Repositório RCAAP

Resposta hidrológica de uma bacia hidrográfica urbana à implantação de técnicas compensatórias de drenagem urbana - Bacia do Córrego do Leitão, Belo Horizonte, Minas Gerais

A intensa urbanização resulta na maior impermeabilização do solo e no consequente aumento do escoamento superficial, contribuindo para o aumento do potencial de ocorrência de inundações. Quando altas taxas de impermeabilização e altas declividades são observadas em bacias pouco extensas, na ocorrência de precipitações de grande volume e curto período de duração, há grande probabilidade de formação de enxurradas. Na bacia do córrego do Leitão, eventualmente esses fatores se combinam, ocasionando enxurradas e inundações desde o início de sua ocupação, o que motivou a construção de uma bacia de detenção que amortece parte das cheias. Este estudo avalia a resposta hidrológica da bacia hidrográfica a eventos chuva-vazão nas seguintes situações: cenário atual; sem a bacia de detenção; com máxima impermeabilização permitida pela legislação; e com implantação de infraestruturas verdes em 100%, 50% e 10% da área impermeável da bacia. A modelagem hidrológica foi realizada por meio do software Storm Water Management Model (SWMM) 5.1 e a hidráulica pelo HEC-RAS. Para a construção dos cenários foram obtidas precisas bases cartográficas e topográficas da bacia, aplicadas ferramentas de geoprocessamento e calculadas as características hidrológicas. A precipitação foi representada através dos dados de três estações pluviométricas localizadas na bacia. Seis estações linimétricas instaladas ao longo do curso do córrego forneceram os dados utilizados na calibração e validação dos parâmetros do modelo hidrológico. Foram selecionados sete eventos para a calibração e 13 eventos para a validação. As funções objetivo alcançaram resultados satisfatórios: a média do coeficiente de Nash-Sutcliffe foi de 0,72, do erro percentual da vazão de pico de 11% e do erro percentual do volume escoado de 12%. Precipitações de projeto de tempos de retorno de 2, 10, 50 e 100 anos, com a duração crítica de 60 minutos foram simuladas para cada cenário, bem como dois eventos selecionados dentre os observados. Para o cenário sem a bacia de detenção, foi observada uma elevação média da vazão de pico da ordem de 70% no trecho ao longo da Avenida Prudente de Morais, enquanto no exutório o aumento foi de 10%. No cenário de máxima impermeabilização, a vazão de pico no exutório sofreu elevação média de 30%. Já nos cenários de implantação das infraestruturas verdes em 100%, 50% e 10% das áreas disponíveis, a vazão de pico foi reduzida, em média, em 60%, 30% e 5%, respectivamente. Os resultados evidenciam a eficiência da bacia de detenção no amortecimento de cheias, a importância da preservação dos remanescentes de áreas verdes na bacia para a redução da vazão de pico, bem como as potencialidades da bacia para implantação de infraestruturas verdes e os benefícios hidrológicos que estas podem promover, de aumento da infiltração e redução do escoamento superficial.

Ano

2019

Creators

Deyvid Wavel Barreto Rosa

Ações na perspectiva da lei 10.639/03 com alunos da educação de jovens e adultos

Este projeto é fruto da tentativa de incluir a educação das relações étnico-raciais, regulamentada pela lei nº 10.639, nas aulas de educação física de uma turma do 2º ano do 3º ciclo de uma escola municipal de Belo Horizonte. A história do futebol foi o conteúdo escolhido para tratar a temática racial por ser este um esporte marcado pela presença do negro como protagonista de conquistas esportivas e também em situações de discriminação e luta contra o racismo. Assim pretendeu-se formar uma percepção positiva da identidade negra ao destacar os feitos alcançados por esses atletas no futebol brasileiro, tanto do ponto de vista do alto rendimento esportivo quanto nos gestos e marcas históricas que afirmavam a luta pela igualdade racial no esporte. Para tanto, tem como referências teóricas Abrahão, Rodrigues Filho Custo-dio e Gonçalves enquanto pesquisadores das questões raciais no futebol; Gomes e Munangano esclarecimento sobre educação e relações étnico-raciais. Os procedi-mentos adotados no plano de ação envolveram aulas teóricas sobre as relações ét-nico-raciais na historia do futebol brasileiro com o apoio de vídeos e fotos, além da organização de um campeonato de futebol em homenagem a luta pela igualdade racial. Os resultados mostram que os alunos desenvolveram uma percepção positiva do negro e adoraram posturas de combate ao racismo.

