Repositório RCAAP
Estudo do comportamento de Bacillus cereus em leite em pó reconstituído submetidos a diferentes tratamentos térmicos e condições de armazenamento.
Bacillus cereus é uma grande preocupação na indústria de laticínios. Seus esporos são resistentes ao calor e a produtos químicos. Este micro-organismo está frequentemente associado a intoxicações alimentares devido à produção de toxinas como cerulida, citotoxina K, hemolisina BL e enterotoxina não hemolítica. Este estudo teve como objetivo avaliar a sobrevivência de esporos de 12 cepas de B. cereus reconstituídos em leite em pó integral em cenários em que o leite em pó é habitualmente preparado em residências, hospitais e serviços de alimentação e nutrição como aquecimento em chama direta, aquecimento por micro-ondas, manutenção à temperatura ambiente e armazenamento em refrigerador doméstico. O leite em pó contaminado artificialmente com esporos de B. cereus (n=36) foi reconstituído com água destilada estéril antes de cada cenário. As contagens de esporos de B. cereus foram feitas antes e após a simulação de cada um dos cenários. As contagens foram feitas em ágar nutriente e TSB suplementado com polimixina e a confirmação em ágar MYP e microscopia ótica por coloração de Gram. O número de reduções decimais (γ ) em UFC após cada cenário foi calculado para cada cepa, considerando a população antes e após os cenários aplicados. O (γ ) causado pelo aquecimento em chama direta variou de 0,18 UFC a 0,93 UFC (cepas B94 e B63) para as células vegetativas para os esporos a variação foi de 0,76 UFC a 0,08 UFC (B18 e B3). Para aquecimento em micro-ondas o γ das células vegetativas variou de 0,15 UFC a 1,23 UFC (cepas B3 e B51) e para os esporos a variação foi de 0,14 UFC a 0,77 UFC (B3 e B18). Para manutenção em temperatura ambiente por 2 horas o γ variou -0,19 UFC a 0,18 UFC (CCGB512 e B94) e para os esporos variou de 0 UFC (CCGB432 e CCGB512) a 0,72 UFC (B51). Para o cenário de armazenamento por 24 horas em geladeira a 10°C o γ para células vegetativas variaram -0,24 UFC a 0,31 UFC (CCGB511 e B51) e para os esporos 0,39 UFC a -0,32 UFC (B51 e B86). Os resultados indicaram que puderam ser observados dois grupos de cepas, um grupo resistente para o qual o γ foi menor que 1 UFC e um grupo sensível, para o qual foi observado reduções maiores 1 γ UFC. Os resultados destacam que as condições de armazenamento do leite reconstituído após o cenário por chama direta, geladeira e temperatura ambiente não foram capazes de fornecer mais de 1 γ UFC de redução de B. cereus, potencialmente apresentando riscos à saúde pública se houver o consumo do leite em pó contaminado. O micro-ondas obteve uma redução maior que 1 γ UFC sendo o cenário que promoveu a maior redução tanto de células vegetativas quanto dos esporos das respectivas cepas.
Dimensionamento de estruturas mistas de aço e concreto conforme a ABNT NBR 8800:2008
As estruturas de aço e de concreto vêm sendo intensivamente utilizadas na construção civil em todo o mundo há cerca de 150 e 100 anos, respectivamente. A partir da década de 60, os sistemas mistos aço-concreto ganharam corpo, com o desenvolvimento de métodos e disposições construtivas que garantem o funcionamento conjunto desse dois materiais, ampliando de forma considerável as opçõoes de projeto e construção. Denomina-se sistema misto aço-concreto aquele no qual um perfil de aço (laminado, soldado ou formado a frio) trabalha em conjunto com o concreto (geralmente armado), formando um pilar misto, uma viga mista ou uma laje mista. A interação entre o concreto e o perfil de aço pode se dar por meios mecânicos (conectores, mossas, ressaltos, etc.), por atrito (no caso de de fôrmas de aço com cantos reentrantes) ou, em alguns casos, por simples aderência e repartição de cargas (como em pilares mistos sujeitos apenas à força normal de compressão). Uma estrutura mista é formada por um conjunto de sistemas mistos e é normalmente empregada na construção de edifícios e pontes. A utilização de sistemas mistos amplia consideravelmente a gama de soluções em concreto armado e em aço. Para exemplificar, nos pilares mistos, a contribuição do aço na resistência pode chegar a 90% (ABNT NBR 8800:2008), com a possibilidade de se usarem diferentes disposições construtivas. Em estruturas de concreto armado, essa contribuição não chega a 40%. 2 Outro exemplo são as vigas mistas em que perfis metálicos de alma cheia podem ser interligados a uma laje apoiada sobre eles, aumentando consideravelmente sua resistência e rigidez. Também nesse caso, diferentes tipos de perfis de aço e de aço estrutural podem ser utilizados. Nas lajes mistas, dispensa-se a etapa de desfôrma e reduz-se a quantidade de armadura. Além da variedade de opções disponíveis e a possibilidade de obtenção de benefícios arquitetônicos e econômicos, os sistemas mistos apresentam outras vantagens: Com relação às estruturas de concreto armado: Possibilidade de dispensa de fôrmas e escoramentos. Redução do prazo de execução da obra. Redução do peso próprio e do volume da estrutura, com consequente redução dos custos de fundação. Aumento da precisão dimensional da estrutura. Com relação às estruturas de aço: Redução considerável do consumo de aço estrutural. Redução das proteções contra incêndio e corrosão. Aumento da rigidez da estrutura. O uso de estruturas mistas vem ganhando corpo no mercado da construção civil no Brasil. Mesmo em edifícios cuja estrutura seja construída primordialmente em aço, pode-se afirmar que, em sua quase totalidade, as vigas são projetadas e executadas como vigas mistas. As vigas mistas já são previstas em normas brasileiras desde 1986, na primeira edição em estados-limites da ABNT NBR 8800. Dada sua grande resistência ao fogo, os sistemas pilar misto e laje mista de aço e concreto, tanto em temperatura elevada como em temperatura ambiente, foram 3 contemplados na edição de 1999 da ABNT NBR 14323 (Dimensionamento de estruturas de aço de edifícios em situação de incêndio - Procedimento). Posteriormente, esses sistemas, em temperatura ambiente, foram incorporadosà presente edição da ABNT NBR 8800:2008 (Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios), que passou a incorporar também, pela primeira vez no Brasil, as ligações mistas.
