Repositório RCAAP

Manual técnico operacional, v. 1: procedimentos de biossegurança para a COVID-19 nos encontros nas rotinas produtivas entre técnicos extensionistas e produtores rurais de suínos

Este Manual Técnico Operacional foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de São Paulo e da Universidade de Cambridge (UK), visando ofertar, ao leitor técnico extensionista e também aos interessados no tema, um conjunto de orientações que busca diminuir o risco de propagação do Coronavírus (Sars-CoV-2), nos mais variados tipos de encontros de trabalho que acontecem nas rotinas produtivas das granjas de suínos junto dos produtores rurais, funcionários e familiares. Devido à pandemia global da COVID-19, é importante que medidas de biossegurança sejam tomadas para evitar a contaminação dos técnicos, produtores de suínos, seus familiares e funcionários, buscando assegurar a manutenção da saúde dessas pessoas nos seus territórios rurais. De forma complementar, este manual técnico também visa contribuir com a manutenção dos processos produtivos dos frigoríficos. De acordo com as normas vigentes de biossegurança, este documento oferta um conjunto de informações sobre procedimentos interacionais, os quais deverão ser internalizados e adotados nas rotinas produtivas de cada granja de suínos. A ciência revela, todos os dias, novas descobertas e novos conhecimentos e, portanto, o conteúdo deste manual será atualizado na medida do possível.

Ano

2020

Creators

Zanella, Adroaldo José; Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia Zanella, Márcia I. Grapéggia; Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia Zuin, Luís Fernando Soares; Universidade de São Paulo, Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Araujo, Michelle Silva; Unyleya Brandão, Paulo Eduardo; Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia Holmes, Mark Adrian; Universidade de Cambridge Bartlett, Harriet; Universidade de Cambridge

Educação sem retrocesso

Esta coletânea reúne textos de autores de diferentes cantos do mundo - do Brasil, de Portugal e da França, que discorrem sobre pesquisas realizadas nos territórios - brasileiro, africano e afrodiaspóricos - com uma preocupação comum: provocar uma reversão epistêmica no campo da produção artística, cultural e educacional. O objetivo das autoras é tensionar conceitos e epistemologias eurocêntricas, sugerindo algumas possibilidades para um novo olhar sobre a formação propiciada a alunos e professores da escola pública. Acreditamos, assim, contribuir para uma reorientação das pesquisas educacionais e para um olhar renovado sobre o trabalho em sala de aula, com base em uma epistemologia do sul afro-brasileira e feminista que seja capaz de fazer frente aos retrocessos impostos à educação e à cultura.

Ano

2020

Creators

Amaral, Mônica do; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Iavelberg, Rosa; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

Práticas recentes de intervenções contemporâneas em cidades da América Latina

Este livro espera contribuir com a divulgação de repertório e com a circulação de ideias sobre as práticas recentes de intervenção urbana em áreas informais de precariedade urbana e habitacional em cidades latino-americanas. Com isso, almeja-se delinear um quadro de como a questão da intervenção urbana, em áreas de precariedade urbana e habitacional, está sendo tratada no ensino de graduação da Arquitetura e Urbanismo, na investigação docente ou na pesquisa de pós-graduação. A obra foi elaborada com a intenção de colaborar para a construção de um conjunto coerente de conhecimentos sobre a problemática urbana das áreas informais latino-americanas, mostrando diferenças e semelhanças de processos urbanos, a partir de diversas perspectivas dos autores/pesquisadores que se debruçaram sobre o tema.

Ano

2020

Creators

Zuquim, Maria de Lourdes; Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo D’Ottaviano, Camila; Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Barrios populares Medellín: favelas São Paulo

Este livro é fruto da pesquisa sobre as transformações territoriais decorrentes das ações públicas de urbanização de assentamentos precários nas cidades de Medellín e São Paulo. O trabalho contou com pesquisadores do Núcleo de Apoio à Pesquisa Produção e Linguagem do Ambiente Construído (NAPPLAC) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) e do grupo de pesquisa Medio Ambiente y Sociedad (MASO) da Universidad de Antioquia (UdeA). A obra está estruturada em duas partes: “Política Urbana e Habitacional” apresenta essas políticas em ambos os países, e as ações públicas de urbanização em bairros populares e favelas realizadas ambas as cidades; e “Transformações Urbanas” apresenta as transformações urbanísticas e as novas dinâmicas urbanas e sociais no bairro Santo Domingo Savio, Medellín e Nova Jaguaré e Sapé, São Paulo.

