Repositório RCAAP

Projeto e construção de um gerador a ímãs permanentes de fluxo axial para turbina eólica de pequena potência

Na industria de turbinas eólicas em constante desenvolvimento, o incentivo na área da pesquisa se conciliam no intuito de produzir tecnologias cada vez mais baratas e mais eficientes. A comprovação desse crescimento é representada através do número de turbinas eólicas instaladas pelo mundo. No Brasil, o cenário começa a tomar forma através de incentivos políticos e econômicos, e através das divulgações a respeito do elevado potencial eólico, superando até mesmo o potencial hídrico nacional. O trabalho apresentado contribui com esse desenvolvimento através do projeto e a construção de um gerador eólico de fluxo axial de ímãs permanentes de baixa potência a ser acionado por uma turbina eólica tripá de eixo horizontal. O projeto desenvolvido tem caráter inovador em vários sentidos, além de ser umproduto comercial. O dimensionamento é trabalhado através de equacionamentos analíticos e validado com o auxílio de softwares de cálculo de elementos finitos. Esse procedimento garantiu inúmeras vantagens ao projeto, aos quais podem ser listados, o ganho com tempo de processamento, seja com variação de parâmetros elétricos,dimensionais ou de materiais, ou através de um processo de otimização de projeto que permitiu um considerável aumento de eficiência, e uma redução de custo. A modelagem mecânica , assim como as considerações sobre o projeto estrutural e os procedimentos de montagem são apresentados de forma a representar a interdependência desses processos no projeto de uma máquina elétrica.

Ano

2019

Creators

Thales Alexandre Carvalho Maia

Caracterização das formas de organização da produção pecuária e das modalidades de ocorrência da Febre Aftosa nas mesorregiões homogêneas central mineira e oeste de MInas, 1980 a 1994

Caracterizam-se as formas de organização da produção pecuária e as modalidades de ocorrência da febre aftosa nas mesorregiões homogêneas Central Mineira e Oeste de Minas, na série cronológica 1980 a 1994. A análise foi procedida utilizando-se indicadores demográficos, econômicos e ecológicos, identificando-se regiões de padrão comum de comportamento. Constatou-se que os municípios dessas regiões apresentam formas de organização da produção pecuária distintas e riscos diferenciados quanto a ocorrência da febre aftosa. Foram reconhecidas uma área endêmica primária, correspondente a exploração pecuária do tipo cria, cria-recria e ciclo completo, e outra área endêmica secundária, correspondente a exploração pecuária do tipo recria-engorda. Concluiu-se que o controle da doença nesta região deve fundamentar-se na adoção de medidas estratégicas diferenciadas para as duas áreas, a fim de atingir o perfil de saúde animal desejado.

Ano

2019

Creators

Marieta Cristina Madureira Frois

Evolução dos inventários nacionais de gases de efeito estufa para o setor de uso da terra, mudança de uso da terra e florestas

Desde sua entrada na Convenção, o Brasil submeteu três Inventários nacionais de GEE. Nesses documentos é significativa a contribuição do setor Uso da terra, Mudança do Uso da Terra e Florestas (LULUCF) nas emissões totais. Por ser este um setor-chave para o país, o presente trabalho teve como objetivo principal compreender a evolução das metodologias de estimativas das emissões do setor LULUCF nos Inventários de GEE do Brasil, bem como analisar comparativamente as origens e implicações das alterações metodológicas entre o Segundo e Terceiro Inventário na estimativa das emissões para 2005. A análise desse ano é particularmente importante, pois a contribuição nacionalmente determinada (NDC) do país foi calculada com base em 2005, e o Terceiro Inventário apresenta uma emissão líquida total 25% superior ao mesmo ano de reporte do Segundo Inventário. Visto que ainda existe um debate, seja dentro do país como também na UNFCCC, sobre como as mudanças metodológicas das comunicações devem ser refletidas nas metas climáticas, uma melhor compreensão do tema poderá contribuir para a implementação do Acordo de Paris no Brasil e em outros países com desafios similares. As análises mostraram que, historicamente, o Brasil dedica um grande esforço para aprimorar a metodologia das estimativas do setor de LULUCF. Esse aperfeiçoamento é o fator responsável pelas diferenças nas emissões de 2005 produzidas pelo Segundo e Terceiro Inventário. Os resultados apontam que esses dois documentos se distinguem em dois principais aspectos: áreas desmatadas e fatores de remoção. Na Amazônia, bioma que responde pela maior parte das emissões do setor, o Terceiro Inventário observou uma área desmatada 51% maior que no Inventário anterior, ao mesmo tempo que houve uma redução em 31% do potencial de remoção por florestas primárias. Por fim, recomenda-se que, nos próximos Inventários, o Brasil inclua as emissões por queimadas não associadas ao desmatamento e por hidrelétricas, além de monitorar o impacto de políticas de mitigação (ex. restauração de pastagem e seus efeitos na remoção de CO2 por solos agrícolas, previstas no plano ABC e NDC). Além disso, propõe-se uma melhor articulação entre as iniciativas nacionais e demais instituições ambientais de modo a continuar aprimorando o reporte de GEE do setor de LULUCF. É também importante que a metodologia do Inventário reflita não só a melhor ciência, mas também esteja alinhada com o posicionamento de outros países, tendo em vista o caráter estratégico e de política pública desse instrumento.

Ano

2019

Creators

Laura Virgínia Soares Veloso

Usos sociais das rádios zapatistas: o mapa noturno da construção da autonomia nas mediações comunicativas da cultura

A pesquisa aqui apresentada investiga como as rádios mexicanas Frecuencia Libre e a Radio Rebelde estão envolvidas na construção da autonomia política zapatista a partir da perspectiva dos usos sociais dos meios, por meio de um mapeamento das mediações e do estudo da constituição de um imaginário radical autonômico marcado pelas articulações com outros grupos e povos pela conquista da justiça social. Busca-se saber como as comunidades autônomas se apropriam de rádios comunitárias; qual a relação entre as matrizes culturais das comunidades e a escuta de programas; e em que medida a comunicação radiofônica é apropriada e entrelaçada ao imaginário dos ouvintes. Para tanto, foram traçados dois eixos conceituais de reflexão. O primeiro problematiza os estudos de recepção, os usos sociais dos meios e os sentidos culturais, tendo como referências autores latino-americanos, como Martín-Barbero, Guillermo Orozco, Jorge González, Galindo Cárceres, Itânia Gomes, Nilda Jacks, Veneza Ronsini, entre outros. Esses estudos nos permitem olhar para as rádios zapatistas como fenômenos de comunicação popular, produzidos pelos excluídos dos meios massivos num contexto marcado por conflitos, contradições sociais, lutas históricas e uma inevitável diversidade e mestiçagem cultural. A análise, que parte das mediações elencadas por Martín-Barbero, requer a observação de quatro elementos estruturantes do processo comunicacional: as matrizes culturais, as competências de recepção, as lógicas de produção e os formatos dos meios. Através da relação entre estes elementos e as dinâmicas das rádios não comerciais, é possível observar as mediações configuradas pelas institucionalidades, as tecnicidades, as ritualidades e as sociabilidades das emissoras. O mapa noturno dos usos sociais das rádios zapatistas construído por estas mediações - alimentadas pelas relações entre matrizes culturais, temporalidades, endereçamentos, lógicas de produção, competências e sentidos culturais permite o deslocamento necessário até as práticas culturais que circundam e relacionam-se à atuação das rádios. De forma geral, as institucionalidades são investigadas a partir das tensões entre a autonomia e a política governamental, entre a resistência e a perseguição e entre o mercado e a sustentabilidade, e os conceitos e as práticas dos meios livres, alternativos e comunitários. Neste momento, também analisoas matrizes culturais das emissoras a partir dos endereçamentos produzidos pela enunciação radiofônica. Para pensar as tecnicidades nas rádios zapatistas, traço interfaces entre a oralidade, predominante nas comunidades rurais e na linguagem do rádio, e as característicasda tecnologia e das técnicas radiofônicas. Já as coordenadas referentes às ritualidades abrangem as diferentes temporalidades sociais das emissoras e dos ouvintes que criam, a partir desta relação, ritmos de escuta e emissão. Por fim, por meio da socialidade, a pesquisa investiga as apropriações dos ouvintes das rádios zapatistas imergindo nos mundos possíveis criados através dos sentidos culturais da recepção. O segundo eixo teórico que sustenta a reflexão aqui realizada articula as noções de autonomia e política agonística. O processo de construção da autonomia é discutido com o auxílio da abordagem de autores que pesquisam e militam no movimento zapatista, como John Holloway, Enrique Ouviña, Hector-Diaz e Gustavo Estava. Também recorro a Cornelius Castoriadis e Chantal Mouffe para ampliar as noções dos conflitos políticos e imaginário radical autonômico, presentes no objeto. A reflexão teórica foi realizada paralelamentea quatro imersões de campo, em julho de 2013, janeiro e julho de 2014 e julho a dezembro de 2015 e uma visita pré-exploratória em janeiro de 2011, momentos em que se fez pesquisa documental, registro da programação das emissoras e entrevistas com três grupos de atores sociais. Primeiro, em julho de 2013, dialoguei com oito intelectuais e lideranças políticas relacionadas de alguma maneira aos zapatistas, aos meios livres ou às comunidades indígenas no intuito de conhecer o papel do zapatismo, a organização das comunidades autônomas e a importância do rádio neste processo político. Cinco produtores e apresentadores da Frecuencia Libre formaram o segundo grupo. Nestas entrevistas, realizadas entre julho e agosto de 2015, questionei sobre a história dos programas, os processos de produção, a audiência, a participação no coletivo e o papel da emissora no município. Não foi possível realizar estas entrevistas com os produtoresda Radio Rebelde por falta de autorização não justificada da Junta de Bom Governo do Caracol Rebeldia e Resistência pela Humanidade em Oventic, organização política responsável pela emissora. O terceiro grupo entrevistado é composto pelos receptores das duas emissoras, subdivididos em doze ouvintes da cidade de San Cristóbal de Las Casas e cinco da comunidade de San Isidro de La Liberdad, entrevistados em janeiro e julho de 2014. Apresento os sentidos da escuta das rádios zapatistas não só com base nas narrativas dos receptores entrevistados, mas de seus relatos de vida e nas condições socioculturais observadas. Para a análise das institucionalidades e tecnicidades que perpassam a produção das emissoras, foram realizadas gravações da programação da Radio Rebelde e da Frecuencia Libre de três semanas consecutivas, sendo a primeira entre 9 a 30 de julho de 2013 e a segunda de 20 de julho a 10 de agosto de 2015. Depois foi selecionada uma edição de cada programa da Frecuencia Libre e um programa de cada dia da semana, não necessariamente consecutivos, da Radio Rebelde (dado que sua programação não possui grade fixa de programas) com o conteúdo mais diverso possível. As emissões selecionadas foram transcritas para análise dos endereçamentos e das matrizes culturais (racional-iluminista e simbólico-dramática). A contribuição das rádios zapatistas para a construção da autonomia vai além das temporalidades diferenciadas, das lógicas de resistência e das matrizes culturais simbólico-dramática dos povos originários e racional-iluminista dos intelectuais que constituem seus endereçamentos, programaçõese organizações. Encontra-se também nos sentidos dados às emissoras pelos ouvintes a partir das apropriações em seu cotidiano, memórias e imaginários.

