Repositório RCAAP
Imagem em movimento: experimentações significativas através do audiovisual
A proposta desta pesquisa é verificar a possibilidade das habilidades relativas à linguagem audiovisual serem apropriadas pelos alunos do Ensino Fundamental II, mostrando que mesmo com todas as dificuldades do ciclo é possível trabalhar com a linguagem audiovisual, visto que os alunos estão constantemente conectados às diversas mídias. O trabalho foi desenvolvido com 15 alunos do 7º ano da Escola Estadual Professora Maricas Magalhães, no município de Itabira-MG, que participam do Projeto Trilheiros da escola. O trabalho surgiu mediante tanta visibilidade das novas tecnologias na escola e com a constatação junto ao CBC (Conteúdo Básico Comum) da rede estadual de Minas Gerais que dentro da proposta de Artes Visuais contemplava o trabalho com audiovisuais. Então surgiu o questionamento da possibilidade da pesquisa. O Projeto Trilheiros foi escolhido visto que é um dos objetivos ampliar a bagagem de conhecimentos de alunos do projeto. Foram realizados três momentos importantes: a oficina teórica sobre Arte, Artes Visuais e Linguagem tecnológica , a oficina de pesquisa junto aos alunos sobre a temática da produção com o nome : Inquietações, a oficina de elaboração dos roteiros e produção do audiovisual e finalizando a exibição do audiovisual.Com a pesquisa e produção do audiovisual, foi constatado a possibilidade de aplicação da metodologia no Ensino Fundamental I, com algumas ressalvas como ser um trabalho no formato de projeto dentro das Artes Visuais e com a formação para os educadores quanto a parte de produção visual quanto a parte tecnológica.
2019-08-12T10:49:39Z
Angélica Miriam Pena Santos
A inclusão da equipe de saúde bucal na estratégia saúde da família (ESF)
O Programa Saúde da Família (PSF) foi criado em 1994 pelo Ministério da Saúde, a fim de reorganizar o modelo de atenção à saúde à população brasileira. O seu objetivo era remover o foco das doenças, dando ênfase na melhora da qualidade de vida dos indivíduos, por meio de ações voltadas principalmente ao cuidado e promoção da saúde. Em 2000, viu-se a necessidade de incluir a odontologia na Equipe de Saúde da Família (ESF) para mudar os serviços odontológicos prestados. Somente a realização de procedimentos curativos não estava gerando o resultado esperado, ou seja, o acesso ao tratamento odontológico de toda a população com diferentes faixas etárias e a diminuição dos problemas bucais sendo um grande avanço na tentativa de universalizar o acesso e trabalhar com a lógica da territorialização. Com a inclusão da odontologia na Estratégia Saúde da Família viu-se a oportunidade de reverter esse quadro, visando contribuir com o princípio da integralidade, ou seja, visualizar o indivíduo como um todo e não por partes, oferecendo um serviço em todos os níveis e garantindo também a intersetorialidade, realizando ações destinadas à promoção de saúde, identificação, prevenção e o tratamento em si das doenças bucais, levando a uma melhor conscientização de nossos usuários. Para isso, o cirurgião-dentista deve ser capacitado e realizar avaliações periódicas do seu trabalho. Deve agir de uma maneira ativa: indo ao encontro dos usuários; conhecendo o território, os problemas, as condições sócio-econômicas de cada indivíduo; mudando a maneira de atuar, sempre que houver a necessidade; e criando estratégias para atingir o resultado esperado naquele momento. Este trabalho foi realizado a partir de uma revisão da literatura, presentes em artigos pesquisados no período entre 2001 a 2011 com o principal objetivo de discutir a importância de integrar a Equipe de Saúde Bucal (ESB) a ESF, para recuperar a saúde bucal e geral de nossos usuários, contribuindo para a criação de vínculos entre profissionais e assistidos, aumentando o acesso ao serviço oferecido, já que uma maior proximidade entre a Equipe e a comunidade faz com que o paciente sinta-se mais seguro e confiante, favorecendo a mudança de hábitos e em consequência, uma resolução de seus problemas e melhora da qualidade de vida.
Planejamento de ensino investigativo com auxíliodidático de simulação interativa: Potencialidades para o ensino de Cinética Química.
Este trabalho traz uma proposta de elaboração de um planejamento de ensino de cinética das reações químicas com auxílio didático de simulação interativa Reações e Taxas. Os 25 discentes do 3º ano do ensino médio participaram de atividades investigativas emergidas no processo de aprendizagem cooperativa Jigsaw. Ao final, aplicou-se questionários em escala Likert para avaliação pedagógica do uso da simulação interativa e do método cooperativo de ensino. Resultados da avaliação foram bastante positivos tanto para o recurso didático como para a estratégia de ensino adotada. O planejamento proporcionou troca de informações, reestruturação do conhecimento elaborado, exposição oral e postura ativa no processo de ensino e aprendizagem desde que implementados e aplicados de maneira sistematizada.Palavras-chaves: Cinética Química. Atividades Investigativas. Método Jigsaw. Simulação Interativa.
