RCAAP Repository
Intervenção estatal na agricultura: a possibilidade de uma ação ética a fim de materializar a Constituição brasileira
O presente trabalho tem o objetivo de traçar breve histórico das políticas econômicas estatais no setor agrícola, entre os anos 1990 e 2012. Neste trabalho, pretende-se identificar a natureza da intervenção estatal na agricultura investigando em que eixos as ditas políticas públicas atuam. Para tanto, analisam-se os Planos Plurianuais dos governos Fernando Henrique Cardoso (PPA 2000-2003), Luís Inácio Lula da Silva (PPA 2004-2007 e PPA 2008-2011) e Dilma Roussef (PPA 2012-2015), questionando as intervenções em face da concretude aos comandos constitucionais. O articulado é fruto de uma pesquisa documental, versando sobre políticas econômicas planejadas a um setor especifico (agrícola) e em um espaço de tempo determinado, dentro do marco teórico do Direito Econômico, partindo dos ensinamentos do seu introdutor no Brasil, Prof. Washington Peluso Albino de Souza, inclusive de seu método analítico substancial. Utilizam-se, também, as significativas contribuições da sociologia rural, explanadas por Zander Navarro e Sergio Schneider.
2022-03-15T13:02:48Z
Giovani Clark Davi Augusto Santana de Lelis
Efeito do 2-Araquidonoilglicerol nas respostas defensivas mediadas pela substância cinzenta periaquedutal dorsolateral de ratos em modelos animais de ansiedade
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2021-04-12T12:16:15Z
Rita de Cássia de Oliveira Lima
À flor da pele: uma análise crítica de discursos empresariais sobre diversidade racial no trabalho
Esta pesquisa, de caráter qualitativo, buscou analisar os discursos sobre práticas de fomento à diversidade racial no trabalho, publicizados na internet por empresas atuantes no país, de modo a identificar os preceitos e as articulações discursivas a eles vinculados. O desenvolvimento da investigação foi subsidiado pela análise crítica do discurso, a partir do balizamento proposto por Fairclough (2001). Para tanto, o estudo enfocou, inicialmente, as articulações que aproximam os temas raça e trabalho em nosso país. Por meio da revisão da produção teórica atinente aos temas referidos, três aspectos foram destacados. Uma primeira vertente apontou a abrangência e importância da presença negra no âmbito laboral já a partir da escravização. Em seguida, foram abordadas as implicações decorrentes do preconceito, da discriminação racial e do racismo fatores que concorrem decisivamente para que a população negra brasileira ocupe majoritariamente postos menos prestigiados e de menor remuneração. E, em terceiro lugar, foram analisadas as ações afirmativas e as políticas em prol da diversidade. Em relação às primeiras, buscou-se delinear o contexto que fez com que movimentos sociais negros as encampassem como sua principal reivindicação na atualidade e intentassem vê-las disseminadas também para o campo do trabalho. Já a análise da constituição de ações de fomento à diversidade apontou que a pluralidade e a diferença têm sido extensamente incorporadas ao rol de discursos empresariais. Levantados estes aspectos teóricos, passou-se à análise documental que teve como corpus textos que versavam sobre o tema da diversidade e que foram recolhidos em sítios de empresas. A realização da análise apoiou-se na concepção apresentada por Fairclough (2001) a qual toma o discurso como uma prática social, um modo de ação sobre o mundo. Desta forma, os discursos presentes nos sítios denotam a expansão do raio de intervenção das empresas que buscam se fazer presentes em diferentes searas, ao mesmo tempo em que procuram apresentar-se como organizações éticas. O trato destinado à diversidade é pautado por elementos interdiscursivos que enfatizam imagens das organizações como um organismo comprometido com ideais de harmonia social. Por intermédio das escolhas lexicais e das argumentações apresentadas, a diversidade é indicada como um instrumento capaz de contribuir para a potencialização produtiva. A presença da diferença é então valorada como condição estratégica de inserção em mercados globalizados.
