Repositório RCAAP

COVID-19: Educação para Saúde: 2ª ed.

O livro é uma iniciativa do “Programa USP Diversidade” e foi idealizado com a intenção de apresentar informações confiáveis, com base em evidências científicas, de maneira simples, para serem utilizadas por todas as pessoas interessadas nas medidas de prevenção da infecção do novo coronavírus, causador da Covid-19. Devido ao avanço e à progressão acelerada do número de novos casos da doença, atingimos números impensáveis e cruéis, com centenas de milhares de mortes entre brasileiros. Com base nos avanços tecnológicos da saúde, como desenvolvimento de vacinas e utilização de novas tecnologias para prevenção e assistência das pessoas, foi elaborada a edição atualizada do e-book Fica a Dica! Covid-19. Assim, a obra Covid-19: Educação para Saúde traz informações atualizadas, incorporando novos capítulos como Novas Cepas e Mutações, Vacinas, Testagem e Diagnóstico e Reabilitação. As dicas são de fácil entendimento para serem utilizadas no dia a dia, como na escola, no trabalho, em casa e nos diversos locais em que circulam pessoas. O acesso às informações confiáveis, no contexto da Covid-19, é importante para reduzir a transmissão do vírus e esclarecer sobre as medidas que qualquer pessoa pode tomar para minimizar as complicações advindas da doença.

Ano

2021

Creators

Fernandes, Ana Paula Morais; Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Trapé, Átila Alexandre; Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto Sorgi, Carlos Arterio; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ci-ências e Letras de Ribeirão Preto Cepas, Lariane Angel; Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Aun, Laura Paschoal; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Silva, Policardo Gonçalves da; Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Nakamura, Ricardo; Universidade de São Paulo. Escola Politécnica Fernandes, Talita Morais; Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Para meninos, meninas e suas bonecas: moldes e moda para crianças no Brasil do século XIX

Para meninos, meninas e suas bonecas – moldes e moda no Brasil do século XIX é uma investigação sobre os trajes usados no Brasil no século XIX por um público que normalmente é esquecido nas pesquisas: as crianças. O livro trata, em primeiro lugar, das atividades que as crianças podiam exercer no século XIX: brincar, estudar, crescer de forma sadia... Na sequência, propõe-se a modelagem e a maneira de construir os trajes de meninos, meninas e das bonecas, peças fundamentais no crescimento e envolvimento social das meninas no século XIX. A recriação artística desses trajes é o desafio que a obra apresenta: leitor, veja as modelagens, adapte-as para suas necessidades e crie!

Ano

2021

Creators

Viana, Fausto; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Italiano, Isabel; Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades Bastos, Desirée; Universidade Federal do Rio de Janeiro Araújo, Luciano; Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Para vestir a cena contemporânea: moldes e moda no Brasil do século XIX

Este é muito mais do que um livro de modelagem do século XIX – é uma reflexão sobre o traje brasileiro, seus modos de produção, sua identidade cultural e também sua modelagem. Indicado para estudantes de teatro, moda, pesquisadores em geral e interessados em cultura brasileira, a obra é uma prática ferramenta de publicação para figurinistas, costureiras, alfaiates e estilistas, que contarão com esta publicação como suporte para a criação de seus trabalhos.

Ano

2021

Creators

Italiano, Isabel; Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades Viana, Fausto; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Bastos, Desirée; Universidade Federal do Rio de Janeiro Araújo, Luciano; Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Novos olhares sobre o ambiente urbano com foco na sustentabilidade

O livro, organizado pelos professores Wanda M. R. Günther e Arlindo Philippi Junior, ambos da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, é o quarto a ser publicado dentro de um ponto central considerando o ambiente urbano e a sustentabilidade. Este é um tema de extrema importância nos dias atuais. A publicação, online e de acesso aberto, cumpre com um dos objetivos do Programa: proporcionar ampla visibilidade à produção técnico-científica resultante das pesquisas realizadas pelo corpo discente e docente, com proposta de ampliar a apropriação do conhecimento técnico e científico e sua aplicação em serviços públicos, no setor produtivo e no terceiro setor. Organizada em quatro partes, a publicação é composta de 15 capítulos que expressam temáticas pertinentes às investigações desenvolvidas no Programa, envolvendo aspectos ambientais, de saúde e sustentabilidade.

