Repositório RCAAP
Brincar na adolescência: uma leitura no espaço escolar
Os brinquedos e brincadeiras, narrativas e fenômenos da complexa existência humana são, em nossa cultura, imediatamente identificados com a idade infantil, por se constituírem numa das linguagens pelas quais a criança se faz presente no mundo. No tocante à criança e ao brincar, há uma intensa literatura abordando essa relação, mas quando o tema é o adolescente e o brincar, tem-se estudado pouco suas implicações, sentidos e significados. Se o brincar é, então, uma das atitudes e condições básicas para a criança se fazer presente no mundo, o que seria essa atitude para o adolescente? O que move os adolescentes a irem ou não ao encontro dos brinquedos e brincadeiras? Como objetivos, esta pesquisa quer contribuir para o estudo das relações dos adolescentes com o brincar no contexto escolar, identificando e analisando seus sentidos e significados, e mapear as concepções de um grupo de especialistas sobre o tema. Ela foi orientada numa perspectiva etnometodológica, sendo utilizados como instrumentos, na coleta de dados, a observação direta, o questionário com adolescentes estudantes de duas escolas públicas de Belo Horizonte e entrevistas com profissionais e três grupos focais de adolescentes. A partir dos referenciais teóricos e das observações, o brincar foi eleito como uma linguagem capaz de remeter aqueles que brincam à dimensão ontológica da experiência humana de interação, comunicação, expressão e declaração ao outro. Verificou-se que os adolescentes transmutam a relação que tiveram com as brincadeiras durante a infância. Alguns elementos mantiveram-se e outros foram substituídos, estabelecendo uma nova maneira de brincar.
Território de cidadania: ensaios de gestão pública compartilhada na mata atlântica
A Mata Atlantica e o dominio em que habita esta pesquisa-acao. Antes, muito mais, abriga cinco seculos da geografia de uma nacao que extraiu daquela mesmo seu nome, Brasil. O impacto desta historia: em apenas 8% das florestas remanescentes, ilhas de megadiversidade biologica configuram um dos 25 hotspots mundiais pontos do planeta que mais concentram especies endemicas e ameacadas de extincao. Situacao analoga, quanto a diversidade cultural: a fragmentacao do bioma resultou na extincao de linguas e etnias, no isolamento dos povos nativos e na invisibilidade de seus saberes. Neste universo, uma utopia transescalar se desenha. A sustentabilidade deste dominio e a manutencao de suas diversidades sao objetivos de iniciativas locais, regionais e internacionais que se interconectam no Extremo Sul da Bahia. Neste territorio patrimonio da humanidade que abrigou um dos ultimos reencontros da diaspora humana, sujeitos-autores se encontram para reescrever uma historia e ensaiar outra geografia: inverter os fluxos da colonizacao, respeitar alteridades, valorizar diversidades, traduzir diferencas, resolver conflitos, revelar igualdades, dialogar, refletir, agir governar. Na escala do lugar, se mobilizam para repor florestas e reduzir pobrezas em um Corredor Ecologico; tambem ali se reunem, em diversas instancias de deliberacao participativa, para determinar um projeto de sustentabilidade regional; na escala do bioma, se articulam para a configuracao de um amplo pacto nacional pelas florestas da Mata Atlantica. Sustentar teorica e politicamente a vertente emancipatoria destes projetos e o objetivo desta tese. O conceito de cidadao governante determina a hipotese de insuficiencia da democracia para realizacao de interesses publicos. Talhipotese demanda outros modos de acao e reflexao modos libertarios e republicanos, que complementam os modos democraticos correntes, para reinvencao da cidadania como forma de governo. A iluminacao do encontro trans-historico entre o pensamento politico amerindio e as primeiras reflexoes libertarias da modernidade possibilita ir alem das fronteiras da competicao e da guerra ou do paradigma colonial moderno. Avançar nesta trilha significa resgatar, sob os escombros da ideologia do progresso, a dimensao politica da amizade, da autonomia e da cooperacao, na tentativa de desenhar um verdadeiro estado de excecao no ocidente. A viabilidade topica geografica deste outro estado demanda a explicitacao efetiva da autonomia imediata de todo aquele que se declara concidadao para atuacao em processos de compartilhamento da gestao publica. Nesse caminho, os sujeitos do conhecimento e da acao coletiva sao tambem coautores de outra geografia politica, determinante de multiplas soberanias em territorios compartilhados. Em seus movimentos de cidadania e organizacoes em rede realizam uma pulsao libertaria original, que ultrapassa o nivel da mera indignacao, manifestacao e participacao, para efetivacao de uma liberdade e igualdade imanentes e inviolaveis. Um unico imperativo e capaz de se impor a estes cidadaos, exatamente porque deles e constituinte governai-vos.
