, baseada no ajuste de um modelo da Teoria de Resposta ao Item, e incorporando uma nova dimensão na avaliação da desigualdade em saúde, até então muito baseada na comparação da saúde nos diferentes grupos e passando a basear-se na análise da distribuição da saúde nos grupos de interesse e na sua comparação com uma distribuição de referência. Foram utilizados os dados da PNAD 2003, em particular o Suplemento Saúde, que contemplou um diagnóstico sobre a saúde da população brasileira, o acesso a serviços de saúde, a cobertura por plano de saúde, a utilização dos serviços de saúde, os gastos com saúde e as condições de mobilidade física. A amostra estudada foi composta pelos indivíduos com idade igual ou superior a 20 anos.Os resultados mostraram-se coerentes com aqueles já apresentados pela literatura: indivíduos com estado de saúde mais baixo possuem maior probabilidade de apresentarem doenças crônicas, de possuírem restrições de mobilidade física, de avaliarem sua saúde como ruim ou muito ruim e de deixarem de realizar atividades habituais ou de ter estado acamado. A medida do estado de saúde revelou que 22,9% dos indivíduos foram classificados no grupo de pessoas com estado de saúde mais frágil. O extremo oposto, composto pela população com melhor estado de saúde, agregou 14,3% da amostra estudada. A medida de desigualdade intra-grupo apontou a existência de mais desigualdade para as mulheres, para as pessoas idosas, para os indivíduos de menor escolaridade e para as pessoas de baixo nível socioeconômico.As desigualdades em saúde evidenciadas neste trabalho apontam desafios para as políticas públicas, particularmente da área de saúde, e devem ser consideradas para subsidiar ações que atendam às necessidades da população, com foco na superação da desigualdade social.
Síntese e caracterização de nanopartículas magnéticas funcionalizadas com núcleo magnético de magnetita
Nanopartículas magnéticas revestidas com sílica tem sido alvo de extensivas, em muitos aspectos, e também intensivas investigações devido sua potencial aplicação em diferentes campos tecnológicos, particularmente em biomedicina. O carregamento de droga para específicos locais através da aplicação de um campo magnético tem sido estudado, como uma das aplicações de nanopartículas magnéticas, sendo uma promissora forma de resolver muitos problemas associados com a administração sistêmica de drogas. Este trabalho foi dividido em; (i) síntese e caracterização da magnetita nanoparticulada, (ii) revestimento da magnetita com sílica, (iii) incorporação dos fármacos na partícula revestida com sílica e (iv) liberação controlada das drogas. As magnetita nanoparticulada foi obtida através do método de coprecipitação-redução e o revestimento com sílica foi realizado através do método sol-gel baseado na hidrolise do tetraetilortossilicato (TEOS). Os materiais obtidos foram caracterizados por difração de raios-X, espectroscopia de mössbauer e de infravermelho, medidas de magnetização e medidas de potencial zeta. O tamanho da partícula foi obtido por microscopia de transmissão eletrônica (TEM). A incorporação dos fármacos, hidrocortisona, tetraciclina e paclitaxel, à nanopartícula foi realizada durante o processo de revestimento. A verificação da incorporação foi avaliada através de espectroscopia de infravermelho, análise térmica e medidas de potencial zeta. As quantidades de drogas liberadas foram obtidas por espectroscopia de ultravioleta-visível nos comprimentos de onda característicos de cada fármaco. O mecanismo de liberação foi avaliado aplicando modelos matemáticos, sendo o modelo de Korsmeyer-Peppas o mais adequado para descrever o perfil de liberação obtido para os três fármacos estudados
Vanguardas em formação: as obras iniciais de Augusto de Campos e de Ferreira Gullar
Esta dissertação realiza uma análise comparativa das obras iniciais de Augusto de Campos e de Ferreira Gullar com o intuito de verificar a paulatina conformação de uma poética de vanguarda. Busca-se avaliar como, em cada um desses poetas, a pesquisa formal, o manuseio consciente da linguagem, os procedimentos composicionais inovadores, as temáticas e os motivos são empregados em trabalhos que antecedem a assunção explícita do posicionamento vanguardista. Paralelamente, são discutidas as principais acepções e variações do termo vanguarda, em especial a de neovanguarda, consolidada em meados do século XX, contexto no qual se formam os poetas estudados.
