RCAAP Repository
Perfil clínico e funcional do idoso atendido no Centro Mais Vida do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil, 2011
Objetivos: caracterizar o perfil clínico e funcional de amostra de idosos atendidos no Centro Mais Vida do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, no período de dezembro de 2011 a novembro de 2012. Material e Métodos: trata-se de estudo descritivo, transversal cuja amostra constou de 894 idosos. Foram analisadas as variáveis sexo, idade, escolaridade e funcionalidade global, considerando a cognição, humor, mobilidade e comunicação. Também foram analisadas as doenças e condições de saúde mais frequentes, o número de medicamentos utilizados e de encaminhamentos realizados para o Serviço de Geriatria de Referência e de outras especialidades médicas. Resultados: entre os idosos 73,4% eram do sexo feminino; 18,8% tinham 60 a 69 anos, 40,5% entre 70 a 79 e 40,6% contavam 80 anos ou mais. Quanto à escolaridade 63,5% frequentaram apenas o ensino fundamental. A função mais comprometida foi a visão em 72,6% dos casos; a postura em 53,9% dos idosos; a cognição em 52,1%; o humor em 51,9% e a continência urinária em 50,4%. As doenças e condições de saúde mais frequentes identificadas foram hipertensão arterial em 74,5% dos atendidos, distúrbios de visão em 43,1% e depressão em 37,3% da população do estudo. Sobre os encaminhamentos realizados 45,4% foram para o Serviço de Geriatria de Referência. A maior parte dos idosos fazia uso de pelo menos um medicamento (44%). Ressalta-se que há inexistência de uniformidade no preenchimento dos planos de cuidado e uma proporção elevada de dados faltantes para as variáveis. Discussão: os resultados do estudo têm o potencial de contribuir para a melhoria do atendimento aos idosos no Centro Mais Vida, no sentido de identificar as principais enfermidades e agravos. Contudo, ressalta-se a necessidade de melhoria das informações para que possam ser feitas inferências mais robustas sobre os idosos atendidos. Produtos originados desta dissertação: esse trabalho deu origem a dois artigos submetidos a periódicos.
Acv como método de tomada de decisão no ecodesign de complemento arquitetônico: caso da prateleira de luz
O trabalho apresenta estudo sobre a aplicação da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) como método de tomada de decisão para a seleção de materiais no ecodesign de uma prateleira de luz. Prateleiras de luz são dispositivos para a construção civil, instalados em aberturas de janelas, com o objetivo de proporcionar maior aproveitamento da luz natural, refletindo-a para o teto do espaço construído e projetando esta luz a uma profundidade maior no ambiente. O conforto térmico e luminoso-visual tem impacto direto sobre o consumo energético da edificação. A construção civil consome cerca de 50% dos recursos mundiais. No que se refere à energia empregada nas edificações, seu consumo é de 39% do total de energia gasta no mundo. O uso de iluminação natural nas edificações é parte integrante do conceito de “edifícios sustentáveis”. Para o alcance adequado da incidência solar são necessários dispositivos arquitetônicos de controle, tais como as prateleiras de luz. Sendo assim, o produto em estudo gera ganhos em eficiência energética, bem como ganho em conforto para os usuários a partir da redução da incidência direta da radiação solar e da diminuição do ofuscamento no ambiente. O objetivo da ACV foi a comparação entre dois cenários de manufatura da prateleira de luz, em alumínio ou em PVC, visando a tomada de decisão quanto aos processos a serrem empregados. O método foi aplicado seguindo diretrizes da ISO 14040 com o auxílio do software GaBi 6. Os limites do sistema foram definidos pelas fases de obtenção da matéria-prima e de produção da prateleira (cradle to gate). A unidade funcional adotada foi estabelecida pela superfície de reflexão de 1,3 m2 . A avaliação de impacto foi feita pelo método CML 2001 nas categorias de impacto referentes ao aquecimento global e à depleção da camada de ozônio. O escopo do estudo compreende a manufatura da prateleira de luz na cidade de Belo Horizonte - MG, tendo sido o inventário construído a partir de dados secundários. O uso de dados secundários se justifica em razão de sua aplicação em ecodesign como referencial de tomada de decisão. Os resultados obtidos demonstram que a emissão de CO2 equivalente relativa ao uso de matéria-prima reciclada de alumínio é quase 10 vezes menor do que a de PVC reciclado. Já a emissão advinda do uso de alumínio virgem é aproximadamente 35 vezes menor em relação ao PVC virgem. O emprego do alumínio se apresenta, pois, como melhor alternativa para a fabricação do produto. A contribuição científica do estudo refere-se à adoção da ACV para embasamento das decisões de projeto e dirige-se a pesquisadores das áreas de design de produto, arquitetura e construção civil.
