Repositório RCAAP
Dos bastidores eu vejo o mundo: cenografia, figurino, maquiagem e mais : vol. VI
Dos bastidores eu vejo o mundo, volume 6, é dedicado ao estudo do(s) traje(s) de performance, uma pesquisa necessária diante das mudanças das artes cênicas contemporâneas. Estão presentes na obra textos de diversos pesquisadores brasileiros sobre performers do Brasil e do mundo: Kettly Noël (Haiti/Mali); Omar Victor Diop (Senegal); Regina Galindo (Guatemala); Mary Sibande (África do Sul); Guillermo Gómez-Peña (EUA); Zack MacLeod Pinsent (Inglaterra) e os brasileiros Dani d’Emilia; Elke Maravilha; Túlio Costa e Fábia Mirassos, entre outros.
2021
Viana, Fausto; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Pestana, San; Universidade Anhembi Morumbi
Minidicionário Sophia Jobim: com ilustrações em preto e branco da própria Sophia
O Minidicionário é um desdobramento de diversas publicações realizadas, desde 2010, a respeito de Sophia Jobim (1904-1968) e seu legado. O livro traz anotações e verbetes sobre indumentária, que preenchiam os 125 cadernos manuscritos de Sophia, encontrados no acervo do Museu Histórico Nacional, úteis como referências aos pesquisadores de indumentária e moda. As ilustrações da segunda parte do trabalho, todas em preto e branco e executadas por Sophia Jobim, também são informativas e complementam as definições anotadas por Sophia ao longo de sua jornada profissional.
2021
Viana, Fausto; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
Escrevivências da educação física cultural
Escrevivência é uma criação de Conceição Evaristo, escritora, professora e participante ativa dos movimentos feministas e de valorização da cultura negra. A escrevivência funde os gêneros do romance e da escrita de si, sem esconder fragmentos biográficos que se espalham nas passagens e salpicam os personagens. Nesse emaranhado é possível ver o mundo pela ótica dos sujeitos anônimos que habitam o tecido social. A escrevivência é um modo de falar, ser ouvido, redigir outra história, outra versão, outra epistemologia, que valoriza o sujeito comum do dia a dia, sobre o qual não se fala porque a ninguém interessa. Seguindo a mesma toada do primeiro volume, o segundo traz a público relatos de experiências de professoras e professores que afirmam colocar em ação a perspectiva cultural da Educação Física, também chamada currículo cultural, Educação Física culturalmente orientada ou, simplesmente, Educação Física cultural. Relatos de experiência dos próprios autores e autoras do livro podem ser tomados como escrevivências, uma vez que manifestam impressões do fazer pedagógico.
2021
Neira, Marcos Garcia; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
Coleção e arquivo: memória e tradição
A presente coletânea é fruto de um trabalho de dois anos junto ao GT de Literaturas Estrangeiras da Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística – ANPOLL. Os pesquisadores traçaram seus projetos de pesquisa individual sob o tema escolhido em conjunto: Coleção e arquivo: memória e tradição. A obra conta com textos que representam um diálogo entre as literaturas estrangeiras, estimulando reflexões relevantes, provenientes de olhares peculiares, de análises primorosas que contribuem para apresentar parte dessas literaturas de países e povos que formam também as diásporas em nosso território nacional, mas nem todas acessíveis para serem lidas em português. As organizadoras expressam o benefício da disponibilidade do recurso eletrônico, pois este é um instrumento para ampla divulgação da obra, cumprindo-se a missão de alcançar um grande número de leitores.
2021
Maia, Claudia; Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Nagae, Neide Hissae; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Tecnoimagética: vida esparramada em superfícies
Esta publicação reúne contribuições de mestres e doutores que cursaram a disciplina Tecnoimagética: Produção e Circulação da Imagem na Comunicação Contemporânea, como parte do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). É esse ambiente didático-pedagógico que está por trás da presente coletânea de textos, que reflete as trocas de experiências, repertórios e interpretações a respeito dessa temática. Assim, é certo que este livro tem a intenção de contribuir para os estudos da imagem na comunicação, mas é também seu objetivo compartilhar a experiência da sala de aula de pós-graduação como espaço de convivência, debate e aprendizado.
