Repositório RCAAP

Dez anos de Psicologia em Estudo

No summary/description provided

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Silva,Karen Silvia Salles Paulino,Alice Dias

Construcción de tradiciones historiográficas en psicología y psicoanálisis

La presente investigación revisa dos tradiciones historiográficas en psicología; la tradición historiográfica anglo sajona, introducida por Boring en Estados Unidos y la tradición historiográfica psicoanalítica, introducido por Jones en Inglaterra. Se propone el nombre de tradición historiográfica para describir las operaciones y reconstrucciones historiográficas que tamizan el conocimiento de la historia de la psicología y del psicoanálisis. El trabajo analiza los presupuestos de ambas tradiciones desde el campo de los estudios históricos y algunas concepciones de la historiografía, en particular de la obra de Hobsbawn y José Luis Romero, tanto como el significado mítico de ambas tradiciones.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Klappenbach,Hugo

A imagem da infância nas teses da faculdade de medicina do Rio de Janeiro - (1832-1930)

Este trabalho procura analisar historicamente o conceito de infância no Brasil e como a representação infantil passou de um papel secundário no sistema colonial a foco das preocupações no século XIX, através da atuação dos médicos higienistas. A partir da análise das teses de doutoramento da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro que discorrem sobre a criança, produzidas no período de 1832 a 1930, procuramos investigar de que maneira a construção e disciplina do corpo infantil se refletem no desenvolvimento de uma ciência psicológica. Neste percurso, deparamo-nos com discussões sobre temas que englobam não apenas o corpo, mas também a compreensão da alma infantil, sob a influência do paradigma científico e das teorias evolucionistas vigentes à época. Além disso, associada à imagem infantil, também encontramos a importância da mulher - enquanto mãe e ama - como mantenedora da família, constituindo uma nova moldagem também da figura feminina.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Espírito Santo,Adriana Amaral do Jacó-Vilela,Ana Maria Ferreri,Marcelo de Almeida

História da saúde mental infantil: a criança brasileira da Colônia à República Velha

Este texto descreve a trajetória da Saúde Mental e dos cuidados à infância no Brasil da Colônia à República Velha. No período colonial não havia cuidados especiais à criança. O que temos para compreender a criança colonial são relatos descritos em documentos, tratados e cartas da época, e em descrições de viajantes que aqui aportaram para conhecer o Novo Mundo. Depois do século XVIII a urbanização das cidades requer a intervenção médica nas questões de higiene e saúde, e gradativamente muda a concepção de criança, primeiro na Europa, depois no Brasil, chegando o século XIX com médicos preocupados com a questão da mortalidade infantil e com os cuidados que se deveria ter com a criança, negligenciada até então. É no século XIX que se inicia a institucionalização dos saberes médicos e psicológicos aplicados à infância e é quando podemos obter mais registros sobre que cuidados eram reservados à criança.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Ribeiro,Paulo Rennes Marçal

Conceito mente e corpo através da História

Este artigo enfoca a evolução dos conceitos de saúde/doença, bem como a dicotomia mente/corpo através de uma breve revisão histórica. Aborda desde o conceito mágico de doença, passando pelo período grego clássico, pela visão medieval e renascentista e a evolução destes construtos com raízes na psicanálise até a psiconeuroimunologia.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Castro,Maria da Graça de Andrade,Tânia M. Ramos Muller,Marisa C.

