Repositório RCAAP
Sistema de Informação da Atenção Básica: sensibilizar e orientar uma equipe de saúde da família sobre a importância para melhorar a qualidade dos serviços de saúde
Este trabalho consiste em estudo exploratório sobre o Sistema de Informação da Atenção Básica, utilizado por uma equipe de saúde da família. Tem o objetivo de descrever a estrutura do Sistema de Informação da Atenção Básica,e sensibilizar uma equipe de saúde da família sobre a importância do seu uso para melhorar a qualidade dos serviços de saúde. O Sistema de Informação da Atenção Básica, dada suas características representa uma importante ferramenta para microlocalização dos problemas de saúde, consistindo seus relatórios de base de dados do sistema, fonte para análise e expressão da situação real dos indicadores para a equipe de saúde. Após o levantamento dos dados e análise elaborou-se um plano de ação que definiu as atividades a serem desenvolvidas pela equipe para o enfrentamento dos problemas identificados no diagnóstico, e os resultados esperados. Este estudo permitiu verificar que os profissionais envolvidos com o Sistema de Informação da Atenção Básica, reconhecem suas potencialidades, porém mesmo diante de sua importância não o utilizam para o planejamento local das ações. A capacitação permanente das equipes de saúde da família é fundamental para atuar efetivamente no cuidado integral, realizando campanhas educativas, proporcionando maior integração entre os serviços de saúde e a comunidade, criando uma rede de referencia e contra-referencia e parcerias com os setores da comunidade.
Lazer, juventude e ensino médio/técnico: um estudo sobre as tensões estabelecidas entre os processos de escolarização e lazer no Coltec
Este estudo procurou entender algumas questões que envolviam a escolarização e o lazer no Colégio Técnico da UFMG (Coltec), as quais tensionavam o cotidiano dessa escola. Nesse aspecto, o Coltec representa uma instituição que exige um grande esforço por parte dos jovens, pois eles enfrentam uma extensa carga horária na dupla jornada escolar que, além disso, exige atividades extraclasses. Esse contexto afetava a vida cotidiana dos alunos em suas buscas de vivências e momentos de lazer. Como estrutura metodológica, o trabalho realizou, primeiramente, um levantamento bibliográfico no intuito de contextualizar o problema a ser investigado. Essas leituras possibilitaram maior compreensão da dinâmica local e de como se estabelecem as relações entre os sistemas e os sujeitos na instituição. Assim, em caráter inicial, foi empregado um processo de Observação nas intermediações do Coltec, e depois se adotou, também, o uso de Grupos Focais com alguns jovens. A partir desses aparatos metodológicos, foram construídas cinco categorias, que foram exploradas no diálogo com as questões levantadas no estudo. A pesquisa revelou que os jovens buscam certo equilíbrio entre seus deveres no colégio e as vivências de lazer, que são realizadas através dos interstícios escolares, brechas no tempo que encontram entre as aulas e em horário de almoço, e a partir de práticas transgressivas. O trabalho mostrou, também, que os jovens se constituem em distintos grupos culturais na instituição, marcados por afinidades, amizades, sociabilidades e companheirismo. O estudo evidencia, ainda, que os alunos são dotados de certa liberdade de ação no Coltec, mas, por outro lado, são amplamente controlados e que o Grêmio Estudantil era o principal criador e fomentador dos eventos de lazer na escola. Além disso, essa agremiação juvenil representou ser um espaço de atuação dos jovens, pautado na participação e no envolvimento com as diretrizes do colégio. Outro aspecto que se manifestou na pesquisa foi a importância de uma maior abrangência e incentivo aos diversos tipos de conhecimento que podem ser adquiridos nas instituições escolares. Tal saber vão além das disciplinas tradicionais extensamente empregadas e, muitas vezes, perpassam pelo âmbito do lazer, da cultura e da vida política dos estudantes.
