Repositório RCAAP

Acerca da individualidade, do desenvolvimento das forças produtivas e do "romantismo" em Marx - [Parte II: revolução e indivíduos universalmente desenvolvidos]

No presente artigo, a partir daquilo que José Chasin, na esteira de György Lukács, chamou de análise imanente, pretendemos analisar a obra marxiana no que diz respeito a duas tendências presentes durante toda a sua produção: a crítica ao aviltamento à personalidade presente na sociedade capitalista e o modo pelo qual nunca seria possível, a partir de tal crítica, adotar um impulso, por assim dizer, “romântico” de valorização de formas pré-capitalistas de sociabilidade. Ao mesmo tempo em que Marx é ácido em sua crítica ao individualismo que opera como suporte de relações sociais estranhadas vigentes sob a ordem do capital, ele enxerga, no processo mesmo de consolidação da sociedade civil-burguesa, a emergência da possibilidade de indivíduos universalmente desenvolvidos.

Ano

2022

Creators

Vitor Bartoletti Sartori

Ecologia do banco de sementes do solo de campos rupestres: efeito da altitude, do solo, do clima e do fogo

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Ano

2021

Creators

Giovana Rodrigues da Luz

Gênero, família e relações étnico-raciais: um estudo sobre mulheres pardas e provedoras, e as relações que estabelecem com a educação de seus filhos e filhas

Esta pesquisa busca compreender a relação estabelecida entre famílias conduzidas por mulheres provedoras negras (pretas e pardas) pertencentes às camadas populares e o processo de educação de seus filhos e filhas. Procura, ainda, entender e identificar as estratégias elaboradas por essas mulheres nas suas vivências com duas instâncias socializadoras: a família e a escola. Interessa também a essa investigação focalizar os pontos de vista desses sujeitos e como estabelecem, vêem e conduzem a educação de suas crianças. Um dos desafios desse estudo é ampliar o campo de análise da relação família e escola, estabelecendo uma interlocução com as relações sociais de raça e gênero. São sujeitos dessa pesquisa famílias, de camadas populares, representadas por mulheres negras (pretas e pardas), mães de alunos (as) matriculados (as) no 1º Ciclo de Formação Humana, da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, e seus/suas filhos (as) crianças pardas e brancas, na faixa etária entre 7 e 8 anos. Optou-se por uma abordagem qualitativa, desenvolvendo um estudo com as mulheres a partir de observações, de conversas informais, de entrevistas em profundidade e análise documental. No caso das crianças, as observações e conversas informais foram feitas também a partir de suas produções culturais: brincadeiras, jogos e desenhos, elementos centrais para compreensão dos significados que as crianças atribuem à sua vivência na escola e na família. A pesquisa foi realizada em duas fases. Na fase 1, exploratória, com duração de 4 meses, foram selecionadas a escola, as mães e as crianças. Foi, portanto, por meio da escola que se chegou às mulheres e às crianças selecionadas. Na fase 2, o trabalho de campo, com duração de 6 meses, foram acompanhadas três famílias em diversos espaços de sua vida cotidiana, tais como os finais de semanas, festas familiares, trabalho, eventos no bairro, na escola, na igreja, etc. As mulheres pesquisadas possuem um perfil específico, vivenciam diferentes desigualdades sociais, sendo necessário um esforço teórico-metodológico para a compreensão das dinâmicas e consequências de diferentes eixos de subordinação experimentados por elas. A compreensão desse cenário, combinada às especificidades de focalizar mulheres responsáveis por famílias com filhos e sem cônjuge, a partir de uma perspectiva de análise interseccional, envolvendo as categorias analíticas de gênero, raça e classe, foi o nosso desafio. Os dados colhidos e analisados permitem concluir que as formas como as mulheres pesquisadas constroem suas identidades e colaboram nos processos educativos dos filhos, do ponto de vista étnico-racial e de gênero fazem parte de um cenário complexo, que não poderia ser traduzido senão por uma imagem em movimento, ou seja, ora as mulheres indagam um lugar de negatividade, ora reforçam discursos e posturas estereotipadas e ora há momentos que se observa uma ruptura, uma tentativa de produzir outras imagens de si mesmas e dos/as filhos/as, construindo perspectivas positivas de futuro para as crianças.

Ano

2019

Creators

Tania Aretuza Ambrizi Gebara

Contribuições da análise da atividade e da entrevista de autoconfrontação para os estudos de usuários