Possíveis mecanismos causadores de pubalgia em atletas jogadores de futebol
A pubalgia é uma das lesões que acometem um grande número de atletas jogadores de futebol, se tornando cada vez mais comum no meio desportivo. É caracterizada por presença de dor insidiosa em região púbica e inguinal profunda, que piora com esforços e durante a marcha. O presente estudo teve como objetivo identificar possíveis mecanismos causadores de pubalgia em atletas jogadores de futebol, foi realizada uma revisão da literatura no período de Janeiro de 2015 a novembro de2015 utilizando os seguintes critérios prévios: Data de publicação entre janeiro de 2003 e julho 2015; idiomas: português, inglês, espanhol; termos incluídos no título e/ou resumo - lesões no futebol (injuries in football), pubalgia, Lesão na virilha (groin injuries) e mecanismo de lesão (injury mechanism), critérios de inclusão: estudo com atletas do sexo masculino jogador de futebol profissional ou amador; estudos querelacionam algum fator intrínseco ou extrínseco com o surgimento da pubalgia. Os achados apontam diversos fatores que podem influenciar no surgimento da pubalgia em atletas de futebol entre eles esta à fraqueza muscular de adutores e parede abdominal, instabilidade pélvica, formação de hérnias, más condições de campo e gramado, discrepância entre membros inferiores, diminuição da amplitude demovimento de quadril, história de lesão anterior entre outros. compreender os mecanismos que podem desencadear a pubalgia auxilia profissionais que atua nesta área a buscar programas de prevenção, avaliação do atleta, e tratamento visto que é uma patologia bastante comum, que pode suspender um profissional de suas funções durante semanas ou até meses.
Estudo comparativo de composições de preço unitário dos sistemas SINAPI-Caixa Econômica Federal e TCPO-PINI
O gerenciamento dos custos das obras de engenharia tem sido feito cada vez com mais profundidade e técnica, pois o mercado tem se tornado mais competitivo. Com margens de lucro menores, a solução é definir processos mais enxutos e controlar os seus custos. O orçamento, em seus diversos níveis, é utilizado para tomada de decisão nas diferentes etapas de um empreendimento, por isso a sua coerência com a realidade da obra e a metodologia construtiva da empresa é fundamental. Por este motivo, o conhecimento dos critérios e especificações adotados na elaboração do orçamento é de extrema importância. O presente trabalho apresenta um estudo comparativo entre dois orçamentos baseados em bancos de dados distintos: o Sistema Nacional de Pesquisa de Índices e Custos da Construção Civil (SINAPI) da Caixa Econômica Federal e a Tabela de Composições de Preços para Orçamento (TCPO) da Editora PINI. Com o objetivo de analisar as diferenças encontradas entre tais orçamentos. Para isso, foram verificados os critérios adotados na elaboração das composições de custos e realizada uma análise dos coeficientes utilizados por cada base, visando identificar qual delas é mais conservadora. Ao final da análise dos orçamentos, verificou-se que na apuração do valor total aquele com base no banco de dados do SINAPI apresenta uma diferença a maior em relação ao orçamento com base no TCPO.
Pai-acompanhante e a sua compreensão sobre o processo de nascimento do filho
Trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa fundamentado nos pressupostos da Sociologia Compreensiva de Michel Maffesoli, com o objetivo de compreender a vivência paterna do momento do parto e nascimento. O cenário da pesquisa foi o Centro de Parto Normal Dr David Capistrano (CPN) Unidade intra-hospitalar ao Hospital Sofia Feldman (HSF) pertencente à Fundação de Assistencial Integral à Saúde/Hospital Sofia Feldman (FAIS/HSF), instituição não-governamental, filantrópica, voltada à saúde da mulher e do recém-nascido. Os sujeitos da pesquisa são quatorze pais que acompanharam o trabalho de parto e parto de suas mulheres no CPN, sendo o primeiro filho do casal e ambos sem filhos de relacionamentos anteriores. A coleta de dados foi realizada por meio de um roteiro semi-estruturado. Para o tratamento e a análise dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo segundo Bardin (2004) e Minayo (2008). Da análise, surgiram três categorias empíricas: 1. Nasce um filho, nasce um pai, 2. O apoio paterno durante o nascimento, 3. A naturalidade do nascer. A primeira categoria trata de dois aspectos vividos pelo pai durante o trabalho de parto: o primeiro é sua percepção do processo da dor do parto com significados como o sofrimento enquanto algo necessário para o nascimento e que ele pôde viver com a companheira, valorizando-a em sua capacidade de superação; o segundo marca os sentimentos contraditórios vivenciados pelo pai, no momento do nascimento do filho, frente ao medo do desconhecido, do inesperado; das responsabilidades inerentes a seu novo papel e as emoções que esse momento desencadeia. A segunda categoria revela o apoio emocional, físico e psicológico do homem a sua companheira, ressaltando suas ações, atitudes e comportamentos. A terceira categoria dá ênfase aos significados atribuídos pelo pai ao parto natural, descrevendo o fenômeno fisiológico do nascimento com seu olhar de homem, participante ativo e experimentador desse processo e, por fim, mostra seus encontros e desencontros com os profissionais de saúde revelando sua vivência enquanto usuário do Sistema de Saúde e destacando o comportamento, as atitudes, as formas de fazer de cada membro da equipe, o que houve de positivo e negativo, sua satisfação e sua insatisfação com o atendimento prestado. O estudo permitiu conhecer a compreensão do homem sobre o momento do parto, apontando para novas discussões sobre o fenômeno da paternidade no contexto atual e sobre a importância do acompanhante no momento do parto, no instante eterno do nascimento.
