Repositório RCAAP

AGLOMERADOS SUBNORMAIS: DEFINIÇÃO, LIMITAÇÕES E CRÍTICAS

O texto aborda o conceito e a definição de aglomerado subnormal, termo utilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para generalizar favelas e similares no país. A metodologia utilizada consistiu em revisão bibliográfica. Essa definição censitária tem sido bastante criticada por especialistas, principalmente referente à obrigatoriedade de um quantitativo mínimo de 51 domicílios para identificação do setor; sobre a falta de clareza na definição da questão fundiária; além da própria designação do termo que vem sendo utilizado, avaliado como pejorativo. Apesar dos problemas, pesquisadores expressam confiança e dão importância, especialmente pela rigorosidade da coleta de dados e pela sua abrangência nacional possibilitando contribuições para análise das particularidades locais do fenômeno. 

Ano

2021

Creators

Antero Silva, Roberto

AGLOMERADOS SUBNORMAIS EM FORTALEZA: REPRESENTAÇÕES DE DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS

O artigo trata de ocupações irregulares, relacionando essas formas de expressão da moradia na cidade e o meio natural onde estão localizadas. Faz-se uso do setor censitário especial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE (2010) denominado aglomerado subnormal para discutir as características do espaço da cidade de Fortaleza, Ceará. A problemática das desigualdades socioespaciais, na cidade de Fortaleza, é tratada em suas formas e em sua ocupação em áreas pouco propícias à habitação como: planície litorânea, especificamente em seus subsistemas de dunas móveis, dunas fixas, faixa de praia e complexo flúvio-marinho; planície fluvial e planície lacustre. A metodologia identificou uma cidade produzida e vivenciada por uma grande parcela da população cearense empobrecida e desprovida dos recursos do crescimento econômico alcançado por outras camadas sociais. O artigo está estruturado em duas partes: na primeira, há uma caracterização dos aglomerados na cidade; em segundo, analisa-se os aglomerados subnormais/assentamentos irregulares no contexto urbano e em sua localização geográfica, para daí concluir sobre esse relacionamento entre o homem e o meio natural.

Ano

2021

Creators

Castro De Oliveira , Yara Maria De Oliveira Neto, Tasso Ivo

HABITAÇÃO EM FORTALEZA: EXPRESSÃO DA CONTRADIÇÃO URBANA

A falta de habitação adequada é um problema grave nas cidades brasileiras, e aliado a esta questão estão a insuficiência de serviços e infraestruturas e o uso restrito da cidade. O desigual acesso a habitação, bem como ao espaço urbano, produz cidades fragmentadas, com a ocorrência do fenômeno da segregação socioespacial. O habitar para Lefebvre é um ato que ultrapassa os limites da casa, pois é algo que abrange assim o espaço vivido. Esta prática, que é um direito do povo brasileiro, no entanto, vem sendo suprimida das classes mais pobres. Em Fortaleza, a problemática habitacional é uma realidade desde o início do século XX, que persiste e manifesta a perversidade do modo de produção vigente. Além disso, a forma como o espaço da cidade foi sendo organizado revelou uma segregação socioespacial, porém, com a presença de favelas em muitos bairros destinados às camadas de alto e médio rendimento. Este artigo busca, deste modo, analisar a questão habitacional em Fortaleza, destacando suas contradições e singularidades. Para tanto realizou-se uma revisão de literatura acerca do tema abordado, bem como, coleta de dados a partir de documentos e do Censo 2010 do IBGE

Ano

2021

Creators

Barbosa, Anna Emília Maciel

FAVELAS E DIREITO À CIDADE EM FORTALEZA (CE)

