Repositório RCAAP
Uma abordagem sobre os colaboradores na atual sociedade da informação
As organizações sofreram mudanças significativas nas últimas décadas devido a adoção de novos meios administrativos para se manterem competitivas em um mercado que se encontra em constante mudanças. Nesta pesquisa estes meios são identificados como sendo os colaboradores capacitados, Sistemas de Informação, Sistema de Apoio à Decisão e outras tecnotogias correlacionadas como Data Warehouse, Data Mining e OLAP. Com estas tecnologias inseridas dentro do ambiente organizacional torna-se necessário capacitar os colaboradores de modo que estes possam processar as informações a fim de mapear, perceber e interpretar seus ambientes para guiar suas decisões e ações. Diante deste problema, o objetivo deste trabalho é apresentar um estudo teórico da importância de se criar competências nos colaboradores, bem como um referencial teórico sobre Sistemas de Informação e Sistemas de Apoio à Decisão. Estas mudanças acarretaram alterações na forma de lidar com os recursos humanos dentro do ambiente organizacional, pois na atual conjuntura o conhecimento e a capacidade de lidar com a informação superou o capital, de modo que este só será bem aplicado e administrado por colaboradores devidamente capacitados para alavancar os resultados dentro da organização.
A pequena empresa e seu ambiente organizacional: construção de um mapa das práticas dos dirigentes de uma empresa de tecnologia da informação com base na teoria da dependência de recursos e na teoria institucional
O principal objetivo da pesquisa é construir um mapa, informado pelas \"Teorias Ambientais\", das práticas do dirigente da pequena empresa relacionadas ao ambiente organizacional. Os objetivos específicos são: compreender as especificidades da pequena empresa de tecnologia da informação, como o dirigente compreende o ambiente organizacional e quais são as práticas relacionadas a ele. Pretendeu-se adotar uma postura subjetivista-interpretativa. O quadro teórico de análise é a etnometodologia. De acordo com as teorias ambientais estudadas, o ambiente organizacional é composto por grupos de interesse e instituições que fornecem recursos e legitimidade para a organização. As práticas relacionadas ao ambiente são atendimento das demandas dos grupos de interesse, alteração do ambiente organizacional e conformidade institucional. A pequena empresa apresenta algumas especificidades que podem ser compreendidas mediante três dimensões: dirigente, organização e contexto. Foi realizado um estudo de caso em uma pequena empresa da área de tecnologia da informação de Campinas-SP. Mediante análise da conversação e observação do cotidiano da empresa, puderam-se compreender as principais práticas dos dirigentes relacionadas ao ambiente organizacional. Foi construído um mapa representativo destas práticas, com base na Teoria da Dependência de Recursos e na Teoria Institucional. A empresa apresenta práticas de conformidade institucional, especialmente aos contextos tecnológico, político-legal e sócio-cultural. Mecanismos normativos e miméticos limitam a escolha da tecnologia para desenvolvimento dos softwares, e mecanismos coercitivos forçam a empresa a se adequar ao sistema político-legal e aos valores e normas sociais e culturais. No entanto, há tentativas de alteração destes contextos institucionais, mesmo que bastante restritas. A principal prática de alteração do ambiente organizacional é a estratégia de expansão - investimento direto, atendimento de outros \"nichos\" e diversificação. Mesmo que relativamente modesto, comparado às estratégias das grandes empresas do segmento de desenvolvimento de software, o crescimento representa, dentro do \"nicho\" específico que a empresa atua, redução da dependência e maior controle sobre os recursos que ela precisa para sobreviver. A idéia de \"mapa\" é coerente com a concepção weberiana de \"tipo-ideal\"; é uma forma de entender a realidade, um esquema de interpretação.
