Repositório RCAAP

A tragédia entre a política e a juridicidade: passado e futuro nas narrativas trágicas

Partindo da concepção da História como construção narrativaorientadora de sentido ao agir humano, na qual convergem diversosextratos temporais em que se sobrepõem experiências constituídas eexpectativas em relação ao futuro, o presente trabalho intentademonstrar, a partir de uma análise da polis ateniense na passagem aoséculo V a.C., o alvorecer da juridicidade em sua estreita relação como campo e o agir políticos. Através da análise das narrativas trágicas esua relação com as instituições político-sociais do mundo antigo,buscamos reconstruir os processos de ressignificação da vida políticaque operam na íntima afinidade em que se entrelaçam as concepçõesde democracia e de lei. A tragédia grega, neste sentido, mostra-secomo instituição cívica mediante a qual os conflitos temporais mostram-se em sua essência e revelam os dilemas que envolvem a definição e consolidação do Direito em sua pré-história.

Ano

2019-08-14T17:37:24Z

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João Paulo Medeiros Araujo

Currículo e avaliação em Artes Visuais: reflexões sobre a prática de duas arte-educadoras em São João Del-Rei

A presente pesquisa busca uma reflexão acerca do processo de ensino-aprendizagem em Artes Visuais, mais especificamente sobre currículo e avaliação. Para tanto, foi realizado o acompanhamento de três aulas no 9º ano do Ensino Fundamental em duas instituições escolares em São João del-Rei-MG - sendo uma pública e outra particular - e, um questionário com as arte-educadoras. Além da pesquisa bibliográfica selecionando autores dos quais se considera relevantes à discussão a qual se propôs como, Freire (2002), Barbosa (2002), Pimentel (2008), Penna (2001), dentre outros; buscou-se também amparo em documentos importantes no que tange o ensino de Arte, como, Parâmetros Curriculares Nacionais, (PCN) e Currículo Básico Comum (CBC). Observou-se que apesar das diferenças determinadas pelos contextos cultural e econômico os quais estão inseridas as escolas bem como as dificuldades relatadas pelas professoras, ambas as instituições e profissionais possuem potencialidades e contribuíram de forma válida à pesquisa.

Ano

2019-08-11T22:21:46Z

Creators

Katiuscia Paiva Silva

Atividade antifúngica de derivados hidrazino-tiazólicos contra Candida albicans

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Ano

2020-03-05T19:19:04Z

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Lana Ivone Barreto Cruz

Sobrecarga informacional e colaboração em um ambiente educacional

O compartilhamento de referências e anotações sobre documentos na Web, um aspecto da interação entre usuários de um ambiente em rede foi investigadopara se conhecer como se relacionam a colaboração informal entre pessoas, a troca de informações, as percepções de utilidade, de facilidade de uso, e desobrecarga cognitiva de natureza informacional. Definiu-se um modelo conceitual para se investigar esse tipo de socialização de conhecimento, durante o exercício de atividades acadêmicas. Observou-se o uso de dispositivos que implementam conceitos de navegação social e de filtragem coletiva por alunos de uma disciplina de um curso de graduação em ciência da computação. Empregou-se a técnica demodelagem por equações estruturais para se identificarem essas relações propostas no modelo.

Ano

2019-08-09T19:25:58Z

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Theldo Cruz Franqueira

Identidade e alfabetização na educação infantil

As crianças pensam o mundo de um jeito especial e muito próprio. É a partir das relações que estabelecem com a realidade em que vivem, com o meio familiar e com as pessoas com quem necessitam se relacionar no cotidiano que elas passam a ler e compreender o mundo. Cabe à Educação facilitar essa leitura e compreensão, possibilitando, no processo inicial de escolarização, o reconhecimento, pela criança, da sua própria história de vida. É desejável resgatar a importância das suas ações e atitudes no processo de construção da história da humanidade, estimulando sempre a sua autoestima. Daí o Projeto Identidade e Alfabetização na Educação Infantil, propondo atividades que sejam próprias do mundo lúdico e do imaginário da criança e que colaborem para a formação de uma identidade autêntica e respaldada em valores éticos necessários ao cidadão consciente do seu papel na construção da sua história e da história do outro.