Este trabalho discute os limites da utilização unicamente das técnicas convencionais de entrevistas e questionário em estudo de usuários e em desenvolvimento de software. A tese aqui defendida é a de que o emprego dessas técnicas, utilizando unicamente a entrevista, oquestionário e a observação espontânea, não permite uma imersão no contexto onde são construídos os significados que os sujeitos atribuem às situações cotidianas. São essas significações traduzidas sob a forma de rotinas e de regras que permitem melhor compreensão das ações do sujeito. É necessário confrontar o que o usuário fala com as suas ações. Assim, relativamente a essa questão, é importante trazer para o campo de estudos de usuários, na Ciência da Informação, os instrumentos teóricos e metodológicos, como propõe a ergonomia por meio da análise da atividade e da entrevista de autoconfrontação, que têm sido úteis para a elucidação do conhecimento em sua dimensão tácita. A presente tese baseia-se em um estudo de caso sobre o desenvolvimento e uso de um software, módulo Lançamento de Horas. O estudo de caso mostrou as limitações do método de construção de software, empregados pelos projetistas, quando estes não levam em conta a participação dos usuários na concepção do software, que terá implicações negativas para a atividade de trabalho desses usuários. Mostra, também, a pertinência da aplicação da análise da atividade e da entrevista de autoconfrontação na identificação das dificuldades de utilização do software pelos usuários. O aspecto inovador do estudo de caso foi estudar um software desenvolvido não para usuários leigos, mas para usuários especialistas em informática. Assim, o estudo evidenciou que a identidade sociofuncional entre analistas/usuários-desenvolvedores permitiu identificar asrepresentações sociocognitivas comuns, que remetem aos preconceitos do cotidiano, ao senso comum como justificativa e racionalização dos problemas de usabilidade.

Ano

2019

Creators

Rosangela Maria de Almeida Camarano Leal

O panorama das serras: investigando a dimensão política do conceito de paisagem nos conflitos entre mineração e a preservação do patrimônio cultural no Quadrilátero Ferrífero em Minas Gerais.

Esta pesquisa surgiu a partir de questionamentos ligados ao uso do conceito de paisagem no campo da preservação de bens culturais. Neste campo, as abordagens da paisagem têm se articulado majoritariamente em torno de questões estéticas (relacionadas à percepção) dificultando o entendimento de sua dimensão política (relacionada ao poder). Nesse sentido, investiga-se a relação entre paisagem e poder. Parte-se também da proposição de que a paisagem é a ponta do iceberg a partir da qual se pode desvendar processos sociais e espaciais complexos. Defende-se, pois, que a paisagem pode ser entendida não apenas como aquela resultante das interações harmônicas entre os indivíduos e o ambiente, como também derivada das próprias interações conflituosas. Objetivando a compreensão das decisões políticas e das tensões sociais que afetam a conformação e a transformação da paisagem, analisaram-se os conflitos entre a mineração e a preservação do patrimônio cultural, bem como o campo de poder decorrente deles, entendido como a sobreposição de diferentes campos de atividade social, com seus atores sociais respectivos. Um aspecto da metodologia adotada que precisa ser ressaltado é a utilização dos conceitos desenvolvidos por Pierre Bourdieu, muito adequados, a nosso ver, para a abordagem proposta. Para proceder à investigação, verifica-se, inicialmente, o campo da preservação de bens culturais, buscando compreender a sua estrutura e os seus atores sociais . Posteriormente, parte-se para a discussão sobre o conceito de paisagem no campo da preservação de bens culturais, como intuito de discernir a inserção e o uso desse conceito no campo, explorando sua aproximação com o conceito de território. A partir daí, analisa-se o caso das paisagens nas áreas de mineração e o campo de poder em torno dos conflitos gerados pelos projetos minerários. Discute- se a especificidade dessas paisagens que, em nossa compreensão, tornam perceptíveis as manifestações dos fenômenos sociais, políticos e espaciais que as criam e transformam. Analisam-se casos identificados no Quadrilátero Ferrífero em Minas Gerais e, especialmente, o caso do município de Congonhas/MG. Em seguida, busca-se a síntese das reflexões desenvolvidas nas primeiras etapas deste trabalho, conformando um entendimento mais amplo do campo de poder decorrente dos conflitos, concluindo que este é caracterizado pela existência de estruturas objetivas (posição no espaço social) e estruturas subjetivas (categorias de construção do sentido do mundo social) que moldam as relações entre os atores sociais.

Ano

2022

Creators

Guilherme Maciel Araújo

Substituição parcial de finos de antracito por carvões vegetais de eucalipto na pelota crua de minério de ferro em forno de grelha móvel

