Repositório RCAAP
Apresentação
Apresentação.
Interview with Camila Diogo de Souza: new perspectives for the study of the Ancient Iron Age in Greece (XII-VIII BC)
Entrevista com Camila Diogo de Souza.
O mundo dos heróis na poesia hexamétrica grega arcaica
Uma discussão sobre o mundo representado nos poemas homéricos depende de uma abordagem de sua poética e de como circunscrevê-los na tradição mais ampla que é a da poesia hexamétrica grega arcaica. Propõe-se, aqui, um exame dessa tradição e do modo como nela o mundo dos heróis é conceitualizado como próximo e distante do mundo contemporâneo do público.
The feminine protection of iliadic discourse: three interventions for the life of Hector
This article intends to reflect on a particular aspect of the notion of protection typically bound to the woman’s social action. Based on three successively passages in which three feminine characters seek to protect Hector’s life, we discuss the kind of protection that the Homeric poetry tends to associate to the woman’s world.
2013
Moraes, Alexandre Santos de Lessa, Fábio de Souza
O público e o privado nas assembleias de Ítaca
Two assemblies in Ithaca are described in the Odyssey. The first is the one that summoned by Telemachus, through counsel of the goddess Athena. In it he called for the suitors to abandon their home and asked to give a boat so he could go out in search of information about his father, Odysseus. The second is the one that the relatives of the suitors gathered to call for revenge. In this article are discussed the role of these assemblies as organizational forms of society Ithaca figured in the poem. We discuss mainly as the ideas expressed by the words dēmion (public) and ídion (private) are articulate in the text and to what extent the space represented by the agora (assembly) relates to the organization models of the Greek polis.
O banquete e as narrativas na 'Odisseia'
Este breve ensaio tenta definir o “banquete” na Odisseia (daís, “partilha” e não o sympósion) como modo básico de socialização e momento decisivo no ritual maior de recepção de um hóspede, onde ocorre não só a partilha de comida e bebida entre anfitrião e hóspede, mas, após a refeição, também a identificação de ambos através de narrativas, sendo ainda o “banquete” a ocasião por excelência para as narrativas cantadas dos aedos. O ensaio tenta ainda pensar como, na Odisseia, o “banquete” se configura como ocasião privilegiada, mas típica, de disponibilidade ou tempo livre, necessários para a narração e audição de narrativas.
Heroic identity and multitude identity in the 'Iliad'
Na Ilíada, a multidão exerce um papel fundamental para a construção da trama. Ela ajuda a ambientar a epopeia em um cenário de guerra épica, além de ser necessária na própria definição daqueles que são as figuras centrais do poema: os heróis. Nesse sentido, procurou-se discutir justamente a função da multidão, massa, ou coletividade, em um poema em que o enfoque recai em outro elemento. Para tal, foi preciso estabelecer a forma com que ela garante que o herói seja mostrado de maneira épica. Utilizando o conceito de identidades, este artigo procura definir a maneira como estes dois elementos interagem na Ilíada. Conclui-se que a multidão ambienta e define a ação do herói, sendo um elemento essencial para a compreensão do poema homérico.
Homer: what culture? What society?
From the archaeological researches made by Heinrich Schliemann in the end of the 19th century, a new past was framed to the Homeric epics. Previously considered having a mythological content, after the archaeological discoveries that culminated in the definition of a Bronze Age, they started to be viewed as a source for that age. However, those same archaeological researches and other ones also revealed the inconsistencies of the Homeric epics relating to such an age and its proximity to the Iron Age. The present paper aims to discuss those discoveries, running through with the reader the ways that conducted the epics from just a figment of poetic imagination to its role as historical source and mainly to enquire about which society and which culture those poems refer to.
Cultura material greco-romana: algumas reflexões acerca do ensino e pesquisa de Arqueologia Clássica no Brasil
Nas últimas duas décadas os Estudos Clássicos no Brasil tem encarado muitas mudanças. Embora haja um aumento nos estudos de grego e latim em diferentes universidades públicas brasileiras, melhorando sensivelmente a qualidade das pesquisas sobre a história greco-romana no país, o estudo da cultura material e Arqueologia ainda estão legadas a um segundo plano. Nesse sentido, a presente reflexão tem por objetivo discutir o ensino de História Antiga no Brasil e propor novas possibilidades de se pensar a História greco-romana a partir da teoria pós‑colonial.
O ideal de 'kalokagathia' em Xenofonte: uma análise dos excessos
Xenofonte, polígrafo ateniense que viveu no século V a.C., produziu um diálogo intitulado Banquete que possui como fio condutor as ações dos homens virtuosos, ou seja, dos kaloikagathoi. Nosso objetivo é identificar o que para Xenofonte consistia a kalokagathia a partir da análise de dois personagens do Banquete que se constituem em paradigmas de excesso: Nicerato e Critóbulo.
Festivais, teatro e o campo político na Atenas do século V a.C.
This article is aimed to evaluate the role of the Great Dionysia along the political celebrations in Athens, during the fifth century BC. For this, we take the notion of the political field, developed by the sociologist Pierre Bourdieu. It is also emphasized, the most important liturgy of that festival: the choregia. Besides, we analyze some fragments of tragedies that were performed at a specific time of the celebrations for Dionysius, such as: Euripides’ Phoenissae and Sophocles’ Oedipus at Colonus.
'Divus Iulius Caesar': as construções em torno de Júlio César em Veléio, Plutarco e Suetônio
Inúmeras são as análises acerca de Caio Júlio César, importante romano que viveu no século I a.C. Diversos autores, de períodos distintos, dedicaram-se a narrar a vida deste personagem, seus feitos, suas conquistas, suas vitórias e derrotas. Logo, possuímos inúmeras faces de César, múltiplas construções que apresentam sentidos variados, objetivos diversificados. É pensando nisto que nos propomos, neste momento, a analisar como três autores, Veléio, Plutarco e Suetônio, pertencentes ao arco cronológico do Principado romano descrevem a vida de Júlio César, ressaltando as diferenças e as semelhanças existentes nestas narrações.
Jesus, um 'popstar'? Imagem e representação cinematográfica do nazareno entre 1905 e 1927
Resenha de: CHEVITARESE, André Leonardo. Jesus no cinema: um balanço histórico e cinematográfico entre 1905 e 1927. Rio de Janeiro: Kliné, 2013. 188 p. v. 1.
2013
Soares, Caroline da Silva Furlani, João Carlos
O Trágico no Canto XXII da 'Ilíada'
A nossa intenção nesse artigo é mostrar, de modo claro, mais do que uma ou outra ação trágica, um núcleo trágico desenvolvido por Homero, que possa justificar ainda mais a importância do poeta da Ilíada e da Odisseia, na base do gênero dramático. Estes núcleos podem ser exemplificados com o combate Ajax-Heitor, no Canto VII da Ilíada, transformado por Sófocles, na tragédia Ajax; na Odisseia, Canto XI, na ocasião do encontro de Odisseu com a alma de Agamêmnon, no Hades, seguramente o ponto de partida de Ésquilo para a sua trilogia Oresteia. Porém, é no Canto XXII da Ilíada que conseguimos ver a primeira formulação do espetáculo da tragédia, com todos os seus componentes, inclusive a encenação, quando do enfrentamento entre Aquiles e Heitor.
A relação entre a identidade helênica e o espaço ocupado: Telêmaco em Ítaca
In this article we will work with the idea that the locations described in the Odyssey, epic poem attributed to Homer, can somehow say something about the way the space was thought and meaning in the ancient Iron Age. We also believe that social interactions performed in the spaces can influence the way in which humans beings understand and represent yourself and others around you. In this sense, the analysis of the adventures of Telemachus (Telemaquia – the first four books of the Odyssey) can help us in the task of understanding the way in which the Greeks understood the place (topos) in which they lived and what makes it a place of identity (isotopia).
Arqueologia de Textos: método, técnicas e reflexões para a leitura de fragmentos de obras literárias antigas
Resenha de: BARON, Christopher. Timaeus of Tauromenium and Hellenistic Historiography. Cambridge Univesity Press, Cambridge, Inglaterra, 2013. 317 p.
Compressed temporalities within the musical- poetic: different variations of representation of the Homeric Hades localization
O presente artigo tem por objetivo abordar as diferentes variações de representação e localização do Hades homérico, problematizando temáticas relacionadas ao mundo dos mortos helênico e as representações contidas na Ilíada e Odisseia. Utilizamos para isso um enfoque que leve em consideração a composição oral-musical dos poemas, bem como as influências que essa mesma composição acaba por impingir ao texto que nos chegou.
Apresentação
Apresentação.
Entrevista com Maria José Hidalgo de la Vega: romanização, poder e ideologia no norte da África romano
Entrevista com Maria José Hidalgo de la Vega.
Spaces of power in Berber North Africa under Carthaginian and Roman rule: the case of Cirta (Constantine, Algeria)
O presente artigo aborda a ocupação espacial e a organização social da região ao redor da antiga cidade de Cirta, moderna Constantina, na Argélia. A partir de dados arqueológicos, textuais e epigráficos, procuramos sistematizar uma hipótese de ocupação do território pelos grupos autóctones norte-africanos, ordenados na grande confederação dos númidas. Inclui-se, assim, sua relação com o domínio cartaginês e, posteriormente, com o romano.