Repositório RCAAP

Análise de itens de uma prova de raciocínio estatístico

Este estudo objetivou analisar as 18 questões (do tipo múltipla escolha) de uma prova sobre conceitos básicos de Estatística pelas teorias clássica e moderna. Participaram 325 universitários, selecionados aleatoriamente das áreas de humanas, exatas e saúde. A análise indicou que a prova é predominantemente unidimensional e que os itens podem ser mais bem ajustados ao modelo de três parâmetros. Os índices de dificuldade, discriminação e correlação bisserial apresentam valores aceitáveis. Sugere-se a inclusão de novos itens na prova, que busquem confiabilidade e validade para o contexto educacional e revelem o raciocínio estatístico de universitários ao ler representações de dados estatísticos.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Vendramini,Claudette Maria Medeiros Silva,Marjorie Cristina da Canale,Michelle

Análise fatorial do Maslach Burnout Inventory (MBI) em uma amostra de professores de instituições particulares

O Inventário de Burnout de Maslach (MBI) foi projetado para avaliar a Síndrome de Burnout em trabalhadores. Este artigo analisa o comportamento psicométrico (fidedignidade e validade de construto) do MBI numa amostra de 563 professores que atuam em instituições particulares de ensino fundamental, médio e superior, na região metropolitana de Porto Alegre-RS. A análise fatorial identificou três fatores correlatos às três dimensões originalmente identificadas pelo inventário: exaustão emocional, despersonalização e realização profissional. Os três fatores explicaram, neste estudo, 47% da variância total das respostas dos sujeitos ao MBI. Todos eles alcançaram um nível satisfatório de consistência interna, sendo que o fator 1 (exaustão emocional) e o fator 2 (realização profissional) poderiam funcionar independentemente. Já o fator 3 (despersonalização) é utilizado no âmbito deste estudo em nível explicativo, contribuindo para uma compreensão mais ampla acerca da configuração de Burnout em professores.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Carlotto,Mary Sandra Câmara,Sheila Gonçalves

Diferencias de género en el acoso psicológico en el trabajo: un estudio en población española

En los últimos años, el acoso psicológico en el trabajo (bullying o mobbing) ha recibido una atención constante y ha sido reconocido como un importante problema social. El objetivo de este estudio consiste en analizar de forma exploratoria si existen diferencias de género tanto en el acoso psicológico como en sus dimensiones. Los datos fueron recogidos con el cuestionario de "Acoso Psicológico en el Trabajo" (Moreno-Jiménez, Rodríguez-Muñoz, Garrosa, Morante & Rodríguez, 2004), en una muestra de 103 trabajadores de la Comunidad de Madrid. Los resultados mostraron diferencias significativas entre hombres y mujeres en Acoso Psicológico, Aislamiento Social y Desacreditación. Estos datos apoyan la hipótesis de que el hecho de ser mujer supone un riesgo adicional para sufrir acoso psicológico.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Moreno Jiménez,Bernardo Rodríguez Muñoz,Alfredo Garrosa Hernández,Eva Morante Benadero,Maria Eugenia Rodríguez Carvajal,Raquel

Família: maternidade e procriação assistida

O presente trabalho trata das transformações que se operam na idéia de família que desenvolvemos no Ocidente. Tais mudanças se devem, entre outros fatores, aos diferentes lugares que a mulher passou a ocupar na família e na sociedade e à constituição de sua identidade pela via da maternidade. Isso também é acompanhado pela decadência do modelo patriarcal, o que gera intensas discussões a respeito de um possível fator de feminilização da cultura e declínio da função paterna. A essas questões somam-se os avanços tecnológicos no campo da medicina da reprodução e as intervenções sobre o corpo feminino, o que tem proporcionado tanto mudanças quanto reforços no modelo de família tradicional ocidental.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Braga,Maria da Graça Reis Amazonas,Maria Cristina Lopes de Almeida