Em Fortaleza, o processo de produção espacial e as formas de moradia na metrópole fazem parte do contexto de uma sociedade capitalista, na qual a moradia é tratada como local de reprodução da força de trabalho e de rebaixamento dos custos de vida. Tudo isso ocorre sem que o entorno da moradia - a rua, o bairro -, seja passível de apropriação pelo valor de uso, pois os espaços da cidade têm sido cada vez mais colocados na lógica de mercado e, assim, tendo seu uso condicionado pelo valor de troca para aqueles com renda para comprá-los. No entanto, a manifestação aparente da cidade revela práticas sociais que devem ser vistas além da superficialidade, buscando relacionar os vários sujeitos produtores do espaço às questões macro e micro que permeiam a formação da metrópole e as formas de moradia de grande parte da população, na perspectiva do direito à cidade como um direito humano. Assim, pretendemos discutir algumas questões que permeiam a metrópole Fortaleza, como as relacionadas aos espaços populares (favelas) e sobre a busca popular pelo direito à cidade, travadas no cotidiano da população, sobretudo da parcela empobrecida que habita de diferentes formas a cidade e constrói conteúdos e práticas socioespaciais no espaço vivido.

Ano

2021

Creators

de Araújo Dias, Sharon Darling

POLÍTICA HABITACIONAL BRASILEIRA E CONSTRUÇÃO DO LUGAR: O CASO DO CONJUNTO CEARÁ - FORTALEZA - CE

Com a política habitacional brasileira, no regime militar, foram construídos conjuntos habitacionais tanto no interior do estado como na capital Fortaleza, entre eles tem-se o Conjunto Ceará. O artigo tem por objetivo apresentar a ação dessa política tendo como foco de análise o bairro Conjunto Ceará e seus aspectos enquanto lugar. Instituído como conjunto habitacional na década de 1970 tornou-se bairro em 1989 por meio de decreto municipal. Ao longo dos anos desde sua implantação alguns processos resultaram na transformação da dinâmica espacial e econômica do bairro. Pretende-se nesse texto abordar algumas dessas questões e mostrar que os moradores possuem uma relação de identidade com o bairro, caracterizando-o como um lugar. Para isso faz-se uso dos teóricos: Carlos, Corrêa, Villaça e Maricato para tratar das questões da cidade e do urbano. Já sobre o conceito lugar e todas as relações que o permeiam utilizou-se como referência Carlos. Como procedimentos operacionais foram realizados trabalhos de campo, revisão bibliográfica, elaboração de mapas, pesquisa em jornais, registros fotográficos e entrevistas com moradores do bairro.

Ano

2021

Creators

De Oliveira Sousa, Evelize Teixeira

FORTALEZA E A MÁSCARA VERDE: O CASO DO PARQUE ECOLÓGICO DO COCÓ

O artigo trata sobre a contradição entre o discurso de valorização das áreas verdes da cidade de Fortaleza (CE) proferido pelos empresários e governantes, e as intervenções estatais e em parcerias com o empresariado que avançam sobre os recursos naturais. Pretende-se explicar essa contradição pela estratégica usada para o avanço da especulação imobiliária, ou para marketing turístico. Pressupõe-se mudança de paradigma na percepção acerca da questão ambiental, nas três últimas décadas. De uma perspectiva social, na qual o homem via o ambiente como algo fora dele, passou-se a perceber que homem e natureza faziam parte de um mesmo processo de desenvolvimento social. Essa mudança tem interferido na dinâmica das cidades e nas formas de desenvolvimento adotadas pelas sociedades e seus governos. Este texto analisa a inclusão das ações de cunho ambientalista no direcionamento da produção urbana da cidade de Fortaleza, especificamente na região do Parque Ecológico do Cocó, em contraposição a uma noção de desenvolvimento que reproduz a cidade de acordo com uma visão economicista e guiada pelos pressupostos capitalistas, na contramão da mudança de paradigma de percepção da questão ambiental. Os movimentos ambientalistas fazem parte da realidade estudada em suas ações de protestos contra intervenções governamentais e privadas no Parque do Cocó e em seu entorno, exercendo efetiva participação nas discussões sobre o meio ambiente local.