Ano

2021

Creators

Günther, Wanda R.; Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública Philippi Júnior, Arlindo; Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública

A cor e a forma da literatura russa na Irlanda: refrações

O livro convida o leitor a mergulhar nos dois universos literários – o irlandês e o russo. À primeira vista, esses dois universos poderiam parecer bem distantes um do outro, mas, na verdade, como nos mostra a pesquisadora, eles se interligam, relacionam-se e comunicam-se com uma intensidade surpreendente. A autora analisa numerosos exemplos de adaptação e “domesticação” de textos literários russos na literatura irlandesa e, associando o rigor da pesquisa com fluidez e elegância de estilo, consegue criar um painel representativo amplo e multifacetado das “refrações” que acontecem no processo do diálogo dos escritores irlandeses com os russos. Talvez a palavra “refração” seja uma escolha mais poética para descrever todas as formas de intertextualidade que existem nesse diálogo, pois, declara a autora: “Minha escolha recaiu em ‘refração’ por ser definida como o desvio que sofrem os raios de luz, do calor ou do som ao passar de um meio para outro”.

Ano

2021

Creators

Mutran, Munira H.; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Guias formativos: para aprendizes e futuros profissionais de línguas na Universidade de São Paulo

A publicação apresenta os guias formativos concebidos no âmbito do projeto “Produção de materiais didáticos e metodologias para ensino de línguas no contexto brasileiro” que faz parte do “Programa Unificado de Bolsas (PUB)” da Universidade de São Paulo para 2020/2021, sob a coordenação do professor Milan Puh, atualmente docente da Faculdade da Educação. Trata-se de produção elaborada por alunos bolsistas do projeto, cuja principal preocupação é oferecer um apoio no processo formativo aos ingressantes, nas habilitações dos Cursos de Graduação na Faculdade de Letras, com enfoque nas seguintes línguas: árabe, alemão, chinês, coreano, grego, latim, russo e português para imigrantes e refugiados. Apesar de serem dirigidos ao público principal, os guias igualmente podem ser úteis para os/as ingressantes na Licenciatura, uma vez que indicam caminhos para formação de professores e futuro exercício da carreira docente.

Ano

2021

Creators

Puh, Milan; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

Espaços de consumo em tempos de Covid-19

Este livro apresenta a contextualização geográfica do consumo na tragédia da covid-19, propondo alternativas reflexivas e de compreensão dessa questão em diferentes matizes. Ressalta-se que é dever da Geografia reconhecer como os novos direcionamentos da produção-consumo-trabalho, no contexto da pandemia, afeta, variavelmente, a vida dos sujeitos (seu corpo, mente, vida cotidiana), conforme a classe social, os setores da sociedade, a produção das localizações e os usos e apropriações do território no mundo capitalista e no auge da sua tecnificação. O atual momento do planeta coloca entre parênteses não somente a relação de cada indivíduo com o próprio mundo, mas como se interpreta o dito mundo. É nessa relação entre sujeito x trabalho x mundo feito pelo sujeito no trabalho (substituído homem por sujeito), que se orienta a crise e, concomitantemente, emergem as atuais demandas de um novo olhar geográfico para o mundo do trabalho. Esse novo esforço interpretativo é realizado neste livro, à luz dos espaços de consumo em tempos de Covid-19.

Ano

2021

Creators

Lemos, Amalia Inés Geraiges de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Moraes Sobrinho, Aparecido Pires de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Desenho universal para a aprendizagem e ensino inclusivo na educação infantil

Este livro tem por objetivo discutir os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e sua aplicação na Educação Infantil. A proposta é baseada na pergunta: como podemos planejar e desenvolver um ensino direcionado a todas as crianças de uma classe de Educação Infantil, levando em conta os conceitos do DUA e as características de cada criança? Parte-se, primeiramente, da abordagem sobre a Educação Inclusiva e suas características, visto que o DUA tem como pressuposto a educação como um direito de todas as crianças, sendo dever da escola proporcionar meios para o aluno aprender, pois não é o aluno que deve se adaptar ao que a escola tem para oferecer. Na sequência, são apresentados e discutidos os princípios do DUA. O objetivo desses exemplos não é sugerir atividades a serem aplicadas pelo professor em sua realidade, mas sim analisar como os princípios discutidos estão presentes em situações de ensino do dia a dia.

Ano

2021

Creators

Bettio, Claudia Daiane Batista; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Miranda, Ana Carolina Arruda; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Schmidt, Andréia; Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Acoustic communication: an interdisciplinary approach

The organizers hope to have fulfilled the objective of the book of producing research based educational material, combining multidimensional approaches to the study of human sound production with an evolutionary perspective. That's why the work begins with the production of sound in non-human animals: there are anatomic and functional similarities involved in sound production in mammals, that from the most parsimonious view represent a continuity between non-human and human animals. During the collaborative research, the need to consult experts was perceived, given the interdisciplinary nature of the research topics under investigation. The book was divided into four parts: Animal Bioacoustics, Human Bioacoustics, Methods used in Bioacoustic research and analysis used in bioacoustic research.

Ano

2021

Creators

Otta, Emma; Universidade de São Paulo. Instituro de Psicologia Monticelli, Patrícia Ferreira; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

CEPECA: uma oficina de PesquisAtrizes e PesquisAtores v. 3

O CEPECA, grupo criado pelo professor doutor Armando Sérgio da Silva, em 2007, como um Centro de Pesquisa e Experimentação Cênica do Ator, vem se reconfigurando em um constante diálogo com a sociedade e o tempo. O trabalho organizado no e-book reflete a investigação guiada pela práxis em atuação como central no CEPECA, propósito que traz, inicialmente, perspectivas sobre a pesquisa na academia envolvendo questões necessárias àqueles(as) que enveredam por esse caminho. O livro finaliza com um artigo-encontro entre três pesquisadores com destacada atuação na comunidade universitária, em uma roda de conversa sobre como realizar metodologias de pesquisa em artes cênicas para além da normatividade que é imposta. Vale notar que se trata da terceira publicação do grupo, na qual se descortinam reflexões que entrelaçam a pesquisa em artes cênicas e o impacto da pandemia em nossas vidas.

Ano

2021

Creators

Coutinho, Eduardo Tessari; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

Projeto assentamento: cartilha de práticas extensionistas em saneamento ambiental rural. Diálogos entre ciência, política e sustentabilidade

Essa cartilha é uma publicação que orienta práticas em saneamento rural a partir de atividades desenvolvidas pelo Grupo de Estudos e Intervenções Socioambientais - GEISA - da Universidade de São Paulo, no âmbito do Assentamento Comunidade Agrária Nova São Carlos. A proposta é compartilhar e difundir as trocas de saberes realizadas entre a equipe do GEISA e assentados do Assentamento Comunidade Agrária Nova São Carlos, por meio de atividades teóricas e práticas que foram documentadas e sistematizadas nesta obra. Com isso, procura-se prover referências para a capacitação de grupos extensionistas e assentados no aspecto do saneamento rural. Os capítulos estão alicerçados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, compromisso global firmado em 2015 por 193 Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU). No contexto desse compromisso, chefes de Estado adotaram 17 objetivos, 169 metas e 231 indicadores globais para o desenvolvimento sustentável.

Ano

2021

Creators

Fantin, Marcel; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo Seto, Patricia Tamaki; Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia São Carlos Souza, Erick R. de; Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia São Carlos

Inteligência artificial: avanços e tendências

A obra mostra que a Inteligência Artificial - IA de hoje é parte do mundo real e, de fato, influencia a sociedade. Cenários de ficção científica discutidos em décadas anteriores agora fazem parte do debate sobre essa tecnologia. A relação entre IA e sociedade, entendida de forma ampla, é mais um eixo essencial no estudo de inteligências artificiais. Este livro aborda o tema focado em diálogos interdisciplinares sobre Inteligência Artificial. Cada um dos capítulos busca trazer reflexões de como as diferentes áreas do conhecimento têm lidado, integrado e aplicado a Inteligência Artificial. Os textos são oriundos das áreas das Ciências da Computação e Humanidades. A obra foi dividida em três grandes seções: “Ética e Estética”, “Ciências” e “Ciências Sociais Aplicadas”, além de uma seção introdutória. Os temas apresentam tanto reflexões mais abstratas quanto reflexões aplicadas.