Ano

2019

Creators

Paulo Henrique da Silva Luz

Estudo e desenvolvimento de técnicas de controle para grafos de eventos temporizados

Sistemas regidos pela ocorrência de eventos e que possuem somente fenômenos de sincronização e atraso de tempo podem ser modelados por grafos de eventos temporizados. A dinâmica desses sistemas pode ser descrita de forma linear por meio de uma álgebra não convencional chamada de álgebra max-plus. Com essa álgebra, é possível sintetizar estratégias de controle que fazem com que os sistemas respeitem as restrições impostas. Neste trabalho são apresentados dois problemasdistintos com abordagens diferentes. O primeiro problema trata de encontrar os tempos de entrada do sistema baseado no controle just-in-time. Esses tempos são encontrados de duas formas, a primeira utilizando principalmente a teoria de semimódulos e a segunda utilizando um algoritmo alternante. O segundo problema abordado visa encontrar uma matriz de realimentação de estado, a qual faz com que o sistema não viole as restrições impostas ao estado. Por fim, para testar o controle obtido, realizou-se aplicação de ambos os métodos de controle em sistemas de manufatura.

Ano

2019

Creators

Guilherme Gomes da Silva

Uma história sobre o infinito atual

O infinito sempre foi um tema polêmico na história da matemática. Nesta monografia de conclusão do curso fazemos uma breve descrição das ideias relacionadas a esse conceito começando com os pitagóricos na Grécia Antiga até a revolução nessa área proporcionada pelo grande matemático Georg Cantor no séc. XIX com a teoria dos conjuntos, que dá a matemática uma linguagem e notação dos conjuntos além de suas descobertas sobre os números cardinais de conjuntos infinitos. Cantor foi o primeiro a descobrir que existem conjuntos infinitos com diferentes cardinalidades ao provar que não pode haver uma correspondência biunívoca entre o conjunto dos números inteiros e dos números reais. Além disso, mostrou que a reta, o plano, o espaço tridimensional e todos os espaços de dimensão qualquer têm o mesmo número cardinal. Este trabalho apresenta alguns conceitos matemáticos introdutórios sobre a noção de infinito, em especial de infinito atual e finaliza mostrando alguns paradoxos famosos, o Paradoxo de Russell, o Paradoxo de Cantor e o Paradoxo de Richard, gerados a partir da própria natureza auto-contraditória da teoria dos conjuntos formulada por Cantor e as imprecisões da nossa linguagem.

Ano

2019

Creators

Christiano Otavio de Rezende Sena

Controle da alta prevalência de cárie em primeiros molares permanentes em escolares do município de Santa Efigênia de Minas

Com a política nacional de saúde bucal, equipes de saúde bucal foram incorporadas ao Programa de Saúde da Família a partir de 2000 buscando ampliar o acesso da população brasileira às ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal. No Município de Santa Efigênia de Minas a Equipe de Saúde da Família passou a contar com uma Equipe de Saúde Bucal em 2002. Atualmente há no município esforços para se organizar e melhorar o acesso da população ao serviço odontológico ampliando a oferta de serviço com a implantação de mais uma Equipe de Saúde Bucal. Os últimos levantamentos epidemiológicos nacionais mostraram uma redução na prevalência de cárie na população infantil na faixa etária de 5 e de 12 anos em algumas regiões relacionada às condições socioeconômicas da população. Em Santa Efigênia de Minas foi observado em um levantamento realizado pela Equipe de Saúde no segundo semestre de 2010 que de 623 crianças examinadas, da rede municipal de ensino, 498 apresentavam cárie no primeiro molar permanente, o que motivou a elaboração de um plano de ação para o enfrentamento do problema. O objetivo do presente trabalho foi relatar o plano de ação para controlar a alta prevalência de cárie em primeiros molares encontrada nos escolares do município. O plano de ação foi elaborado seguindo o método do Planejamento Estratégico situacional estudado no módulo sobre Planejamento e Avaliação das Ações em Saúde do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família. A Equipe de Saúde Bucal resolveu priorizar o problema da alta prevalência de cárie em escolares da rede municipal de ensino, identificado durante a realização do Diagnóstico Situacional da área de abrangência da Equipe de Saúde da Família de Santa Efigênia. Concluiu-se que as ações de saúde bucal devem ser fundamentadas nos preceitos da universalidade, integralidade e equidade, e para o controle da cárie dentária é necessário que haja uma mudança nos hábitos alimentares, garantia do acesso da população a recursos para cuidar de sua higiene bucal, a água fluoretada e também investimento em recursos humanos, estrutura física e educação continuada para Equipe de Saúde Bucal.

