Repositório RCAAP
Um Caso Extremo de Rubeose Iridiana
A 78-year-old man with history of hypertension and atrial fibrillation presented to our ophthalmology emergency ward with complaints of sudden decrease of visual acuity in his right eye (OD) that started four months prior. Examination revealed a relative afferent pupillary defect of OD, and the best-corrected visual acuity was counting fingers (with field constriction) in the OD and 20/30 in the left eye. Intraocular pressure was 17 mmHg in the OD. Fundoscopy of OD revealed a profoundly excavated optic disc (c/d 0.9), multiple dot/blot and flame-shaped hemorrhages throughout all four quadrants of the retina, tortuosity and dilatation of central retinal vein branches, and macular edema. The patient was diagnosed with ischemic central retinal vein occlusion and was promptly treated with anti- vascular endothelial growth factor (VEGF) intravitreal injections and pan-retinal photocoagulation (PRP). Despite close follow-up and intensive treatment, the patient developed neovascular glaucoma. On biomicroscopy, very dense iris neovascularization covering most iris stroma could be observed, with neovessels hovering in the anterior chamber (Fig. 1). In spite of this, the patient did not present pain complaints and is currently controlled under topical antiglaucomatous drugs and atropine. Neovascular glaucoma is a severe complication of diseases that course with tissue ischemia (i.e., retinal vein occlusion and proliferative diabetic retinopathy).1 In these diseases, tissue hypoxia induces upregulation of VEGF that, upon reaching the anterior chamber, leads to iris and angle neovascularization, ultimately culminating in neovascular glaucoma.1,2 Although anti-VEGF and PRP are the most common treatments employed for preventing neovascularization, an individualized approach to patients is warranted.3
Update sobre a Utilidade Clínica das Cirurgias de Glaucoma Minimamente Invasivas (MIGS)
No summary/description provided
Olhar no Passado para Corrigir o Futuro
No summary/description provided
Um estudo exploratório do impacto do marketing relacional na decisão de compra do consumidor das agências de viagens
Objetivo: Através da caracterização do marketing relacional, perceber de que forma o mesmo pode ser influenciador na decisão de compra do consumidor das agências de viagem. O estudo analisa a forma como ocorre a interação relacional entre clientes e empresas do ramo, percebendo de que forma as empresas utilizam o marketing relacional como estratégia de mercado, e se este é fator influenciador na decisão do consumidor. Metodologia: realização de entrevistas exploratórias a diretores de agências de viagens e turismo com o objetivo de perceber a pertinência da utilização do marketing relacional na criação e manutenção dos clientes das empresas que gerem. Resultados: Os resultados apontam no sentido de que a utilização das relações como fonte de valor no negócio das agências de viagem é comum e é visto por parte das empresas como uma forma de combater a concorrência virtual cada vez mais implementada no mercado, sendo a relação com o cliente vista como um fator diferenciador e influenciador. Na ótica do consumidor, a relação com o agente de viagens é vista como um fator que incrementa a confiança no produto adquirido, sendo considerado pelos próprios como um fator influenciador. Implicações práticas: contribuiu para a análise de uma problemática bastante atual e pertinente, nomeadamente a ameaça do novo modelo de negocio dos operadores turísticos com a sua crescente aposta na venda direta ao consumidor, sendo interessante observar a forma como o mercado das agências de viagens sobrevive e aposta nas relações com os clientes como forma de criar valor ao cliente, tornando-se mais competitivos. Originalidade e valor: Pretendeu-se que este estudo seja um contributo para o marcado das agências de viagens, fomentando o debate sobre o marketing relacional e a sua importância no incremento da competitividade do setor. O trabalho pretendeu analisar os pontos de vista dos consumidores e empresas, de forma a fomentar esse debate e dar a perceber os pontos de convergência existentes entre ambos.
Estudo preliminar ao sentido de pertença aplicado em contextos de ensino superior
Objetivo: Estudar o sentido de pertença, mais especificamente o brand attachment, no âmbito do comportamento dos estudantes em contextos de ensino superior tendo por base a relação afetiva que estabelecem entre estes e as instituições de ensino superior que frequentam. Metodologia: Seguiu um pressuposto pós-positivista e é de natureza quantitativa, pelo que consistiu na aplicação de inquéritos por questionário a estudantes universitários. Tendo em conta a natureza preliminar do estudo, foram feitas análises ao nível descritivo. Resultados: Tendo em conta que se trata de uma pesquisa preliminar, espera-se que os resultados do estudo demonstrem que o brand attachment pode ter um papel preponderante na relação entre o estudante e a instituição de ensino superior. Deste modo, é expectável que os estudantes que possuem uma conexão afetiva e emocional mais forte com as instituições de ensino superior onde estão matriculados, ou seja, aqueles que demonstram um maior nível de brand attachment pela respetiva instituição, sejam, também, aqueles que estão mais satisfeitos, comprometidos e confiantes com a mesma. Limitações da investigação: Neste ponto, pode apontar-se como principal limitação o facto de o estudo não ter tido em conta a perspetiva das instituições de ensino superior, uma vez que foi elaborado apenas sob a ótica do estudante (consumidor). Neste sentido, sugere-se a aplicação do estudo a outros contextos do ensino superior em pesquisas futuras, de forma a complementar este estudo, bem como o aprofundamento da análise através da adoção de uma abordagem multimétodo. Implicações práticas: Este estudo representa uma importante contribuição para a área de estudo do brand attachment, que tem vindo a ser alvo de análises recentes no âmbito do marketing, uma vez que funciona como como uma chamada de atenção para a pertinência das questões ligadas ao sentido de pertença e ao attachment. Originalidade e valor: Reflete sobre um tema e um contexto específicos de importância central, algo que não tinha, ainda, sido aprofundadamente explorado na literatura científica existente. Ao mesmo tempo, fornece dados importantes para que se compreendam as motivações e os interesses dos estudantes universitários e para que, dessa forma, se possam definir as melhores análises metodológicas a adotar e as estratégias de marketing mais adequadas à promoção de uma relação frutífera entre os estudantes e as instituições de ensino superior que estes frequentam.
European Journal of Applied Business Management
Objetivo: Perceber de que forma as organizações abordam o marketing digital, mais especificamente, no que respeita ao marketing utilizado no turismo para portadores de necessidades especiais. Procura-se adquirir uma visão abrangente dos websites das cinco maiores cadeias hoteleiras, em Portugal, quanto à utilização dos padrões de acessibilidade e, assim, encontrar respostas relevantes e precisas quanto ao modo como as organizações utilizam as ferramentas digitais para pessoas portadoras de necessidades especiais. Metodologia: Numa primeira fase realizar-se-á uma pesquisa para identificar as maiores cadeias hoteleiras em Portugal. Após compilar os links de cada página principal dos cinco websites, será conferido se cada website possui o respetivo símbolo de acessibilidade. Posteriormente, utilizar-se-á uma ferramenta de análise automática e manual. Originalidade: As empresas devem ter consciência do tipo de limitações ou incapacidades que mais dificultam o acesso à web, pois terão certamente perdas muito substanciais. O acesso universal, quer às páginas web quer às infraestruturas, potencia o aumento da procura, abrange todo o público-alvo da sociedade e reduz a sazonalidade. Resultados: Com o estudo realizado, procurou-se perceber de que modo as organizações utilizam as ferramentas digitais para pessoas portadoras de necessidades especiais, tendo-se concluído que as organizações consideradas não cumprem os requisitos mínimos das diretrizes de acessibilidade WCAG, aspeto esse que aparentemente não constitui uma prioridade. As páginas web destas organizações expõem barreiras que impedem a inclusão digital. Implicações práticas: O presente estudo representa um importante contributo na forma como poderão ser, por vezes, negligenciadas as questões ligadas à acessibilidade no eTourism, sendo uma área que carece de aprofundamento, pois a incorporação da acessibilidade na web, além de revelar um ganho social e inclusivo, impulsiona a atração de novos mercados e de projetos com maior qualidade. Limitações da investigação: Por se tratar de uma abordagem preliminar, o presente manuscrito apresenta algumas limitações de natureza amostral e de análise e discussão de resultados. Estudos futuros permitirão aos investigadores desenvolver o trabalho empírico e apresentar novos contributos numa perspetiva interdisciplinar (contributos para o turismo, o marketing e para a gestão hoteleira).
Novos cenários e desafios para (o turismo em) Guimarães Submitted
Objetivos: O estudo visa compreender o real momento que se segue na estratégia de desenvolvimento de Guimarães e avaliar se as opções definidas assumem a mesma matriz ou se refletem uma mudança de paradigma. Em específico, pretende-se compreender os novos cenários e desafios para o turismo em Guimarães. Metodologia: A presente investigação assenta na análise documental e consulta de documentos oficiais sobre as mudanças que se vislumbram no território. A investigação deverá conduzir à recolha de dados primários através de entrevistas semiestruturadas a alguns stakeholders e elaboração de um grupo de foco junto de residentes daquela cidade. Resultados: O resultado permitiu esclarecer que o modelo de desenvolvimento definido para o destino Guimarães mantêm as mesmas linhas orientadoras, ou seja o património, a história e a cultura, mas acrescenta uma dimensão que ganha mais significado no mundo atual, a sustentabilidade. A pretensão de alargar a área classificada como Património Mundial ou de ser Capital Verde Europeia em 2020 continua a ir de encontro à ambição de distinguir Guimarães num contexto global e assim dotar a cidade de uma maior notoriedade e atratividade. Implicações práticas: O presente estudo constitui um instrumento de auxílio da gestão territorial em contextos específicos de turismo numa ótica de desenvolvimento regional e marketing. Contributo: A competitividade entre países, regiões ou cidades determina opções estratégicas que visam dotar os territórios de atributos diferenciadores que possam sustentar o seu desenvolvimento, melhorar a vida das comunidades e ampliar a sua atratividade. No caso particular do turismo, a associação dos destinos a determinada imagem ou marca pode permitir-lhes aumentar a visibilidade e melhorar o seu posicionamento, o que parece justificar a proliferação de candidaturas a eventos e prémios de dimensão internacional.
2019
Vasconcelos, Clara Vareiro, Laurentina Sousa, Bruno
marketing cultural na gestão de relacionamentos e fidelização de públicos: uma abordagem exploratória
Objetivos: O principal objetivo do presente estudo consiste em discutir o papel e influência da imagem no comportamento de compra do consumidor, em contextos específicos de marketing (i.e. marketing cultural). Pretende-se compreender de que forma marketing cultural contribui para a gestão e relação com os públicos a médio e longo prazo. Metodologia: Pesquisa descritiva causal, por forma a inventariar factos, observar determinados fenómenos e identificar variáveis (teste de hipóteses), com o objetivo de estabelecer relações de causa e efeito. O estudo prevê que, em futuras etapas, se combine a abordagem qualitativa (i.e. pesquisas exploratórias) e a abordagem quantitativa (i.e. inquéritos por questionário ao consumidor cultural). Resultados: Os resultados previstos deverão sugerir que a competitividade crescente a que os territórios estão sujeitos, igualmente no setor da cultura, leva à necessidade de uma gestão ponderada através das ferramentas do marketing (cultural). Neste domínio, o branding surge, por conseguinte, como uma das estratégias mais eficientes para a atração dos consumidores, tendo por base elementos influentes de uma marca cultural. Implicações práticas: O presente estudo constitui um instrumento de auxílio da gestão em contextos específicos de marketing, aliado ao estudo do comportamento do consumidor, o que se reflete na competitividade entre as cidades e os espaços culturais (i.e. planeamento de espaços, estratégias de comunicação, promoção de serviços, vendas integradas e combate à sazonalidade). Contributo: O presente estudo apresenta contributos para o marketing (e.g. branding), cultura e desenvolvimento regional e local (e.g. planeamento e gestão de pontos culturais e marketing de relacionamentos).
UM ESTUDO SOBRE A AFETIVIDADE APLICADA AO FENÓMENO DO FUTEBOL: ABORDAGEM NA ÓTICA DOS CONSUMIDORES
O futebol é um fenómeno de grande relevância em todo o mundo. O seu poder de influência é cada vez maior, o que o torna numa referência não só no setor social e cultural, mas também a nível económico ou turístico. O presente estudo tem como propósito apresentar uma reflexão em torno da relação entre o apego à marca (teoria do attachment) e o comportamento do consumidor (lealdade à marca, compromisso à marca, satisfação à marca, confiança à marca), sob a ótica dos adeptos de futebol em Portugal. Nesse sentido, será apresentado um modelo conceptual proposto a testar empiricamente. A recolha de dados recorreu no período do mês de maio de 2017, mediante a administração de inquérito por questionário online (477 respostas obtidas). Os resultados obtidos parecem evidenciar uma forte relação entre a afetividade (attachment) e o compromisso com a marca, confiança e intenções comportamentais. O apego à marca de um clube de futebol influencia positivamente todas as variáveis que compõem o modelo concetual da investigação. As variáveis apego à marca, compromisso à marca, confiança à marca e satisfação à marca tendem a influenciar positivamente a lealdade à marca. Isto significa que um adepto com um grau elevado de apego tende a estar mais satisfeito, confiante e comprometido com o seu clube e consequentemente o seu grau de lealdade torna-se mais elevado pelo seu clube. De notar, ainda, que poucos estudos avaliaram a relação do apego à marca com outras variáveis, sendo este um estudo original no contexto onde é aplicado. Numa perspetiva interdisciplinar, o presente estudo apresenta contributos para o marketing e gestão aplicada ao desporto. Serão apresentadas algumas linhas de investigação futura.
City marketing e os eventos: Um estudo de caso aplicado ao Carnaval de Ovar
Objetivos: Apurar os principais fatores que influenciam a atitude de apoio dos residentes de Ovar face ao Carnaval daquele destino turístico. Num contexto onde o sol e mar assumem especial relevância, pode ser considerado como o instrumento chave no combate à sazonalidade do turismo. Metodologia: Pesquisa descritiva causal, por forma a inventariar factos, observar determinados fenómenos e identificar variáveis, ao mesmo tempo que se testam hipóteses, com o objetivo de estabelecer relações de causa-efeito entre as diferentes variáveis. Optou-se por um estudo que combina a abordagem qualitativa e quantitativa. Resultados: A competitividade crescente a que os territórios estão sujeitos, principalmente no setor do turismo, leva à necessidade de uma gestão estratégica através das ferramentas do marketing de lugares. O city marketing e os eventos surgem como estratégias eficientes para a atração de visitantes, assumindo um papel relevante junto de residentes e sua perceção. Implicações práticas: O estudo constitui um instrumento de auxílio da gestão territorial em contextos específicos de turismo, aliado ao estudo do comportamento do consumidor turístico. De entre as muitas estratégias utilizadas através da aplicação de políticas de city marketing, a realização de eventos é uma das que mais pode contribuir para o desenvolvimento sustentável do território. Contributo: O presente estudo apresenta contributos na área do marketing, do turismo e do desenvolvimento local. Em específico, analisa o papel do marketing territorial e dos turismos no comportamento do consumidor e na perceção junto dos residentes.
O posicionamento e a imagem em contextos de marketing de destinos turísticos: estudo de caso aplicado à cidade de Braga
Objetivo: Compreender o posicionamento e a imagem de um destino turístico (i.e. contextos específicos de turismo: o caso do município de Braga) e sua influência no que concerne às intenções comportamentais junto dos seus visitantes. Metodologia: Combinação metodológica de natureza qualitativa e quantitativa, tendo por base entrevistas semiestruturadas e a administração de inquéritos por questionário junto dos consumidores, bem como a observação direta do fenómeno de estudo. Resultados: Os resultados apontam no sentido de que o município tem um posicionamento delineado e que, em resultado da estratégia de comunicação, a imagem dos visitantes (i.e. ótica do recetor) parece revelar grandes similitudes. Relativamente às variáveis em análise, conclui-se que a imagem e a satisfação tendem a influenciar a lealdade do turista. Limitações da investigação: O tamanho reduzido da amostra, e a não inclusão de representantes dos operadores turísticos. Sugere-se a extensão do estudo a outros destinos e o aprofundamento das variáveis através de uma abordagem multidimensional, para além de uma potencial comparação de resultados. Implicações práticas: O presente estudo contribuiu para a análise de uma problemática bastante atual e pertinente, cada vez mais alvo de pesquisa e enriquecimento teórico, muito graças à análise de casos de sucesso vividos por cidades que se têm tornado referência de planeamento e gestão de marketing de destinos turísticos por todo o mundo. Originalidade e valor: Pretendeu-se que este estudo seja um contributo para o debate e tomada de decisão das entidades intervenientes na gestão estratégica de marketing do destino Braga. Demonstraram-se resultados que podem auxiliar na gestão estratégica integrada do território, compreendendo perceções dos turistas e a criar estratégias de branding e gestão da identidade.
As ferramentas digitais e o turismo para pessoas portadoras de necessidades especiais: um estudo preliminar
Objetivo: Perceber de que forma as organizações abordam o marketing digital, mais especificamente, no que respeita ao marketing utilizado no turismo para portadores de necessidades especiais. Procura-se adquirir uma visão abrangente dos websites das cinco maiores cadeias hoteleiras, em Portugal, quanto à utilização dos padrões de acessibilidade e, assim, encontrar respostas relevantes e precisas quanto ao modo como as organizações utilizam as ferramentas digitais para pessoas portadoras de necessidades especiais. Metodologia: Numa primeira fase realizar-se-á uma pesquisa para identificar as maiores cadeias hoteleiras em Portugal. Após compilar os links de cada página principal dos cinco websites, será conferido se cada website possui o respetivo símbolo de acessibilidade. Posteriormente, utilizar-se-á uma ferramenta de análise automática e manual. Originalidade: As empresas devem ter consciência do tipo de limitações ou incapacidades que mais dificultam o acesso à web, pois terão certamente perdas muito substanciais. O acesso universal, quer às páginas web quer às infraestruturas, potencia o aumento da procura, abrange todo o público-alvo da sociedade e reduz a sazonalidade. Resultados: Com o estudo realizado, procurou-se perceber de que modo as organizações utilizam as ferramentas digitais para pessoas portadoras de necessidades especiais, tendo-se concluído que as organizações consideradas não cumprem os requisitos mínimos das diretrizes de acessibilidade WCAG, aspeto esse que aparentemente não constitui uma prioridade. As páginas web destas organizações expõem barreiras que impedem a inclusão digital. Implicações práticas: O presente estudo representa um importante contributo na forma como poderão ser, por vezes, negligenciadas as questões ligadas à acessibilidade no eTourism, sendo uma área que carece de aprofundamento, pois a incorporação da acessibilidade na web, além de revelar um ganho social e inclusivo, impulsiona a atração de novos mercados e de projetos com maior qualidade. Limitações da investigação: Por se tratar de uma abordagem preliminar, o presente manuscrito apresenta algumas limitações de natureza amostral e de análise e discussão de resultados. Estudos futuros permitirão aos investigadores desenvolver o trabalho empírico e apresentar novos contributos numa perspetiva interdisciplinar (contributos para o turismo, o marketing e para a gestão hoteleira).
MAGISTRATURA DOS TRIBUNAIS JUDICIAIS E ESTADO DE DIREITO SOCIAL DEMOCRÁTICO LUSO
A Magistratura dos Tribunais Judiciais tem características próprias em Portugal. Ser juiz no Estado de Direito Social democrático português é seguir uma série de princípios constitucionais fundamentais. Ser juiz em Portugal – por exemplo, juiz penal - é seguir a Constituição, é seguir princípios fundamentais como é o caso do princípio da legalidade e o princípio do acusatório, entre outros. É respeitar a separação entre as atribuições dos Magistrados Judiciais e dos Magistrados do Ministério Público, dos Advogados. Das Autoridades Judiciárias. Dos Órgãos e Autoridades de Polícia Criminal.§ Judicial Courts have its own characteristics in Portugal. To be a judge in the Portuguese democratic Social Rule of Law is to follow a series of fundamental constitutional principles. To be a judge in Portugal - for example, a criminal judge - is to follow the Constitution, is to follow fundamental principles such as the principle of legality and the principle of accusation, among others. It is to respect the separation between the attributions of the Judicial Magistrates and the Magistrates of the Public Prosecutor's Office, of the Lawyers. Of the Judicial Authorities. Of the Criminal Police Organs and Authorities.
La Gamificación aplicada al Sector Turístico: Análisis sistemático sobre la base de datos Scopus
Nowadays, the concept of gamification takes part in various disciplines since it can be applied to fields such as education, health, welfare or tourism. Given the current digital society, its use becomes a solution to motivate and improve an user’s experience, becoming an emerging multidisciplinary field. The present work focuses on the use of gamification in a sector with an important weight in the economy of many countries, tourism. To this end, a systematic analysis is carried out on the Scopus database, and a bibliometric and content analysis is used to answer the main question of this research, which consists in knowing how much is sedimented the subject, as well as to know which countries are investigating the subject. The results show that the usual topics are gamification, mobile, city, augmented, experience, application, marketing or location and in regards to the geographical area of research, Spain is positioned as the first country, followed by Portugal, the United Kingdom and China.
2019
Araújo Vila, Noelia Barroso, Bárbara Azevedo Gomes, Rogério Cardoso, Lucília
A animação como ferramenta educativa: a importância da animação na educação e ensino de crianças e jovens
Neste projeto, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ilustração e Animação da Escola Superior de Design do IPCA, iremos analisar de que forma a animação pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem e na aquisição de conteúdos educativos e preparar todo um projeto de animação documental 2D, retratando temas abordados no ensino, nomeadamente acontecimentos históricos da 2.ª Guerra Mundial. Pretendemos que a animação possa ser uma ferramenta útil para o ensino e formação de crianças e jovens, sendo também um dos objetivos deste trabalho perceber de que forma pode facilitar a aprendizagem de determinados conteúdos. O público-alvo serão jovens com idades por volta dos 14 anos, uma vez que é nessa idade que são lecionados estes temas no ensino, durante o 9.ºano de escolaridade.
Is Your Application Gender Biased?
The process of design is underpinned by a solid methodology that comprises stages of research, creation and validation of the ideas in order to ensure that a product or a service will meet the users’ needs. However, in the realm of online dating applications, women reported to have a frustrating experience, marked by sexist remarks and offensive behaviour. When design fails to deliver a good experience and to meet women’s needs, one question rises: are applications biased in the beginning of the design process? This research proposes a method to investigate biases in the design of mobile experiences.
2019
Lopes, Milena Vogel, Carl
Valores Societais em Portugal: Replicação do Projeto Globe 17 anos depois e implicações para a gestão.
Este estudo tem como objetivo descrever a cultura societal em Portugal em termos de práticas e valores. Procurou-se responder às seguintes perguntas de investigação: Como se caracterizam as práticas e os valores culturais em Portugal? Qual a evolução do perfil cultural português desde a primeira aplicação do projeto GLOBE (1996) até ao presente?Na recolha de dados foi utilizada a escala de cultura societal desenvolvida pelo GLOBE (House et al., 2004) que mede os valores culturais (“como deveriam ser as coisas”) e as práticas culturais (“como são as coisas”). A aplicação foi feita com recurso a um questionário ao qual responderam 353 participantes.Como principais resultados apuramos que, em Portugal, os valores que apresentam níveis mais elevados são a assertividade, a igualdade de género e a distância ao poder, enquanto os mais baixos são a orientação para o desempenho e a orientação humana. Quanto às práticas que apresentam níveis mais altos são a orientação humana, a orientação para o desempenho, o evitamento da incerteza e a assertividade. Com níveis mais baixos surgem a distância ao poder e o coletivismo endogrupal. Comparando com os resultados do GLOBE (1996) verifica-se que a nível dos valores, todas as dimensões apresentam atualmente níveis mais baixos com exceção da distância ao poder e da assertividade. Quanto às práticas, existem descidas expressivas na distância ao poder e no coletivismo endogrupal.Estarmos perante uma amostra por conveniência o que não permite a generalização dos resultados à população portuguesa.Os resultados podem ser úteis para se perspetivar a influência da cultura societal na cultura das organizações e nas práticas de gestão de recursos humanos no país.
2017
Roque, Helena Cristina Silva, Maria Rita Ramos, Madalena Caetano, António
Assessment of aortic valve tract dynamics using automatic tracking of 3D transesophageal echocardiographic images
The assessment of aortic valve (AV) morphology is paramount for planning transcatheter AV implantation (TAVI). Nowadays, pre-TAVI sizing is routinely performed at one cardiac phase only, usually at mid-systole. Nonetheless, the AV is a dynamic structure that undergoes changes in size and shape throughout the cardiac cycle, which may be relevant for prosthesis selection. Thus, the aim of this study was to present and evaluate a novel software tool enabling the automatic sizing of the AV dynamically in three-dimensional (3D) transesophageal echocardiography (TEE) images. Forty-two patients who underwent preoperative 3D-TEE images were retrospectively analyzed using the software. Dynamic measurements were automatically extracted at four levels, including the aortic annulus. These measures were used to assess the software’s ability to accurately and reproducibly quantify the conformational changes of the aortic root and were validated against automated sizing measurements independently extracted at distinct time points. The software extracted physiological dynamic measurements in less than 2 min, that were shown to be accurate (error 2.2 ± 26.3 mm2 and 0.0 ± 2.53 mm for annular area and perimeter, respectively) and highly reproducible (0.85 ± 6.18 and 0.65 ± 7.90 mm2 of intra- and interobserver variability, respectively, in annular area). Using the maximum or minimum measured values rather than mid-systolic ones for device sizing resulted in a potential change of recommended size in 7% and 60% of the cases, respectively. The presented software tool allows a fast, automatic and reproducible dynamic assessment of the AV morphology from 3D-TEE images, with the extracted measures influencing the device selection depending on the cardiac moment used to perform its sizing. This novel tool may thus ease and potentially increase the observer’s confdence during prosthesis’ size selection at the preoperative TAVI planning.
2019
Queirós, Sandro Morais, Pedro Fehske, Wolfgang Papachristidis, Alexandros Voigt, Jens-Uwe Fonseca, Jaime C. D'hooge, Jan Vilaça, João L.
A mineração de dados como ferramenta na busca de padrões para indicação de leitura literária
Aimed at encouraging academic / as to the importance of literary reading we used the computer resources to identify the player profile. In addition to the history of literary books loans analysis in Athena Library of the Federal Institute of Education, Science and Goiás Technology Campus Inhumas (IFG-Campus Inhumas) was applied to the focus group technique to identify the socioeconomic, cultural and psychological profile the degree of students in Chemistry (LQ) and then indicate literary readings. It supplemented the analysis with data mining using the Weka tool (Weka The University of Waikato, 2014). Aimed to the end of the research to build a database with the socio-economic-cultural and psychological profile of / the students of LQ, allowing reading indication of literary works which would fit the profile of this public investigation. With the findings arising from this research, and sought to build a database with the various profiles of readers / as found, was intended to provide this database as a public resource for all / as getting to know your reader's profile / a or motivate new / the readers / as.
Novas Exigências no Design de Iluminação Doméstica
A iluminação artificial num ambiente interior é uma das principais características que influenciam a experiência do utilizador nesse mesmo ambiente. A luz é sinónimo de expressão, um fator principal no processo de comunicação do ambiente, e uma vez que atua diretamente nos sentidos influencia a perceção e, consequentemente, o comportamento humano. O fácil acesso e a elevada disponibilidade de todo o tipo de iluminação possibilitam que se desempenhe qualquer função a qualquer hora do dia. Este luxo pode eventualmente ter um impacto negativo na saúde humana, física e psicológica, uma vez que o relógio biológico é influenciado pela luz e pelo tempo. Com o intuito de atender às novas exigências no design de iluminação doméstica, desenvolveu-se uma linha de iluminação interior com vista a influenciar a qualidade de vida dos seus utilizadores, de modo a sustentar e apoiar o bem-estar físico e psicológico dos habitantes no ambiente. Partindo do princípio interativo para uma experiência emocional surgiu uma abordagem ao design de iluminação doméstica baseada no uso da luz para envolver, surpreender e estimular os seus utilizadores, proporcionando assim uma experiência única de iluminação. O desenvolvimento projetual encontra-se articulado essencialmente em torno de duas fases – o problema e o projeto. A primeira fase é trabalhada em volta do problema, onde a contextualização teórica apresenta e discute a literatura sobre os temas envolventes ao projeto e representa a base do trabalho posteriormente desenvolvido. A fase posterior, que integra o desenvolvimento projetual, resulta no desenvolvimento do conceito final proveniente de um processo de brainstorming apoiado em requisitos previamente determinados. Com apoio em modelos tridimensionais de estudo foi possível a verificação do conceito e respetivo aprimoramento. Num culminar das etapas descritas anteriormente resulta a linha de iluminação doméstica. O presente projeto é complementado com a prototipagem de um dos produtos da linha.