2010
Kristiane Cêra Carvalho
Contribuições ao estudo da gestão da inovação: proposição conceitual e estudo de casos
O propósito desta tese é investigar a adoção de práticas de gestão da inovação de produtos e os desafios enfrentados por organizações que desenvolvem produtos para aumentar sua performance inovativa. Para tanto, são estudadas as potenciais relações entre os elementos organizacionais internos e a influência de fatores contextuais (porte, setor e origem do capital) na caracterização dos sistemas de gestão da inovação e dos obstáculos à inovação enfrentados por cada empresa. A escolha deste tema se justifica pelo fato dos processos de gestão que potencializam a performance inovativa ainda não estarem totalmente desvendados e pela carência de trabalhos empíricos que analisem a realidade das práticas propostas no mundo organizacional, em especial no Brasil. Como base conceitual para esta investigação, é proposto modelo sistêmico para a gestão da inovação que integra contribuições de diversas áreas em três dimensões principais: processos, contexto organizacional e recursos. Este construto fundamenta a realização de pesquisa exploratória qualitativa efetuada por meio de um estudo de casos múltiplos. Nele, os sistemas de gestão da inovação de quatro empresas com atividade relevante de desenvolvimento de produtos no Brasil são estudados. Inicialmente, cada empresa é analisada de forma individual com enfoque na caracterização de seu sistema de inovação e dos principais desafios ao aumento de performance inovativa. Em seguida, uma análise comparativa dos casos é efetuada a fim de se aprofundar a intepretação das variáveis coletadas à luz da literatura e do modelo proposto. Além da proposição de relacionamentos entre os elementos da gestão da inovação presentes no modelo integrado e entre eles e os fatores contextuais, o presente trabalho traz contribuições ligadas aos mecanismos que influenciam a adoção de práticas de gestão da inovação no Brasil e à caracterização dos desafios intraorganizacionais enfrentados pelas organizações para gerir seu processo inovador.
2011
Juliano Pavanelli Stefanovitz
A gestão de competências em uma empresa de pesquisa e desenvolvimento
A gestão de competências possibilita o aumento do desempenho global da organização através da identificação e desenvolvimento das competências individuais. O objetivo principal deste trabalho é analisar a gestão de competências em uma empresa de pesquisa e desenvolvimento. Faz-se uma revisão bibliográfica sobre a evolução das mudanças organizacionais, sobre a gestão estratégica de recursos humanos e sobre os conceitos de competência e desempenho humano. Apresenta-se o estudo de caso na Embrapa Pecuária Sudeste, centro de pesquisa agropecuária, localizado na cidade São Carlos, a fim de ampliar a compreensão dos aspectos relacionados ao desenvolvimento de competências, à formulação de estratégias e à avaliação de desempenho. Nas conclusões, discutem-se as particularidades, os fatores favoráveis e as limitações da gestão de competências na Embrapa
2003
Cristina Lourenço Ubeda
Análise da aplicabilidade de um sistema ERP no processo de desenvolvimento de produtos.
O processo de desenvolvimento de produtos geralmente não tem sido considerado na implantação de sistemas ERP. No entanto, devido ao aumento da abrangência dos ERPs com a inclusão de novas funcionalidades, e devido à importância desses sistemas para a integração dos processos de negócio, muitas empresas passam a considerar a sua utilização para apoiar as atividades e gerenciar as informações de desenvolvimento de produtos. Este trabalho apresenta uma análise abrangente e detalhada da aplicabilidade de um sistema ERP no processo de desenvolvimento de produtos. Tal análise é subdividida em três fases. Inicialmente, é realizado um estudo exploratório da aplicabilidade do sistema ERP em um processo específico de desenvolvimento de produtos representado por um modelo de referência. Em seguida, é executado um estudo descritivo de uma aplicação piloto do ERP em um ambiente de desenvolvimento de produtos. Por fim, são realizado estudos de caso para caracterizar a utilização do ERP no desenvolvimento de produtos de três empresas.
