Repositório RCAAP
Migrações internacionais em tempos de crise: um estudo sobre o processo de integração dos refugiados sírios na cidade de São Paulo (BRA).
FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
Gestão da manutenção pós entrega de edifícios residenciais
O presente trabalho apresenta uma estratégia para que uma empresa, atuante no ramo da construção civil, em obras de edificações residenciais, possa estruturar seu setor de assistência técnica pós-entrega da obra. Para tal foi realizado um estudo de caso de uma empresa que nasceu em 1963 e está fortemente atuando no mercado. É apresentada a realidade enfrentada por esta empresa, visando auxiliar novos empreendedores tanto no que tange a formação dos benefícios e despesas indiretas, quanto na formação de um percentual de previsão financeira futura para este fim, uma vez que o custo de manutenção pós-obra é uma das maiores incertezas tanto na sua formação,quanto no dimensionamento da mão de obra necessária para um bomatendimento aos clientes. Foram analisados e apresentados dados relativos a incidências de manutenções por tipo de serviço, bem como o custo envolvido.
2022-12-06T15:45:43Z
Marcia Mascarenhas Mourthe
Nearby places: on location-based pruning for point-of-interest recommendation
A recomendação de ponto de interesse (POI) em redes sociais baseadas em localização (LBSNs) têm sido amplamente pesquisada como um mecanismo para ajudar as pessoas a descobrirem novos locais para visitar em uma cidade. Apesar dos esforços recentes, atualmente, as coleções de teste disponíveis são enviesadas ao favorecimento de sistemas de recomendação de POIs sensíveis a geografia. Isso ocorre pois boa parte do sucesso desses sistemas é devido ao fato de que as pessoas preferencialmente tendem a visitar POIs próximos à elas. Como resultado, não está claro o papel que outros fatores contextuais desempenham em um cenário mais realista, onde a geografia é restrita por definição, dada a localização da pessoa. Para lidar com esse problema, apresentamos nossa metodologia de avaliação para a tarefa de recomendação de POIs próximos, onde as sugestões de POIs são restritas a uma área próxima da localização da pessoa. Além da tarefa proposta, apresentamos uma coleção de testes para recomendação de POI próximos, que inclui vários casos de teste com restrições geográficas, enriquecidos com contextos temporais e climáticos, distribuídos ao longo de um ano em duas grandes cidades nas Américas. Também, apresentamos uma análise detalhada da qualidade dos sistemas de recomendação de POIs estado-da-arte (e.g., BPRMF, Rank-GeoFM) como referência para a nossa coleção de testes.
Análise da regularidade cinemática em corredores com e sem histórico de lesão
A corrida é uma das atividades físicas mais populares no mundo. Entretanto, essa atividade apresenta uma alta taxa de incidência de lesões. Vários fatores de risco para lesão foram investigados, no entanto não foi gerado um entendimento mais claro da etiologia das lesões. Geralmente, os estudos biomecânicos utilizam métodos focados em variáveis cinemáticas discretas e consideram a existência de uma relação linear, ou seja, de causa e efeito. Recentemente, tem sido sugerido o uso de métodos não lineares para entender a organização do sistema biológico a partir da perspectiva de sistemas complexos e suas relações com o surgimento de lesões. A complexidade dos sistemas biológicos está associada, entre outras características, às interações não lineares entre os vários componentes responsáveis por produzir o movimento humano. Uma alteração nos componentes do sistema biológico pode diminuir a habilidade de um indivíduo para se adaptar adequadamente às mudanças impostas pela tarefa e condições ambientais. Considerando isso, a análise da regularidade do padrão cinemático da corrida é uma das medidas não lineares que pode contribuir para o entendimento sobre a organização do sistema na tarefa. Portanto, o objetivo deste estudo foi investigar a regularidade dos movimentos articulares de membros inferiores em corredores com e sem histórico de lesões durante a corrida. Foi realizado um estudo observacional transversal com dezenove corredores recreacionais com e sem histórico de lesão. Durante a coleta de dados da corrida, os participantes correram em uma esteira, em velocidade autosselecionada. A cinemática do membro inferior no plano sagital foi registrada por meio de um sistema de análise tridimensional ativo. A regularidade das séries temporais cinemáticas de quadril, joelho e tornozelo foram analisadas por meio do cálculo da entropia amostral (SampEn). O teste de ANOVA mista foi usado para avaliar as diferenças entre os grupos. Corredores com histórico de lesão tiveram valores mais baixos de SampEn em comparação com corredores sem histórico de lesão (P = 0.002). SampEn foi maior no tornozelo do que no joelho (P = 0.001) e quadril (P < 0.001). SampEn do joelho foi maior que no quadril (P = 0.001). A maior regularidade do padrão de movimento em corredores com histórico de lesão sugere menor adaptabilidade do sistema neuromusculoesquelético durante a corrida. Além disso, as articulações dos membros inferiores lidam com diferentes demandas e o tornozelo parece ser a articulação mais adaptativa às perturbações impostas pelo ambiente durante a corrida.
Um algoritmo para projeto de redes hierárquicas
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2022-12-06T15:45:43Z
Frederico Rodrigues Borges da Cruz
Sistema Impro com crianças: experiência de ensino-aprendizagem do teatro na educação fundamental
Nesta dissertação, apresenta-se um relato de experiência docente da prática do Sistema Impro na disciplina curricular Teatro, com discentes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I em um colégio de Belo Horizonte. O relato consiste na etnografia da experiência da pesquisadora e das crianças, por meio da observação, narrativa e análise dessa prática. O Sistema Impro é um sistema de ensino-aprendizagem da improvisação, criado por Keith Johnstone e desenvolvido desde a década de 1950 até a atualidade. Sua proposta, que tem por premissa a liberação da imaginação e da criatividade para o fazer teatral espontâneo, vem sendo, paulatinamente, realizada e discutida por artistas-pesquisadores-docentes no Brasil. No entanto, no contexto do aprendizado teatral na Educação Básica, percebe-se uma lacuna dessa prática, e sua discussão acadêmica como uma possível metodologia para o ensino do Teatro na escola. Desse modo, esta experiência poderá contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o Sistema Impro tanto para seus praticantes, quanto para o público docente de teatro, mas, sobretudo, para a experiência e o aprendizado do Teatro no Ensino Fundamental I por crianças, do ponto de vista delas mesmas.
Efeito da Clonidina associada à Lidocaína na anestesia subtenoniana (Episcleral) em cirurgia de catarata
A cirurgia de catarata é o procedimento cirúrgico mais frequente em oftalmologia, e a anestesia regional é comumente usada. Dentre as técnicas de anestesia regional, a subtenoniana (episcleral) vem se tornando mais utilizada por proporcionar melhor acinesia e analgesia. A clonidina é um agonista do receptor adrenérgico, frequentemente usado como adjuvante em bloqueios retrobulbar e peribulbar, prolongando a acinesia e analgesia. O objetivo deste estudo foi avaliar se a adição de clonidina à lidocaína 2% na anestesia subtenoniana interfere na duração do bloqueio e da analgesia em pacientes submetidos a cirurgia de catarata. No estudo prospectivo, aleatório e duplamente encoberto, foram incluídos 40 pacientes estadofísico ASA I e II, de ambos os gêneros, divididos aleatoriamente em 2 grupos de 20 pacientes, aos quais foram administrados, no grupo controle, 6 mL de lidocaína 2%, associada a 1 mL de solução de cloreto de sódio a 0,9%, e, no grupo clonidina, 6 mL de lidocaína, associada a 1 µg/kg de clonidina diluída em 1 mL de solução de cloreto de sódio a 0,9%, ambas soluções sem adrenalina e associadas com 25UI/mL de hialuronidase. Foram avaliados no per e pós-operatório: pressão arterial média, frequência cardíaca, saturação arterial periférica de oxigênio e grau de sedação. A acinesia dos movimentos do bulbo ocular nas 4 direções do olhar, músculos elevador da pálpebra e orbicular foram avaliados com 1 minuto (M1), 4 minutos (M4) e 8 minutos (M8) após o término da administração do anestésico. Utilizaram-se escores de motilidade de 0 a 2, sendo 0 = sem movimento, 1 =movimento parcial, e 2 = movimento normal. A somatória total dos escores foi de 12 pontos, sendo pontuação 3 satisfatória para a realização da cirurgia. Para avaliação da intensidade da dor foi utilizada escala de avaliação numérica (0 a 10), sendo 0 = ausência de dor, e 10 = nível máximo de dor, medida durante a realização do bloqueio, administração do anestésico, no per e pós-operatório. Também foram valiados o consumo de medicação analgésica e efeitos adversos. Observou-se que o tempo de início da acinesia foi mais precoce no grupo clonidina, sem diferença estatística, comparado com o controle. Por outro lado, a duração da anestesia sensitivae a acinesia dos músculos do bulbo ocular, elevador palpebral e orbicularforam significativamente prolongadas no grupo clonidina. Da mesma forma, a duração da analgesia foi maior no grupo clonidina, com maior intensidade da dor no grupo controle. O tempo do primeiro requerimento de analgésico também foi maior no grupo da clonidina. Conclui-se que a clonidina (1 µg/kg), adicionada a lidocaína 2% na anestesia subtenoniana em cirurgia de catarata, prolongou de forma maiseficiente a duração da anestesia sensitiva, acinesia, analgesia e o tempo do primeiro requerimento de analgésicos no pós-operatório, com poucos efeitos adversos.
Projeto de intervenção para o controle da hipertensão arterial sistêmica dos indivíduos da área de abrangência da ESF V Santana da Serra do município de Capitão Enéas / MG
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma doença crônica não transmissível que afeta um grande número de pessoas na população brasileira, de alta prevalência pela quantidade de fatores de risco, como: hipercolesterolemias, obesidade, tabagismo, sedentarismo, stress, ingestão excessiva de sal, histórico familiar e o difícil controle dela. Desse modo, este trabalho tem como objetivo elaborar um plano de intervenção para promover o controle adequado dos níveis pressóricos, o controle e o tratamento adequado dos pacientes hipertensos residentes no território da ESF V Santana da Serra, essenciais para diminuição dos eventos cardiovasculares adversos do Município de Capitão Enéas / MG. Foram identificados os nós críticos relacionados ao inadequado processo de trabalho da equipe de saúde, hábitos e estilo de vida pouco saudáveis e baixo nível de informação da população. Foram propostas ações para um modo de estilo de vida mais saudável por meio da realização de atividades de educação em saúde abordando os seguintes temas: prática de exercícios físicos, alimentação adequada, perigos do álcool e do fumo, dentre outros. Espera-se com este trabalho implementar a linha de cuidados para a HAS com o intuito de aumentar o registro e o controle de usuários diagnosticados com HAS, proporcionado uma melhoria na saúde da população, no processo de trabalho da equipe de saúde da família e nos dados epidemiológicos do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB).
Gestão urbana e política habitacional: qualidade ou quantidade?: a trajetória da Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte
O processo de urbanização das cidades brasileiras ao longo dos últimos anos evidenciou a formação das chamadas cidades informais, dentro de um quadro de demandas que congregam parcela significativa da população. Isso evidenciou o papel dos poderes públicos locais normalmente associado, em boa parte dos casos, a uma metodologia de atuação que visa a otimização de resultados, em uma perspectiva que procura equilibrar recursos quantitativos e/ou materiais com diretrizes de natureza estratégica. Dentro dessa linha de argumentação, o presente trabalho analisa a trajetória recente da Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte - Urbel - ao implantar uma política pública de habitação composta por programas e projetos calcados na articulação com a população. Elaborado a partir de um levantamento de dados documentais e realização de entrevistas semi-estruturadas com gestores e técnicos ligados ao processo escolhidos em função desua representatividade na modelagem da proposta implantada, o trabalho observou que, tendo em vista as dificuldades quase naturais que o deficit histórico de habitações gera, a Urbel buscou estruturar uma atuação em que estavam presentes as dimensões política,administrativa e técnica, ampliando a compreensão da questão habitacional e dando uma conotação mais encorpada e qualitativa. Essa situação, se demonstrou avanços na construção de uma perspectiva abrangente da habitação, com envolvimento e participação popular, ainda encontra dificuldades na ação direta de natureza pontual,associada à falta de moradias e não atendimento da demanda imediata.