Algumas considerações sobre o uso do diagnóstico classificatório nas abordagens comportamental, cognitiva e sistêmica

O objetivo deste trabalho foi avaliar o uso do diagnóstico classificatório nas abordagens comportamental, cognitiva e sistêmica. Dados da literatura mostram que, na primeira, o uso de sistemas classificatórios é restrito e considerado irrelevante para uma análise funcional do comportamento. Na segunda, não há restrições quanto ao uso de sistemas classificatórios, o que a aproxima mais do modelo médico. Na terceira, o diagnóstico é visto como um processo em evolução contínua. Atualmente pode-se concluir que mudanças paradigmáticas no campo da psicologia vêm reformulando as noções de saúde/doença, com reflexos frutíferos para o diagnóstico psicológico.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Lopes,Ederaldo José Lopes,Renata Ferrarez Fernandes Lobato,Gledson Régis

Ritual de casamento e planejamento do primeiro filho

Este estudo investigou a existência ou não de ritual de casamento e sua relação com o planejamento do primeiro filho. Participaram quarenta e sete casais que esperavam seu primeiro filho, entrevistados conjuntamente no último trimestre da gravidez. Os resultados, analisados através de análise de conteúdo, mostraram que a maior parte dos casais (53%) relatou ter tido ritual de casamento e ter planejado a primeira gravidez, enquanto 25% dos casais não relataram nenhuma das duas situações. Desta maneira, constatou-se uma associação estatisticamente significativa entre a presença de ritual de casamento e o planejamento da gravidez do primeiro filho. Os resultados apóiam a expectativa inicial de que o modo como ocorre a transição para o casamento desempenha um papel importante no planejamento da primeira gravidez. O ritual de casamento claramente demarca o início de um novo núcleo familiar, a passagem para a adultez e a potencial transição para a parentalidade.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Lopes,Rita de Cássia Sobreira Menezes,Clarissa Santos,Gisele Pinheiro dos Piccinini,César Augusto

Reflexões sobre a construção da parentalidade e o uso de estratégias educativas em famílias de baixo nível socioeconômico

Este artigo apresenta uma revisão da literatura sobre questões relativas à parentalidade à luz da Teoria Ecológico-Sistêmica, objetivando descrever alguns dos fatores que estão envolvidos no processo de escolha das estratégias educativas utilizadas por pais e mães de famílias de baixo nível socioeconômico. Identificamos os conceitos de valores, metas e práticas educativas e descrevemos as interconexões destes a partir de pesquisas empíricas que discutem as variáveis a serem consideradas no processo educativo. Partimos da premissa de que a forma de pensar e a forma de promover o desenvolvimento e a educação das crianças são construídas na relação com o contexto socioeconômico-cultural no qual as famílias estão inseridas. Concluímos que é fundamental podermos pensar nas idiossincrasias do meio em que vivem as famílias de camadas populares, pois elas refletem e são refletidas nos padrões de interação que se estabelecem entre os seus membros.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Bem,Laura Alonso de Wagner,Adriana

Habilidades sociais parentais e o relacionamento entre pais e filho

O presente estudo teve por objetivos: (a) comparar/correlacionar indicadores do repertório de habilidades sociais e do envolvimento dos pais na educação dos filhos e (b) comparar mães e pais nos dois conjuntos de medidas. Participaram deste estudo 22 mães e 13 pais que tinham um filho na 1ªsérie. Ambos os pais preencheram o questionário Qualidade da Interação Familiarna Visão dos Pais e o Inventário deHabilidades Sociais (IHS-Del-Prette). A análise dos dados indicou que não houve diferença na intensidade do envolvimento de mães e pais com os filhos e que os cônjuges com maior repertório de habilidades sociais apresentaram maior envolvimento na educação dos filhos. Tais resultados são tomados como sugestivos da importância do repertório de habilidades sociais educativas dos pais para maximizar o desenvolvimento infantil e da necessidade de programas nessa área junto aos pais, visando melhorar a qualidade de seu relacionamento com os filhos.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Cia,Fabiana Pereira,Camila de Sousa Del Prette,Zilda Aparecida Pereira Del Prette,Almir

Estudo comparativo das habilidades sociais de dependentes e não dependentes de álcool

Este trabalho teve como objetivo principal avaliar e comparar diferenças nas habilidades sociais (HS) de dependentes e não dependentes de álcool. Foram pesquisados 80 sujeitos, entre dependentes e não-dependentes, usuários do SUS, e usados dois instrumentos para coleta dos dados: Inventário de Habilidades Sociais (IHS) e AUDIT (Alcohol Use Disorder Identification Test). Foi realizado um estudo comparativo das HS entre os grupos de dependentes e não-dependentes de álcool e álcool e outras drogas (AOD). Os resultados obtidos mostraram não existir diferença no escore do IHS entre dependentes e não-dependentes. Os homens obtiveram maior média nas habilidades de conversação e desenvoltura social e autocontrole da agressividade que as mulheres e, na amostra masculina, dependentes de álcool apresentaram maior média na habilidade de autocontrole da agressividade que dependentes de AOD. Apesar de a literatura sobre o tema discutir os déficits de HS entre dependentes, este estudo não confirmou esta hipótese.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Aliane,Poliana Patrício Lourenço,Lélio Moura Ronzani,Telmo Mota

Agressividade na adolescência: experiência e expressão da raiva

Este estudo buscou ampliar o conhecimento sobre a elaboração da impulsividade agressiva, através de seu componente raiva, na adolescência contemporânea. Foram avaliados 120 adolescentes de ambos os sexos, de 15 a 19 anos, de escolas públicas e particulares de Ribeirão Preto (SP), sem história prévia de transtornos sensoriais, cognitivos e/ou psiquiátricos. Foram utilizados o INV - Forma C e o Inventário de Expressão da Raiva Traço Estado (STAXI), focalizando-se, neste trabalho, apenas os resultados do STAXI. Houve diferenças significativas (teste Kruskal-Wallis e teste Mann-Withney) no nível de expressão de raiva dos adolescentes em função do sexo, nas escalas de "Raiva para Fora" e "Reação de "Raiva" do STAXI, onde meninos tiveram índices mais elevados que meninas. O desempenho nessa técnica não variou significativamente em função do nível socioeconômico. Estes resultados apontaram interferência do sexo na forma de os adolescentes vivenciarem e expressarem seus sentimentos de raiva, a partir dos indicadores do STAXI.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Guimarães,Nicole Medeiros Pasian,Sonia Regina

Padrões de parceria social e brincadeira em ambientes de creches

Na perspectiva etológica, padrões de brincadeira e de parceria social são características típicas de cada espécie, conferindo ao fenômeno regularidade e certa universalidade, embora em interação com as condições ambientais presentes. Como o ambiente de creches afeta esses padrões? Este estudo objetivou a descrição dos padrões de parceria social e tipos de brincadeiras, em crianças de um a três anos. Foram filmadas 62 crianças, de creches públicas e privadas, brincando nos ambientes cotidianos das creches. Amostras das observações foram categorizadas nas dimensões tipo de parceria social e tipo de brincadeira, registrando-se suas freqüências, as quais foram relacionadas às variáveis sexo, idade, tempo na creche, tipo de creche e densidade, analisando-se os resultados através de ANOVA e correlação. Todas as variáveis mostraram associação com algumas das categorias de preferência por parceiros e tipos de brincadeiras. Os resultados são discutidos na perspectiva etológica, que atribui à brincadeira motivação intrínseca e sensibilidade às condições ambientais.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Lordelo,Eulina da Rocha Carvalho,Ana Maria Almeida

Brincar em unidades de atendimento pediátrico: aplicações e perspectivas

O presente estudo investigou a influência do brincar em crianças internadas em unidades pediátricas, buscando estabelecer correlações entre o comportamento lúdico e a estruturação do ambiente hospitalar. Participaram 50 crianças da faixa etária entre 2 e 10 anos, portadoras de diferentes patologias clínicas. Dessas crianças, 25 foram observadas em uma instituição hospitalar que dispunha de um ambiente físico estruturado, que incentivava o desenvolvimento de atividades lúdicas; e as demais, em uma instituição que não possuía tal ambiente. Os resultados mostraram que na primeira instituição as crianças agiam de forma independente na escolha do material lúdico e na livre inserção em um grupo; contudo, na segunda instituição as atividades não variavam muito, além de o local ser pouco freqüentado. Assim, ao se compararem as instituições, observou-se que um ambiente estruturado estimula a ação lúdica, além de influir nas formas de interação e no tipo de brincadeira desenvolvidos pelas crianças em unidades pediátricas.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Carvalho,Alysson Massote Begnis,Juliana Giosa

Pensamento e linguagem: percurso piagetiano de investigação

O objetivo deste trabalho é mostrar o percurso da investigação de Piaget sobre as origens e as relações existentes entre a linguagem e o pensamento. Para isso, analisaremos, num primeiro momento, os trabalhos iniciais desse autor sobre a evolução e socialização do pensamento e da linguagem na criança, destacando a explicação exógena dos seus progressos. Num segundo momento, analisaremos as pesquisas realizadas por ele nas décadas de trinta e quarenta do século XX sobre as origens sensório-motoras do pensamento e da linguagem, destacando a explicação endógena dos seus progressos. Num terceiro momento, analisaremos estudos psicolingüísticos junto a crianças normais e crianças portadoras de deficiências, os quais confirmarão a pertinência da tese de Piaget sobre as origens do pensamento e da linguagem. Finalmente, salientaremos algumas teses conclusivas desse autor, a propósito das críticas às teorias empiristas e positivistas contemporâneas, com vistas a diferenciar a singularidade da sua formulação teórica.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Montoya,Adrián Oscar Dongo

Abordagem sociocultural: algumas vertentes e autores

A necessidade de enfocar aspectos socioculturais nas investigações em psicologia tem sido destacada por diferentes autores, em diferentes épocas, e a abordagem sociocultural representa uma fonte conceitual proveitosa neste sentido. Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir algumas idéias centrais da abordagem sociocultural, mudanças pelas quais esta abordagem passou nas últimas décadas, algumas de suas vertentes e autores. Os conceitos aqui discutidos não esgotam o tema, mas podem ser úteis para tentativas de articular investigações de diferentes temas em psicologia à abordagem sociocultural. As considerações finais apontam no sentido da necessidade de incluir as investigações em psicologia em um cenário conceitual que considere a cultura e o contexto social como elementos centrais, articulando as contribuições da psicologia transcultural e da cultura.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Ribas,Adriana Ferreira Paes Moura,Maria Lucia Seidl de

Dificuldades de aprendizagem na escrita e características emocionais de crianças

Este estudo analisou as relações entre os problemas emocionais e os erros na escrita de 88 alunos de segunda série do ensino fundamental de uma escola pública, por intermédio do desenho de figura humana e do instrumento Avaliação de Dificuldades na Aprendizagem da Escrita. Dentre os resultados, foram constatadas diferenças significativas pela prova Anova entre as médias do total de erros por palavras nos três grupos formados em função da intensidade de problemas emocionais. No entanto, a prova de Tukey indicou que as diferenças são justificadas pelos grupos um e três. Com relação ao gênero, a tendência encontrada não se manteve para as meninas. Também, os problemas emocionais mostraram-se associados com os erros na escrita. As crianças com problemas de aprendizagem apresentaram-se ansiosas e com pobre autoconceito, denotando sentimentos de inadequação e culpa relacionados a impulsos agressivos mal-elaborados, com preocupação pelos impulsos sexuais, dificuldades de comunicação e timidez.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Bartholomeu,Daniel Sisto,Fermino Fernandes Marin Rueda,Fabián Javier

