Repositório RCAAP

Valorização de coprodutos das cadeias produtivas de biocombustiveis 

Neste trabalho foram investigadas rotas para a valorização de coprodutos das cadeias de diferentes biocombustíveis: a fração aquosa ácida (FAA) e o biocarvão obtidos na produção de bio-óleo e a glicerina formada na obtenção do biodiesel. O Capítulo 2 apresenta os resultados da recuperação de ácidos carboxílicos do meio aquoso com o objetivo de aplicar este método na FAA do bio-óleo utilizando a argila montmorilonita (Mt). Titulações e COT mostraram que esses ácidos podem ser adsorvidos em grandes quantidades pela argila Mt, chegando próximo de 50 mmol gargila- 1. Análises por DRX sugeriram que parte das moléculas dos ácidos é intercalada no espaço interlamelar da Mt. TGMS e BET indicaram que os ácidos acético e propanoico podem ser facilmente recuperados da Mt, levando a uma delaminação da mesma, com a formação de mesoporos e aumento da área superficial. Experimentos utilizando uma amostra real da FAA do bio-óleo indicaram que a Mt pode ser usada na remoção e recuperação de pequenos ácidos orgânicos presentes nesta mistura complexa. No Capítulo 3 foi investigada a aplicação de compósitos de Fe/C obtidos a partir da combinação da FAA com um rejeito rico em ferro em reações de foto-Fenton. Devido à sua elevada acidez, a FAA é capaz de extrair Fe3+ de rejeitos da mineração e, após tratamento térmico, levar à formação de compósitos. Todos os compósitos mostraram-se ativos em reações de fotoFenton para a oxidação de azul de metileno, apresentando elevadas atividades mesmo em meio neutro. O Capítulo 4 trata do estudo dos efeitos do tratamento térmico no biocarvão, que foram analisados com relação a mudanças na área superficial, grupos funcionais e reatividade. As caracterizações mostraram que o tratamento térmico levou ao aumento da área superficial com a modificação de grupos superficiais do biocarvão. Os materiais foram estudados para a adsorção de corantes e oxidação de sulfeto em meio aquoso. O Capítulo 5 mostra estudos envolvendo a combinação da glicerina, coproduto do biodiesel, com ácido oleico e ácido cítrico para obtenção de novos materiais, sendo obtidos produtos líquidos e sólidos. Os líquidos apresentaram propriedade de formação e quebra de emulsões com a variação do pH; já os sólidos mostraram-se géis poliméricos reticulados com capacidade de absorção de água e de adsorção de diferentes espécies, sendo capazes de reduzir espécies oxidantes que podem estar presentes em meio aquoso.  

Ano

2019

Creators

Fernanda Gomes de Mendonca

Efeitos locais na evolução da cooperação

O fenômeno da cooperação tem sido estudado principalmente sob a luz da teoria de jogos evolutivos. O que torna este comportamento tão complexo, dentre outros motivos, é o fato de que cooperar implica em arcar com um custo para gerar um benefício a outrem. Assim, o comportamento colaborativo pode ser foco da ação de indivíduos com características exploratórias, indicando que o comportamento altruísta não conseguiria ser levado adiante. No entanto, observamos a cooperação em diversas instâncias e contextos na natureza, desde a cooperação de organelas para formar células até a colaboração de grandes populações de indivíduos. O dilema do prisioneiro é um jogo frequentemente usado para ilustrar o problema da cooperação. Os indivíduos interagem entre si adotando uns contra os outros estratégias do tipo cooperação (C) ou deserção (D). Na teoria de jogos evolutivos, as estratégias são associadas a espécies e os ganhos obtidos de cada interação entre os jogadores são associados ao fitness (interpretado como sucesso reprodutivo da espécie). Assim, podemos estudar a evolução da fração de indivíduos que adotam determinada estratégia numa população, dependendo de determinados parâmetros que queiramos utilizar em nossa modelagem. Este trabalho é composto por dois estudos que abordam o papel desempenhado pelos efeitos locais na evolução da cooperação em uma população. No primeiro estudo, analisamos um tipo de heterogeneidade espacial na qual os indivíduos podem estar localizados em regiões que não dispõem de recursos para que o indivíduo coopere, chamadas de sítios inativos. Nós descobrimos que o nível de cooperação na população depende tanto da fração de sítios ativos quanto da tentação pela deserção dos indivíduos. Em algumas situações, a inatividade dos sítios promove a cooperação, mas em outras, não. Já no segundo estudo, nós usamos uma modelagem na qual analisamos os efeitos da densidade populacional (utilizando uma taxa de mortalidade fixa). Nossos resultados mostram que o nível de cooperação depende tanto da taxa de mortalidade quanto da tentação pela deserção dos indivíduos; para taxas moderadas, a cooperação é estimulada pela mortalidade da população. Nós pretendemos aprimorar o modelo inserindo o processo migratório nos indivíduos e averiguar como isso afeta a cooperação.

Ano

2019

Creators

Elton José da Silva Júnior

Avaliação do potencial enterotoxigênico de linhagens de Staphylococcus coagulase positiva isoladas de queijos minas artesanal

No Brasil, os queijos artesanais são tradicionalmente fabricados com leite cru levando a possível presença de patógenos e ou suas toxinas responsáveis por distúrbios entéricos que caracterizam os surtos de toxinfecção alimentar. Logo, o tradicional queijo Minas artesanal (QMA) pode representar riscos à saúde humana quando produzidos sem os requisitos necessários de qualidade e adoção de boas práticas de fabricação (BPF). Dentre os possíveis patógenos que podem estar presentes no QMA destacam-se as linhagens enterotoxigênicas de Staphylococcus spp envolvidas em surtos de DTA no Brasil e no mundo. O microrganismo apresenta a habilidade de se multiplicar no alimento e liberar enterotoxinas responsáveis pelos sinais e sintomas característicos de intoxicação, diarreia e vômito, após um curto período de incubação. A fim de avaliar o potencial enterotoxigênico de Staphylococcus isolados de QMA, linhagens coagulase positiva foram selecionadas e testadas para as enterotoxinas SEA, SEB, SEC e SED, pelo método Optimum Sensitive Plate (OSP). Para alcançar o objetivo pretendido, amostras QMA de 25 pequenos produtores de 8 municípios das microrregiões do Serro, Cerrado e Canastra -MG, foram analisadas, sendo o Serro a localidade que representou o maior número de produtores de QMA, neste estudo. A análise dos resultados revelou que, dos 25 pequenos produtores avaliados, 21 produziam QMA que não atendiam à tolerância máxima estabelecida pela Legislação vigente (RDC.12/2001-MS) quanto ao parâmetro Contagem de Staphylococcus coagulase positiva. Dentre as amostras fora do padrão, nove eram potencialmente capazes de causar intoxicação alimentar por apresentarem contagem superior a 105 UFC/g. Em apenas uma amostra foi isolado Staphylococcus coagulase positiva produtora SEA. Embora as linhagens apresentarem um baixo potencial enterotoxigênico para as enterotoxinas testadas, surtos de DTA podem ocorrer pelo consumo do alimento pois podem conter enterotoxinas não testadas neste estudo.

Ano

2019

Creators

Driele Souza e Silva

Cartografias da memória: as escritas de viagem de Murilo Mendes e Jorge Luis Borges

A viagem e o encontro imaginário registrados por Murilo Mendes em seu texto intitulado 'Jorge Luís Borges' instigam a reflexão sobre o sentido da 'viagem' e seu registro por escritores da América Latina. Esta dissertação é um estudo dos livros Carta geográfica, de Murilo Mendes, e Atlas, de Jorge Luis Borges, com o objetivo de examinar a escrita de viagem desses escritores, atentando-se para as entradas autobiográficas, bem como para a experiência do deslocamento como recurso literário. As trajetórias poético-biográficas de Murilo Mendes e de Jorge Luis Borges convergem para um cosmopolitismo cultural e para a situação de trânsito do intelectual latino-americano entre o moderno e a tradição.

Ano

2019

Creators

Elaine Amelia Martins

Práticas de escrita de crianças do primeiro ciclo de alfabetização em situações reguladas pela professora e pelo grupo: em situações reguladas pela professora e pelo grupo

Esta pesquisa tem como foco as práticas de escrita de gêneros textuais das crianças de duas turmas de uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte, ambas do 1º ciclo de alfabetização, em situações reguladas pelas professoras e outras pelo próprio grupo de crianças. Busca-se: investigar como os gêneros textuais se organizam, se constituem e circulam no contexto escolar; reconhecer quais os conhecimentos que as crianças demonstram ter sobre os gêneros textuais; e refletir sobre o que as crianças pensam sobre a prática escrita dentro e fora da escola. A pesquisa de caráter qualitativo fundamenta-se em procedimentos metodológicos alinhados à perspectiva etnográfica. Conta com a imersão da pesquisadora no campo, com a observação participante, com o registro no diário de campo e com a entrevista semi-estruturada como principais instrumentos de coleta de dados. Fundamenta-se, teoricamente, nos estudos de Bakhtin (2003) por considerarem a linguagem como um fenômeno social, histórico e ideológico. Dessa forma, adota-se a noção bakhtiniana de sujeito como aquele que se constitui interagindo com os discursos do outro. A pesquisa dialoga com o conceito de gênero do discurso, que possibilita a compreensão dos diversos usos da linguagem em diferentes esferas sociais. Também está baseada nos estudos de Ferreiro (1986) sobre a construção da escrita; de Soares (1998) sobre alfabetização e letramento; de Costa Val (1991) e Geraldi (2002) sobre o ensino da escrita; e de Rojo (2001), Bazerman (2005), Dolz e Schneuwly (2004) e Marcuschi (2007) sobre os gêneros textuais. A pesquisa aponta para a existência de um ensino da escrita distante dos usos reais da linguagem e, em contrapartida, para a existência de inúmeras situações de uso pelas crianças dos gêneros textuais, em situações autênticas, nos seus momentos de interação social, embora essas práticas não sejam visíveis aos olhos das professoras e das próprias crianças. Constata- se, também, a riqueza de conhecimentos demonstrados pelas crianças sobre o uso dos gêneros textuais dentro e fora da escola. Os resultados desta pesquisa possuem implicações diretas no que diz respeito à necessidade de se repensar o ensino da escrita, vinculando-o a uma perspectiva dos gêneros textuais, e abrem um leque de possibilidades para compreender melhor o uso da linguagem escrita pelas crianças em processo de alfabetização.

Ano

2019

Creators

Claudia Starling Bosco

Medeia em seus espelhos: figurações do phármakon em Eurípides, Nelson Rodrigues e José Triana

O objetivo desta tese é a análise de personagens singulares da dramaturgia - Medeia, Virgínia e María -, inseridas respectivamente nas peças 'Medeia', de Eurípides; 'Anjo Negro', de Nelson Rodrigues e 'Medea en el espejo', de José Triana. A escolha das peças justifica-se pelo ponto de contato entre elas no que diz respeito ao conteúdo temático: as protagonistas criadas por autores tão distantes no espaço e no tempo compartilham, todas, a ação de assassinar os próprios filhos, crime considerado terrível e monstruoso. A intenção é analisar, sobretudo, a adaptação do mito realizada por Eurípides; as releituras dos dramaturgos brasileiro e cubano referidos, e também a performance realizada pelas personagens a partir da análise do duplo sentido do termo 'phármakon' (remédio ou veneno) em a 'Farmácia de Platão', de Jacques Derrida. Pretendeu-se analisar os crimes da feiticeira Medeia, em Eurípides; do médico Ismael e da branca Virgínia, em Nelson Rodrigues e de María, em José Triana. Medeia, Ismael, Virgínia e María têm em comum o conhecimento e a habilidade com o uso do 'phármakon' para a realização de alguns de seus crimes, seja no campo do conhecimento prático ou na esfera da palavra. Nesse sentido, o crime e a violência não seriam frutos da força física, mas de um 'conhecimento' capaz de promover a mutilação ou a morte.

Ano

2019

Creators

Sônia Aparecida dos Anjos

Estudo e aplicação de metodologia para reengenharia de tesauro: remodelagem do THESAGRO

Os sistemas de organização do conhecimento (SOCs) abarcam distintos tipos de linguagens de representação, tais como taxonomias, tesauros e ontologias. Esses instrumentos possuem diferentes níveis de controle terminológico e indicação de relacionamentos entre conceitos que podem ser utilizados para auxiliar a integração de dados em ambiente web. O foco desta pesquisa foi o tesauro, que se caracteriza como um vocabulário controlado e especializado, composto por um conjunto de descritores inter-relacionados por relações de equivalência, hierarquia e associação. Esta pesquisa investigou e aplicou um modelo de reengenharia para tesauros tradicionais, com o objetivo de transformar o seu sistema de relacionamentos entre conceitos em uma estrutura mais enriquecida semanticamente. Com isso, pretendeu-se principalmente demonstrar a viabilidade dessa conversão e contribuir para a organização e o gerenciamento de informações. Como fundamento teórico-contextual e com base na literatura estudada, apresentam-se abordagens com distintas acepções, a partir de discussões e reflexões realizadas em torno de temas que, articulados, constituem o arcabouço teórico no qual se pauta a construção de tesauros. Traçou-se um percurso no campo da Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI) e exploraram-se os aportes da Terminologia, Semântica, Pragmática e também os aportes dos papéis Qualia e da Teoria da Valência, proposta por Borba (1996), que determina um valor semântico para diferentes verbos em português. Durante essa trajetória, foram discutidos temas tais como o conceito, o termo, a definição, problemas de ambiguidade e polissemia. O ambiente de pesquisa foi a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), responsável pelo desenvolvimento de soluções tecnológicas com vistas à disponibilização compartilhada de informações dentro do domínio da agropecuária brasileira. A metodologia adotada se caracterizou como um estudo de caso e envolveu procedimentos de natureza exploratória, aplicada e empírica, com uma abordagem qualitativa em relação à análise da literatura especializada da área. O modelo selecionado como objeto de estudo foi desenvolvido por Soergel et al. (2004) e Lauser et al. (2006) e consiste em procedimentos que possibilitam tratar as diferentes entidades (conceito, termo, string, nota de escopo e relacionamentos) da estrutura conceitual de um tesauro tradicional, através da explicitação formal dos relacionamentos entre conceitos. Nesse percurso metodológico, os procedimentos do modelo de conversão foram descritos, analisados e detalhados. A reengenharia foi aplicada no tesauro brasileiro THESAGRO, do domínio da Agropecuária, no recorte temático da intensificação agropecuária, tendo por base uma taxonomia e utilizando como insumos terminológicos outros tesauros da área da agricultura. Na aplicação do modelo empregou-se o sistema e-Termos, que é um software que auxilia a gestão e o desenvolvimento de produtos terminológicos. Os resultados demonstraram a viabilidade da utilização do modelo analisado na reengenharia de tesauros tradicionais, pois permitiu imprimir mais semântica à estrutura do tesauro modelado, especificando o tipo de relação existente entre os conceitos e termos. Porém, os resultados também evidenciaram que a construção da estrutura dos tesauros deve ser realizada de maneira mais formalizada, a partir de normas internacionais e representada por linguagens tais como Simple Knowledge Organization System (SKOS) e Resource Description Framework Schema (RDFS), vislumbrando a possibilidade de interoperabilidade entre os distintos tesauros. Conclui-se que a possibilidade de refinamento das relações entre conceitos, através da sua explicitação na estrutura do tesauro, auxiliou a organização do conhecimento do domínio modelado, o que pode facilitar a sua exploração pelo usuário, uma vez que torna esses relacionamentos mais claros e específicos.

Ano

2019

Creators

Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan

Oralidade como objeto de ensino: um estudo sobre o uso público do oral em contextos escolar e extraescolar

Por meio desta pesquisa, verificamos como alunos de Ensino Médio conseguem aprender e entender as adequações necessárias no oral em situações de uso público da linguagem e até que ponto atividades sistematizadas num projeto de intervenção contribuem para que ampliem suas capacidades de linguagem. Ademais, buscamos entender em que medida o contato extraescolar com a oralidade influencia a produção oral em exposições de trabalho dentro da escola. A hipótese é de que o aluno, que com frequência tem contato com o oral público fora da escola, torna-se mais competente na produção oral dentro dela. A pesquisa ancora-se em autores como Kleiman (2007), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Guimarães e Kersh (2014), bem como Cristóvão e Stutz, (2011). É do tipo aplicada qualitativa, pois buscamos analisar a prática docente de modo a entender os resultados obtidos por meio do processo de ensino/aprendizagem com alunos do Ensino Médio. Mas, conta também com alguns dados quantitativos que ajudam a colocar em evidência pontos para análise da prática pedagógica. Analisamos por meio de que atividades o professor pode ensinar a produção de gêneros orais com uso público, a fim de mobilizar variadas capacidades de linguagem, com base em Dolz e Schneuwly (2004), Cristóvão e Stutz (2011), e tornar o aluno apto a produzir textos orais, conscientes das exigências e adequações frente à situação de comunicação. Os dados evidenciam que os grupos extraescolares pesquisados, com os quais os alunos têm contato frequentemente com a linguagem oral, exercem relevante influência no desempenho oral do estudante em sala de aula. Os resultados obtidos evidenciam ainda que o ensino sistemático do oral, quando pautado pela prática social do aluno, promove significativo avanço nas produções dos alunos, fazendo-os mobilizar capacidades de linguagem de maneira equilibrada.

Ano

2019

Creators

Tainá Nínive Soares Guerra de Oliveira

Modelagem de epidemias através de modelos baseados em indivíduos

A necessidade de compreender a proliferação de doenças do ponto de vista dinâmico fez surgir uma nova área da ciência: a epidemiologia matemática. A epidemiologia matemática propõe modelos que possam ajudar no controle dessas doenças. Kermack e McKendrick (1927) elaboraram o modelo SIR, que classifica os indivíduos em três estados: suscetíveis, infectados e recuperados. Esses três estados são relacionados por meio de equações diferenciais não-lineares. Entretanto, o modelo SIR não é capaz de explicar a persistência ou erradicação de doenças infecciosas, a principal razão para isso é que o modelo SIR considera a distribuição de indivíduos espacial e temporalmente homogênea, a partir da premissa de que o tamanho da população seja tão grande a ponto de permitir a aproximação por variáveis contínuas dos diversos estados. Uma alternativa é o Modelo Baseado em Indivíduos (MBI) proposto por Nepomuceno (2005) que analisa cada indivíduo como entidade única e discreta, construído de maneira a reproduzir as premissas envolvidas no modelo SIR. Neste trabalho os seguintes aspectos são investigados: i) Validação do modelo MBI comparado com o clássico modelo SIR em situações aleatoriamente diferentes e elaboração de uma nova versão, MBI-2, em que foram feitas algumas modificações nas premissas do MBI, a fim de obter-se um modelo mais aproximado ao modelo SIR; ii) Modelagem da heterogeneidade existente no MBI-2 por meio de Redes Neurais para reduzir o custo computacional em simulações; iii) Modelagem do MBI-2, incorporando vacinação para estudar a influência da flutuação estocástica das variáveis dinâmicas de uma epidemia sobre o tempo de erradicação desta epidemia em que são mostrados que para pequenas populações tal influência chega a se tornar predominante; iv) Modelagem da propagação de uma epidemia incorporando ao MBI-2 a estrutura de redes regulares considerando contatos locais e redes complexas a partir do modelo de redes aleatórias proposta por Erdös e Rényi (1959), em que os contatos entre os indivíduos são determinados aleatoriamente e redes sem escala proposta por Barabási e Albert (1999), em que alguns indivíduos têm maior número de contatos que outros, obedecendo a uma distribuição chamada de lei de potência. A análise da propagação de epidemias por meio de redes permite analisar diversas situações de interesse na dinâmica de epidemias.

Ano

2019

Creators

Lucymara de Resende Alvarenga

Produzindo autores: conexões entre interação e autoria na produção de textos em sala de aula

Este estudo tem como objetivo analisar as condições de produção de textos em sala de aula e sua relação com a construção da autoria. Ele tem por fundamento a concepção de textos como produções orais e escritas que adquirem seu sentido numa situação de interlocução. Apóia-se, ainda, numa perspectiva sociocultural de aprendizagem, que concebe a sala de aula como um espaço propiciador da participação dos sujeitos na construção de conhecimentos. Através da adoção de uma perspectiva etnográfica de pesquisa, foram feitas observações das aulas de uma turma de 4ª série do Ensino Fundamental, da rede pública estadual. A análise se baseou em diálogos orais estabelecidos pelos integrantes da turma e nos textos escritos pelos alunos durante um semestre escolar. Como resultado, apresenta-se a descrição da rotina da turma, que possibilitou a identificação dos significados das ações construídas na interação entre os sujeitos e, com relação à autoria, a identificação das características atribuídas ao autor pelos membros do grupo. Esses resultados podem gerar mudanças na própria formação de educadores ao demonstrar que a análise das práticas discursivas efetivadas em salas de aula fornece pistas para a compreensão da assunção da autoria pelos alunos, nos textos que produzem.

Ano

2019

Creators

Simone Farias Pereira

Estudo das propriedades das argamassas refratárias úmidas com o tempo de estocagem

A avaliação das argamassas refratárias é comumente realizada, no meio refratarista, sob um enfoque macroscópico onde se observa a trabalhabilidade através da variação da plasticidade das argamassas e sua resistência, após secagem e após queima, por meio da variação da força ligante. A aderência de uma argamassa à base do substrato de um tijolo refratário se dá por processo mecânico e químico. Esta aderência, medida pelo ensaio de força ligante, tende a apresentar, após secagem, resultados ligeiramente menores que após a queima, devido à formação de fases cerâmicas após a queima. A fim de demonstrar as variações do comportamento reológico e das propriedades mecânicas com o tempo de estocagem para duas diferentes classes de argamassas úmidas à base de silicato de sódio, foram realizados ensaios de penetração, em intervalos pré-determinados, ao longo de 12 meses, além de ensaios de força ligante e análise microestrutural das interfaces argamassa/tijolo refratário, para cada classe de argamassa. A seleção e variação de matérias-primas e aditivos constituintes foram realizadas conforme critérios experimentais práticos do próprio autor, devido à escassez de trabalhos publicados sobre o assunto. A base experimental deste trabalho foi construída a partir de dois tipos de argamassas úmidas ligadas a silicato de sódio: uma silicoaluminosa, argamassa à base de chamote silicoaluminoso, argila e bissilicato de sódio, e outra aluminosa à base de alumina eletrofundida, argila e bissilicato de sódio. As variações no preparo das argamassas para o estudo foram a quantidade de água definida pela penetração desejada, a adição de aditivos modificadores de interface sólido/água, como o NaOH, coíon modificador de cargas superficiais, e CMC carboximetilcelulose macromolécula modificadora da viscosidade do sistema em estudo. A reologia das argamassas silicoaluminosas estudadas foi mais afetada que a das argamassas aluminosas devido à diferença na porosidade de seus constituintes. Foi observado, de uma maneira geral, que a perda de plasticidade das argamassas foi reduzida quando se introduziram aditivos modificadores de interface sólido/água nos experimentos. Nos primeiros 15 dias de estocagem, algumas argamassas úmidas apresentaram uma mudança elevada em sua reologia, passando do estado fluido ao estado gelatinoso. A maior evidência de alteração reológica foi observada para argamassa de classe silicoaluminosa sem adição de aditivos e a menor para a classe aluminosa aditivada. As análises microestruturais da interface argamassa/tijolo foram realizadas utilizando-se microscopia eletrônica de varredura com microanálise EDS (MEV-EDS) que permitiram a identificação do íon sódio das argamassas penetrando nos microporos e poros do tijolo refratário. Conclui-se, através deste estudo, que as suposições sobre as modificações reológicas realmente estão predominantemente relacionadas aos aspectos de absorção capilar, notadamente a distribuição de poros muito pequenos. Quando se criam condições para dificultar a absorção, esta característica reológica da argamassa é menos afetada ao longo do tempo. Não se pode afirmar que ocorreu perda de resistência mecânica quando se adicionaram aditivos modificadores de interface sólido/água às argamassas. Observou-se que, de maneira geral, os melhores resultados dos testes de força ligante ocorreram após tratamento térmico a 1400ºC por 5 horas, para ambas as classes de argamassas estudadas.

Ano

2019

Creators

Manoel Roberio Ferreira Fernandes

Identificação de uma planta piloto de flotação em coluna

O objetivo deste trabalho é investigar a aplicação de técnicas deidentificação de sistemas dinâmicos não lineares na obtenção de modelos NARMAX (nonlinear auto-regressive moving average with exogenous inputs) polinomiais multivariáveis de uma planta piloto de flotação em coluna do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear, CDTN. Flotação em coluna é atualmente uma das tecnologias mais empregadas no beneficiamento de minérios. No Brasil, e em diversas partes do mundo, ela tem se destacado pela eficiência e versatilidade na produção de concentrados minerais puros. O trabalho pode ser dividido em três partes. Na primeira parte, que vai do primeiro ao terceiro capítulo, é apresentada uma revisão bibliográfica dos assuntos tratados na dissertação: modelagem de sistemas, flotação em coluna e identificação de sistemas não lineares. A segunda parte, composta pelo capítulo 4 e apêndice B, é dedicada à identificação de sistemas não lineares com múltiplas entradas e múltiplas saídas (MIMO). Nesta parte, os conceitos sobre identificação de sistemas com entrada única e saída única (SISO), abordados no capítulo 3, são estendidos aos sistemas MIMO. O capítulo 4 apresenta a base teórica a partir da qual foram desenvolvidas as rotinas computacionais utilizadas nos procedimentos de identificação MIMO. No apêndice B são mencionadas essas rotinas. Na terceira parte, composta pelos capítulos 5 e 6 e apêndice A, são apresentados os resultados obtidos a partir da aplicação das técnicas de identificação sobre a planta piloto de flotação em coluna. No capítulo 5 e apêndice A são descritos os testes realizados e apresentados e analisados os melhores modelos obtidos. Estes modelos têm como entradas o sinal de controle de velocidade da bomba de não flotado da coluna, a vazão de água de lavagem e a vazão de alimentação de ar. As variáveis de saída são a pressão superior e a pressão inferior na seção de concentração. No capítulo 6 são tecidas conclusões sobre os resultados obtidos.

Ano

2019

Creators

Eduardo Tadeu Stehling Saraiva

Nonequilibrium phase transitions in interacting particle systems.

Estudamos o processo de contato diluído (DCP) bidimensional. Desordem é introduzida na forma de diluição, com uma fração x de sítios sendo removida aleatoriamente da rede. Uma descrição qualitativa do diagrama de fases é obtida através da teoria de campo médio na aproximação de blocos. Simulações de Monte Carlo mostram que o deslocamento relativo do ponto crítico, [c(x) - c(0)]/c(0), para x pequeno, está de acordo com os resultados obtidos por campo médio. Os expoentes críticos relacionados com o parâmetro de ordem e a probabilidade de sobrevivência do modelo diluído são diferentes dos expoentes do modelo puro, como era esperado pelo critério de Harris. Usando simulações dependentes do tempo estudamos a evolução do modelo a partir de uma única semente. No modelo puro, o comportamento crítico é caracterizado por leis de potência descritas pelos expoentes críticos de percolação dirigida: em 2+1 dimensões, = 0,46, = 0,214, e z = 1,13. A presença de desordem causa uma mudan»ca drástica no comportamento crítico do modelo.Estudamos também o processo de contato de pares unidimensional utilizando o método de expansão em séries dependente do tempo. Estimativas razoáveis para a localização do ponto crítico foram obtidas.

Ano

2019

Creators

Adriana Gomes Moreira

Ações e estratégias da atenção à saúde desenvolvidas no sistema prisional

As ações de atenção básica devem ser desenvolvidas por meio do exercício das práticas gerenciais e sanitárias democráticas e participativas, na forma do trabalho em equipe levando em consideração a dinamicidade existente entre a população atendida. O atendimento emsaúde para a população privada de liberdade é assegura mediante lei desde 1984 através da Lei de Execução Penal - Lei n° 7.210/84. Em conjunto com essa lei figura o Plano Nacional de Saúde no Sistema Nacional - Portaria Interministerial n° 1777/03 que estabelece a atençãobásica de saúde no âmbito das unidades penitenciárias e prevê sua realização através da equipe mínima de saúde. Com o objetivo de descrever às ações apresentar buscar básicas de atenção à saúde desenvolvidas pelos profissionais de saúde no Sistema Prisional. Utilizou-se como método a revisão integrativa. Resultados: foram encontradas ações de controle de tuberculose 3 (33,3 %) da amostra; saúde da mulher 3 (33,3 %) e ações complementares que compreendem as ações de diagnóstico de saúde 1 (11,1%) e saúde mental 1 (11,1). Apesar de ter decorrido mais de 10 anos da criação do Plano, não foi possível incluir na revisão estudos sobre a hanseníase; hipertensão; diabetes; saúde bucal e imunização para essa população.Embora o estado de Minas Gerais tenha aderido ao Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário, não teve nenhum artigo incorporado na revisão, sendo o único estado da região sudeste do país que não foi contemplado na pesquisa.

Ano

2019

Creators

Sandrelisa Lopes Rocha de Deus

Representações de usuários do programa academia da saúde sobre promoção da saúde e prevenção de doenças

A elevada morbimortalidade devido às doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), configura-se como situação complexa e multicausal, no Brasil e no mundo, abordada frequentemente em pesquisas que as relacionam a fatores objetivos e mensuráveis, e que fundamentam políticas públicas para a sua prevenção e controle. O programa Academia de Saúde foi instituído pelo governo federal em 2011 como estratégia de promoção de saúde que inclui atividades físicas e educação em saúde em estruturas específicas nos municípios brasileiros. Espera-se que a participação da população no programa resulte em melhoria dos indicadores relacionados às DCNT, o que exige pesquisas que considerem aspectos da subjetividade relativos à adesão e mudanças de comportamento, explicitadas nas representações sociais sobre a saúde e a doença. Interroga-se se há reconstruções de posturas sobre saúde e cuidado após inserção no Programa. O objetivo do estudo foi compreender representações sobre saúde e doença de usuários das academias da saúde de Belo Horizonte, Minas Gerais. Trata-se de pesquisa qualitativa, fundamentada na Teoria das Representações Sociais, na perspectiva de Alain Giami, realizada com entrevistas abertas com 32 usuários, 11 homens e 21 mulheres. Os dados foram interpretados com base na Análise Estrutural da Narração e desvelaram duas categorias: Saúde e doença: a relação entre a norma social e as possibilidades dos sujeitos; O cuidado nos modos de viver: a influência do gênero e idade. As representações estão ancoradas nas vivências dos entrevistados, suas histórias de vida e interações sociais. Representações de saúde que enfatizam o modelo biológico, reducionistas e centradas em normas e condutas prescritivas, predominam, porém foram encontradas representações que relacionam saúde ao direito e ao acesso a condições básicas de vida, a posturas de prevenção e cuidado, à alegria de viver e ao lazer, mesmo que essas sejam ainda tênues se comparadas às primeiras. Os achados apontam diversidade de expectativas e condutas frente à saúde e doença determinadas pela idade, O protagonismo feminino no universo do cuidar é ressaltado, mas mulheres cuidam de si tardiamente devido às exigências da organização social de gênero, no interior da família e no mundo do trabalho. Esse último é a principal justificativa para a representação de falta de cuidado de homens com a saúde. Os resultados mostram, assim, que o cenário estudado, apesar de representações hegemônicas persistentes, apresenta-se como espaço de construção e de possibilidades de rupturas, indicando que os profissionais das academias devem se comprometer, cada vez mais, com a expansão e aprofundamento da compreensão de concepções mais abrangentes sobre saúde, doença e cuidado, considerando a importância dos aspectos psicossociais no investimento em modos de vida saudáveis. A oferta de ações deve priorizar a autonomia, integralidade, equidade, fundados no protagonismo dos usuários sobre suas escolhas.

Ano

2019

Creators

Rosana Franciele Botelho Ruas

O ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: implicações das políticas de alfabetização

A pesquisa descrita neste trabalho de mestrado em educação tem como objetivo investigar as implicações das políticas públicas de alfabetização no ensino de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. O trabalho tem sua origem em inquietações relativas aos resultados insatisfatórios de aprendizagem em Matemática nessa fase do ensino fundamental revelados por avaliações de desempenho de larga escala. O interesse pelo tema proposto também se baseou em resultados da Pesquisa GERES (Estudo Longitudinal da Geração Escolar 2005) que constatou uma queda no ritmo de crescimento do desempenho geral em Matemática ao final da fase de alfabetização na rede pública de ensino. Os sujeitos participantes da presente pesquisa são professores dos anos iniciais do ensino fundamental da Rede Pública Municipal de Teixeira de Freitas, Bahia. Para realizarmos a investigação, adotamos uma abordagem principalmente quantitativa, com a aplicação de questionário. A fundamentação teórica advém das contribuições de autores que discutem políticas públicas, avaliações externas e o ensino de Matemática. Através dos resultados obtidos nesta pesquisa, observou-se que os professores destacam as avaliações externas como um instrumento que aponta o que precisa ser melhorado em relação ao desempenho dos alunos e ajuda a orientar no planejamento das atividades pedagógicas. No entanto, no tocante às políticas públicas de alfabetização, ficou comprovado que os docentes priorizam mais a leitura e a escrita em detrimento do ensino da Matemática. Esta pesquisa propõe aos docentes e gestores a premente necessidade de investimento, de modo suficiente e eficaz, nos primeiros anos do ensino fundamental, especificamente no ensino da Matemática. Trata-se de uma pesquisa que contribuirá para o fortalecimento da produção de conhecimento na área da educação, em particular, para o ensino da Matemática e para o crescimento do debate sobre a garantia do direito à educação de qualidade, visando um conhecimento global e não segmentado.

Ano

2019

Creators

Eduardo de Almeida Andrade

Conhecimento e adesão às medidas de biossegurança entre manicures e pedicures

As atividades desenvolvidas nos estabelecimentos de beleza e estética vêm despertando a preocupação de pesquisadores quanto ao risco envolvendo a transmissão dos vírus das hepatites B, C e da Imunodeficiência Humana. A inquietação está na possibilidade do desconhecimento e falta de adesão entre os profissionais às recomendações de biossegurança preconizadas por agências nacionais e internacionais, visando à minimização do risco ocupacional. Este estudo teve por objetivo geral: Analisar o conhecimento e a adesão entre manicures e pedicures em relação às medidas de biossegurança e como objetivos específicos: Caracterizar o perfil sociodemográfico de manicures/pedicures; Verificar a adesão e o conhecimento dos profissionais às medidas de precauções padrão e o estado sorológico para as hepatite B e C; Identificar as condições de processamento de artigos e desinfecção de superfície; Estimar a ocorrência de acidentes com material perfurocortante; Descrever a conduta imediata adotada após os acidentes; Determinar os principais fatores associados à adoção das medidas de biossegurança pelos profissionais. Tratou-se de uma pesquisa transversal, do tipo survey, realizada no período de junho de 2012 a março de 2013, em Belo Horizonte. A amostra foi calculada a partir de 600 estabelecimentos cadastrados, com alvará de funcionamento. Os dados foram tabulados, tratados pelo programa Statistical Package for the Social Sciences e analisados por métodos estatísticos descritivos, teste qui-quadrado de Pearson ou exato de Fisher e regressão logística com proporção de acertos nas questões de adesão e conhecimento dicotomizadas pela mediana. Foram entrevistadas 235 profissionais, todas do sexo feminino, com mediana de acertos nas questões de conhecimento às medidas de biossegurança (66%) superior à de adesão (61%). Houve maior adesão (p < 0,05) entre as profissionais com idade acima de 31 anos (58,6%), com menor número de filhos (60%) e mais tempo de trabalho no ramo (57,3%). O conhecimento (p < 0,05) foi melhor para aquelas com capacitação em cursos diversos (54,8%). Obteve-se maior adesão e conhecimento entre aquelas com maior escolaridade (52,8% e 47,2%), formação regular profissionalizante (55% e 48,8%), com capacitação em biossegurança (60% e 64,6%) (p<0,05), maior tempo de trabalho no salão (59,8% e 46,4%) (adesão/p < 0,05), menor carga de trabalho/dia (57,1% e 47,6%) e com emprego formal (66,7% e 63%). A adesão à higienização das mãos foi menor (60%) comparada ao reconhecimento da importância do procedimento (93%). Houve baixa adesão aos equipamentos de proteção individual (28,5%). As manicures/pedicures citaram a ocorrência de acidentes com material perfurocortante ocupacional (55,7%) com conduta imediata referida incorreta pela maioria. Apenas 38,3% das manicures relataram cobertura vacinal completa contra hepatite B. Foi detectada sorologia positiva para o anti-HCV para 1,3% profissionais e anti-HBc total para 4%. O método de esterilização de artigos mais citado foi o calor seco (61,7%) e 53% apontaram a autoclave como o recomendado. Esquecimento e falta de tempo para ir à uma unidade de saúde (36,6%) foi o principal fator para a não adesão às medidas de biossegurança. Esta pesquisa reforça a necessidade do desenvolvimento de protocolos mais detalhados acerca das medidas de biossegurança para o segmento da beleza e estética, pelo potencial risco de transmissão de doenças de impacto social.

Ano

2019

Creators

Juliana Ladeira Garbaccio

Urbanização de vilas e favelas e preservação de referências culturais: convergências possíveis?

Esta pesquisa tem como objetivo analisar o desenvolvimento da política pública de urbanização de vilas e favelas em Belo Horizonte e sua interface com a preservação de referências culturais no Aglomerado Santa Lúcia. O Aglomerado tem a sua história de ocupação análoga ao desenvolvimento da capital, semelhante a outras formações de vilas e favelas. Tem-se como importante fenômeno que estruturará a discussão produzida nesse estudo o direcionamento de recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o Programa Vila Viva em Belo Horizonte política pública de urbanização de vilas e favelas desenvolvida desde 2005 e que tem entre os principais motes de intervenção a execução de obras de infraestrutura, produção de moradias dignas, regularização fundiária, direito à sustentabilidade ambiental, geração de trabalho e renda e organização comunitária. No Aglomerado Santa Lúcia o aporte de recursos compreende obras de reestruturação do sistema viário, construção de equipamentos públicos, construção de Unidades Habitacionais (UH), obras de saneamento e regularização fundiária. Para além dos objetivos ensejados pelo planejamento urbano, a preservação das referências culturais traduzida pela memória, costumes e cultura local é perpassada pela intervenção urbanística, constituindo importante foco de análise desse estudo.

Ano

2019

Creators

Patrícia Fabiana Moura

Os números racionais nos anos iniciais do ensino fundamental: investigando saberes docentes

Este trabalho se desenvolveu na linha de pesquisa da Educação Matemática e teve como foco de análise saberes e não saberes sobre os números racionais dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O interesse por essa pesquisa se justifica tendo em vista a carência de estudos nessa área, capaz de aprofundar a discussão sobre a aprendizagem e o ensino dos números racionais nos primeiros anos de escolaridade. Assim, pretende-se investigar como os professores das séries iniciais do Ensino Fundamental se relacionam com esses números em prática docente; quais os saberes que orientam as práticas; como tais saberes foram construídos; e quais as dificuldades e as inseguranças enfrentadas no ensino desse conteúdo. O quadro teórico está embasado na necessidade de compreender o que são saberes docentes; como acontece a construção dos diferentes saberes; e, em especial, de que maneira são formados os saberes e os não saberes sobre os números racionais. Alguns estudos das áreas da Educação e da Educação Matemática, mais especificamente aqueles realizados por Tardif (2002), Fiorentini (1998), Shulman (1987), Gauthier et al. (1998), Moreira e David (2005) e Behr et al. (1983), orientaram tanto as opções metodológicas quanto a análise dos dados feita neste trabalho. O trabalho de campo se desenvolveu em duas etapas. Primeiramente, com um grupo de oito professoras, no qual se investigou como foi construída a relação dessas docentes com a Matemática Escolar. Nesse momento, resgatou-se, através de relatos orais e escritos, a forma como as entrevistadas se relacionaram com a Matemática enquanto alunas dos anos iniciais do Ensino Fundamental e dos anos posteriores de estudo, e enquanto docentes. Já na segunda etapa da pesquisa, que contou com apenas três professoras, em encontros semanais, através de estudos mais específicos sobre o número racional e também observação e filmagem de algumas aulas dessas professoras, buscou-se levantar os saberes e não saberes que envolvem o trabalho cotidiano com esses números. Teve-se como resultado final as principais contribuições ao campo da Educação Matemática, dentre as mais relevantes, a que aponta direções para um repensar da formação inicial e/ou continuada dos professores que ensinam números racionais nos primeiros anos do Ensino Fundamental.

Ano

2019

Creators

Herika Nunes Torres Fonseca

Análise de misturas de pigmentos de pinturas policromadas barrocas através de espectroscopia de infravermelho por transformada de Fourier

Uma das áreas de estudo da ciência do patrimônio é a análise de amostras para a devida caracterização dos materiais e das técnicas utilizadas em obras de arte; este campo exige conhecimento em materiais, história das artes e história da arquitetura, teoria da conservação e restauração e processos físico-químicos. Neste trabalho, elaborou-se uma metodologia de análise qualitativa de misturas de pigmentos de pinturas policromadas barrocas. Fez-se uma abordagem experimental capaz de fornecer informações mais precisas sobre os materiais utilizados, possibilitando o desenvolvimento de estratégias de conservação e restauração mais adequadas. A metodologia foi executada com a reprodução de uma receita de têmpera barroca e caracterizada através de técnicas de análise físico-químicas, tais como Infravermelho por transformada de Fourier, Fluorescência de Raios-X, Difração de Raio-X, e Microscopia Eletrônica de Varredura com Espectroscopia por Dispersão de Energia. Os materiais historicamente utilizados em bens culturais podem ser de origem orgânica ou inorgânica e muitas vezes em misturas. Neste trabalho, a técnica de policromia barroca foi reproduzida utilizando misturas de pigmentos coloridos com pigmento branco, sendo eles fenancita azul de silicato de cobalto-zinco ((Co,Zn)2SiO4) e o pigmento branco óxido de zinco (ZnO). Para a adição do pigmento à têmpera, foi necessário criar a pasta dos pigmentos, que foi misturada à água destilada para formar a pasta com um triturador de vidro. A têmpera foi realizada com a mistura das pastas dos pigmentos a dois tipos de aglomerantes comuns à época (óleo de linhaça e gema de ovo) conforme receita apontada na literatura. Nos resultados é possível verificar a sobreposição de bandas devido às misturas dos materiais e que pequenas frações de pigmentos na misturas podem ser de difícil detecção na técnica de FTIR. Este trabalho apresenta uma discussão sobre a influência das misturas de materiais nos espectros obtidos pelo infravermelho e faz uma análise sobre o uso da técnica em obras de arte.

Ano

2020

Creators

Hugo Marlon da Silva Nascimento