Repositório RCAAP
Análise swot à produção da pêra passa de viseu
O presente trabalho consistiu na realização de inquéritos, junto dos operadores da pêra de São Bartolomeu e respectivo fruto secado, que são a Cooperativa Agrícola de Fruticultores da Beira Alta CRL e a Cooperativa Agrícola de Mangualde CRL, no sentido de conhecer as características de produção e comercialização deste produto regional. Foi ainda realizada uma análise SWOT, ou seja, uma análise dos pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças, com vista ao estabelecimento de um plano de acção.
2022-11-18T13:11:37Z
Guiné, Raquel Peres, Gabriela Ferreira, Dulcineia
A escola e a educação patrimonial: perspectivas de intervenção
No presente artigo analisa-se a importância da educação patrimonial e o papel determinante que a escola pode desenvolver nesta área. Nos últimos tempos tem-se verificado uma progressiva consciencialização da sociedade pela preservação e divulgação do património cultural, enquanto elemento aglutinador e fundamental da nossa identidade como povo. Porém, os processos de sensibilização e divulgação devem ser iniciados desde muito cedo, acompanhando o desenvolvimento e a formação dos indivíduos. É nesse sentido que consideramos fundamental a criação de situações favoráveis que levem ao desenvolvimento dos valores culturais nas camadas mais jovens da população.
2022-11-18T13:11:37Z
Pereira, Maria da Piedade Rolo Cardoso, Ana Paula Pereira Oliveira
As práticas dos educadores de infância no domínio da matemática
O presente estudo1 pretende compreender as práticas dos Educadores de Infância no domínio da Matemática na Educação Pré-Escolar, uma problemática relevante, dada a influência que as experiências de ensino-aprendizagem neste domínio têm na estruturação do pensamento humano, contribuindo para o desenvolvimento integral da criança. Com este estudo procuramos: i) conhecer as práticas pedagógicas dos Educadores de Infância no domínio da Matemática na Educação Pré-Escolar; ii) averiguar quais as condições de trabalho dos educadores para a realização da sua prática; iii) avaliar as concepções que os educadores têm relativamente à Matemática; iv) caracterizar qual a formação inicial e contínua dos educadores. Trata-se de um estudo exploratório, de carácter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário para a recolha de informação. Este foi realizado a partir de uma amostra de 217 Educadores de Infância do distrito de Viseu. Tendo em conta os resultados obtidos, verificamos que o domínio da Matemática não é muito valorizado nas práticas dos educadores. Constatamos, ainda, que os Educadores de Infância revelam dificuldades ao nível da didáctica da Matemática, especialmente na abordagem dos conceitos de medidas e grandezas, padrões, números e numeração, e que os mesmos não valorizam, e até excluiriam, os conceitos de padrões e medidas. Ficou também patente a necessidade de os educadores receberem formação na área da Matemática, particularmente ao nível da Educação Pré-Escolar, a fim de poderem criar práticas educativas mais coerentes e eficazes.
2022-11-18T13:11:37Z
Borges, Maria Manuela Rodrigues Cardoso, Ana Paula Pereira Oliveira
Cidades educadoras: do conceito ao potencial solidário na prevenção dos maus-tratos na infância
Observamos hoje um mundo global, em constante mudança, onde as políticas sociais vão determinando as dinâmicas das sociedades ao mesmo tempo que procuram responder aos desafios colocados pela permanente instabilidade social. Enquanto o estado de direito social revela uma preocupação crescente com o investimento em políticas do bem-estar dos seus cidadãos a cidade assume, enquanto espaço onde os homens convivem e interagem, importância crescente na resposta consciente ao desenvolvimento integral dos indivíduos que nela habitam providenciando o bem-estar individual e colectivo. Se a cidade é educadora e tem por principal objectivo o bem-estar dos seus membros, então a cidade tem de educar os seus habitantes no sentido da co-responsabilização pelo bem-estar de todos. Mas afinal, quais as características destas cidades? Como respondem à necessidade de criar condições adequadas para um crescimento saudável das crianças e dos seus responsáveis, no sentido de fomentar o bem-estar e prevenir os maus-tratos? Quem são os agentes educativos? Neste contexto, propomo-nos responder a estas questões abordando o conceito de Cidade Educadora e analisando o seu potencial solidário ao serviço da prevenção dos maus-tratos a crianças.
