Repositório RCAAP
Remixagens midiáticas na cibercultura juvenil: interação e sociabilidade na constituição de uma rádio na internet
A presente pesquisa analisou um grupo juvenil que se propõe a constituir e manter, voluntariamente, uma emissora radiofônica no ciberespaço (webradio). O objetivo principal era encontrar o conjunto de motivações que animam o trabalho coletivo. Partimos do pressupostoque estas motivações poderiam ser encontradas no conjunto de interações nas quais se inserem estes jovens, tanto as que se inscrevem no dispositivo quanto as que se relacionam ao seudesenvolvimento. O dispositivo em questão chama-se Rádio Animix. Dedica-se à veiculação da música pop japonesa (J-pop), principalmente daquelas que compõem trilhas sonoras dos animes, nome quese dá aos desenhos animados nipônicos. Os jovens que o mantém fazem parte de uma tribo chamada otaku, que se constitui a partir de produtos midiáticos orientais. Os programas da Animix, essencialmente musicais, são apresentados ao vivo e seus idealizadores contam com aparticipação da audiência para compô-los. Para encontrar o conjunto de motivações que animam a vida em grupo, optamos por investigar a lista de discussão dos autores da Animix, principal ambiência onde estes jovens, geograficamente dispersos, se encontram para colocar em dia os afazeres da estação virtual. Também investigamos as interações desencadeadas a partir do dispositivo, que envolvem os desenvolvedores e sua audiência. A fase final da abordagem metodológica consistiu na realização de entrevistas, com o objetivo de apreender o que estes jovens experienciam ao constituírem mídia na internet. No final, foi possível perceber que a constituição da webradio aponta para uma busca por visibilidade, que permite a estes jovens se sentirem celebridades dentro da cena otaku. A partir das interações com a audiência expandem suas redes de relacionamento e seus laços de amizade. Conforme afirmam, as transmissões ao vivo, muitas vezes na base do improviso, permitem justamente um sentir-se mais próximo, em relação aos dispositivos de transmissão assíncrona, como os blogs. Paralelamente, a Rádio Animix configura-se em instrumento utilizado por estes jovens para difundir um gosto musical específico. Divulgando as bandas japonesas e seus estilos pouco assimilados num contexto brasileiro, os autores da emissora reivindicam maior espaço para grupos dedicados à música oriental.
Sangaku, a geometria sagrada
Este trabalho tem o objetivo de descrever o Sangaku(ou San Gaku) também chamado Matemática sagrada - e apresentar a resolução de alguns exemplos. O Sangaku são placas de madeira, dispostas em templos e santuários japoneses escrito em Kanbun (uma antiga forma de escrita japonesa), que contém problemas matemáticos, principalmente sobre geométrica, criado durante o período Edo, que perdurou por dois séculos no Japão (sec. XVII ao XIX), e foi usado como oferendas votivas aos deuses ou como desafio às congregações e visitantes.
Elaboração de tabela de aminas bioativas em alimentos e estimativa da ingestão no Brasil
Este trabalho teve como objetivos criar uma tabela de composição de alimentos com teores de dez aminas bioativas, identificar os alimentos que apresentam teores significativos de poliaminas, histamina e aminas vasopressoras, e estimar a ingestão dessas aminas em diferentes regiões do Brasil. Para compilar os dados sobre os teores de aminas em alimentos, foi pesquisada a literatura cientifica estabelecendo-se como critérios um numero mínimo de cinco amostras de alimento e analise realizada por cromatografia liquida de alta eficiência. A tabela, denominada TAMIN constituiu-se de um total de 242 itens alimentares agrupados em dezessete (17) categorias alimentares (frutas, hortaliças, cogumelos, cereais e grãos, leguminosas, oleaginosas, farináceos, carnes e derivados, pescados, ovos, leite e derivados, fórmulas infantis e leite humano, bebidas, bebidas alcoólicas, óleos, fórmulas enterais e miscelâneas). Foram destacados os alimentos que apresentaram os maiores teores de poliaminas (espermina + espermidina), de histamina e das aminas vasopressoras (tiramina, triptamina e feniletilamina). Os alimentos com teores expressivos de poliaminas foram: fígado bovino e de frango, soja, sorgo, isolado protéico de soja, feijão caupi, queijo parmesão ralado, milho verde, cogumelos (shimeji preto, tipo salmão) e maracujá. Os alimentos com teores expressivos de histamina foram: queijo ralado, molho de soja, berinjela (casca). Os alimentos com teores expressivos de aminas vasopressoras foram: queijo ralado, salames (brianza, friolano, italiano, hamburguês e milano) e berinjela (casca). A ingestão per capita destas aminas nas diferentes regiões do Brasil foram estimados usando-se como base o Programa de Orçamento Familiar (POF) do IBGE, e os teores de aminas constantes da TAMIN. A ingestão per capita de poliaminas variou de 10,72 a 16,10 mg/dia, respectivamente nas regiões sul e nordeste. Em relação a ingestão de histamina, a região Norte apresentou maior consumo (4 mg/dia), e a Sul, o menor consumo (1,31 mg/dia). A ingestão de aminas vasopressoras foi maior na região Centro-oeste (2,00 mg/dia) e menor na região Norte (1,59 mg/dia).