Mapeamento da certificação MPS.BR Nível F nas práticas adotadas peloPraxis
A certificação de um ambiente de produção de software é cada vez mais requisitada por empresas do ramo da Tecnologia da Informação. O MPS.BR (Melhoria do Processo de Software Brasileiro) é um processo de certificação que vem ganhando importância neste meio. O objetivo deste trabalho se concentra na Engenharia de Software e visa implementar o MPS.BR e, em especial, o Nível F, em uma Fábrica de Software. Para isso serão apresentados o MPS.BR como um todo; o Praxis como processo base para criação de uma instância deprocesso para uma fábrica. Por fim, demonstrar-se-á como é praticável a implementação do Nível F com a instância criada do processo.Concluímos que é possível gerar um processo-base de forma simples, usando o Praxis, para que uma fabrica de software alcance qualquer nível de maturidade do MPS.BR.
“Nós somos raiz do lugar” produção do espaço na Comunidade Quilombola São José do Barro Vermelho
A partir da narrativa da modernidade, a Europa conformou um mundo simbólico e material que se expande para além de seu continente de origem. O encontro colonial é formador da narrativa moderna, e também de sua outra face: a colonialidade. A colonialidade se baseia na dominação e exploração do Outro, através, principalmente, do racismo e do capitalismo. O desenvolvimento é, contemporaneamente, uma narrativa extensamente utilizada pelo Estado brasileiro. Sobre tal narrativa, repousam os preceitos da colonialidade. A produção do espaço promovida pelo Estado está comprometida com tais preceitos, que se tronam mais claros quando há conflitos territoriais entre Estado e comunidades tradicionais. Com base nestas reflexões, este trabalho discute a produção do espaço promovida pelo do Estado e pela Comunidade Quilombola São José do Barro Vermelho, e busca compreender o conflito entre os comunitários e a criação do Parque Estadual da Serra das Araras, sobreposto às terras ocupadas e utilizadas pelos moradores. Finalmente, concluo que a comunidade assume uma atitude de resistência diante da homogeneização do espaço e da vida proposta pela modernidade-colonialidade, produzindo espaços para a diversidade, que a dialogam com a noção lefebvreana de espaço diferencial.
Bactérias láticas com potencial probiótico provenientes de bezerros nelore criados no semiárido
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2022
Danielle Soares Malveira Fernanda Guimarães Vanessa de Araújo Veloso Eduardo Robson Duarte Igor Viana Brandi Maximiliano Soares Pinto
A política de gestão de suprimentos no governo de Minas Gerais: uma avaliação a partir da percepção dos seus gestores
Este trabalho teve por objetivo analisar o desempenho e as melhorias verificados nos procedimentos de compras do Governo do Estado de Minas Gerais a partir de 2003. Para tanto, foram obtidas informações sobre as principais inovações na área de Suprimentos de 58 órgãos do Poder Executivo desse governo, bem como sobre a implementação do Sistema Integrado de Administração de Materiais e Serviços SIAD em todos os seus órgãos. Os dados levantados foram obtidos a partir dediversos meios. Os responsáveis pela definição da política de suprimentos do Poder Executivo mineiro e uma amostra de diretores da área de Suprimentos dos diversos órgãos foram entrevistados, tendo sido realizado um survey com todos os responsáveis pelo gerenciamento do SIAD em cada desses órgãos. Complementarmente, foram analisados alguns dados secundários de documentos ou relatórios de sistema. O grande número de dados levantados permitiu a consolidação de um panorama sobre as práticas de gestão de suprimentos no Governo Mineiro. Para esta análise, utilizou-separa os dados quantitativos, a estatística descritiva fundamentalmente, a distribuição de freqüências e para os dados qualitativos, foi utilizada a análise de conteúdo temática. Os resultados da pesquisa demonstram uma melhoria nos níveis de gestão de compras do governo estudado a partir de 2003, decorrente, em grande parte, do uso do SIAD e alinhada às sugestões do Banco Mundial (LCORP, 2004) sobre otimização das atividades de licitações e compras públicas. Todavia, há uma restrição importante neste processo: a falta de política de planejamento de compras e de avaliação de fornecedores.
A necessidade da aplicação da escuta diagnóstica para a abordagem precoce em saúde mental na atenção primária e a viabilidade de sua aplicação ao ensino médico
Este ensaio teórico investigou as razões que corroboram a necessidade da aplicação da Escuta Diagnóstica em Saúde Mental, tendo sido embasado em uma pesquisa-ação com Metodologia Clínico-Qualitativa, realizada no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, área de concentração: Saúde da Criança e do Adolescente da UFMG, na dissertação de mestrado intitulada: A Escuta Diagnóstica: uma proposta de ensino para a relação médico- paciente (PIRES, 2007). Os resultados obtidos em uma disciplina experimental, através da Escuta Diagnóstica, demonstraram que no real da prática clínica há um furo no saber, correlato às dificuldades dos alunos para a unificação de seus relatos em uma comunidade de conhecimento. As dificuldades relativas ao muro da linguagem foram retomadas pela via do Paradoxo de Russell aplicado à Teoria do Conhecimento, desvelando a inconsistência lógico-estrutural da ordem simbólica como uma contradição fundante de duas dialéticas diferentes, embora simultâneas. Há uma dialética de um indivíduo enquanto considerado social e passível de universalização pela ciência e uma outra dialética, a de um sujeito dividido estruturalmente pela linguagem. Além da exclusão prévia de quadros orgânicos, as modernas Classificações Diagnósticas em Psiquiatria, pela falta de comprovação de uma etiologia ou substrato anatomopatológico, se atém aos sintomas como critérios, tomando como objeto a doença. Portanto, há dois estatutos epistemológicos diferentes entre os Objetos: o da Psiquiatria a doença e o da Saúde Mental o doente. No vasto campo da Saúde Mental, a complexidade de um diagnóstico na Atenção Primária pode ser confundida com a aplicação de categorizações que podem ser úteis como instrumento de bancos de dados quantitativos para pesquisa. Os Objetivos na Saúde Mental são diferentes: os pacientes podem ser vistos como objetos passivos de terapias, ou escutados enquanto sujeitos. Nos casos de diagnóstico diferencial difícil e indefinido na Atenção Primária em Saúde Mental, especialmente na faixa etária de risco aumentado da adolescência, uma abordagem precipitada pode não ser suficiente ou a mais apropriada. Ainda que se demande ao médico uma resposta rápida, este lugar de endereçamento não deve ser ocupado, para se propiciar ao paciente/sujeito uma oportunidade para a fala. A teoria das Estruturas Clínicas formulada por Lacan permite a abordagem de diferentes sujeitos em laços sociais possíveis, que são sempre tangenciais ao paradoxo estrutural do saber/não-saber. Durante o curso médico, o aluno deve ser advertido de que cada paciente/sujeito estabelece relações transferenciais que ocorrem segundo o sintoma e a Estrutura de cada um, e dos riscos para estes pacientes. Portanto, uma advertência teórica prévia faz-se necessária e em caráter obrigatório no currículo, apontando para a possibilidade da construção teórica de hipóteses diagnósticas precoces de Estrutura. Para os casos sem definição que requerem uma Escuta Diagnóstica, esta enseja uma oportunidade aos interessados por este procedimento para que escutem um sujeito falante, ensejando a realização de uma abordagem precoce em Saúde Mental na Atenção Primária em caráter preventivo. Nesta investigação, também poderá emergir um sujeito no aluno, questionando as suas próprias razões, discutindo a profissão médica e as incidências éticas sobre a medicina como um todo.
Desafios e possibilidades para se criar uma rotina integral na Educação Infantil
A rotina é um importante elemento da organização dos tempos e dos espaços, está e sempre esteve presente nas mais diversas organizações sociais, sobretudo, nas organizações educacionais. Por isso, o presente trabalho tem por finalidade investigar os desafios e possibilidades para se criar uma rotina integral levando em consideração a organização dos tempos e espaços de duas turmas que seguem a mesma rotina e utilizam o mesmo espaço em uma instituição pública de educação infantil de Belo Horizonte. Visa ainda rever a rotina e as práticas pedagógicas utilizadas pelos profissionais para um melhor aproveitamento dos espaços disponíveis para desenvolvimento das atividades, criando um ambiente mais acolhedor, aconchegante e agradável para as crianças, pretende-se com ele a criação de uma espaço que seja significativo e que seja um ambiente educador. Este trabalho trata-se de uma pesquisa de intervenção realizada em duas turmas de 02 anos, que compartilham o mesmo espaço e seguem a mesma rotina durante o dia em uma Unidade Municipal de Educação Infantil de Belo Horizonte, onde buscamos sistematizar as discussões e problematizar junto aos profissionais a importância de se planejar uma rotina integral para as crianças que permanecem na instituição por 10 horas diárias supervisionadas por dez professores e cinco auxiliares de apoio a inclusão divididos em três turnos de trabalho. A partir da análise dos dados levantados constatamos que há uma grande necessidade de reestruturação das atividades diárias, da rotina e do planejamento. Sendo assim, buscamos levantar alternativas para solucionar alguns problemas construindo coletivamente metodologias entre todos os profissionais envolvidos para que as crianças sejam atendidas em todas as suas necessidades e especificidades diárias.
