Repositório RCAAP

When ignorance generates discontent: the case of the International Monetary Fund

In September 2016, the Portuguese Association for the Rights of Consumers (Deco) carried out a survey to determine the Portuguese’s knowledge about the main national and international organizations. The International Monetary Fund (IMF) was ranked second-last. Given the time proximity between the IMF’s visit to Portugal and the elaboration of that survey, we deemed appropriate to analyze that organization’s image for the Portuguese, as it is one of the institutions that the Portuguese have heard the most through the media, in recent years. Portuguese people’s ignorance about the IMF is obvious from the answers given to the surveys, whereby only 5% of the respondents correctly classified all the statements about the institution: the lowest value of the countries under study.

Ano

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Ferreira, Ivone Andrade, José Gabriel

Valor de la reputación virtuosa en el capitalismo contemporáneo.

No summary/description provided

Ano

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Martins, Marta Terezinha Motta Campos

Normas em português

No summary/description provided

Ano

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Organicom, Revista

Normas em inglês

No summary/description provided

Ano

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Organicom, Revista

Normas em espanhol

.

Ano

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Organicom, Revista

Editorial

No summary/description provided

Ano

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Editores, Os

Informação, relações de poder e Comunicação nas organizações: uma reflexão sobre o campo

As an essential element in contemporary societies and organizations, information can articulate, promote or be subject to power relations. On such premise, this article has the aim of pointing out aspects that make it possible to discuss power relations in the sphere of Organizational Communication and of Public Relations activities.

Ano

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Siqueira, Denise da Costa Oliveira

Gestão das Relações Públicas na contemporaneidade e a sua institucionalização profissional e acadêmica no Brasil

Analisa as Relações Públicas como prática profissional e campo acadêmico de estudos e destaca aspectos internacionais de sua evolução nas organizações e sua função estratégica com base em planejamento e gestão. Traz uma retrospectiva do seu desenvolvimento no Brasil e interfaces com a Comunicação Organizacional. Descreve a institucionalização do ensino universitário, apresenta uma análise da produção científica no País desde 1970 e iniciativas para fortalecimento acadêmico dessas áreas. Apresenta um panorama da inserção das Relações Públicas na América Latina. 

Ano

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Kunsch, Margarida Maria Krohling

Consideraciones acerca de las Relaciones Públicas en el siglo XX y su incardinación actual en el fenómeno de la globalización

Study and development of Public Relations have evolved vigorously in the 20th century. But activities that do not advance in parallel with their theoretical and practical dimension become contingent upon, among others, external transformations, both of identity and of their structures, related to the broad spectrum of Communication, giving rise to complex and momentary conceptual overestimations. The aim of study and knowledge of Public Relations is limited to organizations and their publics. Its methodology is the same as for Social Sciences, and its epistemology can have an academic significance equivalent to any other field of knowledge.

Ano

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Grau, Antoni Noguero i

As dimensões locais das Relações Públicas internacionais: teorias e paradigmas

Este artículo trata del desarrollo de las relaciones públicas internacionales en las últimas décadas y cómo su práctica se ha vuelto imprescindible en el actual escenario organizacional globalizado. Las especificidades de la práctica de las relaciones públicas internacionales exigen un análisis crítico de los sistemas económico, político, social y cultural del entorno en el cual las organizaciones transnacionales están ubicadas. Las investigaciones desarrolladas señalan que, incluso observando los principios genéricos y las variables específicas para entender cada entorno en particular, es necesario reflexionar sobre el locus en el cual serán desarrollados los programas de relaciones públicas internacionales.

Ano

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Ferrari, Maria Aparecida

Relações Públicas na gestão da responsabilidade social: desafio e oportunidade

O artigo tem o propósito de analisar o papel da área de Relações Públicas na gestão da responsabilidade social. Enfatiza-se, de início, o novo posicionamento das organizações frente às transformações que vêm ocorrendo na sociedade e a relevância de manter relacionamentos estratégicos com os diversos públicos como base para o estabelecimento de políticas de responsabilidade social. Enfatiza-se, ainda, a necessidade do profissional de Relações Públicas entender e assumir seu papel na gestão estratégica das políticas de responsabilidade social, visando ao alinhamento e equilíbrio entre os interesses da sociedade, das organizações e, principalmente, ao exercício da cidadania.

Ano

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Oliveira, Maria José da Costa Nader, Silvana

Marketing para as artes: a evolução do conceito de Marketing cultural e a importância desse campo de atuação para o profissional de Relações Públicas

Los artífices del arte y de la cultura, tradicionalmente, se han posicionado contra la adopción de la tecnología de Marketing. Ignorando lo que Manoel Maria de Vasconcellos tradujo como el “espíritu del Marketing” (“producir lo se que vende en vez de vender lo que se produce”), se quejan de la falta de educación, de la falta de público y de la falta de recursos del Estado para sus actividades. Paradójicamente, se prostran ante el competente Marketing realizado por la industria cultural, en la sala contigua. Hay que acabar con ese prejuicio y, por características especiales de su formación, los profesionales de Relaciones Públicas se constituyen en perfiles adecuados para esa tarea.

Ano

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Machado Neto, Manoel Marcondes

A atuação do profissional de Relações Públicas em pequenas e médias empresas

Este artigo tem o objetivo de analisar o mercado e o papel do profissional de Relações Públicas em empresas de micro, pequeno e médio porte. O mercado brasileiro é grande e apresenta amplas e diversificadas possibilidades de atuação do profissional de Relações Públicas. No que tange ao tamanho e ao porte das empresas no Brasil, atualmente temos cerca de cinco milhões de empresas constituídas, sendo que desse total 98,3% são de micro, pequeno e de médio porte.

Ano

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Andreucci Júnior, Sergio José

Relações Públicas somente para grandes empresas?

Este artigo constitui uma reflexão a respeito da importância do planejamento de Relações Públicas para organizações de micro ou pequeno porte. As variáveis e diferenças entre grandes e pequenas empresas que podem determinar ações de comunicação e como é possível traçar o planejamento a partir da identificação dos públicos estratégicos dessas organizações também são objeto de discussão no texto.

Ano

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Barbosa, Carolina de Avellar

Relações Públicas e História Empresarial no Brasil

The history of Public Relations shows a field where theory and practice are in constant evolution. This survey has the purpose of studying the relations between Public Relations, Organizational Communication and Business History, having established the assumption that the overlapping characterizes a new scope for Public Relations. A quantitative survey was conducted with 119 organizations with the purpose of testing the assumptions related to the connections between these fields, which enabled establishing theoretical and professional characteristics that are inherent to the detected links and confirming the assumption proposed.

Ano

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Nassar, Paulo

Relações Públicas e o desenvolvimento sustentável do Turismo

No summary/description provided

Ano

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Beni, Mário Carlos

Relações Públicas com investidores: o valor da informação

No summary/description provided

Ano

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Rodrigues, Augusto

Muito além das fronteiras

No summary/description provided

Ano

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Giacomo, Sergio