As indústrias de pelotização e sinterização de minério de ferro caracterizam-se por utilizar basicamente como combustíveis de processos: carvão mineral, coque, óleo combustível (derivado de petróleo) e gás natural. Apesar das crescentes pressões das sociedades em geral para a redução das emissões de gases de efeito estufa, derivados da queima de combustíveis fósseis, ainda não há restrição legal ao uso de combustíveis fósseis na indústria de minério de ferro brasileira (Conama, 2007). O presente trabalho foi apoiado pela Samarco Mineração, pelotizadora de minério de ferro brasileira interessada em desenvolver tecnologias alternativas, ambientalmente menos poluentes, isto é, que apresentem uma emissão de CO2 neutra e mais sustentável, para a substituição parcial de finos de carvão mineral antracito. Esta empresa utiliza nas usinas de pelotização como combustível de processo apenas carvão mineral (finos de antracito), coque, gás natural e óleo. Neste trabalho realizaram-se testes de queima de pelotas de minério de ferro. O primeiro teste foi o padrão contendo somente carvão mineral (finos de antracito com teor de voláteis de 10,17%) e os testes seguintes com mistura binária de carvão mineral (finos de antracito com teor de voláteis, variando de 10,17% a 12,30%, dependendo do teste) e carvão vegetal (carvão de eucalipto com teor de voláteis variando de 9,37% a 25,98%, dependendo do teste), em forno piloto de pelotização tipo grelha móvel. Os testes tiveram como premissa substituir a porcentagem em massa equivalente do carbono fixo do carvão mineral, parcialmente, por quantidade equivalente de carbono fixo do carvão vegetal, especificado para cada teste em função do teor de voláteis. Dessa forma, mantendo o teor de carbono fixo da pelota crua em 1,0% em massa, considerando a base seca da mistura (minério de ferro, bentonita, calcário e carvão). Foram comparadas as pelotas padrões (produzidas exclusivamente com os finos de carvão mineral antracito) com as pelotas produzidas com a mistura de finos de carvão mineral antracito e o carvão vegetal de eucalipto. A comparação restringiu-se às propriedades físicas das pelotas consideradas mais relevantes pela Samarco Mineração S.A., isto é: resistência à compressão, tamboramento (retido em 6,3mm) e a abrasão (passante em 0,5mm). Os resultados obtidos mostram que quando comparados ao padrão do teste, produzido apenas com finos de carvão mineral antracito, houve sucesso em substituir pelos menos 10,0% do carvão mineral (teor de voláteis de 10,17%) por carvão vegetal de eucalipto repirolizado (teor de voláteis de 11,14%), e de forma similar 7,5% do mesmo carvão, sendo substituído por carvão vegetal de eucalipto (teor de voláteis de 25,98%). Será necessária a realização dos ensaios metalúrgicos (inchamento, degradação térmica a baixa temperatura, redutibilidade e Propriedades da Redução sob a Carga) para confirmar a possível substituição parcial de finos de carvão mineral por carvão vegetal de eucalipto

Ano

2019

Creators

Gustavo Eduardo Praes

Invisíveis vigiados : o indivíduo em situação de rua e as forças públicas de segurança em tempos de COVID-19

As circunstâncias em que vivem as pessoas em situação de rua representam uma crise global de direitos humanos, o que requer resposta urgente, dada a vulnerabilidade, a heterogeneidade e o crescimento progressivo dessa população. Em contextos críticos, como é o caso da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), causador da Coronavirus disease (COVID-19), que atingiu o mundo de forma avassaladora desde fins de 2019, aumentou-se a vulnerabilidade dos sujeitos em situação de rua. O objetivo desta dissertação consistiu em analisar os elementos que caracterizam a percepção das forças públicas de segurança, enquanto burocratas de nível de rua, sobre sua atuação profissional e o contato que eles estabeleceram com a população em situação de rua, especialmente durante o contexto da pandemia da COVID-19. Os fundamentos teóricos utilizados nesta dissertação centraram-se na literatura sobre a população em situação de rua, sobre a atuação das forças públicas de segurança segundo a perspectiva da burocracia de nível de rua, e sobre o contexto da pandemia da COVID-19. Os procedimentos metodológicos para a investigação do fenômeno valeram-se de pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, com base em estudo de casos múltiplos, no município de Belo Horizonte. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados o levantamento da literatura, a pesquisa documental com base em dados de ocorrências policiais e a aplicação de entrevistas semiestruturadas com 16 agentes das forças públicas de segurança, sendo oito vinculados à Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte e oito vinculados à Polícia Militar de Minas Gerais, e com dois informantes qualificados, além da observação não participante. A interpretação e análise dos dados foram fundamentadas no método da análise de conteúdo. Os principais achados da pesquisa reforçaram a discricionariedade como núcleo inerente à atividade das forças públicas de segurança na lide com as pessoas em situação de rua, a partir de um viés preconceituoso e estigmatizante, sendo a dimensão do contexto urbano decisiva para essa atuação. O estudo revela ainda que a pandemia da COVID-19, ao impor o convívio com um inimigo desconhecido e invisível, despertou inicialmente, nos agentes públicos de segurança, certo temor e tensão no cotidiano do trabalho. Posteriormente, em razão da perpetuação da pandemia, houve uma acomodação e assimilação dos agentes ao contexto, o que foi evidenciado pelo relaxamento nas medidas de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus. Concluiu-se que a atuação dos burocratas de nível de rua e suas percepções se traduzem na prática de um policiamento eminentemente tradicional, principalmente quando voltado para a população em situação de rua. Consequentemente, é necessário e urgente a construção e o delineamento de uma atuação policial cidadã, democrática, por meio de uma formação técnica dos agentes de forma continuada e fundamentada em princípios de direitos humanos, para lidar com o cidadão, especialmente os mais vulneráveis. No nível teórico, a dissertação verificou um hiato na literatura ao abordar imultaneamente e de modo específico, os sujeitos em situação de rua e a burocracia de nível de rua. Dentre as contribuições empíricas e aplicadas, destacam-se a relevância da análise para os gestores de política públicas e para as organizações públicas de segurança, considerando que as interações desses agentes entre si e com os demais cidadãos afetam a prática e os resultados das políticas públicas desenhadas. Do ponto de vista social, revela-se a construção de processos sociais de criminalização, seletividade e discriminação pelos agentes das forças públicas de segurança, com repercussões para a manutenção ou ampliação de desigualdades em relação à população em situação de rua. A fim de fomentar uma agenda de pesquisa que aprofunde o tema no enfoque aqui adotado, sugere-se que pesquisas futuras estudem as implicações das dimensões da capacitação dos agentes públicos de segurança na relação com a população, seja em tempos normais ou em momentos de crise. A dissertação recomenda, por fim, o desenvolvimento de estudos que articulem a burocracia de nível de rua e a relação desses agentes com grupos em situação de vulnerabilidade, tema ainda pouco explorado no cenário acadêmico.