Ano

2019

Creators

Ermino José Souza

Síndrome da Ardência Bucal: terapia com estimulação salivar mecânica, qualidade de vida e transtornos psiquiátricos

Introdução: A síndrome da ardência bucal (SAB) é um transtorno crônico caracterizado pela sintomatologia de ardência constante com mucosa bucal de aspecto clínico aparentemente normal e ausência de achados laboratoriais. Múltiplos fatores têm sido associados com o desenvolvimento dessa doença, incluindo alterações salivares e transtornos psiquiátricos. Essa condição pode afetar a qualidade de vida dos indivíduos acometidos. Objetivo: Avaliar os efeitos da terapia de estimulação salivar utilizando um sialogogo mecânico sobre o fluxo salivar, a qualidade da saliva e os sintomas em pacientes com SAB; avaliar a qualidade de vida e a presença de transtornos psiquiátricos em indivíduos com SAB e comparar com um grupo controle. Materiais e Métodos: Vinte e seis pacientes com SAB foram submetidos a tratamento com estimulação salivar mecânica. Saliva em repouso e estimulada foram coletadas antes e após a terapia. Os níveis salivares de proteína total, fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF), interleucina-10 (IL-10), fator de necrose tumoral- (TNF-), IL-6 e fator de crescimento neural (NGF) foram avaliados antes e 90 dias após a terapia, por ELISA. Vinte e sete indivíduos pareados por sexo e idade foram inseridos no grupo controle e foram realizadas entrevistas através dos questionários SF-36 e OHIP-49. Para avaliação psiquiátrica os grupos contaram com trinta indivíduos com SAB e trinta e um indivíduos controle. Em ambos os grupos foram feitas entrevistas empregando o MINIPlus para diagnósticos psiquiátricos e em seguida aplicados os seguintes questionários: Escala de Avaliação de Depressão de Hamilton, Inventário de Depressão de Beck, Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE), Escala de Sonolência de Epworth, Dutch Fatigue Scale (DUFS), Dutch Exertion Fatigue Scale (DEFS). Resultados: Uma redução significativa na sensação de queimação e número de sítios de ardência, bem como uma melhora de distúrbios do paladar e xerostomia foram observadas após a terapia. O fluxo salivar não foi significativamente modificado. No entanto, a terapia resultou em uma diminuição significativa nos níveis salivares de proteínas totais e um aumento de TNF-. Os escores do SF-36 e OHIP-49 dos indivíduos com SAB foram significativamente piores em todos os domínios que os indivíduos controle (P0,05). A análise psiquiátrica mostrou que indivíduos com SAB possuem mais quadros de transtorno depressivo maior atual e passado, transtorno de ansiedade generalizada, hipocondria, cancerofobia, e que essas morbidades podem estar associadas (P0,05). Nas escalas psicométricas aplicadas indivíduos com SAB tiveram piores escores na Escala de Avaliação de Depressão de Hamilton, Inventário de Depressão de Beck, IDATE e DUFS (P0,05). Conclusões: Pacientes com SAB que fizeram uso de estimulação salivar mecânica tiveram uma redução clínica da sintomatologia. A SAB tem um impacto negativo sobre a qualidade de vida dos pacientes. Pacientes com SAB podem ter um determinado perfil psicológico e/ou psiquiátrico. Escalas psicométricas podem ser úteis no rastreamento dos transtornos psiquiátricos, bem como no acompanhamento do paciente e na avaliação de resultados do tratamento em pacientes com SAB.