Efetividade da abordagem de orientação cognitiva para o desempenho ocupacional diário (co-op) na melhoria do desempenho funcional de crianças e adolescentes com paralisia cerebral
Entre os vários tipos de intervenção usados no tratamento de crianças com paralisia cerebral (PC), as abordagens descendentes têm apresentado melhor suporte de evidências científicas, com maiores ganhos no desempenho de atividades motoras e de auto-cuidado. Dentre as abordagens descendentes, a Abordagem de Orientação Cognitiva para o Desempenho Ocupacional Diário (CO-OP), embora desenvolvida para crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação, pode ser uma proposta viável para crianças com PC. Os objetivos desse estudo foram: investigar se crianças e adolescentes com PC submetidos à CO-OP em ambiente clínico apresentam ganhos superiores no desempenho funcional do que quando submetidos à intervenção convencional de terapia ocupacional (TO-C), se conseguem manter as habilidades adquiridas, se transferem e generalizam habilidades e estratégias aprendidas, e se também há ganhos na destreza manual e função motora grossa (desfechos secundários). Ensaio clínico randomizado do tipo crossover foi conduzido com 12 participantes de seis a 15 anos de idade. Os participantes foram avaliados pelo Kaufman Brief Inteligence Test 2ª edição (KBIT-2) para estimar o quociente de inteligência (QI). Para identificar metas e avaliar mudanças no desempenho foram utilizados o Perceived Efficacy and Goal Setting System (PEGS), a Medida Canadense de Desempenho Ocupacional (COPM) e a Performance Quality Rating Scale - Generic (PQRS-G) (desfechos primários). Para avaliar mudanças nos desfechos secundários utilizou-se o Box and Block Test (BBT) e a Medida da Função Motora Grossa-88 (GMFM-88). Os participantes foram alocados no grupo CO-OP1 e CO-OP2 por sorteio de pares dentro do mesmo nível funcional. As intervenções CO-OP e TO-C foram constituídas por 13 sessões, sendo feitas avaliações antes, logo após, três e seis meses depois de concluída a intervenção CO-OP. Parâmetros clínicos e Generalized Equations Estimating (GEE) foram utilizados para avaliar os efeitos da CO-OP ao longo do tempo, considerando nível de significância p=0,05. Os resultados mostraram mudanças clínica e estatisticamente significativas no desempenho e satisfação, como pontuado na COPM pelas crianças e adolescentes dos grupos CO-OP1 (p=0,000) e CO-OP2 (p=0,001) e pelos pais do CO-OP1 (p=0,000), assim como mudança estatisticamente significativa no escore da PQRS-G para ambos os grupos (p=0,000 e p=0,044, respectivamente), depois da abordagem CO-OP, mas não depois da TO-C. Foi encontrada evidência de transferência em dois participantes de cada grupo segundo percepção da criança/adolescente. As habilidades adquiridas foram mantidas, pois nos seguimentos após o tratamento CO-OP não houve mudanças estatisticamente significativas na pontuação das habilidades funcionais. Foi observado ganho no seguimento de três e seis meses na destreza manual no BBT nos dois grupos e ganho estatisticamente significativo na função motora grossa no GMFM-88 apenas para o grupo CO-OP2. Conclui-se que a abordagem CO-OP mostrou-se efetiva no contexto clínico de reabilitação brasileiro, promovendo o desempenho funcional de crianças e adolescentes com PC.
O direito à privacidade e o sigilo de dados na internet
O presente artigo analisa as recentes tentativas de alteração do Marco Civil da Internet – Lei 12.965/2014, através dos Projetos de Lei 215/2015, 1.547/2015 e 1.589/2015. Os dispositivos dos projetos de lei, que parecem trazer uma tendência de limitação de direitos e garantias individuais, em favor de uma persecução penal inquisitiva, são confrontados com normas constitucionais vigentes e com princípios democráticos que devem nortear o uso da internet e o Processo Penal Constitucional.