Contribuição metodológica para estruturação e mediação do conhecimento científico em Ciência da Informação
O conhecimento científico é construído com base nas regras de inferência que são executadas, constantemente, nos conceitos e fundamentos que podem ocasionar conexões ou não entre os pensadores e suas razões pluralistas. Um dos parâmetros das atividades científicas é a complexidade dos fenômenos gerados pelo avanço do conhecimento e pelos níveis de transformação social. Por este motivo, cada vez mais, necessitamos de ferramentas adequadas para resolver os problemas de comunicação e mediação científica. Esta tese propôs como objetivo geral, explorar o fenômeno DICM (Dados – Informação – Conhecimento – Mensagem) das teses de doutorado dos Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil, selecionados no Quadriênio de avaliação (2013 – 2016) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os objetivos específicos que contribuíram para a execução do objetivo geral foram delineados da seguinte forma: descrição da análise fenomenológica da Ciência da Informação e as perspectivas do conhecimento no domínio universal; caracterização das estruturas e das condições mediadoras do conhecimento científico; expressão da classificação, categorização e codificação dos saberes próprios da comunidade discursiva da Ciência da Informação; reflexão sobre a concepção das estruturas do conhecimento, as questões sociais e epistemológicas envolvidas no estabelecimento de um mapa do conhecimento das teses de doutorado; e a representação gráfica e contextual da mediação do conhecimento científico em Ciência da Informação. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa utilizaram a Teoria Fundamentada nos Dados de Strauss e Corbin e a Análise de domínio de Joseph Tennis para fins de codificação das categorias centrais, inspiradas por Chaim Zins e as respectivas subcategorias. A teoria analítica dos dados categóricos demonstrou que a Ciência da Informação está alinhada aos recursos digitais e conteúdos referentes à Organização e Representação do Conhecimento, considerando suas bases metodológicas e educacionais, distribuídas em ambientes tecnológicos e digitais. A operação mais realizada na Ciência da Informação foi a avaliação de produtos e serviços em bibliotecas e entidades governamentais. As aplicações, em sua maioria, são instrumentalizadas por meio da Organização da Informação e do Conhecimento e direcionadas aos gestores organizacionais e educacionais, pesquisadores em organização e representação do conhecimento e aos pesquisadores em informação e documentação. A partir da codificação dos dados com auxílio do software NVIVO, constituiu-se uma metodologia para estruturação e mediação do fenômeno DICM veiculado pelo conhecimento científico da área estudada.
Análise do processo de ensino-aprendizagem-treinamento nas categorias de base do futebol: relações com as capacidades cognitivas e motoras
O objetivo geral do presente estudo foi comparar as influências dos métodos de ensino-aprendizagem-treinamento sob as capacidades táticas e habilidades técnicas no futebol. A amostra foi constituída por 26 jogadores de futebol de uma equipe da cidade de Belo Horizonte, sendo 10 da categoria sub-14 e 16 da categoria sub-15. Para o processo de categorização e identificação dos métodos de ensino utilizados nas sessões de treinamento foi utilizado o protocolo desenvolvido por Stefanello (1999). Para avaliar o conhecimento tático declarativo (CTD) foi utilizado o protocolo de Mangas (1999), que utiliza cenas de vídeo ofensivas no futebol. O conhecimento tático processual (CTP) foi avaliado pelo teste KORA (Avaliação Orientada através do Conceito), desenvolvido por Memmert (2002), segundo o parâmetro tático "Oferecer-se e Orientar-se" (OO); e pelo teste FUT-SAT (COSTA, 2010), segundo os índices de performance tática ofensiva, defensiva e de jogo. As habilidades técnicas foram mensuradas através do teste de técnica, proposto por Mor-Christian (1979). Foi avaliada, ainda, a percepção subjetiva do treinador (PST) quanto aos princípios táticos ofensivos e defensivos aplicados pela equipe de que é responsável. Ademais, verificou-se a PST, quanto ao modelo tático de rendimento no jogo de futebol praticado por seus jogadores através do questionário proposto por Lucas (2001). Os resultados apresentados no estudo permitem as seguintes conclusões: nas categorias sub-14 e sub-15 utilizou-se o método misto para o ensino do futebol. Os resultados do Qui-Quadrado para homegeneidade do tempo total destinado às atividades em complexidade estrutural das tarefas nas categorias infantil e préinfantil revelaram a utilização temporal diferenciada entre as variáveis constituintes nos parâmetros complexidade estrutural da tarefa e condição da tarefa (p<0,0001). Para a variável CTD, o teste de Wilcoxon apresentou diferenças significativas entre os resultados do pré e pós-teste das categorias sub-15 (p=0,0339) e sub-14 (p=0,0091). Ainda, os resultados do teste de Mann-Whitney evidenciaram diferença significativa entre as categorias no pré-teste e na diferença entre pré e pós-teste (p<0,05), mas não no pós-teste (p=0,6701). Para o teste KORA-OO, o teste de Wilcoxon confirmou diferença significativa entre pré e pós-teste (p<0,05) nos parâmetros convergente e divergente das categorias avaliadas. Os resultados de Mann-Whitney não evidenciaram diferenças significativas entre as equipes no pré teste, mas sim no pós-teste de KORA-OO convergente e divergente (p<0,05). No teste FUT-SAT, a estatística de Wilcoxon não apresentou diferença significativa entre os resultados do pré e pós-teste das categorias avaliadas nos parâmetros ofensivos, defensivos e de jogo (p<0,05). Os