Repositório RCAAP
Maturation and Desiccation Tolerance in Seeds of Sesbania virgata (Cav.) Pers.
The maturation process of Sesbania virgata seeds was investigated through fruits and seeds at different maturation stages, where they were described morphologically. For the seeds, fresh and dry mass and moisture were determined and structural analysis of the tegument under a light microscope was performed. Germination tests in the presence and absence of drying and the electrophoretic profile of heat resistant proteins were also performed. The results showed that the seeds reached physiological maturity at 44 days after anthesis (DAA), evidencing a secondary cell wall. The acquisition of desiccation tolerance was observed at 44 DAA, with the seeds responding to the drying treatment. Protein bands were observed from 32 DAA, which remained constant until the end of maturation. These results allowed the characterization of the development and acquisition of desiccation tolerance in S. virgata seeds.
2022
Fabrício Palla Teixeira José Marcio Rocha Faria Wilson Vicente Souza Pereira Anderson Cleiton José
Funções sobrecarregadas como objeto de primeira classe
O uso de polimorfismo em linguagens de programação constitui um importante recurso para reuso de código e para clareza e concisão de programas. A base para implementação de polimorfismo em linguagens de programação modernas é o sistema de tipos de Hindley-Milner (HM) e uma extensão bastante útil desse sistema é a possibilidade de definição de símbolos sobrecarregados (com tipo polimórfico restrito). No sistema HM a inferência de tipos é relativamente simples, em razão de sua restrição de que parâmetros de funções devem ter tipo monomórfico. Esse requerimento pode entretanto ser um inconveniente em diversas aplicações. Este trabalho propõe uma extensão ao sistema de tipos de Hindley-Milner + sobrecarga, a qual possibilita a definição de funções com parâmetros de tipo polimórfico, mediante anotação explícita do tipo de tais funções pelo programador, sendo esses tipos especificados na forma de tipos interseção. No sistema proposto, funções com parâmetros polimórficos podem tanto ser aplicadas a argumentos de tipo polimórfico paramétrico (como em sistemas de polimorfismo de rank superior), como a argumentos de tipo polimórfico restrito, promovendo valores sobrecarregados a objetos de primeira classe .
A carga dos transtornos mentais e do suicídio no estudo de Carga Global de Doença no Brasil
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Atenção a saúde bucal para adulto: a realidade do município de Couto de Magalhães de Minas - MG
A rede de atenção a saúde deve ser organizada visando atender a todas as demandas de uma população. Devem ser ofertadas ações de promoção, prevenção, recuperação e de reabilitação. Muitas destas ações são desenvolvidas voltadas a grupos específicos, como as crianças, os adolescentes, as gestantes, os portadores de necessidades especiais e os idosos, mas a população adulta tende a não ser envolvida nestes programas. O objetivo deste estudo foi analisar a atenção em saúde bucal à população adulta do município de Couto Magalhães de Minas/MG. É um estudo exploratório e documental, onde foram observados os aspectos demográficos, socioeconômicos e epidemiológicos. Os dados foram coletados em fontes como IBGE, SIAB, DATASUS no período de março de 2010 a maio de 2011, quando também foi feita a busca pelo referencial teórico na página eletrônica do Scielo com as seguintes palavras-chave: odontologia, saúde bucal, políticas públicas, prevenção e adulto. Os resultados mostraram que o público adulto não é atendido em suas necessidades de saúde bucal. O adulto apresenta uma complexidade crescente de assistência odontológica, necessitando que funcione o sistema de referência e contra-referência. Frente aos dados, observou-se a inexistência de ações regulares direcionada ao atendimento integral da população adulta e, por isso, é importante identificar estratégias que possam contribuir para a inserção desta população na organização e planejamento de ações de saúde bucal que visam a promoção de saúde e a qualidade de vida.