2000
Eduardo de Senzi Zancul
Desenvolvimento de um modelo de análise e projeto de layout industrial, em ambientes de alta variedade de peças, orientado para a Produção Enxuta
Este trabalho busca apresentar um modelo de análise e projeto de layout industrial para empresas que estão implantando ou já implantaram os conceitos da Produção Enxuta. O modelo desenvolvido foca empresas de manufatura discreta em ambientes com uma alta variedade de produtos. O desenvolvimento do modelo foi elaborado com base na literatura técnica e na experiência prática em projetos de layouts desenvolvidos em diversas empresas. O objetivo principal desse trabalho foi desenvolver um modelo de fácil utilização que auxilie as pessoas envolvidas no projeto do arranjo físico. Esse modelo concebido utiliza ferramentas e conceitos da Produção Enxuta para analisar e projetar o novo layout, e como tal, não considera o layout como uma variável independente no sistema produtivo. Fatores como gestão visual, qualidade, fluxo contínuo, complexidade de programação da produção, entre outros, foram levados em consideração na construção do modelo. Este também incorpora uma metodologia de implantação do arranjo físico projetado em situações brown field, ou seja, com a fábrica em funcionamento. Esse ponto é de extrema importância pois alterações do layout podem incorrer em interrupções no fluxo produtivo e, conseqüentemente, em falhas na entrega dos produtos aos clientes. Por último, esse trabalho apresenta a metodologia 3P Kaizen, uma metodologia de projeto de layout industrial desenvolvida pela Toyota e utilizada em situações de projeto de novas fábricas ou de novas linhas de produção.
2009
Alessandro Lucas da Silva
Indicadores de desempenho logístico: estudo de múltiplos casos no setor de bens de capital agrícolas
O setor de bens de capital agrícolas é um dos mais tradicionais da indústria brasileira e cumpre um papel de relevância na difusão de novas tecnologias e como dinamizador do desenvolvimento econômico, obtendo atualmente crescimentos acentuados de sua produção. Contudo as empresas deste setor enfrentam dificuldades para sustentar seus avanços produtivos e entre os principais problemas apontados está o custo da atividade logística. Sendo a atividade logística determinante para a obtenção de competitividade, a medição de desempenho passa a exercer um papel fundamental nas organizações, representando uma das mais importantes ferramentas a serem utilizadas na estratégia de gerenciamento de recursos e no alcance da melhor prática logística. Com base nestas considerações, o presente estudo objetivou identificar e analisar os indicadores de desempenho logístico e práticas associadas de empresas do setor de bens de capital agrícolas, por meio de revisão bibliográfica e estudo de múltiplos casos junto às empresas do setor. Os resultados apontaram os indicadores comuns às empresas e que práticas de gestão associadas a estes indicadores, possuem algumas diferenças significantes em relação ao recomendado pela literatura, no que se refere ao escopo de avaliação, aos envolvidos no processo de medição de desempenho e à comunicação de resultados. A abrangência da atividade logística desenvolvida pelas empresas e as características do setor de atuação surgem como prováveis fatores que influenciam o nível de adequação às boas práticas sugeridas pela literatura. Ao se utilizar casos de empresas de destaque no segmento de bens de capital agrícolas, espera-se que os resultados apontados sirvam para estas empresas e outras menos estruturadas deste segmento direcionarem avanços nos seus processos de avaliação das atividades logísticas.
2009
Catarina Barbosa Careta
Análise da gestão do capital de relacionamento: um estudo de caso exploratório na fábrica de motores São Carlos
Nos últimos anos, o capital intelectual vem assumindo importante posição de destaque junto as comunidades acadêmicas e empresarias, pois as formas mais modernas e eficazes de se mensurar os ativos intangíveis proporcionam para as organizações a gestão mais eficiente dos seus recursos. Na estrutura do capital intelectual existem ramificações de igual importância e representatividade, como o capital de relacionamento. Esta pesquisa tem como objetivo evidenciar a importância do gerenciamento do capital de relacionamento, mostrando como a concorrência proporcionada pela globalização levou as empresas a deixarem o tradicional sistema de produção em massa para buscarem novas alternativas na gestão dos seus recursos. Partindo desse cenário esta pesquisa utiliza-se como base os resultados obtidos na fábrica de motores São Carlos, abordando as características estruturais e os elementos que constituem o capital de relacionamento na empresa, retratando sua importância na formação de novas parcerias e modelos gerenciais a fim de obter vantagem competitiva sobre seus concorrentes.