Processos que levam à compreensão de textos

"Todas as crianças aprendem a falar. Essa tendência natural para adquirir a linguagem é um presente que está inscrito na herança genética que é nossa em virtude de sermos humanos." (Boysson-Bardies -1999). Como os seres humanos lidam com a linguagem? O que se sabe sobre os processos cognitivos e sociais que estão envolvidos nesta relação? O que é a compreensão e como se compreende? O objetivo deste trabalho é observar a linguagem pela perspectiva da cognição, seguindo uma linha de abordagem elaborada por Kintsch e van Dijk durante os anos de 1978 a 1983. Trata-se de uma concepção de importância por se constituir de uma natureza teórica e de um modelo empírico sobre a compreensão de textos. Especificamente, investigam-se as idéias de Perfetti, Marron e Foltz (1996) e de Weaver III, Bryant e Burns (1995), autores cujas pesquisas e idéias se afiliam a esta concepção.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Andrade,Maria Waleska Camboim Lopes de Dias,Maria da Graça Bompastor Borges

Religiosidade, enfrentamento e bem-estar subjetivo em pessoas vivendo com HIV/aids

O estudo investigou o poder de predição das variadas estratégias de enfrentamento, incluindo o enfrentamento religioso (ER), escolaridade e condição de saúde (assintomático ou sintomático) em relação ao bem-estar subjetivo (afeto positivo e negativo), em 110 pessoas HIV+, 68,2% das quais eram homens, com idades entre 21 e 60 anos. Os instrumentos incluíram questionários elaborados para o estudo, Escala de Afetos Positivos e Negativos, Escala Modos de Enfrentamento de Problemas e Escala Breve de Enfrentamento Religioso. Análises-padrão de regressão múltipla indicaram que enfrentamento focalizado na emoção (preditor negativo), enfrentamento focalizado no problema e enfrentamento religioso positivo foram preditores do afeto positivo, com 30% de variância explicada. Em relação ao afeto negativo, observou-se contribuição do enfrentamento focalizado na emoção e do enfrentamento focalizado no problema (preditor negativo), totalizando 36% de explicação da variância. Os achados contribuem para melhor compreensão dos possíveis efeitos das diversas modalidades de enfrentamento sobre o bem-estar subjetivo, especialmente em pessoas soropositivas.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Faria,Juliana Bernardes de Seidl,Eliane Maria Fleury

Configurações do ativismo anti-aids na contemporaneidade

Este artigo tem como objetivo apresentar as investigações acerca da atual prática do ativismo anti-aids entre os técnicos vinculados ao Grupo de Apoio à Vida (GAV), na cidade de Campina Grande/PB. Outros objetivos da investigação foram: identificar as concepções de ativismo anti-aids para técnicos e conhecer como esses atores sociais avaliam essas práticas atualmente realizadas pela ONG. O favorecimento ou não da criação de novas estratégias de ativismo, através do funcionamento do GAV, também foi investigado. A pesquisa teve início com visitas à instituição, no segundo semestre de 2004, na cidade de Campina Grande-PB, onde foram realizadas entrevistas - a partir de um roteiro semi-estruturado - com seis técnicos da referida entidade. Resultados iniciais da pesquisa indicam que a nova forma de ativismo está consubstanciada na execução de projetos e na inserção da ONG nos conselhos de representação social, mas a mobilização de rua precisa ser resgatada.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Farias,Maio Spellman Quirino de Dimenstein,Magda

Trabalhando com saúde: trabalho e transtornos mentais graves

Este artigo trata do lugar do trabalho na vida dos seres humanos, especialmente aqueles acometidos por transtornos mentais graves. Objetiva ampliar a compreensão do que é o trabalho, mostrando que este vai muito além daquilo que se realiza no mercado. Pretende contribuir para a crítica e transformação da idéia socialmente difundida segundo a qual aquelas pessoas não são capazes de trabalhar. Considera que para o ser humano construir sua própria saúde precisa enfrentar as tentativas de imposições do meio em que está inserido em um dado momento, assim como trabalhar envolve sempre negociar com os elementos que o meio - ambiente e laborativo - apresenta. Conclui que, ao colocar-se em situação de trabalho, a pessoa com transtorno mental grave desenvolve a capacidade de negociar com aquelas tentativas de imposição, construindo assim sua saúde e abandonando uma imagem social e pessoal de incapaz.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Zambroni-de-Souza,Paulo César