Estratégias de aprimoramento da formação de preceptores em enfermagem obstétrica: desafios e perspectivas
O modelo de atenção obstétrica no país, ao longo das décadas, foi se estruturando em alta tecnologia e intervencionismo excessivo, o que trouxe mudanças profundas na forma de nascer, sem se refletir na qualificação do cuidado e na melhoria dos indicadores assistenciais. Nesse contexto, tornou-se fundamental a necessidade da adoção das melhores práticas de atenção baseadas em evidências científicas, assim como das práticas de gestão no exercício da enfermagem obstétrica, especificamente no contexto da integração ensino-serviço. Esse estudo visou produzir estratégias para qualificação da preceptoria pelos enfermeiros obstétricos em uma maternidade referência, com foco no trabalho e na formação. A abordagem se deu por meio de um estudo de caso de natureza qualitativa, que analisou o processo de preceptoria exercido por enfermeiros obstétricos no Curso de Aprimoramento em Enfermagem Obstétrica (CAEO) realizado no Hospital Sofia Feldman (HSF), em Belo Horizonte (MG). O processo de coleta de dados foi baseado em entrevistas semiestruturadas individuais com 18 enfermeiros obstétricos que trabalham no hospital e atuam em equipe multiprofissional nos diferentes cenários da maternidade. Para o tratamento e análise dos dados utilizou-se a técnica da Análise de Conteúdo. Os entrevistados possuíam faixa etária compreendida no intervalo de 30 a 61 anos, sendo apenas um profissional do sexo masculino, todos especialistas em Enfermagem Obstétrica e o tempo de experiência como enfermeiro obstétrico variou entre 6 e 18 anos. Da análise dos dados emergiram as seguintes categorias: competências, habilidades e desafios da interação entre trabalho e ensino, na qual se discutiu os requisitos para a integração do mundo do ensino com o mundo do trabalho, a ambiência e a lógica organizativa do trabalho, na qual emergiram as questões organizativas do trabalho e suas repercussões no ensino, a indissociabilidade entre atenção, gestão e formação: a proximidade ou distâncias entre intenção e ação, que trata da impossibilidade em separar a atenção, a gestão e a formação no ensino em serviço, o trabalho como produção de saber e conhecimento prático, numa perspectiva da produção de saber e conhecimento prático na transformação de ações e movimentos e as perspectivas de qualificação da preceptoria em enfermagem obstétrica, que aponta possibilidades para a melhoria dos processos de preceptoria na instituição. O estudo trouxe, como estratégias, a necessidade de uma construção contínua do cuidado e da promoção do ensino com vistas à melhoria do acolhimento, da comunicação assertiva, do resgate da missão e da visão do HSF. É necessário o estímulo ao processo de educação permanente e a introdução de rodas de conversa sobre o exercício de preceptoria no âmbito da indissociabilidade entre trabalho e ensino, além da realização de oficinas que promovam a educação em saúde. Assim, emerge a necessidade de um projeto de formação de preceptores atuando como coautores, a partir de um trabalho vivo baseado na experiência, para a mudança de um modelo assistencial no âmbito nacional.
Frequência dos fatores de risco cardiovascular nos pacientes acromegálicos com doença controlada e descontrolada
Apesar de rara, a acromegalia e uma doenca associada a um risco demortalidade 2 a 4 vezes maior do que aquele da populacao com mesmo sexo e idade. Esse risco e reduzido quando os pacientes passam a apresentar controle da doenca. Alem disso, a principal causa de morte nos acromegalicos e cardiovascular e diversos estudos ja demonstraram aumento da frequencia dos fatores de risco cardiovascular nesses pacientes em comparacao a populacao saudavel. Entretanto, muita controversia ainda existe a respeito devarios aspectos da acromegalia como a definicao do melhor ponto de corte de hormonio do crescimento (GH) que resultaria em controle da doenca. Paralelamente a esses fatos, avancos recentes foram feitos e especial enfase tem sido dada aos aspectos geneticos e moleculares da doenca. Todas essas constatacoes motivaram a realizacao dessa dissertacao na forma de dois artigos. O primeiro artigo teve como objetivo testar a hipotese de que as frequencias dos fatores de risco cardiovascular e sindrome metabolica seriam maiores entre os pacientes acromegalicos com doenca descontrolada em comparacao aqueles com doenca controlada. Para tanto, foram avaliados 68pacientes acompanhados nos ambulatorios de Neuroendocrinologia daFaculdade de Medicina da UFMG, da Santa Casa Belo Horizonte e nosconsultorios particulares de Endocrinologia de Belo Horizonte. Os dados foram coletados de Dezembro de 2006 a Dezembro de 2008. Foram dosados nos pacientes do estudo os niveis basais de GH, IGF-1, colesterol total e fracoes, triglicerides, glicemia em jejum e insulina em jejum. Foram tambem realizadas as medidas de cintura, peso, altura e pressao arterial pelo mesmo observador. Os pacientes foram questionados quanto ao habito tabagico e uso de medicamentos. Apartir dos niveis de GH e IGF-1, os pacientes foram alocados em dois grupos: pacientes com doenca controlada: GH <2.0Êg/L e IGF-1 normal para idade; e pacientes com doenca descontrolada: GH .2.0Êg/L ou IGF-1 acima da faixa de referencia para a idade. Foram avaliadas asfrequencias de HAS, diabetes mellitus, dislipidemia, sindrome metabolica; e alteracoes nos valores de referencia para homeostasis model assessment of insulin-resistance (HOMA IR), indice de massa corporal (IMC) e cintura nos dois grupos. Trinta e tres pacientes (48.52%) apresentavam doenca controlada, enquanto 35 pacientes (51.47%) apresentavam doenca descontrolada apesar do tratamento. Pela analise univariada, nao houve diferenca na frequencia dosfatores de risco cardiovascular e de sindrome metabolica nos dois grupos. Apos analise multivariada, o GH e o IGF-1 se correlacionaram inversamente com o colesterol LDL (p = 0.012 e p = 0.006 respectivamente) e o HOMA IR se correlacionou diretamente com o IGF-1 (p = 0.018). GH tambem mostrou correlacao inversa com a circunferencia abdominal (OR = 9.6, CI = 1.1 . 87.1, p = 0.044). Os valores de corte de GH <1.0 Êg/L e <2.5 Êg/L para controle da doenca tambem foram testados como preditores da presenca de cada um dosfatores de risco e apresentaram baixa sensibilidade. Uma curva ROC foirealizada para calcular qual valor de GH apresentaria melhor sensibilidade em detectar cada uma das variaveis analisadas. Os valores encontrados variaram entre 0.07 e 0.38Êg/L. Concluiu-se que, com os niveis de corte de GH atualmente utilizados, nao houve diferenca na frequencia dos fatores de risco cardiovascular avaliados entre os pacientes com doenca controlada e descontrolada. O segundo artigo foi uma revisao que objetivou avaliar os mais recentes aspectos geneticos e moleculares envolvidos na apresentacao e tratamento da acromegalia. Nesse artigo, descrevemos diversas mutacoes associadas a causas familiares e nao familiares de somatotropinomas e descobertas que podem interferir na resposta ao tratamento da doenca.