Ano

2021

Creators

Emmanuelle Pereira Brandt de Azeredo

Lesões musculoesqueléticas em atletas paralímpicos: uma revisão da literatura

INTRODUÇÃO: O esporte paralímpico surgiu durante o processo de reabilitação dos militares ingleses envolvidos em guerra, desde então, o crescente aumento das competições permite a possibilidade da inclusão de pessoas com deficiência em disputas de alto rendimento. OBJETIVO: O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão da literatura sobre o perfil das lesões musculoesqueléticas no esporte paraolímpico. METODOLOGIA: A busca de publicações sobre as lesões musculoesqueléticas em atletas paralímpicos foi realizada na base de dados Scielo e Medline. Foram utilizadas como estratégia de busca as palavras-chave: “Musculoskeletal”, “Injury” and “Paralympic”. Os critérios de inclusão foram com base em artigos escritos em Inglês e Português sem restrição do ano de publicação e com tema pertinente às lesões musculoesqueléticas em atletas paralímpicos. RESULTADOS: Foram encontrados 49 artigos das coleções na base de dados Scielo, sendo que, foram incluídos no presente estudo 4 artigos em Português e na base Medline foram encontrados 138 artigos e incluídos 7 artigos em Inglês de acordo com os critérios de inclusão. CONCLUSÃO: Os artigos são poucos detalhados em relação às estratégias utilizadas para o monitoramento, a intervenção e a prevenção de lesões em atletas paralímpicos. A maioria dos artigos corrobora com os achados sobre as lesões musculoesqueléticas no que se refere à relação do mecanismo de lesão e esporte praticado, se são jogos paralímpicos de verão ou de inverno, fase précompetição ou competição, fatores intrínsecos e extrínsecos do atleta e influência dos aspectos externos como o uso de órteses, próteses.

Ano

2019

Creators

Bruna Fernanda Ferreira

Avaliação histológica e imunológica dos tecidos periodontais expostos ao MTA em molares de ratos e incisivos de camundongos

As perfurações de furca são comunicações artificiais, normalmente de etiologia iatrogênica, entre a cavidade pulpar e os tecidos periodontais. Elas podem ocorrer em qualquer etapa do tratamento endodôntico. (CARDOSO E GONÇALVES, 2002). Até recentemente, sua resolução era difícil devido à complexidade anatômica da área e a ausência de medicação específica. Para a completa reparação da perfuração de furca é necessário que a mesma seja preenchida com um material que forneça condição propicia para que os processos biológicos de reparação se iniciem. (BRYAN, WOOLLARD, MITCHELL, 1999). Um novo material chamado Mineral Trioxide Aggregate (MTA) apresenta resultados clínicos satisfatórios, surgindo como um novo e promissor adjuvante na terapia dessas afecções. Neste estudo, foi verificado a expressão das citocinas IL-1, IL-4, IL-6, TNF-a, IFN-g e as quimiocinas CCL 2 e CCL 5 em tecido pulpar de incisivo de camundongos e avaliação histológica em molares de ratos.Os resultados mostraram que no grupo de animais com MTA a produção de citocinas foi menor em relação ao controle. Histologicamente, o grupo experimental (MTA) apresentou um atraso no reparo da lesão que pode estar relacionado com a menor produção de citocinas. Dessa forma, há menor liberação de agentes algógenos refletindo num quadro de silêncio clíncio.

Ano

2020

Creators

Marcelo José Barbosa Silva

Identificação de valores referência para métricas de softwares orientados por objetos

Valores referência para a maioria das métricas de software ainda não são conhecidos. Neste trabalho, identificamos valores referência para 18 métricas de softwares orientados por objetos. Diferentemente de trabalhos anteriores, propusemos um catálogo de valores referência que agrupa uma quantidade maior de métricas, possibilitando a avaliação de métodos, classes e pacotes. Nossa abordagem sugere três faixas nos valores referência: Bom/Frequente, Regular/Ocasional e Ruim/Raro. A faixa Bom/Frequente corresponde aos valores que apresentam alta frequência. A faixa Ruim/Raro corresponde aos valores de baixa frequência, enquanto a faixa Regular/Ocasional corresponde a valores que não são muito frequentes e nem são de baixa frequência. Apesar desses valores não expressarem necessariamente as melhores práticas da Engenharia de Software, eles refletem um padrão de qualidade seguido pela maioria dos software avaliados.

