Repositório RCAAP
Correção de redações do ENEM em plataforma digital: um estudo de caso
A presente pesquisa investiga uma plataforma virtual que tem como finalidade corrigir redações do tipo dissertativo-argumentativo, o gênero de redação do ENEM. O objetivo é analisar a plataforma e identificar como os corretores de redações de uma plataforma online conseguem orientar o aprendiz no desenvolvimento da sua habilidade argumentativa. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, a partir das respostas de um questionário aplicado a 52 corretores sobre as competências exigidas para escrita da redação do exame, além de perguntas relacionadas a conceitos apresentados no aporte teórico e da reflexão sobre a atuação na correção interativa no momento de orientar o desenvolvimento da habilidade argumentativa. As perguntas foram direcionadas para o ensino da escrita como prática social e o papel da interação nesse processo. Também foram analisados os comentários deixados nas redações referentes a uma das cinco competências avaliadas nas redações do ENEM, a competência 3, que engloba a capacidade do candidato para selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Foram analisadas as correções de 20 redações. Os corretores orientaram os aprendizes com os comentários padronizados do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), que demonstraram ser insuficientes para instruir com clareza cada ponto a ser corrigido quanto à competência 3. As respostas do questionário mostraram que, para a maioria dos respondentes, a competência escritora mais importante da redação do ENEM é a competência 2, já que 38,9% deles disseram que compreender a proposta da redação era a competência de maior importância. O domínio da norma culta, que recebeu 22,2% dos votos dos corretores investigados e ficou como a segunda mais importante competência. Apenas 20,4% dos respondentes entendem que a habilidade argumentativa é mais importante. Com base nos resultados, sugiro o aprofundamento à discussão sobre o ensino/aprendizagem da escrita e para futuras pesquisas que possam desenvolver uma nova metodologia para o ensino da escrita da língua portuguesa.
2019-08-11T05:10:50Z
Francine de Souza Andrade
Identification of gait events in children with spastic cerebral palsy: comparison between the force plate and algorithms
Objective: To compare the gait event identification of five algorithms recommended in the literature with those provided by force plate (gold standard) in children with unilateral or bilateral spastic cerebral palsy (SCP). Methods: This was a cross-sectional study of the gait of three girls and four boys with a mean age of 8.6±4.7 years. Four children had unilateral SCP with an equinus gait pattern, and the remaining three children exhibited bilateral SCP with a slide/drag gait pattern. Kinematic and kinetic gait data were collected during barefoot walking at a comfortable speed. From a total of 202 steps, the detection of 202 foot-strike (FS) and 194 toe-off (TO) events by each algorithm was compared with the detection of these same events by the force plate. The error between the events detected by the algorithms and those detected by the force plate was determined in milliseconds. Repeated measures ANOVA was used to compare the errors among the algorithms. Results: The algorithm reported by Ghoussayni et al. showed the best performance in all situations, except for the identification of FS events on the unaffected side in children with unilateral SCP. For these events, the algorithms reported by Desailly et al. and Zeni et al. showed the best performance. Conclusion: Ghoussayni et al.’s algorithm can be used to detect gait events in children with SCP when a force plate is not available.
2022-03-14T13:31:13Z
Rejane Vale Gonçalves Sergio Teixeira da Fonseca Priscila Albuquerque de Araújo Vanessa Lara de Araújo Tais Martins Barboza Gabriela Andrade Martins Marisa Cotta Mancini
Significados e sentidos sobre parto e nascimento dos participantes de uma exposição interativa
O contexto obstétrico brasileiro, no qual prevalecem altas taxas de cesariana, prematuridade e violência obstétrica, revela construções culturais complexas sobre o tema, envolvendo aspectos éticos, econômicos, políticos e sócio-históricos. Visando a transformação das percepções e dos comportamentos da população em relação ao parto e nascimento, a exposição Sentidos do Nascer (SDN) foi desenvolvida com metodologia inovadora e multidisciplinar. Revela-se rico cenário para pesquisa, com relevância diante do tema, por trazer à tona uma vivência do gestar, parir e amamentar para todas as pessoas, não só mulheres ou profissionais da saúde. De forma itinerante e gratuita, a exposição, por meio de experiência sensorial e de informações baseadas em evidências científicas atualizadas, propõe, além de intervenção cultural, mobilização social, formação e pesquisa. O presente estudo compõe uma das frentes de pesquisa do projeto vinculado à exposição. Com abordagem qualitativa, objetivou compreender os significados e sentidos de parto e nascimento dos participantes da SDN. Utilizou-se como referencial teórico a Psicologia Sócio-histórica, desenvolvida a partir de Vygotsky, fundamentada no materialismo dialético. Para tal, analisou-se o material de quatro Grupos Focais (GF), compostos no total por 29 participantes da exposição. Os GF foram realizados após as visitas dos participantes à SDN, entre abril e junho de 2015, durante as montagens em Belo Horizonte. Os dados foram organizados e analisados a partir da proposta de Núcleos de Significação, de Aguiar e Ozella (2006), inserida na abordagem teórica mencionada. Os resultados apontaram três principais núcleos emergidos após o processo de interpretação dos dados: a) Como fazer virar assunto o que penso sobre parto e nascimento – ressignificação de experiências de nascer/parir através das gerações e mudanças das formas de olhar para o parto e o nascimento a partir de outras narrativas contra-hegemônicas; b) O desafio de escutar as mulheres – significados e sentidos sobre parto normal e cesariana sob a ótica das mulheres e os conhecimentos e afetos adquiridos/sentidos na exposição; c) A voz do bebê – repensar a perspectiva adultocêntrica e entender o bebê como sujeito ativo no nascimento. Transgeracionalidade, autonomia e protagonismo, gênero e biopoder são conceitos que dialogam com os dados encontrados, revelando os movimentos dialéticos que perpassam as construções dos significados e sentidos sobre parto e nascimento. Considera-se que a perspectiva de transformação da realidade obstétrica pode acontecer exatamente no diálogo entre o cotidiano das relações humanas, a história e os espaços de reflexão, como a exposição Sentidos do Nascer.