Proposta de intervenção para a identificação e planejamento de ações prioritárias em saúde no município de Congonhas do Norte
Congonhas do Norte, localizada na região central de Minas Gerais, com uma população de 4.943 habitantes apresenta graves problemas de saneamento básico e de acesso. Este estudo tem como objetivo elaborar uma proposta de intervenção, através do Planejamento Estratégico Situacional, para a identificação e planejamento de ações prioritárias em saúde no município de Congonhas do Norte. A metodologia proposta consiste no levantamento de dados por meio da observação participante, entrevistas semi-estruturadas e informais através das interações com a população e profissionais para a construção do Diagnóstico Situacional; revisão de literatura acerca do planejamento participativo para a definição de questões passíveis de intervenção; apresentação e eleição de ações prioritárias. Tendo em vista o embasamento teórico para a realização do presente trabalho, foram utilizadas as bases de dados SciELO, Lilacs e demais publicações relacionados ao tema, a partir dos descritores planejamento estratégico, planejamento participativo e atenção primária à saúde em artigos publicados em língua portuguesa, no período de 1999 a 2014. A elaboração do diagnóstico situacional permitiu conhecer as singularidades do município e compreender o perfil da população. Além disso, foi possível identificar a fragilidade causada ao setor pela falta de planejamento de ações e apoio aos profissionais. Como perspectivas, destaca-se a importância ao estímulo proporcionado pelo desenvolvimento do encontro multiprofissional e a necessidade de continuidade deste, assim como viabilizar a implementação das prioridades eleitas.
Online Neuro-Fuzzy Controller : projeto para estabilidade robusta
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Comércio eletrônico: uma análise da qualidade, satisfação e intenções comportamentais dos consumidores de supermercados virtuais de Minas Gerais
O presente trabalho trata do comércio eletrônico e, mais especificamente, da avaliação da qualidade dos serviços, da satisfação e das intenções comportamentais dos consumidores de supermercados virtuais (baseados na Internet) em Minas Gerais. Foram utilizados três construtos teóricos para a realização desta pesquisa: a avaliação da Qualidade dos Serviços, de Parasuraman, Zeithaml e Berry (1988), o modelo de Satisfação de Oliver (1997) e o modelo de Intenções Comportamentais, também de autoria de Parasuraman, Zeithaml e Berry (1996). Para atingir os objetivos propostos e verificar as hipóteses aventadas, todas as escalas foram adaptadas e validadas, seguindo os critérios científicos e estatísticos mais adequados. No referencial teórico, é apresentada a evolução do setor supermercadistabrasileiro, o surgimento da Internet e do comércio eletrônico, além, é claro, da teoria de marketing pertinente. São apresentadas as hipóteses, os objetivos e a metodologia de pesquisa utilizada. É feita também a análise estatística e apresentação dos dados da pesquisa. Por último é apresentada a conclusão do trabalho assim como as considerações sobre as limitações do estudo e sugestões para estudos posteriores.
Literatura e biblioteca em Jorge Luis Borges e Italo Calvino
Esta tese propõe uma reflexão sobre as obras de Jorge Luis Borges e Italo Calvino pelo viés da relação entre literatura e biblioteca. Tendo como referencial teórico-metodológico a complexidade e as teorias de rede, traça-se um percurso reticular pelas produções dos dois escritores, sejam elas ficcionais, ensaísticas ou autobiográficas, tecendo junto a eles um pensamento que tem na biblioteca tanto um emblema literário produtivo quanto uma metáfora para o tipo de escrita por eles efetivada. A literatura de ambos é percebida, desse modo, como um conjunto de textos ancorado na tradição, mas voltado para o futuro e para a mobilidade do conhecimento. Recorrendo aos estudos sobre o colecionismo - em especial ao pensamento de Walter Benjamin - e sobre o arquivo - centrando-nos nos textos de Jacques Derrida sobre o assunto -, chega-se à biblioteca como a figura fronteiriça que melhor aproxima a reflexão sobre a acumulação, a memória, a tradição, a crítica e o saber da literatura: ao fazer de suas obras bibliotecas, ao constituí-las como tal, Borges e Calvino reforçam o papel político da literatura e apontam caminhos para que se pense a relação entre a mesma e os processos de produção de conhecimento.
