RCAAP Repository
La Understanding communication in the organization through 10 Latin American journals
Um compêndio da pesquisa realizada como uma tese de doutorado sobre a abordagem e relevância que os periódicos latinoamericanos selecionados fizeram da comunicação e organização é apresentado, descrevendo os autores que mais escreveram, bem como as referências e trabalhos mais citados, para continuar com os tópicos e conteúdos mais abordados nos artigos analisados. Os resultados da tese (2006-2011) são comparados, com uma análise posterior realizada em 2018.
2022-12-06T14:43:37Z
Orjuela, Sandra
Publicidad más allá del consumo
No summary/description provided
2022-12-06T14:43:37Z
Del Vechio, Gustavo
Cuando el futuro está tan cerca
No summary/description provided
2022-12-06T14:43:37Z
Farias, Luiz Alberto de
Marketing e Relações Públicas promovendo diálogo com os públicos nas redes sociais
This article seeks to present how new marketing strategies are being used by organizations to build a more effective dialogue with their respective audiences, especially in social networks where they are more present and active. It is important to show that consumer behavior changes have transformed company-consumer relationships, making marketing reach new alternatives to optimize its success.
2022-12-06T14:43:37Z
Mendes, Flávia Cristina Martins Yanaze, Mitsuru Higuchi
On the (im)possibility of breaking off: story of a failed attempt to dewesternize organizational communication
The critical reflection developed in this essay stems from a desire to claim and recognize other knowledge than those defined by the Western worldview and, more specifically, by the techno-scientific rationality, bastion of struggle and power of the great North. This reflection is anchored in the role of the intellectual or academic, as being in-between, formed (or rather formatted) as a diffuser and amplifier of that rationality. The essay also engages with the internal struggles between the cosmovisions of the North and the South that are lived in the work of the academic, and more specifically through the process of publication.
2022-12-06T14:43:37Z
Vasquez, Consuelo
Representaciones Sociales para el estudio de la Comunicación Organizacional en micro y pequeñas empresas
In recent years there have been studies related to academic production in the area of Organizational Communication (CO), the results show that in addition to problems that have not been addressed, there is a need to explore methodologies and theories that promote the development of CO. One of those problems not addressed is the CO of micro and small companies, which have been studied from the administrative sciences. This work aims to analyze the Social Representations (SR), as a proposal for the research of the CO of micro and small entrepreneurs, to seek the development of new approaches from the Social Sciences.
2022-12-06T14:43:37Z
Guillen Ojeda, Griselda Burgueño Romero, Roberto Pérez Alcalá, Santiago
Quando as vozes são múltiplas
Interview with Prof. Juan-Carlos Molleda, University of Oregon
2022-12-06T14:43:37Z
Farias, Luiz Alberto Lopes, Valéria de Siqueira Castro
Fuentes estratégicas de resultados
No summary/description provided
2022-12-06T14:43:37Z
Farias, Luiz Alberto de Lopes, Valéria de Siqueira Castro
Retrato da comunicação organizacional no México em La comunicación para las organizaciones en México: evolución, teoría y práctica
El libro La comunicación para las organizaciones en México: Evolución, teoría y práctica, coordinado por la profesoras Rebeca Illiana Arévalo Martínez y Griselda Guillén Ojeda.
2022-12-06T14:43:37Z
Vasquez, Consuelo
Enactive Strategic Communication theory: a Latin-American contribution to organizational communication
This paper exposes some differential elements of Enactive Strategic Communication’s (ESC) metaperspective within organizations. It presents a historicization of ESC theory and its methodological counterpart, Enactive Investigation in Communication (EIC), with focus on the key-concepts Investigation and Teaching. It describes the contributions to redefining Organizational Communicator’s competencies, pointing out theoretical differences between applying communication and operating communication, departing from the Seven Cognitive Operations of an EIC.
2022-12-06T14:43:37Z
Masson, Sandra
Organization, culture and communication: an approach to supradisciplinary options
Este trabalho antecipa outro em desenvolvimento, portanto, seus limites são evidentes. Preocupa-se com as possibilidades teóricas de postular relações supradisciplinares baseadas no conhecimento que se constituiu na teoria da organização, nos estudos da cultura organizacional e no campo da comunicação em organizações formais. Aborda, em primeira instância, a necessidade de recuperar as raízes da organização do conhecimento, de modo que as noções de disciplina e substitutos fazem sentido em um quadro histórico social e não exclusivamente epistêmico. Em seguida, ele se concentra na caracterização geral da supradisciplina em resposta à crescente complexidade do capitalismo avançado, sua aporia e momentos críticos. Termina com a apresentação de algumas premissas mínimas para o estudo conjunto da comunicação, da cultura e do sistema organizacional, reconhecendo que é nesse domínio, o da organização formal, onde geram-se os imperativos tecnodiscursivos que operam como fechamento da cadeia. interesses epistêmicos dessas duas áreas.
2022-12-06T14:43:37Z
González, Rafael Ávila García, José Alfredo Andrade
Interação e satisfação de trabalhadores da base fabril no Facebook
Este estudo investiga relações entre interações digitais na comunicação interna informal e satisfação de empregados da base industrial brasileira de uma fábrica de eletrodomésticos multinacional. O Facebook é analisado por ser um dos dispositivos mais utilizados pelos profissionais em tela. Além da observação silenciosa da página criada de forma independente por esses empregados, realizamos análise de conteúdo, análise documental da organização e entrevistas. Os fundamentos da etnografia destacaram o senso de colaboração, de identidade e de pertencimento dos funcionários.
2022-12-06T14:43:37Z
Santos, Maria Lúcia Salgueiro dos Quadros, Claudia Irene de
A pesquisa sobre ética na Comunicação Organizacional: estudo parcial da produção acadêmica 2004-2018
What is “ethics” in Public Relations and Organizational Communication research? This article examines 27 articles published from 2004 to 2018 focusing on the definition of ´ethics´ and its fundaments. The main findings suggest that (1) most articles do not discuss the philosophical concept of “ethics”, but take it for granted by following an etymological definition; (2) methods are mainly bibliographical with examples, followed by interviews and case studies; (3) references are taken mainly from Philosophy and Management studies: communication studies are around 30% of the references. These findings are analyzed against the background of communication epistemology.
2022-12-06T14:43:37Z
Martino, Luis Mauro Sá Rivelli, Fernanda Queiroz
Main innovation initiatives in communication in Brazil and their relationship with the ecosystem
El objetivo de este estudio fue identificar y caracterizar los principales movimientos de innovación en comunicación en Brasil, así como la forma en que sostienen e interactúan con el ecosistema. Para ello, el estudio realizó una investigación cualitativa y exploratoria que compiló datos primarios y secundarios a través de entrevistas estructuradas, investigación documental y observación participante. Los resultados muestran que el grado de innovación se reduce en todos los universos; la innovación es incremental y existe una falta general de integración entre las entidades del ecosistema. Este estudio también identificó que las organizaciones estudiadas generalmente llevan a cabo acciones estacionales únicas enfocadas en sus propias necesidades, que no contribuyen de manera efectiva al desarrollo del ecosistema de innovación para la comunicación en Brasil.
2022-12-06T14:43:37Z
Araújo, Lucas Vieira de
Vozes diversas em harmonia
No summary/description provided
2022-12-06T14:43:37Z
Organicom, Revista
Relações públicas digitais como alternativa aos algoritmos das plataformas de mídias sociais
Por meio de pesquisa bibliográfica acompanhada de exemplos reais originados de amostragem não probabilística intencional, o artigo trata da possibilidade de uso de estratégias de relações públicas digitais como uma alternativa ao bloqueio imposto pelos algoritmos das plataformas de mídias sociais. Apoiado em casos reais, o artigo é iniciado pela conceituação do algoritmo, passando pela caracterização das relações públicas digitais e, depois, abordando a utilização destas para compensar entraves impostos pelos sites de redes sociai. Por fim, apresentam-se as considerações finais.
2022-12-06T14:43:37Z
Terra, Carolina Frazon
Criatividade S.A.: Superando as forças invisíveis que ficam no caminho da verdadeira inspiração
This inventive book illustrates a fascinating story contemplating details on how Pixar was born. Written by Ed Catmull, co-founder of Pixar Animation Studios and president of Pixar Animation and Disney Animation, it allows readers to navigate a beautiful journey towards creativity, communication and management.This one of a kind narrative contains multiple examples on how innovation can be managed through diverse methodologies and metrics. It is certainly an excellent read that will delight entertainment enthusiasts as well as communication specialists.
2022-12-06T14:43:37Z
Bezerra, Camila Paschoal
Power relations and cyberdocility: ethical infocommunicational dilemmas
Buscamos provocar reflexões acerca da sofisticação dos processos de vigilância e controle organizacionais sobre os indivíduos, na ambiência digital. Para isso, acionamos noções de poder e vigilância (FOUCAULT, 1996; DELEUZE, 1992; CASTELLS, 2010; HAN, 2018), com vistas a cotejá-las com suas reconfigurações na sociedade hodierna. Elencamos comportamentos organizacionais que revelam o refinamento desses processos e, concomitantemente, dilemas éticos infocomunicacionais dessa ambiência digital. Entendemos, com essas articulações, a emergência de um fenômeno que denominamos ciberdocilidade, orquestrado pelas relações organizacionais.
2022-12-06T14:43:37Z
Generoso, Isaura Mourão Vinhola, Bruno Morás, Nicole
Recognized voices in Organizational Communication in Latin America
Conversatorio realizado en el marco del 1er encuentro Escuchando nuestras voces: perspectivas latinoamericanas en Comunicación Organizacional, 28 de julio de 2018, Universidad de Costa Rica, San José, Costa Rica. Entrevistadora: Griselda Guillén Ojeda (Escuela de Ingeniería y Negocios – Universidad Autónoma de Baja California).
2022-12-06T14:43:37Z
Organicom, Revista
Entrepreneurial culture and the spirit of time: a contemporary view from the field of communication
Este artículo se basa en la noción de contemporáneo de Agamben (2009) y en el campo de la comunicación para abordar los problemas emergentes de nuestro tiempo: los temas identificados con las agendas de nación, como el emprendimiento. En este sentido, proponemos un análisis crítico de los discursos sociales, observados como síntomas del espíritu del tiempo. Más concretamente, lanzamos la mirada disociada, propuesta por Agamben, a los discursos relacionados con la cultura emprendedora.
2022-12-06T14:43:37Z
Casaqui, Vander