Estudo por simulação de uma cadeia polimérica
Polímeros estão presentes em nosso cotidiano como plásticos, próteses e em um grande número de outras utilidades. Em seres vivos executam diversas funções para a criação e a manutenção da vida, através das proteínas que representam as moléculas orgânicas mais abundantes do corpo humano. Portanto, entender as propriedades físicas de um polímero bem como o mecanismo de interação de uma tal cadeia polimérica com outras substâncias é de grande importância, além de um desao para a física fundamental. Compreender os mecanismos de interação entre uma cadeia polimérica e solventes pode proporcionar um grande avanço na medicina, principalmente, aplicado às terapias gênicas. Estas moléculas, que denominaremos ligantes (ligands) formam complexos com os polímeros, que em casos de bio-polímeros podem ter propósitos biológicos bem específicos. O objetivo deste trabalho é o estudo de uma cadeia polimérica quando ela está presa por suas terminações e imersa em uma solução rica em ligantes. Nós queremos entender qual o efeito nas propriedades mecânicas do polímero quando ligantes são adicionados ao sistema. A propriedade estudada é a correlação entre dois segmentos do polímero, que pode nos informar sobre o comportamento da cadeia. Em particular, a função de correlação que pode ser associada ao comprimento de persistência. Usamos o método de Monte Carlo para obter as correlações para a cadeia em diversas temperaturas e em um banho térmico com diferentes concentrações de ligantes.
Experiências do excesso: Casares & Bellatin
Esta tese pretende analisar a relação de forças que se estabelece entre micropolíticas de imunização - exercidas por meio do controle do imaginário e da normalização de saberes e condutas com o objetivo de impedir laços comunitários - e experiências do excesso potencializadas pelo riso e pela encenação em uma escrita caracterizada como uma composição de si. A partir das experiências do relojoeiro domesticado de Dormir al sol, de Adolfo Bioy Casares, com os loucos de um hospício, com uma enfermeira fogosa, com um pícaro e com uma cadelinha, e dos personagens mutilados de Mario Bellatin, que transitam entre várias comunidades em busca de formas pessoais de religiosidade e sexualidade, analisaremos conflitos de forças resultantes da relação entre as formas de existência, os saberes e o poder que os regula, para discutir a imunização como uma estratégia política de controle de todo e qualquer homem comum cujo estilo de vida desestabilize uma ordem preestabelecida. Considerando-se as práticas imunizantes como mecanismos que alcançam a vida privada e a publicizam como uma ameaça ao bem comum, defendemos as experiências citadas como vidas que se colocam em jogo para resistir a esses mecanismos.
Gestão de Competências e a Profissão Docente: Um Estudo em Universidades no Estado de Minas Gerais
Diante do cenário do ensino superior no Brasil, a tese a que se propôs defender foi sistematizada da seguinte forma: existe uma relação de influência mútua entre os processos envolvidos na gestão de competências docentes, individualizados e individualizantes, e a profissionalização da categoria, processo que se circunscreve à instância coletiva e que, no caso daqueles que militam no ensino superior, tem enfrentado amplas e profundas dificuldades, de variadas ordens. O objetivo central desta tese foi compreender, na percepção do professor, a relação entre a gestão de competências em instituições de ensino superior e o profissionalismo docente. Após a leitura de bibliografias pertinentes aos temas tratados, reformularam-se os conceitos de competência profissional, gestão de competências e profissão, de maneira a abraçar a realidade dos professores nas instituições de ensino superior. Para a consecução do objetivo descrito, realizou-se uma pesquisa descritivo-comparativa, cujo objeto foram os professores que trabalham em instituições de ensino superior de natureza jurídica diferenciada (universidades pública, confessional e comunitária). O enfoque desta pesquisa foi classificado como essencialmente qualitativo. No entanto, no tratamento e na análise dos dados a relação qualidade-quantidade foi considerada. Vários instrumentos de coleta de dados foram utilizados: a análise documental de dados secundários; uma primeira rodada de entrevistas com roteiro livre ou não estruturado com nove docentes; uma segunda rodada de entrevistas com roteiro estruturado, o qual incluiu a aplicação de uma técnica projetiva de associação e que foi realizada com 48 professores; e observação direta. Os dados secundários foram submetidos à análise documental e os dados primários sofreram tratamento e análise em três etapas: preparação, tabulação quantitativa e análise ou categorização temática. Foram utilizadas as técnicas de análise de conteúdo e de discurso para a análise dos dados. O modelo teórico-conceitual adotado nessa