Sexagem molecular em aves via PCR- avaliação de três técnicas de extração e DNA
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Práticas educativas em saúde da população em situação de rua de Belo Horizonte
O presente estudo teve como objetivo geral propor um projeto de intervenção para a implementação de práticas educativas em saúde como estratégia na redução de danos e promoção à saúde da população em situação de rua. Para tal, fez-se revisão de literatura combusca de informações em periódicos na Biblioteca Virtual em Saúde, nas bases de dados do SciELO, LILACS, MEDLINE e do BDENF, com os descritores:população em situação de rua, educação em saúde, promoção da saúde e prática educativa em saúde. Também forampesquisados Programas do Ministério da Saúde e da Educação e textos dos módulos do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF) e do Módulo7 (sete) do CEFPEPS-EEUFMG. Espera-se com esse projeto de intervenção contribuir para aampliação da consciência e do exercício da cidadania da população em situação de rua; incentivar a promoção de práticas que gerem uma assistência à saúde mais humanizada, integral e equânime e estabelecer parcerias que confiram a esses segmentos populacionaisparte da responsabilidade na gestão das políticas de saúde, fortalecendo o controle social.
2019
Veronica Michelle Ferreira de Freitas Moreira
Brotação de ora-pro-nóbis em substrato alternativo de casca de arroz carbonizada
Ora-pro-nóbis, conhecido popularmente como “carne de pobre”, é utilizado pelo potencial alimentício e medicinal. A propagação por estacas caulinares constitui a forma de multiplicação usualmente empregada. No entanto, existem poucos estudos sobre o cultivo desse vegetal. Dessa forma, o objetivo com esse trabalho foi avaliar o perfil de brotações estacas caulinares de ora pro-nóbis em substrato de casca de arroz carbonizada. O estudo foi desenvolvido no Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (ICA/UFMG). Oexperimento foi instalado em Delineamento Inteiramente Casualizado (DIC), contendo três tratamentos, estacas do tipo apical, mediana e basal, com respectivamente 30, 60 e 30 repetições. O substrato constitui-se de casca de arroz carbonizada e areia lavada (1:1). Inicialmente, determinou-se o número de gemas e o diâmetro por tipo estaca e porção, avaliado pelo programa SAEG. O número, comprimento e a taxa de sobrevivência foram analisados pelo erro padrão em programa Microsoft Excel® 2013. As estacas do tipo apical apresentaram mais gemas. As primeiras emissões de brotos foram observadas após sete dias do plantio para as estacas medianas e basais. Verificou-se menor taxa de sobrevivência e menor número de brotações em estacas apicais. Quanto ao tipo, as estacas basais destacaram no comprimento nas posições medianas e basais. Estacas basais e medianas apresentaram melhores resultados de número de brotações nas porções. Conclui-se que estacas medianas e basais de ramos de P. aculeata foram mais viáveis e apresentaram mais brotações aos 37 dias. Pesquisas como esta constitui um dado novo, sendo necessários futuros estudos sobre o perfil de enraizamento da espécie.
2022
Jasmine Alves Campos Neide Judith Faria de Oliveira Juan Sebastian Vera Chamba Fernando Colen Cândido Alves da Costa Adair da Silva Santos Filho
Navegação segregada em enxames de robôs
Os enxames de robôs são sistemas formados por uma grande quantidade de robôs que apresentam um comportamento coletivo que emerge das interações entre seus indivíduos e o ambiente no qual estão inseridos. Essa abordagem tem inspiração nas colônias de insetos sociais, como abelhas e formigas, nas quais um grande número de indivíduos cooperam entre si para realizar determinadas tarefas de interesse comum, que dificilmente poderiam ser executadas por indivíduos isolados. Planejar caminhos seguros e eficientes nem sempre é uma tarefa simples. Caso seja preciso manter grupos distintos de agentes separados durante sua navegação, essa tarefa se torna ainda mais complicada. Esse trabalho trata de técnicas que mantenham a segregação durante a navegação de grupos de robôs. Como resultados, uma nova abordagem foi desenvolvida a partir da combinação dos algoritmos Flocking e ORCA e uma métrica foi proposta para avaliar o nível de segregação dos grupos durante seus tempos de navegação.
