Repositório RCAAP
O reencontro da clínica com a metáfora
Desde a Idade Antiga houve uma consolidação de características que se tornaram prementes no pensamento ocidental, entre as quais temos a busca da "clareza" das proposições e a verdade compreendida como correspondência (adequação). A metáfora, promotora de equívocos, deveria ser expulsa do pensamento sério e rigoroso, a saber, da filosofia e, posteriormente, das ciências em geral. A medicina, como ciência, comungou com estes pressupostos, que nela se fizeram presentes por meio da semiologia indicial. Não obstante, a metáfora retornou por meio do sofrimento dos pacientes, inscrita nos corpos: o sintoma histérico. Como calcanhar de Aquiles para a medicina, este sintoma provocou uma reviravolta no próprio procedimento clínico e em sua produção de saber, abrindo espaço para a qualificação do acontecimento de metáforas e, sobretudo, para a escuta do pathos humano. Neste artigo propomos um estudo teórico deste reencontro, apontando que nele houve a abertura da clínica para uma escuta diferenciada, trazida pela psicanálise.
2022-12-06T15:50:15Z
Zanello,Valeska Martins,Francisco
A falta no outro como subversão da estrutura na teoria lacaniana
O surgimento da noção de uma falta no Outro corresponde, na obra de Lacan, ao fato de a especificidade da reflexão psicanalítica constranger a teoria a assimilar a impossibilidade de uma estrutura totalizante que, sobrepujando completamente o sujeito, fizesse dele, no limite, uma espécie de epifenômeno do significante. O artigo tem o objetivo de fornecer algumas diretrizes para a compreensão desse movimento, na medida em que ele atravessa especialmente a abordagem lévi-straussiana da estrutura. Para tanto, abordará o problema a partir de dois eixos: a ideia de que não há nada de discursivo capaz de funcionar como garantia do próprio discurso e a de que prevalece no conceito de Outro uma duplicidade empírico-transcendental.
2022-12-06T15:50:15Z
Sales,Léa Silveira
Modelos teóricos das relações coparentais: revisão crítica
A investigação empírica e teórica sobre a coparentalidade têm crescido ao longo da última década. A aliança parental tem sido conceptualizada como um dos elementos essenciais para a harmonia sistémica da família, bem como responsável pelas trajectórias (des)adaptadas das crianças. O presente artigo teórico, num primeiro momento, define e delimita o construto de coparentalidade, num segundo momento, apresenta três modelos conceptuais da aliança coparental mais referenciados na literatura científica e, no final, discute as vantagens e limitações conceptuais dos quadros teóricos descritos. Este artigo tem como finalidade contribuir para a clarificação deste construto da Psicologia da Família e informar sobre a sua potencialidade na prática psicológica.
2022-12-06T15:50:15Z
Lamela,Diogo Nunes-Costa,Rui Figueiredo,Bárbara
Grupo psicoeducativo multifamiliar no tratamento dos transtornos alimentares na adolescência
A proposta deste artigo é apresentar o grupo psicoeducativo multifamiliar do ambulatório do Programa de Atendimento, Ensino e Pesquisa em Transtornos Alimentares da Infância e Adolescência - PROTAD - do Instituto de Psiquiatria, do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, PROTAD-AMBULIM-HC-IPq-FMUSP, como uma das modalidades do tratamento multidisciplinar oferecidas a pacientes adolescentes com transtornos alimentares e a suas famílias. O artigo baseia-se na experiência dos encontros mensais da equipe, nos quais participam os familiares e cuidadores dos pacientes adolescentes com transtornos alimentares do ambulatório, e expõe o modelo de grupo psicoeducativo empregado, relacionando-o aos achados da literatura e à prática clínica.
2022-12-06T15:50:15Z
Nicoletti,Manoela Gonzaga,Ana Paula Modesto,Sue Ellen Ferreira Cobelo,Alicia Weisz
Apoio psicológico na terminalidade: ensinamentos para a vida
Em meio à crescente negação do sofrimento humano na contemporaneidade, a morte é cada vez mais banida do cotidiano e confinada aos hospitais. O presente trabalho tem por objetivo relatar uma experiência de intervenção psicológica junto a um paciente portador de leucemia linfoide aguda, uma doença potencialmente fatal, focalizando o acompanhamento proporcionado ao longo do seu tratamento, do diagnóstico à ausência de possibilidades terapêuticas, até o momento de sua morte, em uma enfermaria de um hospital geral, no contexto dos cuidados paliativos. O corpus do trabalho foi constituído pelo material clínico sistematizado a partir das intervenções psicológicas ocorridas no período de dois anos (2001-2003). Procurou-se compreender as fases do luto vivenciadas pelo paciente e a construção de possibilidades de intervenção psicológica na proximidade da morte. A possibilidade de acompanhar todas as etapas do adoecer, culminando com o momento da morte, configurou-se como uma experiência única e transformadora tanto para o paciente como para a psicóloga que o assistiu em sua despedida.