2021
Silva, Wagner Souza e; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
Arte e mercado: afinidades eletivas
A presente obra apresenta alguns resultados e reflexões oriundos de pesquisas desenvolvidas junto ao Núcleo de Pesquisas das Especialidades Contemporâneas (NEC-USP), do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP). Ao analisar as afinidades eletivas – as convergências e divergências, assimilações e resistências - entre a produção artística contemporânea e os mecanismos de reprodução do capital, os capítulos aí reunidos se afastam da análise microeconômica ou da análise das leis de funcionamento do mercado de arte, para procurarem destacar tanto as formas a partir das quais a arte é capturada pela determinação econômica, quanto incorpora e se insubordina contra tais limites. Em um caso e no outro, o questionamento dos modos de inscrição da arte na contemporaneidade e das ambiguidades inerentes à uma lógica econômica cada vez mais culturalizada.
2021
Lopes, Ruy Sardinha; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo
Acervo de múltiplas vozes: narrativas de experiências com Arte e Educação (vol. 1)
O livro traz textos produzidos por estudantes de Artes Visuais e de outros cursos da Universidade de São Paulo, participantes das primeiras turmas da disciplina “História do Ensino da Arte no Brasil: trajetória política e conceitual e questões contemporâneas”, do curso de licenciatura em Artes Visuais da ECA/USP, entre 2018 e 2020. Frutos de entrevistas realizadas individualmente ou em grupos pelos autores, os textos foram escritos como parte de conclusão das atividades pedagógicas da disciplina e problematizam questões contemporâneas que atravessam os campos da educação e do ensino da arte, tais como questões identitárias, migratórias e de gênero. Os textos refletem a versatilidade da História Oral, seja para a produção de fontes primárias, seja para ajudar a elucidar assuntos ou fatos específicos, e contribuem tanto para a formação dos futuros professores e artistas, quanto para a pesquisa em arte e educação.
2021
Mattar, Sumaya; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
Depoimentos e trajetórias: grupo de pesquisa patrimônio, cidades e territórios
O livro Depoimentos e Trajetórias tem como premissa ser um desdobramento do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Patrimônio, Cidades e Territórios, cujo 3º Seminário realizou-se em 2019, dando continuidade à sequência de seminários do grupo de pesquisa (primeira edição em 2016 e segunda em 2017), sempre contando com o apoio do Instituto de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade de São Paulo. O tema, que apropriadamente inspira o título do livro –marcou os seis anos de existência do grupo e foi muito oportuno para que os pesquisadores membros realizassem uma reflexão acerca de suas próprias trajetórias de pesquisa. Ao fazerem relatos de cunho pessoal e crítico, os pesquisadores permitiram que ocorresse um rico debate, especialmente em virtude da ampla gama de suas experiências e vivências em temas pertinentes ao patrimônio cultural brasileiro, nos mais diversos enfoques e nuances de metodologias e objetos de pesquisa, que foi em essência a motivação para a criação do próprio grupo de pesquisa em 2013. Trata-se de importante contribuição para a sociedade como um todo, especialmente para os pesquisadores que estudam os espaços urbanos e rurais do território brasileiro.