Supercritical carbon dioxide extraction and conventional extraction of chia seed oils: chemical composition and lipid oxidation
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2022
Renata Adriana Labanca Cecília Svelander Lovisa Eliasson Raquel Linhares Bello de Araújo Lilia Ahrné Marie Alminger
Queixas comunicacionais: significados expressos na troca de cartas entre os usuários e o Hospital Municipal Odilon Behrens
Um estudo sobre a troca de 850 cartas entre os usuários e a direção do Hospital Municipal Odilon Behrens, nos anos de 2003 e 2004, utilizando pesquisa documental, descritiva e interpretativa. O objetivo é tentar entender os significados expressos nessa troca, especificamente através da análise quantitativa e qualitativa, de 116 correspondências geradas por queixas dos usuários e de 30 cartas que expressam rupturas entre eles e a equipe de saúde do Hospital. Com uma abordagem histórica e contextualização epistemológica, entendendo o campo de estudo da comunicação e sua face interdisciplinar, esta pesquisa tem o sociólogo canadense Erving Goffman (1922-1982) e suas teorias sobre a dramatização das relações face a face como seu principal eixo de análises. Outras 13 categorias, além das 24 apreendidas do livro do autor A representação do Eu na vida cotidiana (The presentation of self in everyday life), também são testadas nas cartas pesquisadas. As conclusões deste trabalho podem ser resumidas no entendimento de que os significados contidos nas cartas, assim como aqueles presentes na comunicação face a face, não devem ser vistos através de uma única leitura (ou teoria). Os detalhes microssociológicos presentes tanto nas cartas quanto nas interações face a face são apenas um primeiro passo para entender a comunicação social e as suas mais diversas faces, que levam em conta as representações, as interpretações e os significados dados e apreendidos por cada uma delas.
Curadoria de si: estratégias de criação e de pertencimento na arte contemporânea
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Administration of chloroquine or hydroxychloroquine through feeding tubes: new challenges in times of coronavirus pandemic
The use of chloroquine and hydroxychloroquine as off-label treatments for covid-19 disease is a resort for critical care patients under enteral nutrition (EN). However, the use of solid pharmaceutical forms of these drugs through feeding tubes can pose a challenge to the health care team. Therefore, we performed a review of literature regarding administration of chloroquine and hydroxychloroquine through feeding tubes. For this end, a search was performed on PubMed and Lilacs database using key-words and free terms referring to drug administration via feeding tubes, and, specifically chloroquine and hydroxychloroquine. Also, a search on Micromedex® database and on the Handbook of Drug Administration via Enteral Feeding Tubes were performed. A total of 1.784 articles were retrieved. However, 4 articles fitted in the inclusion criteria. Two articles exploring the administration of chloroquine via feeding tubes on children with malaria found no difference on clinical results or tolerability when comparing it with oral or intramuscular administration. Other article showed full dispersion of hydroxychloroquine on water after crushing with mortar and pestle. A review found no information regarding the administration of hydroxychloroquine via postpyloric feeding tubes. No information was found on Micromedex® or the consulted Handbook; however, they pointed out the interaction between chloroquine and multivalent ions if coadministered.
2022
Mariana Martins Gonzaga do Nascimento Sandra Regina Dos Santos Cristiane de Paula Rezende Raquel Linhares de Bello Araújo
Caleidoscópio, narrativas e subjetividade na arqueologia pública
A presente dissertação analisou a relação entre as correntes teóricas arqueológicas, a forma como elas constroem narrativas e como cada uma dessas linhas de pensamento se relaciona com o público em diferentes contextos: na mídia, em museus e com relação aos próprios arqueólogos. Em uma perspectiva interpretativa, discuto de que maneira as instituições e a relação destas com o público se apresentam hoje, postulando limites para o mundo contemporâneo das formas tradicionais de produção de conhecimento.
Rochas na construção civil: tipos, aplicações e critérios de seleção
Este trabalho descreve os requisitos que devem ser observados para uma correta especificação, uso e conservação adequada das rochas no âmbito da construção civil. Neste aspecto, são abordados tópicos como a origem geológica das rochas; as propriedades físicas e mecânicas deste material; os principais campos de utilização; os processos de extração e transformação; os métodos de colocação; as causas dedeterioração e, por fim, os mecanismos de proteção que podem ser adotados.
Identificação interativa da elasticidade de materiais por meio da extração de características visuais e geométricas
O presente trabalho apresenta como principal objetivo a implementação de dois novos métodos para identificação de materiais: Método de Análise Local de Deslocamentos por Curvas de Nível (MALD-CN) e Método de Análise Local de Deslocamentos de Pontos Característicos (MALD-PC). Em termos de análise de deslocamentos, o método de medição de dureza e o Método de Elementos Finitos Inverso (MEFI) correspondem às técnicas adotadas no estado da arte. De forma geral, os métodos de medição de dureza apresentam a desvantagem de necessitar de ambientes controlados. Já o MEFI requer grande tempo de execução, inviabilizando sua utilização em sistemas de tempo real crítico ou suave como sistemas robóticos. Os métodos MALD-CN e MALD-PC superam os principais problemas dos métodos, baseados em análise de deslocamentos, adotados na atualidade .