Promoção da saúde do adolescente: um enfoque desafiador
O presente estudo aborda o tema relacionado à Promoção da Saúde do Adolescente na Atenção Primária voltada para Estratégia de Saúde da Família (ESF). Utilizou-se a realidade local no processo de trabalho para a escolha do tema e a literatura publicada nas bases de dados nacionais da Biblioteca Virtual da Saúde - BDENF e SciELO com o objetivo de analisar a produção científica, no período de 2000 a 2012 propondo delinear instrumento para se promover a saúde do adolescente pelas equipes de saúde da família como área de atuação da atenção primária. O estudo aponta a necessidade em se promover a saúde nas comunidades usando da educação sexual em saúde para atingir a população em uma área de abrangência. Analisa a aplicabilidade de grupos operativos como instrumento para educar em saúde, tendo como alvo a saúde do adolescente. O trabalho aborda a importância da equipe da ESF em promover à saúde através do autocuidado. Os resultados do trabalho ilustram a necessidade da aplicabilidade de grupos operativos como estratégia mediadora no trabalho de promoção à saúde, principalmente na redução de gravidez não planejada.
Metaheurísticas para as variantes do problema de roteamento de veículos: capacitado, com janela de tempo e com tempo de viagem estocástico
A atribuição e o planejamento de rotas de veículos é um problema crucial daadministração de cadeias de suprimentos. No ambiente real é comum encontrarproblemas que envolvam uma quantidade muito grande de clientes e queconseqüentemente fogem do alcance de métodos exatos. Neste contexto, este trabalhovisa desenvolver metaheurísticas capazes de resolver algumas das mais importantesvariantes do problema de roteamento de veículos (PRV): o PRV capacitado, o PRVcapacitado com máxima distância e o PRV com janelas de tempo. As metaheurísticasdesenvolvidas combinam a força de estratégias bem sucedidas na literatura como TabuSearch, Guided Local Search e Adaptive Memory Procedure dentro de uma estruturaque utiliza o Iterated Local Search e o Variable Neighborhood Descent.O ambiente real também possui dados probabilísticos por natureza,como o tempo de viagem entre dois clientes. Isto faz com que um modelo de roteamentoque considere as incertezas envolvidas nestes dados seja mais apropriado. Nestecontexto, o presente trabalho também desenvolve uma metaheuristica para resolver umPRV com janela de tempo no qual o tempo de viagem entre os clientes é conhecidoapenas probabilisticamente. Este problema é conhecido como PRV com Janelas deTempo e Tempo de Viagem Estocástico. Um método inédito na literatura édesenvolvido não só para estimar o tempo de chegada nos clientes, mas também paracalcular a probabilidade dos veículos atenderem os clientes dentro de suas respectivasjanelas de tempo. O algoritmo encontra a rota de menor custo e ao mesmo tempogarante um nível mínimo de serviço aos clientes. Simulação Estocástica é utilizada paramostrar que o método proposto supera outros conhecidos métodos da literatura.