Ano

2019-08-13T04:04:48Z

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Maria da Conceição Pinto Inácio

Vazio-Heterotopia: entre a especulação e a produção do comum

A presente pesquisa se propõe ao desafio de repensar a forma como identificamos, classificamos e qualificamos os vazios urbanos. Ela parte da hipótese de que os vazios constituem territórios e processos perpassados por significados diversos, não raro contraditórios e que as discussões existentes acerca do tema são ainda insuficientes para compreender amplamente a heterogeneidade que os compõem. Uma questão em específico deu o tom para o desenvolvimento do trabalho: como analisar os vazios urbanos, de forma a abarcar seus aspectos negativos e positivos conjuntamente? Na busca por respostas a tal questionamento, encontramos no conceito de Heterotopia de Michel Foucault uma abordagem teórica que possibilitou um novo olhar para esses espaços, destacando os aspectos processuais de sua conformação. A multiplicidade das heterotopias foucaultianas nos permitiu resinificar os vazios urbanos de maneira a não ignorar os aspectos paradoxais inerente à eles. Este é o argumento que procuramos construir no decorrer do texto. Através das heterotopias os vazios ganharam novas formas de expressão e novas subjetividades que buscamos explorar e evidenciar. A esses novos objetos de análises, damos o nome de vazios-heterotopias

Ano

2019-08-11T20:32:15Z

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Mariana de Moura Cruz

Saccharomyces cerevisiae found in the crop of a neotropical drosophila species fly collected in a natural forest remnant

Background. Hoang, Kopp & Chandler (2015) questioned the use of commercial Saccharomyces cerevisiae as a model for investigating Drosophila – yeast association, since this approach “may not be fully representative of host-microbe interactions as they operate in nature”. They also claimed: “S. cerevisiae is rarely found with natural populations of D. melanogaster or other Drosophila species”. Indeed, previous choice experiments found that Sophophora subgenus flies (including invasive species D. melanogaster) are more attracted to banana baits inoculated with apiculate yeasts such as Hanseniaspora uvarum over S. cerevisiae inoculated baits. Yet, the forest interior dwelling species (FIDS) D. tripunctata group flies choose preferentially S. cerevisiae inoculated baits over H. uvarum in a natural forest environment. Aim and Methods. Our objective was to carry out a pilot experiment to examine yeast species associated with Drosophila in a natural Atlantic Rainforest fragment, especially examining, the yeast found with FIDS of the D. tripunctata group. We sampled Drosophila in a natural population from a Neotropical forest fragment. Males were dissected for isolating yeast colonies from their crops and to use their genitalia for species identification. Yeast species were identified by sequencing the D1/D2 domains of the 26S rRNA gene. Results and Conclusion. We isolated five yeast species from crops of Drosophila species of tripunctata group, including one strain of S. cerevisiae (from D. paraguayensis), confirming a previous record of S. cerevisiae isolates from a few tripunctata group species. Thus, their contention that “the results from D. melanogaster–S. cerevisiae laboratory experiments may not be fully representative of host–microbe interactions in nature” is probably right, but because D. melanogaster is an invasive species that is preferentially attracted in forests to apiculate yeasts, yet S. cerevisiae may be associated with FIDS Drosophila such as D. paraguayensis.

Ano

2022-06-24T22:51:52Z

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Marcos R. D. Batista Ana Raquel de Oliveira Santos Rafael D. Chaves Carlos A. Rosa Louis B. Klaczko

Efeitos de freqüência nas representações mentais

Esta tese analisa os grupos de plurais terminados em ão, l e ditongo em u do Português Brasileiro. Nesses grupos de palavras, observa-se, sobretudo em situações informais de comunicação, a utilização de formas de plurais diferentes daquelas previstas pela gramática normativa do Português Brasileiro, como escrivões em vez de escrivães, sals no lugar de sais, ou degrais por degraus. Através de experimentos realizados com falantes nativos brasileiros, argumenta-se que está havendo uma reorganização desses grupos de plurais, devido, sobretudo, a efeitos de freqüência de tipo (paradigma lingüístico) e de ocorrência (repetição dos itens léxicos). Diferentes modelos de léxico mental são discutidos, a fim de verificar qual deles seria capaz de justificar melhor a distribuição dos dados para essas classes de plurais. Como conclusão, defende-se a existência de um léxico mental plástico, remodelado a partir do uso da língua em situações concretas de comunicação. Tal concepção é compatível com o Modelo de Redes (BYBEE, 1995, 2001) e com a Teoria dos Exemplares (PIERREHUMBERT, 2000, 2001a, 2001b).

Ano

2019-08-11T20:41:16Z

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Ana Paula Silva Huback

Design, alimento e negócio: o caso de-lá, um empório em busca da valorização do território brasileiro

No summary/description provided

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2021-07-23T16:19:58Z

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Laura de Souza Cota Carvalho Silva Pinto

Análise da distribuição de ar em um filtro de mangas utilizando dinâmica dos fluidos computacional

Os filtros de mangas são equipamentos amplamente utilizados dentro de indústrias para redução de emissão de poluentes na atmosfera. Com as normas ambientais mais restritivas e a necessidade de evitar a emissão de poluentes na atmosfera, a exigência por melhores resultados em termos de eficiência de coleta e filtração se torna cada vez maior. Um bom desempenho de um filtro de mangas está intimamente ligado a uma correta de distribuição de fluxo em seu interior, quer seja na tremonha ou nas mangas. Outras variáveis também são de grande importância para um bom desempenho, como velocidade interna, velocidade de filtração (RAP), queda de pressão, eficiência de limpeza, etc. A atualização dos filtros de mangas existentes a normas atuais é um grande desafio nas indústrias, de forma geral devido, entre outros fatores, a regulamentos de emissões e restrições físicas e dimensionais comuns em equipamentos existentes. Assim, a técnica de análise por volumes finitos (CFD) se torna uma grande aliada, pois é possível realizar diversas análises a custo mais baixo e com grande acurácia nos resultados obtidos, principalmente quando comparadas às abordagens tradicionais. Neste trabalho será realizada a análise de um filtro de mangas existente, que apresenta sérios problemas de desgaste prematuro de componentes devido à não uniformidade na distribuição interna do escoamento. Esta análise contará com várias etapas, dentre elas, levantamento de documentação, levantamento de campo, medições de vazão e queda de pressão (diferencial de pressão entre o lado limpo e o lado sujo do filtro) com o auxílio de CFD, com o objetivo de levantar os campos de pressão e velocidade e identificar possíveis alterações dimensionais para a uniformização do fluxo.

Ano

2019-11-05T17:48:24Z

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Wagner Ferreira Lima

Estudo comparativo das formas uai, uê e ué em Itaúna/MG e Piranga/MG

Esta pesquisa tem por objetivo fazer uma análise comparativa, no âmbito da Sociolinguística Variacionista (LABOV, 1972), entre as formas UAI, UÉ, e UÊ em duas cidades de Minas Gerais, Itaúna e Piranga. Segundo divisão proposta por Nascentes (1953), a primeira dessas cidades se encontra na área de falar mineiro no limite com a área de falar paulista ou sulista enquanto o segundo desses municípios está localizado na área de falar fluminense. Assim, fazemos uma análise das formas mencionadas considerando-as variantes dentro de determinado contexto. Foram analisadas aqui duas variáveis diferentes: UAI1 em posição inicial de sentença e UAI2 em posição final de sentença. Essa divisão foi feita com base nos diferentes contextos assumidos por cada variável objeto desta pesquisa. Os dados, coletados pelo grupo de pesquisa Varfon-Minas, foram submetidos a um processo de análise acústica. Para a medição do grau de significância das diferenças entre as variantes, utilizamos o teste do qui-quadrado. Nossa análise objetiva observar principalmente a influência dos fatores sociais gênero e faixa etária do falante, assumidos aqui como variáveis independentes, no uso que os falantes fazem dessas formas. Nossa hipótese inicial foi a de que o uso das variáveis em questão se dá de modo diferente nas duas comunidades de fala pesquisadas. É ainda objetivo deste trabalho apresentar indícios da possível origem da forma UAI, traçando uma rota para o desenvolvimento das variantes. Concluímos que houve um processo de lexicalização relacionado às duas variáveis estudadas.

Ano

2019-08-11T01:02:38Z

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Débora Priscila Simião

Dramaturgia brasileira contemporânea: um olhar sobre a alteridade nas personagens de Por Elise, Amores Surdos e Vaga Carne, de Grace Passô

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Ano

2021-03-04T18:41:38Z

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Mariana de Oliveira Arantes

Desenvolvimento infantil: a importância do acompanhamento profissional segundo o protocolo da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais

Atualmente no Brasil existem inúmeros obstáculos para a efetivação de um sistema eficaz de proteção e promoção à saúde da criança, mas também um promissor despertar da consciência popular em torno do assunto. Nesse sentido visando sistematizar a assistência materno-infantil prestada no estado, o governo de Minas Gerais criou alguns programas e estratégias de ação. Dentre os programas criados, os centros Viva Vida (CVV) se caracterizam como uma importante ferramenta de atenção e cuidado integral a saúde da mulher e da criança. Para padronizar e sistematizar a assistência foi criado um protocolo a ser seguido pelos profissionais em seus atendimentos. O presente estudo tem como objetivo sistematizar evidências científicas sobre a atenção à saúde da criança, com ênfase na importância do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, correlacionando-as a protocolos e linhas guias vigentes em Minas Gerais. O método consistiu numa revisão bibliográfica. Consideramos que o presente estudo poderá contribuir para ajudar a superar as falhas existentes nas ações de saúde, de forma a considerá-lo como ferramenta de motivação e de promoção de mudanças de atitudes e comportamentos dos profissionais envolvidos na efetividade destas ações.

Ano

2019-08-12T01:09:45Z

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Grazielle Greyce da Rocha

Ações para reduzir a prevalência de enteroparasitoses na área de abrangência da ESF Felicidade do município de Japonvar MG

O trabalho em questão tem como objetivo formatar um plano de intervenção contra as enteroparasitoses em uma comunidade rural, através da formulação de estratégias para diminuir os prejuízos ao desenvolvimento intelectual nas crianças e reduzir as taxas de absenteísmo de adultos jovens a atividades laborativas. As enteroparasitoses são um problema de saúde pública, a nível mundial, que apresenta alta prevalência e incidência. As populações atingidas situam-se em regiões de baixo nível socioeconômico e precárias condições de saneamento básico, localizadas principalmente em países subdesenvolvidos. Dentre as complicações advindas das parasitoses intestinais estão: a anemia ferropriva, o baixo rendimento intelectual e laborativo, a desnutrição, a diarréia crônica.

Ano

2019-08-11T08:09:35Z

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Gustavo Pimenta de Figueiredo Dias

Avaliação de impactos ambientais do processo de rerrefino de óleo lubrificante usado visando a implantação de um sistema de gestão ambiental

O processo de reciclagem do óleo lubrificante usado contaminado denominado rerrefino consiste no destino mais adequado para esse resíduo classificado como perigoso pela NBR 10004/2004. Apesar de ser a técnica mais adequada em termos de destinação, o processoprodutivo de rerrefino apresenta aspectos/impactos ambientais, os quais devem ser gerenciados de tal forma que não tragam prejuízos à saúde pública e ao meio ambiente. O trabalho objetiva a identificação e avaliação desses impactos utilizando a técnica denominada Matrizes deInteração, donde foram contemplados as atividades do processo e os respectivos aspectos/impactos. O resultado da correspondência entre as ações do empreendimento e os fatores ambientais serviu como base para estabelecer diretrizes e orientações para a elaboração de medidas mitigadoras e coincidentemente a proposição dos objetivos e metas para a implantação de um sistema de gestão ambiental para um processo de rerrefino de óleo usado.

Ano

2019-08-10T11:15:17Z

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Rosilene Aparecida Felicio

Estudo das múltiplas isoformas do gene Patched1 em ceratocisto odontogênico

O ceratocisto odontogênico (CO) é uma neoplasia benigna que possui um comportamento biológico agressivo. O CO está associado a alterações no gene homologo 1 ao gene patched de Drosophila (PTCH1). Este gene possui diversas isoformas geradas pelo uso alternativo do primeiro exon (1b, 1d e 1e). As isoformas podem possuir diferenças na sua expressão, na capacidade de agir como receptor da proteína sinalizadora Hedgehog (Hh) e na inibição da própria via. Levando em consideração que a via Hh pode estar envolvida na patogênese do CO, o objetivo deste estudo foi avaliar a presença dos diferentes RNAm do gene PTCH1 nesta lesão. Foram incluídos no estudo 40 CO, sendo 12 esporádicos e 28 associados à Síndrome do Carcinoma Basocelular nevóide (SCBN). Destas lesões, 17 eram primárias, 17 eram marsupializadas e 6 eram recorrentes. O estudo da expressão dos exons 1 alternativos do gene PTCH1 foi realizado através da técnica da Transcriptase Reversa PCR (RT PCR). Os resultados demonstram que 90% dos CO, esporádicos e associados à SCBN, expressam o transcrito 1b enquanto nenhum folículo dentário (controle) apresenta a expressão desta isoforma. O RNAm do 1d é expresso na maioria dos CO e em todos os controles. Foi detectada a expressão do transcrito 1b em todas as lesões primárias, porém isso não ocorreu em 4 (24%) lesões marsupializadas. O perfil de expressão dos transcritos na mucosa adjacente à lesão é semelhante ao do CO. Concluímos que a via Hh está superativada no CO e na mucosa adjacente e que a marsupialização pode alterar a expressão das isoformas.

Ano

2019-08-14T02:36:00Z

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Marina Goncalves Diniz

Feiras, feirantes e abastecimento: uma revisão da literatura brasileira sobre comercialização nas feiras livres

FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

Ano

2022-04-29T16:52:11Z

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Alexandro Moura Araujo Aureo Eduardo Magalhaes Ribeiro

Psicologia humanista de Carl Rogers: recepção e circulação no Brasil

Tese dividida em quatro estudos, cujo eixo central é o entendimento de que toda Psicologia é local e expressa em seu respectivo contexto de desenvolvimento uma hibridização que depende dos seus processos históricos de recepção e circulação. Aplicou-se esse entendimento ao argumento de que a Psicologia Humanista de Carl Rogers, em seu desenvolvimento nos EUA e no Brasil, foi sensível a esses processos, havendo especificidades que os distinguem em cada localidade. A perspectiva que se escolheu para investigar tal argumento ocorreu mediante as relações da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) com a Fenomenologia. Ressalta-se que todos os estudos são independentes, entretanto cada qual versa historicamente essa perspectiva ao seu modo. O primeiro estudo tem um cunho teórico sobre a noção de recepção e circulação e suas implicações para pesquisas históricas em Psicologia. O segundo estudo se inspira na abordagem historiográfica de Josef Broek para analisar as diversas relações que Rogers estabeleceu com a Fenomenologia. Para isso, o estudo 2 se divide em duas análises: a primeira levanta o número de filósofos citados e referenciados por Rogers ao longo de suas obras; a segunda examina sete momentos relacionais de Rogers com o movimento de recepção da Fenomenologia pela Psicologia estadunidense, nas décadas de 1940- 1960. Rogers, efetivamente, somente citou e referenciou 1 fenomenólogo, Martin Heidegger. A Fenomenologia que Rogers menciona não é a filosófica, que ele viu com ressalvas, mas é um paradigma estadunidense de ciência empírica e de estudos da personalidade. O terceiro estudo, novamente inspirado pela historiografia de Broek, divide os momentos de recepção da Psicologia Humanista de Rogers no Brasil, de 1945 a 1990, analisa as obras rogerianas traduzidas para o português brasileiro, nos anos de 1970-2000, e realiza um levantamento bibliográfico para entender o tipo de ACP que circula em periódicos brasileiros, de 2002 até 2014. Os resultados do estudo 3 apontam que: a ACP de orientação fenomenológica se estabeleceu em um período de crise, no final da década de 1980; atualmente, há uma escassez de produção de artigos sobre Rogers; existe uma hegemonia de produções teóricas e clínicas; a ACP brasileira se distingue da ACP de Roger por concretizar uma relação com a filosofia fenomenológica europeia em suas discussões teóricas. O quarto estudo reflete, a recepção e circulação da noção rogeriana de consciência na ACP brasileira de linhagem fenomenológica. Aponta-se para o cenário brasileiro, onde existe uma tensão epistemológica em aproximar da Psicologia Humanista de Rogers a Fenomenologia, pois a ideia rogeriana de consciência procede de uma base pragmatista-funcionalista que difere do esteio fenomenológico; entretanto, historicamente, é possível entender essa relação em termos de um desenvolvimento local. No transcurso dos estudos, concluiu-se que há uma série de potencialidades teórico-conceituais na aproximação da ACP com a Fenomenologia. A atitude historiográfica sobre essa relação possui, em seu cerne, um aspecto compreensivo as dimensões locais que afetam historicamente a Psicologia Humanista de Rogers e a ACP brasileira.

Ano

2019-08-13T13:39:36Z

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Paulo Coelho Castelo Branco

Em busca de contribuições para a gestão na economia solidária: um estudo a partir da literatura e do caso cecosesola

A presente tese de doutorado buscou discutir a gestão no contexto da Economia Solidária. Partiuse do pressuposto de que lógicas diierentes acarretam objetivos e eñciências distintos, o que aponta para a impossibilidade de se pensar a replicabilidade de um mesmo instrumental ` de gestão para contextos organizacionais distintos. Conforme observam Tragtenberg, l\/lotta, Ramos, Faria, Tenório e Alctouf, a gestão é um construto social, O que implica que suas técnicas, ferramentas e áreas funcionais estão repletas de ideologias. Deste modo, 0 trabalho l teve por objetivo central contribuir para a rcssigniñcação do conhecimento gerencial, visto que os conceitos das teorias da administração tradicional não dão conta de abranger a 1 diversidade organizacional da Economia Solidária. Enquanto recorte metodológico, buscouse realizar uma revisão bibliográñca sobre a produção da gestão na Fconomia Solidária, Ï analisando periódicos, congressos, dissertações e teses em âmbito nacional e internacional da área da Administração. RecorreuSe também a uma pesquisa pa1'ticipante em uma central de cooperativas sociais localizada na Venezuela, por considerar as características peculiares do seu modo de gestão, Com base nos resultados da revisão bibliográfica da literatura e do objeto empírico, se propôs repensar as dimensões ontológicas, epistemológicas, princípios, técnicas e áreas funcionais do saber administrativo, levando em consideração as singularidades das organizações de Economia Solidária.

Ano

2019-08-14T04:52:31Z

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Daniel Calbino Pinheiro

Representações sociais sobre a educação do campo construídas por educandos do curso de licenciatura em Educação do Campo

Este estudo é o registro de uma pesquisa feita em torno das representações sociais de educandos do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Faculdade de Educação da UFMG sobre a Educação do Campo. A questão orientadora da pesquisa focou os desafios vivenciados pelos educandos com relação à construção de saberes sobre a Educação do Campo, visto que esta última vem se configurando nas duas últimas décadas como um paradigma. Ao se contrapor a Educação Rural, amplia seus significados para concepções relacionadas à escola, a cultura, ao modelo de sociedade, bem como do envolvimento das populações nas decisões que dizem respeito à produção e reprodução de suas vidas no espaço camponês. A pesquisa utilizou a abordagem quantitativo-qualitativa, com o suporte da concepção teórica das Representações Sociais de Moscovici (2003), pela Abordagem Estrutural (ABRIC,1998) e conjunto de conceitos e práticas sobre a Educação do Campo. Como instrumentos e técnicas foram utilizados: um questionário sócio demográfico e a técnica de associação livre de palavras. O conteúdo do questionário foi analisado através do Microsoft Excell 2010. Fizeram parte deste estudo 21 (vinte e um) educandos da turma 2011 na área de Ciências Sociais e Humanidades. Dentre os participantes da pesquisa a maioria é composta do sexo feminino (68%), com uma faixa etária entre 18 a 25 anos (52%) e trabalhadores rurais. A partir da organização e frequência dos termos evocados elegeu-se cinco eixos analíticos, que por sua vez relacionam-se com os princípios da Educação do Campo. São eles: a importância de reconhecer os Valores e a Cultura do povo camponês, com 35% dos termos evocados, seguido pela Educação do Campo como objeto de Luta que apresentou 26% dos termos evocados. A categoria Projeto de Campo/Sociedade apresentou 19%, a categoria Sujeitos, a qual os termos evocados fazem referência à Educação do Campo como um projeto protagonizado pelos povos do campo apresentou 12% e a última categoria destaca educação e escola como Direito dos povos do campo com 8% das evocações.A análise dos termos evocados permitiu produzir evidências de que o centro da estrutura representacional dos educandos sobre a Educação do Campo é constituído pela Luta. Isto porque, os outros eixos constituíram-se partindo de um conjunto de termos, ao passo que o eixo Luta é composto basicamente pela citação desta palavra. Nesse sentido, o termo ganha força de expressão e de significado junto ao grupo, demonstrando que os educandos e educandas estão construindo representações sociais sobre a Educação do Campo e apreendendo o que é estruturante de sua constituição: o de ser um projeto de educação, construído pelos povos organizados do campo, em um processo de luta que visa conquistar frações do espaço educacional, numa perspectiva que se alia a luta por um modo de vida no campo.

Ano

2019-08-10T12:13:56Z

Creators

Luciane de Souza Diniz