Traços de temperamento estão associados ao medo e ansiedade odontológicos em crianças e adolescentes? Uma revisão sistemática
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Arranjos domiciliares e perfis de consumo: um estudo sobre a nova classe média na RMBH, 2003-2014
A população brasileira desde 1994 vem passando por mudanças econômicas e sociais muito importantes. Junto a isto é possível observar mudanças demográficas com respeito aos arranjos domiciliares em que se organizam as pessoas devido à queda da fecundidade, envelhecimento populacional, entrada da mulher no mercado de trabalho além de mudanças nos valores societários. Isto possibilitou a emergência e ampliação de uma nova classe média que, através das linhas de crédito e aumento de renda, modificou seu estilo de vida e padrões de consumo. A partir deste quadro e utilizando o conceito criado pela SAE (Secretaria de Assuntos Estratégicos), a Dissertação pretende discutir e investigar a relação entre arranjos domiciliares e padrões de consumo da nova classe média ao longo do tempo, através da construção de um modelo estatístico a partir da curva de Engel, tendo como variáveis dependentes as demandas alimentação, fumo e bebidas alcoólicas e vestuário feminino e itens de beleza e a partir da realização de grupos focais, que proporcionam maior entendimento sobre os gastos dentro dos domicílios, as mudanças ao longo do tempo e percepções a respeito do conceito de classe média. Para maior diálogo entre as metodologias, foram utilizados os dados da POF 2002-2003 e 2008-2009 somente para a população de RMBH,no caso do modelo estatístico, enquanto os grupos focais serão feitos com chefes de domicílios pertencentes a esta mesma região. A partir destas ferramentas, observou-se uma mudança ao longo do tempo dos arranjos domiciliares, de valores aceitos socialmente, dos hábitos de consumo, o aumento do número de pessoas pertencentes à nova classe média e, além disso, a identificação do sentimento de pertencimento à classe média nos participantes independente de sua renda.
Começar de novo: um estudo comparativo do descasamento e recasamento
O casamento é uma instituição iniversal e fundamental na maioria das sociedades, afetando decisões ligadas ao mercado de trabalho, fecundidade, alocação de tempo e recursos. Apesar de pouco estudada pelos economistas, a nupcialidade sempre exerceu um papel importante no que tange ao estudo demográfico.
Extração protéica e obtenção de hidrolisados protéicos de feijão com baixo teor de fenilalanina
Considerando a importância do feijão na dieta do brasileiro e seu elevado teor protéico, este trabalho teve o objetivo de promover a extração e a hidrólise das proteínas do feijão, e posterior remoção da fenilalanina (Phe), etapas do processo de desenvolvimento de um feijão contendo baixo teor de Phe para ser utilizado na dieta de fenilcetonúricos. Para isso, foram estudadas diversas condições enzimáticas de extração e hidrólise das proteínas, além da remoção da Phe. Para verificar o rendimento de extração protéica (REP), foram, primeiramente, testados dois métodos. Definido aquela em que se obteve maior rendimento, diversos parâmetros (velocidade de centrifugação, tempo de reação, pH inicial e o tipo de enzima) foram avaliados a fim de otimizar o processo. O melhor REP (93,14%) foi obtido utilizando-se uma enzima de Bacillus lichenformis na relação enzima:substrato (E:S) de 10:100, com velocidade de centrifugação igual a 10.640 g, tempo de reação de 3 h e pH inicial de 10,5. O extrato protéico obtido foi, então, submetido a diversas condições de hidrólise enzimática, e o carvão ativado (CA) utilizado como meio adsorvente na remoção da Phe. Com o objetivo de obter um hidrolisado com teor reduzido de Phe, alguns parâmetros (pH inicial, relação E:S, temperatura, tipo de protease e a relação proteína:CA) foram estudados, e o teor de Phe dosado no hidrolisado por espectrofotometria derivada segunda. A maior remoção de fenilalanina (87,93%) foi obtida empregando-se a protease de Papaya carica na relação E:S de 10:100, sem ajuste de pH, e ainda, com temperatura de 50 ºC e relação proteína:CA de 1:88. Este ensaio originou um hidrolisado com teor final de 433,7 mg de Phe/100 g, permitindo sua utilização parcial no desenvolvimento de um feijão modificado com baixo teor de Phe, ou ainda, como fonte de proteínas de suplementos alimentares destinados a fenilcetonúricos.
As imagens do aluno-leitor projetadas em manuais didáticos: estudos de caso brasileiro e italiano
Nosso objetivo, no presente trabalho, é refletir sobre as imagens do aluno-leitor projetadas no discurso de manuais de ensino fundamental de língua portuguesa e italiana, a saber, Português: Linguagens (2002), de Willian Roberto Cereja e Thereza C. Magalhães, e La lampada di Aladino 2 (2000), de Fioretta Mandelli e Letizia Rovida. Nosso foco principal é investigar como se constroem e se modalizam as asserções e perguntas sobre os textos para leitura, buscando identificar semelhanças e diferenças no modelo de ensino dos dois países. Para atender a esse objetivo, fundamentamos nossa análise nas modalidades enunciativas e nas marcas de heterogeneidade do discurso, tendo como teorias de base a Semiolinguística e achamada Análise do Discurso de linha francesa, acrescidas das contribuições de autores como Mikhail Bakhtin/Volochinov e Oswald Ducrot, que complementaram e enriqueceram a análise feita. A constatação de que os alunos brasileiros têm dificuldades em leitura, revelada em avaliações nacionais (como o SAEB) e internacionais (como o PISA), levou-nos,inicialmente, a formular as hipóteses de que: a) as estratégias de ensino e as atividades de leitura propostas pelo manual italiano seriam mais eficazes se comparadas às do LD brasileiro; b) as competências requeridas dos alunos brasileiros durante os trabalhos com leitura seriam inadequadas para o desenvolvimento do seu raciocínio crítico. Os resultados obtidos em nossa pesquisa não nos permitem comprovar completamente as hipóteses acima, uma vez que os livros didáticos não apresentam tantas e tão relevantes diferenças, levandonos a levantar novas hipóteses para explicar o baixo desempenho do alunado brasileiro, quando comparado ao italiano, em atividades de interpretação de textos, como, por exemplo: a de que os professores brasileiros não estariam suficientemente preparados para implementar as atividades propostas nos livros didáticos, ou ainda a de que a imagem do aluno/leitor ideal projetada no LD brasileiro estaria muito distante do aluno/leitor real de nossas escolas. A investigação aqui proposta, longe de resolver o impasse, contribui, no entanto, para problematizar a questão da forma como a leitura é trabalhada nos manuais didáticos e aponta, sobretudo, para a necessidade de um estudo mais amplo e profundo sobre o processo de ensino-aprendizagem no Brasil e na Itália
Estudo da qualidade de furos sedes de rolamentos produzidos em peças de liga de alumínio por mandrilamento com ferramenta de PCD
As tecnologias de aplicação de técnicas de usinagem com MQL (mínima quantidade de líquido), com fluido de corte em abundância e à seco tem sido estudadas em diversas aplicações, operações e em diversos materiais, sobretudo a usinagem com MQL devido à redução dos impactos ambientais e consequente redução do custo do produto, uma vez que reduz drasticamente o consumo de fluido de corte do processo. A usinagem de peças em liga de alumínio requer atenção especial em função da maior probabilidade de ocorrência de adesão de material e deformações causadas pela temperatura de corte, bem como dilatações térmicas, que podem inviabilizar a aplicação das técnicas de usinagem com MQL e à seco, sobretudo nas operações de acabamento, as quais definem as características qualitativas finais dos produtos. Assim, este trabalho teve por objetivo avaliar o desempenho das técnicas de usinagem MQL, com fluido de corte em abundância e à seco por meio de estudo das características qualitativas, desvio de circularidade e diâmetro, em furos sede de rolamento de peças fabricadas em liga de alumínio na operação de acabamento utilizando barra de mandrilar de PCD. Os experimentos foram planejados e executados utilizando DOE (Design Of Experiments) e análise de variância (ANOVA), cujos parâmetros de corte, velocidade corte (842 e 1263 m/min), avanço por aresta (0,15 e 0,30 mm/rev) e a profundidade de corte (0,4 e 0,65 mm) foram selecionados como variáveis de entrada, utilizando o planejamento estatístico fatorial completo. O diâmetro e o desvio de circularidade foram definidos como variáveis de saída na avaliação da qualidade do furo. Os resultados evidenciaram um desempenho superior da usinagem com MQL quando comparada com a usinagem com fluido de corte em abundância, mesmo considerando as restrições da aplicação externa de MQL. A usinagem à seco apresentou valores acima das tolerâncias especificadas tanto para diâmetro quanto paro desvio de circularidade, não sendo recomendada para a operação de mandrilamento de ligas de alumínio. Em geral, a velocidade de corte e o avanço por aresta foram os principais parâmetros lineares de influência, enquanto que a profundidade de corte e o avanço por aresta foram as principais influências combinadas sobre o desvio de circularidade e diâmetro