Ano

2021

Creators

Cozman, Fabio G.; Universidade de São Paulo. Escola Politécnica Plonski, Guilherme Ary; Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Avançados Neri, Hugo; Universidade de São Paulo. Escola Politécnica

As dimensões imaginárias da natureza

Como um todo, o livro faz uma crítica ao paradigma desenvolvimentista atuante no mito do progresso que pauta as ações sobre a sustentabilidade, realiza uma discussão sobre a hermenêutica do imaginário aplicada aos diferentes contextos sociais e culturais - nacionais, africanos e europeus - por meio de uma reflexão sobre as forças míticas que atuam na natureza. A coletânea propõe uma discussão que considere os ciclos da Terra, os mecanismos de sua produção e reprodução, do profundo conhecimento dos ecossistemas, dos mecanismos de sua produção e reprodução articulados às soluções locais, ao hibridismo de formas culturais na busca de novos sentidos para a existência, no interior de novas temporalidades e espacialidades.

Ano

2021

Creators

Pitta, Danielle Perin Rocha; Associação Nacional Ylê Setí do Imaginário Oliveira, Elda Rizzo de; Universidade Estadual Paulista Almeida, Rogério de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

Figurino e cenografia para iniciantes

O livro nasce da experiência prática dos autores em sala de aula, ensinando cenografia e figurino na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. A obra foi criada para as pessoas que têm a vontade e o sonho de trabalhar com cenografia e figurino no teatro ou nas artes em geral e não sabem por onde começar. A proposta do trabalho é muito simples: passo a passo, os autores vão construindo, com o leitor, o traje de cena e a cenografia, permitindo que, por meio de conceitos simples, ele seja inspirado a expressar ideias que contribuirão para seu crescimento artístico e pessoal.

Ano

2021

Creators

Viana, Fausto; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Pereira, Dalmir Rogério; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

Bem-estar animal, inovação e tecnologia

Nos anos de 2019 e 2020, o Curso de Graduação em Zootecnia da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo inovou pela elaboração de revisões de literatura com temas atuais e notórios. Considerou-se, na revisão, publicações no período de 10 anos e dois temas principais foram escolhidos para esta coletânea: “Bem-estar Animal” em 2019 e “Inovação e Tecnologia” em 2020. O livro reuniu os melhores trabalhos apresentados, esperando-se que possa ser utilizado como consulta para os interessados nas áreas em destaque. Ressalta-se que os autores são responsáveis por seus respectivos trabalhos, sem alteração por parte dos organizadores/editores.

Ano

2021

Creators

Titto, Cristiane Gonçalves; Universidade de São Paulo. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Brandi, Roberta Ariboni; Universidade de São Paulo. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos

Educação como poiesis

O livro tem como base a investigação em nível pós-doutoral em educação, o caráter transdisciplinar e situa-se na interface entre os campos da Educação, Arte-Educação e Antropologia do Imaginário. Desse modo se faz necessário mostrar qual a concepção dos autores sobre cada um desses campos de saber. Na obra a Educação é abordada como um modo de proporcionar ao Ser o exercício de realizar seu potencial humano, como ato que nunca termina e que nunca se ordena, como poiésis, um tempo de criatividade e de criação. Em relação à Arte-educação, interessa aos autores a confluência entre uma concepção específica de educação, como poiésis e a fusão com algumas categorias elementares da arte “(expressão, criação, estesia, fruição e reflexão)”. Na Antropologia do Imaginário não se considera que as narrativas simbólicas como os mitos ou os contos filosóficos estejam circunscritas "aos povos primitivos", "irracionais" e "atrasados’", pois, segundo os autores, no universo simbólico “não há efetivamente progresso, não há superação dos dados antropológicos, mas seu eterno retorno”.

Ano

2021

Creators

Cabrera, Theda; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Ferreira-Santos, Marcos; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

Periferias insurgentes: ações culturais de jovens na periferia de São Paulo

A obra é resultado das pesquisas coordenadas pela equipe do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (Celacc-USP) durante o programa “Ano Sabático do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP)” sobre os projetos culturais financiados pelo Programa Valorização das Iniciativas Culturais (VAI) da prefeitura municipal de São Paulo. Esse programa fomenta iniciativas de ação cultural em bairros periféricos e existe há dezessete anos. Observou-se que essas ações culturais significam uma demonstração das potencialidades dos territórios periféricos expressas em outras ações, como a do movimento hip-hop, das comunidades de samba, das redes de mulheres na periferia, entre outros. Para efeitos da pesquisa, foram selecionados os projetos desenvolvidos principalmente nas zonas leste e sul da cidade. Com base nesse primeiro levantamento quantitativo utilizando os sites oficiais do programa, foram levantados os contatos dos proponentes dos principais projetos e procedeu-se à segunda etapa do trabalho de campo que consistiu em entrevistá-los em suas localidades. Parte dessas entrevistas foi gravada em vídeo, resultando no documentário Periferias Insurgentes, disponível no site do IEA e do Celacc.

Ano

2021

Creators

Oliveira, Dennis de; Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Avançados

Caminhos da região central paulista: articulação entre universidade e sociedade para a construção da cidadania e do desenvolvimento sustentável

A publicação, composta por três volumes, é resultado das experiências extensionistas de docentes da Universidade de São Paulo (USP – São Carlos), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade de Araraquara (UNIARA). Baseadas na estrutura didático-pedagógica do Projeto Rondon, o objetivo é apresentar possibilidades de engajamento de estudantes universitários em ações voltadas para a cidadania e o desenvolvimento sustentável em um contexto de ensino e aprendizagem. Os textos apresentam oficinas integradas que buscam alcançar benefícios permanentes para municípios de pequeno porte e com baixo índice de desenvolvimento humano, incluindo a melhoria do bem-estar social e o fortalecimento de políticas públicas, de forma a atender às necessidades específicas das comunidades envolvidas. As oficinas deste primeiro volume contam com dois enfoques: cursos de difusão e uso de tecnologias digitais voltados para as questões urbanas, arquitetura, patrimônio cultural e geoprocessamento, e oficinas de curta duração, com atividades que procuram fortalecer a economia local, focadas no aprendizado sobre a confecção, apresentação e estratégias de comercialização de produtos.

Ano

2021

Creators

Fantin, Marcel; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos Vizioli, Simone Helena Tanoue; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos

Caminhos da região central paulista: articulação entre universidade e sociedade para a construção da cidadania e do desenvolvimento sustentável

A publicação, composta por três volumes, é resultado das experiências extensionistas de docentes da Universidade de São Paulo (USP – São Carlos), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade de Araraquara (UNIARA). Baseadas na estrutura didático-pedagógica do Projeto Rondon, o objetivo é apresentar possibilidades de engajamento de estudantes universitários em ações voltadas para a cidadania e o desenvolvimento sustentável em um contexto de ensino e aprendizagem. Este segundo volume aborda atividades formativas focadas na implementação de tecnologias sociais e na melhoria da qualidade de vida da população. As oficinas propostas buscam a capacitação de gestores municipais e de lideranças comunitárias para o desenvolvimento e o acompanhamento de projetos associados ao contexto do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 11 das Nações Unidas (Cidades e Comunidades Sustentáveis). Objetiva-se, assim, associar o verde e as tecnologias sociais ao cotidiano da população, valorizando, dentro desse contexto, a melhoria da qualidade de vida e o papel da universidade na difusão dos conhecimentos associados às necessidades e demandas cotidianas da sociedade.

Ano

2021

Creators

Vizioli, Simone Helena Tanoue; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos Fantin, Marcel; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos Sossae, Flávia Cristina; Universidade de Araraquara Aly Júnior, Osvaldo; Universidade de Araraquara

Caminhos da região central paulista: articulação entre universidade e sociedade para a construção da cidadania e do desenvolvimento sustentável

Esta publicação, composta por três volumes, é resultado das experiências extensionistas de docentes da Universidade de São Paulo (USP – São Carlos), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade de Araraquara (UNIARA). Baseadas na estrutura didático-pedagógica do Projeto Rondon, elas têm como objetivo apresentar possibilidades de engajamento de estudantes universitários em ações voltadas para a cidadania e o desenvolvimento sustentável em um contexto de ensino e aprendizagem. O terceiro volume procura orientar de forma prática, visando ao desenvolvimento de oficinas voltadas para educação e saúde, com o principal intuito de levar o conhecimento gerado nas universidades da região para a população carente, capacitando agentes multiplicadores que possam compartilhar os aprendizados em seus círculos familiares e comunitários. A pandemia de Covid-19 pôs em pauta inúmeras questões à população, em relação à saúde e educação, que a presente cartilha, embasada na ciência, procura esclarecer.

Ano

2021

Creators

Vizioli, Simone Helena Tanoue; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos Fantin, Marcel; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos Takase, Luiz Fernando; Universidade Federal de São Carlos Bruno, Cristina Helena; Universidade Federal de São Carlos