Repositório RCAAP

Dos bastidores eu vejo o mundo: cenografia, figurino, maquiagem e mais : vol. IV

O quarto volume de "Dos bastidores eu vejo o mundo: cenografia, figurino, maquiagem e mais" é dedicado ao traje de folguedo, às vestimentas das festas e tradições populares. A temática é bastante ampla e para desenvolver os trabalhos convidamos pesquisadores do país como um todo, o que resultou em dez capítulos, oito entrevistas e três ensaios fotográficos que mostram o carnaval, o maracatu, o cavalo-marinho e muitas outras indumentárias que vão encher os olhos do leitor e abrir novas possibilidades de pesquisa nessa área, ainda pouco explorada nos meios acadêmicos, mas tão rica de possibilidades.

Ano

2020

Creators

Viana, Fausto; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Moura, Carolina Bassi de; Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Caderno de jornalismo esportivo: Volume 5

A obra foi elaborada na disciplina "CJE-0563 Conceitos e Gêneros do Jornalismo", do 2ºsemestre de 2020, a partir da proposta da produção de um livro de crônicas que enfocam, ao mesmo tempo, três conceitos: Infância (período breve que deixa muitas lembranças), Memórias (informações absorvidas, como fatos obtidos por meio de experiências ouvidas, vividas. Aquilo que guardamos, armazenamos em algum lugar da mente, do coração ou de ambos), e Atividades físicas e esportivas (movimento do corpo que consome energia, tal como caminhar, correr, andar, brincar).

Ano

2020

Creators

Tôzo, Carla de Oliveira; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Maluly, Luciano Victor Barros; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Venancio, Rafael Duarte Oliveira; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

Imaginários tecnocientíficos: v. 1

A obra intitulada Imaginários Tecnocientíficos é composta de dois volumes, contando com 22 capítulos e congregando autores brasileiros e de mais cinco países (Colômbia, México, França, Portugal e Romênia). Imaginários Tecnocientíficos parte da constatação que os modelos científicos, por mais que tenham buscado se afastar das imagens, são sustentados por imaginários. O objetivo deste primeiro volume é estudar essas imagens que circulam nas ciências e no conjunto de técnicas (tecnologias) e buscar constituir o real. O núcleo da discussão se organiza em torno dos imaginários da indústria, dos artefatos tecnocientíficos e da cultura técnica.

Ano

2020

Creators

Oliveira, Juliana Michelli S.; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Almeida, Rogério de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação G., David Sierra; Escola Superior de Administração Pública da Colômbia

Imaginários tecnocientíficos: v. 2

Este segundo volume da obra Imaginários Tecnocientíficos objetiva compreender como as imagens provenientes das ciências e das tecnologias se organizam e qual vínculo estabelecem com as atividades do pensamento. Neste livro, os organizadores prosseguem na investigação dos imaginários tecnocientíficos, buscando suas relações com as narrativas míticas e com a iconosfera proveniente de outras áreas do saber, como a literatura e as artes. Os 11 capítulos deste volume tratam dos aspectos ficcionais da ciência. Em conjunto, os 22 trabalhos que compõem os dois volumes exploram desde uma visão crítica da tecnologia até questões transversais, que passam pelas novas tecnologias informacionais, inteligências artificiais, uso de máquinas cognitivas, de algoritmos, etc.

Ano

2020

Creators

Oliveira, Juliana Michelli S.; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Almeida, Rogério de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação G., David Sierra; Escola Superior de Administração Pública da Colômbia

Educar para a sustentabilidade: visões de presente e futuros

A obra procura colaborar com textos que abordam práticas educacionais ligadas à participação, cocriação e corresponsabilidade, sendo essa a base conceitual que transita por todas as experiências descritas, considerando-se esse tripé como estruturador do que chamamos de educar para a criação de uma nova cultura da sustentabilidade. Nesse tripé, participar significa encontrar espaços de expressão, inclusivos e democráticos, estimulando-se o pensamento crítico; cocriar significa gerar respostas sistêmicas e inovadoras a partir da inteligência coletiva e de sua capacidade ampliada de compreensão das diversas facetas dos desafios em questão; e corresponsabilizar significa perceber, a partir dos processos de reflexão crítica coletivos, o compromisso individual e coletivo sobre as gêneses dos problemas e sobre a produção de respostas para a criação de um mundo mais sustentável.