Ano

2019

Creators

Tarcisio Guerra Savino Filó

Análise da adversidade no processo de extinção em diferentes momentos de uma cadeia comportamental.

Este projeto tem como objetivo delinear um estudo sobre o efeito aversivo da extinção em diferentes momentos de uma cadeia comportamental, analisando a ativação do gene c-Fos na região do Córtex Pré-Frontal, Hipotálamo e Amígdala, em ratos adultos. O fenômeno da extinção de comportamentos é explicado por variados autores e teorias, além de ser amplamente explorado por práticas clinicas. Porém, mesmo sendo amplamente estudado, ainda há varias dúvidas sobre o tema. Desta forma, este projeto conceitua o fenômeno da extinção sob o viés da Análise do Comportamento, diferenciando os processos de aprendizagem conhecidos como Condicionamento Respondente e Operante, assim como também são explicados os processos de discriminação de estímulos e cadeia comportamental. Por seguinte, os fenômenos de Extinção Respondente e Operante são explanados, tendo as consequências aversivas dos processos de extinção evidenciadas por diferentes trabalhos, tanto a nível comportamental quanto a nível biológico.

Ano

2019

Creators

Gustavo Henrique Pereira e Silva

Projeto de intervenção em unidades de internação hospitalares: promoção de grupos operativos nas equipes de enfermagem

O presente estudo trata das relações interpessoais no ambiente hospitalar em meio às equipes de enfermagem. Propõe um projeto de intervenção que aborde as questões relacionais, éticas e organizacionais no trabalho, por meio de uma série de reuniões com grupos de profissionais, que atuam em unidades de internação hospitalares de um Hospital Público Universitário de Belo Horizonte- MG. Foi idealizado a partir da experiência profissional da autora, como enfermeira assistencial em diversas unidades, com 30 anos de carreira na instituição.

Ano

2019

Creators

Leticia Lustosa Rubiao

Situações de incompreensão vivenciadas por professor ouvinte e alunos surdos na sala de aula: processos interpretativos e oportunidades de aprendizagem

Nesta dissertação, apresenta-se uma investigação de processos interpretativos, por parte de uma professora ouvinte e de seus alunos surdos, em relação ao que está sendo dito ou o que está acontecendo em sala de aula. Para isso, são anal isadas situações de incompreensão ocorridas nessa sala, na qual os participantes (professora e alunos) têm domínio variado da Língua de Sinais Brasi leira (Libras). Os dados para o desenvolvimento deste estudo foram coletados através de observação-participante (SPRADLEY, 1980), real izada em uma turma do segundo ciclo de uma escola públ ica de Belo Horizonte, durante o ano de 2007 e o primeiro semestre de 2008. A turma era composta por 9 alunos e 4 alunas, com idade entre 13 e 15 anos. A partir da exploração de conceitos da sociol ingüística interacional, tais como pistas de contextual ização (GUMPERZ, 1982a), enquadre e esquema (GOFFMAN, 1974; TANNEN & WALLAT, 2002), o estudo oferece elementos para uma melhor compreensão de como os alunos e sua professora valem-se dos conhecimentos que possuem para construir oportunidades de aprendizagem da l íngua e dos conteúdos escolares e de como processos inferenciais são constitutivos dessa construção. As anál ises real izadas evidenciaram, ainda, que a interação discursiva em Libras favorece a apropriação individual dos conteúdos escolares e a construção de entendimento comum das atividades pedagógicas propostas.

Ano

2019

Creators

Carlos Henrique Rodrigues

Formação profissional do agente comunitário de saúde: uma revisão integrativa

Este trabalho tem como tema a formação profissional do Agente Comunitário de Saúde, que representa um importante ator na Estratégia de Saúde da Família, por desempenhar o papel de elo entre a equipe de saúde e a comunidade assistida, possibilitando o alcance da confiança e do vínculo. O estudo consistiu em uma revisão integrativa da literatura e buscou contribuir com o debate a respeito do processo de formação desse profissional, considerando a amplitude de suas funções e as diferentes estratégias adotadas para sua formação. O objetivo foi analisar os conhecimentos já produzidos a respeito do processo de formação do Agente Comunitário de Saúde no contexto brasileiro. A trajetória metodológica constou do levantamento das publicações realizado entre os meses de outubro e novembro de 2011, nas bases de dados do LILACS e Scielo. A amostra foi constituída por 15 artigos e duas dissertações e para coleta dos dados foi utilizado um instrumento especifico para o estudo. Os resultados demonstraram que os periódicos que mais publicaram artigos na temática foram da área da saúde em geral, principalmente de saúde coletiva e interdisciplinares. As publicações se concentram a partir do ano de 2007, com maior frequência de distribuição na região sudeste e tiveram a abordagem qualitativa como principal delineamento metodológico. Pôde ser observada a ineficiência no processo de formação do ACS através de alguns estudos e ao mesmo tempo a existência de experiências positivas com cursos introdutórios, de capacitação nos moldes de educação permanente e emancipatória e com a proposta do referencial curricular disponibilizado em 2004 pelo Ministério da Saúde em conjunto com o Ministério da Educação, em diferentes localidades. Através da análise dos artigos pode-se constatar que em relação ao que se refere à formação do Agente Comunitário de Saúde, apesar do Ministério da Saúde definir as principais diretrizes desse processo, na prática este ainda é muito diversificado no contexto nacional. Acreditamos que independentemente do tipo de formação profissional do ACS que se propõe a estruturar, seja em forma de curso de formação técnica ou em capacitação através do processo de educação permanente, esta formação precisa estar fundamentada no currículo integrado, privilegiando a integração ensino/serviço e teoria/prática, com utilização de metodologia problematizadora, que possibilite a ação/reflexão/ação e respeite o contexto local em que se insere. Concluímos que é de fundamental importância investir no processo de formação profissional do ACS, para torná-los capazes de lidar com os múltiplos aspectos que revestem o atendimento à população.