Auto-estima pessoal e coletiva em mães e não-mães

O estudo investigou as implicações da condição de maternidade e de não-maternidade para a construção da auto-estima pessoal e coletiva das mulheres, mediante o teste das hipóteses de que os índices de auto-estima pessoal e de auto-estima coletiva obtidos por mulheres mães seriam significativamente maiores do que os índices obtidos por mulheres não-mães. A amostra foi composta por 310 mulheres, com idades variando entre 30 e 69 anos, distribuídas em um grupo de mães e um outro de não-mães, as quais foram solicitadas a responder às versões brasileiras da Escala de Auto-Estima de Rosenberg e da Escala de Auto-Estima Coletiva. A análise dos resultados revelou que as duas hipóteses do estudo foram corroboradas. Concluiu-se que as concepções e representações tradicionais acerca da maternidade ainda desempenham um importante papel na configuração da identidade feminina.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Souza,Daniela Borges Lima de Ferreira,Maria Cristina

Percepção de tamanho e forma corporal de mulheres: estudo exploratório

Objetivou-se investigar, através da Escala de Desenhos de Silhuetas, a percepção de tamanho e forma corporal de 150 mulheres, divididas com base no índice de massa corporal (IMC) em cinco grupos: não-obesidade, sobrepeso e obesidade graus I, II e III. As escolhas foram classificadas em representações de tamanho e forma corporal normal, real e ideal. Evidenciou-se que as escolhas de homem e mulher de tamanhos normais, nos cinco grupos, foram associadas a representações de baixo peso. Na auto-avaliação de tamanho e forma corporal real, notou-se ampla distribuição de escolhas, sendo que, com exceção do grupo com sobrepeso, a maioria das mulheres dos demais grupos fez escolhas compatíveis com seu IMC. O tamanho e forma corporal ideal foram associados a figuras representativas de baixo peso. Os dados apontam para a relevância das diferenças entre adequação da percepção real e ideal, sinalizando a direção das dificuldades relativas à autopercepção corporal.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Almeida,Graziela Aparecida Nogueira de Santos,José Ernesto dos Pasian,Sonia Regina Loureiro,Sonia Regina

Produção de sentidos sobre a maternidade: uma experiência no Programa Mãe Canguru

Este artigo analisa, sob a perspectiva da relação entre a família e instituições de saúde, os sentidos produzidos sobre a maternidade em um programa de saúde neonatal desenvolvido na rede pública - o Programa Mãe Canguru. A partir de entrevistas e observações feitas com usuárias durante sua participação no programa, buscamos apreender como as práticas discursivas e não discursivas sobre maternidade e maternagem, difundidas nesse processo, se articulam com as experiências concretas dessas mulheres para produzir novas configurações subjetivas. Na interpretação dos dados, realizada através de análise do discurso, os aspectos mais significativos das falas das entrevistadas foram agrupados em quatro núcleos de sentido: família e religião; o impacto do nascimento prematuro; desconfiança e resistência nas relações com instituições e profissionais de saúde; e a experiência com o Programa Mãe Canguru. Ao final, procurou-se identificar as principais estratégias e formas de singularização utilizadas por essas mulheres ao atribuírem sentidos ao papel materno.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Moura,Solange Maria Sobottka Rolim de Araújo,Maria de Fátima

Interação mãe-bebê em contexto de depressão materna: aspectos teóricos e empíricos

O presente estudo teve por objetivo revisar a literatura sobre a interação mãe-bebê em situação de depressão materna. Em particular, buscou-se analisar os diversos fatores que podem mediar o impacto da depressão materna no desenvolvimento do bebê, dentre eles a idade da criança, o seu temperamento, a cronicidade do episódio depressivo materno e o estilo interativo da mãe deprimida. A literatura revisada revela que a depressão afeta não só a mãe, mas também o bebê e até mesmo o próprio pai, em vista da influência deste quadro no contexto familiar. Alguns estudos sugerem ainda que a presença do pai e a ausência de conflitos conjugais são fatores que podem amenizar os efeitos da depressão materna para o bebê.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Frizzo,Giana Bitencourt Piccinini,Cesar Augusto

O papel da família e dos pares na escolha profissional

O momento da escolha profissional é visto como essencial na percepção do adolescente, da família e da sociedade. Por ser considerado um momento importante o adolescente sente necessidade de ter apoio da família e dos pares durante o período de escolha. O objetivo deste estudo foi verificar as percepções dos adolescentes quanto à influência da família e de terceiros na escolha profissional. Participaram 16 ex-orientandos de um programa de orientação profissional de uma universidade pública federal, cinco (5) do sexo masculino e onze (11) do sexo feminino, com idades variando entre 16 e 18 anos. Foram realizadas duas entrevistas abertas. Os dados foram analisados a partir da Epistemologia Qualitativa proporta por González-Rey (1997), com a retirada de indicadores e a construção de zonas de sentido a partir do discurso dos adolescentes. Os indicadores na primeira entrevista sugeriram a influência dos pais e na segunda entrevista, a influência dos pares.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Santos,Larissa Medeiros Marinho dos

A ludicidade da criança e sua relação com o contexto familiar

Esse artigo é resultado de uma pesquisa que procurou investigar como o lúdico aparece no contexto diário da vida das crianças em situação de pobreza econômica. Buscou-se investigar os brinquedos, brincadeiras, o tempo, o espaço e as companhias preferidas pelas crianças, bem como a visão de seus familiares, através de entrevistas estruturadas. As crianças foram escolhidas aleatoriamente, em duas escolas públicas de Caxias do Sul, num total de quarenta, com idades entre 7 e 10 anos. Os resultados apontam para os aspectos protetivos e os de risco. As conclusões indicam a necessidade de novas pesquisas de observação in loco das interações entre as crianças e seus respectivos familiares, bem como a possibilidade de estruturação de programas na rede municipal que beneficiem essas interações através do lúdico.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Poletto,Raquel Conte

Alimentação no ambiente de creche como contexto de interação nos primeiros dois anos de um bebê

Este trabalho visa investigar o contexto de alimentação em díades adulto-bebê, a partir de uma abordagem sociocultural. Seu principal objetivo consistiu na comparação das atividades de um bebê e seu cuidador na creche nos primeiros dois anos de vida, durante a alimentação. Foram realizadas entrevistas com os cuidadores e registros em vídeo durante a alimentação do bebê. Os dados foram analisados em termos da percentagem de ocorrências das atividades e interações, e dos scripts. Os resultados indicaram que durante os momentos em que a criança é alimentada, trocas interativas ocorrem e são essenciais para seu desenvolvimento como membro da cultura da qual faz parte.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Seabra,Karla da Costa Moura,Maria Lucia Seidl de

Qualidade de ambientes de creches: uma escala de avaliação

Este estudo apresenta a análise de conteúdo da Infant/Toddler Environment Rating Scale-ITERS. Duas especialistas brasileiras em educação infantil analisaram a pertinência de cada um dos 35 itens da ITERS para avaliar a qualidade de ambientes educacionais oferecidos para crianças de 0 a 30 meses. Considerando-se os 70 itens avaliados, verificou-se que em 69 houve indicação de permanência e apenas uma sugestão de exclusão. As indicações de permanência dos itens foram classificadas nas seguintes categorias: Permanência sem sugestões de alterações (56%); Permanência com sugestão de adequação de termos, de materiais ou de situações (19%); Permanência com sugestão de acréscimo de esclarecimentos (11%); Permanência com alterações de estrutura ou de conteúdo (10%). O alto índice de acordo obtido entre as juízas (97%) quanto à permanência de 34 itens sugere a pertinência da ITERS, representada pelos 35 itens, para avaliar a qualidade do atendimento oferecido em ambientes educacionais coletivos em nosso contexto.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Souza,Tatiana Noronha de Campos-de-Carvalho,Mara

O desenho infantil na ótica da ecologia do desenvolvimento humano

Este trabalho resultou de reflexões sobre a Abordagem Ecológica do Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner associada ao pensamento de estudiosos da Educação Ambiental. O foco deste artigo será compreender a relação entre percepção, o desenho e o conceito de atividade molar na perspectiva ecológica de Bronfenbrenner. Pressupõe-se que o desenho é também uma forma de expressar criativamente a percepção que as crianças têm dos ambientes que habitam. Será ressaltada a importância da imaginação e potencial da expressão do desenho como importante ferramenta na construção de conhecimentos e integração de experiências originadas em contextos variados. Estas experiências gráficas fazem parte do crescimento psicológico e são essenciais para a formação de indivíduos sensíveis, criativos e capazes de transcender e transformar a realidade. Para trabalhar com estas idéias são exemplificados desenhos de crianças de uma ONG no Extremo Sul do Brasil que propõe educação ambiental através de arte-educação.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Goldberg,Luciane Germano Yunes,Maria Angela Mattar Freitas,José Vicente de