Estudo de soluções sólidas binárias de sais iônicos duplos de metais bivalentes através da espectroscopia de vida média do pósitron (EVMP) e da espectroscopia de alargamento da raia de aniquilação por efeito Doppler (EARAD)
Estudos utilizando a Espectroscopia de Vida média de Pósitron (EVMP) em sistemas sólidos evidenciam a importância de características físico-químicas do íon central e do ligante na formação ou não de Positrônio. A EVMP vem sendo utilizada como uma técnica potencialmente importante para diferenciação e estudo de sistemas constituídos por soluções sólidas ou por misturas de componentes isomorfos, especialmente em faixa de concentração baixa, inferior a 5% do componente hóspede, na qual a Difração de Raios-X, usualmente utilizada na caracterização de soluções sólidas, apresenta-se limitada.Em trabalho anterior [1] foram estudados os primeiros sistemas iônicos em soluções sólidas e misturas constituídas a partir dos alumens KAl(SO4)2.12H2O e KCr(SO4)2.12H2O com o objetivo principal de investigar propriedades físico-químicas dos cátions Al3+ e Cr3+,quanto à formação e inibição da formação de positrônio em sistemas iônicos. Os resultados evidenciaram nesses sistemas o fenômeno de inibição total da formação de positrônio, que se ajusta à equação de Stern-Volmer, coerente com o modelo do Spur. Neste trabalho, prosseguiu-se com a aplicação da EVMP, combinada com a EARAD, como importante técnica analítica na caracterização de soluções sólidas binárias iônicas, entretanto envolvendo o estudo inédito de íons divalentes de metais de transição, em lugar de íons trivalentes, como estudados nos sistemas anteriores. Os compostos envolvidos neste trabalho foram os sais duplos de fórmula geral: MK2(SO4)2.6H2O, (M= Zn2+, Cu2+, Ni2+ e Co2+) e M(NH4)2(SO4)2.6H2O onde M= Zn2+, Cu2+, que foram sintetizados e posteriormente caracterizados por absorção atômica, termogravimetria, difração de raios-X de pó e medidas de densidade por picnometria a gás. As medidas de EVMP e EARAD foram realizadas nos compostos isolados e nos sistemas preparados a partir deles. Medidas tradicionais de EVMP em misturas mecanicamentepreparadas foram utilizadas como brancos na comparação com os resultados de EVMP das soluções sólidas. Observou-se o fenômeno de inibição total da formação de positrônio nas soluções sólidas, evidenciando a diferença estrutural entre esses sistemas(monofásicos) e as misturas (bifásicas). Os resultados experimentais nas soluções sólidas foram tradicionalmente descritos tendo como base o modelo do SPUR de formação de Ps. Comparando-se os valores das constantes de inibição total, k, a seguinte tendência foiobservada: k (Zn(1-x)Cu(x)(NH4)2(SO4)2.6H2O) > k Zn(1-x)Ni(x)K2(SO4)2.6H2O) > k (Zn(1-x)Cu(x)K2(SO4)2.6H2O) k (Zn(1-x)Co(x)K2(SO4)2.6H2O).
Feito à mão e pelo corpo: inovação social pelo design e pela dança.
This article discusses the Flores do Morro Extension Project: design, dance and architecture for social welfare, from the Federal University of Minas Gerais with Flores do Morro, which is a women’s group from Morro das Pedras, a socially vulnerable area in the city of Belo Horizonte. The project develops creativity, improvisation and playful activities with the group members, not only to enrich their craft, but also to improve the participants self-esteem and strengthen group identity. The methodological procedures adopted in the project value the relationship between those involved in the process as well as recognizes the knowledge and potential of each participant. As main results, it is possible to highlight the dialogue interaction between the University and the community, the improvement of body consciousness of the participants, as well as the appreciation of their own work.
2022-04-06T12:52:20Z
Glaucinei Rodrigues Correa Anamaria Fernandes Viana Jéssica Kawaguiski Júlia Carvalho Passos
Validação de método e determinação de Ptaquilosídeo e Pterosina B por cromatografia líquida de alta eficiência em samambaias e no leite de vacas
A espécie Pteridium spp. é conhecida no Brasil como samambaia, samambaia do campo ou pluma. As espécies existentes são: P. arachnoideum e P. caudatum. A samambaia já foi registrada em praticamente todos os estados brasileiros. Quanto a sua ocorrência, está presente em regiões montanhosas, desde o sul da Bahia até o Rio Grande do Sul, porém também é invasora em áreas dos estados do Amazonas, Acre, Mato Grosso e Pernambuco. É encontrada em regiões frias de alta pluviosidade, solos ácidos, arenosos e bem drenados. P. arachnoideum tem dois princípios tóxicos: a tiaminase, responsável pela intoxicação em monogástricos, e o ptaquilosídeo (Pta), substância cancerígena, responsável pela intoxicação em ruminantes. Os animais de produção consomem a samambaia, especialmente as suas partes mais jovens, mesmo não sendo palatável. Os efeitos da ingestão são vários, dependendo da espécie animal e da dose ingerida. Cinco diferentes síndromes clínicas são descritas na literatura: deficiência de tiamina, degeneração progressiva da retina, síndrome hemorrágica aguda (diátese hemorrágica), hematúria enzoótica bovina (HEB) e carcinomas de vias digestivas superiores. As técnicas disponíveis atualmente para determinação do Pta promovem sua conversão em pterosina B (PtB), mas esta possui limitada disponibilidade comercial. O presente estudo teve por objetivos desenvolver uma metodologia para obtenção de PtB e determinar a quantidade do Pta, por meio de cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE), em samambaias e no leite. Foram mensurados Pta e PtB em samambaias das espécies Pteridium arachnoideum, coletadas nos estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul, e Dicranoptris flexuosa, Gleichenella pectinata e Sticherus lanuginosus coletadas no Estado de Minas Gerais. Além disto, foram avaliadas amostras das samambaias Pteris deflexa e Pteris plumula, provenientes de propriedades da Argentina com casos de HEB, mas livres de qualquer espécie de Pteridium. Ao todo, foram utilizadas 47 amostras de folhas maduras e 23 amostras de broto. Foram utilizadas amostras de leite brancas para o desenvolvimento e avaliação da técnica analítica. Para a aplicação da técnica validada, foram utilizadas 60 amostras de leite cru de tanques provenientes de diversas propriedades do estado de Minas Gerais (MG), além de 20 amostras de leite cru de pequenas propriedades do município de Ouro Branco, MG, e 5 amostras do município de Esmeraldas, MG, ambas propriedades com histórico de casos de HEB e com presença da P. arachnoideum na pastagem. A concentração de Pta presente nas amostras de folhas maduras de P. arachnoideum variou de 2,4860,439 a 2,7530,844 mg/g e de PtB variou de 0,6840,152 a 0,8850,197 mg/g. Em brotos de P. arachnoideum obtivemos para Pta valores entre 12,4725,620 a 18,8092,338 mg/g e de PtB variou de 4,0260,982 a 10,4240,233 mg/g. Os valores encontrados nas espécies P. deflexa e P. plumula, para Pta variou de 2,424 a 3,235 mg/g e para PtB 0,727 a 1,543 mg/g. Além disso, S. lanuginosus apresentou níveis de Pta entre 2,4660,173 mg/g e de PtB 1,5720,166 mg/g e D. flexuosa apresentou níveis de Pta entre 0,8920,215 mg/g e de PtB 0,4660,083 mg/g. Em G. pectinata, não foi detectada a presença destes compostos tóxicos até o presente momento. Assim, S. lanuginosus e D. flexuosa foram identificadas pela primeira vez como produtoras de Pta e PtB, potencialmente tóxicas para ruminantes. Com relação às metodologias utilizadas para o clean-up das amostras de leite, foram encontradas duas metodologias eficientes na limpeza da matriz e também na recuperação do padrão nos testes de fortificação. No entanto, não foram detectadas amostras de leite positivas para Pta e PtB.
2019-08-12T19:47:21Z
Debora da Silva Freitas Ribeiro
Simulação numérica das deformações e tensões residuais na fabricação de um componente soldado
Na indústria metal-mecânica, os processos de soldagem representam uma parcela fundamental do processo de fabricação, sendo em alguns casos o fator diferencial do sucesso. No segmento de vagões ferroviários, distorções e tensões residuais devido ao processo de soldagem podem impactar na montagem, funcionamento e vida útil do equipamento, ocasionando custos indesejáveis de reparo e garantia. Devido à complexidade do processo de soldagem, normalmente adota-se conhecimento empírico para o pré-estudo do efeito das distorções. Com base neste cenário, a presente dissertação tem como objetivo estudar as distorções e tensões residuais geradas pelo processo de soldagem utilizando o método de elementos finitos. O objeto de estudo deste trabalho foi um componente de vagão ferroviário, fabricado em aço estrutural Usiminas classe USI SAC-350 e caracterizado pela presença de reforços axiais e transversais soldados pelo processo FCAW. Esta peça apresenta tolerância geométrica rigorosa, exigência esta que torna este estudo importante para esta aplicação. Para a realização das simulações foi utilizado o software Simufact Welding® versão 4.0.1, fornecido pela Simufact Americas LCC. A fim de avaliar a influência da sequência e parâmetros de soldagem, e do tamanho do filete de solda no desenvolvimento das distorções, três condições distintas foram simuladas variando estes parâmetros e os resultados validados com dados experimentais. A fabricação e inspeção dos modelos foram realizadas utilizando recursos fornecidos pela empresa Usiminas Mecânica S/A, situada em Ipatinga, Minas Gerais. Os resultados numéricos coincidem parcialmente com os resultados experimentais, mostrando que a metodologia adotada pode ser uma ferramenta viável para prever distorções ocasionadas pelo processo de soldagem.
2019-08-13T04:13:31Z
Andre Cesar Martins de Miranda
Alterações reprodutivas e prevalência de anticorpos inibidores da hemoaglutinação para o parvovírus suino no estado de Minas Gerais
Nos 608 soros de suínos testados pelo método de inibição da hemoaglutinação (HI) em microtítulo, 336 (55,3%) apresentaram títulos de anticorpos para o parvovírus suíno (PVS) superior a 80, demonstrando a ampla disseminação do vírus na população suína do Estado de Minas Gerais. O perfil sorológico dos animais testados demonstrou acentuada heterogeneidade de níveis de anticorpos inibidores da hemoaglutinação para O PVS indicando infecção em evolução. Dos 129 suínos machos examinados, 51 (39,5%) foram sorologicamente negativos para o PVS no teste de HI e, conseqüentemente, suscetíveis á infecção. 78,1% dos animais que apresentaram alterações reprodutivas (mumificação fetal, retorno ao estro, leitegadas pequenas em número), foram sorologicamente positivas para o PVS, sendo que as alterações foram mais freqüentes no primeiro e segundo partos. De acordo com a distribuição de títulos sorológicos por faixa etária, verificou-se que somente 27,2% dos animais com idade compreendida entre l5l e 300 dias apresentaram altos níveis de anticorpos para o PVS, indicando que uma população significativa de leitões e varrões jovens é suscetível á infecção na época do primeiro serviço. Após três passagens sucessivas da amostra NADL-2 do PVS em cultivos celulares distintos, verificou-se que a amostra replicou-se satisfatoriamente na linhagem celular PK15 com títulos hemoaglutinantes semelhantes aos obtidos em cultivos primários de rim de feto suino. A evidenciação do antigeno viral, através da prova de imunofluorescência direta confirmou a presença do PVS nos fetos suínos mumificados ou natimortos examinados
2019-08-11T03:23:59Z
Aurora Maria Guimaraes Gouveia
Modelos marginais para respostas binárias com estruturas hierárquicas de agrupamento
Estudos que envolvem respostas binárias com estruturas hierárquicas de agrupamento são frequentemente encontrados nas diversas áreas do conhecimento. Em modelos de regressão essas estruturas de agrupamento devem ser devidamente tratadas, uma vez que violam o pressuposto básico de independência das observações. Quando o foco principal do estudo está na estrutura da média, os Modelos Marginais de primeira ordem, ajustados pelo método GEE1, propostos por Liang e Zeger (1986), oferecem uma solução elegante por sua facilidade na interpretação e ausência de suposições distribucionais. Entretanto com o método GEE1, não é possível acomodar satisfatoriamente estruturas hierárquicas ou múltiplas estruturas de agrupamento, podendo ocasionar perda de eficiência na estrutura da média. Para acomodar de forma satisfatória estruturas hierárquicas de agrupamento, o GEE1 foi estendido para o GEE2 (Prentice, 1988) com a introdução de uma segunda equação de estimação, o que possibilitou estimar e realizar inferências para os parâmetros de associação a partir de covariáveis. Quando o foco principal do estudo está na estrutura da associação e se tem estruturas hierárquicas de agrupamento, é muito comum à presença de um grande número de observações nos grupos. Os métodos numéricos para GEE2 podem ser inviáveis computacionalmente se a quantidade de observações dentro dos grupos for grande, além de não permitir utilizar a razão de chances para interpretação da estrutura de associação, sendo possível utilizar somente o coeficiente de correlação. Com adequadas modificações na segunda equação de estimação, Carey, Zeger e Diggle (1993) desenvolveram o ALR e Zink (2003) o ORTH, que além de permitir utilizar a razão de chances para interpretação da estrutura de associação, exigem um menor esforço computacional quando comparados aos métodos já propostos. Neste trabalho apresentamos e comparamos os modelos marginais (GEE2, ALR e ORTH) em simulações e aplicações reais com estruturas hierárquicas de agrupamento em respostas binárias, com o foco da pesquisa não somente nos coeficientes da média, mas também nas medidas de associação. Nossos resultados indicaram que os métodos ALR e ORTH se mostraram eficazes para aplicações com respostas binárias na presença de múltiplas estruturas hierárquicas, especialmente nos casos com um grande número de observações nos grupos. Nossos resultados também indicaram que quando o objetivo principal da pesquisa estiver na estrutura de associação, deve-se ter um cuidado especial na modelagem da estrutura da média, pois sua mal especificação pode induzir uma falta de consistência nas medidas de associação.
2019-08-11T12:13:41Z
Andre Gabriel Ferreira Calaca da Costa
A vida nunca tá ruim, a vida sempre taboa: o artesanato do Vale do Jequitinhonha e a antropologiana perspectiva da extensão universitária
Este trabalho trata da produção artesanal do Vale do Jequitinhonha, especialmente do grupo produtor de cerâmica do município de Caraí. Sob a perspectiva da extensão universitária, que aqui se configura como uma ação de intervenção em comunidades locais, descreve a experiência do projeto Artesanato Cooperativo, realizado no ano de2009, relacionando as reflexões suscitadas por esta ação aos estudos sobre a região do Vale do Jequitinhonha e o artesanato ali produzido. A vida melhorou? O projeto deu certo? A partir da etnografia realizada, procuro mostrar que qualquer intervenção deve considerar o contexto social total, e que as tensões entre tradição e modernidade continuam a desafiar pesquisadores, mesmo que tenham um sentido muito diferente para os grupos estudados.
2019-08-13T13:36:19Z
Daniela Guimaraes Vieira
Projeto de intervenção: criação e implantação de um curso de atualização para atendimento de urgência e emergência para enfermeiros de uma empresa de home care
Home Care que traduzindo para o português quer dizer Assistência Domiciliar, foi criado em 1947 nos Estados Unidos da América após a 2º Guerra Mundial, chegou ao Brasil em 1949. Tendo como objetivo sanar/minimizar os custos com o envelhecimento populacional, o alto custo da hospitalização e as doenças crônicas, situações estas que nos aflige até os dias de hoje. Com esta visão holística e infelizmente, diante do quadro em que as comorbidades são inerentes ao usuário do Home Care e gerando com isso um prognóstico irreversível: A Parada Cardiorrespiratória (PCR). O enfermeiro é um dos profissionais de grande importância nesse processo, pois o mesmo atua diretamente no atendimento deste paciente, estando bem treinado e atualizado, as chances de sucesso nesse processo de reversão através da Ressucitação Cardiopulmonar é grande. Assim sendo, este projeto de intervenção vem para sensibilizar e atualizar o enfermeiro do Home Care da importância de estar afinado com as novas diretrizes de atendimento de Parada cardiorrespiratória e concomitantemente fazê-lo multiplicador deste conhecimento. Usando como pilares para essa atualização as publicações da Americam Heart Association, Artigos Científicos ligados ao assunto, Livros Fundamentados nas necessidades e comorbidades que estão lincados com os usuários do Home Care. Usaremos como base de estudo os cursos: Conhecendo as Especificidades do Paciente Acamado, Situações de Risco em Pacientes Acamados, o Atendimento de Urgência e Emergência em Paciente no Domicílio e o Treinamento Prático com Utilização de Técnicas para Atendimento de PCR com Discussão de Caso Clínico.
2019-08-10T17:09:17Z
Alexander Almeida Pereira
Adaptação transcultural e análise da confiabilidade da versão brasileira da Late Life Function and Disability Instrument (LLFDI) em uma amostra de idosos com alta escolaridade no município de Belo Horizonte
Resumo: O Late Life Fuction and Disability Instrument (LLFDI) foi desenvolvido para ser um instrumento de avaliação sensível a mudanças significativas nos componentes função e incapacidade das atividades cotidianas de idosos residentes na comunidade. Objetivos: Adaptar para o português-Brasil e avaliar a confiabilidade intra-avaliador e interavaliadores da versão brasileira do LLFDI. Métodos: Para a adaptação da versão original norte-americana do LLFDI foram envolvidos 5 tradutores que realizaram duas traduções, uma síntese das duas traduções, duas respectivas retrotraduções, e uma revisão e avaliação subseqüente de equivalência semântica e cultural por um comitê multidisciplinar. A confiabilidade intra-avaliador da versão final em português da LLFDI foi avaliada comparando-se duas avaliações repetidas pelo mesmo avaliador no intervalo de uma semana. A confiabilidade interavaliadores foi testada comparando-se as avaliações de diferentes avaliadores, realizadas no mesmo dia. Foram avaliados 45 voluntários (70,13 ± 6,88), residentes na comunidade. Resultados: A confiabilidade para os escores da limitação total e função total foi considerada alta para ambos os testes intra-avaliador (CCI= 0,91 e CCI=0,97) e interavaliadores (CCC= 0,87 e CCC= 0,92), respectivamente. Conclusão: Os resultados demonstram que a tradução e adaptação da LLFDI-Brasil mostra-se confiável.
No Limite da Ficção: comparações entre Literatura e RPG - Role Playing Games
A partir da análise dos RPG - Role Playing Games, ou jogos de interpretação de papéis, esta dissertação aborda a negação do estatus de ficção de um modo de narrar não consagrado pela sociedade. Por modo de narrar, entendemos: a maneira específica de leitura da realidade, e posterior construção de mundo(s), de cada meio produtor de ficção. Comparamos literatura - um meio produtor de ficções consagrado - e RPG, com o objetivo de demonstrar semelhanças entre os respectivos modos de narrar, e diferenças, vitais como elementos de especificidade de cada modo. Por meio desta comparação, analisamos a posição que cada um dos modos de narrar ocupa na sociedade e como são vistos por ela: a literatura como meio consagrado e RPG como ocupante de um-lugar. Este entre-lugar é gerado a partir das diversas leituras da sociedade sobre o jogo, as quais o classificam de diversas formas: desde expressão da cultura contemporânea - na qual noções de texto e autor entram em xeque, e o conceito de hipertexto ganha destaque - até brincadeira perigosa e fatal. Utilizamos a teoria de Wolfgang Iser, sobre o fictício e o imaginário, para demonstrar que a negação da ficção - a negação do jogo do como se - leva a RPG a ocupar este entre-lugar. Por meio da teoria de Pierre Bourdieu, tratamos a literatura - e também os RPG - como campos dentro da sociedade. Estes se assemelham a arenas nas quais dicursos travam uma luta de imposição. A análise história das diversas lutas que o campo literário sofreu revela que os limites da literatura são difíceis de se estabelecer. Por isso, como convenção determinada historicamente, a literatura ( um acontecimento e um fingimento, para Iser) pode sofrer a mesma negação. As lutas de discursos do campo literário mostram a dificuldade em se definir, precisamente, as práticas e os objetos literários. A convivência de forças antagônicas dentro do campo aponta para um futuro incerto da literatura - em termos de definição - , mas frutífero quando tratamos de formas de expressão como hipertexto, a ficção colaborativa, as fam-ficitions e os RPG.
2019-08-12T08:59:12Z
Farley Eduardo Lamines Pereira
Sofrimento internalizado manifestado no comportamento: a organização escolar como lócus da formação de significados nas interações sociais
Observar o problema da violência em instituições educacionais transcende o olhar pontual sobre o presente e avança a percepção para o homem do futuro, uma vez que os processos de internalização e externalização são fenômenos individuais que perpetram a existência do sujeito e se refletem ao longo de toda a vida nas suas relações sociais. Assim percebidos, identifica-se que as diversas manifestações de violência são externalizações do sofrimento vivido, que se manifestam em problemas psicossociais dos adolescentes e refletemno contexto das organizações escolares. Identificando as organizações escolares como lócus da formação de significados nas interações sociais, questiona-se: como a exposição à violência nas organizações escolares, promotora do sofrimento internalizado, externaliza a violência entre adolescentes? Assim, o presente artigo tem como objetivo descrever a prevalência de exposição à violência entre adolescentes de escolas públicas do Estado de Minas Gerais e elucidar que tais exposições estão associadas com atitudes violentas baseadas no gênero e com problemas de internalização e externalização. Foram aplicados 3513 questionários em um estrato de 244 turmas de 86 escolas estaduais de Minas Gerais (CRISP, 2013). Os municípios pesquisados foram distribuídos em dois agrupamentos, sejam: região metropolitana e interior. O estudo aplicou a técnica de análise de regressão logística bivariada, que permite a previsão de qual de duas categorias é provável que uma pessoa pertença dadas certas informações. A realização do estudo considerou nove variáveis que explicassem a associação entre o sofrimento vivenciado por adolescentes escolares e o comportamento externalizado. Apontam para importantes implicações da exposição à violência sofrida por adolescentes de escolas públicas em Minas Gerais e explicam a natureza e a prevalência desta preocupação. Identifica-se que parte da violência vivida envolve a falta do cumprimento das leis de proteção e amparo. A falta de rigor na aplicação das leia acaba por amputar a qualidade de vida desses atores e comprometer sua integridade física, social e moral. O esforço para minimizar a violência pode partir de relações positivas e políticas de respeito, reconhecimento, atenção e prestígio entre professores e alunos.
2022-05-26T14:23:57Z
Cledinaldo Aparecido Dias Simone Tiêssa de Jesus Alves Pablo Peron de Paula
A dinâmica das capacidades em empresas brasileiras: um estudo no período de 2015 a 2017
O presente trabalho visa compreender a relevância das capacidades na explicação do desempenho das firmas em um contexto de crise econômica diante das propostas de uma teoria baseada em capacidades que tem se moldado no campo da estratégia empresarial. A análise conjunta de capacidades dinâmicas e ordinárias é utilizada em períodos distintos do triênio 20152017 e a evolução das mesmas é também adotada como forma de se avaliar as correlações entre os 4 construtos fundamentais do estudo: (1) capacidades dinâmicas, (2) capacidades ordinárias, (3) desempenho e (4) dinâmica do ambiente externo. Um estudo qualitativo com 85 empresas que possuem conselhos de administração formais e informais foi realizado por meio da aplicação de questionário estruturado a conselheiros de administração profissionais os quais se confirmaram como respondentes com alto nível de formação e conhecimento. As análises das respostas se basearam em estatísticas descritivas e as conclusões foram complementares a alguns estudos atuais de relevância. Pode-se mostrar que, mesmo no ambiente dinâmico marcado pela crise econômica brasileira, os níveis de capacidades ordinárias são bastante superiores aos níveis de capacidades dinâmicas. Além disso, há indícios da relevância das capacidades dinâmicas mesmo em casos com ambientes externos menos dinâmicos e de um déficit no desenvolvimento das capacidades dinâmicas mesmo em empresas com maior nível gerencial no Brasil. A ideia de ambidestria é fortalecida como mecanismo de adaptação e influência sobre as forças do mecanismo de seleção ambiental, uma vez que capacidades dinâmicas e ordinárias juntas puderam explicar o desempenho das empresas da amostra de forma mais efetiva do que uma teoria pautada apenas nas capacidades dinâmicas.
2019-08-10T14:42:11Z
Renata Barcelos Moreira dos Santos
Cuidados da equipe de enfermagem para as gestantes com diagnóstico de doença hipertensiva específica na gravidez
Este estudo abordou a assistência pré-natal e a avaliação dos fatores de risco, identificando os sinais e os sintomas da pré-eclâmpsia e eclâmpsia como principais complicações da hipertensão na gestação. A gestante com complicações da hipertensão deve ser acompanhada pelo serviço de pré-natal de alto risco e continuar a ser assistida pela equipe da atenção primária. Foi realizada uma revisão de literatura tendo por base livros, manuais e protocolos técnicos de órgãos governamentais e não governamentais (Ministério da Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Associação Mineira de Ginecologia e Obstetrícia e Organização Mundial de Saúde) que objetivou a descrição dos cuidados da equipe de enfermagem com gestantes com o diagnóstico de doença hipertensiva específica da gravidez. O destaque conferido à pré-eclampsia e à eclampsia deveu-se às alterações hemodinâmicas e aos riscos que elas trazem, e também para enfatizar que os profissionais de saúde que atendem a esse grupo devem ser capacitados para desempenhar o atendimento ideal diante dos distúrbios hipertensivos da gestação. Diante dessa situação-problema, foi proposto um projeto de intervenção com o objetivo de criar estratégias de ação da equipe de saúde da família, de maneira a reduzir as complicações, internações e a mortalidade materna e fetal. O que se percebe, ao final, é o papel crucial do enfermeiro, uma vez que compete a ele, na prática, realizar ações que contribuam para a redução das taxas de morbimortalidade materna e infantil e que resultem na melhor sobrevida do feto e da mãe nos casos de doenças hipertensivas da gravidez.
O processo de conceitualização em artes visuais: articulando a abordagem triangular com a teoria dos campos conceituais
Este trabalho, de natureza teórica, procura realizar uma aproximação entre a Abordagem Triangular, da professora Ana Mae Barbosa e a Teoria de Campos Conceituais, do psicólogo francês Gerard Vergnaud. Para tanto, elegemos como foco de nossa análise o sujeito em ação, que é o principal elo entre os dois modelos teóricos. A partir daí, encaminhamos o nosso estudo do processo de conceitualização de estudantes em Artes visuais.Esse esforço de aproximação se materializou na construção de uma sequência de ensino em Artes Visuais, produto desta monografia, a ser aplicada para estudantes do ensino médio. Por meio de atividades que colocam o sujeito como ativo em seu processo de significação, ela fornece um contexto para a construção de conceitos em Artes Visuais ao mesmo tempo em que permite compreender como se dá esse processo de conceitualização na área. No sentido de aproximar o ensino de Artes Visuais de outras discussões contemporâneas, a sequência didática usa como pano de fundo o conceito de sustentabilidade. Esperamos que a aplicação da sequência possa nos indicar algumas formas de pensar e agir dos estudantes em nosso contexto.
2019-08-13T05:28:20Z
Andressa Xavier Zinato de Carvalho
A educação permanente e as condições estruturais para a prática de higienização de mãos: uma revisão de literatura
A adesão a práticas seguras de higienização de mãos constitui papel fundamental para prevenção e controle das infecções relacionadas à assistência em saúde. (BRASIL, 2007). Objetivo: Identificar as experiências descritas na literatura sobre os aspectos da educação permanente e das condições estruturais para a prática de Higienização das Mãos. Metodologia: Revisão crítica da literatura realizada por meio da Biblioteca Virtual em Saúde, cujas bases de dados foram a Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Analysis Retrieval System Online (MEDLINE®) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO). Foram também consultados os endereços eletrônicos www.anvisa.gov.br, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e www.who.org da Organização Mundial de Saúde (OMS), sem limites de tempo. O critério de inclusão utilizado foi selecionar todo artigo de periódico obtido através dos descritores - Lavagem de mãos, Infecção hospitalar, Pessoal de saúde e Higiene - e que abordasse um dos cinco momentos para higienização de mãos preconizada pela Organização Mundial de Saúde (2010), assim como os Manuais técnicos e institucionais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Organização Mundial de Saúde sobre higienização de mãos. Conclusão: Este estudo demonstrou a existência de evidencias sobre a importância da Higienização das mãos na prevenção e controle dos agravos infecciosos no processo assistencial dos serviços de saúde. Destaca-se a importante contribuição da OMS neste contexto de segurança do paciente. A sua proposta de Estratégia Multimodal demostra ser um modelo sistematizado e possível de ser aplicado, entretanto é necessária uma maior divulgação entre os profissionais de saúde e consequente validação pela comunidade mundial.
2019-08-10T22:29:43Z
Vania Aparecida de Carvalho
Modelo de mistura de processos pontuais estocásticos para tempos entre eventos de serviços na Web
Neste trabalho é proposto um modelo de mistura de processos pontuais, distintos e estocasticamente independentes, para tempos entre eventos de serviços na Web. Um deles é o Self-Feeding Process (SFP) e o outro é um processo de Poisson homogêneo (PP). O modelo SFP tem se mostrado um excelente descritor para os tempos aleatórios de ocorrências de eventos na Web. A motivação para a utilização do PP é a verificação empírica de que os longos períodos de inatividade preditos pelo SFP costumam não ocorrer em alguns exemplos. Para a separação dos processos foi utilizado o Algoritmo EM. Um teste de hipótese foi aplicado a fim de verificar se a variável adicionada no modelo mistura é realmente necessária. Os resultados foram satisfatórios pois o modelo proposto ajusta-se bem à maioria das bases reais de dados consideradas. Ademais, duas aplicações, baseadas no nosso modelo, foram propostas: detecção de anomalias e detecção de bursts.
2019-08-12T11:54:22Z
Rodrigo Augusto da Silva Alves
O uso dos resultados do SIMAVE e suas possíveis implicações para gestores escolares e professores: o caso das escolas públicas de Formiga - MG
Esta pesquisa buscou apreender a percepção de gestores escolares e professores de escolas públicas municipais e estaduais sobre as avaliações que integram o Sistema Mineiro de Avaliação SIMAVE. Pretendeu conhecer como são utilizados seus resultados e quais são as implicações desse uso no cotidiano escolar e no trabalho docente. Em princípio, o discurso oficial enfatizava, no uso do SIMAVE, um enfoque diagnóstico e formativo para subsidiar o trabalho nas escolas e a formulação de políticas públicas. Contudo, no decorrer de sua implantação, outros fins foram sobressaindo. Por meio da divulgação de seus resultados, e do uso destes como um dos indicadores para o Prêmio de Produtividade instaurou-se um processo de responsabilização que tem provocado efeitos tanto na rotina das escolas quanto na saúde dos profissionais da educação. Com o método de análise do Ciclo de Políticas e o referencial teórico da regulação educacional e da recontextualização/articulação do discursoforam analisadas as influências internacionais, nacionais e locais sobre as políticas mineiras. A forma como os sujeitos escolares interagem (e reagem) com os discursos e as normas da política, bem como com as estratégias de operacionalização do programa nas escolas, tambémforam objeto de análise. Para isso, a pesquisa abrangeu levantamento documental e de bibliografia concernente, bem como realização de trabalho empírico com o uso de questionários, entrevistas e observação. Foram investigadas cinco unidades escolares do município de Formiga - MG, que participaram do survey Trabalho docente na EducaçãoBásica no Brasil 2009/2010, coordenado pelo Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente - GESTRADO/FaE/UFMG. Os resultados apontam para uma mudança na rotina escolar e no trabalho dos profissionais da educação, que passaram a se orientar pormetas e resultados acarretando a realização de um conjunto de tarefas na escola que levam à intensificação do trabalho docente. Observou-se diferentes entendimentos sobre o uso dos resultados das avaliações, usos implícitos e explícitos. Verificou-se, ainda, que os gestores dasinstâncias superiores (Secretarias, Superintendências) focalizam os produtos ou resultados finalísticos do Acordo de Resultados, dentro da política Choque de Gestão do governo de Minas. Para gestores escolares e professores, as implicações verificadas, entre outras, foram:o aumento da demanda de trabalho (formulários, reuniões, projetos), o excesso de avaliações, o tempo insuficiente para analisar os resultados e intervir despertando a sensação de falta de sentido das avaliações, o foco do trabalho pedagógico nas avaliações e no treino, a perda daautonomia, desmotivação, frustração, estresse, adoecimento e desgaste, autorresponsabilização, sentimento de culpa, autointensificação do trabalho. Em geral, o uso das avaliações, no contexto e nas condições analisadas, afetam as subjetividades e ascondições de trabalho, levando a situações de abandono da profissão.
2019-08-14T11:10:02Z
Liliane Cecilia de Miranda Barbosa