A obesidade induzida por dieta prejudica a indução de tolerância oral em camundongos
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Navegar lendo, ler navegando -: Aspectos do Letramento Digital e da Leitura de Jornais
Com base nos conceitos de letramento, letramento digital, mídias mosaiquicas, apoiado em uma concepção de hipertexto afiliada a conceitos de Roger Chartier e em uma teoria hipertextual de processamento da leitura (COSCARELLI, 1999), este trabalho mostra a relação de leitores pouco letrados com a leitura de jornais impressos e digitais. Este estudo de caso foi desenvolvido, em uma primeira etapa, com 144 alunos do primeiro período do curso de Enfermagem de uma instituição privada de ensino, em Belo Horizonte. A partir do perfil de leitores gerado por questionários, um grupo de 23 alunos foi selecionado para fazer testes de navegação e leitura nos jornais Estado de Minas e O Tempo, nas plataformas impressa e digital. Estes alunos foram divididos em três grupos: leitores de jornais impressos, de jornais digitais e não-leitores de jornais. O Estado de Minas e O Tempo foram analisados quanto à sua usabilidade e os leitores foram submetidos a testes em que deveriam cumprir uma tarefa simples de navegação. As habilidades de leitura foram medidas a partir de testes de leitura de notícias. Os alunos deveriam responder a questões propostas com base em descritores da matriz de Língua Portuguesa do Saeb. Os dados gerados pela pesquisa mostram grande variação nos comportamentos dos leitores de mídias mosaiquicas. Essa variação de letramento independe de a plataforma em que lêem notícias ser impressa ou digital. Bons navegadores podem se mostrar leitores fracos, assim como bons leitores podem se mostrar maus navegadores. A relação entre saber gerenciar o objeto de ler e as habilidades leitoras não se mostrou direta e proporcional. Conclui-se que a leitura se constrói a partir de uma sobreposição complexa de habilidades, grande parte delas sem atenção adequada da Lingüística e da matriz de Língua Portuguesa do Saeb. Embora seja importante que o leitor desenvolva letramentos vários, é possível apresentar habilidades assimétricas em relação a diferentes aspectos da leitura, sendo um deles os procedimentos ajustados ao objeto de ler. Os leitores mais competentes dos testes são aqueles que têm experiência na leitura freqüente de livros, jornais e outros objetos. A leitura de jornais depende do desenvolvimento de uma gama de habilidades, independentemente da plataforma de leitura. Talvez esta pesquisa possa contribuir para uma discussão séria sobre a importância de ler e ensinar a ler, atribuição a cada dia mais complexa para os professores.
Origami e o ensino de Artes Visuais na Escola Fundamental: aspectos culturais, formais e técnicos dos objetos criados
O presente trabalho tem a finalidade de divulgar a técnica do origami e conscientizar os educadores sobre as possibilidades de seu ensino dentro das artes visuais. Esse trabalho está dividido em três partes em que pretendo mostrar a importância de se trabalhar com origami nas artes visuais. No primeiro capítulo falo um pouco sobre o origami, sobre o papel, que é o material utilizado para confecção do origami e da lenda do Tsuru. No capítulo dois dialogo com outros professores que utilizaram origami nas suas disciplinas e até como forma de terapia. No terceiro capítulo mostro um pouco do que desenvolvi com alunos do ensino fundamental utilizando o origami. Este trabalho tem a intenção de se fazer pensar em realizar, como professores, grandes transformações na vida dos alunos intelectual e culturalmente. E também permitir a sociedade conhecer o origami como uma prática de atividades artísticas.
Análise de viabilidade para a abertura de serviço de entrega em domicílio no setor de alimentação
O empreendedorismo é uma atividade fundamental para o desenvolvimento da sociedade. Advêm da atividade vários elementos que impulsionam o dinamismo que caracteriza o atual cenário econômico, ao proporcionar a oferta de comércios e serviços destinados ao suprimento de demandas cada vez mais exigentes. Isso torna o empreendedorismo uma atividade de fundamental importância para a geração de concorrência e no processo do estabelecimento e manutenção de uma economia sólida