Suporte parental: um estudo sobre crianças com queixas escolares

O objetivo deste artigo foi investigar o suporte parental recebido por crianças encaminhadas para atendimento psicológico em razão do baixo desempenho escolar, em comparação com crianças não encaminhadas. Os participantes foram 60 crianças de 7 a 11 anos e suas mães, selecionadas em uma clínica de psicologia e em uma escola, ambas públicas. O suporte foi avaliado em três domínios: acadêmico, desenvolvimental e emocional. Da criança avaliou-se o nível de inteligência, o desempenho escolar e a presença de problemas de comportamento. Em concordância com estudos anteriores, o grupo encaminhado mostrou desempenho cognitivo e acadêmico mais baixo e mais problemas de comportamento. O suporte acadêmico não diferiu entre os grupos. As mães de crianças encaminhadas relataram menos suporte desenvolvimental e emocional, com problemas nas práticas educativas e relacionamento pais-criança conflituoso. Os resultados salientam a necessidade de cuidados de saúde mental para crianças vulneráveis que vivem em ambientes pouco apoiadores.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

D'Avila-Bacarji,Keiko Maly Garcia Marturano,Edna Maria Elias,Luciana Carla dos Santos

Aceitação-rejeição para estudar e agressividade na escola

Foram estudadas as relações entre agressividade e aceitação-rejeição em 1281 estudantes de quatro escolas de ensino fundamental. A medida sociométrica baseou-se em três escolhas positivas e três negativas em situação de estudo. As escalas de agressividade forneceram três medidas: em situação familiar, em situação escolar e geral. Nas medidas sociométrica e de agressividade em situação familiar as diferenças entre as escolas foram atribuídas ao acaso. As escalas de agressividade escolar e geral formaram dois subgrupos, sendo duas escolas com menor e outras duas com maior agressividade. Foram encontradas correlações significativas entre as medidas sociométrica e de agressividade escolar nas quatro escolas e com agressividade geral em uma delas, indicando que quanto maior a aceitação social, menor a agressividade. Como as correlações foram baixas, estudaram-se grupos extremos em termos de aceitação-rejeição e apenas em uma escola as escalas de agressividade escolar e geral diferenciaram esses grupos.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Sisto,Fermino Fernandes

O psicólogo comportamental e a utilização de técnicas e instrumentos psicológicos

Esta pesquisa teve como objetivo caracterizar as estratégias, técnicas e instrumentos psicológicos mais conhecidos e utilizados por profissionais cuja abordagem norteadora é a comportamental ou cognitiva. Participaram 35 profissionais de diversos estados brasileiros. Utilizou-se um instrumento composto de duas partes. A primeira delas versou questões que visavam à caracterização dos sujeitos quanto à formação, atuação profissional, abordagem terapêutica, atividades profissionais, estratégias e instrumentos utilizados na avaliação. A segunda consistiu em uma relação contendo 152 instrumentos de avaliação psicológica, na qual os sujeitos tinham que assinalar quais instrumentos eram conhecidos e quais eram utilizados. Os resultados evidenciaram que, em sua maior parte, os profissionais atuam em universidades, utilizam avaliação com fins de diagnóstico e intervenção e utilizam instrumentos psicológicos cuja fundamentação teórica não está em consonância com a abordagem terapêutica adotada.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Oliveira,Katya Luciane de Noronha,Ana Paula Porto Dantas,Marilda Aparecida Santarem,Erica Machado

