Repositório RCAAP
Atividades em Sala de Aula
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Educomunicativos scenarios
Apresentação da Revista Comunicação & Educação, número 1 de 2016
Inovações no ensino híbrido: uma perspectiva a partir da teoria ator-rede
O presente artigo apresenta um estudo de caráter qualitativo em que dados coletados indicam as principais palavras-plenas relacionadas às práticas inovadoras de ensino híbrido a partir de entrevistas feitas com especialistas do campo no Brasil. Com apoio do software Atlas.ti, elas foram associadas e analisadas à luz de oito conceitos recorrentes na Teoria Ator-Rede, formulada por Bruno Latour. O estudioso francês preconiza que em um mundo híbrido formado por diversos atores — humanos e não humanos — interligados e dependentes uns dos outros, não há parâmetros para se estabelecer uma relação em que homem ou máquina são mais ou menos importantes que um ou outro. As inovações no ensino híbrido revelam-se, portanto, como terreno fértil para reflexão sobre as tensões entre essas duas instâncias.
2017
Angeluci, Alan Cesar Belo Cacavallo, Marcello
Editorial
Não se aplica
Rádio educativo - percepções a partir dos coordenadores do Programa Mais Educação
O Programa Mais Educação, ação implantada em 2007 pelo Ministério da Educação (MEC), pretende desenvolver uma política pública de educação integral para as escolas brasileiras. A oferta de atividades do Programa Mais Educação é dividida em macrocampos. Um dos macrocampos é Comunicação e Uso de Mídias. Em junho de 2015, eram 28 escolas municipais de Fortaleza vinculadas ao Mais Educação e com opção de rádio escolar. Para esse trabalho, foram realizadas entrevistas com 21 coordenadores do Programa. A intenção é perceber se os princípios apontados pelo MEC para esse macrocampo estão sendo apropriados pelas ações desenvolvidas nas escolas.
Educomunicação: Histórias em quadrinhos no ensino de Artes
Este artigo resulta de pesquisa de mestrado aprovada na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), cujo objetivo foi investigar a utilização das histórias em quadrinhos (HQs) e de fanzines como forma de inovação para a docência da disciplina de Artes no ensino médio. De caráter qualitativo e de nível exploratório, o estudo se desenvolveu na interface dos campos da educação com a comunicação. Este trabalho, portanto, busca identificar referências estéticas comuns a determinadas produções de HQs com relação a períodos específicos das vanguardas modernas da arte. Dentre as conclusões, salientou-se o fato de que é necessário que os espaços escolares ofereçam uma experiência cognitiva que valorize mais as relações sociais, respeitando o direito do jovem à comunicação e à informação. Para que isso fosse possível, propõe-se a realização de oficina de fanzines de quadrinhos.
2017
Santos, Roberto Elísio dos Santos, José Luiz dos
Educommunication and School Mediation: an educommunicative project for the tripod: child, cartoons and consumism
The paper examines the relation between childhood and consumism estimulated by contemporary midia. With a educomunicational perspective, it defends that with Education for Comunication and school mediation the animated cartoon can be used as a resource to educate children aiming their formation as active subjects in the comunicative process. We propose a educomunicational intervention with the cartoons that will help educate children to view the consumism and its propaganda with criticism.
2016
Prado, Ana Lucia Penteado Brandão Mungioli, Maria Cristina
O percurso dos educadores entre a pedagogia convencional e o ensino conectado - estudo de caso do Projeto GENTE
O artigo busca evidenciar aspectos dos entrelaçamentos entre a educação para os meios e a chamada Educação conectada, a partir dos resultados finais obtidos no estudo de caso que investigou a reconfiguração tecnológica e o esforço adaptativo da comunidade escolar durante a implementação do uso pedagógico das TICs nos ambientes de ensino-aprendizagem do projeto GENTE (Ginásio Experimental de Novas Tecnologias).
2017
Bezerra, Wagner da Silveira Farbiarz, Alexandre
Mediations and identity: paths for research on the young students of the State School of Paraná
Este artigo tem como objetivo apresentar os principais resultados do estado da arte que mapeou e estabeleceu conexões com outras produções brasileiras stricto sensu nas áreas de comunicação e educação. O texto indica como essas produções elucidaram o itinerário científico trilhado no desenvolvimento da dissertação de mestrado Vozes coletivas, compartilhadas e reconhecidas: um estudo sobre as mediações comunicativas da cultura na trama cotidiana dos jovens alunos do Colégio Estadual do Paraná, especialmente no tocante à temática, à base teórica, ao campo empírico e aos sujeitos da pesquisa. O levantamento dos trabalhos se concentrou em diferentes plataformas de busca e cruzou termos de interesse para a investigação. A evidência central diz respeito à lacuna a ser ocupada pela comunicação na relação entre cultura e instituição escolar.
2017
Melo, Patricia Goedert Ribeiro, Regiane Regina
Journalism and teachers: pairing of images
This paper aims to consider the intersections between teachers and journalism, reconstruction from what is published about teachers in the newspapers, the predominating images of this professional. The texts analysis showed thar one of the resources used by journalists to project a positive image of theirselves is the cientific discourse, based on information sources, which reinforces the perspective that their speeches are objectiv representations of reality. Another conclusion we reached was that the teacher’s image is still under a negative perspective, added to it the increasing proposal of a substitution of these professionals as a resolution for the educational problems. In this paper we intend to analyse these two conclusions, firstly presenting data about the information sources use by journalism when it comes to education, and, secondly presenting the analysis of the texts and the senses constructed about teachers in the news nowadays.
Aproximações entre jornalismo e educação
Este artigo pretende evidenciar aproximações entre jornalismo e educação. Historicamente, são produtos consolidados com o advento do capitalismo. Epistemologicamente, confluem ao se enquadrarem ao âmbito cultural. Através de revisão bibliográfica, encontramos as semelhanças no desenvolvimento de ambos e chegamos a pesquisadores que defendem a função educadora como uma das responsabilidades do jornalismo nas sociedades contemporâneas. A educomunicação, possibilidade mais clara de unir os dois campos atualmente, será comentada, apesar de não ser o foco da reflexão. O jornalismo aqui abordado é aquele voltado à alimentação de mercado e à busca de lucro.
2018
Empinotti, Marina Lisboa Paulino, Rita de Cássia Romeiro
A Negra de... e Moolaadè. Que África e teorias as lentes de Ousmane Sembène nos revelam?
A sugestão dos filmes A Negra de... e Moolaadè do cineasta senegalês Ousmane Sembène foi pensada no sentido de propor o conhecimento do cinema africano. A intenção aqui é aprender a olhar a África e suas histórias sob a lente de um diretor africano e as teorias que subjazem no interior das narrativas fílmicas.
2016
Magno, Maria Ignes Carlos Correio, Celia Cristina Torres
Paralelo entre práticas brasileiras e lusitanas de assistir a telenovela contribuem para reflexões sobre papel do consumo
A telenovela e as relações de comunicação e consumo que estabelecem servem de guia para Marcia Tondato e Maria Aparecida Baccega na organização do livro aqui resenhado: A telenovela nas relações de comunicação e consumo: diálogo Brasil e Portugal. O chamado horário nobre (prime time) da televisão brasileira e portuguesa é foco das análises escolhidas. A pesquisa concentrou-se em canais de TV aberta – no Brasil, as emissoras Globo e Record, e em Portugal, SIC e TVI. Publicidade e teleficção foram estudadas, trazendo elementos que ratificam a importância da teleficção nas sociedades brasileira e portuguesas, bem como o papel do consumo na tessitura social.
O jovem Boal e a censura ontem e hoje
O artigo parte da análise da peça teatral Filha moça, escrita em 1956 pelo dramaturgo Augusto Boal, para ser montada pelo Teatro Experimental do Negro. A peça, que foi totalmente censurada antes mesmo de ser encenada, a exemplo de vários espetáculos da época, dificilmente seria censurada hoje. Embora não se apresenta de forma brutal e direta, como naquela época, a censura da atualidade aparece de outras maneiras mais sutis, mas nem por isso menos eficazes. Os editais, que derivam do poder econômico e do controle público ou privado dos meios de divulgação artística, são, por ironia, uma conquista da classe teatral e também uma forma de censura.