2022-12-06T15:45:43Z
Henrique de Queiroz Coelho
Passado, presente e perspectivas para o futuro da proteção internacional de investimentos: entre a fragmentação e a coesão no Direito Internacional
Este trabalho pretende analisar o tema da proteção internacional de investimentos, no contexto do direito internacional, desde suas primeiras manifestações até sua atual formatação. Nesse caminho, serão analisadas diversas categorias e institutos do direito internacional que são empregados e se relacionam com a proteção internacional de investimentos, de modo a investigar, também, o papel do indivíduo e das corporações tanto no contexto geral do direito internacional quanto no contexto da proteção internacional de investimentos. Por fim, são analisadas as interações existentes entre a proteção internacional de investimentos e outras importantes agendas e interesses, de modo a evidenciar a necessária consideração de interesses externos à proteção internacional de investimentos como condição para a efetividade e legitimação da proteção internacional de investimentos. Finalmente, com o objetivo de alcançar as referidas efetividade e legitimação, serão traçadas algumas breves propostas de melhorias para a atual formatação da proteção internacional de investimentos.
2022-12-06T15:45:43Z
Filipe Greco De Marco Leite
Jogando com a cidade: a construção das ações no espaço urbano nos jogos digitais de mundo aberto Bioshock e Grand Theft Auto IV
Esta pesquisa busca compreender como jogos de mundo aberto/sandbox que usam como cenário grandes ambientes urbanos se propõem a reconstruir o espaço das cidades na forma de ambientes virtuais procedimentais, os quais dão ao jogador a chance de agir e obter reações do software-jogo conforme certas regras de ação e comandos pré-programados pelos criadores do jogo. Pela complexidade e minúcia na construção dos ambientes urbanos que apresentam, foram escolhidos os jogos Bioshock e Grand Theft Auto (GTA) IV.O primeiro momento da pesquisa é dedicado à compreensão de quais as principais características que definem o que é um jogo e à definição de quais as características específicas que pautam os jogos digitais, além das possibilidades expressivas dadas ao jogador. Toda a análise dos objetos é baseada na prática de exploração dos jogos e na descrição minuciosa dos ambientes das cidades do jogo conforme essa exploração, buscando elucidar a forma como tais ambientes são disponibilizados ao jogador dentro da praxis metodológica proposta pela Teoria Ator-Rede na definição de Latour. Essa perspectiva de análise busca ficar atenta ao tipo de relação que existe entre a estruturação do espaço ou dos objetos e os modos de apropriação, de compreensão e os usos que se pode fazer destes. Para isso, recorremos ao design, ao urbanismo e à geografia como formas de embasar nossa visão sobre as escolhas no projeto e na construção de espaços virtuais e concretos. Pela forma como estes jogos se apresentam ao jogador, a opção da pesquisa foi por realizar a análise dos jogos escolhidos em dois momentos: primeiro, analisando o percurso linear de missões e desafios definido pelos criadores do jogo; depois, buscando as opções de agência e de transformação dadas ao jogador quando desvinculado das missões específicas e dedicado apenas a explorar as regras e limites de interação com o ambiente dos jogos. No último momento, a pesquisa se atém a compreender as diferenças na relação de cada jogo com o espaço urbano que constroem para o jogador e propõe alguns elementos a serem observados em jogos de mundo aberto para definir qual a relação de simulação e qual o tipo de liberdade intra-jogo que permitem ao jogador.