Revisão: aspectos cognitivos e psicossociais associados a Doença de Chagas

Objetiva-se a análise crítica de 15 artigos empíricos identificados nas bases de dados PsycINFO, Medline, Lilacs e SciELO, no período de 1972 a 2003, relativos à associação de doença de Chagas ao funcionamento cognitivo e psicossocial dos portadores. A análise dos delineamentos apontou para a associação de prejuízos cognitivos e psicossociais à doença de Chagas. Destacam-se como pontos críticos o pequeno número de artigos identificados sobre as variáveis psicossociais em um período de três décadas e a diversidade de variáveis estudadas Tais pontos sugerem a necessidade de pesquisas que investiguem de forma mais detalhada o impacto da doença sobre o portador, relacionando variáveis pessoais e contextuais de modo a detectar o efeito combinado de tais condições e implementar práticas educativas de saúde.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Hueb,Martha Franco Diniz Loureiro,Sonia Regina

Escala de comportamentos socialmente responsáveis do consumidor: estudo preliminar de evidência de validade

Este estudo teve como objetivo adaptar para o Brasil a Escala de Comportamentos Socialmente Responsáveis do Consumidor - ECSRC (Roberts, 1996), cujo objetivo principal é avaliar em que medida os consumidores tendentes a expressar condutas indicativas de preocupação de ordem social também as levam em consideração no momento de adquirir seus produtos. Participaram 298 estudantes universitários, com idade média de 21 anos (d.p. = 4,60), sendo a maioria do sexo feminino (72,4%). Por meio de uma análise fatorial dos eixos principais (PAF) com rotação promax foram identificados três fatores que explicam conjuntamente 41,1% da variância total. O primeiro fator agrupou cinco itens e foi denominado como preocupação ambiental (a = 0,90), o segundo, preocupação com reciclagem, ficou composto por quatro itens (a = 0,75); e, por fim, o fator denominado de preocupação social (a = 0,70) reuniu seis itens da escala. Estes resultados são coerentes com a concepção de que múltiplos fatores são necessários para avaliar o comportamento do consumidor, ademais sugerem a adequação da ECSRC ao contexto brasileiro.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Queiroga,Fabiana Gouveia,Valdiney Veloso Coutinho,Maria da Penha de Lima Vasconcelos,Tatiana Cristina Jesus,Girlene Ribeiro de

É fácil tirar a criança da rua, o difícil é tirar a rua da criança

O presente estudo visa a descrever os principais objetivos de quatro instituições de atendimento a crianças em situação de rua segundo os seus coordenadores, assim como as concepções destes acerca da infância em situação de rua. Além disto, é investigada a percepção dos coordenadores sobre os objetivos dos jovens ao buscarem estas instituições e a relação que estes serviços estabelecem com a rua. Objetiva, ainda, descrever a avaliação que os coordenadores fazem do trabalho desenvolvido pelas suas instituições e pela rede especializada de serviços. Neste sentido, foram entrevistados seis coordenadores e vice-coordenadores de quatro instituições da cidade de Porto Alegre. Segundo os coordenadores, os objetivos institucionais são a reinserção social dos jovens atendidos, a defesa dos direitos dessa população, assim como o fornecimento das condições básicas de sobrevivência. Os coordenadores avaliam de forma positiva a forma de funcionamento em rede, apontando as principais dificuldades e os pontos a serem aprimorados.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Santana,Juliana Prates Doninelli,Thaís Mesquita Frosi,Raquel Valente Koller,Sílvia Helena

A criança abrigada: considerações acerca do sentido da filiação

O presente artigo discute os sentidos da filiação para crianças abrigadas, vítimas de violência doméstica. O desejo dessas crianças de recuperar a filiação familiar é analisado como busca de um lugar psicossocial. As crianças abrigadas, que sofreram uma ruptura na filiação primeva e história de vida, flutuam entre vinculações efêmeras, sem referências de seu passado e sem pontos fixos e sólidos para seu assentamento no presente que lhes possam servir de guia ou de novas filiações. Tal condição de desfiliação é focalizada como tendência da sociedade contemporânea em afrouxar vinculações, movimentar os ancoradouros psicossociais e produzir desterritorializações, favorecendo uma subjetividade móvel, não identitária, desenlaçada de encaixes e conexões duradouros. Como conclusão, é apontada a continuidade histórica da vitimização da infância realizada pela condição de trânsito e passagem na qual vive, impeditiva de constituições de vínculos duradouros e sólidos que permitam uma suficiente estabilidade e segurança para a prospecção do mundo.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Parreira,Stella Maris de Castro Pipinis Justo,José Sterza