Ano

2020

Creators

Grandisoli, Edson; Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Avançados Souza, Daniele Tubino Pante de; Universidade do Vale do Rio dos Sinos Monteiro, Rafael; Universidade de São Paulo. Instituto de Energia e Ambiente Jacobi, Pedro Roberto; Universidade de São Paulo. Instituto de Energia e Ambiente

Adaptation and public policies at the São Paulo macro metropolis: a science-policy approach

The book brings together leading national and international researchers in a remarkable and pioneering interdisciplinary academic effort that covers in depth in its 21 chapters all the relevant aspects of the theme of adaptation to change. For the Paulista Macrometropolis of more than 25 million inhabitants, reflecting a diversity of perspectives. It describes in detail the ongoing climate change, its impacts and the future risks to São Paulo Macrometropolis (SPMM) in terms of human health, natural disasters, mobility and economic development. At the same time, it addresses the various dimensions of public adaptation policies and suggests paths for their implementation, including bringing examples from other metropolises around the world towards human well being, poverty reduction and environmental preservation for a sustainable and resilient macrometropolis. It is a book aimed at a wide range of readers, from college students and researchers interested in its multiple topics, to virtually all policy-makers by the centrality of the topic on sustainable development, to the public at large who wants quality information on climate change and the SPMM.

Ano

2020

Creators

Torres, Pedro Henrique Campello; Universidade de São Paulo. Instituto de Energia e Ambiente Jacobi, Pedro Roberto; Universidade de São Paulo. Instituto de Energia e Ambiente Barbi, Fabiana; Universidade Estadual de Campinas. Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais Gonçalves, Leandra Regina; Universidade de São Paulo. Instituto de Energia e Ambiente

Discurso e poder: teoria e análise

O livro reúne vinte capítulos – aprovados em avaliação cega por pares e produzidos por docentes e por pesquisadores de todos os níveis acadêmicos (Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado), vinculados à USP e a outras universidades brasileiras – que ilustram a diversidade de olhares teórico-metodológicas no campo dos Estudos Discursivos, bem como de suas áreas afins, para o exame de diferentes práticas sócio-historicamente ancoradas de produção, distribuição, consumo e interpretação de textos, tais como a educacional, a artística e a midiática. As principais perspectivas que embasam os estudos reunidos nessa coletânea consistem na Análise do Discurso de linha francesa, na Análise Crítica do Discurso, na Análise Dialógica do Discurso, na Semiótica, na Linguística Funcional, na Linguística Cognitiva, na Linguística Aplicada, na Lexicologia e na Teoria Literária

Ano

2020

Creators

Gonçalves-Segundo, Paulo Roberto; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Araes, Célia Regina; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Castanheira, Claudia; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Isola-Lanzoni, Gabriel; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Penitente, Natalia; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Weiss, Winola; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Oralidade e ensino

Neste momento, oferecemos aos leitores o décimo quarto volume da série “Projetos Paralelos”, cujo tema, Oralidade e Ensino, é relevante não somente aos docentes e estudantes envolvidos em pesquisa, mas também aos professores que atuam diretamente em todos os níveis de ensino, especialmente porque, de um lado, oferece subsídios para a reflexão relativa à importância de tratar da oralidade em sala de aula e, de outro, porque sugere metodologias para a abordagem didática de gêneros discursivos orais. Assim, o livro reúne textos que tocam o tema sob três pontos de vista distintos: o histórico; a oralidade visando ao desenvolvimento da competência linguístico-discursiva dos alunos; a metodologia e a técnica do trabalho didático com os gêneros orais em sala de aula.