2022-11-18T13:11:37Z
Ribeiro, Esperança Jales Coelho, Anabela Correia, Carla Luz, Dina Oliveira, Elisa Gomes, Rui
A tutoria em contexto de ensino não superior: proposta de acompanhamento socioeducativo em equipa multidisciplinar
A Escola assume um papel cada vez mais significativo na vida dos jovens, propondo-se garantir uma educação integral a todos os que acolhe, independentemente da sua proveniência ou características. A necessidade imperiosa de responder aos desafios provocados pelas mudanças sociais “exige-lhe” uma desmedida ambição pedagógica; trata-se de chegar a todos, esbater desigualdades, contribuir para um processo de igualdade de oportunidades. Torna-se, pois, imprescindível dotar a escola de meios que possam servir tão grandes exigências, cada vez mais próximas do domínio da acção socioeducativa. A proposta de acompanhamento tutorial, que apresentamos, assenta neste propósito, enquadrando e reflectindo o papel fundamental da figura do Professor Tutor, cujas competências e perfil foram legislados desde o princípio da década de noventa. Uma das formas possíveis de perspectivar o papel do Professor Tutor passa por enquadrá-lo no que designamos de Equipa Multidisciplinar de Actuação Imediata (EMAI) constituída pelos seguintes técnicos: Psicólogo, Assistente Social e Educador Social, para além dos profissionais da estrutura da organização do sistema educativo (caso do director de turma). Depois de identificadas algumas das funções de cada elemento, apresentar-se-á uma proposta de acompanhamento tutorial, em contexto escolar, cuja missão deverá terminar com a maioridade do menor sinalizado ou no momento do seu ingresso no mundo de trabalho. Esta equipa deverá, ainda, para cumprimento dos seus intentos, interagir com a família do menor e com as redes sociais de apoio local, de forma coordenada, no sentido da promoção de acções de carácter preventivo e interventivo no âmbito do plano de acção tutorial definido.
2022-11-18T13:11:37Z
Ribeiro, Esperança Jales Oliveira, Catarina Pereira, Célia Felgosa, Diana Nunes, Viviane
Contributos da psicanálise para a educação e para a relação professor-aluno
A Psicanálise trouxe uma nova forma de olhar a criança e a infância. O maior contributo de Freud, para os profissionais da educação, reside no facto de ter conduzido a uma forma nova de olhar a infância, que contrasta fortemente com a crença vitoriana de que o mau comportamento ou os problemas de personalidade da criança eram o resultado do pecado original, só corrigíveis por uma disciplina severa e rígida (Fontana, 1986). Ao longo dos últimos cem anos, a Psicanálise teve um papel incontornável na compreensão do funcionamento mental e, inevitavelmente, os seus contributos foram sendo progressivamente integrados no domínio educativo. Este artigo centrar-se-á sobre a descrição deste contexto.
2022-11-18T13:11:37Z
Franco, Vítor Albuquerque, Carlos
Avaliação da prática da educação para a saúde na área da sida nos cuidados de saúde primários
Entre múltiplos problemas que hoje afectam o utente infectado pelo VIH/SIDA, emerge uma questão de fundo relacionada com a sua interacção com os serviços de saúde primários, sobretudo as atitudes e comportamentos dos profissionais de saúde em relação aos utentes infectados, e a informação e conhecimentos que os profissionais de saúde detêm em relação à SIDA, que influenciam negativamente ou positivamente, de acordo com os contextos, a forma como eles são tratados na nossa sociedade, remetendo-os para uma posição desfavorável. Foi nosso desejo podermos, de alguma forma, contribuir para a consciencialização sobre o potencial dos profissionais de saúde, como agentes educativos, no âmbito da educação para a saúde na área da SIDA. Apontam-se, nesta pesquisa, alguns factores (sócio-demográficos, profissionais, cognitivos e psicológicos) que, de forma diferenciada, afectam a educação para a saúde na área da SIDA. A investigação realizada foi principalmente de tipo quantitativo (descritivo e correlacional), tendo sido precedida de uma análise de 18 entrevistas semi-estruturadas a profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) a exercer funções em Centros de Saúde do distrito de Viseu, na qual se baseou a identificação das dimensões e temáticas da educação para a saúde no âmbito da SIDA mais comuns ou expressivas e a construção dos 59 itens da versão inicial da “Escala da Educação para a Saúde” que foi utilizada para medir a variável central. O estudo subsequente baseou-se numa amostra de 190 profissionais de saúde (143 enfermeiros e 47 médicos) de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 22 e 66 anos, a exercer funções nos Centros de Saúde. Dos resultados salienta-se a confirmação empírica da estrutura multidimensional da prática da educação para a saúde, próxima da estrutura de derivação racional baseada na literatura, atestando a complexidade e a abrangência da educação para a saúde no âmbito da SIDA. Por sua vez, os resultados indicam esta actividade como uma experiência subjectiva, não sendo exclusivamente explicada pelas atitudes e comportamentos perante a SIDA. As variáveis de atributo sexo e nível sócio-económico, assim como as variáveis de caracterização profissional, tempo de exercício, vínculo e categoria profissional, e, ainda, as variáveis cognitivas, formação e informação sobre SIDA, não se evidenciaram como relevantes, tendo sido preditoras da educação para a saúde a idade e o auto-conceito no total. Os resultados apontam, assim, a complexidade da prática da educação para a saúde no âmbito da SIDA, devendo as variáveis acima referidas ser tomadas em consideração para uma prática mais intencional e eficaz.
2022-11-18T13:11:37Z
Chaves, Cláudia Duarte, João Ferreira, Manuela Dionísio, Rui
Ansiedade nos estudantes do ensino superior. Um Estudo com Estudantes do 4º Ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Saúde de Viseu
Introdução: A ansiedade é uma experiencia emocional em função da previsão de situações futuras ou em presença de situações consideradas como desagradáveis para o individuo. Ao longo do percurso académico o estudante é confrontado com situações geradoras de pressão psicológica e ansiedade. Como estudantes do Ensino Superior, decidimos avaliar o nível de Ansiedade dos estudantes do 4º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem e Identificar algumas variáveis que influenciam o comportamento ansioso. Material/Métodos: Inventário Clínico de Auto-Conceito (Vaz Serra, 1985); Inventário de Ansiedade Traço-Estado – IDATE (Spielberg et al, 1970), traduzido e validado por (Biaggio e Natalício, 1979). Estudo quantitativo, descritivo-correlacional, retrospectivo. A amostra é constituída por 107 estudantes, com idades compreendidas entre os 20 e 26 anos, do 4º ano da Escola Superior de Saúde de Viseu. Resultados: Os scores de IDATE variam entre 21 e 80 (χ = 41.7; s = 11.9) para a ansiedade - estado e entre 23 e 65 (χ = 40.8; s = 9.8 ) para a ansiedade – traço. O auto conceito associou-se com a Ansiedade (A-Estado: r= 0.375 p=0.000 e A-Traço: r=0.425 p=0.000) inferindo-se que quanto menor o auto conceito maior é a ansiedade. Considerou-se a existência de uma associação significativa entre ansiedade e apresentação oral de trabalhos; dias anteriores a frequência; dia da frequência e duração de ensinos clínicos. A associação entre expectativas futuras e ansiedade revelou-se significativa no que concerne: exercer a profissão logo após a finalização do curso; o curso possibilitar a realização profissional e por fim concretizar os objectivos a curto prazo. Conclusões: O estudo permitiu concluir que 52.3% dos estudantes de Enfermagem se encontram no nível II de ansiedade (moderado), tanto para a ansiedade – estado como para a ansiedade – traço e 27.1% no nível I (baixo) e possuem valores de auto-conceito, superiores á media (76.0). Palavras-chave: Ansiedade; Estudantes; Auto-conceito
2022-11-18T13:11:37Z
Cruz, Carla Maria Viegas e Melo Pinto, José Romão Almeida, Mariline Aleluia, Soraia
Os idosos e as actividades de lazer
A prática e o desenvolvimento de actividades de lazer têm-se revelado na vida dos homens como um factor de crucial importância. O lazer, além de contribuir para um melhor estado de espírito dos cidadãos, pode, no caso dos mais velhos, amenizar os efeitos decorrentes do processo de envelhecimento. Contudo, os idosos parecem não atribuir ao lazer grande importância para as suas vidas e, quando isto não é vivenciado, as causas prendem-se com a falta de condições e/ou oportunidades. Mas é através de actividades espontâneas e naturais que podemos perceber a relação entre o indivíduo e o lazer, bem como a influência deste na auto-realização e na melhoria da qualidade de vida. Nesta perspectiva, pretendíamos identificar o tipo e intensidade de actividades de lazer praticadas pelos idosos, residentes no domicílio ou em instituições, bem como predizer a sua influência na qualidade de vida. A pesquisa concretizou-se através de um estudo epidemiológico transversal do tipo descritivo e centrou-se numa amostra de 673 idosos, residindo 336 no seu domicílio e 337 em instituições.
2022-11-18T13:11:37Z
Martins, Rosa Maria Lopes
Representação socioprofissional dos enfermeiros – percepção dos utentes.
Este artigo pretende apresentar alguns resultados obtidos numa pesquisa, efectuada no âmbito do mestrado em Gestão da Saúde, subordinada ao tema – A imagem dos enfermeiros percepcionada pelos doentes que cuida: Representações socioprofissionais dos enfermeiros. A enfermagem tem vindo a assumir ao longo da sua história um papel preponderante em múltiplos domínios de intervenção na área da saúde. Tem procurado responder aos desafios de partilhar experiências que possam de algum modo contribuir para firmar a identidade específica e o desempenho da profissão. De facto, assumindo um lugar cada vez mais distinto, a enfermagem tem-se afirmado como uma profissão em rápida mudança acompanhando a evolução científica e tecnológica. Considerando a enfermagem, esta é também investigação que surge em contexto de trabalho, despertando o tema tratado grande interesse, pois permitiu aceder a diversas imagens e representações do que é ser enfermeiro do ponto de vista dos utentes que cuida. Portanto, o principal objectivo era compreender a imagem socioprofissional do enfermeiro enquanto profissional de saúde. O estudo empírico baseou-se na realização de 210 questionários aplicados através de entrevistas aos doentes internados nos serviços de Cardiologia e Ortopedia do Hospital São Teotónio de Viseu. Pelos resultados do estudo podemos constatar que a valorização da prática profissional e ética, a prestação e gestão de cuidados, as relações interpessoais e o desenvolvimento profissional, não variam significativamente com a idade, com o estado civil, com o tempo, com o número de internamentos e o motivo de internamento, nem em função do serviço onde os utentes estiveram internados. Podemos ainda constatar que nestas dimensões são valorizadas de modo significativo pelos utentes a competência, a simpatia, sendo também reconhecida a importância do conhecimento como uma característica da maior competência do enfermeiro. No decorrer deste artigo encontram-se alguns resultados que emergiram das respostas obtidas e que nos parecem evidenciar, por um lado, a importância reconhecida à enfermagem, e, por outro, a representação e a imagem positiva que os utentes têm do enfermeiro.
2022-11-18T13:11:37Z
Martins, Mónica Ferreira Dias, Maria Olívia
Atitudes do enfermeiro em contexto de ensino clínico: uma revisão da literatura
Com o decorrer do Ensino Clínico torna-se crucial compreender de que modo as atitudes dos enfermeiros influenciam o desempenho dos alunos. Cuidados de excelência só podem ser assegurados com a passagem de testemunho do Enfermeiro para o aluno. Nesta linha, as atitudes que os enfermeiros supervisores apresentam, tornam-se o “espelho” e o reflexo do futuro profissional. O supervisor tem a capacidade de melhorar a qualidade da formação do estudante, sendo que este tem o dever de ser o catalisador da mudança. Um processo interactivo e dinâmico facilitador da aprendizagem experiencial que permite a melhoria e a continuidade dos cuidados.
2022-11-18T13:11:37Z
Cunha, Madalena Ribeiro, Olivério Vieira, C. Pinto, F. Alves, L. Santos, R. Martins, S. Leite, S. Aguiar, V. Andrade, V.
Ajudar a desenvolver hábitos alimentares saudáveis na infância
As doenças relacionadas com a alimentação são hoje consideradas um grave problema de saúde pública, cujas causas e consequências têm sido amplamente estudadas. A aprendizagem do comportamento alimentar inicia-se na infância, tendo a família e todo o contexto sociocultural onde as refeições ocorrem, um papel determinante no processo de formação dos hábitos alimentares da criança, tendo estes grande probabilidade de prevalecerem na vida adulta. Com este artigo pretendeu-se, através duma revisão da literatura, reflectir sobre a alimentação no período infantil, seus determinantes e processo de aprendizagem, com base nas várias evidências dos autores, bem como definir algumas linhas orientadoras para uma boa prática de promoção da saúde alimentar no ambiente familiar.
2022-11-18T13:11:37Z
Aparício, Graça
CUIDADOS NO ALÍVIO DA DOR: PERSPECTIVA DA PARTURIENTE
O medo da dor do trabalho de parto é algo que apavora muitas mulheres e as condiciona de forma negativa para o momento mais importante das suas vidas. Sendo a maternidade um processo complexo e de alto significado para a futura mãe, com relevância para o período que antecede o parto e o próprio parto em si, pensa-se ser de extrema importância conhecer a percepção da parturiente sobre a assistência de enfermagem recebida, no que respeita aos cuidados para o alívio da dor, ou seja, perceber a importância que essa mesma assistência tem para quem a recebe. Assim, com este estudo quis-se conhecer a opinião das parturientes acerca da satisfação das suas expectativas face aos cuidados no alívio da dor em trabalho de parto. Pretendeu-se também saber em que medida os factores obstétricos poderão influenciar as expectativas e a percepção desses cuidados. Além disso, procurou-se ainda saber se as expectativas face aos cuidados para o alívio da dor são ou não preditivas da percepção das parturientes.
2022-11-18T13:11:37Z
Rocha, Ana Maria Monteiro, Cláudia Sofia C. B. C. Ferreira, Manuela Duarte, João
Reflexão sobre vivência de cuidados paliativos: óscar e a senhora cor-de-rosa
Como professores de enfermagem e com o desejo de levarmos os estudantes a desenvolverem competências no domínio da prática profissional, ética e legal, fomentando o espírito de reflexão ética que, face a uma situação particular, lhes permita agir sempre no respeito pela humanidade do outro, utilizamos frequentemente como estratégias pedagógicas a reflexão e a discussão de casos, entre eles o livro Óscar e a senhora cor-de-rosa, de Eric Emmanuelle Schmitt. Como refere Neves (2003: 36), “porque a reflexão bioética se aprofunda e a prática se revoluciona”, reportamos de grande importância partilhar a vivência de Óscar e da Vóvó-Rosa. É uma obra simples e fabulosa que levanta questões da prática quotidiana dos que cuidam e tratam de crianças com doença terminal. Com a sua leitura sentimo-nos envolvidos e retiramos aprendizagens profundas que evocam e preservam a ligação com o vivido, registando como aspectos fundamentais as seguintes questões éticas: O confronto com a doença e o encontro com a finitude; a verdade da informação e a conspiração do silêncio; a valorização da vida e a espiritualidade projectada numa fé; os afectos, o humor e a fantasia como eufemismos para enfrentar a morte. É nosso objectivo reflectir sobre os desafios dos cuidados paliativos pediátricos, contribuir para a construção de um pensamento ético coerente no zelar pelo respeito da dignidade humana, e também contribuir para a compreensão da vivência da criança doente no hospital e seu confronto com a morte, através do sentido e do vivido por uma criança com leucemia.
2022-11-18T13:11:37Z
Silva, Ernestina Maria Batoca
Editorial
“Transformar (…) MILLENIUM numa revista de carácter exclusivamente científico, (…) eis o desafio que nos propomos”, no Instituto Politécnico de Viseu – IPV. Assim se anunciavam, em síntese, no editorial do N.º 36, transformações para a revista, enunciando-se, igualmente, algumas dessas perspectivadas mudanças. Mas uma coisa é falar de transformações perspectivadas e projectadas e outra coisa, muito diferente, é implementá-las. Todos o sabemos. Do projecto à sua execução há um caminho a percorrer, por vezes longo e difícil, seja porque há sempre uma distância a transpor, seja porque é necessário criar as próprias condições que tornam exequível o projecto, seja ainda porque é preciso ultrapassar obstáculos e dificuldades que sempre se perfilam ao longo desse caminho.
2022-11-18T13:11:37Z
Fonseca, Maria de Jesus
Nota de abertura: apresentação da Escola Superior Agrária de Viseu
A Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV) conta hoje com um leque bastante variado de formações. Tem seis Cursos de Licenciatura em funcionamento: Engenharia Agronómica; Engenharia Alimentar; Engenharia Florestal; Engenharia Zootécnica; Ecologia e Paisagismo e Enfermagem Veterinária. Possui três CET’s (Cursos de Especialização Tecnológica), aprovados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior: Produção Avícola; Sistemas de Informação Geográfica e Viticultura e Enologia. Tem em funcionamento o Curso de Mestrado em Qualidade e Tecnologia Alimentar e aprovado o Curso de Mestrado em Tecnologias da Produção Animal. A ESAV usufrui, actualmente, de instalações que conferem qualidade à formação, à investigação e aos demais trabalhos desenvolvidos pela Escola. Os edifícios (pedagógicos e técnico-científicos), com salas de aulas, laboratórios, consultórios, gabinetes, bar e cantina são um bom exemplo disso. É, também, disso exemplo a quinta, com um conjunto variado de produções agro-florestais e as instalações dos animais.
2022-11-18T13:11:37Z
Martinho, Vítor Domingues
Role and health benefits of different functional food components
Functional food components are potentially beneficial components found naturally in foods or added to them as functional ingredients, and include carotenoids, dietary fiber, fatty acids, flavonoids, isothiocyanates, phenolic acids, plant stanols and sterols, polyols, prebiotics and probiotics, phytoestrogens, soy protein, vitamins and minerals. At present, professionals are recognizing that some functional components of foods have a major role in health enhancement. In fact, the big importance of these “bioactives” present in many foods, either naturally or added, has lead many scientists of different fields to conduct studies aimed for establishing the scientific basis that supports and validates the benefits of a particular food or component for the human health. It appears that people should strive to consume a wide variety of foods such as to assure the ingestion of compounds such as carotenoids, fiber, flavonoids, specific fatty acids, minerals, prebiotics and probiotics, phytoestrogens, soy protein and vitamins, among others, in order to reduce the risk of developing some diseases, or even to help curing others. In the present work, an examination of the characteristics of these compounds, the study and repercussions of these “bioactives molecules” allied to their ability to prevent and/or cure certain diseases will be object of study, based on recent evidence published in the medical journals.
2022-11-18T13:11:37Z
Guiné, Raquel Lima, Maria João Barroca, Maria João
Estudo comparativo da utilização de diferentes tripas num enchido tradicional - morcela de burgos
O estudo apresentado tem como principal objectivo avaliar a possibilidade de substituir a tripa natural, utilizada na produção da Morcela de Burgos, por uma tripa sintética, obtida a partir de massa de colagénio. Surgiu de uma necessidade real dos produtores, devido às dificuldades da utilização da tripa natural em processos industriais. Assim, foram comparadas morcelas enchidas em tripa natural de vaca com morcelas enchidas em cinco tripas sintéticas que diferiam entre si no calibre, forma e tempo de maturação. Esta comparação foi efectuada para enchidos dos três maiores produtores da região, para que os resultados obtidos fossem representativos dos diferentes modos de produção da Morcela de Burgos. Foram utilizadas diferentes técnicas que permitiram comparar as amostras ao nível físico-químico e sensorial. Como técnicas inovadoras mais significativas utilizaram-se a Cromatografia de massa e espectrometria de massa (SPDE-GC/MS) e a análise de perfil olfactivo com Nariz Electrónico. Os resultados obtidos mostram que a utilização de tripas sintéticas na Morcela de Burgos pode ser uma alternativa viável às tripas naturais, quando adequadas a cada processo tecnológico.
2022-11-18T13:11:37Z
Lemos, Nuno Gândara, Teresa Gonçalves, Fernando Jorge Lima, Maria João Rovira, Jordi Gonzales, Lúcia
Neoplasias mamárias em canídeos
As neoplasias em pequenos animais têm grande relevância na clínica de animais de companhia, não só pela sua incidência crescente, como pela sua gravidade. O presente trabalho pretende ser uma revisão sobre o tema, associado a informações obtidas do Laboratório de Anatomia Patológica da Escola Superior Agrária de Viseu. As neoplasias mamárias têm maior incidência nas fêmeas, não esterilizadas, geriátricas, sendo raras em animais com menos de 7 anos. A maioria dos autores concorda que quase todas estas neoplasias são malignas. Alguns sinais de malignidade são o tamanho do tumor, superior a 3cm, aderência aos tecidos, ulceração e envolvimento dos gânglios linfáticos. Estas neoplasias podem disseminar-se pelo organismo, processo designado metastização. Os locais mais frequentes são os gânglios linfáticos, os pulmões e o fígado. A cirurgia é o tratamento de eleição, excepto para neoplasias que apresentem metastização. Está descrita a realização da esterilização como preventiva e complemento do tratamento das neoplasias mamárias. A bibliografia consultada permitiu coligir dados relevantes e que procuram explicar a génese das neoplasias mamárias, nomeadamente no que diz respeito às influências hormonais, ao diagnóstico, a sua classificação e prognóstico clínico. São apresentadas imagens de vários tipos de tumores mamários em cadelas.
2022-11-18T13:11:37Z
Lemos, Maria Madalena Esteves, Fernando Paiva, Rita Cruz Santos, Carla Arede Vala, Helena
Cuidados paliativos em oncologia veterinária
A incidência de lesões oncológicas em animais de companhia tem vindo a aumentar nos últimos anos. Este aumento ocorre devido a um variado número de razões, sendo uma das principais a actual maior longevidade dos animais de companhia (Withrow, 2001). Apesar da evolução que a oncologia veterinária tem sofrido nos últimos tempos, sabemos que, aproximadamente metade dos pacientes oncológicos, acabará por ser vitimada por esta doença e, a maior parte, necessitará de terapia para controlo da sintomatologia e da dor (Page, 2001). Tal como no homem, um animal com doença oncológica não sofre apenas com o tumor e a sua localização, mas também com vários problemas subjacentes, designadamente as síndromes paraneoplásicas. Estas síndromes são alterações induzidas pelo tumor e provocam efeitos sistémicos significativos, conduzindo a uma redução da condição geral do paciente (Simon, 2006). A caquéxia é a síndrome paraneoplásica mais comum em oncologia veterinária (Robinson & Ogilvie, 2001; Wakshlag & Kallfelz, 2006). O cuidado compassivo do animal, actualmente relevado por uma extrema manifestação de carinho, com recurso aos conhecimentos científicos mais modernos, é um dos novos desafios da Enfermagem e da Medicina Veterinária, assumindo importância crescente em todas as fases de tratamento de pacientes oncológicos. Este tipo de cuidados surge como uma reposta directa ao reconhecimento da evolução que a relação entre o animal e o proprietário tem sofrido ao longo dos últimos anos (Ogilvie, 2003). Os avanços na área de saúde veterinária, aliados ao desenvolvimento de centros de tratamento avançado, resultaram na capacidade de tratar, cada vez melhor, os animais de companhia. O desenvolvimento da área dos cuidados paliativos pressupõe o reconhecimento de que cada doente pode ser ajudado, independentemente de problemas financeiros, do tempo e do diagnóstico subjacente, recorrendo a terapias de suporte, tratamento curativo ou terapia paliativa (Ogilvie, 2003). A manutenção da qualidade de vida dos animais é o principal objectivo deste tipo de cuidados (Page, 2001; Ogilvie, 2003; Simon, 2006).
2022-11-18T13:11:37Z
Garcia, Ana Lúcia Mesquita, João Nóbrega, Carmen vala, Helena