A importância da mucosa ceratinizada periimplantar
A excelência estética nas reabilitações implanto-suportadas deve associar aspectos da restauração com as características dos tecidos moles adjacentes, a fim de obter resultados que se assemelhem aos dentes naturais. Tem sido afirmado na literatura que a mucosa periimplantar promove um selamento sobre a superfície do pilar, de forma a estabelecer uma importante barreira biológica, entre o ambiente bucal e o osso, podendo garantir o sucesso do implante. Além disso, a presença do tecido ceratinizado confere maior resistência e estabilidade ao epitélio para a manutenção da mucosa. Acreditava-se que a presença de uma adequada faixa de gengiva era imprescindível para a manutenção da saúde periimplantar e prevenção de doenças. Porém, a literatura indica uma falta de consenso a respeito da real necessidade da presença da mucosa ceratinizada para a manutenção do estado de saúde periimplantar e prevenção da perda óssea alveolar. No presente trabalho, através de uma revisão de literatura, procurou-se um melhor entendimento sobre a associação entre a presença da mucosa ceratinizada e a influência da mesma na saúde dos tecidos periimplantares. De acordo com a literatura revisada, não há dados que suportem a ideia de que a presença da mucosa ceratinizada periimplantar é um pré-requisito para o sucesso dos implantes em longo prazo. Porém, foi demonstrado que a preservação ou a reconstrução da mesma ao redor de implantes pode ser preconizada a fim de facilitar procedimentos restauradores, melhorar a estética, prevenir o trauma em tecidos moles e facilitar controle de placa durante a higiene oral.
Localização e planejamento de movimento de robôs móveis em ambientes internos utilizando processos de decisão de Markov
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Oral findings in williams-beuren syndrome
Background: Williams-Beuren syndrome (WBS; OMIM #194050) is a developmental disorder characterized by congenital heart disease, intellectual disability, dysmorphic facial features and ophthalmologic abnormalities. Oral abnormalities are also described in clinical manifestations of the disease. This paper describes orofacial features in patients with WBS. Material and Methods: Seventeen patients with a confirmed molecular diagnosis of WBS were examined for oral abnormalities through clinical oral evaluations and panoramic radiography. Results: Malocclusion, specifically with dental midline deviation, and high-arched palate were the most common findings. Conclusions: The present results contribute to knowledge on the orofacial manifestations of WBS. Since such patients with WBS may develop severe oral abnormalities, early detection and treatment can help improve their quality of life.
2022
Shirlene Barbosa Pimentel Ferreira Melissa Machado Viana Naiara Gonçalves Fonseca Maia Letícia Lima Leão Renato Assis Machado Ricardo Della Coletta Marcos José Burle de Aguiar Hercílio Martelli Júnior
Plano de ação para o controle da hipertensão arterial e adesão ao tratamento na unidade básica de saúde COHAB Padre Luiz Zver em São João Del-Rey
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma doença de alta prevalência na população sendo considerada como um dos principais problemas de saúde. O objetivo deste trabalho foi elaborar um plano de ação para reduzir as complicações decorrentes da hipertensão arterial e aumentar a adesão ao tratamento para o controle da pressão arterial (PA) da população idosa portadora de HAS.Como metodologia foi adotado o Planejamento Estratégico Situacional (PES) (CAMPOS; FARIAS; SANTOS, 2010). Foram considerados os aspectos históricos, sociais, econômicos, e, sobretudo aqueles relacionados aos indicadores de saúde do município.Para embasamento teórico sobre a temática foram realizadas pesquisas em artigos, teses e dissertações constantes nas bases de dados do Google Acadêmico e da Biblioteca Virtual da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os resultados obtidos com as ações deste plano de ação são satisfatórios e alcançaram os objetivos iniciais, conforme planejado na elaboração do plano de ação, dentre os resultados tivemos a conscientização dos usuários sobre a importância do tratamento onde se evidenciou a efetiva adesão dos hipertensos ao tratamento para o controle da HAS.