pesquisa com profissionais docentes considerou: quatro grupos de atores sociais - professores, instituições de ensino superior, instituições de interesse coletivo e o Estado -, aspectos relevantes de sua atuação no campo das competências e do profissionalismo, relações entre eles e contextos que os permeiam. Após a apresentação e a análise dos dados, perceberam-se nas respostas dos entrevistados, em termos dos esforços pessoais, a necessidade e a mobilização efetiva de uma ou mais competências simultaneamente, fatos necessários diante do caráter interativo da profissão docente. Quanto aos esforços institucionais, observou-se que as IES são dotadas de políticas de gestão de pessoas não muito claras e que nem sempre o profissional faz uso delas, quer por desconhecimento, quer por necessidade de manter-se com um certo grau de descolamento da universidade, quer por autonomia própria. Convém ressaltar que o aspecto coletivo parece tênue nesse ponto, pois nem no interior nas IES, até mesmo via associações de professores, nem no seu derredor, por intermédio de sindicatos e conselhos profissionais, não ocorre uma mobilização nesse sentido. A maioria dos entrevistados desconhece a LDB-1996 e suas decorrências, noticiando mais a respeito dos seus impactos em termos de reformulação de projetos pedagógicos e grades de cursos, do ponto de vista coletivo, e, individualmente, do seu processo de titulação, seu volume de publicações e funções que exerce no interior da IES. No que tange ao profissionalismo, estes fatos podem contribuir negativamente. Nas IES particulares, parece prevalecer uma percepção na qual os professores se sentem mais cobrados do que incentivados; já seus pares da IES pública parecem ter mais clara a dependência maior de si próprio nesses processos, enfatizando que as políticas existem, mas o indivíduo tem de ir ao seu encontro. Assim sendo, as competências profissionais não podem, de fato, ser percebidas de maneira descolada da realidade na qual se efetivam; por outro lado, apesar de suas semelhanças, os docentes percebem sensíveis diferenças entre si, suas atividades e as IES nas quais trabalham, implicando certo grau de esfacelamento da coletividade, que, certamente, tem sido prejudicial à profissão e a si próprios. Notou-se que a identidade organizacional é mais forte para os professores do que a identidade profissional no que diz respeito aos grupos profissionais abordados. Ou seja, as demandas dos docentes são semelhantes, diferenciando-se mais em função da IES à qual ele se vincula e do modo como seu contrato de trabalho está estabelecido. Em termos de perspectivas de pesquisas, propõe-se uma agenda que contemple aspectos tanto metodológicos como temáticos. Após este estudo, acredita-se que a profissionalização dos docentes esteja caminhando positivamente no sentido do reconhecimento social de suas competências profissionais, cujos processos de formação e desenvolvimento, por mais individualizados e individualizantes que tenham sido, também têm contribuído para sua diferenciação em relação às demais profissões no mercado, no que se refere tanto às especialidades e áreas de atuação como em termos pedagógicos. Sobre estes últimos, as decorrências da LDB-1996 parecem ainda não terem dado todos os frutos que se pretendeu. Refletindo-se sobre a profissionalização da categoria, considerando-se aqui os demais níveis de ensino, percebe-se como caminho viável - e imprescindível - a participação mais efetiva dos docentes do ensino superior nas instâncias coletivas, principalmente as associações institucionais circunscritas a cada IES e os sindicatos de professores, além da promoção de uma aproximação entre ambos.
O câncer cervico uterino e a Importância da enfermagem na sua prevenção: uma breve revisão
O objetivo deste estudo foi realizar uma breve revisão bibliográfica sobre o câncer do colo cérvico uterino e a importância da enfermagem, no sentido de aumentar o conhecimento da população feminina a respeito das lesões precursoras deste tipo de câncer. A metodologia apresentada neste trabalho consistiu de uma revisão bibliográfica narrativa, realizada nos principais bancos de dados: LILACS, SCIELO, MEDLINE, BVS, ABEn/CEPEn e BDENF, além de manuais, protocolos do Ministério da Saúde e artigos com embasamento científico encontrados em outras fontes. A enfermagem contemporânea vem abrangendo cada vez mais conhecimento teóricoprático sobre a prevenção do câncer cérvico-uterino, conhecimento este, pautado em um rigor científico e um trabalho diferenciado por meio de ações educativas. O câncer uterino é uma doença de evolução lenta e progressiva com etapas definitivas, possibilitando um diagnóstico precoce, tratamento oportuno e, na maioria das situações, a própria cura. Concluímos, desse modo, que é fundamental a atuação da enfermagem na educação em saúde para que as mulheres possam ter suas lesões diagnosticas e tratadas precocemente.
Ensaios enzimáticos com serino proteases: a) calicreína tecidual do rato; b) ß-tripsina bovina
-tripsina bovina (-TRB) com o substrato D-Val-Leu-Arg- Nan, na ausência e na presença do inibidor 4-nitroanilina (4-NAn). A tripsina é um bom modelo experimental para caracterização das serino proteases e o estudo da inibição enzimática é importante no esclarecimento do mecanismo de ação enzimática, e no conhecimento dos compostos que interagem especificamente com estas enzimas, pois podem ser úteis no tratamento de várias doenças. As hidrólises, catalisadas pela -TRB, do substrato D-Val-Leu-Arg-Nan, em pH 8,1 a 37ºC, foram estudadas na ausência e na presença de concentrações crescentes da 4-NAn, um dos produtos da reação enzimática. Os resultados mostraram que as hidrólises seguem à cinética de Michaelis-Menten, em toda a faixa de concentração de substrato utilizada. A 4-NAnapresentou dois comportamentos de inibição: em concentrações baixas foi caracterizada como inibidor misto linear, e em concentrações mais elevadas, a inibição foi caracterizada como parabólica. A inibição parabólica indica a presença de um segundo sítio de ligação para o inibidor na enzima, além do seu centro ativo. A 4-NAn inibe a -TRB combinando-se com a mesma afinidade, no seu centro ativo e no seusegundo sítio. Além da importância do estudo da inibição enzimática mencionada acima, o conhecimento da inibição da -TRB pela 4-NAn é relevante, visto que, este composto é um dos produtos de hidrólise de substratos, do tipo anilida.
Escrituras modernistas no Brasil: a poética de Guilherme de Almeida
Neste trabalho, objetiva-se estudar a poesia e os ensaios de Guilherme de Almeida poeta nascido em Campinas, em 1890 tendo em vista os modernismos observados em sua obra. Como buscamos delinear, Almeida não se vinculou somente ao movimento consagrado em 1922, tão menos dele se distanciou. O que aqui se pretende discutir, desse modo, é a existência de modernismos moventes (pluralmente, realça-se), que perfazem os anos finais do séc. XIX, como modernismohispano-americano; e a primeira metade do séc. XX, com as vanguardas hispanoamericanas e o modernismo brasileiro. A fim de melhor compreendermos o percurso do poeta, analisar-se-ão os ensaios Natalika (1924), Ritmo, elemento de expressão (1926) e Do sentimento nacionalista na poesia brasileira (1926), por meio dos quais o poeta discute, respectivamente, a autonomia literária no campo estético, os ritmos livres e o nacionalismo, consideravelmente comum às estéticas vanguardistas. Em relação à poesia, dar-se-á maior ênfase ao Livro de horas de sóror dolorosa (1920), de viés neo-simbolista; e ao Meu (1923), obras em que se anuncia a sua consciência nacionalista. Guilherme de Almeida destacou-se no Movimento Modernista de 1922,atuando não só como criador, mas como articulador e difusor da nova estética; ademais, tornou-se um dos fundadores da Revista Klaxon principal mensário de arte da Semana de 22 publicando seus poemas nesta revista, mesmo aqueles de aparência mais clássica. Pretende-se, assim, pensar sobre a sua poesia, tendo em vista uma abordagem experimental do artista, já que ele, de fato, experimenta formas e linguagens diversas caminha da tradição à modernidade propondo uma visão de literatura como continuidade. Tentamos pensar, por fim, de que modo a atuação do poeta como tradutor ou melhor, como transfusor articula-se às suas reflexões teóricas sobre a criação poética e sobre a sua relação com a literatura.
A carta/letra entre Derrida e Lacan
Seguindo a aposta de que o desencontro entre Jacques Derrida e Jacques Lacan fornece uma abertura possível da atividade do pensamento e da crítica, analisamos o debate entre esses dois autores sobre a questão do destino da carta no conto A carta roubada de Edgar Allan Poe. Partindo da afirmação lacaniana uma carta sempre chega a seu destino (Lacan, 1957/1998, p. 45), Derrida (1975/2007) analisa as conclusões lacanianas, apontando ali uma teoria da verdade onde o significante falo toma lugar de significante transcendental, de modo que a análise literária do conto estivesse totalmente impregnada dessa concepção. Derrida apontará ainda as possibilidades de desvio e destrutibilidade da carta/letra aparentemente recusadas por Lacan, inscrevendo em seu trajeto, portanto, uma aporia de indecidibilidade. Tendo como objetivo extrair o irredutível entre essas duas concepções, nos valemos da análise de Derrida ao texto lacaniano para ali apontar o que, a despeito da crítica filosófica, tem função no interesse clínico de Lacan. Para isso, demonstramos através de um percurso nos textos de Lacan como a noção de letra se desenvolve tomando a literatura como companhia indispensável. Acreditamos que essa noção funciona como um operador de leitura tanto na literatura quanto na clínica, mantendo a abertura do texto e do inconsciente como operações convergentes.
Desenvolvimento de metodologia para determinação dimensional deuma bomba centrífuga utilizando velocidade específica (ns)
Com o aumento da procura por energias sustentáveis, a utilização de bombas centrífugas para atendimento às necessidades de abastecimento de água no país - nas instalações de bombeamento, indústria em geral e agroindústria - vem sendo amplamente aplicada com o objetivo de melhorar as condições da população e da produtividade industrial. O Brasil é um país privilegiado, considerando-se o tamanho do território que precisa de água para gerar riqueza, nos diferentes campos antes mencionados. No entanto, existem dificuldades no manuseio deste precioso elemento, água, com regiões com déficit de água, imensas áreas secas e passando por necessidades. Por isso, as bombas centrífugas precisam ser melhoradas para funcionar com melhor rendimento e aproveitamento. A fim de simular o estudo foi desenvolvido um Algoritmo básico para dimensionamento, complementado com formulação mais atualizada de diversas referências, sendo utilizadas informações de catálogos defabricantes para verificar a compatibilidade de informações que certificariam o processamento. Nos resultados obtidos (trabalhando nas mesmas condições), foi observado que no diâmetro de saída do rotor é bem mais consistente e com pequenas alterações. Durante o processamento ela poderia ser bem melhorada. Com relação à largura, será necessário desenvolver o processo de fundição do rotor para melhorar os resultados encontrados. Por último, os resultados obtidosdemonstraram que mediante esta metodologia é possível desenvolver um Algoritmo confiável que permita estudar o comportamento e as características de novas famílias de rotores de bombas centrífugas
Padrões espaço-temporais e abordagem integrada na priorização de áreas para vigilância e controle da leishmaniose visceral humana em uma extensa aglomeração urbana no Brasil
A Leishmaniose Visceral (LV) é considerada uma doença negligenciada e possui distribuição mundial, atingindo cerca de 50 a 90 mil indivíduos por ano. A partir de 1989, em Minas Gerais, a doença passou a ser notificada em regiões urbanas quando o primeiro caso autóctone foi registrado no município de Sabará, pertencente à Região Metropolitana de Belo Horizonte. Já em 1994 foi registrado o primeiro caso autóctone no município de Belo Horizonte. Posteriormente, o estado de Minas Gerais começou a apresentar altas taxas de incidência e de letalidade por LV. Levando em consideração o fato de que a LV se encontra em expansão geográfica, tivemos como objetivo do presente trabalho analisar a distribuição espaçotemporal da Leishmaniose Visceral Humana (LVH) na Região Metropolitana de Belo Horizonte-MG - RMBH (Núcleo e Colar Metropolitano). Foi realizado um estudo ecológico, com todos os casos de LVH confirmados e residentes nos municípios que pertencem à Região Metropolitana de Belo Horizonte entre 2006-2017. Foram utilizados os dados disponíveis no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) do Ministério da Saúde, Brasil. As análises foram divididas em quatro períodos, tendo sido calculadas as taxas de incidência e realizada a suavização pelo método bayesiano empírico para cada município. Foram calculados o índice de Moran Global e Indicadores Locais de Associação Espacial. Realizamos ainda a análise de varredura espacial para análise do risco de ocorrência da LVH utilizando o software SatScan™. Após as análises citadas anteriormente, realizamos uma proposta de priorização de áreas baseada nos resultados encontrados. O índice de Moran Global apresentou valores positivos e estatisticamente significativos, indicando presença de autocorrelação espacial positiva e dependência espacial entre as taxas de incidência para LVH na RMBH. Foi possível evidenciar uma distribuição da LVH centralizada no núcleo metropolitano, confirmando o perfil atual fortemente urbanizado da doença. Durante os anos de 2006 a 2017 dezoito municípios foram classificados como alta prioridade. Foi possível identificar dois aglomerados de alto risco, apresentando um RR de 2,08 e 1,9 vezes mais chance de adquirir LVH do que as pessoas que residem foras dessas áreas. Estes dois aglomerados englobaram doze municípios que fazem parte do núcleo da RMBH, áreas estritamente urbanas. Por fim, foram identificados dez municípios que se destacaram como prioritários e de alto risco para LVH nas abordagens analíticas utilizadas, evidenciando a necessidade de priorizar estas cidades nos programas de vigilância e controle contínuos, a fim de melhorar a efetividade do combate à LVH na RMBH.
Estado nutricional, consumo alimentar, anemia ferropriva, deficiência de zinco e doenças parasitárias em crianças de 6 a 71 meses em Berilo, Minas Gerais.
ResumoEstudo de base populacional realizado em Berilo, Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, com o objetivo de identificar o hábito alimentar, o consumo de ferro e zinco dietéticos, a prevalência de desnutrição, de anemia ferropriva e o nível sério de zinco entre crianças de 6 a 71 meses(n=401). A investigação se deu através de um estudo transversal híbrido, com duração de quatro semanas, ocorrido em julho/agosto de 2004. Para a caracterização da população foi aplicado um questionário de freqüências, alimentar que incluiu um conjunto de variáveis socioeconômicas, demográficas, de saúde e cuidados infantis. A desnutrição foi avaliada por meio da antropometria, utilizando os indicadores peso/idade, peso/estrutura e estrutura/idade. O padrão antropométrico utilizado foi o do CDC e para avaliação do estado nutricional foi utilizada a distribuição dos índices em escores-z, sendo considerada desnutrida a criança classificada abaixo de -2desvios padrões. A anemia foi mensurada através do microhematócrito. Para a análise dos fatores determinantes dos desfechos, foi utilizada a regressão logística multivariada,.O consumo habitual se caracterizou como monótono e o consumo calórico baseou-se principalmente em alimentos de origem lipídica e de carboidratos. A inadequação do consumo dietético de ferro foi de 6,9% e de zinco de 17,2%. Os déficits encontrados, segundo os indicadores Peso/Idade, Peso/Estrutura e estrututa/Idade foram, respectivamente: 8,1%, 6,1% e 4,5%,tendo a desnutrição se associado significativamente somente com a idade materna. As crianças filhas de mães com menos de 20 anos tiveram um risco de desenvolver desnutrição crônica 6, 7 vezes maior do que aquelas filhas de mães com 20 anos ou mais.A anemia apresentou prevalência de 45,6%, considerada grave segundo a OMS. Os fatores de risco foram: grupo etário infantil, tipo de abastecimento de água e infecção parasitária.Nestes casos, as crianças do grupo etário de 6 a 23 meses tiveram um risco 1,8 vezes maior de anemia do que as pertencentes ao grupo etário de 24 a 71 meses; aquelas que residiam em casas não ligadas à rede geral de abastecimento de água obtiveram um risco de 1,7 de terem anemia.E as que tiveram resultados positivos para o exame de fezes apresentaram um risco de desenvolvimento de anemia 2,2 vezes maior do que as que não estavam infectadas. Em relação à deficiência de zinco sérico a prevalência foi de 64,2% e este desfecho se associou somente com a infecção parasitária, produzindo um risco 3,7 vezes maior entre crianças com infecção quando comparadas àquelas sem infecção. Diante dos resultados obtidos nesta população ficou evidente a existência de associações significativas com fatores ambientais e demográficos na determinação das morbidades estudadas. A disponibilização dessas informações poderá subsidir discussões tanto com a comunidade quanto com pessoal técnico da Prefeitura e das entidades civis filantrópicas, no sentido do desenvolvimento de ações que possam atuar sobre os fatores determinantes dessas morbidades. Do ponto de vista social e de desenvolvimento, esta fase e seus desdobramentos constituem uma contribuição da Universidade Pública, desempenhando o seu papel de agente promotor de conhecimento. Comprometida com a situação de vida, saúde nutrição e alimentação da população brasileira, especialmente em municípios e regiões mais carentes do país.
O professor e a nova tecnologia da informação - o computador: experiência do PROINFO no piauí
A complexidade da utilização do computador em sala de aula conduziu o MEC a elaborar política de implantação das NTIC nas escolas públicas de ensino médio, consubstanciada no Programa Nacional de Informática na Educação - PROINFO e nos Parâmetros Curriculares Nacionais PCN para o ensino médio. Em nível de Estados tem-se implantado essa política através dos Núcleos de Tecnologia Educacional - NTE, encarregados da capacitação docente em uso de informática na sala de aula. Diante desse contexto, pretendeu-se investigar a utilização do computador no processo ensino-aprendizagem pelos professores do Liceu Piauiense, através de avaliação do curso de capacitação oferecido pelo Programa e investigação do processo de implantação dessa NTIC na escola. Para tanto, optou-se pelo estudo de caso com utilização de entrevista para a coleta dos dados. O NTE de Teresina já havia capacitado aproximadamente trezentos professores até o momento de realização da presente pesquisa, dos quais 10 originaram-se do Liceu Piauiense. Os entrevistados manifestaram-se sobre as seguintes questões: implantação do PROINFO, capacitação dos professores, recursos de hardware e software, desempenho do professor no Programa, desempenho do professor em sala de aula resultante da capacitação, apreciação do Programa. Na percepção desses 10 professores entrevistados a política governamental à luz do PROINFO é extremamente válida, mas a capacitação deixou a desejar, o que inviabilizou, juntamente com outros fatores, como por exemplo, difícil acesso aos laboratórios e ausência de software educativos, a efetiva utilização do computador no ensino como propõe o Programa. Essa consciência de que o Programa ainda não atingiu seus objetivos também foi compartilhada pela diretora do Liceu e coordenadoras administrativa e pedagógica do NTE de Teresina.