resultados do teste de Mann-Whitney não evidenciaram diferenças entre as equipes no índice ofensivo ou defensivo. Entretanto, as categorias foram diferenciadas no índice de jogo no pré-teste (p<0,05) e no pós-teste (p<0,0050). Foi aplicada, ainda, a bateria de testes de Técnica de Mor-Christian (1979), nas variáveis condução, passe e chute. O teste de Wilcoxon refletiu que somente o teste de condução na categoria sub-15 apresentou diferença significativa entre pré e pós-teste (p=0,0279). O teste de Mann-Whitney, aplicado ao teste de condução, mostra que existe diferença significativa entre as categorias no pré e pós-teste (p<0,05), mas não na diferença entre os momentos de testagem (p=0,1789); que não existe diferença significativa entre as categorias no teste de passe (p>0,05); e que não há diferença significativa entre as categorias no pré-teste da variável chute (p=0,0279). A matriz de correlação de Spearman, entre as variáveis de estudo, apresentou associação significativa e positiva entre os teste de chute e condução (0,394), e negativa entre os índices ofensivos e defensivos (- 0,623). A PST, quanto aos princípios táticos ofensivos e defensivos, foi significativa entre o pré e o pós-teste. Os resultados da estatística de Wilcoxon foram de p=0,0019, para a categoria sub-15 e p=0,008, para a categoria sub-14. Pelo teste de Wilcoxon verificou-se, ainda, que no pré-teste existe diferença significativa entre as categorias (p<0,05), em favor da sub-14. No pós-teste essa diferença não foi evidenciada (p=0,2330). A PST, referente ao modelo tático de rendimento no jogo de futebol praticado por seus jogadores, apresentou uma melhora nos resultados medianos no pós-teste das categorias sub-15 e sub-14 (p=0,0001). Entretanto, não foi verificado o efeito das dimensões do teste de Lucas na categoria sub-15 e sub-14 (p<0,05). Pelo teste de Wilcoxon, a categoria sub-14 teve maiores valores atribuídos pelo seu treinador durante o pré-teste (p=0,0001), mas não no pós-teste (p=0,0814).
Seqüências de (oclusiva alveolar + sibilante alveolar) como um padrão inovador no português de Belo Horizonte
O presente trabalho avalia a ocorrência de seqüências de (oclusiva alveolar + sibilante alveolar não vozeada) - ts, ds - em contextos concorrentes com as seqüências de (africada alveopalatal + vogal i + sibilante alveolar não vozeada) - tis, dis - no português falado na cidade de Belo Horizonte. Esta dissertação utiliza como base teórica as teorias do Modelo de Exemplares, da Fonologia de Uso e da Fonologia Articulatória. O corpus utilizado para análise é constituído de dados de 16 informantes universitários 4 do sexo masculino e 4 do sexo feminino com idade até 25 anos, 4 do sexo masculino e 4 do sexofeminino com idade acima de 35 anos. Os dados foram submetidos à análise estatística no programa Minitab versão 14. Os resultados da análise estatística com relação aos fatores estruturais apontam para uma maior tendência à ocorrência da variante inovadora quando aoclusiva alveolar é não vozeada, isto é, t, e quando a seqüência avaliada encontra-se nas bordas da palavra. Os resultados referentes ao fator freqüência corroboram a proposta da Fonologia de Uso de que em casos de mudança foneticamente graduais, as palavras maisfreqüentes mudam primeiro. A análise do fator palavra mostrou que, embora o fator freqüência seja importante, ele não garante a realização do padrão inovador. O comportamento individual das palavras indica que a mudança é lexicalmente gradual apresentando diferentes taxas de variação dentro de um mesmo grupo de palavras, sejamfreqüentes ou infreqüentes. Quanto aos fatores não estruturais, observou-se que o fator sexo influencia a realização do padrão inovador: as mulheres tendem a ser mais conservadoras no que diz respeito à variação em questão. Os resultados referentes ao fator idadeapresentam indícios de que pode se tratar de uma mudança em progresso: os participantes mais jovens têm uma maior taxa de realização da forma inovadora que os participantes mais velhos. A análise do fator indivíduo também é realizada e mostra que o comportamento individual é mais homogêneo que o comportamento do grupo. Os dados foram ainda submetidos à análise acústica no programa Praat. Os resultados obtidos mostram que há gradualidade fonética entre a realização das variantes plenas tis, dis e a realização das variantes inovadoras ts, ds, o que condiz com a proposta da Fonologia de Uso e da Fonologia Articulatória. Os resultados também apontam para a importância da variabilidade na fala e da incorporação do detalhe fonético na análise lingüística, um dos pontos do Modelo de Exemplares.
Teologia e política na América portuguesa: estudo da História do Predestinado Peregrino e seu irmão Precito, do Padre Alexandre de Gusmão (1629-1724)
Com a presente tese, propomos reler parte da produção letrada do padre Alexandre de Gusmão (1629-1724), a História do Predestinado Peregrino e seu irmão Precito, publicada originalmente em 1682. Nesta narrativa alegórica, construída à luz da retórica aristotélico-tomista, discorre-se sobre os caminhos opositivos de Predestinado e Precito, respectivamente o súdito-fiel e o infiel. No contexto do Império Português, era necessário que os agentes da coroa, notadamente os jesuítas, se valessem do expediente didático-moralizador, a fim de conservarem o ordenamento teológico-político estabelecido, o qual se sustentava em uma razão católica de Estado. Sendo assim, nos caminhos do Predestinado divisa-se os caminhos do bem, da ordem e da harmonia da 'sociedade do corpo místico'. Ao contrário, nos descaminhos de Precito estão configurados os passos dos 'maus vassalos', enfim, dos súditos-infiéis da monarquia lusitana.