Velho Chico: narrar para audiências desatentas – dilemas e desafios
O viver contemporâneo — imbricado em redes de hiperconexão e exacerbada midiatização das relações sociais e das intimidades — introduz e estabelece novos modos de convivência entre audiência e produtos culturais. Aí, a telenovela, principal produto ficcional de consumo massivo no Brasil, molda-se a novos modos do ver: desatentos e multifocais. Aviltam-se a imagem e o silêncio, ao mesmo tempo que se impõem tensos desafios às narrativas, em sua experimentação das possibilidades sociais da visão e da transformação social da realidade vivida. O presente artigo discute a recente experiência da exibição, no Brasil, da telenovela Velho Chico, pela Rede Globo de Televisão, bem como alguns de seus desdobramentos junto à audiência, enquanto proposta estética e narrativa profundamente inovadora frente a produtos culturais congêneres.
2017
Junqueira, Antonio Helio Baccega, Maria Aparecida
Interfaces da Comunicação e da Educação na escola: a experiência do CAp-UFRJ em diálogo com alunos e professores
A visualidade eletrônica redimensiona as formas de visibilidade da cultura e produz modos distintos de socialização e de significação da experiência. O desenvolvimento e os usos das tecnologias digitais provocam transformações nas maneiras de ler, escrever e entender o mundo e impõem reflexões sobre desafios e potencialidades das interfaces da Comunicação e da Educação na formação escolar. Este trabalho busca identificar como alunos e professores do ensino médio compreendem a relevância da leitura crítica da mídia e de usos de tecnologias digitais em processos de aprendizagem e a pertinência da inserção ou não de uma disciplina sobre Comunicação e Jornalismo na formação escolar, a partir de pesquisa desenvolvida em parceria com o Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp-UFRJ).
Pier Paolo Pasolini, poeta
Apresentação do poeta italiano Pier Paolo Pasolini, em suas diversas fases de produção.
Digital literacy and the strategies for the Development of competences in Distance Learning (ODL): perspectives from the resource center of Maputo, Mozambique
Este artigo tem por finalidade apresentar uma breve reflexão sobre literacia digital dos estudantes da Educação a Distância (EaD) do Centro de Recursos de Maputo, da Universidade Católica de Moçambique. Objetiva-se perceber, sobretudo, como ocorre a literacia digital dos estudantes do curso on-line e como esta é compreendida por eles. Trata-se de uma pesquisa básica, de natureza qualitativa, porque busca compreender os fenômenos no seu ambiente natural, sem qualquer tipo de manipulação e, ainda, do tipo bibliográfico e documental, porque foi elaborada por meio de referenciais teóricos e documentos orientadores do Governo Moçambicano, que elucidam sobre as principais políticas das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na EaD. De forma geral, foi possível perceber neste estudo que educar para a “tecnoliteracia” é um dos maiores desafios da educação neste século XXI, pois se vive em uma sociedade que migrou do meio geográfico (físico) para o meio virtual oferecido pela internet, o que mudou radicalmente a dinâmica das relações que envolvem a troca de informações. Diante desse contexto, a internet e a comunicação em rede trouxeram novas linguagens e a tessitura de textos mediados pelas TDIC.
2017
Matusse, Olivia Maria Fofonca, Eduardo
Política pública: a televisão infantil na educação infantil
Desde meados da década de 1990 têm aparecido novos programas infantis de televisão que mostram novas representações do público infantil. A neurobiologia cerebral e as teorias epigenéticas do desenvolvimento infantil descobriram a imagem de uma criança com capacidades e motivações internas por desenvolver. Está se evoluindo para uma nova representação televisiva do público infantil e para um construtivismo cultural na recepção. Esses programas representam uma criança com competências socioemocionais. Essa representação infantil é mais complexa e convoca uma audiência construtivista dos programas. É necessário desenvolver uma política pública de introdução sistemática na educação infantil de tais programas de televisão com valor socioemocional de formação.
Precisamos de uma revolução educomunicativa para transformar o mundo
José Ignacio Aguaded Gómez é professor da Universidade de Huelva, Espanha. É também diretor da revista Comunicar, uma das principais das áreas de Comunicação e Educação, com alta qualidade científica. Ele esteve em agosto de 2016 no Brasil, onde participou do seminário "Educomunicação na Práxis Social", promovido pelo Departamento de Comunicação e Artes (CCA), dentro das comemorações dos 50 anos da ECA-USP. Na entrevista, Aguaded destaca o papel da Educomunicação e da educação midiática, além de comentar as políticas debatidas e implantadas na Europa.