O jogo dos vestígios: narrador, experiência e memória a partir de Narradores de Javé
A presente dissertação reflete sobre a relação entre narrador, experiência e memória hoje, a partir da análise do filme Narradores de Javé (Brasil, Eliane Caffé, 2003). Buscando caracterizar as estratégias narrativas do filme, a dissertação o aborda a partir do encaixe de narrativas que ele apresenta. Cada nível de encaixe é construído de forma peculiar em termos de cor, mise-en-scène e montagem, aqui tomados como operadores analíticos. Entende-se o narrador como uma construção textual que, no caso do ilme, ancora a matéria narrada à sua experiência, de forma semelhante aos narradores da tradição oral. A construção diferenciada de suas narrativas ressalta a fragmentação e a instabilidade da memória e a dificuldade de se garantir a estabilidade ocial por meio do conceito de memória coletiva. Assim, o filme retoma o passado em sua narrativa, construindo narradores da tradição oral, atualizando o mito de origem e conformando sua estrutura narrativa por meio do encaixe. No entanto, essa retomada de modos de narrar tradicionais é feita por meio da paródia e do jogo, o que leva à reflexão sobre a relação do presente com o passado, que lhe presta uma homenagem e ao mesmo tempo aponta sua insuficiência no cenário contemporâneo. Desse modo, a dissertação busca compreender certos modos de narrar contemporâneos a partir da retomada parodística de elementos que dizem do passado numa narrativa audiovisual contemporânea.
Design for sustainability and life cycle assessment toward increase use of recycled aluminum: case of architectural light shelf
This study concerns the design of a light shelf applying concepts of Design for Sustainability and Life Cycle Thinking by using Life Cycle Assessment method as a tool to decision-making for the material choice. Light shelves are building devices installed in window with the goal to provide greater use of natural light. This study intends to consider the urgent need to promote the use of recycled aluminum in order to improve the use of scrap in applications that add value to this as an important raw material. The study has been conducted in the product design and search to understand the impacts caused in parts, using primary aluminum and recycled aluminum, with a view to adopting the best alternative for the product environmental quality. As result, the design has proposed solutions for a product with a potential to disseminate the importance of the recycling, seeking an opportunity to valorize recycled scrap and the use of mono-material. Three scenarios have been analyzed. As conclusion, it is confirmed that the use of part from recycled raw material generates less impact in Global Warming Potential category, about 17% of emission reduction of CO2-eq. in Scenario 2 and about 81% in scenario 3.
Impasse na sala de aula de matemática: indisciplina, ensino-aprendizagem e subjetividade
Neste trabalho investigamos os impasses identificados pelos docentes no ensino-aprendizagem da matemática no ciclo final do ensino fundamental. Tratou-se de repertoriar as dificuldades surgidas em sala de aula e analisá-las a partir dos relatos dos professores sobre a situação em que o impasse se manifestou e suas al ternativas para solucionar o problema. Os depoimentos dos docentes de matemática foram recolhidos em reuniões coletivas onde se utilizou o método da Conversação. As situações de impasses narradas concernem à questões de indisciplina que aparecem em primeiro plano e à relação com o conhecimento matemático. O que orientou a análise dos depoimentos foi o estudo da presença de elementos da subjetividade do professor nas situações repertoriadas. Procurou-se também, nessa análise, contemplar o gerenciamento da tensão entre objetividade e subjetividade referenciando-se em autores da teoria psicanalítica, da educação e da educação matemática.
Correlação entre as lesões cardíacas e a resposta imune em cães da raça Beagle infectados experimentalmente com diferentes cepas do Trypanosoma cruzi.