Gestão do conhecimento & mapeamento de processos: o projeto BPM acadêmico
O Portal de Periódicos da CAPES se caracteriza como uma biblioteca virtual criada com o fim de fomentar o acesso e o uso da produção científica de qualidade de forma democrática aos docentes e discentes da pós-graduação nacional. Assim, este artigo tem como objetivo caracterizar o Portal de Periódico da CAPES a partir de uma perspectiva da gestão da informação. Nesse sentido, descreve o Portal a partir do modelo processual de administração da informação de Choo (2006). Para tanto, recorre à realização de pesquisa bibliográfica e documental. Assim, o Portal foi caracterizado a partir de considerações relativas à identificação das necessidades de informação, aquisição, organização e armazenamento, produtos e serviços de informação, distribuição e uso da informação. Com isso, espera-se ter oferecido uma nova perspectiva para compreender o referido Portal, assim como uma ambiência pouco explorada de aplicação do processo de gestão da informação. Por fim, considera-se necessária a realização de futuras pesquisas empregando outros modelos teóricos da gestão da informação para a análise do Portal de Periódicos CAPES de modo a contribuir para sua melhor compreensão e aperfeiçoamento.
2022-03-28T22:44:09Z
Benildes Coura Maculan Elisângela Cristina Aganette Renato Varella Bueno
As mediações como objeto de pesquisa em periódicos brasileiros da Ciência da Informação e áreas correlatas
Este artigo procura apresentar como a temática das medições tem sido abordada na Ciência da Informação (CI) e Biblioteconomia e em áreas correlatas (Arquivologia, Museologia e Sistemas de Informação) em âmbito nacional. Inicialmente, o conceito de mediação é apresentado em suas diversas manifestações, privilegiando seus eixos horizontal e vertical. Em seguida, foi realizado um estudo panorâmico dos resumos de artigos completos sobre a temática presentes em 11 periódicos da CI e Biblioteconomia, seis da Museologia, dois da Arquivologia e um de Sistemas de Informação, em língua portuguesa, nos últimos dez anos (entre janeiro de 2007 a outubro de 2017). Por meio da análise de conteúdo dos assuntos presentes nos resumos, é possível afirmar que há grande variedade de conceitos e abordagens das mediações. O conceito geral de mediação é bastante amplo e genérico, e tem sido abordado, na CI e Museologia, para se referir tanto a processos macrossociais que se referem ao papel das instituições museu e biblioteca na ordem social, abrangendo ações culturais, quanto para processos institucionais de organização de documentos, além de processos situacionais que envolvem ações educativas e serviços prestados a usuários e públicos. Já os periódicos específicos de Arquivologia timidamente destacam a temática, que é praticamente ausente nos periódicos de Sistemas de Informação.
2021-07-23T00:19:42Z
Eliane Cristina de Freitas Rocha
Maturidade sexual e congelabilidade do sêmen de tourinhos Gir - L, sob manejo alimentar estratégico.
Peso corporal (PC), circunferência escrotal (CE), características do sêmen in natura (motilidade, vigor, turbilhonamento, defeitos maiores, menores e totais) e Classificação Andrológica por Pontos (CAP) foram avaliados em 22 tourinhos da raça Gir Leiteiro, dos 15,6 aos 26,9 meses, mantidos sob manejo alimentar estratégico. Procedeu-se a criopreservação do sêmen de oito animais com idade média de 25,0 meses, pré-selecionados pela CAP>60 pontos, em dois diluidores à base de lactose-gema-glicerol (Nagase e Niwa, 1964) e à base de lecitina de soja (Bioxcell®), com auxílio da máquina CRYOGEN®. As características do sêmen pós-congelação (motilidade, vigor, defeitos maiores, menores e totais, defeitos de acrossoma, cauda dobrada, reação ao teste hiposmótico [HO] e células normais) foram também avaliadas. Os dados foram registrados nas idades médias de 18,2; 19,6; 20,4; 21,7; 22,5; 23,8 e 25 meses. O manejo dos animais nas três primeiras coletas (março a maio) foi exclusivamente em pastagens de B. brizhanta com suplementação mineral [M1] (95 dias), na quarta (junho) houve adaptação entre o manejo a pasto e o confinamento [M1 e M3] e nas três últimas coletas (julho, setembro e outubro) os animais foram confinados e alimentados com silagem base de silagem de milho (7,2% PB, 49,5% FDN, 19,3% FDA) e concentrado (27,4% PB, 83,2% NDT), em três fornecimentos diários [M3] (95 dias). Foram estimadas ainda as correlações de Pearson entre as características avaliadas. Observou-se dentro do manejo alimentar M1 que 86,4% dos animais já estavam púberes na primeira coleta e 100% deles na segunda. Para as análises de maturidade sexual, reagruparam-se os dados por faixas etárias [FE] (15,6-18,9; 19,0-20,9; 21,0-22,9; 23,0-24,9; 25,0-26,9). Observou-se aumento na prevalência de maturidade em função da idade, da CE e do PC, tendo 9% atingido a maturidade entre 15,6-18,9 meses exclusivamente em M1; 34,2% (21,0-22,9) e 86,7% (25,0-26,9) maturaram, já com efeito associado de M3. Não houve diferença (p>0,05) para CE dos animais entre as FE 15,6-18,8 e 19,0-20,9 sendo em ambos os casos as características do sêmen de baixa qualidade. A partir das FE 21,0-22,9 até 25,0-26,9 meses a CE aumentou, diferindo (p<0,05) entre os períodos, assim como o PC. Todas as variáveis diferiram (p<0,05) entre as FE 21,0-22,9 e a contígua 23,0-24,9, o que ratifica os efeitos positivos da idade e do confinamento estratégico dos tourinhos sobre a maturação sexual. Animais maturos e imaturos diferiram (p<0,05) para todas a variáveis na FE 21,0-22,9, exceto vigor e defeitos menores e na FE 23,0-24,9, exceto para CE e vigor. Peso e CE correlacionaram-se positiva (0,64) e significativamente (p<0,05) e com as demais variáveis, exceto defeitos menores estando, portanto, associadas à qualidade espermática em animais jovens. O valor médio da CAP na FE 25,0-26,9 foi 76,1 sendo que 81,8% dos animais apresentaram CAP>60, um animal não completou a maturidade e três atingiram CAP = 100. Houve diferença (p<0,05) em todas as variáveis analisadas no sêmen pré e pós-congelado, exceto para defeitos maiores. Entre diluidores, houve diferença (p<0,05) para motilidade, vigor, cauda dobrada e HO. Melhores resultados na viabilidade do sêmen pós-congelação foram obtidos com o diluidor Nagase quando comparado ao diluidor Bioxcell®. Houve variação na puberdade e maturidade sexual nos tourinhos Gir Leiteiro, mesmo sob manejo alimentar adequado.
2019-08-10T22:37:27Z
Anibal Souza Felipe da Silva
Existe uma literatura para bebês?
Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa Linguagem e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG e tem por objetivo principal investigar o teor literário em livros de literatura destinados a crianças de 0 a 2 anos. Para tal, busca aproximações com o universo infantil, considerando os bebês como sujeitos que são produtos e produtores de cultura e que, na troca de experiências como os outros e com o meio, constroem suas singularidades. Analisar as publicações literárias para bebês apresenta-se como um grande desafio, uma vez que as crianças dessa faixa etária estão dando os primeiros passos rumo à ordenação do mundo. A abstração tão necessária para que as crianças possam criar outros mundos em outros tempos e espaços, característica do texto ficcional, ainda não está garantida em obras para esta faixa etária e isso acarreta diferenças singulares nas publicações para esse público. Podem esses livros receber o selo de literários? Podem os bebês produzir sentidos em contato com narrativas ficcionais? Para responder tais perguntas é preciso o apoio de lentes teóricas que consideram a infância como um acontecimento e os bebês como sujeitos que se constituem na linguagem e que por meio dela subjetivam e compartilham suas experiências. A opção de conhecer e analisar os livros de literatura infantil destinados aos bebês objetivou categorizá-los segundo suas propostas interlocutórias e entrelaçá-los com as perspectivas vigostskiana, wallonianas e golseanas de ampliar as experiências afetivas e cognitivas das crianças, levando em conta as particularidades dessa faixa etária. Bernardo, Compagnon, Eagleton, Jouve são, também, importantes interlocutores dessa pesquisa uma vez que redimensionam o conceito stricto sensu dado à literatura, atitude tão necessária para a apreensão da pluralidade de produções existentes na atualidade. Na esteira da ampliação desse conceito, autores com Hunt e Sosa auxiliam a configurar as especificidades dos textos literários destinados às crianças. O corpus de análise foi selecionado a partir de acervo particular e intentou abranger a diversidade de produções para essa faixa etária. Foram levantadas as seguintes categorias: materialidade, temática, gêneros, número de palavras, conceito da obra. Os resultados indicam que, dentro de um conceito mais abrangente de literatura, é possível classificar livros destinados a bebês como literários desde o instante em que a ruptura com a realidade se materialize, não como uma transcrição, mas como uma (re) apresentação do real. Ainda que muitos livros infantis destinados a bebês não apresentem uma estrutura narrativa, já se observa a fratura com o real e um exercício ficcional capaz de criar tensões das mais variadas cores e tons.
2019-08-11T22:52:33Z
Cristiene de Souza Leite Galvão
Sabões e detergentes: uma abordagem investigativa contextualizada
Para a realização deste trabalho de pesquisa, foi desenvolvido e avaliado um conjunto de aulas para uma turma da 3ª série do Ensino Médio de uma escola particular de Santa Luzia, com uma abordagem investigativa adotando o tema o uso de sabões e detergentes e a degradação ambiental do Rio das Velhas em Santa Luzia com a intenção de avaliar o impacto destas no processo de ensino e aprendizagem. A avaliação dos resultados dessas ações foi realizada por meio da aplicação de uma série de testes aos estudantes, registro dos acontecimentos da sala de aula em um relatório da atividade experimental, realizados no segundo semestre de 2011. Os alunos participantes desta pesquisa, em anos anteriores realizaram atividade experimentais com poucos questionamentos, apenas seguindo um roteiro ao contrário das atividades desenvolvidas em 2011 e relatadas nesse trabalho, as quais tiveram um caráter investigativo contextualizado. Finalmente acreditamos que a realização desse projeto contribuiu para o desenvolvimento do pensamento crítico na formação dos estudantes participantes da pesquisa, valorizando a cidadania e proporcionando uma nova leitura do mundo com implicações da Ciência e da Tecnologia.
Condições de publicidade em processos de accountability: uma análise a partir da Comforça de Venda Nova
A pesquisa trata das condições de publicidade, consideradas como produto de uma série de fatores que agem em conjunto para conferir a determinado objeto um caráter público. Discute a noção de condições de publicidade, problematizando as dinâmicas que assume no campo da comunicação pública em processos de accountability do governo para os cidadãos. Adotou-se o método do estudo de caso, tomando como objeto empírico os fóruns da Comissão de Acompanhamento e Fiscalização da Execução do Orçamento Participativo Comforça de Venda Nova. A instância participativa coordenada pela Prefeitura de Belo Horizonte reúne regularmente grupos da região periférica da cidade para a accountability da implantação dos empreendimentos do programa. Após revisão teórica, foi feita a análise das dimensões de accountability da Comforça de Venda Nova, do público participante e dos fatores acessibilidade, disponibilidade e generalidade na configuração das condições de publicidade dos fóruns. Foram utilizados os procedimentos de levantamento documental, observação sistemática do fórum, entrevistas semiestruturadas com gestores e participantes, e survey com o público da instância participativa. Além de constatar uma relação de dependência mútua entre os níveis de publicidade e as dimensões do processo de accountability estudado, a pesquisa evidenciou que as condições de publicidade não são dadas a priori e nem dependem apenas daquilo que a organização ou o próprio objeto faz. As condições de publicidade e o caráter público de um objeto são continuamente reconstruídos de modo complexo nas relações com os públicos.
2019-08-13T03:50:49Z
Jessica Antunes Caldeira
O gênero textual piada: uma abordagem à luz da Teoria da Estrutura Retórica em interface com o modelo laboviano
Esta tese apresenta, numa perspectiva textual discursiva, o estudo da piada na modalidade escrita, com o propósito de identificar a organização textual desse gênero, entendida como a sua prototipicidade. A fundamentação teórica que sustentou este trabalho foi centrada em estudos funcionalistas, especificamente na Teoria da Estrutura Retórica (Rhetorical Structure Theory – RST), proposta por Mann & Thompson (1988). Ressalta-se que a RST é uma teoria descritiva que, com foco na coerência, tem como objetivo verificar as relações retóricas que emergem entre as porções textuais (text spans), constatando, assim, a organização do texto. As unidades de informação (idea unit) foram caracterizadas como jatos de linguagem, tal como postuladas por Chafe (1982). Para identificar as relações retóricas, foi utilizado o critério da plausibilidade, atribuindo uma função a cada porção de texto, de acordo com o que se julgou ser mais plausível. Priorizou-se a macroestrutura textual, caracterizada como a estrutura semântica global do texto, conforme propõe van Dijk (1992). Pretendeu-se, ainda, verificar as relações retóricas que emergiram nos pares dialógicos na macroestrutura. Outro pressuposto teórico referendado, neste estudo, diz respeito ao modelo narrativo de Labov & Waletsky (1967), que concebem seis elementos da narrativa, tais como orientação, complicação, avaliação, resolução, resumo e coda, de forma que os dois últimos são opcionais. A análise de acordo com o modelo laboviano apontou que o gênero piada apresenta três partes: a orientação, a complicação e a resolução. Para os conceitos de texto, textualidade e gênero utilizados neste trabalho, foram levados em conta fundamentos básicos da Linguística Textual, à luz do que propõem Bakhtin (2000), Marcuschi (2008), (Koch e Vilela (2001) e Dell’Isola (2001). Essa opção se justifica pelo fato de a piada ser um gênero textual, ou seja, uma forma de interação comunicativa, que se manifesta em todos os campos da atividade humana com objetivos sociocomunicativos, os quais podem estar atrelados aos fatores da textualidade como a coerência, a intencionalidade, a aceitabilidade e a situacionalidade. Um outro aspecto considerado refere-se à inferência que, segundo Dell’Isolla (2001, p. 44), “é uma operação mental em que o leitor constrói novas proposições a partir de outras dadas.” Após análises preliminares, levantou-se a hipótese que balizou este trabalho e que se alicerçou no fato de se constatar a recorrência das relações retóricas de background (fundo), preparação, circunstância, elaboração, sequência, lista, contraste; além dos elementos do modelo da narrativa laboviana: orientação, complicação e resolução. O corpus foi constituído por cinquenta piadas com temáticas diversificadas, retiradas da internet e de sites especializados de domínio público, tendo sido apresentada, neste trabalho, a análise de um corpus representativo de 15 piadas. Os resultados da análise evidenciaram que a interface entre a Teoria da Estrutura Retórica e o modelo narrativo laboviano (1967) mostrou aspectos pontuais marcantes na emergência das relações retóricas na e pela macroestrutura narrativa, trazendo novos elementos para a caracterização e organização textual do gênero piada.
2019-12-10T14:58:38Z
Cristina Mara França Pinto Fonseca
Implantação do processo VER e VAL de Software usando MPS.BR em umafábrica de software
Com objetivo de obter o nível C do MPS.Br muitas empresas estão buscando adquirir alta qualidade em todos os seus processos. Devido a este processo, a qualidade do software esta cada dia mais em evidência seja pelo cliente que deseja um produto de qualidade, ou pela empresa que deseja possuir excelência nos seus produtos comobjetivo de adquirir novos clientes a cada dia. Como ocorre em toda mudança é necessário que as organizações mudem hábitos, paradigmas e adotem processos que venham a garantir a melhoria em todas as etapas do desenvolvimento do software. Esta monografia tem como objetivo abordar a aplicação do processo de verificação evalidação proposto no MPS.Br em um software de gestão hospitalar, abordando todos os processos, elaboração e execução de testes, mostrando que com planejamento e execução dos testes desde o processo inicial do projeto até a entrega do software ao cliente, com certeza irá obter bons resultados de qualitativos ao produto final.
2019-08-09T23:20:57Z
Carlos Magno Dias Russo
Modelos de concepção para estruturas em concreto armado com comportamento não linear obtidos pelo método de bielas e tirantes e otimização topológica
A atual tendência de projetos estruturais mais ousados leva a uma sequência complexa de análises capazes de modificar os parâmetros da estrutura, suas condições iniciais e de contorno. Tais modificações podem tornar o projeto adequado, tanto em relação às restrições econômicas quanto para as restrições técnicas. Portanto, a busca por novos sistemas estruturais e construtivos, capazes de conciliar desempenho e segurança, torna necessário o conhecimento aprofundado do comportamento mecânico das estruturas sujeitas a diferentes condições de carregamento. O modelo de bielas e tirantes tem sido adotado para o dimensionamento de alguns tipos de elementos estruturais em concreto armado e regiões onde há alterações geométricas e concentrações de tensões, chamadas regiões D. Esse método permite obter uma melhor representação do comportamento estrutural e mecanismos resistentes nas estruturas de concreto. No entanto, a escolha do modelo topológico depende basicamente da experiência do projetista em compatibilizar a geometria dos fluxos internos de cargas e os pontos de apoios. Com isso, há certa dificuldade em suas aplicações, já que a concepção do modelo pode apresentar alguma incerteza. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo a aplicação do modelo de bielas e tirantes para elementos estruturais não lineares juntamente com um método de otimização topológica avançado. A técnica de otimização topológica adotada considera a diminuição progressiva da contribuição da rigidez dos elementos finitos com baixos valores de tensões. As análises realizadas poderão proporcionar ao projetista estrutural melhor entendimento de processos de concepções estruturais, garantindo a segurança e a confiabilidade na resolução de problemas complexos envolvendo o concreto estrutural
2019-08-13T00:18:59Z
Marcela Bruna Braga França
Efeitos da experiência de viagem em turistas idosos: uma análise quanto às relações entre turismo e qualidade de vida
A presente pesquisa teve como objetivo entender os efeitos da experiência de viagem em turistas idosos através das relações entre turismo e qualidade de vida. E para alcançar esse objetivo, a pesquisa foi dividida em dois estudos que se relacionam entre si. O estudo 1 diz respeito a uma revisão sistemática, em bancos de dados nacionais, para identificar e levantar características de pesquisas sobre turismo e qualidade de vida no Brasil. Já o segundo estudo é uma análise quanto às relações que podem existir entre perfil sociodemográfico, características da viagem realizada, avaliação dos efeitos da viagem e a avaliação da qualidade de vida dos turistas idosos pesquisados. Como método para o primeiro estudo, foi utilizado três momentos distintos: antes, que corresponde a definição dos critérios de inclusão e exclusão das pesquisas, dos bancos de dados, das datas e palavras-chave; durante, que diz respeito à busca propriamente dita; e depois, que se refere à descrição e a análise criteriosa das pesquisas selecionadas. Os principais achados da revisão sistemática confirmam a existência de poucas e limitadas pesquisas que relacionam turismo e qualidade de vida nos bancos de dados nacionais. Foram selecionadas 32 pesquisas, porém apenas sete delas utilizaram turistas idosos como população ouvida. Ao fim da revisão sistemática, conclui-se que o turismo contribui de forma positiva na qualidade de vida dos turistas idosos. Já para o método do estudo 2, foi uma pesquisa tipo survey, com abordagem predominantemente quantitativa. Foram ouvidos 98 turistas idosos (60 anos ou mais) participantes de grupos virtuais do Facebook, no período de outubro de 2017 a janeiro de 2018, que fizeram viagem nos últimos 12 meses. Para o instrumento de pesquisa foram utilizados cinco questionários: sociodemográfico, características da viagem realizada, satisfação dos efeitos da viagem, avaliação da qualidade de vida específica do idoso (WHOQOLOLD) e avaliação da qualidade de vida geral (WHOQOL-Bref). Para a análise dos dados foram aplicados testes quantitativos, como frequência, média, desvio-padrão, teste de correlação de Pearson e teste não-paramétrico de Mann-Whitney; e para a análise da parte qualitativa foi aplicado a análise de conteúdo. Os principais achados do estudo 2 confirmam que de fato o turismo contribuiu para a qualidade de vida dos idosos desta pesquisa de forma direta e significativa. Isto é, os turistas idosos indicaram que, levando em consideração seu perfil sociodemográfico e as características da viagem, há uma satisfação positiva acerca dos efeitos da viagem em sua qualidade de vida e existem uma percepção positiva tanto na qualidade de vida específica do idosos, quanto na qualidade de vida geral. Aspectos como religião, renda familiar, destino visitado, duração da viagem e custo da viagem são fatores que podem inferir de forma diferente na qualidade de vida dos idosos. Já aspectos como sexo, idade, estado civil e exercício de atividade remunerada não interfere de forma diferente nos turistas idosos desta pesquisa.
Financiamento público da educação superior: um estudo comparativo entre Brasil, Canadá e China
A presente tese busca demonstrar a importância do financiamento público para o desenvolvimento de ações e iniciativas na educação superior, utilizando como referência indicadores e políticas públicas para o financiamento da educação superior no Brasil, Canadá e China entre os anos de 2003 e 2012. Para tanto, são apresentados conceitos de planejamento, finanças e orçamento público, evidenciando as funções do Estado, a evolução do orçamento público e a intervenção estatal e suas responsabilidades econômicas. Uma vez conhecido o papel a ser desempenhado pelo Estado em todas as dimensões ao qual ele é responsável, delimitou-se então para a dimensão da educação superior, iniciando com os principais desafios da educação superior mundial, com foco nos efeitos da globalização. Posteriormente, como uma junção dos dois tópicos supracitados, o presente estudo apresenta o financiamento público da educação superior, detalhando as várias ações e iniciativas do governo brasileiro, canadense e chinês. No que se refere à metodologia, esta tese é delineada sobre os princípios do paradigma Funcionalista, sendo definida como um estudo exploratório, de abordagem qualitativa e quantitativa, além de ser aplicado, empírico e multicaso. Os dados foram coletados mediante a pesquisa documental, bibliográfica, entrevistas semi-estruturadas junto aos dirigentes governamentais e questionários não estruturados junto aos especialistas em educação superior e as lideranças estudantis dos respectivos países. A análise de dados quantitativos foi dividida em três etapas. Na primeira etapa, foi realizada uma análise comparativa entre indicadores gerais do Brasil, Canada e China, por meio de modelos de regressão log-lineares via método de Quase-Verossimilhança, no sentido de compreender o desempenho dos três países. Na segunda etapa, foi executada uma análise de correlação entre os mesmos indicadores utilizando uma matriz de correlação de Spearman e um mapa perceptual gerado via Análise de Componentes Principais, de modo a se compreender quais os indicadores possuem influência significativa entre si. Na terceira e última etapa, foi realizada uma analise de eficiência em relação às políticas públicas dos países estudados, apresentando o desempenho de todas as políticas públicas analisadas. Para o tratamento qualitativo, os dados coletados por meio dos questionários não estruturados e das entrevistas semi-estruturadas foram tratados utilizando como referência a técnica de análise de conteúdo categorial, com o objetivo de confirmar ou refutar os achados na etapa quantitativa. A partir da análise dos dados quantitativos e qualitativos, traçaram-se proposições no intuito de contribuir com o debate em torno do progresso da educação superior no Brasil. As proposições foram delineadas em três grandes dimensões: proposições propensitivas, proposições no financiamento e proposições estruturais. As proposições propensitivas analisaram o impacto das variáveis que se relacionam diretamente com a expansão da educação superior, gerando ao final um modelo estrutural. As proposições no financiamento demonstraram opções de investimento para a educação superior brasileira, seja por criação de novas políticas ou adequação em políticas existentes. As proposições estruturais sugeriram alterações de cunho organizacional para o sistema de educação superior brasileiro. Finalmente, demonstrou-se a necessidade de se promover o progresso na educação superior do Brasil, e tal como evidenciado, nações que têm se destacado podem ser uma excelente referência para que, finalmente, se transforme o país pela educação.
Compreendendo os sentimentos e emoções dos pacientes recém-estomatizados
A evolução tecnológica trouxe avanços significativos na elaboração de dispositivos coletores e produtos para estoma, além do aumento de enfermeiros especialistas na área de cuidado da pessoa com estoma. Apesar disso, uma grande proporção de pacientes continua a ter problemas de ajustamento. Objetivo: compreender os sentimentos apresentados pela pessoa no pós-operatório de cirurgia geradora de estoma. Metodologia: trata-se de uma metassíntese, cuja busca de artigos para a amostra ocorreu nas bases MEDLINE, SciELO e LILACS. Foram identificadas 59 publicações e três artigos compuseram a amostra por atenderem os critérios de inclusão. Resultados: foram reveladas seis categorias de análise compreendendo desde o primeiro contato com o estoma até a construção de novos horizontes e permeando os temas como o estoma afeta a minha vida, o poder da adaptação, a enfermeira como assessora para a transição e o desejo do cuidado humanizado. Os sentimentos identificados foram organização em dois grupos: de sentimentos negativos e de positivos. No primeiro grupo foram alocados dez sentimentos com destaque para a insegurança por causa do cheiro, medo de inconvenientes com o estoma e tristeza pela dificuldade de adaptar-se. Os sentimentos positivos surgem após o processo de adaptação como harmonia, gratidão por ter sobrevivido ao câncer e fé. Conclusão: o cuidado do estomizado torna-se um desafio profissional, pois ultrapassa o conhecimento teórico sobre o estoma. Envolve entender o que se passa realmente na vida de cada pessoa, o que sabe, o que entende do processo de mudança por qual passa, envolve a família e a sociedade.
2019-08-12T10:14:28Z
Raquel Resende Cabral de Castro e Silva
Análise de parâmetros acústicos e psicoacústicos da sonoridade do oboé associados aos diferentes estilos de raspados de palheta
A presente tese trata da análise de parâmetros acústicos e psicoacústicos associados aos dois principais modelos de raspagem de palhetas de oboé: o raspado curto (relativo às palhetas alemãs, ou de raspado europeu) e o raspado longo (correspondente à palheta americana). Os materiais e procedimentos utilizados na produção das palhetas de oboé e os conceitos estéticos relacionados às tipologias de raspado são apresentados na introdução e contextualização, assim como o desenvolvimento histórico do oboé e da sua palheta, os raspados majoritariamente utilizados no Brasil e a importância da palheta na performance musical do oboísta. Realizou-se um estudo descritivo do tipo transversal entre setembro e dezembro de 2017, cuja coleta de dados foi dividida em duas etapas: aplicação de um questionário, semi-estruturado, a 21 oboístas prossionais, brasileiros e estrangeiros, que gravaram dois excertos musicais contrastantes e a realização de um teste subjetivo de percepção em 73 músicos, docentes e discentes de três universidades brasileiras. As gravações foram analisadas segundo descritores acústicos e posterior tratamento estatístico. Contrapôs-se os dados acústicos, extraídos através dos descritores, com os dados coletados no questionário e no teste subjetivo de percepção. Nota-se que os parâmetros físicos dos diferentes raspados das palhetas podem inuenciar a sonoridade e articulação dos oboístas, entretanto as referências e as demandas do seu contexto musical direcionam a maneira como os parâmetros acústicos serão manipulados, inuenciando o processo de produção e os ajustes das palhetas de oboé.
2019-08-10T06:08:25Z
Ravi Shankar Viana Domingues
Consumo de alimentos e bebidas selecionadas e níveis séricos de ácido úrico em adultos - ELSA- BRASIL (2008-2010)
INTRODUÇÃO: Maiores níveis séricos de ácido úrico (AU) são associados a disfunções como gota, síndrome metabólica, entre outras. Evidências sugerem que alguns alimentos e bebidas podem influenciar os níveis séricos de AU, mas resultados são inconsistentes. OBJETIVO: Investigar a associação entre o consumo diário dos grupos de alimentos e bebidas selecionados e o nível sérico de AU. MÉTODOS: Estudo transversal com dados da linha de base do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil), uma coorte multicêntrica de 15.105 servidores com idade entre 35 e 74 anos. Foram excluídos os participantes em uso de Alopurinol e Benzbromarona, que realizaram cirurgia bariátrica e que apresentaram consumo calórico extremo, totalizando 14.381 participantes. O consumo alimentar foi avaliado através de questionário de frequência alimentar contendo 114 itens. A associação entre o consumo de cada um dos grupos alimentares (porções/dia) e o AU sérico (mg/dL) e a hiperuricemia (AU≥6,8 mg/dL) foi investigada por meio de regressão linear múltipla e logística, respectivamente. RESULTADOS: Observou-se associação inversa entre o consumo de laticínios e o nível sérico de AU, com claro gradiente dose-resposta após ajustes. O alto consumo de carnes foi associado ao alto nível sérico de AU em mulheres, e o alto consumo de vísceras, em homens. O consumo de pescados e frutas, verduras e legumes não foi associado ao AU. Em homens, consumo moderado e alto de cerveja e destilados, mas não de vinho, foi associado ao alto nível sérico de AU. Em mulheres, somente o consumo de cerveja foi associado ao aumento de nível sérico de AU. CONCLUSÃO: Comportamentos saudáveis como maior consumo laticínios foram associados a menores níveis séricos de AU sugerindo potenciais benefícios. Já comportamentos de risco como consumo elevado de bebidas alcoólicas de diferentes tipos foram associados à maiores níveis de AU.
O direito à educação em questão: as tensões e disputas no interior do Programa Mais Educação
Partindo da noção de projeto político como um conjunto de crenças, valores e representações da vida societária, esta tese pretende revelar os conflitos que exprimem as disputas em torno do Programa Mais Educação, do Ministério da Educação. Para tanto, toma como referência que as disputas se fazem através da ação de sujeitos sociais, com interesses, valores e concepções de mundo. Neste sentido procura identificar a pluralidade e a polissemia de sentidos dadas ao direito à educação em curso no país, no intuito de revelar o que mobiliza o cenário público educacional e que projetos estão em disputa. Ao tratar o direito à educação como pano de fundo desta tese, procuro desvendar as formas milenares em que as desigualdades foram edificadas e como as promessas universais da educação como um direito de todos se chocam com realidades brutais das crianças e adolescentes que chegam às escolas. Para compreender os paradigmas que compõem a gramática dos direitos, tomo como referência teórica autores do campo do pós ou decolonialismo, como Quijano, Lander, Grosfoguel, Sousa Santos. Como contribuição às análises do campo educacional são trazidos autores que dialogam com as teorias decoloniais, como Arroyo e Walsh. A análise do PME leva em consideração a atuação de diferentes atores sociais, no campo dos movimentos sociais e no campo empresarial, nas disputas e conflitos em torno do Programa. Como aporte metodológico optou-se pela pesquisa documental de cunho qualitativo, por meio de fontes bastante diversificadas: sites e vídeos institucionais, matérias de jornais e revistas, livros, periódicos e publicações institucionais. Evidenciou-se que o Programa Mais Educação foi formulado por um conjunto de atores sociais, de diferentes matrizes teóricas e visões de educação. Significou uma aposta do MEC na possibilidade de construção coletiva de um programa cuja matriz principal, educação integral em tempo integral, é uma demanda de toda a sociedade. O Programa Mais Educação carrega os consensos conflituais em sua formulação e implementação. As tensões surgem na medida em que o programa passa a considerar os sujeitos silenciados e subalternizados, trazendo-os para o centro do Programa. Com o Novo Mais Educação, instituído pelo governo Michel Temer, o Programa deixa de ser uma política indutora de educação integral no país e passa a ser uma estratégia de melhoria da aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática. A mudança de foco traz a negação do sujeito como carregado de cultura, de valores, de identidades. Não dialoga com os saberes locais, com o território, com as comunidades e os movimentos sociais, ou seja, não há interlocução com o Outro diverso. É uma reestruturação conservadora num terreno ideológico que repousa em um campo semântico cuja lógica é a meritocracia, a eficiência do mercado e a hierarquia, em detrimento do protagonismo dos sujeitos e de uma lógica de reconhecimento de direitos e espaços democráticos.
2019-08-10T13:55:28Z
Patrícia Moulin Mendonça
O modernismo em Belo Horizonte: a contribuição de Achilles Vivacqua
Esta dissertação dedica-se a estudar, sob um novo prisma, a cidade de Belo Horizonte na década de 1920, o modernismo mineiro e a vida e a obra do escritor Achilles Vivacqua, que, uma vez instalado na capital mineira, criou fortes e íntimos laços de amizade com grandes nomes da literatura, como Carlos Drummond de Andrade e Pedro Nava. A hipótese da pesquisa é de que Achilles Vivacqua, ainda que não seja muito conhecido atualmente, teve, na época em que viveu, grande importância para o cenário cultural da cidade de Belo Horizonte, bem como para o campo da literatura produzida em Minas Gerais e no Brasil, participandoativamente do movimento modernista mineiro. Acreditamos que, se lido e estudado, o autor pode acrescentar muito aos estudos sobre a literatura produzida em Minas Gerais, especialmente para a compreensão do modernismo mineiro, que, de certa forma, é relegado,nos estudos literários, à sombra do movimento ocorrido em São Paulo. O que constatamos como o legado literário mais importante de Achilles Vivacqua é a sua maneira de lidar com a literatura. Ele observava tudo o que havia ao seu redor, processava e, depois, mostrava ao mundo a sua visão, o seu pensamento, a sua literatura. Não adotava nenhum tipo de manual, não seguia à risca e religiosamente as ideologias pregadas pelos artistas da época, mas, sim, estudava-as e, à sua maneira, expressava o que havia compreendido de tudo. A pesquisa permite reforçar a importância de Achilles Vivacqua, seu contexto, seu mundo, sua literatura; da cidade de Belo Horizonte e do modernismo mineiro, dentro do recorte. Demonstra, também, que é possível estudar este último sem se ter como norte apenas escritores canônicos e consagrados.
2019-08-13T06:08:33Z
Juliana Cristina de Carvalho
Perfil dos docentes do centro técnico profissional de enfermagem de Carmo do Paranaíba - MG
O presente estudo possibilitou analisar o perfil dos docentes de um curso técnico de enfermagem de uma escola no interior do Triângulo Mineiro, Carmo do Paranaíba, através das variáveis sócio-demográficas e de formação dos docentes. Tratou-se de um estudo descritivo de abordagem quantitativa, realizado em 2011 com 09 docentes de ensino do nível técnico. Os resultados evidenciaram que a maioria destes profissionais é adulto jovem com idade de 26-30 anos, predominantemente do sexo feminino e enfermeiras. Constata-se que todos possuem experiência na área de formação técnica, mas a maioria não possui curso de formação pedagógica e ministram aula a mais de 03 anos. De acordo com este estudo observamos que todos possuem mais de dois vínculos empregatícios, caracterizando a docência como atividade secundária, verificando-se a necessidade de estes docentes investirem em sua formação pedagógica, a fim de adquirirem competências e habilidades necessárias à formação de profissionais de enfermagem.
2019-08-10T19:26:55Z
Lidiane da Silva Andrade