Repositório RCAAP
Entre panegíricos e moedas: um estudo da cultura política através da retórica e das imagens divinas na Tetrarquia
As reformas da Tetrarquia e, sobretudo, a sistemática reordenação do culto imperial sob a égide de Diocleciano e Maximiano podem ser analisadas a partir do estudo das moedas e dos Panegíricos Latinos. O objetivo deste artigo consiste em compreender qual o papel político desses dois elementos, que a priori consideramos como instrumentos de louvor no cerimonial da basileia. Como estudo de caso, selecionamos as imagens de Júpiter e, principalmente, de Hércules, que aparecem nas emissões monetárias e nas passagens dos discursos. O enlace que ocorre entre o basileus e os súditos por ocasião dos rituais públicos, bem como as relações de poder que decorrem do processo de legitimação do governo, foram pensados à luz dos pressupostos teóricos da cultura política.
O 'forum romanum' e a formação social do 'vir bonus': o caso de Caio Otávio (I a.C.)
O estudo do forum apresenta múltiplas leituras no que tange aos seus significados para os romanos. Afinal, determinados lugares podem ser utilizados ao longo da história para justificar processos de legitimação do poder, de construção de identidades, assim como de segregação ou de integração entre sujeitos no interior de um segmento ou em um ambiente externo a ele. A perspectiva aqui apresentada consiste em analisar o forum como um lugar antropológico no processo de construção do jovem aristocrata (masculino) em Roma, como Caio Otávio, para que esse sujeito pudesse tornar-se o vir bonus (bom cidadão) por excelência.
O processo de diferenciação das ordens senatorial e equestre no fim da República romana
As fronteiras identitárias entre a ordem equestre e a ordem senatorial, desde seu surgimento, foram tênues. Entretanto, no final do século II a.C., estas duas ordens começaram a delinear mais claramente seus limites, principalmente devido a uma lei proposta por Caio Graco durante sua magistratura como tribuno da plebe. Este é o objeto deste artigo, que visa a traçar um panorama do processo de diferenciação entre estas duas ordens.
Ascetismo, martírio e glória: a devoção a Maria nos relatos alexandrinos e origenistas (séculos III-IV)
No presente artigo, pretendemos demonstrar de que maneira a veneração a mártires e virgens impulsionará a piedade mariana na região de Alexandria entre os séculos III e IV. Para tanto, enfocaremos as histórias de algumas virgens-mártires, tais como Potamiena, Apolônia, Tecla e Justina, bem como a apropriação de alguns desses relatos por autores alexandrinos e origenistas, o que possibilitará que a devoção a Maria seja resignificada e legitimada nos círculos eclesiásticos.
A escrita da História da Lusitânia romana hoje: métodos, documentos e conceitos
Resenha de: LE ROUX, P. Os territórios romanos de Portugal no Alto Império. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, suplemento 19, 2015.
Formas da História Antiga: contribuições brasileiras para as discussões sobre o Império Romano
Resenha de: JOLY, F. D.; FAVERSANI, F. (Org.). As formas do Império Romano. Mariana: Ed. Ufop, 2014. 107 p.
Apresentação
Apresentação.
Entrevista com Maria Cecilia D’Ercole: contatos culturais, formas de devoção e cultura material no mundo greco-romano
Entrevista com Maria Cecilia D’Ercole.
Some remarks on the Roman religious architecture: the building of temples according to ‘De architectura’ by Vitruvius
The only Roman treatise on architecture, which reached our days almost complete, the De architectura by Vitruvius, holds a great importance for the study of the Roman architecture. Written and published at the time of transition between the Republic as a form of government, and what became known as the Principate, this work has a strong connection with the context to which it belongs being clearly connected to the building policy of Octavian Augustus, to whom the work is dedicated. In this work, we use the De architectura to reflect on the main Vitruvius’ guidelines about the construction of temples, the house of the gods.
2015
Gonçalves, Ana Teresa Marques Cunha, Macsuelber de Cássio Barros da
Archaeology and ritual: places of devotion in Roman Palestine
O presente artigo analisa o material cerâmico (lucernas) de três contextos arqueológicos definidos: Cesareia Marítima, Apolônia e Cesareia de Filipe face às práticas rituais constatadas nestes sítios durante o período de dominação romana na Palestina. Considera as hegemonias e as mudanças sistêmicas diante das novas significações, ritos e lugares de devoção na Palestina Romana.
A controversa devoção cristã a Jesus de Nazaré como Deus
Jesus de Nazaré foi um simples camponês judeu iletrado. Seus seguidores, porém, transformaram-no em Deus. Tendo em vista o fato de, tanto Jesus quanto seus seguidores, serem monoteístas, a divinização do carpinteiro exigiu elaborações intelectuais para acomodar tal concepção sem ferir a crença em um único Deus. Esse estudo discute as proposições acadêmicas acerca dessa mudança.
A busca pela “originalidade religiosa” nas Gálias no período imperial
The debate on “Romanization”, so common since the 70’s, may have been became “naturalized” as a descriptive discourse of the provincial realities, but effectively what sustained it may have not been properly sized historiographically: non-Roman archaeological evidence or Roman but local changes that have been found and highlighted from the second quarter of the century XX. The article tries to make an analysis of the theoretical discussions that created these topoi and present two examples of archaeological evidence to attest the existence of a religious originality in Gaul Roman in the imperial period.
Poder imperial e lugares de culto nas representações numismáticas do principado de Cláudio
The numismatic sources are an important vestige to understand aspects of ancient societies. One of these aspects that are elucidated by this type of source is the religious one, represented through praised deities, important temples or rituals. In the context of the Roman Empire, one realizes that this theme shares space with the imperial power and the purpose of establishing a local identity. The objective of this article is to show through numismatic emissions as this process occurred in some localities of the Principate of Claudius.
O 'Asclepeion' de Pérgamo no século II E.C. como lugar de interpenetrações temporais, espaciais e identitárias
O santuário de Asclépio em Pérgamo, na Ásia Menor, foi, no século II E.C., destino de viajantes das mais diversas regiões do Império Romano e que, ali, desfrutavam de práticas que iam além das necessidades e objetivos devocionais e medicinais. A partir de uma ampla reforma ocorrida após uma visita de Adriano à cidade, as estruturas arquitetônicas, os modelos estéticos e as representações figurativas no interior do Asclepeion inspiram uma profunda identificação entre as tradições pergamenas e Roma. Mais ainda, a variedade de experiências vividas no santuário promovia oportunidades à reconstrução das identidades e relações dos próprios visitantes. Neste artigo, discutimos como os usos do Asclepeion no século II E.C. o distinguiam como um lugar que excedia identidades, espacialidades e temporalidades.
“When my priestly lips say secret words”: ‘Abraxas’, magic and politics in the Greek magical papyri
The paper investigates a selection of spells from the Greek Magical Papyri in which the cock-headed god Abraxas appears. Reconstructing the historical process of finding and compilation of the Papyri, the article examines the magical context of the Mediterranean world in the first III centuries E.C., the overall aspects of the magical beliefs contained in these texts and the power relations established between those who practiced magic and the institutions of a social context that never approved it.
O circo como templo idolátrico em Tertuliano ('Spect.', 8.4; 13.4)
This paper aims to debate the rejection of the circus space, as well as the manifestations of entertainment practiced within it, and its meaning for the Paleochristian neophyte’s life, based on the Tertullian’s scriptures – in particular ‘Of public shows’ (De Spectaculis). In order to justify his statements, the North African author metaphorically associated both venues and monuments in circus and pagan temples, which led his argumentation to identify attending chariot races as an idolatrous practice. We argue that Tertullian’s aims with such sanctions were to control the sociability of Carthage’s proto-orthodox community members, as to mark the identity of this group in contrast with the identities of pagans. In order to answer our questions, we have analyzed our primary archives through a critical textual examination of the Content Analysis, following the method proposed by Laurence Bardin.
A data da 'Regra dos quatro Padres' e o início do monastério de Lérins
O monastério de Lérins, fundado por Honorato entre 400 e 410, foi a mais importante instituição monástica do Ocidente no século V. Recentemente, Adalbert de Vogüé e Jean-Pierre Weiss engajaram-se em um complexo debate acerca da primeira regra do monastério, a chamada Regra dos quatro Padres. Neste artigo, reconsidero os argumentos de ambos os autores e investigo quando e porque a Regra dos quatro Padres foi composta. Sugiro que Honorato e seus primeiros companheiros estabeleceram-se em Lérins como eremitas e que a Regra dos quatro Padres foi escrita entre 414 e 419 com a intenção de legitimar a reunião dos lerinenses em um único monastério e a autoridade do superior.
Devoção, espaço de culto e poder: o ressoar de 'Theotokos' na basílica de Santa Maria Maggiore (século V)
O presente artigo tem como objetivo analisar a construção da basílica de Santa Maria Maggiore, com destaque para os mosaicos marianos localizados no arco triunfal, de modo a apreender os motivos pelos quais estes foram ali engendrados. Ademais, buscamos compreender como a devoção a Maria se estabeleceu no local, contribuindo para a legitimação da autoridade do bispo de Roma, que passou a representar a emanação do poder e dos desígnios divinos.
Um corte sensível: a passagem entre os séculos I a.C. e II d.C. na historiografia
Este artigo problematiza as propostas de periodização da história do judaísmo (séculos I a.C. e II d.C.), observando debates historiográficos do XIX ao XXI.
O elemento religioso na interpretação dos acontecimentos da 'Guerra pérsica'
Procópio de Cesareia, historiador bizantino, retratou o governo de Justiniano no século VI d.C. de forma muito distinta. Ao narrar as ações do imperador, o autor disponibilizou um conjunto heterogêneo de informações religiosas que ainda leva muitos historiadores a discutir o significado de suas crenças e a importância da providência divina na interpretação dos acontecimentos. O objetivo deste artigo é enfatizar o elemento religioso na Guerra pérsica, discutindo o uso de imagens cristãs, de caráter fatalista, como ferramenta de crítica ao imperador Justiniano e o papel de Deus e da sorte na explicação dos acontecimentos.