2022-12-06T15:50:15Z
Oliveira,Érika Arantes de Santos,Manoel Antônio dos Mastropietro,Ana Paula
Profissionais de saúde mental: estresse e estressores ocupacionais stress e estressores ocupacionais em saúde mental
Os profissionais de saúde mental se encontram particularmente vulneráveis ao estresse, em vista das características do trabalho que desempenham. O objetivo do estudo foi avaliar manifestações de estresse, autopercepção de estresse e fatores estressantes do trabalho em profissionais de serviços substitutivos de saúde mental. Participaram 25 trabalhadores com pelo menos seis meses de atuação profissional. Aplicaram-se os instrumentos Inventário de Sintomas de Estresse para Adultos de Lipp e Roteiro Complementar. Os dados quantitativos foram tratados por meio de estatística descritiva, e os demais, analisados qualitativamente. Verificou-se que 36,0% dos profissionais apresentavam manifestação de estresse e que 44,0% deles se percebiam sob estresse. Condições de trabalho e relacionamento no trabalho foram os fatores mais frequentemente associados à percepção de estar sob estresse. Concluiu-se que os profissionais vivenciam estressores associados às mudanças relativas ao paradigma psicossocial de atenção, o que mostra a necessidade de intervenção direcionada ao desenvolvimento de estratégias de enfrentamento às situações ocupacionais estressoras.
2022-12-06T15:50:15Z
Santos,Ana Flávia de Oliveira Cardoso,Carmen Lúcia
Contribuições da psicologia para a formação do técnico em enfermagem: concepções dos alunos
O presente trabalho é uma pesquisa de campo qualitativa e descritiva com o objetivo de investigar as concepções de estudantes de um curso técnico em enfermagem no Estado do Rio de Janeiro sobre suas expectativas em relação à disciplina "Psicologia Aplicada à Enfermagem" e os subsídios por ela oferecidos para sua atuação profissional. Foram entrevistados dez alunos de um curso técnico em enfermagem ministrado em um município do Estado do Rio de Janeiro a partir de roteiro semiestruturado. A análise do conteúdo das entrevistas indicou o impacto emocional que o aluno experimenta no início do estágio profissionalizante e a necessidade de receber, ao longo da disciplina, "receitas prontas" para lidar com as dificuldades emocionais encontradas no hospital.
2022-12-06T15:50:15Z
Esquerdo,Fernanda Azevedo Pegoraro,Renata Fabiana
Aspectos emocionais associados a disfunções gastroenterológicas
Diversos estudos têm demonstrado que alguns indivíduos, ante a impossibilidade de representar mentalmente seus conflitos, expressam-nos com o corpo, por meio de sintomas psicossomáticos. Também tem sido investigado como situações de estresse, ansiedade e depressão podem influir no curso e na evolução de determinadas doenças, incluindo as inflamatórias do intestino. Esta pesquisa reuniu trinta pacientes portadores de retocolite ulcerativa e doença de Crohn, que foram submetidos a três testes psicológicos: Inventário Beck de Ansiedade, Inventário Beck de Depressão e Inventário de Sintomas de Estresse para Adultos de Lipp. Posteriormente, nove deles foram selecionados para realização de um trabalho psicoterapêutico breve em grupo. Os testes revelaram que a condição emocional, embora não possa ser considerada diretamente causadora, pode afetar as defesas do sujeito, agravando a patologia. O trabalho psicoterapêutico revelou situações emocionais até então não percebidas, mas presentes nas histórias de vida e manifestadas sintomaticamente por meio de somatizações.