2022
Felipe Martins Pinto Johnny Wilson Batista Guimarães
Avaliação da dor pós-operatória e da alta hospitalar com bloqueio dos nervos ilioinguinal e ílio-hipogástrico durante herniorrafia inguinal realizada com raquianestesia: estudo prospectivo
A cirurgia para o tratamento da hérnia inguinal é um dos procedimentos mais realizados em todo o mundo (1). Com o advento das modernas técnicas cirúrgicas, têm se observado uma redução nas taxas de recidiva dessa patologia. Dessa forma, as síndromes dolorosas pós herniorrafia têm se tornado complicações frequentes, com reflexos diretos na qualidade de vida e na recuperação dos pacientes. Novas opções terapêuticas têm sido empregadas, com técnicas anestésico-cirúrgicas que visem a redução dos efeitos colaterais, menor tempo de internação hospitalar e recuperação mais precoce. Este estudo tem como objetivo comparar a qualidade da analgesia (intensidade da dor e consumo de analgésicos) e o tempo de alta hospitalar dos pacientes que receberam ou não bloqueio ílioinguinal (II) e ílio-hipogástrico (IH) pósincisão associado a infiltração da ferida operatória com ropivacaína 0,75% em cirurgia de herniorrafia inguinal, sob raquianestesia. Trata-se de estudo prospectivo, aleatório, duplamente encoberto com 34 pacientes submetidos à herniorrafia inguinal. Estes pacientes foram divididos em dois grupos: controle (C) e bloqueio II e IH (B). O grupo C (n=17) recebeu raquianestesia com 15 mg de bupivacaína 0,5% hiperbárica e o grupo B (n=17) recebeu raquianestesia com 15 mg de bupivacaína 0,5% hiperbárica em associação com bloqueio II e IH (10 mL de ropivacaína 0,75%) e infiltração da ferida cirúrgica (10 mL de ropivacaína 0,75%). Foram registrados os dados antropométricos, intensidade da dor através da escala analógica visual (EAV) e, número de doses de analgésicos (dipirona, cetorolaco e nalbufina) no pós-operatório imediato assim como, o tempo de alta hospitalar. A EAV em repouso 3 horas após o término do procedimento e o tempo de hospitalização foram significativamente menores no Grupo B em comparação com o Grupo C (p<0.05). A EAV durante a movimentação foi semelhante entre os grupos em todos os períodos do pós-operatório. O número de doses de analgésicos no pósoperatório foi semelhante entre os grupos. O bloqueio II e IH associado à infiltração da ferida cirúrgica com ropivacaína 0,75% propiciou melhor analgesia pós-operatória e alta mais precoce em pacientes submetidos à herniorrafia inguinal sob raquianestesia.
Avaliação dos pesos regionais do RTQ-R a partir da análise da estrutura do consumo residencial de energia elétrica por região geográfica
Este trabalho insere-se na grande área de conhecimento de Ciências Sociais, na subárea de Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo, no contexto do consumo residencial de energia elétrica por região geográfica brasileira, e do Regulamento Técnico da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edifícios Residenciais (RTQ-R). O trabalho parte de análises de crescimento geométrico lineares, logo determina como premissa a situação de que o cenário socioeconômico que influenciou o consumo de energia elétrica do setor residencial entre os anos 2005-2012, bem como a disponibilidade do fornecimento de energia elétrica, se manterão até o ano de 2020. A importância deste trabalho refere-se à contribuição para o incremento do RTQ-R, partindo da análise das estimativas futuras de uso final de energia elétrica pelo setor residencial brasileiro, por região geográfica. Logo, considera-se como hipótese principal o incremento do RTQ-R através do aperfeiçoamento dos aspectos regionais. O consumo residencial de energia elétrica é objeto de diversas pesquisas no Brasil. O consumo de energia elétrica por região geográfica é diversificado e influenciado pelos diferentes cenários regionais sociais, políticos, econômicos e climáticos. Logo, a compreensão dessa dinâmica ao longo dos anos é de suma importância para balizar o planejamento dos recursos energéticos e as políticas de eficiência energética. Este trabalho descreve os cenários que influenciaram o consumo residencial de energia elétrica no Brasil nos últimos anos. Seu objetivo principal é determinar a estrutura de consumo de energia elétrica do setor residencial brasileiro por região ao longo do tempo, e analisar em quais aspectos o RTQ-R poderia ser incrementado a partir de uma abordagem regional e de uma previsão de uso final de energia elétrica por aparelho. O método utilizado neste trabalho partiu da criação de uma base de dados, a partir de fontes oficiais, e da aplicação de uma metodologia já aplicada em outros trabalhos. O trabalho determinou a estrutura de consumo residencial de energia elétrica, para o ano de 2005, e extrapolações da estrutura de consumo para os anos 2015 e 2020. A análise comparativa da estrutura de consumo residencial de energia elétrica entre os anos 1995, 2005, 2015 e 2020 possibilitou compreender a evolução do uso final de energia elétrica pelo setor residencial ao longo dos anos. A partir dos resultados estimados para o ano 2020, foi feita uma análise dos pesos regionais do RTQ-R, e posteriormente apresentadas as sugestões para modificações neste regulamento. A estimativa da participação relativa de consumo de energia elétrica por uso final do grupo de aparelhos de Conforto Ambiental, do ano 2020, para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, foi de, respectivamente, 50,9%, 34,9% e 26,8%. Nas regiões Sudeste e Sul estas parcelas foram de 15,1% e 17,9%. As modificações propostas para alteração dos aspectos do RTQ-R relacionam-se: ao equivalente numérico da envoltória (EqNumEnv) nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste; às bonificações por instalação de ar condicionado e ventilador de teto em todas as regiões; ao equivalente numérico do sistema de aquecimento de água (EqNumAA) na região Nordeste, quando não há sistema de aquecimento de água existente. Sugere-se, através da apresentação de uma nova equação, que a eficiência da envoltória para refrigeração dos ambientes de dormitórios, nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, possa participar diretamente da determinação do desempenho da envoltória da unidade habitacional. Ainda no contexto das bonificações por instalação de ar condicionado, sugere-se a alteração do peso relativo em uma nova escala, respectivamente, até 0,4 pontos e até 0,2 pontos, de acordo com a região geográfica e o nível do EqNumEnv. Sugere-se, ainda, a ampliação da bonificação por instalação de ar condicionado nas regiões Sudeste e Sul para que os edifícios com EqNumEnv níveis B e C sejam elegíveis à bonificação. Sugere-se, também, o aumento da valoração da pontuação relativa à bonificação por instalação de ventiladores de teto para até 0,4 pontos, em todas as regiões. No contexto das edificações residenciais da região Nordeste, que não possuem sistemas de aquecimento de água instalados, sugere-se que seja atribuído o valor 1 para o nível do EquNumAA, tal como ocorre nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. As análises conclusivas levaram à observação de que algumas regiões apresentam a tendência de crescimento do consumo residencial de energia elétrica em certos grupos de aparelhos, maior que outras. Logo, a grande contribuição deste trabalho insere-se na ciência da eficiência energética no Brasil, incidindo particularmente sobre os aspectos regionais do RTQ-R, verificando-se de grande relevância a atualização de alguns de seus requisitos e critérios.
2019
Karla Cristina de Freitas Jorge Abrahao
O Castelo de Franz Kafka: uma leitura sob a perspectiva do poder microfísico
O presente trabalho consiste em um esforço de aproximação entre as relações de poder identificadas no romance O castelo, de Franz Kafka, e a perspectiva microfísica de poder apresentada por Michel Foucault. Segundo essa perspectiva, os indivíduos não são alvos inertes, sobre os quais são exercidos poderes advindos de um centro que os detém e os exerce com exclusividade, sem que esses indivíduos ofereçam possibilidade de resistência. Em O castelo, as lutas do protagonista não se restringem a ir contra a insanidade burocrática de um Estado totalitário, nem se dão, em sua maior parte, contra as ações dos órgãos oficias do governo. A perspectiva microfísica propõe uma abordagem segundo a qual o poder é um efeito das relações de forças; ele não é algo passível de posse e não se exerce sem resistência; é difuso e anônimo em toda a sociedade. As ações da comunidade funcionam no sentido de dominação que operam através da ligação dos indivíduos à sua própria identidade de modo coercitivo, objetivando-os, fazendo deles, sujeitos. Assim, este trabalho pretende abordar o aspecto segundo o qual não somente os procedimentos oficiais oprimem o protagonista e o impedem de obter êxito em seus objetivos, mas também abordar as articulações dos moradores da aldeia e como isso se dá no tempo e no espaço.
WebQuest: potencialidades pedagógicas da internet no Ensino de Química
O presente estudo ocorreu no âmbito do Mestrado Profissional Educação e Docência da FaE UFMG e apresenta uma pesquisa sobre o desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) para o ensino de Química. Tem como objetivo apresentar e analisar as potencialidades de uma estratégia de ensino, a WebQuest, para estudantes da 2º ano do Ensino Médio, sobre a temática Eletroquímica. Nesta investigação verificamos qual a contribuição dessa estratégia para o Ensino de Química, na perspectiva de promover um ambiente que potencializa a Aprendizagem Colaborativa entre os estudantes, ao mesmo tempo em que potencializa os quatro princípios do Engajamento Disciplinar Produtivo (EDP) no ambiente de aprendizagem. A Sequência de Ensino, constituída por cinco (5) WebQuests com as temáticas: Como o Alumínio é extraído da Bauxita? (http://eletrolise.webnode.com/); Vamos montar uma Pilha? (http://vamos-montar-uma-pilha.webnode.com/); O que fazer quando a Pilha acabar? (http://que-fazer-quando-a-pilha-acabar.webnode.com/); Pilhas e Baterias, como descartá-las? (http://como-descartar-pilhas-e-baterias.webnode.com/) e Lixo eletrônico, um mal inevitável? (http://lixo-eletronico-um-mal-inevitave.webnode.com/), foi elaborada e desenvolvida em uma escola do município de Contagem, em Minas Gerais, utilizando o Laboratório de Informática, a sala de aula, o Laboratório de Ciências e atividades extraclasse, com a participação efetiva de um Professor/Pesquisador de Química e de noventa e seis (96) estudantes. A pesquisa foi realizada utilizando uma metodologia de pesquisa de cunho qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram dois questionários, registros no caderno de campo, análise de discurso de excertos de gravações em vídeo e uma entrevista semiestruturada realizada com os estudantes. Na construção da Sequência de Ensino de atividades WebQuest, os atributos utilizados foram: Introdução, Desafio (Tarefa), Processo, Recursos, Avaliação e Conclusão. Durante a elaboração, desenvolvimento, análise, discussão e avaliação da Sequência de Ensino foi possível observar a necessidade de atribuir mais dois atributos: Créditos e Tire suas Dúvidas. Os resultados evidenciam que a estratégia de ensino WebQuest pode contribuir de forma efetiva para o Ensino de Química, uma vez que as atividades WebQuest desenvolvidas no âmbito da Sequência de Ensino colaboram, por meio da pesquisa, da correlação entre teoria e prática, do desenvolvimento de trabalhos em grupos e, sobretudo, pelo fato de estarem orientadas e estruturadas de forma que os estudantes se engajam no desenvolvimento de tarefas de investigação, o que potencializou a aprendizagem dos conceitos e fenômenos químicos e/ou científicos trabalhados. Como produto final do Mestrado Profissional apresentamos um Caderno Temático voltado a promover uma reflexão e análise sobre a elaboração, produção e desenvolvimento do trabalho com as WebQuests e a divulgar as possibilidades e limitações que o trabalho com as WebQuests possibilita.
Percolação Bootstrap em árvores homogêneas
Dada uma árvore homogênea de grau (...) e uma densidade inicial de sítios ocupados p, é sabido que existe um ponto (...) para o qual a configuração final do modelo de percolação bootstrap de limiar (...) nessa árvore apresenta duas fases distintas para quase toda configuração inicial: possuirá densidade de vértices ocupados menor que 1 se (...) e estará completamente ocupada se (...). Nesse trabalho, além de mostrarmos esse resultado, estudamos ainda um outro ponto crítico relacionado a esse modelo. Mostramos que existe um ponto (...) que também divide as possíveis configurações finais em dois casos distintos para quase todas as configurações iniciais desse modelo: se (...), teremos a ocorrência de aglomerados infinitos de vértices ocupados e, se (...), nenhum aglomerado infinito é encontrado. Além disso, mostramos que na fase subcrítica (...) a distribuição do tamanho dos aglomerados de sítios ocupados na configuração bootstrap final possui decaimento exponencial e que, ainda nessa configuração final, no valor crítico (...) o tamanho esperado do aglomerado de sítios ocupados é infinito.
Formação de docentes: analisando a proposição de atividades investigativas a partir de roteiros de experimentos publicados no portal pontociência
Neste trabalho, buscamos investigar se os critérios utilizados na proposição de atividades investigativas em um grupo de dezesseis estudantes da UFMG, graduandos em química, se aproximam dos critérios utilizados na literatura pertinente a atividades investigativas. Esses estudantes fazem parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). A análise das atividades investigativas entregues pelos bolsistas foi realizada utilizando-se os critérios mencionados por Munford (2008). Nosso interesse foi refletir sobre o que estes critérios revelam sobre a concepção desses sujeitos a cerca do papel de uma atividade investigativa. Durante a realização do projeto e nas discussões em sala de aula, percebemos nas propostas das atividades diferentes formas de incorporação de características desejáveis em uma abordagem investigativa.
Kant e o cinema transcendental: um debate acerca das relações espaço-temporais no cinema a partir de Theodor W. Adorno e Immanuel Kant
O objetivo deste trabalho é refletir sobre as relações espaço-temporais no cinema a partir da teoria epistemológica e da teoria do gosto de Immanuel Kant, tendo como interlocutor privilegiado o pensador frankfurtiano Theodor W. Adorno. Mais especificamente, o estudo tem em vista o modo como estas relações espaço-temporais influenciam na maior ou menor espontaneidade e autonomia das faculdades mentais dos espectadores. O fio condutor da análise aqui proposta é a doutrina do esquematismo formulada por Kant em sua Crítica da Razão Pura. Ali, verificamos que o sujeito transcendental kantiano é marcado pela espontaneidade com que sintetiza a experiência objetiva, o que lhe confere o poder de formatar a experiência de objetos no tempo e no espaço a partir de instâncias próprias, isto é, instâncias cuja origem se encontra a priori e de forma inata no próprio sujeito. Porém, este protagonismo na determinação da experiência objetiva desempenhado pelo sujeito transcendental kantiano parece ser contradito pelo cinema, na medida em que as relações espaço-temporais presentes em um filme são condicionadas pela própria produção cinematográfica. Sob este ponto de vista, podemos encontrar em alguns textos de Adorno, Benjamin e Horkheimer a ideia de que os modos próprios com que o sujeito constitui a sua experiência objetiva são, eles mesmos, condicionados por instâncias que escapam ao sujeito. O cinema, entendido como mero produto industrial, aparece em Dialética do Esclarecimento, de Adorno e Horkheimer, como uma instância externa ao sujeito que, mobilizando seus condicionantes internos, expropria a sua capacidade de esquematizar, e, nesta medida, expropria também a espontaneidade de seus juízos, condicionando-os em função de uma demanda mercadológica. Acreditamos, porém, que o modo próprio com que a atividade de esquematizar atua no juízo de gosto kantiano, a saber, livre de determinações conceituais ou empíricas, pode apontar para uma experiência cinematográfica que, ao contrário daquela que é proporcionada pela indústria do entretenimento, teria a capacidade de reforçar um uso mais espontâneo, reflexivo e autônomo das faculdades mentais dos espectadores. Esta possibilidade, porém, repousa sobre a condição de que tratemos os elementos presentes na teoria do gosto kantiana sobre um ponto de vista materialista dialético, isto é, sob o ponto de vista da primazia do objeto, tal como podemos encontrar no pensamento de Theodor W. Adorno.
Inércia versus inovação: a produção residencial multifamiliar contemporânea em Belo Horizonte e São Paulo
Considerando o atual contexto da produção residencial multifamiliar no Brasil, percebe-se o desenrolar de um processo de padronização projetual já bastante disseminado. Tal uniformidade implica efeitos que podem ser observados em escalas distintas - edifício e cidade. Ainda que as escolhas se deem no âmbito do edifício, sendo este um elemento da paisagem urbana, a repercussão de sua produção torna-se bastante evidente no contexto ampliado da cidade. A proliferação de edifícios verticais indistintos que se assemelham a cópias de modelos revela a fotografia de uma paisagem também indistinta, que poderia ser atribuída a qualquer metrópole brasileira. Estabelecida tal constatação, inicia-se a problematização (mais à frente chamaremos de controvérsias) que direciona o estudo pretendido e se refere à condição de inércia projetual atrelada à produção contemporânea dos edifícios residenciais multifamiliares no Brasil. O objetivo deste trabalho será investigar como se desenvolve essa produção, tendo como recorte as cidades de Belo Horizonte e São Paulo, atendo-se, justamente, ao processo de padronização arquitetônica - fenômeno que se relaciona à conduta de eleger modelos e replicá-los em massa. Nesse sentido, há que se reconhecer a convergência de uma série de ações e interesses por parte de múltiplos atores, que de maneira articulada, determinam a produção dos edifícios, dentro do amplo e complexo universo que é o contexto de conformação das cidades contemporâneas brasileiras.
Desvalorização da escola pública de periferia
Este trabalho é o resultado de um estudo e reflexões sobre a desvalorização da escola pública na periferia. O interesse pelo tema de desvalorização da escola pública de periferia surgiu em vista de problemas constatados pela gestão no cotidiano da escola. O desenvolvimento cognitivo do aluno pode ser prejudicado por interferência de problemas trazidos para a sala de aula. O texto pretende analisar o contexto da Escola Municipal Madre Maria dos Anjos Amorim, na cidade de Cláudio, estado de Minas Gerais, que é uma escola de periferia e vem enfrentando reflexos de sua desvalorização. Averiguando que essa desvalorização da escola de periferia afeta as decisões da escola, o estudo tem o objetivo principal de identificar os problemas que vêm ocorrendo e suas consequências no processo educativo. A análise está articulada ao Projeto Político Pedagógico (PPP), que leva em conta o meio em que se inserem as crianças, as finalidades da escola e a liderança do gestor para a tomada de decisões. A desvalorização tem levado famílias a procurarem outras escolas, no centro ou em outros bairros, com prejuízo para a escola e a comunidade. Partindo do estudo bibliográfico de autores como Barreto (2005), Dourado (2009), Ferreira (2005), Gandin (2001), Gracindo (2005), Libâneo (2001), Saviani (1986, 2011), Oliveira (2005), Paro (1997, 2007, 2015) sobre a democratização da escola pública, a gestão democrática e a qualidade de ensino na escola pública, abre-se uma discussão sobre o envolvimento dos profissionais e a participação da comunidade, para enfrentar o desafio da mudança. Percebe-se a necessidade de colocar em funcionamento o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, para garantir uma escola pública de qualidade e superar os problemas que levam à desvalorização. A partir do estudo e análise dos problemas constata-se possibilidades e iniciativas para superação, desde que ocorra a participação da comunidade e o envolvimento da equipe pedagógica.
Entrando em ação, movendo a cena: práticas informacionais nos ambientes do aplicativo Telegram
FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
O impacto das políticas para stakeholders sobre o desempenho organizacional das companhias de capital aberto no Brasil: uma conexão ( in) provável
O objetivo desta pesquisa é avaliar em medida que as políticas para stakeholders afetam a performance organizacional. Consideramos as políticas para quatro conjuntos de stakeholders: acionistas, consumidores, empregados e meio ambiente. Nossa pesquisa busca aprofundar o entendimento das relações entre as organizações e os stakeholders, tendo como referência a relação instrumental. Buscamos entender o por que as organizações se dispõem a adotar políticas para stakeholders, mesmo despendendo recursos com tais políticas. A estrutura analítica que fundamenta nossa pesquisa é baseada nas proposições instrumentais para construção de uma teoria de stakeholders. Essas proposições consideram que o objetivo dasorganizações é a busca pelo lucro, e os stakeholders são instrumentos que possibilitam esse curso de ação. Isso implica considerar que a importância dos stakeholders é estabelecida não por dever ético, mas por sua importância para o desempenho econômico/financeiro dasorganizações.As perguntas que norteiam essa pesquisa são: 1.em que medida a adoção de determinadas políticas para stakeholders afeta a performance organizacional? 2.Quais os indicadores de performance que são afetados pela adoção de políticas para stakeholders? Nossapesquisa foi realizada com 136 empresas de capital aberto, que operam na Bolsa de Valores de São Paulo BOVESPA. Os dados foram coletados para o período de 1998 a 2001, sendo que os de performance foram extraídos dos balanços patrimoniais e grande parte dos dados de políticas para stakeholders foi obtida por meio dos relatórios de administração das empresas. A metodologia de pesquisa que utilizamos é predominantemente de caráter quantitativo, estabelecendo as relações entre um conjunto de políticas para stakeholders e a performance organizacional através de regressões múltiplas. Os dados são estruturados na forma de crosssectional e em time-series e organizados em painel. Ou seja, as características de um indivíduo são analisadas ao longo de um período de tempo. Os dados em painel permitem identificar e medir efeitos de mudanças de comportamento que não são detectáveis nem na croos-sectional nem em time- series isoladamente. Além da análise quantitativa, elaboramos alguns estudos de casos, baseados em entrevistas, cujo objetivo era complementar alguns resultados obtidos na pesquisa quantitativa.Foram realiza das 10 entrevistas com diretores e presidentes de empresas, que, em sua maioria, pertenciam à amostra da pesquisa quantitativa. O objetivo das entrevistas era compor estudos de casos que objetivam entender como as organizações percebem a importância das po líticas de responsabilidade social e como são decididas as políticas parastakeholders. A partir dos resultados podemos, concluir que as políticas para stakeholders são importantes para as empresas, pois têm sido crescentemente adotadas. Os gestores reconhecem a importância dos stakeholders, apesar de afirmarem que grande parte das políticas é tomada devido a pressões externas, principalmente da comunidade, ambientalistas, dentre outros. Reconhecem que também não desenvolveram nenhuma estrutura formal inter na para implantálas e monitorá-las. Contudo, o fato de que os gestores não dispõem de critérios para avaliar a relação custo/benefício das políticas pode indicar que tais políticas não são voltadas unicamente para obter resultados econômicos/financeiros. Parece possível supor que se as políticas parastakeholders fossem adotadas visando os retornos financeiros, os gestores desenvolveriam critérios mais precisos para estabelecer essa relação. Podemos concluir que as variáveis de performance, por nós utilizadas, não são explicadas pelas políticas para stakeholders, em seuconjunto. É possível que essas variáveis de performance sejam explicadas por variáveis que não foram contempladas em nossa pesquisa. Podemos concluir, então, com base em nossa amostra,que as políticas para stakeholders não afetam a performance organizacional. Podemos supor que as motivações para que as empresas adotem tais políticas são de outra ordem, tais como aspressões externas, a legislação brasileira, a necessidade de motivar e fixar os empregados dentre outras, ou seja, variáveis que não foram consideradas nesta pesquisa.
Análise da produção científica dos pesquisadores em Ciência da Informação nos periódicos brasileiros
CASTRO, Júlio Vitor Rodrigues de. Análise da produção científica dos pesquisadores em Ciência da Informação nos periódicos Brasileiros. 2009. 128 f. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Escola de Ciência da Informação daUniversidade Federal de Minas Gerais. 2009. Estudo da produção científica dos pesquisadores abrigados nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação no Brasil. O objetivo foi analisar a produção dos pesquisadores/docentes da Ciência da Informação veiculada em periódicos científicos, nos últimos nove anos, período equivalente a três triênios de avaliação dos programas pelaCAPES. Buscou-se identificar os pesquisadores ativos, os artigos oriundos de pesquisas, as temáticas preferenciais de pesquisa dos pesquisadores que integram a Ciência da Informação. A metodologia utilizada incluiu procedimentos quantitativos e qualitativos. A coleta dosdados foi feita em sua maioria nos sites dos programas de pós-graduação, da CAPES, na Plataforma Lattes do CNPq e nos periódicos consultados. Foram identificados 12 periódicosespecíficos da Ciência da Informação e dois interdisciplinares. Identificou-se um total de 128 pesquisadores/docentes, que produziram a soma de 376 artigos veiculados em 14 periódicos. Desta mostra foram filtrados 186 artigos divulgados como frutos de pesquisa. As temáticas preferidas dos pesquisadores foram classificadas segundo a Taxonomia da Ciência da Informação de Donald T. Hawkins. O tema mais pesquisado, com 8,6% do total, foi Comunicação cientifica que integra a classe Produção Editorial e Distribuição. Em segundo lugar, com 7,5%, ficaram temáticas incluídas na classe pesquisa em Ciência da Informação. Os resultados mostraram um esforço da comunidade de pesquisadores em um maior comprometimento com a pesquisa e com a divulgação de artigos científicos. Mas, apesar do aumento de pesquisadores docentes, na maioria dos programas prevê-se a necessidade de intensificar compromissos na realização de pesquisas e crescimento do número de artigos por parte dos pesquisadores e dos programas de pós-graduação.