2006
Carlos Donizeti Ferreira da Silva
Parcerias público-privadas (PPPs) na Irlanda e no Chile: alternativa de alavancagem para o desenvolvimento em infra-estrutura no cenário brasileiro
O objetivo do presente trabalho é identificar as principais contribuições internacionais de experiências bem sucedidas em parcerias público-privadas (PPPs) que possam colaborar na sua implementação no Brasil. Caracteriza, exploratoriamente, a utilização de PPPs na Irlanda e no Chile. Optou-se pela Irlanda, pois trata-se de um país integrante de um continente precursor da implementação das PPPs, que conta com uma forte colaboração da comissão européia na prática das PPPs por meio de suas diretrizes. E, também, pelo Chile por ser um país da América do Sul, com necessidade de infra-estrutura, que conta com experiências de sucesso de utilização de PPP, além de aproximar-se economicamente da realidade brasileira. A relevância do assunto é evidenciada em diversas obras consultadas, como: Borges e Neves, 2005; STN, 2004; International Monetary Fund, 2004; Clasen, 2002; Shaoul, 2003; Zhang, 2006; Bradford, 2003; Samii, Wassenhove e Bhattachaya, 2002. Este trabalho possui como método o tipo qualitativo, com objetivo exploratório-descritivo, apresentando uma estratégia com estudo de caso com dados secundários. As informações são concentradas na experiência da Irlanda e do Chile, com a apresentação da utilização das PPPs no setor transportes (rodovias).
2007
Erika Monteiro de Souza e Savi
Contribuição do sistema de aprendizagem e-learning para o treinamento empresarial: um caso na indústria de bens de consumo
O e-Learning é um conceito que consiste na utilização de recursos computacionais e audiovisuais para promover o aprendizado a uma comunidade ou a um grupo de pessoas. O aprendizado é realizado por meio de lições executadas em um computador, também chamado de treinamento on-line, em que o participante pode contar com diversos recursos, tais como: simulações interativas, vídeos, apresentações dinâmicas, ambientes colaborativos, entre outros recursos que a tecnologia permita. No e-Learning o participante pode ser submetido à avaliação para testar seus conhecimentos e ter seu desempenho acompanhado por profissionais responsáveis pelo seu desenvolvimento. O objetivo do presente trabalho é identificar e analisar diferenças sensíveis entre o sistema de aprendizagem presencial e o sistema de aprendizagem e-Learning, comparando-os por meio de indicadores de desempenho e retornos alcançados. Foram analisados dados obtidos a partir do estudo de um caso em que uma multinacional do setor de bens de consumo treinou seus colaboradores utilizando dois sistemas de aprendizagem distintos: um inteiramente presencial e outro com e-Learning. Este trabalho ainda oferece como subproduto um método para implementação de um sistema de aprendizagem e-Learning, construído a partir do estudo teórico e prático do tema.