O uso do computador em sala de aula: uma reflexão sobre o ensino de leitura e produção de poemas
Este trabalho apresenta os percursos e os resultados obtidos por meio de um projeto de produção de poemas realizado com alunos do 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Maria Silveira. Especificamente, demonstra as sequências didáticas realizadas nas duas etapas do desenvolvimento dessa atividade. A primeira etapa refere-se ao início do projeto através de pesquisas no computador sobre alguns dos poetas da literatura brasileira. Já a segunda está relacionada à produção de poemas dos próprios alunos no computador. As considerações obtidas com a aplicação desse projeto tiveram como pressupostos teóricos, os estudos sobre o processo de Ensino/Aprendizagem no contexto digital desenvolvidos por Coscarelli (1998), (2010) e Marcuschi (2010) dentre outros. Além disso, tomaram-se como base as propostas dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais). O objetivo é expor como o uso do computador, no processo de ensino e aprendizagem do texto e leitura de poemas, pode ser realizado e como os recursos que disponibiliza, como por exemplo, as relações hipertextuais, se constituem enquanto estratégias inovadoras e abrangentes no que se refere à variedade, à ressignificação do contexto de aprendizagem. Com isso, pôde-se traçar um quadro do trabalho didático efetivo realizado no espaço computacional. Nesse sentido, por um lado, o estudo concluiu que o computador, enquanto ferramenta interativa com a prática didática favorece e enriquece positivamente o processo de ensino e produção, criando um ambiente de aprendizagem mais significativo e motivado para o educando. Por outro lado, esse projeto também evidencia a necessidade de se pensar sobre a questão do engajamento e das competências necessárias ao professor diante dessa ferramenta de ensino.
A importância da avaliação na reorganização da prática pedagógica
Neste trabalho faz-se a proposição de uma análise crítica do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Coronel Melvino Ferraz situada em Rubim/MG, destacando a importância da avaliação para a reorganização da prática pedagógica. Objetiva-se compreender a prática avaliativa como instrumento norteador do processo ensino e aprendizagem, analisando-se o papel da avaliação no contexto escolar e como forma de contribuição para a melhoria da práxis e consequentemente da aprendizagem dos alunos. Faz-se a análise com fundamentação teórica baseando-se em obras de autores especialistas na temática. Tece a discussão buscando uma reflexão sobre avaliação como instrumento que possibilita a reorganização da prática pedagógica numa visão de gestão democrática. Por fim, nas considerações finais observa-se que os resultados devem servir como ponto inicial para novas metodologias de ensino a serem construídas, e posteriormente executadas.
Uma nova abordagem no desenvolvimento de potentes quinonas bioativas contendo dois centros redox: síntese e aspectos mecanísticos
A atividade citotóxica frente a células tumorais de derivados do lapachol é reconhecida pela comunidade científica e vem sendo estudada desde o século passado. Com vistas a desenvolver uma estratégia que possa melhorar essa bioatividade, tornando as substâncias citotóxicas para células tumorais e pouco agressivas contra células normais, neste trabalho foram sintetizadas quinonas 1,2,3-triazólicas inéditas acopladas ao núcleo organo-selênio. A síntese destes compostos foi planejada de modo a unir dois centros redox, um capaz de gerar espécies reativas de oxigênio e outro capaz de utilizar tais espécies em um modo similar ao realizado pela enzima glutationa peroxidase, porém, sem a especificidade desta enzima, com resultados deletérios para a célula tumoral. Os compostos foram avaliados contra seis linhagens de células tumorais (HL-60, HCT-116, PC3, SF295, MDA-MB-435 e OVCAR-8) e três linhagens de células normais (V79, L-929 e PBMC). Entre os compostos testados, diversas moléculas apresentaram alta citotoxicidade frente às linhagens tumorais testadas (IC50 < 2 ¿M), sendo alguns destes compostos mais ativos e seletivos que a doxorrubicina (controle positivo) e os esperados resultados em células normais, apresentando bons índices de seletividade. Também foi analisada a capacidade de dois destes triazóis reagirem com a glutationa reduzida na presença da espécie reativa de oxigênio H2O2, em comparação ao fármaco ebselen. Os resultados foram positivos, mostrando que estes compostos são capazes de utilizar essa espécie reativa de oxigênio em reações químicas. Por fim, também foi avaliada a atuação da enzima NAD(P)H quinona oxidoredutase (NQO1) intrinsicamente relacionada com o mecanismo de ação farmacológica de quinonas.