Como os adultos aprendem a ler?: evidências de um estudo com adultos pouco alfabetizados e crianças com a mesma habilidade de leitura
O objetivo do presente estudo consistiu em investigar se a alfabetização de adultos é afetada pelos mesmos processos cognitivos que governam a alfabetização de crianças. Participaram do estudo 61 adultos, com idade entre 16 e 80 anos, matriculados em classes iniciais de programas de alfabetização tardia na cidade de Belo Horizonte, MG. O estudo também incluiu 61 crianças com desenvolvimento típico individualmente emparelhadas aos adultos em função da habilidade de leitura de palavras. A idade das crianças variava entre 6 e 9 anos e todas estavam matriculadas em turmas de primeira a terceira série de uma escola pública localizada na mesma cidade dos adultos. Todos os participantes foram submetidos a tarefas que avaliavam as habilidades de leitura, escrita e matemática, o conhecimento do nome das letras, a consciência fonológica, a nomeação seriada rápida, a memória verbal de curto-prazo, a inteligência verbal e a habilidade de codificação ortográfica. Os resultados sugeriram que, relativamente às crianças, adultos aprendendo a ler e a escrever em português apresentam dificuldades na segmentação dos sons que compõem a fala. Com efeito, uma análise dos erros cometidos pelos adultos e pelas crianças em uma tarefa experimental de escrita revelou que, ao contrário das crianças, a maioria dos erros cometidos pelos adultos consistiu no que Ehri (1992) tem denominado de escritas parcialmente alfabéticas ou incompletas. No entanto, a despeito dessas dificuldades, nossos resultados revelaram que adultos em processo de alfabetização são sensíveis às regras de correspondência letra-som e, tal como as crianças, baseiam-se em processos fonológicos para aprender a ler e a escrever. De fato, análises de regressão revelaram que tanto a consciência fonológica quanto a nomeação seriada rápida contribuíram significativamente para as variações na habilidade de leitura e escrita das crianças e dos adultos que participaram do presente estudo. No tocante aos correlatos da habilidade de leitura e escrita, apenas uma diferença foi encontrada entre os adultos e as crianças. Especificamente, variações na inteligência verbal não se correlacionaram com variações na habilidade de leitura e escrita entre os adultos. Por outro lado, a inteligência verbal contribuiu significativamente para as variações na habilidade de leitura e escrita das crianças, mesmo após termos controlado o efeito de diferenças individuais em habilidades importantes. Finalmente, os adultos incluídos nesse estudo apresentaram uma dificuldade expressiva na grafia de palavras contendo regularidades letra-som de natureza morfossintática, sugerindo que, além de dificuldades fonológicas, adultos com pouca escolaridade apresentam dificuldades com o componente morfossintático da linguagem.
2019-08-12T17:43:47Z
Marcela Fulanete Correa
Avaliação da aprendizagem: caminhos para a melhoria da qualidade de ensino
O presente artigo destina-se a fazer uma análise crítica dos instrumentos de avaliação da aprendizagem, como estratégia para a promoção da qualidade do ensino na Escola Municipal Ângelo Ricardo, situada no município de Frutal(MG). Através de pesquisa documental e bibliográfica buscou-se retratar aqui o momento atual vivido na instituição e refletir acerca do conceito de avaliação da aprendizagem exposto no Projeto Político Pedagógico da instituição. Busca-se num primeiro momento, explanar teoricamente o conceito de Avaliação, para que concomitantemente se explane o tema em questão. Ao longo do estudo foi possível evidenciar o importante papel desempenhado pelo gestor escolar na busca pela constituição de um espaço democrático e com práticas avaliativas não excludentes.