Ano

2020

Creators

Zuquim, Maria de Lourdes; Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mazo, Liliana María Sánchez; Universidad de Antioquia, Facultad de Ciencias Sociales y Humanas, Departamento de Trabajo Social

Manual técnico de operaciones, v. 1: procedimientos de bioseguridad para la prevención de la Covid-19 en las rutinas productivas entre técnicos, extensionistas y productores rurales de cerdos

El lector está recibiendo un Manual Técnico de Operaciones desarrollado por investigadores de la Universidad de São Paulo (USP, Brasil) y de la Universidad de Cambridge (Reino Unido). Este documento pretende ofrecerle a los técnicos extensionistas, un conjunto de orientaciones que pretenden disminuir el riesgo de propagación del Coronavirus (Sars.CoV2), para las diversas situaciones que puedan presentarse en su trabajo junto a los productores rurales, funcionarios y familiares; que suceden en las rutinas productivas de las granjas de cerdos visitadas. Debido a la pandemia global de la COVID-19, es importante que medidas de bioseguridad sean tomadas para evitar la contaminación de los técnicos, productores de cerdos, su familia y funcionarios, en busca de asegurar y mantener la salud de esas personas en sus territorios rurales. Complementariamente, este manual técnico también pretende contribuir con el mantenimiento de los procesos productivos de los mataderos. Actualmente la ciencia está todos los días haciendo nuevos descubrimientos sobre la COVID-19, y, por lo tanto, el contenido de este manual será actualizado en la medida de lo posible.

Ano

2020

Creators

Zanella, Adroaldo José; Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia Zanella, Márcia I. Grapéggia; Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia Zuin, Luís Fernando Soares; Universidade de São Paulo. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Araujo, Michelle Silva; Unyleya Brandão, Paulo Eduardo; Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia Sarmiento, Marisol Parada; Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia Holmes, Mark Adrian; Universidade de Cambridge Bartlett, Harriet; Universidade de Cambridge

Os Carbonatitos Cretácicos da Plataforma Brasileira e suas Principais Características

A obra tem como objetivo primordial oferecer uma visão abrangente dos aspectos gerais e diversos (mineralógicos, petrográficos, petrológicos, geoquímicos, geocronológicos e econômicos) dos carbonatitos cretácicos da região meridional da Plataforma Brasileira, associados geograficamente à bacia sedimentar do Paraná e, de modo subordinado, à bacia do Bauru. Para tanto, foram consultados não só artigos publicados na literatura nacional e estrangeira como também manuscritos acadêmicos inéditos, em geral de difícil acesso, ligados a cursos de pós-graduação, principalmente junto das universidades públicas de Brasília e São Paulo. A síntese retratada neste volume mostra, com fidelidade e minúcia, o estado atual do estudo dos carbonatitos existentes na vasta área analisada, e constitui leitura altamente recomendável não só para especialistas nos vários aspectos geológicos dessas rochas e litologias associadas, como também para interessados na petrologia ígnea como um todo.

Ano

2020

Creators

Gomes, Celso de Barros; Universidade de São Paulo. Instituto de Geociências Berbert, Carlos Oití; Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais – Serviço Geológico do Brasil Ruberti, Excelso; Universidade de São Paulo. Instituto de Geociências Bettencourt, Jorge Silva; Universidade de São Paulo. Instituto de Geociências Chmyz, Luanna; Universidade de São Paulo. Instituto de Geociências Rosa, Pedro Augusto da Silva; Universidade Federal de Minas Gerais. Centro de Pesquisa “Professor Manoel Teixeira da Costa” Comin-Chiaramonti, Piero; Universidade de Trieste. Departamento de Matemática e Geociências Azzone, Rogério Guitarrari; Universidade de São Paulo. Instituto de Geociências Aps, Vladimir; Aps Mineração Indústria e Comércio Fernandez, Victor Velázquez; Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Escrevivências da Educação Física cultural

Escrevivência é uma criação de Conceição Evaristo, escritora, professora e participante ativa do movimento feminista e de valorização da cultura negra, cuja obra ficcional promove um mergulho no universo marginal que a sociedade finge não ver. A escrevivência é um modo de falar, ser ouvido, redigir outra história, outra versão, outra epistemologia, que valoriza o sujeito comum do dia a dia, sobre o qual não se fala porque a ninguém interessa, é a expressão do direito de narrar a si e suas próprias experiências. Negar a alguém o direito de narrar-se é o mesmo que silenciar e desconsiderar seus conhecimentos. É cometer um assassinato epistêmico. Este livro é o inverso disso, trazendo a público relatos de experiências de professoras e professores que afirmam colocar em ação a perspectiva cultural da Educação Física, também chamada currículo cultural, Educação Física culturalmente orientada ou, simplesmente, Educação Física cultural, impossível de ser descrita, e, sendo múltipla e variada, cada autor ou autora deixa transparecer pela escrita toda a força dessa vertente, cujos contornos se modificam no mesmo instante em que é produzida. Produção que nunca cessa, pois é retomada a cada leitura.