Ano

2019

Creators

Alcimar Marcelo do Couto

Fabricação de estruturas de pasta de cimento Portland com porosidade orientada por freezing-casting

O cimento Portland tem sido um material utilizado na construção civil desde a sua descoberta até hoje. Suas características e propriedades são bem conhecidas, difundidas e utilizadas em todo o planeta, entretanto a cada dia novas utilizações e aplicabilidade do cimento são desvendadas. Um exemplo disso, é que a porosidade no cimento pode possibilitar o surgimento de novas aplicações como isolante térmico e/ou acústico, alguns tipos específicos de filtros podendo separar fases e realizar a dessalinização da água, confecção de pavimentos permeáveis, assim como, em alguns segmentos de pesquisas que necessitam de materiais com porosidade conhecida e dimensionada. O processo de produção do material poroso dá a ele, diferente formato estrutural e propriedades únicas. Entre outros, existe um processo de estruturação de porosidade orientada que tem sido muito difundido atualmente e que tem apresentado bons resultados com a sua utilização: o freeze-casting. Esse processo possibilita a orientação da porosidade, seguindo o gradiente de temperatura, através do congelamento de uma suspensão fluida com uma determinada concentração de partículas sólidas. Nesse contexto foram estudadas diversas proporções de água e cimento Portland junto com dispersante para encontrar as proporções que tornassem a solução a mais fluida possível, para facilitar e permitir a orientação da porosidade através da solidificação no congelador ou utilizando nitrogênio líquido. As estruturas foram comparadas às endurecidas por um processo convencional sem orientação. Os corpos de prova foram analisadas para caracterizar a densidade, porosidade total (quantidade de vazios), resistência a compressão e estrutura 3D usando a microtomografia de raios X. Os resultados foram promissores, o processo de orientação aplicado ao cimento Portland foi um sucesso e demonstraram um aumento na resistência à compressão das amostras orientadas por freeze-casting com nitrogênio líquido, quando comparado ao processo convencional, assim como um aumento na porosidade aberta da estrutura.

Ano

2019

Creators

Leandro Henrique Moura Silva

Imagens e imaginários das secretárias em Mad Men: uma análise retórico-discursiva das personagens Peggy Olson e Joan Holloway

O objetivo deste trabalho é analisar os imaginários sociodiscursivos acerca da profissão secretarial na série televisiva Mad Men, bem como os ethé de secretária construídos no produto audiovisual em questão, notadamente no que concerne às personagens Joan Holloway e Peggy Olson, elencadas como objeto de estudo. Mad Men é uma produção midiática estadunidense do ano de 2007 que retrata o cotidiano profissional das agências de publicidade dos Estados Unidos na década de 1960, sob a égide das mudanças sociais ocorridas à época no país. Especificamente, buscamos nesta investigação: I) examinar os elementos verbais, não verbais e paraverbais (KERBRAT-ORECCHIONI, 1996) das cenas elencadas para análise; II) delinear os sujeitos em interação em cada situação comunicativa (CHARAUDEAU, 2009); e III) identificar, por meio de eixos temáticos, os imaginários e os ethé de secretária delineados na série. Os pressupostos metodológicos de que nos valemos para o levantamento dos dados consideraram as abordagens de Mendes (2013) e de Lima (2001), no que diz respeito, respectivamente, aos estratos verbo-icônicos e verbo-vocais das cenas, visando a uma análise retórico-discursiva. Por meio das nossas análises, verificamos que os ethé da personagem Joan se aproximam dos ethé prévios de uma secretária naquela época, tais como os de beleza, sedução, elegância, feminilidade e objetificação, por exemplo. Peggy, por outro lado, apresenta ethé que de certo modo evocam uma ruptura com relação aos de Joan, como os de discrição, seriedade, inteligência, eficiência e produtividade. Foi possível observarmos, assim, uma fratura na representação da profissão secretarial em Mad Men, em outras palavras, em uma representação não homogênea, contraditória da realidade, tal como a série a representa. Evidenciamos, ainda, uma não homogeneidade na própria representação de cada uma das personagens, pois as duas carregam características que sinalizam um misto do vanguardismo com o tradicionalismo: no caso de Joan, ao mesmo tempo em que são projetados os ethé de secretária “estereotipada”, há a construção da imagem de progressista, emancipada e moderna; já no caso de Peggy, os ethé de competência profissional são perpassados por um viés de menosprezo, de desvalorização e de desprestígio. Em nosso entender, haveria, então, uma complexidade em torno das imagens das personagens estudadas, tendo em vista um imbricamento entre: os imaginários relacionados ao contexto que a série retrata; os imaginários decorrentes das conquistas dos movimentos sociais, como do movimento feminista; os imaginários contemporâneos dos produtores da série; e os imaginários contemporâneos do Tui de Mad Men. Dessa forma, verificamos que, ao mesmo tempo em que há uma retomada de imagens cristalizadas acerca da figura secretarial e também da figura feminina no ambiente corporativo – muitas delas no intento de descredibilizar a secretária/ a mulher profissional –, há a projeção de ethé que questionam construções naturalizadas, apontando para o estabelecimento de determinados valores que se buscam enaltecer. Nesse sentido, constatamos uma reelaboração das imagens de um grupo de mulheres dos anos de 1960 cujos atributos profissionais intentariam representar um avanço para a atuação feminina nas empresas da época.