2006
Fernando Augusto Bergamaschi Arouca
Análise das barreiras à aplicação do treinamento na pequena empresa: estudo de quatro empresas do ramo metal-mecânico de São Carlos - SP
O objetivo principal dessa pesquisa consiste em analisar as barreiras que limitam a aplicação do treinamento na pequena empresa. Entende-se por treinamento o processo de preparo das pessoas para executar as tarefas exigidas por um posto de trabalho, estreitando a diferença entre o que os indivíduos sabem ou podem fazer e o que deverão saber ou fazer no que se refere a habilidades técnicas, conhecimentos e atitudes. Numa perspectiva atual, o treinamento pode contribuir para o desempenho de uma atividade delimitada ou contribuir com a formação integral do indivíduo, constituindo-se num agente estimulador. Com relação a pequena empresa, muito pouco se conhece a respeito das práticas de recursos humanos e da função treinamento. Com o uso da metodologia de multicasos exploratório e descritivo foram estudadas quatro empresas do ramo metal-mecânico da cidade de São Carlos-SP, sendo duas de base tecnológica e duas de tecnologia convencional, analisando as barreiras para aplicação do treinamento e identificando os fatores influentes para a execução de desta prática. Como principais resultados, a pesquisa aponta as barreiras para a aplicação do treinamento na pequena empresa. A contribuição desta pesquisa está não só na análise dessas barreiras, mas na identificação dos fatores que influenciam ou condicionam a necessidade, a natureza e o processo de treinamento.
Aplicação do valor no risco (VAR), do modelo de precificação dos ativos de capital (CAPM) e da teoria de precificação por arbitragem (APT) na avaliação econômica dos projetos de investimento em condições de risco
As técnicas utilizadas pelas empresas atualmente para a avaliação econômica dos projetos de investimento em condições de risco, com destaque para a análise de cenários, apresentam três importantes limitações: não fornecem o capital no risco, utilizam uma taxa mínima da atratividade (TMA) única para a empresa em seu todo, desprezando as particularidades de cada caso, e tratam o risco isoladamente, fora do contexto amplo da diversificação eficiente. Diante desse contexto, o presente estudo propôs a aplicação de três modelos originários do mercado de capitais: o valor no risco (VAR), o modelo de precificação dos ativos de capital (CAPM) e a teoria de precificação por arbitragem (APT). Os resultados obtidos mostram que tais modelos são capazes de: fornecer o capital no risco dos projetos de investimento (VAR), utilizar uma TMA própria, segundo as particularidades de cada projeto de investimento (CAPM e APT), e tratar o risco em projetos de investimento no contexto amplo da diversificação eficiente (VAR, CAPM e APT).
2001
José Antonio de Queiroz
O projeto da produção e a programação multi-projetos integrados a um sistema de administração de produção para a construção civil
O processo de produção, no ambiente da Construção Civil, é abordado segundo certos princípios gerenciais que absorvem conceitos vindo da Engenharia de Produção. Para obter a qualidade na produção, pelo critério competitivo que envolve prazos e confiabilidade de entrega, é fundamental a integração entre o projeto do produto e a produção através do projeto da produção. O processo de planejamento, no contexto do projeto da produção, requer o uso de ferramentas de suporte à tomada de decisão, fazendo da programação uma etapa essencial para o ganho de consistência deste processo decisório. A pesquisa trata da programação de projetos com limitação de recursos, a fim de encontrar uma boa solução para o problema de programação de forma simples e satisfatória. O método utiliza como ferramenta de apoio o software Microsoft Project para manipular os projetos com mais agilidade e flexibilidade, considerando as regras de prioridades que são usadas a depender dos critérios gerenciais adotados pelas empresas. O método é baseado na classe de procedimentos heurísticos: Job Oriented Heuristic Scheduling, já que o grau de prioridade dos projetos orienta o desenvolvimento da programação conjunta, denominada Programação multi-projetos.
2001
Myrian Tizuko Sassaki Santos
Controle da qualidade de projetos de edificações
Discussão sobre a qualidade de projetos para edificações, com o objetivo de colaborar para o desenvolvimento de um sistema de controle da qualidade dos mesmos. A introdução dos conceitos de qualidade e produtividade no setor da construção civil é abordada segundo os princípios e teorias da Engenharia de Produção, onde destaca-se a importância do papel do projeto como sistematizador de todas as informações necessárias à execução. A qualidade do projeto influi diretamente na eficiência de todas as fases do processo de produção de edificações, e seu efetivo controle determina o sucesso da atividade de projeto. São realizados estudos de caso junto a empresas construtoras e escritórios de projeto, buscando caracterizar a atividade de projeto e analisar iniciativas de melhorias, que, juntamente com a análise do referencial teórico abordado, servem como base para a proposição de diretrizes para o controle da qualidade de projetos de edificações. Conclui-se que a atividade de projeto é um dos gargalos da construção civil e que as iniciativas de melhorias em busca de qualidade desta atividade contribuem com a evolução do setor como um todo.
Uma contribuição para a formalização do processo de gestão da demanda no âmbito do planejamento e controle da produção de empresas MTS (Make-To-Stock)
No atual contexto do planejamento e controle da produção, existe uma necessidade de uma melhor utilização do processo de negócio que norteia o desenvolvimento de todos os seus planos, conhecido como gestão da demanda. Nesse assunto, a existência de literatura adequada e de modelos ou formalismos que visam facilitar a compreensão e utilização do processo em si, é rara, e por muitas vezes, insuficiente. Dessa forma, a gestão da demanda acaba por não ser amplamente conhecida, e, por conseqüência, torna-se sub-utilizada nas organizações. Assim, este trabalho visa colaborar para a solução dessa questão, contribuindo para a geração de um modelo formal que possa ser útil tanto à comunidade acadêmica quanto à empresarial interessada.
2001
Luis Antonio de Santa Eulalia
Técnicas emergentes de aprendizagem cooperativa com ênfase no trabalho em equipe
Frente a um mundo globalizado e em profundas transformações, as organizações estão se adaptando a novas situações que exigem velocidade e agilidade, sendo que o trabalho em equipe é uma das principais configurações funcionais que permitem tal adaptação. Diante deste contexto, a educação deve preparar-se para atender tal exigência, privilegiando o trabalho em equipe. Assim, este trabalho propõe a utilização de técnicas de aprendizagem cooperativa em sala de aula como ferramentas educacionais que atendem tais exigências.
2001
Marco Antonio Alves Pereira
Análise das estratégias competitivas da indústria farmacêutica
A qualidade pode ser considerada um fator de competitividade na atualidade para indústria farmacêutica, que trata da saúde do indivíduo. As estratégias de diferenciação e liderança de custos são analisadas para este setor, considerando as suas dimensões. A gestão estratégica da qualidade corresponde a uma visão que insere a qualidade no planejamento estratégico. Para a análise da qualidade dos medicamentos abordam-se as características da indústria farmacêutica no mundo e no Brasil, os tipos de medicamentos produzidos, as normas utilizadas pelo setor que visam a qualidade do produto, e os estágios de desenvolvimento destes. A pesquisa realizada é descritiva, visando a análise das estratégias possíveis utilizadas pelo setor no Brasil e como as dimensões da qualidade são consideradas pelas empresas. Os medicamentos produzidos no país apresentam uma estratégia de diferenciação mercadológica, utilizando as dimensões de acordo com os objetivos da empresa. A qualidade, quando existe, é baseada na abordagem da produção (dimensões de conformidade e confiabilidade) e, em alguns casos, também na abordagem baseada no produto (dimensões de desempenho, características e durabilidade).
Processos de mudanças relacionados à logística no setor de bens de capital agrícolas: uma análise de sua gestão e relações com áreas-chave da excelência logística
A excelência logística constitui-se em um dos temas de freqüentes discussões no contexto acadêmico e empresarial, face à representatividade da atividade logística para a competitividade das organizações. Diversos autores apontam a existência de áreas-chave para o alcance dessa excelência, mas deixam de abordar as possíveis relações que possam existir entre elas. Diante deste cenário, o trabalho tem como objetivo contribuir com a identificação e caracterização das relações entre tais áreas-chave, mais especificamente no disparo e nos resultados gerados por processos de mudanças relacionados à logística. Para tanto, realizou-se um estudo de múltiplos casos junto a seis empresas do setor de bens de capital agrícolas identificadas pelo processo de amostragem do trabalho como empresas de excelência logística. Os resultados da pesquisa permitiram constatar que áreas-chave da excelência logística se relacionam diretamente com o disparo de processos de mudanças, além de sofrerem impactos com os resultados gerados pelos mesmos. Outro importante resultado reside na construção de uma estrutura apontando as principais características de casos bem sucedidos em gestão de mudanças relacionadas à logística de empresas do setor de bens de capital agrícolas, podendo servir como base de referência para empresas de outros setores na melhoria de seus processos logísticos.