O processo de escolarização e o ensino de primeiras letras em MinasGerais (1825-1852)
Com este trabalho investigamos o processo de escolarização em Minas Gerais entre 1825 e 1852, privilegiando o ensino de primeiras letras, ou instrução elementar. Esse período pode ser caracterizado pelos intensos debates sobre a necessidade de escolarizar a população pobre e a importância de organizar a instrução pública, relacionando-as à construção do Estado Nacional e às formas de garantir a ordem e de civilizar o heterogêneo povo brasileiro. Assim, focalizamos a atuação dos intelectuais e políticos mineiros na organização do ensino escolar de primeiras letras na província mediante a formulação de aparatos legais e da ampliação do número de escolas públicas, problematizando os limites de acesso de toda a população à instrução elementar. Estudamos o processo de implantação de novos métodos de ensino que deveriam substituir o ensino individual, dotando a instrução escolar de racionalidade e suas relações com a formação dos professores. Realçamos a afirmação da forma escolar de socialização das crianças e dos jovens e de um modelo escolar de transmissão de conhecimento. Investigamos as táticas de apropriação dos professores mineiros em relação aos métodos, assim como descrevemos e analisamos sua atuação no processo de institucionalização da escola de primeiras letras. Buscamos, ainda demonstrar que a partir das experiências com o método de ensino mútuo pôde se produzir nova materialidade para o processo educativo escolar vinculada à introdução dos novos métodos de ensino. Inventariamos os objetos escolares que fizeram parte do cotidiano escolar e demonstramos como a introdução de uma série de novidades materiais complexificou a prática de ensino e interferiu diretamente no modo como os professores organizaram o processo de transmissão e no tempo que os alunos levavam para aprender o conteúdo das disciplinas que constituíam a educação escolar.
Uso da abordagem lúdica no ensino de Química
Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa monográfica do curso de pós-graduação/especialização em Ensino de Ciências por Investigação (ENCI), que se trata de um estudo de metodologias sobre o ensino do conteúdo Tabela Periódica (TP) com aplicação de uma atividade lúdica, objetivando a introdução do conteúdo TP aos alunos do 1º ano do Ensino Médio e revisão do conteúdo no 2º ano do Ensino Médio, respondendo a problemática: Até que ponto o lúdico com base na teoria de ensino investigativo pode contribuir no processo de aquisição de conhecimentos, de socialização e a compreensão dos conteúdos propostos no currículo? A escolha deste conteúdo baseia-se no fato de TP ser a base para outras áreas da química, e importante para o aprofundamento de alguns conteúdos estudados no 2º e 3º ano do Ensino Médio. Para a realização desse trabalho na abordagem lúdica, foi elaborado um jogo de cartelas, utilizando os símbolos dos elementos químicos com suas respectivas famílias e um jogo de tabuleiro baseado na questão do vestibular da FUVEST. A análise foi qualitativa, com descrições de relatos dos alunos participantes, sendo aplicadas em turmas do 1º e 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual na cidade de Montes Claros-MG. Constatou-se o envolvimento da turma nas atividades, e consequentemente, um ótimo aproveitamento. Podendo ser verificado que a atividade favoreceu o desenvolvimento pessoal, social e cognitivo.
Circulando com os meninos: infância, participação e aprendizagens de meninos indígenasXakriabá
O objetivo do presente estudo é investigar as formas de sociabilidade, a transmissão do conhecimento e o aprendizado da criança na sociedade indígena Xakriabá. O trabalho lança um olhar mais atento às interações sociais em que meninos acima de oito anos de idade participam, mais especificamente, dos seus modos de participação nas comunidades de prática de seu grupo social. Quando tratamos da infância em grupos indígenas, reconhecemos as especificidades de seus processos histórico-culturais, muito distintos dos vividos pela sociedade ocidental, o que garante, por sua vez, outras possibilidades de construção social da infância.Pertencentes ao grupo lingüístico Jê, os Xakriabá habitam a região norte do Estado de Minas Gerais, próximo à cidade de Januária, no Vale do São Francisco, com aproximadamente sete mil pessoas, constituindo a maior população indígena do estado. Significativas mudanças que ocorreram em seu território nestes últimos vinte anos contribuíram para o aumento de sua população, sendo mais da metade crianças e jovens. Nosso estudo busca elementos para melhor descrever e analisar várias situações de aprendizado provenientes da circulação dos meninos rapazinhos (10 a 14 anos) pelo território e de suas respectivas participações em atividades de seu grupo familiar. Trabalhamos com a teoria formulada por Lave & Wenger sobre modos de aprendizagem e co-participação da criança no processo, definidas pela expressão comunidades de prática (LAVE & WENGER, 2003). As crianças participariam de forma engajada nas tarefas diárias a elas atribuídas de acordo com a idade e o gênero. Buscamos com isto estabelecer outro parâmetro para rediscutir o processo de transmissão do conhecimento e do próprio conceito de Cultura.