Interação entre surfatantes na flotação de minérios de ferro
Ainda existe considerável espaço para pesquisas envolvendo o emprego conjunto de espumantes e aminas na flotação reversa de minério de ferro. A utilização de espumantes nesta aplicação é pouco explorada uma vez que o coletor utilizado (eteraminas) exerce a função de coletor e também a função de espumante em pH usualmente aplicado. Estudos recentes mostraram que existe uma interação entre o coletor (eteraminas) e os espumantes, interação esta que pode ser benéfica à flotação ou prejudicial dependendo do tipo de espumante utilizado. Os estudos realizados no sentido de entender melhor as variáveis que afetam essa interação foram feitos em laboratório, planta piloto e industrialmente. Os reagentes empregados incluíram vários tipos de coletores, mas principalmente um coletor catiônico da classe dos acetatos de alquil aminas e vários tipos de surfatantes (na suamaioria da classe dos espumantes) que foram dosados em diversas proporções juntamente com a eteramina alcóxi-propanoamina ou eteramina. Quanto ao tipo de espumante pode-se concluir que os espumantes que se destacaram mais foram o C8 (álcool), M9837 (álcool C4-C18, aldeídos e ésteres) e 01 DU133 (informação não disponível) que apresentaram recuperações metálicas altas com boaseletividade, com o destaque maior para o M9837 (álcool C4-C18, aldeídos e ésteres) que apresentou as maiores recuperações. Os espumantes C8C10 (álcool), BD 029/05 (a base de alquil fenol etoxilado) e M537 (informação não disponível) mostraram maiorseletividade, podendo-se destacar os espumantes C8C10 (álcool) e BD 029/05 (a base de alquil fenol etoxilado) que apresentaram os melhores resultados. A compatibilidade entre as estruturas dos surfatantes (coletor e espumante) mostrou-se mais uma vez de suma importância para o bom desempenho da flotação, uma vez que apresentaram os melhores resultados os surfatantes que têm sua estrutura molecularcompatível com a da amina testada O tipo de coletor também parece influenciar bastante no desempenho final, ou seja, a estrutura e o grau de neutralização parecem ter uma influência significativa na interaçãoda amina com espumante. Os testes com diamina mostraram uma interação muito significativa com o MONTANOL 800. Quanto ao pH, os melhores resultados foram com os valores de pH mais altos, ou seja,entre pH 10,5 e 11,0. É importante destacar também que os resultados dos testes com espumante em pH 8,5 apresentaram-se melhores do que os sem espumante neste mesmo pH, entretanto com resultados piores se comparados com os testes em pH 10,5. Com relação à concentração da solução e a preparação da solução, verifica-se queconcentrações mais diluídas apresentam resultados melhores. As soluções de coletores e espumantes feitas conjuntamente, ou seja, em uma única solução apresentam resultados melhores. Quanto a variação de temperatura na preparação de soluções dos surfatantes, verificouseque em temperaturas mais altas os testes apresentam recuperações maiores e em temperaturas mais baixas eles são mais seletivos.A aplicação industrial na instalação de tratamentos de minérios de VGR mostra-se plenamente viável e de fácil implementação.