2022-12-06T15:50:15Z
Gouveia,Edna Cristina Ávila,Lazslo Antonio
AIDS, relações conjugais e confiança: um estudo sobre representações sociais
Este artigo tem por objetivo compreender a influência das representações sociais da Aids na prevenção dos comportamentos de vulnerabilidade ao HIV, nas relações de conjugalidade entre homens e mulheres heterossexuais. Participaram da pesquisa 48 pessoas, sendo a metade constituída de homens e a outra metade, de mulheres. A idade variou entre 19 e 74 anos. Para a análise do material coletado foi utilizada uma classificação hierárquica descendente das narrativas (ALCESTE). Os resultados demonstraram, por meio das representações sociais da Aids, que os entrevistados tinham cuidado com pessoas de grupos sociais específicos, empregando a ideia de "grupos de risco". Além disto, os entrevistados relacionaram a Aids ao medo e ao sexo com pessoas de comportamento perigoso. Foi possível concluir, com este estudo, que o parceiro conhecido é considerado menos perigoso do que as pessoas desconhecidas. Houve uma forma específica de negação do risco por parte dos entrevistados, devido às relações estáveis.
2022-12-06T15:50:15Z
Oltramari,Leandro Castro Camargo,Brigido Vizeu
A participação da família no tratamento dos transtornos alimentares
O objetivo deste estudo foi compreender os sentidos da participação da família no tratamento produzidos em um grupo de apoio aos familiares de pessoas diagnosticadas com anorexia e bulimia. Participaram familiares atendidos no contexto de um serviço especializado. O corpus foi constituído pelos registros audiogravados de sessão de grupo, nos quais se buscou delimitar os segmentos interacionais relevantes para o alcance dos objetivos. A perspectiva construcionista social foi utilizada como suporte teórico-metodológico e fundamentou a análise dos dados. Os resultados permitiram compreender que as diversas descrições das relações da família com o "transtorno alimentar" permitem delimitar diferentes possibilidades de significar a participação dos familiares no tratamento. Concluiu-se que o grupo pode funcionar como um espaço privilegiado para acompanhar essa produção de sentidos in statu nascendi, permitindo explorar a construção, desconstrução e reconstrução de significados alternativos, que podem enriquecer o horizonte interpretativo de cada participante.
2022-12-06T15:50:15Z
Souza,Laura Vilela e Santos,Manoel Antonio dos
A relação da mãe com suas figuras de apoio femininas e os sentimentos em relação à maternidade
O presente estudo investigou a relação da mãe com suas figuras femininas de apoio e os sentimentos em relação à maternidade no primeiro trimestre de vida do bebê. Dele participaram 47 mães primíparas, de níveis socioeconômicos variados, que tinham uma relação estável com o esposo. Através de uma entrevista individual investigou-se quem eram as pessoas que davam apoio à mãe e qual sua participação. As mães relataram ter uma figura feminina de apoio (98%). Na maioria dos casos (54%) estas figuras serviram de modelo de identificação, sendo o maior percentual (47%) delas a própria mãe. Os companheiros foram mencionados em todos os casos como alguém que oferecia ajuda nos cuidados com o bebê e/ou nas atividades domésticas. Os achados apoiam a literatura, a qual indica que, apesar da importância do companheiro, figuras femininas de apoio se destacam neste momento da maternidade, por apoiarem e acompanharem, e também por valorizarem e instruírem a nova mãe, servindo-lhe de modelo de identificação.
2022-12-06T15:50:15Z
Lopes,Rita de Cássia Sobreira Prochnow,Laura Pithan Piccinini,Cesar Augusto
Hipnose, singularidade e dificuldades de amamentação: um estudo clínico
Por meio de um breve estudo de caso, o presente trabalho busca ilustrar a construção de processos individualizados de sugestão hipnótica para uma jovem mãe que possuía dificuldades em amamentar seu bebê. Após a apresentação do caso, o trabalho centra-se em três eixos de interpretação dos processos sugestivos que estiveram presentes na condução da sessão hipnótica: um primeiro voltado para os sentidos físicos, o segundo para o uso de metáforas envolvendo o leite e o terceiro para formas de redefinição sobre a competência da jovem como mãe. Nesses três eixos busca-se destacar a importância de que as sugestões hipnóticas contemplem a singularidade da mãe, contemplando suas emoções, sentidos e significados particulares. Por fim, o trabalho é concluído ressaltando a perspectiva de que a necessidade de mais pesquisas qualitativas deva consistir no reconhecimento da clínica como campo de pesquisa de modo que seja possível contemplar processos subjetivos presentes nas relações hipnóticas como o transe, a comunicação, a linguagem, a simbolização, as emoções e as construções de sentido.