RESUMOCom a finalidade de compreender melhor a gênese das lesões na miocardiopatia chagásica crônica humana, cães da raça Beagle foram infectados com cepas do Trypanosoma cruzi que apresentam diferentes graus de virulência e patogenicidade. Foram analisadas características biológicas inerentes as cepas do parasito (polimorfismo de formas tripomastigotas, infectividade in vitro, curva de parasitemia) e aspectos da resposta imune do hospedeiro (cinética de produção de imunoglobulinas IgA, IgM, IgG, IgG1 e IgG2; produção de anticorpos líticos; proliferação de células mononucleares do sangue periférico/CMSP; dosagem de citocinas in situ no linfonodo cervical e no átrio direito) correlacionando com as alterações cardíacas (cardiomegalia, inflamação e fibrose presentes no miocárdio) durante as fases aguda (eutanásia: 30 dias após a infecção) e crônica (dois anos após a infecção). As cepas Y e ABC do T. cruzi que apresentaram alta infectividade in vitro, quando foram inoculados em cães, os níveis de parasitemia foram mais elevados que aqueles observados com a cepa Berenice-78. Todos os animais infectados mostraram o mesmo perfil de resposta proliferativa CMSP. Não houve diferença nos níveis de anticorpos dos isotipos IgA, IgM e de anticorpos líticos nos animais infectados com as três cepas do T. cruzi. Entretanto, os anticorpos IgA juntamente com IgM pode ser utilizado como marcador de fase aguda da infecção. Os níveis de anticorpos detectados na sorologia convencional (SC) e na citometria de fluxo (CF) (IgG total e IgG2) foram similares e detectados a partir de 15 dias da inoculação na maioria dos animais infectados. Por outro lado, altos níveis de IgG1 foram detectados na SC e na CF nos soros dos animais infectados com a cepa Berenice-78, enquanto foram ausentes ou detectados em níveis baixos naqueles infectados com as cepas Y e ABC, e negativos nos animais não infectados. Durante a fase aguda, todos os animais infectados apresentaram linfadenopatia e esplenomegalia e somente 50% (cepas Y e ABC) e 25% (Berenice-78) dos animais infectados apresentaram discreta cardiomegalia. Também foi observada uma severa miocardite em todos os animais infectados. Na fase crônica, somente 50% e 25% dos animais infectados com as cepas Berenice-78 e ABC, respectivamente, apresentaram linfadenopatia. No entanto, todos animais permaneceram com esplenomegalia, porém menos intensa que na fase aguda. A cardiomegalia, a inflamação e a fibrose foram observadas em 100%, 50% e 100% dos animais infectados com as cepas Y, Berenice-78 e ABC, respectivamente. A produção de IFN-, TNF e IL-10 in situ (linfonodo cervical e átrio direito) durante a fase aguda foi similar em todos os animais infectados. Entretanto, durante a fase crônica os níveis de produção destas citocinas foi semelhante nos linfonodos dos animais infectados enquanto na área cardíaca somente aqueles infectados com a cepa Berenice-78 produziram IL-10. Esses dados indicam que a alta produção de IgG1 e IL-10 in situ (resposta anti-inflamatória) durante esta fase podem estar correlacionadas com a forma indeterminada da doença, enquanto a baixa produção de IgG1 e IL-10 estariam associadas a forma cardíaca da doença.
Avaliação dos resultados imediatos do biofeedback no tratamento da incontinência anal e de seu impacto na qualidade de vida dos pacientes
O biofeedback vem sendo utilizado com sucesso no tratamento da incontinência anal (IA) secundária a uma variedade de distúrbios clínicos ou cirúrgicos, independente da idade do paciente (CASTRO, 2004). Tal recurso atua, sobretudo, na reeducação da musculatura esfincteriana, contribuindo decisivamente para a melhora da incontinência. (BARACHO, 2002; GROOSE, 2002). Existem poucos estudos que apresentam os resultados da aplicação do biofeedback em portadores de incontinência anal através da avaliação do impacto na qualidade de vida, utilizando-se de questionários validados (YUSUF, 2004). Além disso, a avaliação da qualidade de vida para a IA deve ser mais valorizada do que a própria análise quantitativa de tal sintoma, obtida através da utilização de escores de incontinência (BYRNE, 2002). Assim, foram analisados e comparados os resultados do biofeedback, aplicado em cerca de 90 pacientes com incontinência anal, através de seu impacto na qualidade de vida dos mesmos (FIQL) e do escore de severidade da incontinência fecal (FISI), pré e pós-série de tratamento. Tais análises foram obtidas por investigação dos respectivos prontuários dos indivíduos, disponibilizados pelo Instituto Mineiro Especializado em Gastroenterologia (IMEG) - Instituição privada de investigação e terapêutica clínica do aparelho digestivo; local de trabalho do referido pesquisador. Os dados referentes aos questionários FIQL e FISI obtidos antes e após as sessões de biofeedback foram lançados em um questionário padrão, para composição do banco de dados e posteriormente feitura da análise e da discussão. Todos os domínios presentes no FIQL apresentaram significativa mudança após a reeducação com o biofeedback, bem como redução da severidade do sintoma da IA, também notada na quase absoluta amostra da população. O biofeedback, assim, mostrou-se como uma alternativa terapêutica válida no tratamento da incontinência fecal, minimizando ou mesmo eliminando os sintomas que tanto acometem a qualidade de vida do incontinente. Após a realização deste estudo, pode-se inferir que o treinamento por biofeedback foi fundamental no tratamento de tal enfermidade nos indivíduos que a apresentavam.
Trombose de veia porta em crianças e adolescentes: casuística e trombofilias associadas
Trombose de veia porta (TVPO) se refere à obstrução total ou parcial do fluxo sanguíneo nesta localização, secundária à formação de trombos.1,2 Nos últimos anos, o número de diagnósticos vem aumentando, possivelmente pela maior disponibilidade de métodos propedêuticos, principalmente a ultrassonografia com Doppler.1-6 Essa entidade se mostra importante na faixa etária pediátrica por ser causa importante de hipertensão porta, com elevadas taxas de morbidade devido a sua principal complicação - a hemorragia digestiva alta (HDA).