Influência de atividades de modelagem na qualidade dos argumentos de estudantes de Química do ensino médio
A importância da argumentação para a educação científica e a relação da modelagem com a argumentação são aspectos destacados pela literatura. Ao atuar como professora de ensino médio, pude perceber que a modelagem favorecia a argumentação e como era influenciada por ela. Devido a esses aspectos, buscamos investigar, a partir de instrumentos específicos: (i) a qualidade dos argumentos de estudantes do ensino médio que participaram de atividades de ensino por modelagem fundamentado no diagrama Modelo de Modelagem de dois temas (ligações iônicas e interações intermoleculares); (ii) a relação de seus argumentos com as etapas do diagrama; e (iii) como a modelagem influenciou a argumentação dos estudantes. Foram coletados dados de uma turma de segundo ano do ensino médio de uma escola pública estadual. A professora já tinha experiências com atividades investigativas. Todas as atividades de modelagem foram discutidas previamente com ela. Os estudantes não tinham nenhuma experiência prévia com atividades investigativas. A coleta de dados ocorreu durante os meses de fevereiro a junho de 2009. Foram filmadas todas as aulas com o foco em três grupos, foram produzidas notas de campo e as atividades dos estudantes foram copiadas. Todos os vídeos das aulas foram transcritos e foram produzidos estudos de caso para cada um dos temas para dois dos grupos. Foi proposta a definição de argumento científico curricular. Essa definição e os argumentos de estudantes oriundos do estudo piloto fundamentaram a proposição de um instrumento para análise do nível de argumentos. Nos estudos de caso, a classificação dos níveis dos argumentos foi feita segundo a plausibilidade deles no contexto de produção. Neles, relatamos como os estudantes lidaram como dados que poderiam ser anômalos a seus modelos e como a professora conduziu as discussões. Investigamos se havia relação entre o uso de dados primários e secundários e o nível dos argumentos. Classificamos alguns atos dos estudantes em doing the lesson ou doing school e doing science com o intuito de discutir a possível relação do nível dos argumentos com a postura dos grupos em sala de aula. A análise dos estudos de caso fundamentou a discussão das questões de pesquisa. A definição do argumento científico curricular e seu uso a partir do instrumento para análise dos níveis dos argumentos mostrou-se coerente porque possibilitou analisar os argumentos durante o processo de construção de modelos. Os dados evidenciam que as atividades de ensino são adequadas quanto aos objetivos de favorecer a construção de modelos mais próximos aos curriculares, a elaboração de argumentos e a expressão de argumentos de elevada qualidade, principalmente, aquelas relacionadas às etapas 3 (teste do modelo) e 4 (avaliação do modelo) do diagrama. Na estratégia de ensino de interações intermoleculares, houve produção de mais argumentos de maior qualidade do que na de ligações iônicas, o que pode ser influência da aplicação da primeira estratégia devido aos conhecimentos e habilidades de raciocínio desenvolvidos pelos alunos. O papel da professora na condução das atividades, principalmente nas refutações aos modelos incoerentes ao curricular, foi essencial para o favorecimento da argumentação. Percebemos que não foi apenas a natureza dos dados que favoreceu o uso dos mesmos nos argumentos, mas o contexto em que eles foram analisados e a complexidade dos mesmos. O uso de dados anômalos num contexto de ensino que envolvia colaboração na produção de conhecimentos e guiado pela professora foi importante para promoção da modificação central dos modelos. O posicionamento dos grupos, assim como o uso de gestos influenciou na argumentação. O conhecimento conceitual influenciou na melhoria da qualidade dos argumentos e vice-versa. Sugerimos o uso do diagrama Modelo de Modelagem para fundamentar estratégias de ensino que visem favorecer a argumentação em outros contextos e o uso do instrumento de análise de nível de argumentos científicos curriculares em pesquisas que investiguem tais argumentos em processos de construção de conhecimento.
Concepções de aprendizagem nas pesquisas em ensino de física que lidam com pequenos grupos
Diversas estratégias são criadas para analisar o fenômeno aprendizagem. Tais estratégias podem sinalizar como os pesquisadores compreendem esse fenômeno. Neste trabalho, investigamos as concepções de aprendizagem que aparecem em trabalhos que lidam com pequenos grupos em aulas de Física. Analisamos 42 artigos publicados durante o período de 2012 a 2017 em periódicos de Ensino de Ciências e de Física classificados como A1 pelo Qualis CAPES (Brasil). Categorizamos as análises desenvolvidas pelos autores segundo concepções de mente trazidas da literatura. Notamos uma predominância (n=25) da concepção que trata aprendizagem como uma prática social de compartilhamento de significados. Além disso, encontramos cinco trabalhos em que as concepções de aprendizagem divergiam entre suas próprias seções. Finalmente, propomos que a ferramenta criada para a categorização dos artigos pode ser usada como instrumento de reflexão e ponderação para a elaboração de sequências didáticas, avaliações escolares e estratégias de investigação em aprendizagem.
2022
Danielle Regina Rocha Alexandre Fagundes Faria