Ano

2020

Creators

Leite, Marli Quadros; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Pesquisa e diálogo sobre o Brasil contemporâneo

O número 13 dos Cadernos do IEB apresenta alguns dos resultados do Simpósio “Pesquisa e diálogo sobre o Brasil contemporâneo”, ocorrido entre 7 e 9 de novembro de 2018 no próprio IEB/USP. A iniciativa partiu da necessidade de verificar-se o alcance social e intelectual dos diversos trabalhos em andamento, sobretudo em que medida eles contribuíam para se pensar o Brasil contemporâneo, dadas suas especificidades temáticas, cronológicas e teóricas. Além disso, procurou-se tornar esses trabalhos acessíveis a estudiosos de outras áreas e à sociedade brasileira, propiciando o diálogo entre os pesquisadores e o público em geral, tendo em vista o processo de democratização da universidade e dos modos de pensar e participar da vida pública brasileira.

Ano

2020

Creators

Toni, Flávia Camargo; Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros Ávila, Danilo; Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros Carvalho, Raphael Guilherme de; Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros

Análises de uma pandemia: diálogos políticos e pedagógicos

O livro expressa a pluralidade das análises interdisciplinares, tendo como eixo norteador a conjuntura em que estamos vivendo, as discussões tecnológicas, educacionais, de saúde pública, inclusão, de tomada de posição na América Latina, com destaque para o Brasil. Trata-se de um esforço coletivo entre pesquisadores e pesquisadoras das universidades públicas que, em um momento pandêmico e único como este, debruçam-se a pesquisar, desvelar e propor análises críticas a fim de que se conte com posturas que passem pela ciência e pela política a serviço do povo.

Ano

2020

Creators

Moraes, Denise Rosana da Silva; Universidade Estadual do Oeste do Paraná Suzuki, Júlio César; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Borges, Valterlei; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Narrativas midiáticas: crítica das representações e mediações

A obra enfatiza a prevalência da concepção de uma crítica da mídia voltada para questões relativas às políticas da representação e às mediações na cultura que desafiam concepções teórico-metodológicas em favor de objetos empíricos híbridos, acolhidos dentro de um entendimento amplo sobre o domínio do político, da cultura, do popular e da mobilização social nas pesquisas em comunicação. Organizados em dois eixos temáticos, representações e mediações, os artigos reunidos se valem de correntes específicas das ciências humanas, incluindo, além das teorias da comunicação e dos estudos das mídias, as teorias da linguagem, da análise do discurso, da narrativa, dos estudos culturais, das ciências sociais, da antropologia, da psicanálise, das teorias da imagem, do cinema e do audiovisual.

Ano

2020

Creators

Soares, Rosana de Lima; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Gomes, Mayra Rodrigues; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

Ego, Ideal de grupo e os influenciadores digitais: Comunicação, Psicanálise e as redes sociais

Este livro foi realizado na disciplina "CJE0599 – Projetos em Jornalismo Digital", turma do período noturno do 2º semestre de 2020, do curso de Jornalismo da ECA-USP, unindo crônicas, ensaios, contos e peças de teatro que refletem a pertinência da obra Psicologia das Massas e Análise do Eu, de Sigmund Freud, na reflexão das práticas atuais do jornalismo digital.

Ano

2020

Creators

Maluly, Luciano Victor Barros; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Venancio, Rafael Duarte Oliveira; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

“Janelas para a natureza”: explorando o potencial educativo dos dioramas

O livro parte do conceito dos “dioramas”, os quais normalmente são conhecidos como séries de objetos que remetem a cenários representativos de ambiente, situações, indivíduos ou elementos, buscando caracterizá-los de uma forma real. No contexto dos museus, os dioramas possuem uma trajetória longa e rica, além de um relevante papel educativo, o qual esse livro busca explorar e valorizar. Esta é uma obra importante sobre os dioramas e uma expressão com grande potencial para definir o significado desses objetos. A ideia de “ver” por meio de um conjunto de objetos, de contemplar e imaginar o que está ocorrendo, é fundamental para compreender o que são os dioramas. Esta publicação é um convite ao deleite e à observação dos dioramas, quando é possível passear pelas cenas, imaginando e contando histórias sobre os elementos que os compõem. A leitura do livro traz ao leitor a possibilidade de percorrer a trajetória dos museus e, em especial, para perceber a ampliação e a força que a educação foi ganhando nesses espaços – sendo os 15 dioramas um dos elementos-chave nesse caminho, e, também, estimular a criação de atividades educativas com base nesses objetos, tecendo novas e profícuas relações entre museus e escolas.