Comparação de dois métodos de classificação na análise do padrão dinâmico da marcha
A caminhada pode ser descrita mecanicamente por um conjunto de informações que são caracterizadas por seu decorrer temporal, por exemplo, a curva de forçatempo. A avaliação das séries temporais pode ser feita por meio da correlação destas com polinômios ortogonais que servem como um critério de comparação entre os movimentos. A análise quantitativa da marcha tem sido utilizada no suporte de decisões de fisioterapeutas e médicos para o diagnóstico de anormalidades e, ou, a identificação de mudanças devido às intervenções terapêuticas ou ortopédicas. Com o objetivo de classificar os indivíduos em grupos (e.g. marcha normal x marcha patológica), métodos de classificação não-lineares (Redes Neurais Artificiais) têm sido aplicados e seus resultados comparados com os classificadores estatísticos lineares. Desta forma, o objetivo do presente estudo foi verificar a possibilidade de reconhecimento de duas situações distintas (marcha descalça versus marcha calçada) por meio de séries temporais das componentes da força de reação do solo utilizando: Redes Neurais Artificiais e um modelo linear com estimador de Mínimos Quadrados. Vinte e quatro indivíduos, de ambos os gêneros, com média de idade de 23,2 anos, caminharam sobre uma plataforma de força, em condições descalça (40 tentativas) e calçada (40 tentativas), na velocidade mais econômica da marcha (próximo de 1,3 m.s^-1) e na velocidade auto-selecionada verificadas por duas fotocélulas. As três componentes da força de reação do solo foram registradas com a freqüência de 1kHz, totalizando 80 tentativas para cada indivíduo. Para cada grupo de tentativas de uma mesma condição (e.g. condição 1 = descalço realizando contato com o pé direito na plataforma de força na velocidade mais econômica da marcha) foi calculado o grau do polinômio ótimo. Após este procedimento os coeficientes provenientes da interpelação das séries temporais com os polinômios foram apresentados como padrão de entrada tanto para as Redes Neurais Artificiais (RNAs) quanto para os Mínimos Quadrados para que fosse realizada a classificação das duas classes (marcha descalço x calçado). Os resultados mostraram que houve elevada taxa de reconhecimento para as duas situações com ambos os métodos. Para a componente vertical o reconhecimento para o conjunto de validação foi de 99,27% utilizando-se o estimador de Mínimos Quadrados e de 99,56% utilizando-se RNAs. Para a componente ântero-posterior a taxa de classificação foi de 94,06% quando se aplicou o estimador de Mínimos Quadrados e 96,06% utilizando RNAs. Para a componente médio-lateral, as taxas foram, respectivamente, de 87,46% e de 93,62%. Baseado nesses resultados pode-se concluir que seria possivel aplicar esses métodos também em outros problemas de classificação da marcha humana e que o Método de Mínimos Quadrados que é muito mais simples de ser aplicado resulta em taxas de reconhecimento semelhantes às Redes Neurais Artificiais.
Análise da carga viral e do estado físico do DNA-HPV 16 em amostras penianas
Apesar da infecção por HPV em homens estar associada a baixa morbidade e mortalidade, seu estudo é relevante, devido à sua associação com o câncer ano-genital e com as verrugas genitais, e ao papel que o homem desempenha na transmissão do HPV às suas parceiras sexuais. Neste trabalho, a carga viral e a integração do HPV-16 ao genoma humano foram avaliadas por PCR em tempo-real, em 100 amostras penianas de indivíduos com condiloma acuminado ou assintomáticos, parceiros de mulheres com lesão de alto grau. Esses parâmetros foram também estudados em 9 amostras de carcinoma peniano. As amostras foram genotipadas para detecção daquelas infectadas por HPV-16 (38%). A maioria dos homens infectados pelo HPV-16 (90%) apresentou o genoma viral com algum grau de integração, assim como todas as amostras de carcinoma peniano estudadas, sugerindo que a integração pode constituir um fator importante para a carcinogênese peniana. A integração do genoma do HPV-16 parece não ser influenciada pela presença de condiloma acuminado ou de múltiplas infecções. Ampla variação de carga viral do HPV-16 foi encontrada (0,0003 a 5.386,15 cópias/célula), independente do estado físico do genoma deste vírus, seja ele integrado ou epissomal. A integração do genoma do HPV-16 ocorreu na presença de cargas virais baixas ou elevadas (0,22 a 11,82 cópias/ célula), seja em homens com condiloma acuminado ou assintomáticos. Foi observada uma tendência de redução na carga viral com o tratamento de condiloma acuminado. Carga viral elevada não se correlacionou com maior frequência de recidivas e nem com resistência ao tratamento com podofilina. Diferença estatística foi encontrada ao se comparar a carga viral de amostras de esfregaço peniano com HPV-16 integrado e carga viral das amostras de carcinoma peniano (0,22 vs 13,29 cópias/célula, p=0,012). Este estudo é pioneiro na investigação da carga viral e do estado físico do DNA do HPV-16 em amostras penianas não neoplásicas.
Do texto à textualidade na comunicação: contornos de uma linha de investigação
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A importância da equipe de saúde da família na prevenção do câncer cérvico uterino
De acordo com dados publicados pelo Instituto Nacional do Câncer, o câncer cérvico uterino representa a segunda causa de mortalidade entre as neoplasias malignas da população feminina. Neste sentido, como enfermeira atuante na atenção primária, o seguinte questionamento, surgiu como problema de pesquisa a ser investigado no presente trabalho: de que m as equipes do Programa de Saúde da Família podem contribuir para aumentar a taxa de adesão aos exames citológicos de prevenção do câncer cérvico uterino e, consequentemente, diminuir o índice de mulheres acometidas por essa patologia? Foi realizada uma revisão narrativa utilizando como fontes de informações, documentos do Ministério da Saúde, livros, artigos científicos, periódicos e dissertações que abordam a importância da equipe de saúde da família na prevenção do câncer cérvico-uterino, buscando enfatizar as causas da baixa adesão das mulheres em relação a esta atividade, a fim de levantar as possíveis soluções para o problema. Segundo os dados obtidos conclui-se que as dificuldades de acesso à realização do exame citológico, estão relacionadas às dificuldades financeiras dos serviços de saúde devido ao custo da assistência ou as dificuldades de acessibilidade geográfica ao serviço de saúde por parte das mulheres. Tem se tornado cada vez mais evidente o grau de importância dos profissionais da equipe de saúde da família nos programas de prevenção junto à população, atuando não só tecnicamente, mas também como, educador, conselheiro e facilitador do acesso da população aos serviços de prevenção e detecção precoce do câncer. É preciso, dentro da educação, buscar a promoção da saúde e a prevenção de doenças, evitando medidas apenas curativas ou paliativas a fim de obter melhores condições de vida para a população.
Evasão e evadidos nos cursos de graduação da UFMG
Esta pesquisa tem por objetivo analisar a evasão em cinco cursos de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, no período de 2000 a 2007. O estudo se caracteriza por ser um estudo de caso e a metodologia utilizada considerou as informações existentes no Departamento de Registro e Controle Acadêmico DRCA da UFMG, as regras institucionais para o desligamento dos estudantes e os dados coletados em entrevistas com os ex-alunos, evadidos e não- evadidos. Os resultados encontrados, mediante uma análise quantitativa e qualitativa das informações, mostram que evasão é mais elevada nos cursos que exigem notas mais baixas para entrada, em graduações cujo perfil discente é de nível socioeconômico e cultural predominantemente baixo, sendo, ainda, cursos de mais baixo prestígio social. Os estudantes de classificação socioeconômica mais baixa, que recebem apoio da assistência estudantil, apresentam elevados índices de conclusão. Estudantes de cinco cursos foram selecionados para serem entrevistados e os principais aspectos detectados para os seus desligamentos foram: os problemas de desempenho, por serem estudantes trabalhadores e na escolarização feita fora de Belo Horizonte.
Musicoterapia na educação musical especial de portadores de atraso do desenvolvimento leve e moderado na rede regular de ensino
A história da inclusão da criança com necessidades especiais nos vários segmentos da educação data da segunda metade do século XVIII. Inicialmente foi revista a inadequação dos termos usados para definir o distúrbio do desenvolvimento destas crianças, antes da adoção atual de atraso do desenvolvimento em todo o mundo. Em seguida procuramos identificar as diferentes concepções educacionais atribuídas ao portador de atraso do desenvolvimento. Foram abordadas teorias sobre o desenvolvimento humano predominantes desde o século XVIII até o início do século XX, entre elas, preformacionismo, predeterminismo, ambientalismo e interacionismo. Antecedentes históricos da musicoterapia na educação especial descrevem os primórdios do uso da música no processo de identificação e desenvolvimento educacional desta população. Um breve histórico da Educação Inclusiva no Brasil, contendo uma descrição de aspectos da Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, capítulo V, artigos 58 e 59 relevantes para este estudo, detalham as garantias didáticas e os recursos especiais necessários para o atendimento desses alunos. Num segundo momento apresentamos modelos internacionalmenteutilizados no diagnóstico e classificação de atraso do desenvolvimento, o Manual de Diagnóstico e Estatística de Transtorno Mental (DSM-IV-R), a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10) e a Associação Americana em Retardo Mental (AAMR). Esse estudo focalizou particularmente o atraso do desenvolvimento leve e moderado, por ser esta a população comumente encontrada na prática da educação musical na pré-escola e no ensino fundamental, no âmbito do sistema educacional inclusivo. Enfatizamos aspectos neurológicos do desenvolvimento cognitivo e adaptativo que influenciam a aquisição de habilidades musicais dessas crianças. Alguns aspectos do desenvolvimento do sistema nervoso no seu período crítico foram também descritos através de estudos em neuroplasticidade, que enfatizam a necessidade de uma intervenção terapêutica e educacional precoce nesses casos. Foram ilustradas as funções específicas das duas metades do cérebro, a organização do sistema auditivo, o percurso neural do estímulo musical antes de chegar ao córtex auditivo primário, as áreas corticais envolvidas na percepção e aspectos da plasticidade do córtex auditivo em comparações entre músicos e não músicos. Finalmente apresentamos os resultados práticos que este estudo permitiudeduzir. A partir de uma extensa revisão bibliográfica e um mapeamento das teorias desenvolvimentalistas de Piaget e Vygotsky nesta população, foi possível deduzir estratégias e adaptações metodológicas de exercícios para a prática da educação musical dessas crianças. Aplicações práticas destas estratégias foram elucidadas a partir de relatos de casos ilustrativos de inserção da musicoterapia na educação musical especial, analisados à luz do referencial teórico apresentado neste trabalho.
Sujeitos da educação e práticas disciplinares: uma leitura das reformas educacionais mineiras a partir da Revista do Ensino (1925-1930)
Esta pesquisa refere-se à relação entre os diversos sujeitos da educação e as práticas disciplinares tal como foi compreendida em duas reformas mineiras do ensino (1925 e 1927) e divulgada nos seis anos iniciais do mais importante canal de comunicação do governo mineiro para com os professores do Estado: a Revista do Ensino. A análise das propostas dos reformadores para a disciplina escolar baseou-se em três eixos que constituem as partes deste trabalho. O primeiro desses eixos, tratado na primeira parte, refere-se às Reformas, ao periódico e suas contribuições relacionadas ao novo modelo disciplinar que se pretendia implantar no sistema educacional mineiro. Baseadas nas propostas do movimento escolanovista e das discussões em torno da Escola Ativa e adaptando-as às necessidades e interesses locais, os reformadores propunham uma escola renovada, moderna e ofereciam um conjunto de práticas disciplinares que prometiam a implantação de uma escola alegre, festiva, sem castigos e punições, produtiva e disciplinada. O papel da escola expandia-se não somente para o atendimento a classes sociais desfavorecidas, assim como pretendia muito mais que instruir, educar. A segunda parte do trabalho e que se refere ao segundo eixo constitui-se de uma análise dos sujeitos envolvidos na missão disciplinar e educadora da escola. A família, a sociedade, os médicos, os alunos e principalmente os professores eram encarregados de uma tarefa que consistia em se reformarem para, posteriormente, reformarem a sociedade. Aos professores era destinada a maior parte das tarefas e, segundo os reformadores, nada seria feito se os mestres não mudassem a realidade atrasada e sombria da escola. Investimentos altos eram feitos, portanto, na sua capacitação. Entre eles destaca-se a própria Revista do Ensino, que consistia num sistema eficiente e barato de comunicação e atingia as mais longínquas regiões do Estado. Como forma de subsidiar as discussões disciplinares que envolviam o conhecimento da criança, suas características e dando um respaldo científico para as ações que se pretendia na escola, utilizavam-se os conhecimentos da Estatística, da Arquitetura, das Ciências Médicas, da Educação Física e, principalmente, da Psicologia. Com base em pesquisas e testes psicológicos, podia se afirmar que as reformas estavam assentadas sobre o que de mais novo, moderno e atualizado se conhecia em termos de educação. A partir daí, seria possível também criticar os modelos tidos como ultrapassados e retrógrados, como a utilização dos castigos físicos, por exemplo. A análise desses elementos que fazem parte do terceiro eixo constitui a terceira parte da dissertação. Com características peculiares, portanto, puderam os reformadores mineiros realizar uma fusão de diversos modelos aparentemente contraditórios, mas que faziam sentido na lógica da educação no Estado. Reunindo uma profunda religiosidade com as recentes descobertas científicas do período e ainda utilizando métodos da tão criticada Escola Antiga, como o método intuitivo, formava-se o modelo disciplinar que partia da escola e estendia-se para toda a sociedade. Educar era, nesse sentido, preparar cidadãos para a implantação de um país moderno, industrializado, urbanizado, cuja construção dependeria tão somente de braços e mentes eficientemente preparados para tal.
Praticas de aleitamento materno em crianças menores de um ano em municipios de Minas Gerais
Objetivo: Analisar a prevalência das categorias de aleitamento materno em crianças menores de um ano e estudar a associação de fatores sociodemográficos/culturais, assistenciais e de indicadores sociais com a prática de aleitamento materno em municípios de Minas Gerais. Métodos: Estudo transversal baseado nos dados de 15 municípios de Minas Gerais participantes da "II Pesquisa de Prevalência de Aleitamento Materno nas Capitais Brasileiras e Distrito Federal". Nesta adotou-se um questionário composto por questões fechadas, abordando características assistenciais, socioeconômicas, culturais, demográficas e consumo alimentar das crianças menores de l ano nas 24 horas que antecederam a entrevista. Realizou se análise descritiva, sendo calculadas as prevalências de aleitamento materno na 1** hora de vida; aleitamento materno exclusivo e aleitamento materno predominante em menores de seis meses; aleitamento materno e aleitamento materno complementado em menores de um ano; além da descrição da alimentação no primeiro dia em casa (após a alta da maternidade) de crianças menores de quatro meses. Aplicou-se o teste qui-quadrado de Pearson para estimar a diferença entre as prevalências dos indicadores na capital e demais municípios participantes. Realizouse a análise da associação entre as categorias de aleitamento materno e aleitamento materno exclusivo com os grupos de variáveis (praticas relacionadas ao aleitamento, condições de nascimento e assistenciais, relacionadas à criança e ex mãe e indicadores sociais). Foi realizada analise multivariada hierarquizada por regressão de Poisson (modelo linear generalizado) com variância robusta, para estimação pontual e intervalar da razão de prevalência. O modelo inicial foi composto pelas variáveis explicativas que apresentaram p<0,20 na análise uni variada considerando como variável resposta a prática de AM para os menores de 1 ano e de AME para os menores de 6 meses. Adotouse 5% como nível de significância. Todas as análises foram realizadas no programa SPSS 18.0. Resultados: Foram incluídas na análise 7056 crianças, sendo 70% amamentadas na 13 hora de vida e 72,7% em aleitamento materno. Nas crianças menores de seis meses (n=3660), observ0use que 39,7% recebiam leite materno exclusivo e 16,4% de aleitamento materno predominante. Cerca de 56% das crianças maiores de seis meses estavam em aleitamento materno complementado. Não foram encontradas diferenças com significância estatística entre os padrões de aleitamento entre a capital do estado e os demais municípios. Foi identificado que as crianças que usavam chupeta (RP=1,92; 1C95%=l,752,12) e usavam mamadeira (RP=l4,28; IC95%=ll,l20,0), cujas mães trabalhavam fora de casa (RP=l,20; 1C95%:1,1l1,29), as nascidas de parto cesáreo (RP:1,1l; lC95%:1,02l,20) e as que faziam acompanhamento de puericultura em serviços de saúde de natureza privada (RP:1,09; lC95%:1,0l1,l9) apresentaram maior chance de não estarem em aleitamento materno do que as demais. Em relação ao AME em menores de seis meses, as crianças que usavam mamadeira (RP=3,03; 1C95%=2,853,33), as que não nasceram em maternidade credenciada na iniciativa Hospital Amigo da Criança (RP:1,1l; lC95%:1,04l,17), cujas mães eram primíparas (RP=1,05; lC95%=1,0l1,l1), aquelas cujas mães trabalhavam fora de casa (RP=1,l6; 1C95%=1,091,2l), que tinham menos de 8 anos de estudo (RP=l,11; lC95%=1,051,l6) e as que nasceram em municípios com 10 ou mais óbitos infantis por mil nascidos vivos (RP=l,l2; 1C95%=1,03-1,21) apresentaram maior chance de não estarem em aleitamento materno exclusivo do que as demais. Conclusão: A prática do aleitamento materno nos 15 municípios do estado avaliados na amostra ainda está aquém das recomendações da Organização Mundial de Saúde indicando a necessidade de investimento em ações de promoção do aleitamento materno, sobretudo nas condições vulneráveis identificadas no âmbito materno (trabalho fora de casa, parto cesáreo, primiparidade e baixa escolaridade) ou ambiental (uso de mamadeira e chupeta, acompanhamento de puericultura em serviços de natureza privada, materniidades não credenciadas na lniciativa Hospital Amigo da Criança e municípios com Taxa de Mortalidade Infantil maior ou igual a 10).
A cidade em movimento: a distribuição e o crescimento da atividade econômica no espaço urbano brasileiro no período de 1970 a 2002
Este trabalho possui como objetivo central examinar os fatores que estiveram correlacionados com a localização e com o crescimento da atividade econômica nas cidades brasileiras. Para tanto o trabalho está dividido em três etapas. Na primeira etapa será estudada a dinâmica da distribuição populacional no território brasileiro entre 1970 e 2000, ou seja, analisar se houve uma dispersão ou concentração populacional no sistema de cidades. Na segunda etapa pretende-se identificar algumas das forças que podem ter afetado o crescimento econômico das cidades do país, sendo para isso necessário levantar e identificar variáveis que estiveram correlacionadas ao crescimento do produto municipal no longo prazo. Nesse caso, o período em estudo compreende os anos de 1970 a 2002. Finalmente, a terceira etapa busca aprofundar o estudo das condicionantes do PIB municipal e a distribuição espacial do mesmo, utilizando os dados censitários do ano 2000. Os resultados sugerem que as variáveis demográficas, os indicadores educacionais e os índices de violência estão altamente correlacionados com o crescimento econômico e com o PIB municipal.
A cimentação da vida laboral dos trabalhadores da construção civil
A cimentação compreende a etapa de construção dos alicerces que conformam a estrutura básica de uma edificação e este processo é tomado como uma analogia para analisar a consolidação da vida laboral dos trabalhadores da construção civil. Parte-se do contexto de mudanças no mundo do trabalho e nas cidades, o qual, desde os finais da década de 1970, inclui o desenvolvimento de novas formas do capitalismo contemporâneo - com a implementação de novos processos produtivos - e a modelagem da paisagem urbana correspondente a padrões globais. Estes processos trouxeram elementos que impactaram a indústria da construção civil e influíram, de maneira determinante, sobre o mercado de trabalho correspondente e sobre população empregada neste setor. Esta é formada por grupos sociais que historicamente têm enfrentado uma acumulação de desvantagens sociais e que, com o incremento do desemprego, a flexibilidade e a precariedade laboral, encontram na construção civil uma oportunidade de emprego. Todavia, têm de lidar com as especificidades do processo de construção e com velhas e novas práticas laborais para se manter no mercado de trabalho. Como se “cimenta” a vida laboral dos trabalhadores da construção civil? É a pergunta que norteia esta pesquisa. Este processo social foi analisado a partir de um enfoque qualitativo e um recorte que considerou duas cidades da América Latina: Belo Horizonte e Cidade do México. Foram abordadas as trajetórias de trabalho de homens e mulheres empregados/as durante o período de trabalho de campo, realizado entre o segundo semestre do ano 2017 e o primeiro semestre do 2018. A interação com esta população ocorreu em uma escola e fora dos canteiros de obras onde foram realizadas conversas dirigidas e entrevistas que procuraram resgatar os relatos de vida de homens e mulheres de diferentes idades. A informação obtida permitiu identificar quatro tipos de trajetórias de trabalho associadas ao tempo e à experiência laboral de cada trabalhador/a na construção civil: contínuas, de recém ingresso, de reinserção e temporárias. Também mostrou que continua sendo a população masculina a que tem mais presença e permanência neste setor, o que justifica seu protagonismo nesta pesquisa, ainda que seja incluída a população feminina. Analisando a inter-relação de mudanças, aspectos sociais, dinâmicas de trabalho e trajetórias de trabalho, conclui-se que os trabalhadores/as são os/as responsáveis de construir os alicerces/colunas que lhes permitem cimentar sua vida laboral. Assim, a aceitação, a procura, a adaptabilidade e a disponibilidade são as bases que contribuem para a manutenção no mercado de trabalho deste setor. Este processo mostra uma realidade que não se distancia do que atualmente se suscita no mundo do trabalho do capitalismo contemporâneo, mas que tem suas próprias particularidades pelas caraterísticas do processo produtivo e de contratação da mão de obra que tem da construção civil.
Protocolo para organização da demanda do serviço de saúde bucal de acordo com o risco socioeconômico da população de Bonito de Minas
A organização do serviço de saúde é um grande desafio para as Equipes de Saúde da Família, pois necessita de um planejamento bem realizado, o que requer tempo e comprometimento, tanto dos gestores, quanto de todos os demais profissionais envolvidos das diversas áreas. Com a inserção do serviço de saúde bucal nas Equipes de Saúde da Família (ESF) em 2003, alguns municípios montaram suas equipes, mas não planejaram, ficando, assim, atrelados ao atendimento clínico da demanda espontânea da população, sem a priorização. Este trabalho baseou-se na organização da demanda do serviço de saúde bucal do município de Bonito de Minas, utilizando como instrumento a análise de dados coletados por pesquisas das condições socioeconômicas da população realizadas anteriormente. Devido à impossibilidade do atendimento individual de toda a população do município, por causa da grande demanda, fica quase que obrigatório a produção de protocolos, os quais garantem uniformidade no atendimento odontológico programado. Inicialmente, procedeu-se a revisão da literatura sobre o assunto, seguida por uma análise criteriosa da realidade dos dados e, após contar com a experiência clínica vivenciada no diaa- dia pelos vários profissionais das Equipes de Saúde da Família da região, realizou-se um diagnóstico local. Sugeriu-se um protocolo para organizar a demanda no serviço de saúde bucal, a fim de se priorizar o atendimento das famílias mais carentes, respeitando-se, sobretudo, os princípios norteadores do Sistema Único de Saúde: a universalidade, a integralidade, a equidade e a participação comunitária. Estabeleceram-se critérios para possibilitar o atendimento odontológico de acordo com a classificação de risco socioeconômico familiar por meio da disponibilização de maior tempo para a atenção dos membros das famílias com maior risco. Desta forma, tratamentos mais complexos serão evitados e, muitas complicações futuras serão prevenidas, diminuindo-se, consideravelmente, custos muito maiores para o sistema público de saúde.
A escrita estudantil em periódicos escolares na Era Vargas
Grêmios escolares têm feito parte da história de várias instituições educacionais ao longo dos anos. Para o período analisado, apresentavam-se sob diferentes filiações, sendo literários, musicais, de ciências, pedagógico, artístico, atuando como fator de aglutinação de vários estudantes em torno dos objetivos que proclamavam, independentemente do formato que assumiam. As fontes utilizadas para essa pesquisa indicaram que essas agremiações, no caso de Belo Horizonte, adotavam procedimentos semelhantes no que se refere ao cerimonial praticado em suas reuniões, como a organização da mesa diretora e o formato das apresentações realizadas por seus membros, etc. Para as escolas do Rio de Janeiro, dado que as fontes analisadas foram os impressos resultantes do trabalho dos grêmios, não foi possível um levantamento da sua rotina ordinária A proposta deste texto é apresentar o grêmio como mais uma das práticas educativas da cultura escolar na Era Vargas.