Ano

2021

Creators

Ana Carolina Gonçalves Reis

Avaliação longitudinal de marcadores urinários de função renal glomerular e tubular em recém-nascidos prematuros saudáveis

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Ano

2021

Creators

Luísa Petri Corrêa

Processo de ensino-aprendizagem-treinamento no basquetebol: influência no conhecimento tático processual

O objetivo do presente estudo foi observar o processo de ensinoaprendizagem-treinamento (E-A-T) técnico-tático no basquetebol e identificar suainfluência no nível de rendimento do conhecimento tático processual (CTP). Aamostra deste estudo foi constituída por 40 alunos-praticantes da modalidadeesportiva de basquetebol do sexo masculino, da categoria mini-basqute (10-12anos), pertencentes a três grupos (A, B e C) que apresentaram métodos de E-A-Tdiferentes. Para o processo de categorização e classificação das sessões detreinamento foi utilizado o protocolo desenvolvido por Stefanello (1999). Para avaliaro CTP dos alunos-praticantes foi utilizado o teste KORA (Avaliação Orientadaatravés do Conceito) desenvolvido por Memmert (2002) segundo o parâmetro táticoOferecer-se e Orientar-se (OO) e Reconhecer espaços (RE). Os resultadosencontrados permitiram as seguintes conclusões. Confirmou-se que no grupo A foiutilizado um processo de E-A-T com ênfase no método situacionalglobal. Verificouseque no grupo B predominou a utilização do método situacional e do métodomisto (denominado analíticoglobal). No grupo C verificou-se uma ênfase nautilização do método analítico. O cálculo do qui-quadrado (X²) nas categoriasconstitutivas do parâmetro condições das tarefas (fundamento individual X²=14,48p<0,05, combinação de fundamentos X²=56,51 p<0,05, CJ1 X²=45,75 p<0,05 e CJ2X²=45,8 p<0,05) e nas categorias constitutivas do parâmetro tarefas (aquisição datécnica X²=23,45 p<0,05, fixação e diversificação da técnica X²=22,5 p<0,05,aplicação da técnica X²=10 p<0,05 e competição X²=46,21 p<0,05) determinoudiferenças significativas entre os grupos A, B e C. No nível de rendimento do CTP,confirmou-se que o método situacional combinado com o método global utilizados nogrupo A oportunizou uma melhoria dos parâmetros OO convergente (p=,000) edivergente (p=,000), e RE convergente (p=,000) e divergente (p=,000). Já o métodosituacional combinado com o método misto (analíticoglobal) empregado no grupoB, proporcionou melhoria somente no parâmetro OO convergente (p=,005) edivergente (p=,024). Finalmente, o método analítico utilizado no grupo C tambémoportunizou melhoria no parâmetro OO convergente (p=,046) e divergente (p=,013).A credita-se que a utilização de métodos E-A-T alternativos centrados na táticaoportunizam uma melhor aquisição de CTP

Ano

2019

Creators

Juan Carlos Perez Morales

A prática do alimento materno: aspectos relevantes na orientação a gestantes, parturientes e puérperas