2021
Bortolucci, Maria Angela Pereira de Castro e Silva; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo Rezende, Natalia Cappellari de; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo Oliveira, Joana D'arc de; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo
Crepusculário: conferências sobre mitohermenêutica & educação em euskadi
O livro se constitui em um dos resultados da investigação pós-doutoral, “Crepúsculo del mito: hermenéutica y antropologia de la educación en Euskal Herria y Ameríndia” (Fapesp, 2004) sob supervisão de Andrés Ortiz-Osés [1943-2021], na época catedrático de hermenêutica simbólica da Universidad de Deusto, e que também assina o prefácio do livro, sendo base das conferências ministradas entre 2003/2005 pelo autor como professor visitante de mitohermenêutica nas Universidad de Deusto, Universidad del País Vasco, Bidebarrietako Liburutegia, e no Instituto Zenbat Gara em Euskadi (Euskal Herria, País Basco, norte da Espanha). Objetiva a crítica da escolarização ocidental em contraponto com a velha educação de sensibilidade (processos iniciáticos nas comunidades tradicionais e povos originários), lastreado com a fundamentação teórica da mitohermenêutica numa compreensão mais afroameríndia na origem anarquista, naturalista e artística, da herança e desdobramentos dos estudos simbólicos e interdisciplinares do Círculo de Eranos [Monte Veritá, Ascona, 1927-1988], e em especial com a obra de Gilbert Durand [1921-2012]; bem como as suas intersecções com a fenomenologia da imagem em Gaston Bachelard [1884-1962] e Maurice Merleau-Ponty [1908-1961], discute as aplicações da mitohermenêutica nas questões étnico-raciais, autogestão, autoformação; e conclui nos diálogos com a antropologia da pessoa na figura de seu precursor ucraniano, Nikolay Berdyaev [1874-1948]. Decorridos 18 anos da primeira edição (Ed. Zouk, 2004), fez-se uma revisão, atualização e ampliação do texto original para adequar-se aos vários cursos de mitologia, cultura & educação, educação afroameríndia, políticas públicas em educação, em que ele foi adotado no Brasil, Espanha e Latinoamérica, sendo uma das primeiras referências desta área de investigação no Brasil.
2021
Ferreira-Santos, Marcos; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
CPD 50 anos: 1967-2017: Comemoração do quinquagenário da criação do Centro de Processamento de Dados
Criado no final da década de 1960, o Centro de Processamento de Dados (CPD) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP) teve papel fundamental na introdução e disseminação no interior paulista do que hoje se conhece como Tecnologia da Informação. Essa história de inovação, competência e sucesso é apresentada neste livro por meio de depoimentos dos profissionais que participaram da construção do CPD desde sua concepção. A partir da visão de cada um, é possível acompanhar diferentes facetas de uma mesma época, com desafios inéditos em uma era de pioneirismo. A obra é um valioso registro da memória da criação do Centro, hoje denominado Seção Técnica de Informática (STI), que há 50 anos apoia de forma fundamental as atividades da EESC.
2021
Azzolini Junior, Walther; Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos
Gestão democrática de recursos financeiros descentralizados para a escola pública: uma política necessária!
Este livro trata de duas grandes políticas estruturais da escola pública brasileira: o financiamento da educação e a gestão democrática do ensino. É uma coletânea de artigos escritos a partir de pesquisas realizadas, em sua grande maioria, na forma de iniciação científica, mestrado e doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), sob a orientação do Professor Rubens Barbosa de Camargo, bem como de pesquisas apresentadas em bancas para as quais ele foi convidado a contribuir. Os links para os trabalhos completos que originaram cada capítulo deste livro estão disponíveis em nota de rodapé, junto à introdução ou ao título dos mesmos, além de constarem nas respectivas referências bibliográficas. Essas pesquisas têm em comum o questionamento sobre a relação entre a descentralização dos recursos financeiros e a gestão democrática do ensino nas escolas públicas. Afinal, até que ponto esses recursos de fato garantem o desenvolvimento dos projetos escolares e a autonomia das escolas? Eles são em quantidade e em regularidade suficientes para isso? São de conhecimento de toda a equipe escolar, de todos os alunos e de seus responsáveis e demais membros da comunidade à qual a escola se vincula? Quem define de fato o uso desses recursos e de que forma o define no âmbito local? Qual a importância e o significado desses recursos no âmbito do financiamento da educação? As questões teóricas relacionadas ao campo do financiamento da educação e da gestão democrática da escola pública brasileira fundamentam as discussões realizadas pelos autores nos diversos artigos. Dessa forma, as perspectivas político-econômicas presentes nos programas governamentais aparecem criticamente nos textos, o que possibilita ao leitor perceber a complexidade do tema, as dificuldades e as contradições enfrentadas cotidianamente pelas comunidades e pelos trabalhadores da educação das escolas públicas brasileiras relacionadas à gestão democrática dos recursos financeiros descentralizados. A relevância do tema, a existência de poucos trabalhos sobre o assunto, e o restrito conhecimento entre os profissionais que atuam na área, justificam a necessidade de se ampliar o debate e a divulgação dos resultados de pesquisas. Além disso, ao considerarmos que as verbas descentralizadas são uma realidade na escola pública, instrumentalizar todos aqueles que atuam na escola pública torna-se uma tarefa necessária. Por trás de cada linha escrita encontra-se o desejo de que crianças, adolescentes, jovens e adultos possam ter condições de estudo dignas e que os profissionais encontrem as condições necessárias para o desenvolvimento de seu trabalho.