2022-12-06T15:50:15Z
Neubern,Maurício da Silva
Dialogia e função materna em casos de limitações práxicas verbais
O presente estudo analisou possíveis relações entre a interação dialógica da díade mãe-criança com limitações práxicas e o exercício da função materna. Especificamente, buscou-se categorizar os tipos de interações dialógicas encontradas, analisar a interferência ou não das limitações práxicas das crianças no processo de interpretação por parte da mãe e os reflexos da função materna sobre o diálogo mãe-criança. Participaram do estudo cinco díades mãe-filho, sendo realizadas filmagens da interação dessas díades, nas quais se analisaram o brincar, a relação mãe-filho, bem como o exercício das funções parentais, sobretudo a materna. Puderam-se observar vínculos precários entre mãe-filho, que evidenciavam dificuldades no exercício da função materna, mães diretivas, intrusivas ou afastadas e apáticas. A análise dialógica demonstrou que as limitações práxicas não impedem o processo de interpretação lingüística, podendo apenas limitá-lo. O exercício da função materna parece ter efeito importante no diálogo entre mãe e filho.
2022-12-06T15:50:15Z
Rechia,Inaê Costa Souza,Ana Paula Ramos de
A maternidade prematura: o suporte emocional através da fé e religiosidade
Esse artigo objetivou desenvolver uma reflexão acerca do uso da espiritualidade/religiosidade pelas mães usuárias do Método Canguru numa maternidade conveniada ao Sistema Único de Saúde no Estado do Rio Grande do Norte. A perspectiva metodológica aplicada nesse estudo foi a pesquisa qualitativa, do tipo descritiva. Os dados foram apreendidos a partir da observação participante, das conversas informais, das entrevistas semi-estruturadas e da história de vida das mães, coletados nos encontros do grupo "Mães em Oração", desenvolvido pela equipe de enfermagem nessa maternidade. A análise mostrou que as práticas espirituais e a religiosidade atuam não apenas como suporte nas situações enfrentadas pelas mães na UTIN, mas abre uma possibilidade para o diálogo acerca da espiritualidade no ambiente hospitalar. Essa prática, ainda muito distanciada dos contextos das ações em saúde, contribui na humanização do cuidado, estreitando o vínculo entre mãe, filho, família e equipe multidisciplinar.
2022-12-06T15:50:15Z
Véras,Renata Meira Vieira,Juna Maria Fernandes Morais,Fátima Raquel Rosado
A "palavra divina" como logos separador
Este estudo indaga quanto às implicações do uso da "Palavra de Deus" por meio da leitura da Bíblia na vida cotidiana de evangélicos brasileiros. Vinte entrevistas foram realizadas com famílias evangélicas na cidade de Salvador (Bahia) com o objetivo de compreender quais as conseqüências da conversão na sua vida pessoal e familiar, atentando-se para os motivos da adesão à crença pentecostal. A análise das entrevistas seguiu uma abordagem fenomenológica interpretativa. Os resultados evidenciaram que a adesão a uma Igreja Evangélica, como ocorre atualmente no Brasil, re-direciona a vida familiar por meio da inclusão de um terceiro termo: Deus e/ ou a Palavra de Deus - com quem os participantes começam a "conversar" a partir de suas leituras da Bíblia. Desta forma, emergem conceitos na vida cotidiana dessas pessoas que proporcionam um "modo de vida" que permite o planejamento de metas e a emergência de um futuro desejado e planejado.
2022-12-06T15:50:15Z
Rabinovich,Elaine Pedreira Costa,Lívia A. Fialho
The experience of "consolation" in the Litterae Indipetae
The analysis of a particular type of Jesuit correspondence - the Litterae Indipetae - reveals the dynamism of the elaboration of experience which helps in the understanding of the modus vivendi that is based on what is commonly known as "Aristotelic-Thomist philosophical psychology". This article aims at showing the lived experience described in the letters and this specific modus vivendi (with its particular implications) as an attempt to answer the question: to what extent "consolation" - expressed through its own topoi of the genre of writing they are and the Jesuit's forma mentis (in a peculiar historical-cultural-institutional scope) - can interest modern psychology? As a result of this inquiry, it was found that the elaboration of "consolation", in the precise scope just described, considers that man is a unity (body and soul, reason and faith, sensation and intellect) and that, by living in order (with his own self and the world that surrounds him), it is possible for man to experience full joy and delight in analogy with the Divine Being.
2022-12-06T15:50:15Z
Pacheco,Paulo Roberto de Andrada Massimi,Marina
Self dialógico: teoria e pesquisa
A ideia de self dialógico baseia-se na distinção entre o eu (o que conhece) e o mim (o que é conhecido) de William James, e na novela polifônica de Mikhail Bakhtin. O self não é mais centralizado e unificado, mas descentralizado e múltiplo. A dialogicidade ocorre entre posições do self que podem ser internas (eu enquanto homem, eu enquanto filho, eu enquanto profissional, eu como membro de uma comunidade) e externas (meu pai, meus amigos, meus colegas). As vozes estão em constante conversação, algumas vezes em conflito. O presente artigo revisa as proposições teóricas e metodológicas da teoria do self dialógico: pensamento narrativo e neurocognição da consciência. Também analisa o instrumento largamente utilizado na pesquisa empírica: o Repertório de Posições Pessoais, usado para mapear as relações entre diferentes posições do self. Dois problemas centrais permanecem para debate e pesquisa: como captar o self em diálogo e como explicar a possibilidade ou não de uma metaposição.
2022-12-06T15:50:15Z
Santos,Maickel Andrade dos Gomes,William Barbosa
Normatividade vital e dualidade corpo-mente
O objetivo do artigo é abordar o problema da dualidade entre corpo e mente mediante a discussão do conceito de normatividade vital, proposto por Canguilhem. Destaca a necessidade de superar o conflito histórico entre vitalismo e mecanicismo e de construir um conceito que incorpore a dimensão psíquica como prolongamento do orgânico no humano. Busca realizar articulação entre questões em aberto na biologia e na física e apresenta as idéias de Roger Penrose sobre a ligação entre física e mente. Inquire a possibilidade de a física do século XX inscrever-se na biologia do século XXI. Defende que, para dar conta desse desafio, é imperioso considerar o limite humano em conhecer o universo. Com base nessa discussão, reafirma que a dimensão psíquica no homem pode ter evolucionado de uma capacidade biológica anterior de realizar 'escolhas' para fazer a vida perseverar.
2022-12-06T15:50:15Z
Czeresnia,Dina
Por uma teoria integradora para a compreensão da realidade
O presente artigo visa suscitar uma reflexão crítica sobre a utilização do paradigma cartesiano nas ciências denominadas humanas e questiona a utilização dos modelos epistemológicos de causa e efeito nesta área. Contempla um estudo sobre o enfoque sistêmico, indicando que este não surgiu do vazio, mas na evolução da própria ciência na tentativa de explicação dos fenômenos complexos. Para uma melhor compreensão do tema, destacam-se os conceitos principais deste novo paradigma e se propõe um detalhamento do paradigma da complexidade como uma das expressões mais relevantes e atuais do enfoque sistêmico. Conclui-se levantando algumas críticas que têm surgido ao modelo.
2022-12-06T15:50:15Z
Grzybowski,Carlos Tadeu
Orientações motivacionais, crenças educacionais e desempenho escolar de estudantes do ensino fundamental
Este trabalho teve como objetivo investigar as orientações motivacionais, as crenças sobre esforço, inteligência e sorte e sobre as condições necessárias para a obtenção do sucesso na escola e as expectativas futuras quanto à superação de um desempenho acadêmico ruim, de 120 alunos do Ensino Fundamental. Examinou, ainda, as relações dessas variáveis entre si e com o desempenho acadêmico, o gênero e a série escolar. Os dados foram obtidos por meio da aplicação individual da Entrevista Estruturada de Crenças Educacionais e Orientações Motivacionais do Aluno e do Teste de Desempenho Escolar de Stein. Os resultados indicam um predomínio da motivação intrínseca e um padrão de crenças altamente apropriado à motivação e à aprendizagem. As crenças de meninos, de alunos repetentes e daqueles extrinsecamente motivados merecem atenção especial, dadas as implicações educacionais envolvidas e a necessidade de planejamento de intervenções mais focalizadas.
2022-12-06T15:50:15Z
Paiva,Mirella Lopez Martini Fernandes Boruchovitch,Evely