O relacionamento entre estratégia de manufatura, práticas de produção e desempenho operacional e de negócio: uma survey em firmas do setor moveleiro
Estudos da área de melhores práticas de produção têm revelado que a implementação de práticas idênticas em firmas diferentes pode conduzir a níveis de desempenhos distintos. É sugerida, pela literatura consultada, uma discussão mais apropriada das melhores práticas para contextos específicos. O objetivo principal desta pesquisa é avaliar o relacionamento entre práticas (ou programas de ação) implantadas e a estratégia de produção e, também, analisar os efeitos das práticas sobre a melhoria de indicadores de desempenho operacional e de negócio em empresas do setor moveleiro no Brasil. O objetivo secundário é, por intermédio da análise desses relacionamentos, analisar se tais práticas podem ser consideradas as melhores práticas no contexto do setor pesquisado. Foi elaborado um modelo conceitual com cinco hipóteses de pesquisas, baseado na revisão da literatura. A pesquisa de campo consistiu de uma survey explanatória e de corte-transversal. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, observações diretas no chão-de-fábrica e, também, mediante questionário estruturado respondido pela internet. Noventa e nove firmas participaram da pesquisa. A técnica usada para a análise dos dados foi a modelagem de equações estruturais com o método de estimação dos mínimos quadrados ponderados. Os resultados indicaram que (a) práticas de produção em diferentes áreas afetam direta e indiretamente indicadores de performance operacional e de negócio; (b) a implantação conjunta de práticas de infra-estrutura dão suporte às práticas-chave que estimulam a melhoria da performance de diferentes indicadores de indicadores; (c) em geral as práticas de produção influenciam diretamente, com maior magnitude, o desempenho operacional que o desempenho de negócio, uma vez que esse último é afetado indiretamente pelas práticas, por intermédio da melhoria do desempenho operacional; (d) práticas nas áreas de desenvolvimento de novos produtos, recursos humanos, gestão de qualidade e planejamento e controle de produção podem ser consideradas como melhores práticas para o contexto estudado, conforme análise da pesquisadora por meio da revisão da literatura.
2008
Eliciane Maria da Silva
Análise da estrutura do capital intelectual em hotéis paulistas: uma investigação em relação ao porte dos hotéis
Os elementos intangíveis no processo de criação de valor dentro das empresas vêm ganhando crescente importância nas discussões acadêmicas. Neste sentido, é importante que os administradores identifiquem e gerenciem estes elementos, que são agrupados sob o conceito de capital intelectual (CI) da organização. Este trabalho apresenta um survey realizado com cento e onze hotéis do estado de São Paulo, o qual evidenciou a presença dos elementos do CI conforme os portes dos hotéis (pequeno, médio e grande) e analisou as atitudes dos gestores acerca destes elementos. As informações e os dados foram coletados a partir da aplicação de um questionário estruturado disponível em um site. Os dados foram tratados e analisados estatisticamente e os resultados obtidos evidenciaram como principal diferença de gestão dos hotéis o fato dos hotéis de pequeno porte sustentarem o capital humano como componente de sua estrutura de CI mais consistente, enquanto que nos hotéis de médio porte toda a estrutura está em formação, ao contrário dos hotéis de grande porte, que possuem uma estrutura consistente.
2007
Edna de Almeida Rodrigues