2021
Camargo, Rubens Barbosa de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Sanches, Ydeliz Coelho de Souza; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Viana, Mariana Peleje; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
Água e solo na agricultura sustentável
O e-book “Água e Solo na Agricultura Sustentável” é resultado do projeto de mesmo título contemplado pelo Edital 01/2021 da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da Universidade de São Paulo para “Fomento às iniciativas de Cultura e Extensão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS-ONU”. O projeto teve como objetivo abordar de forma direta, como capacitação, o ODS de número 2, para a irradicação da fome e a agricultura sustentável, no que diz respeito aos cultivos agrícolas na promoção de práticas conservacionistas dos recursos naturais, com foco principal na qualidade da água e do solo, que aumentem a produtividade e a produção e, fortaleçam a capacidade de adaptação às mudanças climáticas. Dessa forma, o conteúdo deste e-book trata por uma linguagem prática e acessível ao público leigo os temas: sistemas de irrigação eficientes; técnicas de manejo de irrigação; reuso da água; gestão de resíduos rurais; o solo na fertilidade do sistema produtivo; técnicas para o aumento da fertilidade do sistema e; adubação verde e microbioma do solo.
2021
Gomes, Tamara Maria; Universidade de São Paulo. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Rossi, Fabrício; Universidade de São Paulo. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
Culturas alimentares na América Latina
Culturas Alimentares na América Latina foi idealizado a partir da convicção de que o cultural e o alimento possuem laços indissociáveis, passíveis de perscrutação teórica, analítica e, principalmente, de apresentação de sua riqueza como experiência e traço das particularidades alimentares das diferentes culturas latino-americanas. As culturas alimentares fazem parte dos povos, sociedades, comunidades tradicionais, centros urbanos e traços de práticas e saberes presentes nas ruralidades. É também por meio das culturas alimentares que toda uma miríade de aspectos produtivos, de circulação e de consumo, é formada em singularizações espaço-temporais ao redor do mundo, marcando características específicas dos diferentes modos de existência, em que podemos encontrar representações e, mais que isso, significações identitárias cuja escala ultrapassa o indivíduo e alcança países inteiros. Os debates presentes nesta coletânea são sementes para múltiplas e inúmeras incursões para infinitas inquietações relativas às culturas alimentares. De traço indelével das sociedades à representação dos modos de existência de diferentes grupos sociais, o alimento contém profundas possibilidades de reflexão, pesquisa e protagonismo temático em recortes de análises sintéticas ou dialéticas espacial ou temporalmente delimitadas. É a partir de tal premissa que convidamos os leitores a conhecerem os esforços teóricos, metodológicos, analíticos e experimentais aqui apresentados sobre as culturas alimentares, fortalecendo-as em sua visibilidade como práticas e saberes produzidos em sua hibridez sociocultural contemporânea.