Ano

2021

Creators

Salvador, Diego Silva Lopes, Gleison Maia

ENTRE A NORMA URBANA E A RESISTÊNCIA: A ESPACIALIDADE DO COMÉRCIO AMBULANTE DE CONFECÇÃO NO CENTRO DE FORTALEZA – CEARÁ

A expansão do comércio ambulante nas cidades brasileiras produz impactos significativos nas suas dinâmicas, marcadas por uma relação quase sempre conflituosa entre os agentes do Poder Público, imbuídos da norma urbana, e a massa de trabalhadores vendedores ambulantes. Em geral, a ação desses trabalhadores envolve a adaptação de pontos de venda de mercadorias nos espaços públicos como forma de trabalho e sobrevivência na metrópole. O fenômeno da ocupação dos espaços públicos pelo comércio ambulante conduz a se refletir sobre a relação entre o trabalho informal e a cidade, principalmente no que se refere às implicações socioespaciais dessa forma de comércio no urbano. Este artigo pretende focalizar a atividade do comércio ambulante de confecção e sua espacialidade no Centro de Fortaleza à luz dos apontamentos teóricos de Henri Lefebvre, especialmente sob a óptica da dominação e apropriação do espaço público urbano. A relação do trabalho informal e a cidade nos mostra, com base na espacialidade conformada pelo comércio ambulante de confecção, as contradições do espaço urbano, que se originam na produção e estabelecem conflitos inevitáveis, marcados pela lógica segregadora da cidade.

Ano

2021

Creators

Araújo Gonçalves, Luiz Antônio

A GEOPOLÍTICA DE UMA MODERNIZAÇÃO: PLANEJAMENTO E EXPANSÃO CAPITALISTA NO CEARÁ DE 1960-1980

Este artigo debate sobre o papel da eletrificação no planejamento estatal industrial para a modernização e expansão das forças produtivas, e sua relação com a sociedade de consumo de bens duráveis, em território cearense no período de 1960 a 1980. Destaca a importância da análise documental e histórica como procedimento metodológico para compreensão geográfica. Reafirma a categoria da particularidade, fundamental para a apreensão do real. Pressupõe que a expansão capitalista em países de passado colonial tem especificidades em sua formação social que se refletem tanto em seu processo de modernização, urbanização, assim como na luta de classes. A análise trata sobre o papel da eletrificação como um símbolo e uma evidência da modernização, concluindo que na realidade cearense, a eletrificação foi fundamental junto com os incentivos fiscais para a atração de indústrias e para transformações socioeconômicas no estado cearense, assim como na concretização do modo de vida urbano capitalista que se tornou bem mais evidente nas relações de trabalho, de consumo e troca.

Ano

2021

Creators

De Menezes Lima, Átila Neto, José Meneleu

EDITORIAL

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Ano

2021

Creators

Silveira Mendes , Lúcia Maria

O PLANO DIRETOR COMO RECURSO DIDÁTICO PARA ENSINAR SOBRE A CIDADE E A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA

O presente artigo tem por objetivo fazer uma descrição-reflexão de um plano de ação realizado em escola da Região Metropolitana de Goiânia (RMG) para compreendermos o potencial do Plano Diretor, documento de gestão urbana, para o ensino de Geografia na formação cidadã dos alunos. O plano tem por base uma metodologia de ensino de ação participativa e significativa por parte do aluno. O intuito é fazer com que esse ensino sobre a cidade auxilie no processo de formação para a cidadania e no processo de construção de conceitos. A coleta de dados se desenvolveu em quatro aulas de Geografia em uma turma do sexto ano de uma escola pública do ensino fundamental. A observação e as atividades dos alunos foram os instrumentos básicos da coleta de dados e o Plano Diretor foi o principal recurso didático utilizado nas aulas. Os dados apontaram que o uso desse instrumento de gestão urbana na sala de aula potencializa o ensino sobre a cidade e a formação para a cidadania.

Ano

2021

Creators

De Souza Cavalcanti, Lana Alves Silva, Silvana De Souza, Vanilton Camilo

DA GEOGRAFIA VIVIDA À GEOGRAFIA ESTUDADA: PARA ALÉM DAS FORMALIDADES ACADÊMICAS - CONTRADIÇÕES, CONFLITOS E PROPOSIÇÕES

Este artigo é uma reflexão sobre a possibilidade de pensar, entender e analisar o conhecimento espacializante da Geografia, à luz da prática acadêmica do intelectual e da prática vivida por todos. Propõe-se a contribuir para dar noção de “conhecimento do senso espacializante” como práxis humana vital baseada numa geografia vivida que, em geral, é colocada um tanto distante da Geografia considerada científica. Então, busca-se por meio da análise crítica da visão paradigmática da Geografia, apresentar características fundamentais para desmascarar a complexidade de sua formação científica. A elaboração do artigo se deu a partir da revisão bibliográfica, sobreposta por raciocínios lógicos construídos pelas experiências vividas e experimentadas no trabalho com populações tradicionais.  A luz disso procurou-se demonstrar que a Geografia acadêmica teve sua origem, na base epistemológica, no conhecimento de um “senso espacializante” das classes dominantes que, embora possa encontrar respaldo na praticidade das classes subalternas, apesar de terem sido, parcialmente, negligenciadas perante compromisso da Ciência com o Poder. Ciente de tais características instrumentais do conhecimento geográfico, aqui se ousou propor a superação deste histórico compromisso, defendendo outra lógica elaborada no meio acadêmico convencional, tendo na Geografia Crítica esta possibilidade norteadora; isto, não como modelo aplicável, mas como corrente para pensar e agir, buscando no conhecimento do “senso espacializante” das classes subalternas, os caminhos para o rompimento com a relação de subserviência ao poder dominante. Assim, poder-se-á ter uma gradativa retomada, da Geografia como Ciência com compromisso social, sobrepondo às tendências neutras, que na atualidade se recompõem e buscam dominação sobre o pensamento e a prática da Geografia contemporânea.  

Ano

2021

Creators

da Silva , Silvio Simione

O CONTEXTO DO CAMPESINATO PERANTE A EXPANSÃO DO AGRONEGÓCIO: EXPROPRIAÇÃO, SUJEIÇÃO E RESISTÊNCIA

A expansão do capitalismo no campo tem causado diferentes processos, dentre eles, a territorialização e a monopolização do capital no campo. No caso específico do Nordeste, o processo de reestruturação produtiva da agropecuária tem ocorrido de uma forma mais pontual, sobretudo nos vales úmidos. Uma área de destaque é a região que compreende municípios do Baixo Jaguaribe, no Ceará e, do Mossoró/Assú, no Rio Grande do Norte, com forte demanda na produção de frutas. Essa região tem sido beneficiada com programas que fortalecem a iniciativa privada nos perímetros irrigados, substituindo a agricultura tradicional de produção de alimentos por culturas de mercado. Esse processo tem causado impactos significativos no campesinato local, tanto pelo processo de expropriação, como pelo processo de sujeição da renda da terra. No entanto, observamos ainda que o agricultor camponês tem resistido a essas atuações tanto por estratégias na forma de produzir, como através de movimentos sociais no campo. Assim sendo, nosso objetivo é analisar a atuação do agronegócio da fruticultura em comunidades rurais no Ceará e os impactos no campesinato local, destacando ainda as formas de resistência camponesa.

Ano

2021

Creators

Bezerra Pinheiro, Érica Maria

ESTUDO DOS BREJOS DE ALTITUDE ATRAVÉS DA RELAÇÃO ENTRE TIPOS DE QUADRA CHUVOSA E IMAGENS DE SATÉLITE: O CASO DOS MACIÇOS DA ARATANHA, MARANGUAPE, JUÁ E CONCEIÇÃO, CEARÁ, BRASIL

A atual distribuição dos seres vivos na Terra, principalmente sobre a vegetação, representa o resultado de eventos geológicos e climáticos ocorridos no passado do planeta. O processo de evolução das espécies da flora terrestre possui uma forte relação com os processos geológicos da deriva continental, desenvolvendo-se de pequenos organismos (como os musgos) presentes em ambientes restritos para grandes massas florestais, passando a ocupar extensas áreas continentais. Além disso, as combinações de fatores climáticos, hidrológicos e morfo-pedológicos favoreceram diferentes condições ambientais para a existência de variados domínios florísticos, dentre estes, os redutos florestais. Na região Nordeste do Brasil, onde parte dela é condicionada pelo clima semiárido, existem evidências que comprovam a relação dos fatores ambientais sobre a vegetação local. Identificam-se pequenas áreas de matas úmidas, conhecidas popularmente como brejos de altitude, inseridas em pleno domínio das caatingas. Suas ocorrências estão ligadas aos terrenos de topografia elevada, onde o relevo executa função de barreira aos ventos carregados de umidade, resfriando-se e propiciando a formação de nevoeiros e chuvas. O presente trabalho teve por objetivo verificar as diferentes classificações pluviométricas da região onde se situam as serras da Aratanha, Maranguape, do Juá e Conceição no estado do Ceará comparando-as com a resposta da vegetação através de imagens de satélite. Dessa forma, verificou-se uma grande ligação da pluviometria com a vegetação, pois quanto maior é a quantidade de chuva, melhor é a resposta da vegetação na imagem de satélite.

Ano

2021

Creators

Marques E Souza, Guilherme Brito Da Cruz, Maria Lúcia

MÉTODO PARA PROJEÇÃO DA ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE NO MUNICÍPIO DE MOJU- PA

Este trabalho faz parte de um levantamento maior sobre a situação atual das Áreas de Preservação Permanente (APPs) do Município de Moju, Pará. A abordagem principal foi em relação ao método de projetar um buffer como forma eficaz para delimitar áreas de APPs para que futuros estudos direcionem ações, que resultem na preservação e na adequação das áreas que se apresentam degradadas. Foram utilizadas imagens multiespectrais de alta resolução do satélite alemão RapidEye, com resolução espacial de 5 metros. A rede hidrográfica do município foi vetorizada com a finalidade de projetar as APPs nas respectivas áreas de preservação, destacando, sobretudo as zonas de nascentes e as áreas ao longo dos cursos d’águas, segundo a projeção das metragens determinadas pelo Código Florestal Brasileiro de 2012 e a resolução do CONAMA 303/2002. A área determinada para preservação permanente correspondeu a 28% da área total do município, sendo que desse total, mais da metade está localizada em APPs de rios de pequena extensão ou no entorno de nascentes. Esse resultado é preocupante, porque são nessas nascentes e nos rios de pequena extensão que a complexidade da rede hidrográfica é formada e  alimentada para a formação dos rios maiores em toda a região.

Ano

2021

Creators

Ferreira Da Silva-Filho, Demóstenes Da Silveira Costa, Francisca Pinheiro Lordello Polizel, Jefferson

A SEGREGAÇÃO E A EXCLUSÃO SOCIAL: EFEITOS PERVERSOS DA GLOBALIZAÇÃO NO ESPAÇO INTRAURBANO

Após a segunda metade do século XX foram intensificadas as mudanças sociais e econômicas, as quais se beneficiaram do desenvolvimento tecnológico e do processo de globalização. Como produto e condição da reprodução da sociedade na divisão internacional do trabalho, o espaço urbano, então, adquire maiores complexidades e contradições. Diante deste contexto, têm-se breves considerações acerca dos aspectos gerais dos processos de globalização, exclusão e segregação social, os quais em decorrência de suas naturezas são de difícil compreensão e conceitualização, apesar de constituírem fenômenos que, globalmente, atingem as pessoas de formas diferenciadas, beneficiando alguns enquanto prejudica outros. As cidades revelam a expansão das desigualdades em suas formas espaciais, cada vez mais diferenciadas e fragmentadas, apesar da proximidade territorial. As áreas periféricas evidenciam claramente esse processo, pois nelas estão de um lado os grupos sociais excluídos e de outro lado, especialmente nos condomínios fechados, estão os grupos sociais beneficiados pela atual conjuntura.

Ano

2021

Creators

de Paula e Silva, Adriano Reis Rodrigues dos Santos, Geisiane Aparecida Alves, Lidiane Ribeiro Filho, Vitor

MEDIAÇÃO DOCENTE NO ENSINO DE GEOGRAFIA E SEUS ELEMENTOS DO PROCESSO DE MEDIAÇÃO

O presente trabalho busca enfatizar sobre as possibilidades de se construir metodologias utilizando instrumentos das tecnologias de informação e comunicação (TIC) como formas de auxiliar na mediação do processo da educação geográfica. Como metodologia, utilizou-se como referência a realização do trabalho de campo em uma escola na cidade de Caicó/RN e leituras sobre Ensino de Geografia, TIC e Educação. O objetivo dessa investigação é levantar questionamentos e suscitar o leitor a refletir sobre o desenvolvimento de estratégias de ensino em Geografia. As discussões também ressaltam da aproximação no embate teoria/prática no trabalho do professor em Geografia. Trazemos, portanto, a discussão sobre elementos da mediação docente. Dentre os resultados, considera-se, a partir do trabalho de campo que ainda é ínfima a utilização das TIC pelos docentes. Outra questão, é que na maioria das vezes na escola em estudo, o uso desses instrumentos restringe-se a assistir vídeos de filmes e aulas. 

Ano

2021

Creators

de Oliveira, João Paulo Maia de Andrade de Lima, Benedita Jailma

O ENSINO COMO MECANISMO DE INVENÇÃO DO SABER: UMA ANÁLISE DAS NARRATIVAS SOBRE O QUILOMBO DOS PALMARES

O presente artigo apresenta os resultados finais de nossa pesquisa desenvolvida como parte da obtenção do título de Mestre em Educação. Nele serão apresentados os principais aspectos metodológicos e as construções analíticas produzidos na dissertação. Assim como se pretende desenvolver uma análise sobre as variadas narrativas sobre Zumbi, encontradas na historiografia brasileira e sua relação contextual com as origens históricas, científicas e educacionais de tais construções. Tendo como questão central do trabalho, a análise dos limites entre a produção científica e o ensino na constituição e promulgação do saber. Em que pese, destacar o aspecto experimental da pesquisa, que propôs uma metodologia de composição narrativa única, usando de técnicas artísticas originárias das histórias em quadrinhos para desenvolver sua análise discursiva sobre as diferentes versões narrativas de Zumbi dos Palmares e do seu centenário quilombo.

A INVENÇÃO GEOGRÁFICA DA AMAZÔNIA

O artigo discute a partir da análise das várias territorialidades, a formação das sociedades locais influenciadas por interferências externas na cultura e na natureza. O artigo desenvolve a ideia de que a invenção geográfica da Amazônia resulta de espacialidades projetadas, umas concretizadas, outras virtuais, delineadas como formas de ocupação e domínio do território. Finalmente, o texto aponta que tais ações são quase sempre desconsideradas e que, para superar essa visão, que de certo modo predomina nas análises sobre a Amazônia, devem-se considerar, além das macroestruturas, as coisas simples e a vivência do dia a dia.

Ano

2021

Creators

de Oliveira, José Aldemir

ANÁLISE TEXTURAL DOS GRANULADOS BIOCLÁSTICOS NA PLATAFORMA CONTINENTAL DE ICAPUÍ-CEARÁ

A plataforma continental do Ceará está situada em uma posição geográfica privilegiada próxima ao equador, e estratégica do ponto de vista da oxigenação das águas neríticas, pois esta sofre influência do ramo norte da corrente sul-equatorial e baixo aportes fluviais. Entre os principais recursos, destacam-se os granulados bioclásticos marinhos por se tratar de um recurso importante devido a seus inúmeros usos e utilizações como na agricultura, tratamento de água, alimentação, medicina, indústria cosmética entre outros. A área do presente estudo localiza-se na Plataforma Continental Interna de Icapuí situada no litoral leste do Estado do Ceará onde se apresentam granulados em profundidades inferiores a 20 metros, com predominâncias da halimeda Incrassata. Os aspectos ambientais da Plataforma Continental de Icapuí estudados neste trabalho dizem respeito à dinâmica de sedimentação marinha no contexto dos sedimentos bioclásticos originados especificamente de algas calcárias do gênero Halimeda Incrassata. Para identificar determinados aspectos da área de um futuro cálculo de reserva na Plataforma Continental Interna de Icapuí sob o contexto da análise física sedimentar foram utilizados métodos de classificação granulométrica.

Ano

2021

Creators

Ciarlini, Clairton De Morais, Jáder Onofre

EDITORIAL

EDIÇÃO NÚMERO 4 DO VOLUME 3

Ano

2021

Creators

Silveira Mendes , Lúcia Maria