Ser agente cultural do programa escola integrada: possibilidades de novas experiências educativas, culturais e profissionais na vida desses sujeitos
Esta pesquisa situa-se no diálogo de estudos sobre a Educação Integral no Brasil tendo como objeto empírico a atuação do agente cultural no Programa Escola Integrada da PBH. A pesquisa visa compreender as possíveis influências que a atuação como agente cultural no Programa Escola Integrada tem possibilitado na experiência dos sujeitos. A fim de alcançar os objetivos propostos neste trabalho, foi realizada uma pesquisa qualitativa, sendo utilizados, como instrumentos de coleta de dados, a aplicação de um questionário e a entrevista com dois agentes culturais. Outros recursos utilizados no trabalho foram as observações de campo, o diário de campo e a coleta de dados secundários: textos, vídeos e outros documentos relacionados às experiências do agente cultural do Programa Escola Integrada. O referencial teórico utilizado é baseado, sobretudo, nos estudos de Teixeira (1954), Moll (2010), Freire (1996), Arroyo (2012). Os resultados nos permitiram perceber que os agentes culturais estabelecem uma relação afetuosa com seus educandos e o processo educativo nas oficinas se dá de uma maneira horizontal, onde ambos se escutam, se cuidam, tendo um vínculo para além da relação professor/aluno. Também apresentam grande afinidade com a comunidade onde trabalham e se tornam uma ponte entre a escola e a comunidade. Em relação à sua participação no Programa, veem na educação um instrumento de transformação social e apontam mudanças significativas em suas áreas profissional, financeira e cultural, após a inserção no PEI
Viabilidade do aproveitamento de água de chuva em zonas urbanas: estudo de caso no município de Belo Horizonte
A presente pesquisa teve como objetivo geral avaliar a qualidade da água de chuva captada em Belo Horizonte - MG - Brasil, e verificar a percepção de moradores da cidade em relação ao aproveitamento dessa água para fins não potáveis. A pesquisa quantitativa, sobre a qualidade da água de chuva, foi realizada em duas regiões da cidade, Centro e Pampulha. Foram instalados dois sistemas pilotos em cada região, um apresentava superfície de captação constituída por telhas cerâmicas e o outro por telhas metálicas. Foram realizadas análises físico-químicas (pH, turbidez, cor aparente, alcalinidade, dureza, sulfato, ferro, manganês e chumbo) e microbiológicas (coliformes totais e Escherichia coli), de acordo com o Standard Methods. As coletas ocorreram entre março de 2008 e janeiro de 2009. Os parâmetros coliformes totais, cor aparente, turbidez e ferro não atingiram o padrão recomendado pela Norma Brasileira nº 15.527/2007 da ABNT e Portaria nº 518/2004 do Ministério da Saúde quando foi descartado o volume de 2,0 L de água de chuva por m2 de telhado, indicados na referida Norma. Além disso, verificou-se que há diferença entre a qualidade das águas captadas nas duas regiões de estudo e nos dois tipos de telhas. As águas captadas pelas telhas metálicas apresentaram qualidade microbiológica superior às captadas nas telhas cerâmicas. A respeito da possibilidade de utilização de água de chuva em algumas atividades, essa pode ser uma ferramenta importante no combate ao uso indiscriminado de água potável. Entretanto, para que medidas de aproveitamento da água de chuva sejam realmente viáveis, é necessário que a população aceite fazê-las. Assim, viu-se a necessidade de inserção de estudo qualitativo para avaliar a percepção dos moradores da cidade de Belo Horizonte sobre o aproveitamento de água de chuva. Foram entrevistadas 18 pessoas, sendo que 9 apresentavam curso superior completo e 9 ensino fundamental incompleto. O método de coleta de dados utilizado na presente pesquisa foi a entrevista a semi-estruturada e o método de análise foi o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). As análises dos DSCs sugerem que os entrevistados possuíam consciência ambiental e eram a favor da utilização de água de chuva para fins não potáveis, como limpeza geral e irrigação de plantas. Percebeu-se que incentivos financeiros por parte de algum órgão ou entidade seriam decisivos para que muitas pessoas residentes em áreas urbanas aproveitassem a água de chuva. Foram citados como causas possíveis da não utilização de água de chuva na área urbana: a falta de espaço, dinheiro e conhecimento; água potável disponível em abundância e pouco volume de água de chuva armazenado.
Padrão de formação familiar em diferentes grupos religiosos no Brasil
O Brasil tem passado por transformações importantes no processo de formação familiar. Observa-se um aumento na proporção de uniões consensuais, enquanto que a idade à união permanece relativamente precoce. Outra mudança importante refere-se ao contexto religioso que mostra um crescimento das religiões evangélicas. O panorama religioso pode ser um componente importante para a formação familiar que, neste estudo, refere-se aos indicadores: chance de estar em união, tipo de união e escolha do cônjuge. Isto porque as religiões podem influenciar a vida dos fiéis por meio de suas doutrinas e mecanismos de influência. Este estudo foi desenvolvido a partir de dois conjuntos de objetivos. O primeiro buscou analisar a associação entre religião católica e evangélica e padrão de formação familiar utilizando dados representativos do censo de 2010 para o Brasil. O segundo propôs investigar se a religião influenciou, de alguma forma, o padrão de formação familiar e quais os principais mecanismos de influência da religião por meio de dados oriundos de entrevistas em profundidade realizadas na cidade de Viçosa (MG). O estudo centra a pesquisa em mulheres unidas entre 20 a 29 anos das religiões católica e evangélica pentecostal, bem como padres e pastores destas religiões. Os resultados quantitativos mostraram que as evangélicas, especialmente as pentecostais, possuem um padrão de formação familiar diferenciado, com menor idade à união, maior chance de estarem em uma união formal e maiores taxas de endogamia religiosa. Os resultados qualitativos revelaram que as igrejas pentecostais se diferenciam das católicas por apresentarem todos os mecanismos de influência religiosa relatados por Smith (2003): diretrizes e normas morais, experiências espirituais de conversão, modelos de comportamento, sanções e/ou coação religiosa, técnicas de liderança, habilidades de enfrentamento, capital cultural, capital social, laços sociais e organizacionais, construção de redes e habilidades extra comunitária. Os dados também indicam que as evangélicas entrevistadas apresentam um comportamento mais conservador e rígido em relação a questões como virgindade, união formal e escolha do cônjuge (endogamia religiosa). Este comportamento diferenciado das evangélicas pentecostais pode estar relacionado à maior ênfase das igrejas às normas e as sanções religiosas.
Efeitos inflamatórios de dieta rica em sal na mucosa intestinal
A relação do consumo excessivo de sódio com desenvolvimento de doenças cardiovasculares já foi amplamente relatada. No entanto, alguns estudos recentes mostraram efeitos da dieta rica em sal (NaCl) na ativação de células Th17 e no aumento da severidade de doenças autoimunes. No presente estudo, mostramos que o consumo de dieta rica em sal (HSD) por camundongos C57BL/6 levou à inflamação no cólon associada à produção de IL-23, recrutamento de neutrófilos e aumento da frequência de células da resposta imune inata, innate lymphoyd cells do tipo 3 (ILC 3), produtoras de IL-17. Além disso, nosso estudo demonstrou que a inflamação no cólon não foi observada quando a dieta rica em sal foi administrada em camundongos que não possuíam o gene que codificava a citocina IL-17 (IL-17-/-) mas estava presente, ainda que em menor grau, em camundongos que não possuíam o gene que codificava as enzimas de recombinação gênica de linfócitos (RAG-/-). Estes dados sugerem que os efeitos inflamatórios da dieta rica em sal foram dependentes de IL-17 mas apenas parcialmente dependentes de linfócitos diferenciados em Th17. A expressão de SGK1, quinase envolvida na homeostase do sódio, não teve produção aumentada após o consumo de dieta rica em sal nos tempos testados. Além de observar alteração na mucosa do cólon de camundondos, investigamos também se a dieta rica em sal teria efeito em dois modelos de colite experimental: a colite induzida por sulfato de sódio dextrano (DSS) e na colite induzida por 2,4,6-ácido trinitrobenzenosulfonico (TNBS). Observamos que a doença foi exacerbada em ambos modelos pelo consumo da HSD e a piora estava associada ao aumento da frequência de células RORgt+CD4+ e de netrófilos na lâmina própria do cólon. Com isso, nossos resultados sugerem que o consumo de uma dieta rica em sal foi suficiente para levar à inflamação na mucosa do cólon de camundongos C57BL/6, além de exacerbar a colite em camundongos por meio de um mecanismo dependente da produção de IL-17 e apenas parcialmente dependente de células T.
Estudo de um arranjo especial de aterramento que atenua o problema do comprimento efetivo
A confiabilidade e disponibilidade do sistema de transmissão de energia elétrica é severamente afetada pelas descargas atmosféricas. No Brasil, a incidência destas é a causa de 65% dos desligamentos das linhas de transmissão aéreas, sendo o desligamento por backflashover preponderante frente à falha de blindagem. A obtenção de um baixo valor para a impedância de aterramento de torres de transmissão é fundamental para melhoria do desempenho da linha de transmissão frente ao backflashover. No entanto, a combinação das características das ondas de descargas atmosféricas e a faixa de resistividade dos solos encontrados em Minas Gerais levam à ocorrência de um conhecido fenômeno denominado comprimento efetivo de um eletrodo enterrado. O efeito provocado por esse fenômeno é um limitador de projeto, uma vez que, quando ele ocorre, aumentar as dimensões da malha de aterramento não leva a uma redução de sua impedância. Neste trabalho, um arranjo especial de eletrodos de aterramento é avaliado, evidenciando uma solução que atenua o problema do comprimento efetivo para o caso de solos com alta resistividade. A resposta transitória desta malha de aterramento de baixo valor de impedância é determinada numericamente com o auxílio de modelagens computacionais baseadas na teoria de linhas. Com o propósito de validação dos resultados numéricos obtidos, foram desenvolvidos dois modelos de simulação analógica, um modelo em escala reduzida e um modelo em escala real, permitindo a aquisição de dados de medição que foram comparados com as simulações computacionais.
Estudo de caso de exportação em CKD (completely knocked down) em uma montadora de carros
Esta pesquisa investigou a logística existente no fluxo de exportação de materiais de uma montadora do setor automobilístico, de classe mundial, instalada na cidade de Betim, em Minas Gerais. O objetivo foi descrever o funcionamento da operação de exportação em CKD (do inglês, Completely Knocked Down, ou seja, carro desmontado) para verificar melhorias na logística existente, bem como apontar as vantagens e desvantagens desse conceito, inclusive em face aos outros conceitos de exportação: CBU (do inglês, Completely Build Up, ou seja, carro completamente montado), SKD (do inglês, Semi Knocked Down, ou seja, carro semidesmontado) e PBP (também do inglês Part by Part, ou seja, peça por peça). A metodologia consistiu na pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo na montadora e no operador logístico, onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dois funcionários envolvidos diretamente na operação. Também foi realizada visita ao porto seco EADI Grambel (Estação Aduaneira Interior), em Betim, local onde ocorre o despacho aduaneiro. Dentre os resultados obtidos, foram comprovadas as vantagens de custos logísticos na utilização do conceito CKD para a exportação de materiais. Também se observou que a parceria entre a montadora e o operador logístico permite àquela delegar a este as atividades de armazenagem, embalagem, movimentação e recebimento de materiais, abastecimento da produção, ovação / desova de contêineres e efetivo controle do estoque de materiais. Contudo, para a garantia da eficiência e eficácia do fluxo logístico no conceito de exportação CKD, é preciso que haja sinergia entre a montadora, o operador logístico e a cadeia de fornecedores de materiais, ou seja, as informações têm de ser transmitidas de forma coerente e em tempo hábil, para garantir a consolidação de toda a programação feita pelo polo cliente.
Medo de falar em público e timidez em universitários
Objetivos: identificar a prevalência de sintomas somáticos do medo de falar em público e verificar sua associação com as variáveis sociodemográficas, autoavaliação da voz, da fala em público, capacidade de influenciar o outro e captar e manter a atenção do ouvinte durante o discurso. Identificar a prevalência da timidez em estudantes universitários e verificar sua associação com as variáveis: sexo, idade, medo de falar, frequência e autopercepção da fala em público e de aspectos não verbais da fala em público. Métodos: trata-se de um estudo transversal descritivo e analítico com a participação de 1124 estudantes universitários, com idade entre 17 a 63 anos matriculados no Campus Pampulha e Campus Saúde da Universidade Federal do Estado de Minas Gerais (UFMG). Para a coleta de dados foi utilizado um questionário online elaborado no mestrado, dividido em quatro blocos. O primeiro abordava características sociodemográficas: idade, sexo, referência sobre ser ou não gago, curso universitário da gradação, área de concentração do curso, frequência de participação em atividades da fala em público. O segundo bloco continha perguntas sobre a manifestação de sintomas somáticos de ansiedade que caracterizam o medo de falar em público: tremor, suor ou esfriamento das mãos, enrubescimento da face, aceleração dos batimentos cardíacos e aceleração da frequência respiratória. Diante do relato da presença de três ou mais sintomas somáticos foi estabelecida a variável medo de falar em público. Havia também perguntas referentes aos aspectos não verbais da fala em público como: autopercepção dos parâmetros: tom de voz, velocidade de fala, intensidade; contato visual com a plateia, uso das mãos durante as apresentações orais e aspectos da autoavaliação da comunição oral: capacidade de captar e manter a atenção do ouvinte ao falar em público, influenciar os outros com a sua comunicação e autopercepção vocal. O terceiro bloco foi composto pela Escala para Auto Avaliação ao Falar em Público (SSPS), protocolo fundamentado nas teorias cognitivas que a ansiedade social é resultado de uma percepção negativa de si. A escala é subdividida em uma subescala positiva e outra negativa. A mediana, com valor de 32 pontos, foi utilizada como ponto de corte para identificar a autoavaliação positiva ou negativa da fala em público. Os universitários que pontuaram abaixo da mediana foram classificados com autoavaliação negativa e aqueles que obtiveram a pontuação igual ou superior a 32 pontos, com autoavaliação positiva ao falar em público. O ultimo bloco do questionário constou da Escala Revisada de Timidez, um protocolo, com treze perguntas referente à comportamentos comunicativos relacionados ao cotidiano. Os participantes foram considerados tímidos quando a pontuação foi superior a 34 pontos. As informações obtidas na coleta de dados foram armazenadas em um banco de dados e analisados posteriormente. Foram utilizados Teste qui-quadrado de Pearson e regressão logística multivariada. Resultados: no primeiro artigo: os resultados indicaram alta prevalência de sintomas somáticos do medo de falar em público em universitários (59,7%). Os sintomas somáticos mais frequentes foram: respiração ofegante (95,6%) e taquicardia (64,7%). A maioria dos universitários autoavaliaram positivamente sua fala em público, autopercebeu sua voz como ruim (55,2%), relatou que não consegue influenciar o outro com o discurso (53,0%) e captar ou manter atenção do ouvinte (57,6%). O medo de falar em público foi associado com a autopercepção negativa da voz, incapacidade de influenciar o ouvinte e capacidade de captar e manter a atenção do ouvinte. O medo de falar não se diferenciou entre os sexos feminino e masculino, idade e autoavaliação de fala em público negativa ou positiva. No segundo artigo: 70,1% da população universitária autorreferiu timidez. Houve associação da timidez com a idade inferior a 30 anos, presença do medo de falar em público, pouca participação em atividades da comunicação oral e autopercepção negativa da fala em público. A timidez também se associou aos aspectos não verbais da fala em público, para intensidade da voz reduzida, velocidade de fala aumentada, uso inadequado das mãos ao falar em público e falta de contato visual com o público. As variáveis: sexo e tom de voz não se diferenciaram em relação à presença de timidez. Conclusão: primeiro artigo: Os sintomas somáticos do medo de falar em público são mais frequentes entre estudantes que apresentam autopercepção negativa da voz, naqueles que não conseguem influenciar o interlocutor com seu discurso e nos estudantes que captam e mantém a atenção da plateia durante suas apresentações. Segundo artigo: A timidez é prevalente nos estudantes universitários jovens, que participam de poucas atividades da comunicação oral, que apresentam medo de falar e autoavaliam negativamente sua fala em público. A autopercepção da timidez também apresenta associação com os aspectos não verbais da fala em público como intensidade vocal reduzida, velocidade de fala acelerada, falta de contato visual com a plateia e inabilidade de usar as mãos com naturalidade durante as apresentações em público.
A expressividade no choro: um estudo a partir de perspectivas da Etnomusicologia e da Fenomenologia
O Choro caracteriza-se, segundo estudiosos e cultores devotados, por gestos específicos de interpretação e de expressividade musical. A questão da expressividade musical, por sua vez, é assunto dos mais discutidos por pensadores e músicos de diferentes épocas, e o consenso ainda não se atingiu. Concernente à expressividade musical específica do Choro, a realidade não é diferente. O intuito deste trabalho, considerando isto, é o de uma busca no sentido de compreender algumas das características da expressão musical no contexto do Choro e contribuir, em alguma ordem, para sua compreensão. Assim sendo, a pesquisa gira em torno de um relato etnográfico-fenomenológico oriundo das apreensões do trabalho de campo realizado em meio a Rodas de Choro em Belo Horizonte. A seguir, a tarefa é o desenvolvimento de uma aproximação entre os apontamentos epistemológicos surgidos da formulação complexa quando se concatenam referenciais teóricos em especial da Etnomusicologia e da Fenomenologia e da revisão orientada de literatura; e a efetiva realização de uma audição-observação-participação em eventos musicais, especificamente, Rodas de Choro da capital mineira.