2019-08-09T14:31:13Z
Isolina Rodrigues Carneiro
Bioactive compounds and juice quality from selected grape cultivars
FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
2022-03-22T16:57:37Z
Renata Vieira Damota Maria Beatriz de Abreu Glória Bianca Sarzi de Souza Isabela Peregrino Rodrigo Meireles de Azevedo Pimentel Frederico Alcântara Novelli Dias Laís Cristina de Souza André Luiz de Souza Murillo de Albuquerque Regina
As, cu and zn concentration in sanitary sewage sludge fertilized soil and in crambe and corn grains
This study aimed to evaluate the total contents of As, Cu and Zn in the profile of a Haplic Cambisol cultivated with crambe and corn and fertilized with sanitary sewage sludge and to compare them with those obtained in other forms of fertilization, as well as the content of metals in the grain of these crops. Two experiments were carried out in the field, one with maize cultivation and another with crambe, both were delineated as randomized blocks with four treatments and six replicates, which were: without fertilization, fertilization with sewage sludge dewatered and dried in the sun, with dry sewage sludge and with mineral fertilizers. At the end of the experiments soil samples were collected at 15, 50, 100, 150 and 200 cm depth for analysis of the total contents of As, Cu and Zn, as well as the grain of the crops. No differences were observed among the treatments. The total contents of As, Cu and Zn in the soil in both experiments and in the corn grains are below the limits of prevention and the maximum limit in grains established by the Brazilian resolutions. In relation to depth, the metal contents in the samples collected from the soil submitted to the fertilization treatments were similar to those quantified in the plots that did not received fertilization, but there was accumulation of Cu and Zn in the upper layers of the soil that received fertilization.
2022-04-06T22:49:59Z
Paulo H. S. Cardoso Izabelle de P. Sousa Geraldo Ribeiro Zuba Junio Paula W. B. Gonçalves Regynaldo Arruda Sampaio
Monitoramento e inteligência como preditores do desempenho acadêmico geral e específico no ensino superior
A inteligência é considerada o principal preditor do desempenho acadêmico. No entanto, estudos têm demonstrado que a metacognição, especialmente o monitoramento, pode ser tão importante quanto a inteligência na predição do desempenho acadêmico. A predição é importante porque permite o diagnóstico e intervenção em contextos de ensino superior. Considerando a relevância do monitoramento e da inteligência, este estudo pretende responder três perguntas: (1) O monitoramento e a inteligência geral são construtos não correlacionados e ambos predizem o desempenho acadêmico geral no ensino superior? (2) O monitoramento e a inteligência geral são construtos associados e ambos predizem o desempenho acadêmico geral no ensino superior? (3) O monitoramento ou a inteligência geral predizem desempenhos acadêmicos específicos no ensino superior, tomando como controle um fator geral de desempenho acadêmico? A amostra do estudo foi composta por 459 estudantes ingressantes na Universidade Nacional Autônoma de Honduras em 2017. Os instrumentos utilizados foram o Teste de Monitoramento Metacognitivo, o Teste de Inteligência da Universidade de Purdue- Forma B e a Prova de Aptidão Acadêmica. Oito modelos foram analisados, por meio do modelamento por equações estruturais, visando responder às questões do estudo. O modelo com o melhor ajuste aos dados estabelece que o monitoramento e a inteligência se correlacionam, além disso, ambos predizem o desempenho acadêmico geral. Os resultados permitem concluir que: (1) Embora o monitoramento e a inteligência sejam construtos distintos, ambos estão correlacionados; (2) O monitoramento é um melhor preditor do que a inteligência em relação ao desempenho acadêmico geral no ensino superior; (3) Ambos os construtos apenas predizem o desempenho acadêmico geral. Implicações para novas pesquisas e para a prática educacional são discutidas.
2019-08-10T05:52:18Z
Marcio Alexander Castillo Diaz
Desigualdade interpessoal de renda, progresso tecnológico e restrição de crédito: implicações sobre o crescimento econômico dos municípios brasileiros
O processo do desenvolvimento pressupõe que países e regiões sejam capazes de sustentarem seu crescimento econômico ao longo do tempo, e, além disso, melhorar as condições de distribuição de renda e riqueza de uma população. A presença de altos índices de desigualdade pode ser resultado da ausência de elementos substanciais para a manutenção do crescimento econômico arrojado, quais sejam, expansão da escolaridade e do acesso ao crédito. Indivíduos que se situam na cauda inferior da distribuição de renda, e seus descendentes, tendem a permanecer na condição de pobreza quando não possuem acesso ao capital humano e mercado financeiro. Esta condição reproduz a taxa de desigualdade ao longo do tempo, e pode atuar adversamente sobre o crescimento econômico. Contudo, um efeito notável foi verificado ao longo de 1970 a 2000. Mesmo diante do crescimento da escolaridade média e da redução da desigualdade escolar entre indivíduos as taxas de desigualdade de renda foram crescentes em países europeus, Estados Unidos e também para o Brasil. Em parte, este efeito deve-se ao progresso tecnológico viesado para escolaridade que atuou positivamente sobre o crescimento, porém, ampliou a desigualdade de renda. Realizadas estas considerações, o objetivo geral da presente tese consiste em averiguar o efeito adverso da desigualdade interpessoal de renda sobre o processo de desenvolvimento econômico dos municípios brasileiros. Para cumprir este objetivo a presente tese propõe o uso de estruturas etárias como instrumentos para desigualdade e escolaridade nos municípios. Especificamente, os seguintes pontos na presente tese foram abordados: (i) avaliar diversas formas teóricas da relação entre crescimento econômico e desigualdade de renda; (ii) discutir elementos que impulsionaram a relação positiva entre o aumento da desigualdade e escolaridade nos municípios; (iii) propor instrumentos para variáveis influenciadas pela expansão tecnológica; e (iv) compreender a relação entre desigualdade de renda e mercado de crédito para o crescimento econômico dos municípios brasileiros.
2019-08-14T10:13:43Z
Roberto Salvador Santolin
Avaliação do potencial da espécie Vetiveria Zizanioides na fitorremediação de metais-traço presentes em ambientes aquáticos
A fitorremediação é uma tecnologia emergente, podendo ser considerada uma alternativa inovadora e de baixo custo comparada a outras tecnologias de remediação. Nos ambientes aquáticos, pode ser considerada um polimento da matriz contaminada, apresentando eficiente potencial na redução dos contaminantes presentes na água. A utilização de plantas como mecanismos para degradar, extrair ou imobilizar contaminantes é uma estratégia economicamente viável e muito eficaz.Nesta pesquisa foi avaliado o potencial da espécie Vetiveria zizanioides na fitorremediação dos metais-traço, tais como cádmio, chumbo, cromo, níquel e zinco, presentes na água. A planta foi submetida às concentrações destes elementos em solução e, avaliou-se a tolerância da planta, bem como seu potencial de sorção, em duas etapas de concentrações ou campanhas. Na primeira campanha do ensaio experimental, a planta foi submetida às concentrações dos metais-traço aproximados aos valores máximos permitidos para lançamento de efluentes, definidos pela Resolução CONAMA n°357 de 2005. Na segunda campanha do ensaio experimental, as concentrações administradas foram dez vezes a concentração inicial referentes aos elementos Cr, Ni e Zn, vinte vezes a do Pb e trinta vezes a concentração inicial administrada do elemento Cd. O critério adotado para obter as concentrações referentes à segunda campanha foi apenas por uma questão prática, para facilitar as dosagens na proveta em campo. Para o desenvolvimento da metodologia, o capim Vetiver foi cultivado empregando-se a técnica hidropônica, no qual as raízes ficaram submersas em água contaminada com os elementos-traço de interesse da pesquisa.A espécie Vetiveria zizanioides apresentou tolerância à contaminação e eficaz potencial na remoção dos metais-traço presentes na água. Os resultados indicam o potencial da espécie como uma promissora candidata para usos em programas de fitorremediação dos ambientes aquáticos.
2019-08-13T12:38:03Z
Edilene Aparecida Peixoto e Almeida
Os fármacos mais utilizados pela população idosa hipertensa na equipe de saúde da família de Correntinho no município de guanhães
A hipertensão arterial não é novidade, mas o que pode ser considerado uma novidade são as novas perspectivas de melhora para a doença pois, além do manuseio adequado da mesma, novas políticas de saúde são aplicadas pelas instituições publicas de nosso país; hoje se busca a todo o momento a prevenção da doença em detrimento da sua cura e isso é já é um grande avanço. Foram pesquisados, no Distrito de Correntinho da cidade de Guanhães, os fármacos mais utilizados pelos idosos hipertensos: o objetivo desse estudo foi, além de identificar os fármacos utilizados contra hipertensão pela população idosa, correlacioná-los com os dados encontrados em outros estudos, servir de embasamento para estudos visando uma assistência adequada à população de Correntinho. Na metodologia foram utilizados os dados de relatórios anuais feitos pela equipe de saúde da Família de Correntinho. Concluímos que há uma grande discrepância nas medicações usadas para a mesma patologia em pessoas da mesma idade: existe ainda uma deficiência de assistência por parte da equipe de saúde no acompanhamento. Outro ponto importante é a troca constante dos fabricantes de medicamentos, o que confunde os idosos na questão uso de medicamento outros estudos devem ser realizados para que algumas conclusões sejam melhor trabalhadas.
Estado e cidadania diferenciada a partir do pertencimento étnico-racial afrodescendente no Brasil e na Venezuela: uma perspectiva comparada
O estabelecimento da noção de cidadania, fundamentalmente nomeada e chancelada pelo Estado, conforme sabemos, define quem são os excluídos e as excluídas de uma sociedade política democrática e define, também, as condições para esta inclusão/exclusão. O racismo, como um sistema de dominação, acaba condicionando a própria titularidade de cidadania para alguns grupos e isso se experimenta sempre dentro de um território estatal. Como um conceito e uma prática dinâmica, todavia, o significado da cidadania está em constante disputa. Partindo do modelo teórico de Iris Young (1990, 1996, 2006) sobre a cidadania diferenciada e das propostas da interculturalidade dos estudos decoloniais, se desenhou um conjunto de categorias que permitiram, através de comparação documental, analisar as formas através das quais as instituições estatais do Poder Executivo brasileiras e venezuelanas passaram a implicar (ou não) em formas dinâmicas e ativas (protagônicas) de reconstruir a vinculação dos sujeitos afrodescendentes com o Estado. Analisaram-se neste estudo, a Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) no Brasil, a Comisión Presidencial para la Prevención y Eliminación de todas las formas de Discriminación Racial y otras Distinciones en el Sistema Educativo (CPPEDR), o Instituto contra la Discriminación Racial INCODIR e o Consejo Nacional de Comunidades Afrodescendentes (CONADECAFRO) na Venezuela. A partir dos múltiplos e heterogêneos pertencimentos coletivos marcados pela(s) diferença(s), particularmente a partir do pertencimento étnico-racial afrodescendente e em franco combate às desigualdades, pretendeu-se observar e constatar esforços de se produzirem formas não excludentes de vinculação com o Estado. Embora com a criação dessas instituições os dois países assumam um compromisso ativo na luta contra o racismo e possibilitem a inclusão de outras perspectivas nas estruturas políticas, se evidenciaram também algumas diferenças com relação à inclusão da temática étnico-racial no Estado e nas respostas institucionais oferecidas por ambos os países. Uma primeira diferença está no reconhecimento da correlação entre racismo e desigualdade social, que aparece explicitamente no Brasil, enquanto na Venezuela isso ainda não é evidenciável, particularmente pela carência de dados estatísticos; consequentemente a Venezuela continua a insistir apenas na ampliação das políticas universais, enquanto o Brasil persegue a complementariedade entre políticas universais e políticas focalizadas; a segunda diferença encontrada, decorrente da anterior, está na diferença de foco nos dois países com relação ao problema do racismo: no Brasil se enuncia como promover a igualdade racial, enquanto na Venezuela se orienta mais a prevenir as manifestações expressas de racismo; a terceira diferença a se salientar radica na centralidade institucional que assume a questão racial no Brasil com a criação da SEPPIR, enquanto na Venezuela não existe um ente orientador da política racial, mas várias instâncias pulverizadas e com esforços parciais na luta contra o racismo.
2019-08-10T05:37:12Z
Johanna Katiuska Monagreda
Performance artivista em Belo Horizonte 2007 - 2015 + a performance Real
Esta pesquisa buscou verificar de que maneiras os movimentos de resistência política e social (práticas ativistas) têm se apropriado de configurações estéticas e criativas para difusão de seus propósitos de contestação, ao passo que, conjuntamente, buscou investigar a presença de engajamento político e social em ações artísticas contemporâneas. Seu objetivo foi traçar uma reflexão teórico/prática sobre a articulação arte/política partindo da abordagem de práticas de ativismo marcadas por certa espetacularidade, de performances artísticas vinculadas à vida cotidiana e ao social e que fazem das questões políticas seu tema e/ou compromisso manifestos, bem como de acontecimentos diários que agregam características similares ao resistirem às opressões e injustiças sociais, avaliando seus modos de experimentação estética e expressão política. A dinamização e dissolução das fronteiras entre atividades artísticas e ativistas, representadas pelo neologismo artivismo, foram investigadas a partir da lente de análise dos Estudos da Performance tendo como objeto de estudo as práticas realizadas nos últimos anos (2007 2015) em Belo Horizonte. Através da proposição do termo Performance Artivista, ou ainda, Artivismo Performático, a proposta foi a de tecer uma análise que contasse com experimentações artísticas através da performance Real.
A impotância do pré-natal realizado na estrarégia de saúde da família
Pré-Natal é o período anterior ao nascimento da criança, em que um conjunto de ações é aplicado à saúde individual e coletiva das mulheres grávidas. A Estratégia Saúde da Família (ESF) propicia assistência pré-natal de qualidade, e o vínculo estabelecido entre os profissionais com as gestantes é imprescindível para a adesão das mesmas ao Programa de Assistência Pré-Natal. Este estudo é importante para demonstrar a relevância da assistência à mulher no pré-natal pela ESF, contribuindo para diminuir a morbidade e mortalidade relacionada à gravidez. Teve como objetivo compreender a produção científica sobre a importância do atendimento pré-natal nas unidades de ESF e através disso subsidiar tanto a manutenção de ações já realizadas quanto a mudanças nos serviços que estejam deficientes, visando à adequação da assistência pré-natal e garantia de acesso aos serviços de saúde na área de abrangência da equipe ESF 20 Bairro Belo Horizonte em Pouso Alegre. Para isso foi realizado uma revisão bibliográfica utilizando a Revisão Narrativa. Inúmeros são os estudos que tratam da avaliação da assistência pré-natal. E eles evidenciam uma boa adequação de assistência pré-natal oferecida pela ESF. Encontrou-se um desempenho superior do atendimento pré-natal da ESF comparado ao modelo tradicional, em alguns procedimentos, mas também foi identificado que existem outros que estão aquém do esperado, mostrando que as práticas dos profissionais de saúde na atenção ao pré-natal devem continuar sendo aperfeiçoadas. Este trabalho permite destacar as especificidades do modelo de assistência preconizado pela ESF, no qual o cuidado é, usualmente, prestado pelos mesmos profissionais a cada oportunidade de contato do usuário com o serviço de saúde. Esta característica, dentre outras, proporciona, no caso das gestantes, a segurança desejada e necessária no transcorrer da gravidez.
2019-08-14T14:26:45Z
Maria Luiza Rennó Moreira Baldassaris
Comunicação online e representação política não eleitoral: caracterização de grupos dos movimentos sociais negros
O artigo caracteriza atores dos movimentos sociais negros (MSNs), entendidos como representantes políticos não eleitorais, e suas experiências de comunicação online. O trabalho parte das discussões atuais sobre representação política não eleitoral, onde os movimentos sociais são vistos como centrais, e compartilha o entendimento de que a comunicação que os movimentos desenvolvem na internet diz de outros aspetos da ação política desses agentes. A análise observa características das culturas de organização e de comunicação online de exemplos de entidades e ativistas. Elementos dessas culturas são caracterizados quanto à sua horizontalidade ou verticalidade. Os resultados apontam que atores individuais, como os ativistas, tendem a ser mais centralizadores e a desenvolver experiências mais tradicionais de comunicação. Enquanto isso, a formalidade das entidades parece não as impedir de ter formas de organização mais horizontais e experiências de comunicação mais abertas a interação.
2022-05-13T23:07:05Z
Alicianne Gonçalves de Oliveira
Trade-off ou complementariedade entre C&T? uma análise do papel do laboratório na conexão das redes de coinvenção e coautoria dos pesquisadores
A nossa pesquisa adiciona uma contribuição à literatura ao investigar como a participação em diferentes tipos de laboratórios de pesquisa está associada à importância que os cientistas possuem nas suas redes de colaboração científica e tecnológica e avaliar a extensão da sobreposição entre as duas redes condicionada à participação nestes laboratórios. Utilizamos uma base de dados de abrangência nacional para 1.756 laboratórios públicos de pesquisa brasileiros classificados em cinco categorias, cujas diferenças se concentram na composição da estrutura de pessoal e no escopo das atividades realizadas nos laboratórios. Combinamos dados de coinvenção em patentes e coautoria científica de 455 autores-inventores vinculados aos laboratórios e estimamos como a participação nas diferentes categorias de laboratórios se relaciona com suas centralidades de intermediação, autovetor e proximidade em ambas as redes. Nossos resultados mostram que os autores-inventores vinculados aos laboratórios com elevada participação de técnicos na estrutura de pessoal são menos prováveis de ocupar posições centrais nas redes de colaboração científica e tecnológica e que aqueles vinculados aos laboratórios universitários de média escala dedicados ao ensino, à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico estão mais susceptíveis de ocuparem posições importantes em ambas as redes. Além disso, encontramos que os autores-inventores vinculados aos laboratórios de baixa escala tendem a ocupar posições menos importantes quando a importância é ponderada pela centralidade de autovetor, enquanto os vinculados aos laboratórios de larga escala são mais prováveis de ocupar posições centrais quando a importância é ponderada pela centralidade de proximidade.
2022-05-30T15:49:16Z
Alexandre Aparecido Dias Sérgio Kannebley Júnior
Reflexões sobre o sofrimento psíquico do trabalhador
O objetivo do presente trabalho é refletir sobre a interferência do comportamento humano nas relações interpessoais no local de trabalho e apontar consequências como, por exemplo, o sofrimento psíquico do trabalhador e o assédio moral. Sabemos da importância de um bom relacionamento interpessoal em todas as áreas da vida, mas, mesmo assim, as interações podem ser falhas. Portanto, o aprimoramento das competências para um relacionamento interpessoal adequado é necessário para o trabalhador e para os gestores. Algumas reflexões sobre políticas de recursos humanos e programas de qualidade de vida como parte de ações em benefício do trabalhador também são apresentadas. Este trabalho se coloca como estudo de caso em que o levantamento bibliográfico sobre a questão traz à tona ligações de áreas como psicologia social/do trabalho e saúde mental, administração de empresas e assédio moral.
2019-08-11T04:44:24Z
Gilma Pereira de Oliveira
Cadeias referenciais em textos do gênero carta aberta: um projeto didático para a educação de jovens e adultos
Neste trabalho, apresentamos os resultados da aplicação de um Projeto Didático, baseado na noção de Sequência Didática (DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY, 2004), com o objetivo de verificar até que ponto um trabalho sistemático e sequenciado com um gênero textual pode contribuir para o processo de produção escrita dos alunos, mais especificamente no que diz respeito à construção de Cadeias Referenciais. Participaram como sujeitos de pesquisa dezessete alunos, de uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA), observados enquanto executavam atividades de um Projeto Didático, para produção de textos do gênero Carta Aberta. Os textos dos alunos foram analisados conforme as noções de plano global e o plano pontual do texto (ANTUNES, 2010), e a noção de Cadeias Referenciais (RONCARATI, 2010).São dois fatores principais que justificam a abordagem adotada: primeiro, a possibilidade de transformar uma preocupação didática em pesquisa; segundo, a visibilidade que se pretende dar a um dos processos de textualização: a referenciação. A intenção é propor uma reflexão sobre os modos de utilizar recursos da língua que concorrem para o estabelecimento da coesão e da coerência nos textos produzidos por alunos que concluem o Ensino Médio. A sequência de atividades executada pelos alunos no Projeto Didático previa uma primeira produção de textos, realizada sem qualquer intervenção do professor e uma versão final, produzida após atividades sistematizadas de ensino pelo professor. Nas produções iniciais foram identificados e analisados os aspectos globais e pontuais do texto, com foco no emprego de estratégias de referenciação na construção de Cadeias Referenciais, por meio do qual levantamos as capacidades dos alunos. A partir desse diagnóstico, procedeu-se à elaboração das oficinas do PD. Ao final da aplicação do projeto, foram analisados os mesmos aspectos nas produções finais, cujos resultados apontaram alterações que interpretamos como desenvolvimentos das referidas capacidades. Em relação aos aspectos globais, verificamos nas produções iniciais que os alunos foram, em maior ou menor grau, capazes de contextualizar adequadamente seus textos à proposta de escrita do gênero Carta Aberta, com alguns avanços nas produções finais. Quanto aos aspectos pontuais, percebemos que os alunos foram capazes de formar Cadeias Referenciais em seus textos iniciais e finais, bem como obtiveram algumas melhorias nestes últimos; verificamos ainda que o emprego desses recursos concorreu para delinear a proposta global dos textos dos alunos. Com esta pesquisa, esperamos contribuir para novas reflexões sobre práticas mais efetivas e adequadas, respaldadas pelos estudos linguísticos, possibilitando um conhecimento mais amplo da língua e o redirecionamento de seu ensino.
2019-08-11T12:32:32Z
Ana Maria de Carvalho Leite
Soil chemical properties in an integrated crop-livestock-forestry system
The experiment was conducted in Eutrophic Red-Yellow Ultisol, and aimed to evaluate soil chemical properties in Integrated Crop-Livestock-Forestry Systems (ICLF) in comparison to other types of soil use. The study assessed ICLF systems, monocultures of acacia (Acacia mangium), eucalyptus (Eucalyptus urophylla x E. grandis), Urochloa brizantha, Urochloa decumbens, Sorghum bicolor and Panicum maximum, with crop variations in three agricultural cycles in a 2 year period, in comparison to native vegetation, 8-year-old U. brizantha pastureand degraded pasture of P. maximum with exposed soil areas. In contrast to native forest and well-managed pastures and ICLF systems, contents of organic matter and calcium in the soil were lower in monocultures of eucalyptus, acacia and forage. The good fertility of the soil contributed to the total CEC, pH, K and Mg variables evaluated and these did not show any distinction between the environments analyzed. Soil organic matter and Ca contents were higher in native vegetation and managed pasture environments. These can be used in the evaluation of implemented systems ICLF few years before, in order to determine the feasibility of systems.
2022-03-23T18:32:26Z
Márcio Neves Rodrigues Leonardo David Tuffi Santos Regynaldo Arruda Sampaio Luiz Arnaldo Fernandes
Biocarvões de casca de arroz e de esterco bovino como condicionadores de solo para a produção do feijoeiro
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2021-06-08T19:43:48Z
William Gleidson Alves Torres