Este trabalho de revisão de literatura aborda a importância do aleitamento materno, bem como da orientação e conscientização das gestantes primigestas para o desenvolvimento da prática deste.Tendo como objetivo discutir, à luz da literatura, aspectos educativos que favorecem a adesão à prática de aleitamento materno. Foi realizado um estudo de natureza teórica através de um levantamento bibliográfico. A base principal foram artigos científicos específicos sobre o tema aleitamento materno, publicados por diversas mídias como jornais, revistas (Cad. Saúde Pública, Cienc Cuid Saude, J Pediatr (RJ), Odontologia. Clin.-Científ, Paidéia - Cadernos de Psicologia e Educação, Psicologia em Estudo, Rev Nutr, Rev. Bras. Saúde Mater. Infant., Rev. latino-am. Enfermagem e Rev. Saúde Pública) e artigos no período entre 2000 e 2010. Os artigos mostraram que as vantagens do aleitamento materno exclusivo aos bebês é pensamento unânime entre estes autores. A conscientização das mães, principalmente as primigestas, revela-se como estratégia ideal a ser adotada pelas equipes multidisciplinares de atendimento pré-natal. Dados estatísticos fornecidos pela Organização Mundial de Saúde, anualmente, no mundo informam que o aleitamento materno exclusivo é responsável pela salvaguarda da vida de pelo menos seis milhões de crianças, com a prevenção de problemas gástricos e respiratórios que sequelariam estas crianças por toda a sua vida. O poder público brasileiro editou um Guia para orientação das vantagens do aleitamento materno, cujo guia é um dos pilares de todo um vasto conjunto de políticas públicas da área de Saúde, especificamente voltadas para a atenção básica dos recém-nascidos e crianças em fase avançada de crescimento, visando a evitar ou minimizar os efeitos das doenças que atacam o sistema de defesa imunológica dos pacientes. A prática do aleitamento materno é de importância crucial para o desenvolvimento saudável dos recém-nascidos e crianças até, pelo menos, os primeiros doze meses de vida. O papel das equipes multidisciplinares de profissionais de saúde responsáveis pelo atendimento às gestantes e as mães de recém-nascidos tornou-se estratégico nessa luta pela conscientização da importância do aleitamento materno, merecendo inclusive ações e planejamento da parte do poder público no sentido de capacitar, treinar e orientar estas equipes para a condução de seu trabalho e obtenção dos melhores resultados possíveis.

Ano

2019

Creators

Cristiane Barbosa Santos

Contribuições das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde para a qualidade de vida dos trabalhadores

Introdução: O Ministério da Saúde incentiva e normatiza o uso das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). As PICS são técnicas e saberes do cuidar que atuam na prevenção de doenças e na promoção, manutenção e recuperação da saúde, sustentadas pelo princípio da integralidade. Elas se caracterizam como tecnologias de baixo custo e com grande potencial de trazer melhorias para a qualidade de vida (QV) das pessoas, podendo, assim, favorecer a QV dos trabalhadores. Objetivo: Analisar as contribuições das PICS ofertadas pelo Programa de Práticas Integrativas e Complementares no SUS para a QV dos trabalhadores da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EE/UFMG). Método: Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa e finalidade descritiva do tipo estudo de caso. A técnica utilizada para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. O roteiro de entrevistas para os trabalhadores contemplou perguntas baseadas nos quatro domínios do questionário WHOQOL-bref, instrumento para avaliação da QV desenvolvido pelo Grupo de Qualidade de Vida da Organização Mundial de Saúde, acompanhado de uma seção para registro de dados socioeconômicos, demográficos e relacionados ao trabalho. A análise dos dados foi feita por meio da técnica de análise de conteúdo, estabelecendo-se as seguintes categorias temáticas: Terapias recebidas e dinâmica dos atendimentos, As PICS e seus efeitos na saúde dos trabalhadores, Contribuições secundárias aos efeitos, As PICS e a qualidade de vida, As PICS no ambiente de trabalho, O que pensam as terapeutas e a Coordenação?. A amostra do estudo foi composta por 16 trabalhadores, sendo 13 do sexo feminino e 3 do sexo masculino. A idade variou entre 30 e 59 anos. Participaram 9 trabalhadores vinculados a empresas terceirizadas e 7 servidores públicos federais, todos ocupantes do cargo técnico-administrativo em educação. Resultados: As PICS ofertadas pelo Projeto PIC-EE/UFMG (acupuntura sistêmica e auricular, auriculoterapia e ventosaterapia) melhoraram as queixas de dor, ansiedade e outros sentimentos negativos, padrão de sono prejudicado, tensão pré-menstrual e tabagismo; proporcionaram aos trabalhadores maior energia e disposição para desenvolver as atividades do dia a dia e maior satisfação própria; permitiram que conseguissem aproveitar melhor a vida e ter mais concentração; favoreceram as relações sociais, as atividades de lazer e a lidar melhor com as dificuldades do transporte; melhorou a QV; e favoreceu a valorização, a motivação e o rendimento profissional. Conclusão: As PICS ofertadas podem favorecer um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo por melhorar a QV dos trabalhadores. Produto da dissertação: Foi elaborado um relatório técnico para a Diretoria da EE/UFMG contendo resultados e sugestões para a manutenção e oferta de terapias dessa natureza, cuja finalidade é proporcionar informações e auxiliar na formulação de projetos/ações que visem à promoção da saúde, à melhoria da QV e à satisfação dos trabalhadores da EE/UFMG.

Ano

2020

Creators

Poliana Cristina Soares Natividade