2021
Suzuki, Júlio César; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Araújo, Gilvan C. C. de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Bitelli, Fabio Molinari; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Constituição de poderes, constituição de sujeitos: caminhos da história do Direito no Brasil (1750-1930)
A obra investiga a formação multissituada do direito – no Brasil, predominantemente no século 19 –, atentando para a multinormatividade de regras implícitas na prática parlamentar, como também para uma constelação de instituições e leis que afetam o cotidiano. Na primeira parte da obra, os autores enfocam aspectos específicos do problema maior de constituição do dispositivo jurídico do Estado nacional pós-independência, com destaque para a rotinização da mudança do direito pela legislação. Já, na segunda parte, ajusta-se o foco para observar o papel do direito na constituição de alguns estatutos pessoais, expediente para traduzir em termos jurídicos marcadores de diferença (etnia, raça, gênero), permitindo, em uma ordem constitucional liberal, excepcionar o princípio geral da igualdade.
2021
Dantas, Monica Duarte; Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros Barbosa, Samuel; Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito
Diálogos entre Ciências Sociais e Economia
Diálogos entre Ciências Sociais e Economia é um livro que resulta do trabalho de pesquisadores que aceitaram o desafio de pensar a dimensão econômica nas Ciências Sociais de maneira a ultrapassar as fronteiras das disciplinas e expressar o resultado neste e-book que traz, em seu conjunto de textos, a realização de discussões interdisciplinares entre Ciências Sociais e Economia. Mais do que um exercício acadêmico, cada texto foi construído com o foco de compartilhar, com a sociedade, o conhecimento desenvolvido no âmbito universitário, possibilitando a troca de ideias, o estímulo à reflexão e à ação para, por meio da ciência, construir um entorno mais humano, menos desigual, mais colaborativo.
2021
Castro, Rita de Cássia Marques Lima de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Cacciamali, Maria Cristina; Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Suzuki, Júlio César; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Expressões da Economia como Ciência Social
A Economia é uma ciência social em sua essência. O estudo das relações de troca entre agentes econômicos como pessoas, firmas, governos, em qualquer recorte histórico e geográfico, demonstra, com riqueza de detalhes, a interdisciplinaridade entre a Ciência Econômica e as Ciências Sociais. O propósito de evidenciar essa interdisciplinaridade é o elemento norteador dos trabalhos que compõem este e-book, expressando as relações econômicas com distintos aspectos sociais, trazendo discussões sobre desafios para o desenvolvimento sustentável, economia e política, o Estado na economia, aspectos comportamentais, teoria da escolha racional, economia do bem-estar, desenvolvimento socioeconômico, intuições e fake-news, geografia urbana e desigualdade. A obra é um convite à reflexão sobre o ‘pensar a Economia’ ultrapassando as fronteiras dos recortes mais circunscritos a um campo de conhecimento, permitindo a compreensão da Ciência Econômica em seus aspectos sociais.
2021
Castro, Rita de Cássia Marques Lima de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Cacciamali, Maria Cristina; Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Suzuki, Júlio César; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Exercícios de resolução de equações diferenciais com séries de potências
Este é o primeiro livro eletrônico do autor dedicado à resolução de exercícios do curso de Cálculo IV da FZEA-USP. A obra apresenta e promove uma discussão detalhada de mais de vinte questões aplicadas na resolução de equações diferenciais ordinárias pelo método das séries de potências. O texto conta com dezenove figuras que facilitam, ao leitor, acompanhar as soluções. Muitos dos problemas têm como complemento gráficos interativos no site do Geogebra e vídeos no YouTube. O conteúdo é organizado em quatro capítulos: Séries de Taylor e Maclaurin, Resolução de equações diferenciais perto de um ponto ordinário, Equação de Cauchy Euler e Resolução de equações diferenciais perto de um ponto singular regular. A proposta do autor é que a obra possa, de fato, ser lida e estudada por estudantes dos primeiros anos de cursos de Engenharias.