2022-12-06T15:45:43Z
Rodrigo Campanella Gonçalves Barbosa
Comunidades de leveduras associadas a abelhas sem ferrão na região de Mata Seca em Minas Gerais
O ecótono mata seca, região de transição entre cerrado e caatinga, abriga grande biodiversidade de espécies de abelhas nativas sem ferrão. Estas abelhas estão intimamente relacionadas a diversas espécies de leveduras, principalmente dos gêneros Starmerella e Zygosaccharomyces. No presente trabalho, as comunidades de leveduras associadas a duas espécies de abelhas nativas sem ferrão, Tetragonisca angustula (jataí) e Scaptotrigona cfr. bipunctata (tubuna), e a espécie com ferrão Apis mellifera foram estudadas em área de mata seca. Três coletas foram realizadas em área de preservação de mata seca (Janaúba, Minas Gerais), durante a estação chuvosa, no início da estação seca durante o período de floração das arvores da região, e no auge na estação seca. Amostras de mel imaturo, mel maduro, pólen e indivíduos adultos foram coletados em três ninhos de cada espécie de abelha. Durante o período de floração, amostras de flores de Myracrodruon urundeuva (Aroeira) foram coletadas por serem a principal fonte de néctar e pólen para as abelhas na região. As amostras foram processadas e semeadas em ágar extrato de malte – extrato de levedura (YM). Oitenta e seis isolados de leveduras foram obtidos das amostras coletadas dos ninhos de T. angustula, 184 isolados a partir das amostras de Scaptotrigona, 78 isolados das amostras de A. mellifera e 33 isolados a partir das amostras de flores de Aroeira, totalizando 381 isolados de leveduras. Cinquenta e três espécies de leveduras foram obtidas, incluindo novas espécies. A espécie associada com mais frequência à T. angustula foi Starmerella etchellsii; Candida parapsilosis foi a mais frequente associada à A. mellifera. A possível nova espécie Zygosaccharomyces sp.1, próxima à Z. mellis, foi a espécie mais frequente associada à S. cfr. bipunctata. As leveduras do gênero Starmerella foram isoladas em número elevado, distribuídas entre os substratos e entre as três espécies de abelhas, indicando endemismo. As comunidades de leveduras estudadas apresentam alto número de espécies exclusivas, indicando segregação nos locais de forrageio. A identificação das espécies de leveduras associadas a estes insetos contribui para elucidação do microbioma das abelhas nativas sem ferrão e sua biodiversidade.
Ecologia de flebotomíneos (Diptera: Psychodidae) coletados em cavernas do estado de Minas Gerais, Brasil
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
A Dança Experimental e a inclusão de alunos com deficiência intelectual: possibilidades para as aulas de Educação Física nos primeiros anos do ensino fundamental.
Este trabalho teve como objetivo propor a Dança Experimental como uma estratégia metodológica para a inclusão de alunos com deficiência intelectual nas aulas de Educação Física do ensino fundamental, visto que muitas vezes os professores de Educação Física deparam-se com dificuldades para incluir esses alunos em suas aulas. A Dança Experimental é uma proposta metodológica de ensino de dança desenvolvida pela Profª. Drª. Isabel Coimbra. Essa proposta é voltada para a criação de novas possibilidades de se movimentar e dançar, possibilitando uma prática voltada para a inclusão social. Como metodologia de pesquisa, utilizou-se a abordagem qualitativa no modelo pesquisa-ação, para fundamentar a elaboração, aplicação e análise de uma intervenção pedagógica realizada em uma escola da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de Belo Horizonte (Escola Municipal Professora Maria Mazarello). O público alvo foram os alunos de duas turmas de primeiro ciclo do turno da tarde, sendo uma turma de primeiro ano e uma turma de terceiro ano. Foi elaborada e aplicada, dentro do planejamento anual de Educação Física das turmas, uma unidade didática de oito aulas para o ensino de dança, baseada na metodologia da Dança Experimental, adaptada ao público infantil. O processo de coleta de dados se deu por meio de observação participante e de narrativas escritas pela professora/pesquisadora em diários de experiência de ensino. Foram utilizados também registros de imagens, por meio de fotos e filmagens, com o intuito de produzir material para auxiliar na análise dos dados como também para a produção do produto final (material didático). Os resultados demonstraram que o emprego da metodologia de Dança Experimental nas aulas de Educação Física favoreceu a participação e o aprendizado de toda a turma, inclusive dos alunos com deficiência intelectual. O material didático produzido nesta pesquisa pode ser acessado em: www.dancaexperimentalnaescola.wordpress.com/home/.
2022-12-06T15:45:43Z
Raquel Cristina Ramos de Oliveira
Villa Nova Athletic Club: histórias do futebol operário em Minas Gerais (1908 - 1952)
Este trabalho reconstitui o percurso histórico do Villa Nova Athletic Club, time de origem operária criado oficialmente no ano de 1908, até o início da decadência da agremiação no início da década de 1950. O objetivo principal desta tese é analisar e problematizar o Villa Nova como estratégia de controle dos corpos dos operários da Mina de Morro Velho. O que nos permitirá conhecer mais a respeito do fenômeno de criação de clubes operários em Minas Gerais, nas décadas de 1930 e 1940. Para tanto, se constituíram como principais fontes os periódicos mineiros e cariocas disponíveis na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, assim como o acervo precioso da Coleção Linhares, também disponível digitalmente. Os livros Mina de Morro Velho: a extração do homem, da Yonne de Souza Grossi, e Futebol no embalo da nostalgia, de Plínio Barreto, além do livro do memorialista Wagner Augusto Álvares de Freitas, intitulado Villa Nova: 100 anos de glória em vermelho e branco foram fundamentais para construção deste trabalho, cada qual abordando uma dimensão do objeto investigado. O livro de Lira Neto, Getúlio (1930-1945): do governo provisório à ditadura do Estado Novo, apresentou-se como essencial para me ajudar a capturar o clima político de época e perceber que na região central de Minas Gerais ocorriam fenômenos muito semelhantes com o restante do País, em consequência da forte política Varguista. Foi possível perceber ainda que, apesar de todas as intencionalidades da multinacional inglesa e das políticas estatais, o conjunto de operários da Mina de Morro Velho resistiu e não se pacificou. Muitos se organizaram em sindicatos, realizaram marchas, e até morreram na luta por melhores condições de vida. Destarte, conclui que a política nacional e o futebol como estratégias de controle dos corpos dos operários eram pilares indissociáveis na construção dessa nova sociedade pretensamente industrializada que se apresentava, e a história das primeiras décadas do Villa Nova Athletic Club não poderia ser apartada de todo esse complexo campo de disputas hegemônicas.
2022-12-06T15:45:43Z
Roberto Camargos Malcher Kanitz
Ambiente de trabalho e hipertensão arterial nos trabalhadores do inquérito SAUVI (2014-2015) Betim MG
O objetivo desse estudo foi verificar associações entre hipertensão arterial e o ambiente de trabalho, jornada de trabalho e trabalho noturno em trabalhadores do inquérito SAUVI-Betim. Trata-se de um estudo transversal, que analisou dados do inquérito SAUVI, realizado nos anos de 2014-2015. Inicialmente, foram analisadas informações gerais do banco, comparando os grupos de trabalhadores e não trabalhadores. Em seguida, foi feita análise compreendendo somente o grupo de trabalhadores, totalizando 643 pessoas. Para a análise estatística foram utilizados os programas SPSS, R e testes de qui-quadrado nas tabelas de contingências e as Análises de Correspondências entre variáveis específicas do bloco Trabalho e do bloco Saúde. Foi demonstrada a significância estatística (p<0,05) para faixa etária, escolaridade, estado civil e relação do mercado de trabalho. Foi realizada Análise de Correspondência entre Trabalho Noturno mais Hipertensão Arterial e Jornada de Trabalho. Observou-se a distribuição da hipertensão arterial nos trabalhadores do SAUVI. Não foi possível atribuir associação entre hipertensão arterial e condição do ambiente de trabalho.
Da prática educativa a uma educação pela prática: o ensino de história com o museu e com a literatura
Esta tese tem como tema principal a análise das narrativas elaboradas pelos docentes de história da educação básica em Belo Horizonte, a partir de práticas educativas desenvolvidas na relação da escola com o museu. Busquei identificar como essas práticas foram desenvolvidas, refletidas e mobilizadas em salas de aula na dinâmica que envolve a pré-visita e o pós-visita. Foram analisadas as perspectivas que orientaram os docentes de história a abordar o museu em sua prática educativa e fundamentaram suas ações no processo de preparação e realização para a atividade da visita e para a atividade do pós-visita. A pesquisa elucidou aspectos da relação escola-museu e, nela, do uso da literatura na prática docente, colocando em discussão a relação entre as práticas e os saberes docentes no campo do conhecimento histórico. Interessam-nos as influências do setor educativo do museu no processo de formação continuada dos docentes de história e em suas ações pedagógicas na interface entre a escola e o museu, nesse caso, especificamente, um museu cujo objeto é a pré-história brasileira. Essa análise se dá a partir dos dados coletados em entrevistas semiestruturadas feitas com os sujeitos diretos desta pesquisa (docentes) e profissionais do museu de Ciências Naturais da PUC Minas, de uma entrevista caminhante, realizada no museu com o coletivo de professores das escolas participantes, das práticas do pós-visita gravadas e transcritas nas atividades (com os sujeitos indiretos: estudantes), além da análise de práticas estabelecidas no ambiente museal e do caderno de campo que foi utilizado em diversos momentos: museu (Setor Educativo e expositivo), escolas (salas de aula e visita ao museu). As principais contribuições da pesquisa dizem respeito à relação estabelecida entre os docentes, os ambientes culturalmente estruturados (como os museus) e os processos pedagógicos por eles desenvolvidos por meio de artefatos culturais (como os livros literários), com vistas à promoção de um ensino de história que considere os usos do passado e as formas de percepção das temporalidades pelos estudantes, por meio da promoção de uma prática pedagógica significativa.
2022-12-06T15:45:43Z
Júlio César Virgínio da Costa
Acesso aberto e gestão colaborativa de repositórios institucionais: a experiência da UFMG
O artigo descreve o processo colaborativo de implantação e gestão do repositório institucional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O objetivo da iniciativa foi proporcionar o agrupamento dos repositórios que já existiam na instituição, integrando-os em torno de uma política institucional única e com gestão colaborativa em rede. O projeto foi desenvolvido em diferentes etapas e abarcou o diagnóstico dos repositórios existentes, o estudo e a seleção de metadados, a adequação e a atualização tecnológica, a elaboração de políticas gerais e específicas para cada comunidade e a customização da interface comum. A implementação do repositório demandou a formação de um grupo de estudos com representantes das diferentes coleções. Observou-se, na composição da rede de parceiros, que os principais ganhos com a gestão colaborativa têm sido a identificação das demandas específicas dos usuários e autores dos documentos, a atualização técnica e tecnológica e a troca de experiências e de conhecimentos entre os profissionais que integram a experiência com ganhos de qualidade e de agilidade na disseminação da informação produzida na UFMG.
2022-12-06T15:45:43Z
Izabel Antonina de Araújo Maria Aparecida Moura
Análise de variáveis que influenciam no desempenho de frenagem veicular através de ensaios baseados na metodologia Krauss
Sistemas de freios são um dos fatores de segurança mais essenciais em um veículo. O processo de evolução tecnológica do setor veicular proporcionou o surgimento de veículos capazes de atingir maiores velocidades e de transportar cargas mais elevadas, aumentando-se o padrão de exigência dos sistemas de frenagem. Este trabalho propôs-se a realizar melhorias em uma bancada de ensaios de freios a disco baseada na norma ABNT NBR 6143:1995, de forma a analisar as condições das pastilhas de freio a disco através da determinação do coeficiente de atrito e desgaste através da bancada de ensaios Krauss. Os ensaios foram conduzidos utilizando-se um sistema de freio a disco de uma motocicleta de 125cc. Foram utilizados neste sistema dois tipos de pastilhas de freio: um par de pastilhas novas e um par de pastilhas meia-vida, e dois tipos de disco de freio: um em condições normais de uso e outro com considerável desgaste, testados em 2 condições de operação de acionamento da manete de freio. A bancada foi instrumentada, possibilitando a coleta de dados a respeito de determinados pares de pastilhas e discos. Os comportamentos das frenagens quanto à temperatura durante o ensaio, momento da força de frenagem, pressão de contato e desgaste das pastilhas foram levantados. O coeficiente de atrito durante cada frenagem foi obtido, possibilitando avaliar a eficiência da frenagem em diferentes situações.
2022-12-06T15:45:43Z
Rafael Lucas Machado Pinto
A noção de interesse na escola nova: formulações teóricas e a interpretação de Anísio Teixeira de 1924 a 1932
O presente estudo procura discutir a noção de interesse no pensamento educacional de Anísio Teixeira (1900 1971). Anísio Teixeira é considerado por muitos estudiosos como um dos principais responsáveis por trazer para o Brasil as formulações teóricas do filósofo e educador estadunidense John Dewey. Não obstante, o pensamento educacional de Anísio Teixeira não pode ser reduzido apenas a influência norte-americana, pois, antes dessa, Teixeira também teria recebido influências do pensamento educacional europeu. Em nossas investigações, percebemos que pouco se estudou sobre esse período em que Teixeira transita entre essas duas influências, principalmente no que diz respeito à noção de interesse e sua relação com a noção de liberdade. Em 1932, Teixeira denuncia uma inadequada aplicação da moderna teoria da educação, o que teria levado a um desvirtuamento do escolanovismo. No nosso estudo, essa foi a principal motivação e, ao mesmo tempo, o marco final de nossas pesquisas, uma vez que buscamos compreender as causas e origens dessa denúncia. No desenvolvimento de nossas pesquisas, pudemos identificar que muito do que aconteceu com Teixeira não teria sido possível se não tivesse, em 1924, assumido o cargo de Inspetor Geral de Ensino da Bahia, o que acabou por constituir-se, então, nosso marco inicial. No período em questão, apesar das influências da Europa, Teixeira assume explicitamente a influência norte- americana, principalmente de John Dewey e William Kilpatrick. No entanto, ao aprofundamos nossos estudos em Dewey, percebemos que esse, apesar da originalidade de suas formulações, tinha como base de seu pensamento a oposição que faziam entre si às teorias de Johann Herbart e William Harris, as teorias do interesse e do esforço, respectivamente. No que diz respeito às influências européias, percebemos, ora explicitamente ora não, um grande diálogo de Teixeira com as formulações teóricas de Ovídio Decroly, Maria Montessori e Edouard Claparède, o que nos levou a dedicar parte do nosso estudo a eles. Se várias são as concepções de interesse, etimologicamente, a palavra interesse é constituída pela preposição latina inter, que significa entre, e esse, que designa pessoas, coisas e fatos do mundo. Em outras palavras, interesse é o que pode ser suscitado na relação entre as pessoas e as coisas do mundo. Ao final do trabalho, foi possível concluir que a noção de interesse em Anísio Teixeira não se limitou a uma reprodução das idéias deweyanas, uma vez que teve, também, inspirações em pensamentos educacionais da Europa, o que o fez ir além de Dewey.
2022-12-06T15:45:43Z
Sergio Tulio Generoso de Mattos