Obras raras no Brasil: estudo dos critérios de raridade bibliográfica, tratamento técnico e preservação das coleções
Compara os critérios de raridade bibliográfica adotados pelas instituições brasileiras que publicaram catálogo(s) de obras raras neste século, bem como o tratamento técnico e a política de preservação dessas coleções. A Biblioteca Nacional, através do PLANOR - Plano Nacional de Restauração de Obras raras, é a principal responsável pela difusão de critérios de raridade no país, os quais consideram o limite histórico, os aspectos bibliográficos, o valor cultural e as características do exemplar, apoiados em pesquisa nas fontes de informação bibliográficas e comerciais.
Nada tão fútil que não possa dizê-lo útil: a atividade de consumo na experiência contemporânea
As características econômicas, sociais e culturais oferecem as bases para a compreensão da atividade de consumo. Elas envolvem dimensões da vida em sociedade que apesar de estarem intimamente vinculadas, obedecem a lógicas muito próprias. Isso repercute emdiferentes avaliações sobre o significado que o consumo possui na experiência contemporânea. Esse estudo propõe uma visão de conjunto que identifica nessas perspectivas aquilo que aparece como mais relevante. Para isso traz à discussão o sentido que cada uma atribui para as relações que o consumidor estabelece com os bens materiais e simbólicos, assim como os modos pelos quais os distintos pontos de vista contemplam a prática do consumo nas interações sociais. Procura, dessa maneira, discernir processos típicos das sociedades de consumo e como eles se integram com a vida subjetiva e individual.
Ideia e projeto, construção e objeto: efeitos da fragmentação projeto-construção na prática arquitetônica
A disparidade entre a atividade acadêmica no campo da Arquitetura e a realidade concreta das cidades encontra correspondência no distanciamento entre a prática projetual e a realidade da produção material de objetos arquitetônicos, o que instiga uma crítica ao exercício profissional na área. A presente pesquisa investiga, por meio de uma abordagem teórico-crítica, a fragmentação espacial, temporal e epistemológica estabelecida entre projeto e construção na produção da arquitetura e seus efeitos sobre a prática arquitetônica. Enquanto a elaboração projetual assume a forma de um movimento dialético entre ideia e forma, manifesto em representações abstratas; a relação entre tais representações e a manipulação da matéria é quase sempre um movimento unidirecional, implicando conflitos tanto para a produção, quanto para o produto final. A partir da análise de dados coletados no Conselho de Arquitetura e Urbanismo e um questionário aplicado a arquitetos atuantes na área de projeto e execução de obras civis, se promove uma discussão sobre as relações entre ideia, projeto, técnica e produção material com o objetivo de repensar a prática arquitetônica frente às condições reais de produção.
Mães em situação de violência doméstica: fragmentos da clínica
O presente trabalho é resultado de uma prática realizada no Centro Risoleta Neves de Atendimento (CERNA/MG), instituição de direitos humanos componente da estrutura do Governo do Estado de Minas Gerais, que realiza atendimento psicossocial de mulheres em situação de violência doméstica. Portanto, neste cenário de atendimento as mulheres, uma nova configuração de violência despertou o interesse para investigação: a violência doméstica de filhos contra as mães. Diante desta problemática, seguindo um referencial psicanalítico, esta dissertação investiga os impasses vividos por mães que foram acolhidas e atendidas pelo autor da pesquisa, e a partir do discurso delas, aborda os fatores subjetivos e sociais que permearam a relação de violência doméstica cometida por seus filhos. Portanto, fez parte do percurso teórico, registrar alguns dos ensinamentos sobre violência e agressividade em psicanálise e apresentar o cenário de inserção das Políticas Públicas para Mulheres, que abrange também as mães. Como metodologia da pesquisa, sabendo que a construção do saber em psicanálise é indissociável da prática clínica, as entrevistas clínicas de orientação psicanalítica foram eleitas como método, tendo como suporte os efeitos terapêuticos rápidos apontados pela própria psicanálise. A partir de seis fragmentos extraídos das entrevistas clínicas com estas mães, pode-se concluir que estas mães convocaram não apenas uma lei que mediasse à relação entre elas e os filhos, mas ao denunciar o filho, denunciaram também algo do desejo da mãe, apontando para o quão imperativo foi à marca que o desejo de cada uma delas estampou naquele filho agressor. Ao apresentar a queixa sobre a violência, marcavam a maternidade como central no engendramento do conflito familiar. Assim, os seis fragmentos de casos retratados na presente pesquisa demonstram diversos percursos trilhados por essas mulheres sobre a maternidade, que permeada pela violência de seus filhos, as tomou como causa.