2021
Linares, Juan López; Universidade de São Paulo. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
Educação para sustentabilidade: diálogos interdisciplinares
A fragmentação e descontextualização de currículos e atividades escolares mostram certa desarticulação com temas ambientais que são de urgente atenção para as sociedades atuais, o que compromete a educação de milhares de cidadãos a estarem preparados para lidar com as demandas de um desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, a visão de uma educação cidadã interdisciplinar, na perspectiva da Agenda 2030 e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU, traz a ideia de processos formativos participativos. A Educação para a Sustentabilidade se torna pertinente nesse cenário por tratar de questões ambientais e humanas de forma integrada e de objetivar o desenvolvimento de uma consciência crítica que inter-relaciona aspectos sociais, ecológicos, econômicos, políticos, culturais, científicos, tecnológicos e éticos. Os objetivos específicos do projeto são: construir um “cardápio de atividades sustentáveis”, desenvolver seminários online de sensibilização sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), articular diferentes áreas do conhecimento em espaços formais e não formais de ensino e criar um fórum de diálogo entre pesquisadores e comunidades escolares envolvidas com temas voltados à educação e sustentabilidade.
2021
Brando, Fernanda da Rocha; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Martins, Giselle Alves; Universidade de São Paulo. Laboratório de Epistemologia e Didática da Biologia (LEDiB/USP)
Religião, política e sociedade
Os textos que compõem os debates da obra Religião, Política e Sociedade vão ao encontro das várias reflexões e abordagens tanto teóricas quanto de análise a partir de linhas temáticas como: sistemas culturais religiosos presentes na América Latina; construção de sujeitos religiosos e políticos a partir das diversas matrizes religiosas; processos de secularização e laicidade; relações político-religiosas; e a problematização derivada de certas práticas na formação identitária que geram violência, em decorrência ora da supervalorização ora da subestimação e menosprezo de formas de existência, crença e visões de mundo. O pano de fundo que atravessa todos os textos, baseados na realidade contemporânea de América Latina, reclama respeito na coexistência das diferenças, rejeição na construção de si mesmo e de sua religião mediante visões binárias, bem como críticas ao apoio de processos políticos com base na lógica de criação do outro como inimigo, valendo-se de instâncias democráticas para fomentar tais sentimentos de intolerância e desrespeito. Não obstante, também se aborda a religião e sua contribuição na organização de lutas dos movimentos de cultura popular perante contextos políticos e econômicos de exploração e as resistências que desde práticas religiosas enfrentam políticas de opressão.
2021
Suzuki, Júlio César; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Villamil, Nayive Castellanos; Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM USP) Araújo, Gilvan Charles Cerqueira de; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Leituras da Arte no Mundo Contemporâneo. Pesquisas em Arte: pesquisas em arte
A arte é uma dimensão fundamental da vida social e cultural, em que simbolismos, posições políticas, opções estéticas e clivagens com a história pessoal e social do artista estão presentes, mediando as obras e sua produção, o que contribui para infinitas possibilidades de construções e arquiteturas. A compreensão de uma riqueza tão diversa é o esforço que orienta Leituras da arte no mundo contemporâneo, cujos autores possuem origens acadêmicas diversas, apontando para a importância da interdisciplinaridade na discussão de produções cujas dimensões são ímpares, mas guardam segredos a serem compreendidos a partir do uso de chaves que permitem, cada uma delas, a abertura de portas para dimensões diferentes. Os textos abordam diferentes questões que interessam ao debate sobre arte e cultura da atualidade, apresentando contribuições de pesquisadores egressos de dois programas de pós-graduação da Universidade de São Paulo, vinculados à área interdisciplinar da CAPES: o Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina - PROLAM e o Programa de Pós-Graduação em Estética e História da Arte -PGEHA.
2021
Gonçalves, Lisbeth Ruth Rebollo; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Suzuki, Júlio César; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Castro, Rita de Cássia Marques Lima de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade