Repositório RCAAP
Caracterização e avaliação da qualidade da água de sistema intensivo deprodução de camarão com bioflocos em diferentes salinidades
O objetivo deste trabalho foi caracterizar e avaliar a qualidade da água de um sistema laboratorial intensivo de criação de camarão marinho da espécie Litopenaeus vannamei em sistema de bioflocos em duas salinidades distintas. Foram empregados dois tratamentos, salinidade 8 (T8) e 16 (T16), com quatro repetições cada e densidade de 250indivíduos/m². Durante 60 dias foram realizadas análises físico-químicas da água de cultivo, do lodo removido pelo clarificador e do melaço adicionado. Também foi avaliado o desempenho zootécnico dos animais em cada tanque. Em relação às variáveis físico-químicasda água foram observados os seguintes resultados médios para T16 e T8: 5,49±0,49 e 5,81±0,33 mg/L para oxigênio dissolvido (OD); 80,22±7,33 e 85,13±4,67% para oxigênio saturado (OSAT); 27,54±1,14 e 27,81±0,96°C para temperatura da água (T água); 7,67±0,22 e7,76±0,28 para pH; 120,06±23,27 e 93,69±18,30 mg/L de CaCO3 para alcalinidade total (AT); 44,26±27,74 e 47,66±20,40 mg/L para demanda bioquímica de oxigênio (DBO); 1.338,28±499,147 e 1.288,15±492,58 mg/L para demanda química de oxigênio total (DQOt); 1.278,13±558,35 e 746,202±299,73 mg/L para demanda química de oxigênio filtrada (DQOf); 17.499,99±1249,38 e 8.871,85±995,09 mg/L para sólidos totais (ST); 15.092,74±974,28 e 6.848,37±735,61 mg/L para sólidos totais fixos (STF); 2.353,88±361,49 e 2.009,95±405,35 mg/L para sólidos totais voláteis (STV); 882,73±200,04 e 914,02±257,98 para sólidos suspensos totais (SST); 497,91±146,24 e 647,88±206,81 mg/L para sólidos suspensos voláteis (SSV); 384,81±85,30 e 266,57±81,68 mg/L para sólidos suspensos fixos; 47,07±24,22 e 51,39±25,80 mL/L para sólidos sedimentáveis (Ssed); 6,74±1,00 e 6,56±0,92 mg/L para nitrato (NO3-); 0,46±0,26 e 0,51±0,40 mg/L para nitrito (NO2 -); 0,76±0,44 e 1,11±0,78 mg/L para amônia total (AT); 3,86±1,00 e 4,02±0,88 mg/L para fosfato (PO4 3-). Em relação ao desempenho zootécnico dos camarões foram verificados para T16 e T8, ganho de peso de 5,99±0,54 e 2,91±0,93 g; taxa de crescimento específico de 1,64±0,13 e 0,82±0,27 %/dia; mortalidade de 14,7±2,52 e 24±4,12%; biomassa final de 338,46±37,12 e 147,93±47,2 g; conversão alimentar de 1,7±0,23 e 1,7±0,93, respectivamente. A partir destes resultados foi possível concluir que altas concentrações de matéria orgânica, sólidos totais e suspensos, nitrogenados e fosfatos foram observados em ambas as salinidades, demonstrando a necessidade de métodos de tratamentos integrados aos sistemas de cultivo, a fim de evitar a piora na qualidade da água, tanto para os camarões, quanto para o posterior lançamento em corpos hídricos. Além disso, foi possível produzir camarões marinhos em regiões continentais com água salobra artificial. Dessa forma, observou-se que em salinidades mais altas o crescimento dos camarões foi favorecido e a taxa de mortalidade reduzida.
2019-08-13T21:49:11Z
Anna Carolina Ferreira Spelta
Prevalência e fatores de risco para Salmonella spp. em abatedouros de aves e suínos sob inspeção federal
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2021-03-17T20:33:34Z
Anna Carolina Massara Brasileiro
O técnico em saúde bucal na Estratégia Saúde da Família
O técnico em saúde bucal (TSB) pertence à uma categoria profissional da equipe de saúde bucal responsável por ações diretas na assistência odontológica, à nível individual, e nas ações de prevenção e promoção de saúde, à nível coletivo. Sua presença, se bem utilizada, pode elevar a cobertura das ações de saúde bucal à população assistida. O objetivo deste foi descrever a atuação do técnico em saúde bucal na estratégia saúde da família. As informações foram obtidas através de revisão de literatura com artigos dos últimos cinco anos. Os resultados mostraram que existem barreiras para a atuação do TSB nas equipes de saúde bucal, pela falta de clareza em relação às suas funções, por desconhecimento da legislação e até por dificuldade do cirurgião-dentista em trabalhar em equipe, supervisionando e delegando funções.
2019-08-10T21:25:27Z
Denilson Guimar?es de Oliveira
Desenvolvimento de um programa didático computacional destinado à geração de códigos de comando numérico a partir de modelos 3D obtidos em plataforma CAD considerando a técnica prototipagem rápida
Neste trabalho é apresentado um programa desenvolvido para fins didáticos denominado de AutoCAM. Este promove a automação da geração do código G padronizado para máquinas CNC (comando numérico computadorizado), retirando informações de modelos virtuais 3D criados em plataforma CAD. O programa desenvolvido na linguagem de programação Visual Basic, é capaz de realizar o controle externo de um programa CAD, o AutoCAD® versão 2008 por intermédio de uma tecnologia de automação do tipo ActiveX denominada VBA (Visual Basic para aplicações) .O programa tem como entradas o modelo tridimensional virtual de uma peça e informações fornecidas pelo usuário por meio da interface do programa; sendo gerado como resultado final um código diretamente aplicável em máquinas CNC. O código gerado possui uma estratégia de construção de uma dada peçade modo semelhante ao método de prototipagem rápida. Neste caso a peça é construída considerando-se as diversas camadas nos planos obtidos através do método de fatiamento direto (direct slicing) do modelo tridimensional virtual gerado pela plataforma CAD. Para a validação do programa desenvolvido, foram utilizados um programa gratuito de simulação do processo de fabricação denominado CNCSimulator e a fabricação do protótipo físico pela máquina CNC utilizando a prototipagem por retirada de material. Consideram-se comoprodutos deste trabalho o desenvolvimento do programa didático, a sua aplicação, bem como toda a estratégia elaborada para a obtenção do protótipo físico. Todo o trabalho desenvolvido valida a proposta de empregar o programa como uma ferramenta no ensino de disciplinasrelacionadas ao projeto mecânico e processos de fabricação dentro do âmbito da área de Engenharia. A utilização do programa AutoCAM, requer do usuário o desenvolvimento de estratégias que possibilitem utilizar quantos modelos 3D forem necessários para representar asgeometrias da peça considerando-se os contornos externos e as cavidades, de tal forma que a somatória destas ações se traduza no protótipo final.
2019-08-13T15:30:13Z
Rafael Juan Costa de Miranda
Docência com bebês: experiências sociais e dimensão sensorial no trabalho de professoras e auxiliar no cuidado e educação de bebês em uma Instituição de Educação Infantil
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2021-04-22T12:39:50Z
Laís Caroline Andrade Bitencourt
A moral e os bons costumes: a experiência da cidade nas narrativas policiais (Belo Horizonte, 1897-1926)
Esta dissertacao teve como objetivo investigar as narrativas policiais sobre a cidade de Belo Horizonte buscando compreender os mecanismos de controle e disciplina sobre a populacao por volta de 1900, periodo de fundacao da capital, ate 1926 ano em que a legislacao previu mudancas significativas na organizacao da Secretaria de Policia do Estado de Minas Gerais. Para tanto, foram mobilizados os documentos da serie Ocorrencias Policiais, Fundo Policia do Arquivo Publico Mineiro e a legislacao referente a Forca Publica de Minas Gerais e da Secretaria da Policia. Com essa pesquisa foi possivel perceber que a policia foi um dos aparelhos de disciplina mobilizados pelo Estado na busca por conformar comportamentos e sensibilidades balizadas pelos valores morais predominantes no periodo. Os documentos acessados possibilitaram a investigacao de duas facetas pouco exploradas por outros trabalhos: a porcao civil da policia em Belo Horizonte e a constituicao cotidiana da policia. Dessa maneira, foi possivel compreender alguns mecanismos forjados para a vigilancia, regulacao, normatizacao e educacao da populacao como a divisao policial da cidade, o esquadrinhamento da propria policia e a moralizacao das praticas, sobretudo, daquelas ligadas aos divertimentos, a chamada triplice do prazer (jogo, embriaguez e prostituicao). Todavia, as fontes tambem propiciaram pensar na existencia de um conjunto de hipoteses que nao apontam para a policia como mera instancia de procedimentos formais, mas como uma instituicao repleta de contradicoes, de incertezas, de falhas. Mesmo que, comumente, ela fosse vista como uma instituicao \dura., de controle, lugar da violencia e da imposicao da forca, existiam fissuras em seu funcionamento por ser uma instituicao tambem constituida por homens da cidade, e que por esse motivo, partilhavam com a populacao comum a experiencia citadina repleta de possibilidades no territorio dos desejos, dos prazeres e dos divertimentos.
2019-08-12T23:40:39Z
Marina Guedes Costa e Silva
Rumo a uma pedagogia social da tecnologia: estudos introdutórios sobre a formação crítica em tecnologias da informação e comunicação dos professores das licenciaturas da FaE/UFMG
A pesquisa apresentada foi realizada pensando em verificar o possível potencial crítico dos docentes da Faculdade de Educação da UFMG para com a proposta de pensamento-proposta de uma Pedagogia Social da Tecnologia (TAVARES, 2014, p.429). Utilizou-se, para tanto, as seguintes bases documentais: plataformas "Lattes" e "SomosUFMG", os cadernos de protocolos de atendimentos e emails de solicitação de suporte e serviços do setor de informática da Unidade e, também, os planos de cursos e respectivas ementas de disciplinas ministradas pelos docentes efetivos de carreira lotados na instituição, buscando levantar, entre outros dados relacionados à temática da pesquisa, suas produções acadêmicas, suas habilidades instrumentais em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), além da observação direta não-participante. Como referência bibliográfica utilizou-se, principalmente, as obras de: Grespan (2014), Dantas (2003), Tavares (2004), Tavares e Gomes (2014) e outros, devido à profundidade de suas análises sobre a relação entre tecnologias da informação e comunicação e o sistema capitalista, o trabalho e a formação docente. A análise dos dados apontados pressupõe que os docentes possuem uma forte tendência para, provavelmente, se afinarem com a formulação de uma Pedagogia Social da Tecnologia. Por outro lado, revela que existe uma formação docente ainda elementar em tecnologias da informação e comunicação em sua relação com a Educação, tanto em seus aspectos instrumentais quanto políticos-crítico. A partir do que se analisou, entende-se haver uma necessidade de elaboração conjunta de um provável Plano de Formação, que pressupõe a realização sistemática de atividades formativas diversas, dentre as quais de cursos de Educação e TIC, mas em uma perspectiva que, de fato, seja crítica, ou seja, que analise e reflita sobre a natureza da exploração e da opressão da maioria das populações na sociedade capitalista, seus condicionantes sócio-político-econômicos, visando o ideário da transformação social. Este Plano de Formação poderá compor, necessariamente, uma política institucional continuada de formação didática docente em nível superior, sendo este o projeto-ação resultante desta pesquisa com caráter de proposta à universidade.
2019-08-13T18:52:38Z
Alessandro Athouguia Rocha
Inserção iônica em hexacianoferratos de Cu-Fe: um estudo aplicado à armazenagem de energia em baterias recarregáveis
Este trabalho apresenta o estudo de hexacianoferratos de Cu-Fe em reações de eletroinserção de íons lítio (Li+) e sódio (Na+) em meio aquoso, de maneira a avaliar a possibilidade de aplicação em baterias recarregáveis. Os sistemas estudados foram caracterizados quanto as suas propriedades composicionais, estruturais, morfológicas e eletrônicas, utilizando-se as técnicas de espectroscopia de absorção atômica, difração de raios X, microscopia eletrônica de transmissão e espectroscopia Mössbauer. Técnicas eletroquímicas foram utilizadas para se avaliar o desempenho energético em reações de inserção iônica, bem como para o estudo de mecanismos reacionais e determinação de parâmetros cinéticos e termodinâmicos envolvidos nas reações. Os materiais preparados apresentam uma estequiometria CuII xFeII3-x[FeIII(CN)6]2.nH2O, onde os valores de x correspondem a 3,00; 2,60; 2,38 e 1,09. Os compostos nanoestruturados obtidos se encontram numa estrutura cúbica de face centrada Fm-3m típica de materiais análogos ao azul da Prússia, com uma faixa de tamanho médio de partículas entre 8 15 nm. As caracterizações eletroquímicas dos dispositivos mostraram que os materiais de melhor desempenho energético apresentam valores de capacidade da ordem de 60 80 mA.h.g-1 (na inserção de íons Na+) e de 90 120 mA.h.g -1 (na inserção de íons Li+), em taxas de carga/descarga de C/2 a 20C. A variação de potencial entre os estados carregado e descarregado ficou em torno de 0,5V, um valor bastante adequado. Resultados obtidos em estudos eletroquímicos in-situ, associados à espectroscopia Mössbauer, permitiram uma melhor compreensão dos processos de transferência de elétrons em pares redox FeIII/FeII alto-spin, FeIII/FeII baixo-spin e CuII/CuI, durante o processo de descarga do dispositivo. Foi ainda possível inferir a ocorrência de um efeito de cruzamento de spin (spin crossover) entre os estados FeII alto-spin e baixo-spin induzido pela perda das distorções de Jahn-Teller no CuI . Assim, foi possível demonstrar que o sistema estudado é uma classe promissora de materiais para aplicação em baterias de inserção iônica; sendo um sistema de baixo custo e seguro, em função dos materiais envolvidos e do uso de eletrólitos não inflamáveis. Os estudos realizados levaram a uma melhor compreensão do comportamento físico químico no processo de descarga; contribuindo de maneira relevante para o entendimento desta classe de materiais e fornecendo informações para o futuro desenvolvimento de novos materiais com melhor desempenho energético em dispositivos de armazenagem de energia.
A vertiginosa vida da linguagem : literatura e biopolítica em Caio Fernando Abreu
Este estudo pretende propor uma leitura de alguns contos da obra do escritor Caio Fernando Abreu (1948-1996), visando estabelecer um diálogo entre alguns de seus textos e as discussões contemporâneas sobre biopolítica. Por retratar muitas vezes personagens em desajuste ou em deslocamento frente ao padrão exigido pelas normas sociais, os personagens de Caio sofrem com a discriminação e a opressão do meio em que vivem. Se tal opressão pode ser relacionada às discussões biopolíticas, segundo as quais as sociedades modernas vivem sob o jugo do biopoder, que tenta de todas as formas e pelos mais sofisticados meios controlar a vida dos indivíduos em todas as instâncias possíveis, é preciso pensar também que a própria produção do autor parece apontar potências de resistência a esse poder. Em um movimento de escrita dual, o autor parece apontar, ao mesmo tempo, as formas de dominação e as potências de resistência possíveis a elas que emanam da própria vida dos indivíduos (biopotência) que se veem excluídos e controlados. Ao mostrar os meios de contrapoder possíveis, a literatura de Caio parece sugerir que, por maior que seja o controle, é sempre possível resistir.
Plano de ação para incentivo à prática de atividade física entrehipertensos da ESF São José no município de Bom Despacho-MG
Este estudo teve como objetivo elaborar um plano de ação para incentivar a prática de atividade física entre os hipertensos da Estratégia Saúde da Família São José no município de Bom Despacho/MG. Os dados para realização desta proposta de intervenção foram baseados no método de estimativa rápida. Neste estudo foram selecionados os seguintes nós críticos: estilo de vida sedentário e pouca adesão à programas de promoção à saúde. Baseado nesses nós críticos foram propostas as seguintes ações de enfrentamento: oferecer atividades físicas em grupos (caminhada e ginástica) para aumentar o número de pessoas que incluem atividade física no seu dia a dia e organização de grupos operativos e campanhas educativas para conscientizar a população da importância de hábitos saudáveis.
2019-08-11T07:19:23Z
Marcia Aparecida do Couto Costa
Importância da organização curricular na educação infantil
O presente trabalho de conclusão foi realizado no Centro Municipal Passinhos do Saber, localizada à Rua José Bernardes Lobato, nº 340, no de Lagoa da Prata-MG, tem como temática a construção de um currículo adequado às necessidades da Educação Infantil, bem como o entorno em que essa instituição escolar se insere. A construção ou adaptação dos currículos escolares, de acordo com o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI) e os Parâmetros Curriculares Nacionais(PCNs), nas escolas e em especial na educação infantil, possui um papel fundamental na conquista da autonomia e da aprendizagem dos meninos e meninas, nas tomadas de decisões de todos os envolvidos e em toda organização do espaço escolar. O objetivo deste trabalho é realizar um estudo sobre a importância da organização curricular na educação infantil, no âmbito de ampliar os conhecimentos a cerca do assunto, percebendo assim a seriedade de ter tal documento incluso nas normas da escola, assim, explicitados no Projeto Político Pedagógico, determinando tarefas especificas para a concretização de objetivos previstos dentro das necessidades e interesses das crianças, deixando um pouco de ser objeto de contemplação para se tornar real nos espaços escolares. Por fim, vislumbrando que, um currículo coerente com a realidade da sua comunidade e suas necessidades, se faz sobretudo, sob o olhar de uma Gestão Democrática.
2019-08-13T10:19:25Z
Hionara de Oliveira Muniz Leão
Estudo da frequência de oscilação da musculatura do assoalho pélvico durante a contração por meio de dispositivo vaginal multidirecional
As desordens uroginecológicas são inúmeras, mas a incontinência urinária e o prolapso genital são os de maior repercussão, sendo a incontinência urinária a mais prevalente. Os sintomas da incontinência urinária interferem na saúde física e mental do paciente, levando o indivíduo ao isolamento, depressão e perda da autoestima, o que compromete negativamente sua qualidade de vida. Quantificar objetivamente os distúrbios relatados pelo indivíduo e identificados ao exame clínico é o primeiro passo para uma avaliação e programa de tratamento fisioterápico adequado. Métodos para avaliar a função e a força do assoalho pélvico podem ser classificados em duas categorias: métodos para medir a capacidade de contração (observação clínica, palpação vaginal, ultrassonografia e eletromiografia); e métodos para quantificar a força (palpação vaginal, perineômetros, dinamômetro, cones vaginais e sonda vaginal multidirecional). Embora todos os métodos citados acima sejam imprescindíveis para o diagnóstico clínico e intervenção fisioterápica, ainda assim, tornam-se necessárias análises mais complexas do comportamento da musculatura durante sua ativação. O presente estudo teve como objetivo avaliar a frequência de oscilação da musculatura do assoalho pélvico advinda do sinal obtido pela Sonda Vaginal Multidirecional (SVM). Foram avaliadas 29 mulheres hígidas através da SVM durante três ciclos de contrações musculares máximas. A análise da Transformada Rápida de Fourier (FFT) foi utilizada para separar a frequência com maior amplitude. Para a análise da distribuição dos dados foi utilizado o teste de Shapiro-Wilk e para a avaliação da reprodutibilidade intra e inter-examinadores foi usado o Coeficiente de Correlação Intraclasse (CCI). Os dados de frequência foram representados como moda e foi considerado = 5% para significância estatística. A frequência mais presente em todas as paredes foi 0,07937 Hz. Os dados apresentaram uma distribuição não normal e não foi encontrada reprodutibilidade intra- examinador para ambos os examinadores. A análise do sinal no domínio da frequência pela FFT apresentou uma frequência de oscilação para cada parede do assoalho pélvico de 0,07937 Hz na população de mulheres estudadas, porém não se pode afirmar que este valor é correto, pois a metodologia utilizada para coleta do sinal não se mostrou adequada para análise da FFT.
2019-08-14T02:26:58Z
Margarete Maia Lazarini
Tempos e espaços escolares
Tomando como alvo, um dos eixos norteadores para o desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico de uma escola rural no município de Itamarandiba-Mg, o eixo Tempos e espaços escolares, este trabalho baseia-se em autores que estudaram e escreveram sobre o tema. Buscaremos identificar os prós e contras da extensão dos tempos, o espaço disponível nas escolas de hoje e os entraves que por vezes ocorrem, devido à inter-relação existente entre ambos; uma vez que para se fazer cumprir o tempo escolar faz-se necessário um espaço físico adequado que comporte a clientela. Procuraremos evidenciarneste trabalho, por meio da bibliografia pesquisada, que não há dissociação entre ambos e que tempos e espaços escolares estão intrinsecamente ligados. O espaço, aqui tratado, abrange todo o ambiente denominado escolar, desde as salas de aula até os muros que limitam a instituição. Entende-se que se o espaço físico seja capaz de acolher os alunos de forma cômoda isso venha a contribuir de maneira favorável para que o ensino/aprendizagem possa fluir deforma mais tranquila e natural.
2019-08-11T06:06:32Z
Eliane Maria Jose Sena Santos
O tutor e a tutoria em educação a distância (EaD): o que nos dizem as dissertações e teses brasileiras em uma década (2005 a 2015) de produção acadêmica?
O campo da educação vem sendo chamado a responder às exigências impostas pelas transformações em todos os âmbitos da vida social desde a intensificação do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Nesse cenário ganha destaque a Educação a Distância (EaD) e os seus protagonistas no processo de ensino-aprendizagem, dentre os quais sobressai-se o tutor. Nesse sentido, a presente pesquisa teve por objetivo identificar e examinar as perspectivas de investigação, bem como os principais campos teórico-metodológicos presentes nas dissertações e teses brasileiras do período de 2005 a 2015 que versam sobre a tutoria na EaD. Tendo em vista a natureza do problema deste estudo, optamos pela realização de uma pesquisa bibliográfica e documental, predominantemente qualitativa, mas sem desprezo pelos métodos quantitativos. Na pesquisa documental nos detivemos àquilo que leis, decretos e portarias têm apontado como perspectivas para a EaD no Brasil. Na pesquisa bibliográfica, além da leitura de autores que têm se destacado em estudos sobre tutoria, trabalho docente e educação a distância Belloni, Mill, Tardif e Lessard, Brezezinski, Maggio, Bernal, Preti, Toschi, Lapa e Pretto, dentre outros analisamos as dissertações e teses selecionadas nos portais CAPES e BDTD/IBICT, considerando o período 2005-2015. Como procedimento de análise optamos pela adaptação da técnica de Análise do Conteúdo de Bardin (1977), a partir da leitura dos resumos dos trabalhos selecionados. Nossos resultados ressaltam, além das dificuldades no trabalho com bancos de dissertações e teses, o quão complexo é o campo de discussão sobre a tutoria na EaD, permeado por posições divergentes, além de muitos aspectos contraditórios. Ficaram evidentes as controvérsias que o termo tutor/tutoria engendra, sobretudo quando discutido nas suas relações com a docência. De um modo geral, destaca-se como perspectiva desafiadora a ressignificação da docência como trabalho coletivo, no qual o tutor aparece como o mais desvalorizado. As perspectivas de investigação em destaque nas dissertações e teses analisadas confirmam ainda a centralidade do papel do tutor nas propostas de ensino em EaD, nas quais figura como o grande responsável pelo processo de mediação pedagógica, que deve acontecer de forma interativa e colaborativa nos ambientes virtuais de aprendizagem, permeado pelo auxílio de ferramentas tecnológicas e contribuindo para a formação de um estudante autônomo, crítico e reflexivo. A formação nas especificidades da modalidade EaD aparece como imprescindível e tem ocorrido majoritariamente de forma ineficiente segundo os trabalhos analisados. Consideramos que poucos trabalhos demonstraram perspectivas de investigação mais aprofundadas, com referencial teórico-metodológico melhor delineado. Pareceu-nos pouco exploradas algumas perspectivas de investigação significativas para se pensar a tutoria na EaD, tais como a convergência dos modelos presencial e a distância, a educação de adultos (andragogia) e a perspectiva da Educação Especial e Inclusiva. Esperamos que a partir deste estudo investigações mais aprofundadas possam ser feitas, oferecendo elementos para a construção de novas compreensões e conhecimentos no campo da EaD brasileira.
2019-08-11T22:46:23Z
Caroline Mendes de Oliveira
O contexto das políticas públicas para infância no campo
O presente estudo constitui-se de uma avaliação do processo de municipalização da Educação Infantil no campo, desenvolvido em cinco municípios do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais: Berilo, Chapada do Norte, Francisco Badaró, Minas Novas e Virgem da Lapa. Buscou-se registrar e compreender os processos de mobilização política ocorridos naquela região, com o intuito de garantir a educação ás crianças de zero a seis anos de idade. Para tanto, a metodologia do estudo envolveu três procedimentos: análise de documentos como a legislação da Educação Infantil e documentos referentes ao Programa de Formação em Serviço para Educadores Infantis PFSEI, elaborado pelo Fundo Cristão para Crianças FCC, com a participação dos assessores pedagógicos, educadoras sociais e educadoras infantis das Associações Comunitárias conveniadas à citada instituição); entrevistas com lideranças que direta ou indiretamente empreenderam ações políticas junto às prefeituras municipais para atingir o financiamento da educação Infantil pelo Estado e o acompanhamento de parte deste processo por meio da observação participante da pesquisadora, entre 2004 e 2006. Os resultados traçaram a trajetória do referido programa, que foi marcada, a partir do ano de 2004, por uma gradativa conquista popular da transferência do atendimento às crianças apadrinhadas pelo Fundo Cristão para Crianças para as prefeituras. Observou- se que tal processo estabeleceu tensões, rupturas e novas formas de interação entre a sociedade política e as Associações Comunitárias locais, através de ações e lutas das educadoras sociais e das educadoras infantis. Registrou-se o histórico atendimento precário à infância no campo o que ajudou a compreender que uma legislação por si só não garante o direito à educação. Os estudos de Gramsci e Mainardes ofereceram elementos teóricos para que fossem realizadas discussões acerca das relações entre o Estado e a sociedade civil, pautadas por pressões e tensões que caracterizam processos em movimento e não-lineares.
Efeito duradouro da solução hipertônica sobre o tamanho dos quanta na junção neuromuscular de camundongos com deficiência do transportador vesicular de acetilcolina
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Principais lesões de mucosa na cavidade bucal de idosos, em decorrência do uso de prótese
O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão de literatura sobre as principais lesões bucais existentes relacionadas ao uso indevido das próteses bucais. Foram pesquisadas as bases de dados do Centro Latino- americano e do Caribe de informações em Ciências da Saúde (LILACS), MEDLINE, BBO, a biblioteca virtual SCIELO e o acervo de livros da Universidade do Vale do Rio Doce (UNIVALE). Foram utilizadas palavras-chaves como envelhecimento populacional, lesões bucais, próteses e idosos e o período das publicações foi de 1991 a 2009. Devido ao envelhecimento populacional no Brasil observa-se um maior interesse nos pacientes idosos. O enfoque multidisciplinar a esses pacientes é de grande importância. A saúde bucal do idoso brasileiro encontra-se em situação precária com elevado índice de edentulismo. Neste contexto, o cirurgião dentista tem o papel de auxiliar a equipe multidisciplinar melhorando a eficiência mastigatória, contribuindo para o aumento da auto-estima e conseqüentemente melhorando a qualidade de vida do idoso. No entanto, o sucesso do trabalho do cirurgião dentista está relacionado com a qualidade das próteses bucais e com a correta higiene da mucosa e das próteses desses pacientes. Segundo a literatura pesquisada, as principais lesões bucais provenientes do uso de próteses são as hiperplasias, estomatites, úlceras traumáticas, queilite angular, lesões periodontais e as candidíases.
2019-08-13T10:34:35Z
Juliana Costa Monteiro Caldeira
Estudo do processo produtivo dos granitos no Estado do Espírito Santo objetivando a aplicação destes na construção civil
No presente estudo, foi mostrada uma pequena introdução da evolução no uso das rochas ornamentais nos dias atuais, de como ela ganhou espaço na construção civil. Devido à rocha enfocada ser o granito, foi descrito um pouco sobre ela, sua composição, sua formação. O estudo mostra todo o processo de produção da rocha, dos tipos de lavras, das tecnologias de serragem, das variedades de acabamentos e da aplicação dos granitos nos 04 (quatros) grupos: arquitetura e construção, construção e revestimento de elementos urbanos, arte funerária e arte de decoração. Apesar de haver um conjunto de normas que indicam quais os ensaios e testes que devem ser feitos nas rochas, ainda há necessidade de ensaios mais específicos, ensaios para cadatipo de granito. Com isso, facilitaria aos profissionais do ramo indicar o granito certo, para seu melhor lugar de aplicação, assim evitariam muitos problemas patológicos futuros.
2019-08-09T15:36:48Z
Giovanna Callegari Mauro
A integração modal de transporte e energia na América do Sul: análise das políticas regionais no caso brasileiro
A integração modal de transporte e energia é preocupação constante das políticas regionais sul-americanas contempladas pela IIRSA - Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana, com reflexos na eleição das políticas públicas brasileiras previstas em seus PPA’s - Planos Plurianuais e demais legislação setorial, a implicar um incremento significativo relativo à criação de uma infraestrutura física de importância regional. De acordo com este aspecto, o presente trabalho terá como objetivo analisar, no caso do Brasil, a influência da IIRSA sobre a adoção de políticas públicas para a infraestrutura, bem como onde estas se concretizam sob um ponto de vista jurídico, e examinar em que medida atendem o fim último que é promover o desenvolvimento da infraestrutura nacional e regional.
2022-03-17T16:45:26Z
Roberto Correia da Silva Gomes Caldas Jamile Bergamaschine Mata Diz Joaner Campello de Oliveira Júnior
Efeitos da adição de metacaulim na absorção capilar e profundidade de carbonatação de concretos
O objetivo do presente trabalho é verificar os efeitos da adição de metacaulim nas propriedades do concreto como resistência à compressão, absorção capilar e carbonatação acelerada. O metacaulim é um material fabricado através da moagem e calcinação de argilas especiais (caulim de alta pureza), em baixas temperaturas formando um material de alta atividade pozolânica (MCAR), constituído de óxido de silício e alumínio. Uma lacuna da literatura sobre a carbonatação de concreto se refere às diferenças entre o comportamento do material entre os percentuais de CO2 mais baixos (5-10%) e mais altos (maiores que 50%.). A adição de metacaulim ao concreto gerou maiores valores de absorção capilar, e a presença de dois tipos de agregados graúdos (brita) no concreto não afetou a absorção capilar. Foi observado que a profundidade de carbonatação foi maior quando da adição de metacaulim em substituição à parte da massa de cimento. A combinação de dois tipos de agregados e a presença de adição de metacaulim no concreto proporcionou menor profundidade de carbonatação, mesmo para uma resistência à compressão esperada elevada de 40MPa. A maior profundidade de carbonatação encontrada foi a da amostra que continha o cimento CPIII, que possui menor resistência inicial em relação ao outro cimento utilizado, o CPV, de alta resistência inicial. A adição de metacaulim proporciona um aumento no coeficiente de carbonatação.
2019-08-12T01:19:54Z
Dardania Aparecida Evangelista Rodrigues