Ano

2020

Creators

Neira, Marcos Garcia; Universidade de São Pauo. Faculdade de Educação

Pesquisas em andamento: caminhos pelas teorias do texto e do discurso e pela linguística aplicada

O livro reúne um conjunto de quatorze capítulos de alunos e de ex-alunos do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo. Todos os textos publicados nesse volume foram aprovados por pareceristas da área, que, além de comporem a Comissão Científica do livro, atuaram como debatedores dos trabalhos em encontros promovidos pelo Programa, o que consistiu em uma inovadora experiência de formação para os estudantes. Os capítulos voltados à linha de pesquisa “Linguística Aplicada do Português” direcionam-se aos estudos de prosódia, de ensino de português como segunda língua e de ensino de português como língua materna. Já os capítulos concernentes à linha de pesquisa “Linguística Textual e Teorias do Discurso no Português” tratam de atenuação, estilística, avaliatividade, enunciação em redes sociais, expressões idiomáticas e verbo-visualidade. Nesse sentido, o livro consiste em um recorte representativo das pesquisas contemporaneamente desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa.

Ano

2020

Creators

Gonçalves-Segundo, Paulo Roberto; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Aquino, Zilda Gaspar Oliveira de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Salud escolar - aprendizaje social y responsabilidad pública: transversalidades y diálogos

Esta obra é resultado do Projeto de Pesquisa "Política e Desigualdades Escolares no Acesso e Uso de Água Potável, seus impactos na saúde escolar e qualidade de vida socioambiental". Neste livro, a ênfase em práticas que estimulam a interdisciplinaridade e a transversalidade revela o potencial que existe para sair do lugar comum e o trabalho com temáticas que estimulam mudanças no comportamento, responsabilidade social e ética ambiental estimula outro olhar. Trata-se da importância de se compreender a complexidade envolvida nos processos e o desafio de ter uma atitude mais reflexiva e atuante, por conseguinte, tomando os envolvidos mais responsáveis, cuidadosos e engajados em processos colaborativos com o meio ambiente.

Ano

2020

Creators

Pérez, Bárbara Yadira Mellado; Universidade Federal de Mato Grosso Jacobi, Pedro Roberto; Universidade de São Paulo. Instituto de Energia e ambiente Besen, Gina Rizpah; Universidade de São Paulo. Instituto de Energia e ambiente Ribas, Maria Aparecida Pimentel Toloza; Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública

Tem bicho no meu nicho: jogos educativos sobre a interação com animais em movimento

Está à procura de um material para enriquecer suas aulas de Ciências? O e-book "Tem bicho no meu nicho: Jogos educativos sobre a interação com animais em movimento" visa divulgar um material divertido, acessível, rico em conceitos e estratégias didáticas a serem trabalhados na sala de aula. Nesse e-book, o professor encontrará uma introdução sobre a importância da alfabetização científica e do ensino por investigação, e como aplicá-lo em sala de aula pode ser transformador. Em seguida, encontrará a contextualização e uma série de conceitos que serão tratados em duas propostas de sequências didáticas: a primeira envolve o jogo "Conecta", que tem foco em como a alteração da paisagem interfere no movimento da fauna; a segunda envolve o jogo "ZOOna de Contato", que tem em foco os desafios específicos enfrentados pela fauna, e mudanças de comportamento diante de diferentes paisagens. Ambas as sequências foram criadas para despertar reflexões sobre o mundo atual, em que as atividades humanas transformam os ambientes, gerando impacto sobre a vida animal; e questionamentos sobre como podemos coexistir provocando impactos mínimos, promovendo maior bem-estar. Os temas abordados no e-book contemplam a unidade temática “Vida e evolução” da Base Nacional Curricular do Ensino Fundamental, mas sua utilização é encorjada em diversos contextos de ensino. Há uma série de materiais voltados aos professores e também aos alunos. Boa leitura.