Ano

2019

Creators

Fabrício Tinoco Alvim de Souza

Uma investigação sobre o ensino de contracepção em uma escola de Sete Lagoas/MG

A adolescência, é rotulada por ser uma fase problemática, pela sociedade. Isso ocorre, graças aos atos impensáveis cometidos por diversos jovens durante esse período. Um frequente problema, gerado por esses atos impensáveis, seria o início das atividades sexuais, que têm ocorrido cada vez mais precoce. Graças a isso, diversos jovens têm se exposto principalmente a Doenças Sexualmente Transmissíveis ou a gestações precoces. Devido aos fatos expostos, este estudo foi desenvolvido com o objetivo de investigar, como um grupo de adolescentes de uma escola pública de Sete Lagoas Minas Gerais, gostariam de receber informações sobre os métodos contraceptivos, durante as aulas de Ciências/Biologia. O levantamento de dados, foi realizado por meio de um questionário anônimo e estruturado, que apresentava questões relacionadas ao tema. Os participantes do estudo, cursavam o primeiro ano do ensino médio e possuíam idade média de dezesseis anos. Ao analisar os dados obtidos, foi perceptível a existência de dúvidas em relação a alguns métodos contraceptivos, embora todos os estudantes, tenham mencionado estar cientes da existência destes. Inicialmente, houve a hipótese de que os adolescentes tiram suas dúvidas em relação ao tema contracepção com seus amigos, ao analisar os resultados, houve a confirmação deste fato. Apesar disso, um número expressivo de jovens, também destacou a importância do professor, para o mesmo fim. Os educandos, também, puderam dar sua opinião sobre o ensino de Educação Sexual, e neste quesito, surgiram diversas críticas. Os jovens, mencionaram a necessidade da adoção de metodologias de ensino mais atrativas. Também ficou evidente, que um dos principais desafios em relação a abordagem de assuntos relacionados a Educação Sexual na escola, seja o próprio grupo familiar dos jovens. Como exemplo, pode ser citada a resistência por parte de alguns pais, em autorizar seus filhos a simplesmente responderem o questionário deste estudo, deixando dúvidas em relação a origem de tal resistência.

Ano

2019

Creators

Priscila Alves dos Santos

Sensibilidade antimicrobiana in vitro de isolados brasileiros de Lawsonia intracellularis

A Enterite Proliferativa Suína, causada pela bactéria Lawsonia intracellularis, é uma doença entérica de distribuição mundial, e de alta prevalência. Os sinais clínicos observados são diarreia, redução na conversão alimentar e no ganho de peso diário. A forma mais efetiva de tratamento é a terapia com antimicrobianos. Portanto, objetivo deste estudo foi determinar a concentração mínima inibitória (MIC) in vitro de ciprofloxacina, lincomicina e tiamulina em dois isolados brasileiros de L. intracellularis. Como L. intracellularis é um microrganismo intracelular obrigatório foi realizada avaliação de concentração inibitória mínima para as atividades extracelular e intracelular. A ciprofloxacina e a tiamulina apresentaram os melhores resultados de atividades extracelulares e intracelulares inibindo o crescimento de ambos os isolados brasileiros de L. intracellularis, apesar da ciprofloxacina ter apresentado concentração moderada nas duas duplicatas testadas para o isolado BRPHE02-E8 (variando de 8 e 4 ìg/mL). O mesmo não ocorreu para lincomicina, que apresentou concentrações elevadas ( 128 ìg/mL) em todos os testes realizados e para todos os isolados testados. Portanto, os dois isolados brasileiros de L. intracellularis testados nesse estudo têm maior sensibilidade in vitro a ciprofloxacina e tiamulina que a lincomicina.

Ano

2019

Creators

Ricardo Pereira Laub

Vox populi, vox dei : escolhas sociais, regras de votação e impossibilidades

A teoria da escolha social é o estudo sobre os processos e procedimentos de decisões coletivas visando compreender como uma coletividade (eleitores, legisladores, corte, comitê, etc.) pode representar uma preferência social tendo como base as preferências dos membros individuais. Numa democracia, a forma clássica de se realizar tal decisão é possibilitar que cada indivíduo possa expressar-se através do voto. Entretanto, em função da existência de distintas regras de votação, como saber, de fato, qual a escolha social? O objetivo dessa dissertação é fazer uma discussão entre a filosofia política normativa e a teoria da escolha social, tendo como foco os teoremas de impossibilidade de Arrow (1951), Gibbard (1973), Satterthwaite (1975) e Sen (1970). Para desenvolver o argumento, apresenta-se a teoria da escolha social em uma perspectiva histórica e os critérios normativos das distintas regras de votação, bem como os principais teoremas. Apesar de serem resultados normativos com conotações negativas, apresenta-se como resultado colateral a possibilidade de diálogo entre a teoria da escolha social e a teoria deliberacionista de democracia.

Ano

2021

Creators

Bruno Rodrigues Pinheiro

Banquete lapidoso: tecnologia lítica em contextos festivos no sítio Porto de Santarém, Baixo Amazonas

Esta pesquisa tem como objetivo principal caracterizar o material lítico presente no sítio Porto de Santarém, município de Santarém, região do Baixo Tapajós. Esse material foi encontrado em feições arqueológicas denominadas pelas pesquisas arqueológicas da região como bolsões. Pretende-se ainda contribuir para a construção de uma interpretação sobre a natureza desses bolsões. Esse material está distribuído em quatro bolsões, três contíguos e o outro mais ao sul, todos na área denominada de 2A. Por ser normalmente interpretado como vestígio de atividade ritual, neste trabalho questionei sobre a formação do registro arqueológico, as práticas de descarte e o que na arqueologia tem sido convencionalmente considerado material ritual.

Ano

2019

Creators

Tallyta Suenny Araujo da Silva

Pianista colaborador: a formação e atuação performática voltada para o acompanhamento de flauta transversal

Esta dissertação tem como foco de pesquisa os diferentes papéis do pianista colaborador, discutindo a sua formação no meio acadêmico, a terminologia utilizada de acordo com sua especialização no meio em que atua, o levantamento de suas competências e habilidades. Usamos como referência o acompanhamento da flauta transversal e o repertório desse instrumento com piano. Primeiramente contextualizamos o pianista colaborador nos diferentes períodos da História da Música, através de revisão bibliográfica referente ao assunto. Preparamos também questionários que foram encaminhados a pianistas colaboradores atuantes e a professores de piano e de flauta transversal, no intuito de averiguar as principais questões que envolveriam a formação e a qualificação do profissional colaborador no mercado de trabalho brasileiro. Podemos observar que há grande procura desse profissional em instituições de ensino de música, ao mesmo tempo em que existe uma carência de profissionais qualificados para atender essa demanda. Indicamos como alternativa o Disklavier, ferramenta que poderia auxiliar o estudo e preparo dos instrumentistas e cantores, não substituindo o pianista em performances. Concluímos que a formação do pianista colaborador é feita empiricamente, pois o meio acadêmico brasileiro não oferece cursos específicos para essa formação.

Ano

2019

Creators

Adriana Abid Mundim

Karl Popper e o problema da probabilidade

Este trabalho tem como meta o estudo e compreensão do papel da teoria da propensão (tese de Karl Popper) nos fundamentos do cálculo de probabilidade. Para a execução da proposta, o presente trabalho foi organizado em três partes. O primeiro capítulo se ocupa de fornecer uma revisão básica sobre fundamentos do cálculo de probabilidade e algumas de suas propriedades, nesta primeira parte também é abordado o debate entre subjetivismo e objetivismo na filosofia da probabilidade contemporânea, mostrando como as diferentes interpretações (clássica, lógica, subjetiva e frequencial) se encaixam no debate proposto. O segundo capítulo é dedicado ao problema da indução e a sua relação com algumas correntes probabilísticas, como a teoria lógica e freqüêncial. O estudo parte do problema epistemológico da validação do raciocínio indutivo (começando por Hume e indo até as formulações contemporâneas) e apresenta possíveis soluções probabilísticas para essa questão. Nesta segunda parte também é estudado os ataques de Popper ao raciocínio indutivo, tanto no âmbito epistemológico quanto no âmbito probabilístico. No último capítulo a teoria da propensão é apresentada e analisada, bem como suas soluções para os problemas retratados ao longo do trabalho. A teoria da propensão se localiza na vertente objetivista do debate apresentado, ela nasce da necessidade que Karl Popper percebeu em fortalecer os argumentos da teoria da frequência contra os ataques subjetivistas.

Ano

2019

Creators

Diego Henrique Figueira de Melo

A reengenharia do ensino das engenharias: da construção do discurso oficial à construção de reformas curriculares

Este trabalho tem como objetivo analisar a reengenharia do ensino das engenharias, desde a construção do Programa REENGE até a produção de reformas curriculares em duas escolas de engenharia. A investigação se insere em uma perspectiva sociológica com produção teórica na Nova Sociologia da Educação e na Teoria Crítica de Currículo e se articula com o modelo de dispositivo pedagógico de Basil Bernstein, que possibilita estudar reformas educacionais. Os procedimentos metodológicos utilizados para a coleta de dados foram a observação, a entrevista e a análise documental. A pesquisa empírica foi dividida em três partes. A primeira examina a construção do Programa REENGE: sua origem, sua finalidade e as discussões que antecederam sua implementação nas escolas de Engenharia em geral. A segunda analisa a reforma nas Escolas A e B: os projetos escolares, suas relações com o REENGE, as resistências e os conflitos. A terceira refere-se ao estudo de caso da reforma do curso de Engenharia Civil da Escola A: as continuidades e as rupturas do currículo, e as diferenças entre o currículo projetado e o currículo implementado. No que diz respeito à formação docente, o estudo revela a necessidade de fomentar, no interior das escolas pesquisadas, um processo que favoreça o exercício da análise crítica sobre o currículo.

Ano

2019

Creators

Eduardo Marques Arantes

Apreciação dos métodos de avaliação da engenharia semiótica para sistemas colaborativos

Sistemas colaborativos estão cada vez mais populares, porém, sua avaliação continua a ser uma tarefa complexa. Sua complexidade é ampliada pela dificuldade em definir o que é necessário avaliar, e com essa informação, identificar qual é o método mais adequado para realizar a avaliação com tal foco, identificando os principais problemas relacionados. Uma maneira proposta para se gerar informações sobre os métodos é comparando-os: avaliando o que cada método identifica, a fim de ajudar na decisão sobre o método mais interessante de se usar em um determinado contexto. Assim esse trabalho propõe e discute critérios qualitativos de avaliação que permitam a comparação dos métodos de avaliação propostos pela Engenharia Semiótica - o MIS, o MACg e a Manas. Estudos de casos foram realizados com os esses métodos, para o domínio de sistemas colaborativos e os problemas encontrados por cada um foram classificados de acordo com os critérios definidos, permitindo a identificação do foco do método.

Ano

2019

Creators

Natalia Sales Santos

'A dor dorme com as palavras': a poesia de Paul Celan nos territórios do indizível e da catástrofe

Neste estudo pretende-se, a partir do legado literário do poeta Paul Celan, efetuar uma aproximação da aporia em torno da (im)possibilidade de representação da experiência catastrófica, considerada traumática e indizível. Visa-se, ademais, propor uma reflexão sobre os efeitos da experiência poética neste âmbito. Para tal empreitada, foi necessária uma incursão em uma parte da lírica celaniana. Deter-se-à na análise de noções como as de testemunho,representação, indizível, trauma, dor e sublimação, bem como no fato de que a língua poética de Celan era o alemão, que fora simultaneamente sua língua 'materna e dos assassinos' ['Muttersprache-Mrdersprache']. A obra de Paul Celan demonstra a possibilidade de uma poesia após Auschwitz que se utiliza de procedimentos poéticos para incorporar o silencio como forma de falar. Observa-se que o poeta opera de maneira a não tornar 'belo' ou 'facilmente assimilável' o horror da Shoah, além de que sua poética torna-se mais fragmentária e silenciosa, no paradoxo entre o hermetismo e a dialogia. Assim sendo, foram apontados caminhos para a abordagem do problema da representação da catástrofre. Identificou-se, também, um duplo aspecto dos efeitos da escritura - restaurador e disruptivo -, em especial daquela que se encontra nos territórios do indizível e da catástrofe.

Ano

2019

Creators

Mariana Camilo de Oliveira

O poema concreto e a contribuição de Lacan: a não-relação endereçada

O poema concreto e a contribuição de Lacan consiste na localização do poema concreto, tal como ele é formulado pelo projeto comum de Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Décio Pignatari, com a contribuição da teoria de Jacques Lacan, principalmente no que diz respeito à noção de suplência. Essa localização demonstra que o poema concreto apresenta as duas soluções de suplência, propostas por Lacan, porque sua produção é comparável ao nó topológico que ocasiona a escrita de registros diferentes e é endereçado à linguagem como poesia, ao mesmo tempo. A proposta central desta pesquisa é que a linguagem dos poemas concretos alcança assim uma prática particular, na qual o signo verbivocovisual, que ata os signos verbal, vocal e visual, é um quarto elemento de qualidade diversa e que aparece ao lado da solução poética, desfazendo a disjunção entre topologia e poesia. Ambas as vertentes constróem a nova poesia, como a não-relação entre esses diferentes signos, a qual é escrita e endereçada como um poema, reconhecido enquanto tal. E, por se tratar de uma obra de arte aberta, o poema concreto deixa lugar à surpresa que é incluída em seu jogo de linguagem.

Ano

2019

Creators

Rosangela Ramos Corgosinho

Aspectos do comportamento acústico do lobo-guará chrysocyon brachyurus (Illiger 1815)

Desde que o repertório vocal do lobo-guará foi descrito na década de 1980, as pesquisas envolvendo a espécie passaram a focar principalmente seus hábitos alimentares, uso de área e doenças e não houve mais estudos a respeito de seu comportamento acústico. O objetivo deste estudo foi descrever o repertório vocal do lobo-guará em cativeiro e investigar os contextos em que os tipos de vocalização são usados para tentar determinar suas funções, revisando a literatura existente. Foram analisadas 935 vocalizações de 10 lobos-guaráadultos, descritas qualitativamente usando o alfabeto fonético internacional e quantitativamente por seis variáveis: duração da vocalização, frequência de maior energia, localização da amplitude máxima, localização do terceiro quartil de energia no domínio do tempo, localização do terceiro quartil de energia no domínio da frequência e frequência fundamental. As vocalizações foram separadas em 10 tipos. Eventualmente as vocalizações eram combinadas, dandoorigem às vocalizações compostas. Mesmo sendo uma espécie solitária, o loboguará apresentou uma riqueza de tipos de vocalizações semelhante à de espécies sociais. O repertório do lobo-guará está de acordo com as regras de estrutura-motivacional e ao princípio de antítese, e algumas vocalizações apresentaram fenômenos não lineares.

Ano

2019

Creators

Victor Sabato Rocha

Performance mecânica na produção dos Livros que não tenho e outros livros de artista impressos em tipografia no Brasil

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Ano

2022

Creators

Flávio Vignoli Cordeiro

Dimensões da tarefa, ergonomia e danos no trabalho: um estudo integrado com jovens trabalhadores de Belo Horizonte (MG)

O processo de manutenção de saúde dos trabalhadores, bem como o desenvolvimento de doenças decorrentes da atividade de trabalho, pode, entre outros fatores, estar associado às tarefas realizadas e às exigências do contexto laboral, demandando esforços de diferentes naturezas. Se o ambiente de trabalho permite utilizar o potencial técnico e criativo reunindo exigências de forma moderada, é provável que contribua com a manutenção da saúde. Por outro lado, se apresenta normas e exigências excessivamente rígidas e tarefas esvaziadas de sentido, podem desencadear patologias. Essas relações podem ser exploradas por meio da literatura que trata da qualidade de vida, da ergonomia e do prazer e sofrimento no trabalho. Desse modo, o objetivo que direciona esta pesquisa consiste em analisar como as dimensões da tarefa se relacionam com as dimensões da ergonomia e com os danos do contexto de trabalho, a partir da perspectiva de jovens trabalhadores assistidos pela associação de Ensino Social Profissionalizante (ESPRO). Os jovens trabalhadores são um público paradigmático e diferenciado no campo dos estudos organizacionais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa utilizando métodos mistos (qualitativos e quantitativos). Na etapa quantitativa, os dados foram coletados por meio de questionários (634 respondentes), enquanto que, na etapa qualitativa, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas (25 participantes). Os dados foram examinados por meio de análise fatorial exploratória (AFE), análise descritiva de dados, modelagem de equações estruturais (SEM) e análise de conteúdo. Os resultados indicam 12 (doze) relações estatisticamente significativas identidade da tarefa com a ergonomia física, danos/distúrbios, danos físicos e danos psicológicos; feedback com ergonomia cognitiva e danos psicológicos; ergonomia cognitiva com danos físicos; ergonomia física com danos psicológicos e danos físicos; danos psicológicos com danos/distúrbios e danos físicos e danos físicos com danos/distúrbios sendo corroboradas com os relatos obtidos nas entrevistas.

Ano

2019

Creators

Silas Dias Mendes Costa

A Educação Musical na formação em Dança: propriedades e particularidades

O foco desta dissertação está no modo como se dá o ensino de música em um curso superior de dança do Estado de São Paulo. Após uma rápida pesquisa sobre a legislação específica (Diretrizes Curriculares), apresento algumas informações sobre a relação entre música e dança, inclusive sobre a relevância do ensino musical para alunos de dança. Em seguida, trago relatos de uma pesquisa de campo que indicam como esses alunos se relacionam com a música, quais as suas dificuldades e necessidades e como a educação musical se insere no curso superior de dança em questão.

Ano

2019

Creators

Camila de Queiroz