Protótipo de um sistema de desenvolvimento para microprocessadores 8088/8086
Foi projetado e construído um protótipo de um sistema de desenvolvimento para microprocessadores 8088/8086 da INTEL, denominado SD-16. Este sistema utiliza um microcomputador pessoal para emulação de um terminal de vídeo, geração e depuração de programas aplicativos e controle de um gravador de EPROMs. Uma das partes fundamentais do SD-16 é o kit de desenvolvimento KD-16, de baixo custo, baseado na CPU 8088, com as sequintes características: 32Kbytes de RAM, 128Kbytes de EPROM, 48 bits de E/S, 3 contadores programáveis de 16bits, 8 níveis de interrupção, soquete para co-processador aritmético, interface série RS-232C, teclado e visor. O kit possui dois programas monitores, um para operação através de um pequeno teclado local e outro que permite comandar o KD-16 através de um terminal de vídeo usando a interface série RS-232C. O sistema possui também um gravador de EPROMs capaz de gravar memórias desde 2764 até 27512. O SD-16 pode ser utilizado como sistema de desenvolvimento em projetos e pesquisas na área de controladores digitais de processos ou como equipamento didático em aulas de laboratório nos cursos de graduação e pós-graduação. O KD-16 pode ser utilizado separadamente do SD-16, como controlador dedicado de baixo custo para processos industriais.
O dilema identitário dos agentes de segurança penitenciária: guardiões ou policiais?
Esta tese tem como objetivo central analisar o processo de construção da identidade profissional dos agentes de segurança penitenciária de Minas Gerais. O sistema penitenciário mineiro passou por mudanças drásticas nos últimos vinte anos e tem demandado um perfil específico de indivíduos para compor o seu staff. No decorrer desses anos ocorreu um forte investimento em programas de treinamento visando tornar os agentes penitenciários mais repressivos, estratégicos e eficientes para a manutenção da segurança e da ordem nas prisões. Essa profissionalização, por sua vez, se deu através da incorporação progressiva de elementos organizacionais característicos das forças policiais militares ao trabalho custodial e a valorização da performance militar de atuação. A identificação com o campo militar gerou um dilema identitário no grupo ocupacional: guardiões ou policiais?. Alguns agentes penitenciários tem rejeitado a imagem do guardião e se reconhecido como policiais envolvidos em operações de combate ao crime dentro e fora das prisões. Instalou-se uma identidade profissional dual, custodial e policial, com profunda repercussão nos ambientes prisionais e no modo como a ordem tem sido construída em seu interior
Fracasso escolar e alfabetização: uma crítica ao período preparatório
A intenção deste trabalho é suscitar uma reflexão mais profunda sobre a tradicional fase de preparação para a alfabetização existente nas escolas. Partindo-se de uma retomada teórica de problemática da evasão e da repetência na primeira série do 1º grau, que tem como pano de fundo e alfabetização e suas múltiplas facetas, popõe-se um estudo sobre o período preparatório para a aprendizagem da leitura e da escrita, procurando-se detectar que papel ele teria na relação entre o fracasso escolar e a alfabetização. Apresenta-se, assim, uma crítica à prática pedagógica desenvolvida num período preparatório de uma escola pública, seguindo-se uma avaliação de um grupo de crianças quanto a determinadas habilidades linguísticas e psicolinguísticas vinculadas à alfabetização. O estudo crítico e a comparação entre o desempenho desse grupo de crianças em três situações, no período preparatório, ao final do ano letivo e nas habilidades selecionadas permitiram constatar certos aspectos que levaram à conclusão de que há necessidade de se processar um redirecionamneto na prática do período prepara tório para a alfabetização, para que ele deixe de ser fator de discriminação, seleção e predição do sucesso ou do fracasso do aluno.
Aspectos da biologia de Zygocotyle lunata (Trematoda: Zygocotylidae) isolado de Biomphalaria straminea (Mollusca: Planorbidae) oriundas de iguatama, Minas Gerais, Brasil
Coletas malacológicas foram realizadas em lagoas localizadas próximas ao rio São Francisco ou de seus afluentes em Iguatama, Minas Gerais, no quarto trimestre de 2009, segundo e terceirotrimestres de 2010. De 4.993 exemplares de moluscos coletados, 4.307 estavam vivos e foram analisados. Destes 71 exemplares (1,65%) apresentavam-se infectados por larvas de trematódeos que, após caracterização morfológica preliminar, foram identificadas como cercárias do tipo Equinostoma, Anfistoma e Estrigeocercária. Estágios evolutivos (cercárias, metacercárias, parasitos adultos, ovos e miracídios) foram estudados a fresco e após processo de fixação,coloração e montagem em lâminas permanentes seguida de análise morfológica e morfométrica em microscópio de luz. Cercárias do tipo Anfistoma foram encontradas em 14 exemplares (0,33%) de Biomphalaria straminea, que após formação de metacercária em substrato sólido foram utilizadas para verificação de viabilidade em infecções experimentais de Mus musculus da linhagem AKR/J, Gallus gallus domesticus e Meriones unguiculatus. A viabilidade de metacercárias encistadas a 1, 30, 120 foi verificada, entretanto, as de 150 dias não lograram infecção. Os animais experimentalmente infectados que apresentaram ovos do parasito nas fezes a partir de 30 dias após a infecção, foram utilizados para obtenção de miracídios para infecções de moluscos. A eclosão de miracídios ocorreu em 21 dias deincubação. Parasitos adultos recuperados na região do ceco nos animais experimentalmente infectados foram analisados, medidos e identificados como Zygocotyle lunata (Diesing, 1836). Avaliou-se ainda o efeito da dexametasona no curso da infecção experimental em Mus musculus, verificando-se em animais tratados uma diminuição do período pré-patente e maior quantidade de parasitos recuperados, porém de menor tamanho. Descendentes dos moluscos coletados emIguatama (B. straminea, Physa marmorata, Pomacea caniculata, Drepanotrema anatinum), Belo Horizonte, MG (B. glabrata), Felixlândia, MG e Recife, PE (B. straminea) foram expostos à miracídios de Z. lunata, tendo sido verificado positividades somente em B. straminea. Este é oprimeiro registro de B. straminea naturalmente infectado por Z. lunata no Brasil.
Livro didático inovador e teoria da atividade: usos de um artefato mediador por professores de química
Esta pesquisa tem como foco a utilização de um dos livros didáticos de Química distribuídos pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Nossa pesquisa se orientou por privilegiar as formas e os contextos do uso de um livro didático de Química considerado inovador. Definimos como livros didáticos “inovadores” os materiais produzidos por grupos de pesquisadores da área de ensino de Química que incorporaram pesquisas e inovações metodológicas. A pesquisa se insere no campo dos estudos sobre os citados livros e está fundamentada nos aportes teórico-metodológicos da teoria histórico-cultural. Para compreender o uso do livro didático enquanto artefato, nos apoiamos na Teoria da Atividade, cujas raízes encontram-se nos estudos de Vygotsky, Leontiev e Engeström. Os dados foram obtidos por meio de um formulário com questões fechadas e abertas, respondido por trinta e sete professores de Química da Educação Básica, cujas escolas adotaram este livro. O questionário apresentava perguntas gerais relativas à formação docente, percurso profissional, o processo de escolha do livro didático, estruturação das aulas e o papel que o livro didático tem na prática dos professores. Posteriormente, realizamos entrevistas semiestruturadas com duas professoras que, após responderem o formulário, concordaram em participar de outras etapas da pesquisa. Para uma porção das questões, utilizamos os resultados em forma de gráfico, obtidos diretamente pelo questionário eletrônico. Para as outras questões, a análise foi feita em etapas. Uma primeira etapa envolveu a leitura das respostas e uma codificação prévia, comparando semelhanças e diferenças. Posteriormente, empregamos o software NVIVVO® e o modelo da Teoria da Atividade para construir as categorias que eram formadas pelos componentes da atividade: o objeto, os artefatos, a divisão do trabalho, as regras e a comunidade envolvida no uso do livro. Avaliamos também as contradições que emergem do questionário respondido sobre o uso do livro. Identificamos em nossa análise que há uma diversidade de usos do livro didático. Na avaliação geral do livro identificamos conflitos e dilemas que envolvem o objeto da atividade, os estudantes e a divisão do trabalho na atividade docente. Nas entrevistas com as duas professoras observamos que o uso do livro está intimamente ligado ao sentido de ensinar química e aos estudantes envolvidos na atividade.