Ano

2020

Creators

Ferreira, Bruna L.; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Nery, Laura S.; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Luchesi, Lilian C.; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Boscolo, Danilo; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Pesquisas em andamento: caminhos pela gramática e pelo léxico

O livro “Pesquisas em andamento: caminhos pela gramática e pelo léxico” reúne um conjunto de oito capítulos de alunos e de ex-alunos do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo. Todos os textos publicados neste volume foram aprovados por pareceristas da área, que, além de participarem como membros da Comissão Científica do livro, atuaram como debatedores dos trabalhos em encontros promovidos pelo Programa, o que consistiu em uma inovadora experiência de formação para os alunos. Os capítulos voltados à linha de pesquisa “Gramática do português e de línguas em contato” abrangem estudos que tratam tanto de aspectos gramaticais do português e de um crioulo de base portuguesa, quanto de questões relacionadas ao multilinguismo e ao português como língua de herança. Já os capítulos concernentes à linha de pesquisa “Léxico do português” apresentam discussões relacionadas ao léxico e a processos morfológicos do português. Nesse sentido, o livro consiste em um recorte representativo das pesquisas contemporaneamente desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa.

Ano

2020

Creators

Svartman, Flaviane Romani Fernandes; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Oliveira, Márcia Santos Duarte de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Cálculo é fácil

Esse livro resulta da longa experiência do autor na ministração de aulas de Matemática e Física na Universidade. Nesse tempo foi possível conhecer as dificuldades encontradas pelos estudantes quando ingressam nos cursos da área de exatas (Matemática, Física, Engenharias etc). Quase invariavelmente as disciplinas de Cálculo representam barreiras que grande parte dos estudantes têm muita dificuldade para ultrapassar. Daí a fama que surgiu já há muito tempo de que as disciplinas de Cálculo são difíceis. Este livro, porém, tem a meta ambiciosa, no bom sentido, de provar o contrário. Sem, obviamente, pretender substituir os livros de Cálculo tradicionais (existem centenas de autores que escreveram e ainda escrevem livros didáticos excelentes de Cálculo Diferencial), pois eles serão sempre necessários e úteis por toda vida acadêmica e profissional. O presente livro, porém, pretende melhorar a opinião que os estudantes têm sobre a Matemática de modo a fazê-los “perder o medo de Cálculo”. Vamos estudar juntos os conceitos básicos sobre números, funções, nomografia, álgebra elementar, limites, derivadas e integrais. O livro espera mostrar ao final que, na verdade, Cálculo é fácil.

Ano

2020

Creators

Velloso Junior, Walter Ferreira; Universidade de São Paulo, Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos

Iniciação aos esportes coletivos

O livro aborda o tema complexo, intrigante e polêmico - a “iniciação esportiva”, em que os autores trazem à tona alguns dos aspectos mais importantes relacionados ao tema, com a plena consciência que há ainda muito a discutir-se no contexto dos esportes coletivos. Este precioso conteúdo vem compor um conjunto de obras já lançadas por seus autores que evidenciam o propósito elevado de proporcionar conhecimento para que o pedagogo esportivo possa ensinar, sentindo que está trilhando uma jornada em busca de comunicar o melhor sobre ensinar esporte. Os autores destacam a relevância de tornar preciosa a consideração de quem aprende, antes dos conteúdos que estarão a aprender, evidenciando a atenção com o processo de ensino e aprendizagem das modalidades esportivas coletivas, na soberana relação do pedagogo e de quem aprende, como também no primordial respeito às características de crescimento e desenvolvimento dos aprendizes.

Ano

2020

Creators

Meira Junior, Cássio Miranda; Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades De Rose Junior, Dante; Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades Massa, Marcelo; Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Prazo de validade de alimentos industrializados

Atualmente, o mercado atual de alimentos disponibiliza uma grande variedade de opções em relação às variações de formulação, de tecnologias de processamento, de embalagem e, consequentemente, vidas-de-prateleira diferenciadas. O consumidor, por sua vez, quer que os preços dos diferentes produtos também sejam igualmente diferenciados. Tendo em vista a ampla variação de prazos de validade de um mesmo produto produzido por um mesmo processo, pode ser fabricado por indústrias diferentes, esta pesquisa de mercado teve por objetivo elucidar o consumidor sobre os fatores que conduzem a essa diferenciação. A influência das boas práticas de fabricação associadas ao controle de qualidade aplicado às tecnologias de processamento, acondicionamento, estocagem e distribuição são determinantes para o verdadeiro prazo de validade de um alimento industrializado. Considerando esses aspectos, realizou-se uma pesquisa sobre prazos de validade de produtos em supermercados, mercados e lojas de conveniências, em sites de indústrias alimentícias e diretamente com as empresas, utilizando-se de informações apresentadas nos rótulos dos produtos.

Ano

2020

Creators

Bittencourt, Gabriela Marques; Universidade de São Paulo. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos. Laboratório de Tecnologia de Alta Pressão e Produtos Naturais Saltore, Catarine Vieira; Companhia Industrial Brasileira de Produtos Alimentares Nestlé Freire, Maria Teresa Alvarenga; Universidade de São Paulo. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Oliveira, Alessandra Lopes de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos

Os estudos lexicais em diferentes perspectivas

A obra que aqui se apresenta é uma homenagem à professora doutora Ieda Maria Alves, reconhecida pesquisadora da área da Lexicologia, Lexicografia e Terminologia, docente titular do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. As organizadoras trazem uma coletânea composta por vinte capítulos dedicados à análise e compreensão das múltiplas dimensões do léxico. Os temas explorados envolvem as relações estabelecidas pela Lexicologia com outros domínios da língua, com ênfase na História da Língua, Morfologia, Lexicografia, Terminologia, Estilística, além de estudos aplicados, como o ensino do léxico. Esta publicação buscou contemplar os diferentes temas de estudo abordados pela professora Ieda Maria Alves em sua trajetória científica e acadêmica, esperando contribuir significativamente com pesquisadores e interessados nos estudos lexicais.

Ano

2020

Creators

Cardoso, Elis de Almeida; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Gil, Beatriz Daruj; Universidade de São Paulo. Facudade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Araújo, Mariângela de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Pesquisas em Andamento: caminhos pela filologia e pela história e historiografia do português

O livro reúne um conjunto de oito capítulos de alunos e ex-alunos do Programa de Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo. Todos os textos publicados neste volume foram aprovados por pareceristas da área, que, além de comporem a Comissão Científica do livro, atuaram como debatedores dos trabalhos nos encontros promovidos pelo Programa, o que consistiu em uma inovadora experiência de formação para os alunos. O volume também conta com um capítulo de autoria do Prof. Dr. César Nardelli Cambraia, da UFMG. Os capítulos voltados à linha de “Filologia do Português” abrangem estudos que tratam de Diplomática, Codicologia, Crítica Textual e Humanidades Digitais. Já os capítulos concernentes à linha de pesquisa “História e Historiografia do Português” debatem questões sobre história das ideias linguísticas, história social da língua, tradições discursivas e mudança gramatical. Nesse sentido, a obra consiste em um recorte representativo das pesquisas contemporaneamente desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa.

Ano

2020

Creators

Fachin, Phablo Roberto Marchis; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Monte, Vanessa Martins do; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Arte e Cultura Latino-Americanas

A arte sempre esteve presente na vida do ser humano, servindo como uma espécie de registro de seu cotidiano, de suas esperanças e de sua cultura. Na América Latina, a arte e a cultura não se dissociam da imagem caleidoscópica que reflete a diversidade cultural dos povos que constroem essa rica região. De igual forma, este livro traz essa busca por refletir a riqueza da arte e da cultura em distintas abordagens. A obra é composta de seis pesquisas, realizadas de forma interdisciplinar, abrangendo temas que envolvem a arte e a cultura em questões do cotidiano das sociedades latino-americanas, como a reflexão sobre aplicação de arte como ferramenta para a leitura crítica da realidade, o futuro da arte latino-americana, o impacto da cultura na construção do direito e das relações sociais, a relação da literatura com a realidade, em um conjunto que possibilita momentos de leitura crítica para a compreensão da interdisciplinaridade que envolve a arte e a cultura na região da América Latina. Este livro faz parte da série “Diálogos Interdisciplinares”, inaugurando a interlocução entre os seguintes programas de Pós-Graduação Interdisciplinares: Programa de Mestrado e Doutorado em Integração da América Latina (PROLAM) da Universidade de São Paulo (USP), Programa de Mestrado e Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) em Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná, e Programa de Estudos Latino-Americanos (PPG-IELA) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Ano

2020

Creators

Suzuki, Júlio César; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Castro, Rita de Cássia Marques Lima de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Gonçalves, Lisbeth Ruth Rebollo; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

Identidades e Políticas Educacionais na América Latina – Desafios para a Integração Regional

A formação da identidade latino-americana é uma questão secular, que costumeiramente incita à reflexão sobre quais seriam os elementos favoráveis a essa sonhada identidade e integração. Dentre esses pontos, a educação se destaca como uma possibilidade, por seu caráter de direito universal, por ser um imperativo para o desenvolvimento, por ser, em essência, plural e inclusiva. Este livro, o qual tem um corpus de quatro pesquisas sobre educação, busca, justamente, trazer mais elementos para essa importante reflexão, abrangendo desde modelos universitários e seu papel na integração da América Latina, a políticas linguísticas e representação de identidades em estudos etnográficos e na representação de professores sobre o Pacto Nacional para o fortalecimento do Ensino Médio, e a questões de de inclusão com o atendimento para pessoas especiais em Argentina e Brasil. Destinada não somente ao público acadêmico, mas a todos os interessados em geral na reflexão sobre temas instigantes envolvendo a América Latina, esta obra integra a série “Diálogos Interdisciplinares”, inaugurando a interlocução entre os seguintes Programas de Pós-Graduação Interdisciplinares: Programa de Mestrado e Doutorado em Integração da América Latina (PROLAM) da Universidade de São Paulo (USP), Programa de Mestrado e Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) em Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná, e Programa de Estudos Latino-Americanos (PPG-IELA) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Ano

2020

Creators

Suzuki, Júlio César; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Castro, Rita de Cássia Marques Lima de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Moraes, Denise Rosana da Silva; Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu

Integração, Gênero e Instituições na América Latina e na África

A abordagem da integração de uma região tão instigante e multifacetada como é a América Latina, e como se apresenta o continente africano, não pode prescindir da abordagem institucional. Nesta obra, composta de cinco pesquisas interdisciplinares, temos as instituições perpassando temas como a democracia no Equador, a trajetória do MERCOSUL e a questão do regionalismo, as políticas linguísticas de Moçambique. Também abordando os jogos processuais e a abordagem de gênero em um importante jornal brasileiro, o livro conduz à análise reflexiva sobre o papel das instituições na busca da integração. Destinada não somente ao público acadêmico, mas a todos os interessados em geral na reflexão sobre temas instigantes envolvendo a América Latina, este livro integra a série “Diálogos Interdisciplinares”, inaugurando a interlocução entre os seguintes Programas de Pós-Graduação Interdisciplinares: Programa de Mestrado e Doutorado em Integração da América Latina (PROLAM) da Universidade de São Paulo (USP), Programa de Mestrado e Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) em Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná, e Programa de Estudos Latino-Americanos (PPG-IELA) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Ano

2020

Creators

Suzuki, Júlio César; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Castro, Rita de Cássia Marques Lima de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Urquidi, Vivian Grace Fernández-Dávila; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Reflexões sobre Política, Economia, Sociedade e Trabalho na América Latina

O mote central deste livro sobre a América Latina são reflexões sobre aspectos econômicos, políticos, sociais e de trabalho em um foco de diversidade cultural. Uma abordagem interdisciplinar sobre tais aspectos, como é a proposta deste livro, é muito bem-vinda para auxiliar na compreensão dos movimentos que envolvem a economia, a política e a sociedade. Assim, abrangendo aspectos como um estudo da integração produtiva por meio da Aliança do Pacífico, discutindo questões sobre o papel das mulheres pescadoras sindicalizadas em Colchogüe, no Chile, o trabalho feminino na atualidade com uma abordagem cultural, debatendo a (re)invenção dos trabalhadores em tempos dos governos de Getúlio Vargas e de Juán Domingo Perón, ou, ainda, analisando as exigências e os imaginários sociais que levam à opção por reprodução assistida, esta obra nos remete a distintas ponderações sobre como esses aspectos econômicos, políticos, sociais e de trabalho sofrem influências culturais e impactam o desenvolvimento da América Latina. Destinada não somente ao público acadêmico, mas a todos os interessados em geral na reflexão sobre temas instigantes envolvendo a América Latina, esta obra integra a série “Diálogos Interdisciplinares”, inaugurando a interlocução entre os seguintes Programas de Pós-Graduação Interdisciplinares: Programa de Mestrado e Doutorado em Integração da América Latina (PROLAM) da Universidade de São Paulo (USP), Programa de Mestrado e Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) em Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná, e Programa de Estudos Latino-Americanos (PPG-IELA) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Ano

2020

Creators

Suzuki, Júlio César; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Castro, Rita de Cássia Marques Lima de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Iglecias, Wagner Tadeu; Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades