Repositório RCAAP
Incentivo ao aleitamento materno no município de Antônio Dias - Minas Gerais: um projeto de intervenção
INTRODUÇÃO: O aleitamento materno é uma das ações mais importantes para o desenvolvimento da criança, pois, proporciona vários benefícios como o contato físico entre a mãe e o bebê, melhora a defesa do organismo do lactente, entre outros. OBJETIVO: Elaborar um projeto de intervenção com o intuito de aumentar a adesão das mulheres gestantes e em fase de amamentação ao aleitamento materno. MÉTODO: Trata-se de uma revisão narrativa de literatura sobre o tema e desenvolvimento de ações com base no Planejamento Estratégico Situacional e na Estimativa Rápida. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O município de Antônio Dias se beneficiará muito, caso a proposta seja aceita pelas gestantes e mães, pois, com o trabalho dos grupos com as gestantes e o incentivo a prática do aleitamento materno durante as consultas, espera-se uma melhora significativa da qualidade de vida das mães e dos bebês.
2019-08-12T18:36:39Z
Lorena Fortunato Rodrigues de Oliveira
Resultados do sling transobturatório em um seguimento superior a cinco anos: experiência de 152 casos com o mesmo cirurgião
Introdução: O sling transobturatorio é uma das cirurgias mais realizadas no tratamento da incontinência urinaria (IU) feminina, mas ainda existem poucos estudos de longo prazo para a avaliação da sua eficácia e de suas complicações quando realizado por um único cirurgião Objetivos: Avaliar a o índice de cura subjetiva a longo prazo do sling transobturatorio, analisar os fatores de risco para a falha e a influência da curva de aprendizagem na taxa de cura e na ocorrência de complicações. Métodos: Realizado estudo observacional tipo coorte retrospectivo com pacientes submetidas a cirurgia de sling transobturatorio realizada pelo autor no período de 2005 a 2011. As pacientes que aceitaram participar do estudo foram entrevistadas por telefone (por dois pesquisadores que não o autor) e após consentimento informado, responderam o ICIQ-SF acrescido de perguntas sobre o grau de satisfação atual com a cirurgia realizada. Consideramos ICIQ-SF igual a zero como critério de cura. Dados clínicos, do estudo urodinâmico, intraoperatorios e pós-operatórios foram obtidos dos prontuários médicos e foram utilizadas na análise de fatores de risco para falha e complicações. O teste Qui-quadrado de Pearson (X2) e o Teste Exato de Fisher foram utilizados para análise das variáveis categóricas. Utilizou-se o cálculo de Odds Ratio (razão de chance) para determinar os valores de prognóstico dos fatores de risco para falha cirúrgica. A curva de aprendizagem em anos foi correlacionada com as taxas de cura e de complicações. Resultados: Das 215 pacientes operadas, 152 (70,6%) aceitaram participar do estudo. O seguimento médio foi de 87 meses e a média de idade de 51,5 anos. O diagnóstico urodinâmico foi de incontinência urinaria de esforço (IUE) em 144 pacientes (94,7%) e de incontinência urinaria mista (IUM) em 8 (5,3%). Em 25 (16%) pacientes ocorreram complicações. Após aplicação do ICQ-SF, 99 (65,10%) pacientes estavam curadas (ICIQ-SF = 0). Em relação ao grau de satisfação 101 (66%) consideraram-se curadas, 43(28%) melhoradas, 7 (4,6%) inalteradas e uma piora da incontinência. Após análise univariada os fatores de risco para falha cirúrgica foram a presença de urgência (p< 0,001) e a idade. Conclusão: O sling transobturatorio é eficaz no tratamento cirúrgico da IU e tem baixo índice de complicações e alta taxa de satisfação no longo prazo. O principal fator de risco para falha foi a presença de urgência. A curva de aprendizado não interferiu na redução de complicações nessa amostra. Estes resultados produzidos por um único cirurgião, provavelmente representam aqueles encontrados na pratica clínica.
Um lugar: muitas histórias o processo de formação de professores de Matemática na primeira instituição de ensino superior da região de Montes Claros/ norte de Minas Gerais (1960-1990)
A pesquisa relatada nesta tese teve como objetivo investigar o processo de formação de professores de Matemática na primeira instituição de ensino superior da região de Montes Claros, Norte de Minas Gerais, no período de 1960 a 1990. A escolha do período se deve à criação, em 1968, do primeiro curso de Matemática da região, e à transformação, em 1990, da instituição privada que o abrigou originalmente em autarquia estadual que passou a ser denominada Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Além de documentação escrita, foram utilizadas como fontes dezesseis narrativas de professores envolvidos nesse curso como fundadores, professores ou alunos, com o uso da metodologia da História Oral. A pesquisa integra o projeto de mapeamento da formação e atuação de professores de Matemática no Brasil desenvolvido pelo Grupo História Oral e Educação Matemática GHOEM. Da análise das entrevistas e das diversas outras fontes mobilizadas depreendeu-se que o movimento de criação da Instituição e do Curso de Matemática constituiu-se num processo complexo e multifacetado, influenciado por questões políticas, econômicas e educacionais do cenário nacional e local. Assim como ocorreu em outras instituições brasileiras, a formação de professores de Matemática no curso e período investigados foi realizada em caráter de urgência, a partir de demandas da legislação educacional e de interesses políticos e econômicos. Do período estudado (1960 a 1990) podemos destacar como permanências e continuidades a ênfase no estudo dos conteúdos das disciplinas matemáticas; a presença coadjuvante das disciplinas pedagógicas; o rigor teórico apregoado como essencial ao curso de Matemática; a ideia marcante de que o professor deve ser certificado e qualificado para atuar de forma eficiente na docência. Como rupturas, sublinhamos a mudança de perspectiva em relação à formação de professores de Matemática. Os docentes formados à época que entrevistamos deixaram entrever que, de sua parte, houve uma opção consciente pela docência, e que eles se realizaram no exercício dessa função. Contudo, aqueles que ainda atuam nos dias de hoje nos disseram que são poucos os acadêmicos interessados em serem professores.
2019-08-11T21:34:45Z
Shirley Patricia Nogueira de Castro e Almeida
Avaliação do uso de insulina galrgina em um grupo de crianças e adolescentes com diabetes mellitus tipo 1
Objetivo: Avaliar mudanças no controle metabólico relacionadas à substituição da insulina NPH pelo análogo de insulina glargina em população pediátrica com diabetes mellitus tipo 1. Metodologia: Foram estudados 32 pacientes, dos quais 19 usavam insulina ultrarrápida e NPH e 13 usavam insulinas ultrarrápida e glargina. A ocorrência de hipoglicemias, sua gravidade e o valor de HbA1C foram avaliados nos tempos: 12 meses antes, 6 e 12 meses após introdução da insulina glargina. Estes dados foram comparados aos do grupo NPH (N) na última consulta no serviço. Avaliou-se também a necessidade da redução da dose de insulina basal com a introdução da insulina glargina. Resultados: A idade dos pacientes na última consulta era 15,08 (7,79 a 17,16) anos no grupo glargina e 11,19 (3,55 a 19,88) anos no grupo NPH. A média de HbA1C 12 meses antes da introdução da glargina foi 8,8% (±1,9), após 6 meses 8,8% (+/-1,3), após 12 meses 8,0% (±1,2), sem associação estatística. Na última consulta foi 9,5% (±1,9) e nos que usavam NPH 9,6% (±2,5). Houve relato de 6 hipoglicemias leves 12 meses antes do inicio da glargina e 3 nos 3 meses que antecederam a última consulta; nesse período foram relatadas 9 episódios no grupo N. Não houve necessidade de redução da dose de insulina basal com a introdução da glargina. Conclusão: A análise deste grupo de diabéticos mostrou tendência à redução de hipoglicemias no grupo glargina. No entanto, não houve melhora da HbA1C ou necessidade de redução da NPH ao se introduzir este análogo.
Construção de brinquedos e suas possibilidades na escola: os saberes docentes como referência para formação de professores
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Informática na educação: o uso da linguagem computacional LOGO no estudo das operações cognitivas da fase lógico-formal, tal como descritas por Piaget
O objetivo desta dissetação consiste em analisar o uso da lingua computacional LOGO no estudo das operações cgnitivs da fase lógico-formal, tal como descritas por Piaget. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com seis sujeitos, alunos do Centro pedagógico da universidade Federal de Minas Gerais, de idades entre 12 anos e nove meses a 14 anos. Tais sujeitos, que já dominavam os principais comandos do Logo Gráfico, resolveram, através deste, seis desafios referentes às operações cognitivas de compensação, razão-proporção, combinação, permutação e probalidade. Os dados foram coletados e analisados com base no método clínico. Entre as conclusões, sobressai a eficácia do LOGO na identificação e desenvolvimento das operações cognitivas, assim como, na análise das diversas estratégias utilizadas pelos alunos. Verificou-se, entretanto, que a eficácia do LOGO varia em função do sujeito e da natureza da tarefa. Assim, o uso do LOGO foi mais eficaz para aqueles que ainda não apresentavam completo domínio das operações cognitivas em estudo, como também na simulação de situações difíceis de ser apresentadas aos alunos. Sugere-se que o uso do LOGO e as pesquisas educacionais a ele relacionadas não fiquem restritos a situações espontâneas, como relato usualmente na literatura, mas envolvam, também, situações de aprendizagem sistemática das disciplinas curriculares.
2019-08-10T21:07:47Z
Bernadete Tassara Lemos Braulio
Informações da sociedade sobre os residuos solidos originados da construção civil e seus impactos na saúde e meio ambiente / Belo Horizonte-MG
O setor da construção civil é considerado um setor de produção responsável pela transformação do ambiente natural em meio construído, adequado ao desenvolvimento das mais variadas atividades. A maioria das atividades desenvolvidas na construção civil gera resíduos, que muitas vezes são responsáveis por alguns dos impactos negativos causados ao ambiente e saúde, podendo, no entanto causar interferências no meio físico, biótico e antrópico. A preocupação com o meio ambiente e a escassez de recursos naturais leva à busca por alternativas mais sustentáveis, por parte da sociedade, empresas do ramo e pelo poder publico. O presente estudo objetiva analisar a disposição inadequada dos resíduos originados da construção civil e seus impactos sobre a saúde e meio ambiente em Belo Horizonte/MG. O estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, tipo descritivo, utilizando-se da pesquisa de campo no universo de Belo Horizonte/MG. Conclui-se que o acelerado processo de urbanização nos últimos anos, aliado ao crescimento econômico, evidenciam o grande volume de resíduos oriundos das obras civis na região de Belo Horizonte e que os mesmos têm contribuído com impactos no meio ambiente já que são depositados em sua maioria de maneira inadequada.
Letramento visual crítico : leitura, interpretação e apropriação das imagens dos livros didáticos
Esta dissertação apresenta a análise das ilustrações que compõem a coleção didática High Up, aprovada pelo PNLD 2015 e utilizada pela maioria das escolas estaduais de Belo Horizonte, com o intuito de identificar como as representações da diversidade étnica, cultural e social brasileira são feitas por meio imagético. É objetivo, ainda, investigar se são propiciadas aos professores e alunos oportunidades para debates críticos e construções de sentido que ultrapassem possíveis estereótipos. Para essa análise, são retomados os conceitos de letramento crítico (LUKE e FREEBODY, 1997; CERVETTI, 2001), de multiletramentos (LANKSHEAR, SNYDER e GREEN, 2000; GEE, 2006) e de letramento visual (BROWETT, 2002; BRAMFORD, 2009). O método misto e a adoção da estratégia sequencial exploratória (CRESWELL, 2003; DÖRNYEI, 2007) são utilizados, pois permitem coadunar dados quantitativos coletados e triangulá-los durante a fase de análise e interpretação. Nesta pesquisa, a sequência de procedimentos foi 1) análise quantitativa: contabilização do número geral de imagens na coleção e do percentual referente aos contextos brasileiros; 2) categorização por temas e análise qualitativa das imagens, orientações pedagógicas e atividades propostas. Os resultados mostram a necessidade do desenvolvimento de atividades e conteúdos que complementem o trabalho desenvolvido na coleção para representar a diversidade brasileira por meio de imagens. Diversos contextos locais brasileiros não são apresentados e há carência de orientações e informações extras para o professor sobre as imagens utilizadas. Como consequência disso, não são sugeridos debates que possam aumentar o capital cultural e a criticidade dos alunos e levá-los a refletir sobre possíveis estereótipos. Esses resultados apontaram para a necessidade de um novo olhar sobre as imagens do livro didático e do desenvolvimento de um instrumental teórico capaz de auxiliar os professores e alunos a analisar, interpretar e se apropriar do conteúdo imagético, conduzindo a partir dele discussões críticas cujo objetivo seja a prática de um letramento visual crítico que empodere os alunos e amplie as suas possibilidades de aprendizagem.
Estudo de usuário: diagnóstico das necessidades informacionais de bibliotecários da Prefeitura de Belo Horizonte
Apresentamos informações sobre os agentes que compõe a estrutura da área de educação, campo de trabalho dos Analistas de Políticas Públicas Bibliotecários -APP-B que foram foco do estudo da pesquisa. Também oferecemos informações e definições para criar um contexto da estrutura onde se encontra esses profissionais, no caso: o Programa de Bibliotecas e a biblioteca escolar. Apresentou-se a diferença entre biblioteca polo e as coordenadas e aatuação do bibliotecário nesse conjunto. Assim identificar e analisar o cenário atual das necessidades informacionais dos bibliotecários da Rede Municipal de Educação, para saber se estas estão sendo atendidas pelo Programa de Bibliotecas, órgão responsável por solucionar essa demanda informacional. Outro fato motivador para esse estudo foi à insatisfação desses profissionais em relação ao que precisam saber de informação para atender de forma eficiente os usuários da biblioteca escolar, acontecimento relevante e propulsor para se conhecer melhor a situação de trabalhodesse grupo de profissionais. Igualmente explanar a importância de um trabalho conjunto entre bibliotecários e professores para que o plano político pedagógico da escola ocorra de forma complementar, para promover um desenvolvimento integral de alunos em todos os ambientes da escola quer seja na sala de aula e também nas bibliotecas. Por fim oferecer sugestões para melhorar o repasse de informação e a relação existente entre o Programa de Bibliotecas e os Bibliotecários da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte.
2019-08-10T10:00:43Z
Flavia Daniella da Silva
Trabalho, família e escravidão: pequenos produtores de São José do Rio das Mortes, de fins do século XVIII a meados do XIX
Este texto discute a organização do trabalho nas pequenas unidades de produção familiar a partir da caracterização da força de trabalho presente nessas unidades e da estrutura ocupacional na qual ela era empregada. Toma-se como palco a paróquia de São José do Rio das Mortes durante as transformações ocorridas na passagem do século XVIII para o XIX no Brasil e em Minas. Percebemos que estratégias familiares de administração do domicílio e a diversificação produtiva eram as alternativas mais usuais de gestão da propriedade, reforçando as identidades entre unidade familiar e unidade produtiva nas sociedades pré-capitalistas. Nesse sentido, a composição da mão-de-obra escrava das pequenas unidades no início do século XIX parece ajustada a uma lógica produtiva que aponta para a complementação do trabalho familiar, mas ao mesmo tempo demonstra que existiram dificuldades de acesso a escravos para os pequenos produtores no XIX.
2019-08-09T18:54:55Z
Carlos de Oliveira Malaquias
A eletricidade e seus riscos: uma Perspectiva Reflexiva para o Ensino de Física
Nos dias de hoje, o ensino de Física em nível médio nas Escolas públicas brasileiras tem se tornado algo desafiante e digno de preocupação. Cada vez mais o nível de interesse e aprendizado dos alunos tem diminuído. Com o crescimento da utilização de aparelhos eletroeletrônicos, como celulares, tablets e computadores, pelos adolescentes percebe-se facilmente a distância entre o teor atrativo desses aparatos tecnológicos e as tradicionais aulas com quadro negro e giz. Visando mostrar que a Física faz parte do cotidiano dos alunos, utilizamos o conteúdo da eletricidade em uma sequência didática com alunos do 1º ano do Ensino Médio. Para despertar o interesse dos alunos sobre conteúdos de ensino de Física, desenvolvemos um projeto de estudo sobre os riscos do uso da eletricidade nas residências, tentando assim despertar neles a curiosidade e o senso investigativo. O projeto foi desenvolvido como parte integrante do curso de especialização de ciências por investigação do Centro de Ensino de Ciências e Matemática de Minas Gerais da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (CECIMIG/UFMG). A ideia central do projeto partiu da percepção da professora sobre a falta de informação e conhecimento de seus alunos sobre como se prevenir contra choques elétricos e o alto índice de acidentes fatais com eletricidade no Brasil envolvendo crianças e adolescentes. Para isso, foi desenvolvida uma estratégia de ensino de Física para uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma Escola pública estadual do município de Sete Lagoas-MG, envolvendo o conteúdo de eletricidade e os riscos de seu uso nas residências desses alunos. O projeto foi desenvolvido em três etapas que permitiram que os estudantes investigassem o problema, fizessem registros e elaborassem sugestões para solucionar problemas nas instalações elétricas e ainda localizassem possíveis potenciais de risco de choque elétrico em suas residências. No decorrer do trabalho os alunos apresentaram a preocupação de investigar não só suas residências como também a Escola e outros ambientes que frequentam.
2019-08-11T12:18:03Z
Cristiane Maria de Oliveira Feitosa
Efeitos biológicos do amiloride em herpetomonas samuelpessoai: evidência da presença do antiporte Na+/H+
Os tripanosomatídeos são protozoários flagelados pertencentes à ordem Kinetoplastida (HONIBERG et al., 1964). São caracterizados por possuírem uma única mitocôndria que percorre toda extensão da célula, na qual se localiza o cinetoplasto, composto por uma rede de fibras circulares de DNA, unidas entre si (HOARE & WALLACE, 1966; CAMARGO, 1979). Encontram-se comumente parasitando animais invertebrados, vertebrados e plantas (VICKERMAN, 1976). Dentre os membros da família Trypanosomatidae, os gêneros Trypanosoma e Leishmania são constituídos de protozoários digenéticos de vertebrados e insetos (CAMARGO, 1979) e são os que mais despertam interesse em medicina humana e veterinária (CANÇADO, 1968). Os graves problemas implicados nas doenças causadas por algumas espécies destes gêneros, tem atraído o interesse de um grande número de pesquisadores para o estudo da biologia dos membros da família Trypanosomatidae. Entre estes incluem-se não só os que se dedicam aos problemas de ordem prática relativos ao controle das tripanosomíases, mas também os voltados para os problemas biológicos de interesse mais geral, que vão desde os estudos filogenéticos até os relacionados com a ultraestrutura e biologia molecular
Atuação do psicólogo em uma instituição de ensino: estimulando os professores na percepção da própria subjetividade
O trabalho da Psicologia Escolar na instituição de ensino, além de outras funções é auxiliar os professores nas dificuldades relacionadas ao processo de ensino aprendizagem, sugerindo técnicas psicológicas atreladas às pedagógicas, as quais são capazes de estimular os professores a tornarem-se mais autônomos. O psicólogo, ao intervir na instituição escolar com o olhar voltado para as questões subjetivas dos professores, poderá ajudá-los a perceber seus medos, angústias e incertezas, oferecendo a eles apoio e atenção permanente. Esse profissional contribui de certa forma para a melhoria nas relações com as pessoas em geral, principalmente com aquelas que fazem parte de seu cotidiano de trabalho. Além disso, poderá estimular os professores em seu processo de ensinar, sugerindo novas diretrizes, enfatizando o diálogo, a ética, e a valorização de si e de seus alunos como sujeitos de sua ação. Assim sendo, este trabalho objetiva, por meio de uma proposta de intervenção, estimular os professores do Instituto Educacional Lisboa, Carandaí, Minas Gerais, a perceberem sua própria subjetividade por meio da intervenção do Psicólogo. A proposta de intervenção passará pelas seguintes etapas: apresentação da proposta para direção e coordenação do Instituto Educacional Lisboa; construção das entrevistas psicológicas; entrevistas com o corpo docente; análise das entrevistas e Intervenções Grupais (Grupos de Encontro); e avaliação. Nesse contexto, estimular a percepção das subjetividades dos professores na Instituição faz-se necessário, pois ajudará na reflexão sobre si e sobre as práticas sociais nas quais estão engajados.
2019-08-09T23:44:50Z
Natalia Fernandes de Almeida
Os dramas cantados de Guaramiranga - Ceará: memória, identidade e convívio
O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa etnográfica realizada na cidade de Guaramiranga Ceará, com a finalidade de estudar Os Dramas Cantados, manifestação expressiva tradicional ligada às artes cênicas que se mantem viva no Maciço de Baturité nos últimos cem anos. Procurou-se entender como música e cena interagem para compor a representação teatral de grupos de dramistas de Guaramiranga. Buscou-se identificar aspectos musicais dos dramas referentes à criação das cenas e a representação dos personagens. Propor uma classificação com base nos aspectos constituintes das diversas formas dos dramas observados e evidenciar como certos dramas são conformados a partir de concepções idiossincraticamente ligadas a cada mestra de drama. Constatou-se a ausência de estudos acadêmicos e publicações sobre o objeto desta Tese, o que corrobora para a realização da presente pesquisa. Dentre os poucos estudos encontrados sobre os dramas cantados do Ceará, o de Pontes (2011), relativo aos Dramas de Tia nguá, e o de Barroso (no prelo), aos do Litoral Leste, propiciaram os diálogos entre estes e os Dramas de Guaramiranga, motivo pelo qual o trabalho de campo tornou-se recurso fundamental para um conhecimento de primeira mão da manifestação estudada. Elegeu-se como contribuição importante para a difusão e preservação da memória dos Dramas Cantados de Guaramiranga o registro das melodias em partituras musicais, bem como a descrição do desenrolar cênico, o que permitirá às futuras gerações a posse e usufruto deste conhecimento.
2019-08-14T08:23:41Z
Francisco Jose Costa Holanda
Espaços de parâmetros para um circuito caótico experimental.
A quantidade de estudos de bifurcações de dimensão-2 em sistemas caóticos de tempo contínuo, ao variarmos dois parâmetros de controle do sistema, vem crescendo continuamente nos últimos anos. As estruturas complexas periódicas imersas em regiões de regimes caóticos foram primeiramente observadas em mapas de tempo discreto. Recentemente, alguns trabalhos relataram a existência dessas estruturas periódicas, em sistemas descritos por modelos de tempo contínuo, por simulações e experimentalmente. Porém, os espaços de parâmetros experimentais apresentados eram de resolução baixa. O objetivo desse trabalho é apresentar resultados em espaços de parâmetros experimentais de alta resolução. Esses resultados são inéditos em um sistema caótico, no caso, um circuito de Chua. O circuito de Chua que utilizamos foi perturbado pela adição de uma fonte de tensão contínua DC, em série com o Diodo Chua. A alta precisão dos espaços de parâmetros advêm da variação de 0,5 mV na fonte de tensão. A tensão de perturbação,VDC, atua como um novo parâmetro de controle para o circuito. VDC muda os pontos de operação do circuito, que são definidos pela interseção da curva I(V) do diodo Chua com a "linha de carga". Variando-se a tensão VDC temos um deslocamento vertical na linha de carga em relação a curva I(V) do diodo. Variando a resistência R, do circuito de Chua, mudamos a inclinação (-1/R) da linha de carga, ou seja, teremos pontos de interseção diferentes para diferentes valores dos parâmetros (VDC,R). Nesse trabalho são apresentados dois espaços de parâmetros experimentais, de alta resolução e de dimensão-2, um para a periodicidade das séries temporais e outro para o expoente de Lyapunov. Os espaços de parâmetro mostram, em abundância, estruturas complexas periódicas, similares as encontradas anteriormente nos mapas discretos. Essas estruturas periódicas se auto-organizam em uma cascata de bifurcação com adição de período por: período-2)-(caos)-(período-3)-(caos)-(período-4)-(caos)- ... e assim por diante, até se acumularem na região caótica próxima a VDC = 0,0000 V. Investigações por simulação, do modelo dinâmico do Circuito de Chua perturbado, foram realizadas para corroborar com os resultados experimentais apresentados nos espaços de parâmetro. Esse circuito perturbado serve como uma plataforma para o estudo das redes periódicas formadas pelas estruturas auto-similares, delimitadas por regiões caóticas. Levando em consideração a comunicação baseada em caos, saber exatamente onde as regiões complexas periódicas estão imersas na região caótica, é uma importante questão. Já que domínios extensos de regiões caóticas são importantes para aplicações em comunicação segura.
2019-08-13T12:49:46Z
Emilson Ribeiro Viana Junior
Concurso de pessoas nos crimes de peculato e corrupção passiva: um estudo sobre a teoria do domínio de organização
O presente trabalho esquadrinhou o concurso de pessoas em relação aos crimes funcionais de peculato e corrupção passiva. Na evolução dogmática, as teorias unitárias impuseram a equiparação de todas as contribuições ao fato típico, em contraposição às teorias restritivas, que fazem a distinção apriorística entre autores e partícipes do delito. Nessa perspectiva, verificou-se que as teorias restritivas ou diferenciadores são compatíveis com o garantismo emanado da Constituição, destacando-se, dentre as várias concepções, a teoria do concurso de pessoas de Claus Roxin, dividida em duas amplas vertentes: domínio do fato e violação de dever. Dentro do domínio do fato, o autor alemão foi o pioneiro no desenvolvimento da autoria mediata derivada do domínio da vontade por meio de aparatos organizados de poder, baseando-se no julgamento do nazista Adolf Eichmann. Constatou-se que o Supremo Tribunal Federal acolheu parte das contribuições de Roxin na Ação Penal n. 470/MG, conhecida como Caso do Mensalão. Dessa maneira, mostrou-se relevante estudar a hipótese, porquanto o concurso de pessoas constitui um dos capítulos mais controvertidos da ciência penal e os crimes de peculato e corrupção passiva são os tipos centrais da tutela penal da administração pública, cuja impunidade é capaz de gerar elevados custos à sociedade. Nesse contexto, foram estudadas as concepções de Roxin com enfoque no domínio de organização, para, em uma primeira etapa, averiguar sua admissibilidade no ordenamento jurídico brasileiro e, em uma segunda fase, examinar a pertinência da teoria nos referidos crimes funcionais. Aprofundou-se nessas duas pesquisas com a apreciação crítica dos votos proferidos pelos ministros do Supremo Tribunal Federal que abordaram o assunto no julgamento da Ação Penal n. 470. Ao final, formulou-se uma proposta assertiva para solução dos questionamentos identificados, suscitando-se as ulteriores contribuições do autor Bernd Schünemann, que cunhou a teoria dos níveis de domínio do fato.
2019-08-12T06:36:55Z
Guilherme de Sá Meneghin
Tratamento da informação e resolução de problemas
Este trabalho consistiu na realização de atividades que envolvem leitura e interpretação de situações problema, utilizando a construção e análise de gráficos e tabelas, conforme orientação dos currículos escolares do Ensino Fundamental. O público alvo atingido por estas atividades foram 30 (trinta) alunos do 1º ano do 2º Ciclo do Ensino Fundamental da Escola Municipal Deputado Milton Salles de Belo Horizonte, com dificuldades relacionadas com o campo do Tratamento da Informação e da Resolução de Problemas. Nas intervenções propostas pelo meu Plano de Ação foram utilizadas atividades em que se explora a leitura, oralidade e a interpretação de situações cotidianas, compreensão de situações novas e, consequentemente, a busca de iniciativas para a resolução de problemas. As atividades desenvolvidas em sala de aula foram incentivadoras para os alunos, colaborando para promover o desenvolvimento do conhecimento e também diminuir a defasagem em termos de conhecimentos matemáticos. Sentiram-se motivados para lerem, conversarem sobre as questões, interpretarem as situações-problema e buscar os possíveis caminhos para a sua resolução. Durante os encontros e reuniões promovidos pela escola (Conselhos de Classe), o Projeto de Intervenção mostrou-se satisfatório, uma vez que a maioria dos alunos avançou em termos do processo cognitivo e os comentários dos professores demonstraram a melhoria dos conceitos, que passaram de D para C.
2019-08-14T15:15:40Z
Adelma Maria de Lourdes Duarte
Structural and electronic transformations upon heating of the topological insulator Bi2Se3
O seleneto de bismuto (Bi2Se3) é um composto isolante topológico com uma estrutura lamelar formada pela repetição de pilhas de cinco monocamadas atômicas, cada uma consistindo de camadas com átomos de Se ou Bi. Cada conjunto de cinco planos ligados covalentemente é conectado a outras camadas de quintuple pelas interações de van der Waals, tornando este material potencialmente interessante para a construção de novos dispositivos. Suas propriedades eletrônicas estão intimamente relacionadas a outros sistemas bidimensionais, apresentando estados superficiais com uma dispersão linear eletrônica em pontos selecionados da zona de Brillouin. O objetivo deste trabalho foi observar e interpretar as transformações que ocorrem no aquecimento do Bi2Se3 a temperaturas de até 350oC. Técnicas de difração de raios-X e Microscopia de Varredura por Tunelamento (STM) foram usadas para observar essas transformações. A difração de raios X foi medida seguindo as hastes de truncamento 00L e 01L. Estas medições revelaram que, aquando do aquecimento, existe uma coexistência de uma fase Bi2Se3 (um isolante topológico tridimensional) e uma fase condutora com uma estrutura composta por cinco camadas Quíntuplo Bi2Se3 seguidas por uma bicamada de Bismuto, conduzindo a uma estequiometria global de Bi4Se5. . Os cálculos da Teoria Funcional de Densidade mostraram que enquanto Bi2Se3 é um isolante topológico, Bi4Se5 é um condutor convencional com várias singularidades de van Hove próximo ao nível de Fermi. Medições de STM da superfície deste material mostraram a presença de domínios Bi4Se5 hexagonais (aproximadamente 200nm) terminados em bicamadas de bismuto embebidas em uma matriz Bi2Se3. A espectroscopia de tunelamento por varredura a baixa temperatura revelou que a terminação da bicamada exibe um comportamento de condução, com uma densidade de estados semelhante ao condutor correspondente, apresentando ausência de gap. A STS também mostrou que a bicamada e Bi2Se3 estão em contato elétrico, com a possibilidade da presença de um estado topológico na borda da bicamada, uma vez que as ilhas de bismuto são isolantes topológicos bidimensionais.
2019-08-11T00:28:04Z
Pedro Henrique Rezende Gonçalves
Avaliação do estresse oxidativo em cães com doença renal crônica
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2022-01-07T13:23:00Z
Daniela Bastos de Souza Karam Rosa
Uma resposta ao sentimento de angústia moderno: o caso da Igreja Batista da Lagoinha
Como se articulam modernidade e religião dentro da Igreja Batista da Lagoinha. Até que ponto esta cresce alimentando-se de um sentimento de angústia que na modernidade possui um viés diferenciado. De que forma a Igreja avança aonde a racionalidade para ou não se atreve a prosseguir e como esses dois discursos, inicialmente vistos como excludentes entre si, se articulam gerando uma concepção moral e uma racionalidade financeira.
2019-08-12T02:13:23Z
Fabiano Augusto Buchholz de Barros