Ano

2020

Creators

Marandino, Martha; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Scalfi, Graziele; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Milan, Barbara; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

Práticas educativas e formação de públicos de museus: relações entre ciência, sociedade e temas controversos

A relação entre ciência, sociedade e temas controversos pertinentes vai além nesta publicação, pois se amplia na relação entre museu e escola, e, em especial, a formação de diferentes públicos. O livro oferece um novo olhar sobre o tema, fruto de um projeto de pesquisa com financiamento da FAPESP, do CNPq e da CAPES e produzido em parceria com várias pesquisadoras e pesquisadores de diferentes universidades nacionais e internacionais. O projeto busca entender, por um lado, como as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) e os temas controversos vêm sendo abordadas pelos museus e o que o público compreende, e, por outro lado, quais as opiniões do público sobre os museus que abordam esses tópicos. Por fim, é finalidade da pesquisa o desenvolvimento de ações e materiais, voltados para professores e educadores de museus, que trabalhem as relações CTSA e os temas controversos em museus. Neste contexto, o projeto se propôs a gerar material que pudesse apoiar o desenvolvimento de práticas educativas nos museus e em escolas, na perspectiva das relações CTSA e dos temas controversos, sendo esse livro a concretização desse objetivo.

Ano

2020

Creators

Marandino, Martha; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Pugliese, Adriana; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Monaco, Luciana M.; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Milan, Barbara; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Scalfi, Graziele; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

A moda pela imagem do século XII ao século XVIII

A obra que deu origem a este volume foi publicada em 1905 em Paris, por Albin Michel. A autoria foi creditada então a Edouard Bailly, mas uma revisão de edições anteriores da obra nos levou ao autor verdadeiro, Pierre de La Mésangère (1761-1831), sendo a primeira edição de 1827. A presente publicação se utilizou da edição de 1905, constante no acervo “Sophia Jobim” do Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, e traz sessenta e seis (66) ilustrações de mulheres de importância histórica entre os séculos XII e XVIII, com descrição de seus trajes. A obra, acredita-se, estava inédita em língua portuguesa.

Ano

2020

Creators

Viana, Fausto; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

Estilo no traje

Style in costume, nome original da obra publicada em 1949 pelo inglês James Laver (1899-1975), começou a ser traduzida em meados dos anos 1950 por Sophia Jobim (1904-1968). Quase 70 anos depois, Fausto Viana (1969) traz à luz, finalmente, seu trabalho iniciado em 2007, no Museu Histórico Nacional, onde encontrou a tradução parcial feita pela ex-professora de indumentária da então Escola Nacional de Belas Artes da Universidade do Brasil, hoje a UFRJ. A obra apresenta curioso ensaio proposto por Laver comparando itens da vida cotidiana com trajes: cartolas são comparadas a chaminés, trajes completos de senhoras de 1902 são comparados a lareiras e assim segue uma reflexão que, à primeira vista, parece banal. No entanto, Laver já estava alinhado ao pensamento de Gerald Heard, que, por volta de 1925, lançara seu livro Narcissus, an Anatomy of Clothes, em que a transição dos arcos arquitetônicos do estilo gótico para o Tudor já havia sido associada aos trajes do mesmo período histórico. Mais modernamente, seu pensamento pode ser associado ao do artista austríaco Friedrich Hundertwasser (1928-2000), que trata das camadas da relação do indivíduo com o mundo, o que torna a obra estimulante e questionadora.

Ano

2020

Creators

Viana, Fausto; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

Clarice Lispector: os mistérios da estrela

Clarice Lispector apresenta, em suas obras, as cruezas da vida, transcendendo silêncios e conduzindo-nos no longo percurso pela aventura de ser humano, aprendendo a construir e desconstruir caminhos, na busca infindável do autoconhecimento. Não por acaso, incitam-nos diferentes enigmas que se espraiam na obra clariceana, aguçando potentes indagações. O desejo de analisar a forma de escritura de Clarice, para as organizadoras deste livro, torna-se uma das motivações mais expressivas no âmbito de investigações em vários campos de estudo, visando construir um espaço de intercâmbio e reflexões entre pesquisadores brasileiros envolvidos em estudos sobre Clarice. Este livro conta com artigos que foram inspirados em um encontro organizado pelo “Grupo de Pesquisa Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens” que teve por tema “Clarice Lispector e os mistérios da estrela”, no qual diversos estudiosos e especialistas, além de registrarem suas pesquisas sobre obras da autora, também discutem pontos de vista acerca das obras cinematográficas realizadas a partir dos textos da grande escritora brasileira.

Ano

2020

Creators

Cunha, Maria Zilda da; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Ruiz, Regina Célia; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Geometria: soluções detalhadas para 20 problemas de Olimpíadas Internacionais de Matemática

Este é o terceiro livro eletrônico do autor dedicado à resolução de problemas de olimpíadas internacionais de Matemática. Nesta oportunidade são apresentadas vinte questões de Geometria plana. O texto conta com cinquenta figuras que facilitam acompanhar as soluções. Muitos exercícios têm como complemento gráficos interativos no site do Geogebra e vídeos no YouTube, em que são discutidos assuntos como: trigonometria, quadriláteros notáveis e cíclicos, ângulos na circunferência, potência de um ponto e eixo radical, congruência e semelhança de triângulos e cálculo de área, acrescentando que cada questão utiliza conhecimentos ligados a mais de um ramo do conhecimento. Espera-se que o material exposto na obra possa ser lido e estudado por alunos de língua portuguesa (e talvez espanhola) que se preparam para as fases finais das olimpíadas nacionais ou internacionais e vestibulares, e que a presente abordagem sirva de apoio aos professores do Ensino Médio que se aventuram em tópicos mais avançados.

Ano

2020

Creators

López Linares, Juan; Universidade de São Paulo. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos

A escola pública em crise: inflexões, apagamentos e desafios

Com o propósito de pensar a política e a educação nos tempos que correm e refletir sobre o lugar social da escola pública no momento presente, esta obra contempla temas e ideias discutidas no "I Seminário Internacional de Educação: a escola pública em crise – inflexões, apagamentos e desafios" e centrou-se especificamente no estudo e no debate de referências educativas clássicas e atuais. Os organizadores entendem que o campo da Educação e a escola pública mais particularmente vivem uma crise sem precedentes na história de nosso país. Quisemos interpelar esse problema. O conjunto de textos do livro traz diferentes abordagens acerca dos vários pontos propostos para o debate durante o seminário, compondo um rico painel de reflexões sobre a escola de nosso tempo. Trata-se de pensar sobre os projetos de educação para todos, desde seus tempos embrionários, passando pela consolidação das ações do Estado, com todas as conquistas e contradições ainda presentes nos dias atuais, quando continuam em pauta os desafios para se efetivar uma escola que seja, de fato, democrática.

Ano

2020

Creators

Boto, Carlota; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Santos, Vinício de Macedo; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Silva, Vivian Batista da; niversidade de São Paulo. Faculdade de Educação Oliveira, Zaqueu Vieira; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

Cartilhas sobre o desenvolvimento do bebê, da criança e do adolescente: contribuições em tempos de pandemia

A publicação destina-se a auxiliar pais de crianças e adolescentes com suas crianças em isolamento social. Baseia-se nas pesquisas de Psicologia do Desenvolvimento, incluindo contribuições das pesquisas contemporâneas. O conceito de Psicologia do Desenvolvimento sofreu várias mudanças, e, podemos dizer que, a ideia de transformações ao longo do tempo é substituída hoje pelo conceito de continuidade que é entendida como a organização e integração da adaptação cognitiva e social. Da mesma forma que as diferentes fases do desenvolvimento são compreendidas como sistemas sincronizados e multifatoriais. Este livro apresenta o trabalho de conclusão de curso dos alunos da disciplina Psicologia do Desenvolvimento no primeiro semestre de 2020.

Ano

2020

Creators

Caetano, Luciana Maria; Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia