Repositório RCAAP
Ações de marketing interno e comprometimento organizacional em hotéis de quatro e cinco estrelas
Esta investigación parte de la teoría del marketing interno y sus efectos en el desarrollo organizacional, con una perspectiva en el desempeño de los miembros de la organización (clientes internos), identificando las acciones que contribuyen a fortalecer su compromiso organizacional. Así como analizando que acciones son las que influyen directamente en la calidad de la prestación de los servicios que presta cada empresa hotelera hacia sus clientes externos. Presenta un análisis inicial de la relación que existe entre las acciones de marketing interno y el compromiso organizacional de los clientes internos que laboran en hoteles de cuatro y cinco estrellas. Para alcanzar dicho objetivo, se creó un instrumento cuantitativo denominado cuestionario Internal marketing-commitment, compuesto por 40 ítems que evalúan el nivel de compromiso organizacional que tienen los clientes internos, así como su percepción acerca de las acciones de marketing interno en la empresa; a través de las cuales se busca medir cómo las acciones de marketing interno contribuyen a fortalecer el compromiso organizacional en los hoteles. Los resultados de la aplicación del instrumento muestran que existe una correlación positiva entre ambas variables, lo que indica que a una mayor percepción de acciones de marketing interno, mayor es el nivel de compromiso organizacional que presentan los clientes internos.
2019
Valderrabano, Laura Monserrat Luna Arellano, Nina Alejandra Martínez
Latin American Communication Monitor: mapping of market trends in strategic communication and public relations in Latin America
Com os resultados do Latin American Communication Monitor 2014-2015 e 2016-2017, são comparadas as tendências em comunicação estratégica indicadas pelos profissionais participantes do estudo em ambas edições. Na primeira, foram considerados 803 questionários e, na segunda, 912 participantes. Entre algumas das conclusões apresentadas neste artigo está a comunicação digital, a crescente automatização das relações públicas mediante algoritmos, além do interesse por incorporar-se ao debate sobre as novas tecnologias nas estratégias de comunicação.
2019
Athaydes, Andréia Silveira Monsalve, Ana Maria Suárez
Methodological proposal for communication research in organizations
O objetivo do trabalho é apresentar uma proposta metodológica para investigar a comunicação nas organizações, considerando a dimensão praxeológica do campo educacional, bem como o profissional. Três atores-chave são identificados: o profissional, ou seja, o aluno que aborda o mundo profissional como parte de sua formação acadêmica; o profissional de Comunicação, que resolve as necessidades de comunicação em organizações públicas, sociais e do setor privado; e organizações representando, para o primeiro, a unidade receptora e, para o segundo, o mercado de trabalho.
2019
Verdugo, Manuela Matus Munguía, Jorge Alfredo Estupiñán Zermeño-Espinosa, Ma Elena
Comunicación estratégica y responsabilidad social universitaria aplicada en desarrollo territorial: caso La Candelaria en Bogotá
This text aims to apply the strategical communication in territorial development, from a perspective of social responsibility of the Externado University of Colombia, applied to its surrounding area: La Candelaria in Bogotá. For this purpose, research work was carried out based on the actors, their current and historical context that allowed the establishment of several communication projects. The research concludes that the integration of diverse forms of communication under a strategic framework of territorial development can offer new ways of construction of the society based on communication.
2019
Onate, Sonia García
La Understanding communication in the organization through 10 Latin American journals
Um compêndio da pesquisa realizada como uma tese de doutorado sobre a abordagem e relevância que os periódicos latinoamericanos selecionados fizeram da comunicação e organização é apresentado, descrevendo os autores que mais escreveram, bem como as referências e trabalhos mais citados, para continuar com os tópicos e conteúdos mais abordados nos artigos analisados. Os resultados da tese (2006-2011) são comparados, com uma análise posterior realizada em 2018.
Publicidad más allá del consumo
No summary/description provided
2018
Del Vechio, Gustavo
Cuando el futuro está tan cerca
No summary/description provided
2018
Farias, Luiz Alberto de
Marketing e Relações Públicas promovendo diálogo com os públicos nas redes sociais
This article seeks to present how new marketing strategies are being used by organizations to build a more effective dialogue with their respective audiences, especially in social networks where they are more present and active. It is important to show that consumer behavior changes have transformed company-consumer relationships, making marketing reach new alternatives to optimize its success.
2018
Mendes, Flávia Cristina Martins Yanaze, Mitsuru Higuchi
On the (im)possibility of breaking off: story of a failed attempt to dewesternize organizational communication
The critical reflection developed in this essay stems from a desire to claim and recognize other knowledge than those defined by the Western worldview and, more specifically, by the techno-scientific rationality, bastion of struggle and power of the great North. This reflection is anchored in the role of the intellectual or academic, as being in-between, formed (or rather formatted) as a diffuser and amplifier of that rationality. The essay also engages with the internal struggles between the cosmovisions of the North and the South that are lived in the work of the academic, and more specifically through the process of publication.
2019
Vasquez, Consuelo
Representaciones Sociales para el estudio de la Comunicación Organizacional en micro y pequeñas empresas
In recent years there have been studies related to academic production in the area of Organizational Communication (CO), the results show that in addition to problems that have not been addressed, there is a need to explore methodologies and theories that promote the development of CO. One of those problems not addressed is the CO of micro and small companies, which have been studied from the administrative sciences. This work aims to analyze the Social Representations (SR), as a proposal for the research of the CO of micro and small entrepreneurs, to seek the development of new approaches from the Social Sciences.
2019
Guillen Ojeda, Griselda Burgueño Romero, Roberto Pérez Alcalá, Santiago
Quando as vozes são múltiplas
Interview with Prof. Juan-Carlos Molleda, University of Oregon
2018
Farias, Luiz Alberto Lopes, Valéria de Siqueira Castro
Fuentes estratégicas de resultados
No summary/description provided
2018
Farias, Luiz Alberto de Lopes, Valéria de Siqueira Castro
Retrato da comunicação organizacional no México em La comunicación para las organizaciones en México: evolución, teoría y práctica
El libro La comunicación para las organizaciones en México: Evolución, teoría y práctica, coordinado por la profesoras Rebeca Illiana Arévalo Martínez y Griselda Guillén Ojeda.
2019
Vasquez, Consuelo
Enactive Strategic Communication theory: a Latin-American contribution to organizational communication
This paper exposes some differential elements of Enactive Strategic Communication’s (ESC) metaperspective within organizations. It presents a historicization of ESC theory and its methodological counterpart, Enactive Investigation in Communication (EIC), with focus on the key-concepts Investigation and Teaching. It describes the contributions to redefining Organizational Communicator’s competencies, pointing out theoretical differences between applying communication and operating communication, departing from the Seven Cognitive Operations of an EIC.
Organization, culture and communication: an approach to supradisciplinary options
Este trabalho antecipa outro em desenvolvimento, portanto, seus limites são evidentes. Preocupa-se com as possibilidades teóricas de postular relações supradisciplinares baseadas no conhecimento que se constituiu na teoria da organização, nos estudos da cultura organizacional e no campo da comunicação em organizações formais. Aborda, em primeira instância, a necessidade de recuperar as raízes da organização do conhecimento, de modo que as noções de disciplina e substitutos fazem sentido em um quadro histórico social e não exclusivamente epistêmico. Em seguida, ele se concentra na caracterização geral da supradisciplina em resposta à crescente complexidade do capitalismo avançado, sua aporia e momentos críticos. Termina com a apresentação de algumas premissas mínimas para o estudo conjunto da comunicação, da cultura e do sistema organizacional, reconhecendo que é nesse domínio, o da organização formal, onde geram-se os imperativos tecnodiscursivos que operam como fechamento da cadeia. interesses epistêmicos dessas duas áreas.
2019
González, Rafael Ávila García, José Alfredo Andrade
Interação e satisfação de trabalhadores da base fabril no Facebook
Este estudo investiga relações entre interações digitais na comunicação interna informal e satisfação de empregados da base industrial brasileira de uma fábrica de eletrodomésticos multinacional. O Facebook é analisado por ser um dos dispositivos mais utilizados pelos profissionais em tela. Além da observação silenciosa da página criada de forma independente por esses empregados, realizamos análise de conteúdo, análise documental da organização e entrevistas. Os fundamentos da etnografia destacaram o senso de colaboração, de identidade e de pertencimento dos funcionários.
2019
Santos, Maria Lúcia Salgueiro dos Quadros, Claudia Irene de
A pesquisa sobre ética na Comunicação Organizacional: estudo parcial da produção acadêmica 2004-2018
What is “ethics” in Public Relations and Organizational Communication research? This article examines 27 articles published from 2004 to 2018 focusing on the definition of ´ethics´ and its fundaments. The main findings suggest that (1) most articles do not discuss the philosophical concept of “ethics”, but take it for granted by following an etymological definition; (2) methods are mainly bibliographical with examples, followed by interviews and case studies; (3) references are taken mainly from Philosophy and Management studies: communication studies are around 30% of the references. These findings are analyzed against the background of communication epistemology.
2019
Martino, Luis Mauro Sá Rivelli, Fernanda Queiroz
Main innovation initiatives in communication in Brazil and their relationship with the ecosystem
El objetivo de este estudio fue identificar y caracterizar los principales movimientos de innovación en comunicación en Brasil, así como la forma en que sostienen e interactúan con el ecosistema. Para ello, el estudio realizó una investigación cualitativa y exploratoria que compiló datos primarios y secundarios a través de entrevistas estructuradas, investigación documental y observación participante. Los resultados muestran que el grado de innovación se reduce en todos los universos; la innovación es incremental y existe una falta general de integración entre las entidades del ecosistema. Este estudio también identificó que las organizaciones estudiadas generalmente llevan a cabo acciones estacionales únicas enfocadas en sus propias necesidades, que no contribuyen de manera efectiva al desarrollo del ecosistema de innovación para la comunicación en Brasil.
2019
Araújo, Lucas Vieira de
Relações públicas digitais como alternativa aos algoritmos das plataformas de mídias sociais
Por meio de pesquisa bibliográfica acompanhada de exemplos reais originados de amostragem não probabilística intencional, o artigo trata da possibilidade de uso de estratégias de relações públicas digitais como uma alternativa ao bloqueio imposto pelos algoritmos das plataformas de mídias sociais. Apoiado em casos reais, o artigo é iniciado pela conceituação do algoritmo, passando pela caracterização das relações públicas digitais e, depois, abordando a utilização destas para compensar entraves impostos pelos sites de redes sociai. Por fim, apresentam-se as considerações finais.
2019
Terra, Carolina Frazon