Ano

2019

Creators

Ismar Capistrano Costa Filho

Música para grupos amadores: a linguagem contemporânea como ferramenta de aprimoramento técnico-musical

Esta dissertação analisa e descreve o processo de composição e performance de cinco peças escritas para a Orquestra de Câmara da Sociedade Musical Santa Cecília de Sabará (Orquestra Santa Cecília). Essas composições foram realizadas com o intuito de contribuir para a ampliação das possibilidades expressivas e a proficiência técnica do grupo através do emprego de linguagens musicais alusivas ao repertório da Música de Concerto do século XX. O processo de composição foi analisado através do conceito de Restrições em Composição Musical e, a partir das limitações técnicas da Orquestra Santa Cecília, atrelado à realização de um diagnóstico técnico-musical. Esse diagnóstico apontou, além de dados do contexto histórico-cultural do grupo, os elementos técnicos que necessitavam de aprimoramento e que seriam aplicados nas composições. Todo o processo de ensaio também foi descrito e analisado, buscando verificar se os aspectos técnicos diagnosticados foram bem trabalhados nas peças, destacando também outros elementos não previstos nas composições, mas que surgiram no momento da performance. A partir da ação proposta, verificou-se a sua validade a partir da possibilidade de ampliação do universo musical e da expressividade dos músicos promovidas pela execução das obras. As quatro peças compostas servirão como exemplos para a inclusão de novas linguagens ao repertório de grupos musicais semelhantes à Orquestra Santa Cecília.

Ano

2019

Creators

Lucas Duarte Neves

Múltiplos comprometimentos: um estudo comparativo entre profissionais e gerentes de uma grande empresa do setor metal-mecânico

Neste estudo foram analisados os múltiplos comprometimentos estabelecidos pelo indivíduo com o trabalho, tendo como fim os focos na organização e na carreira, e como meio os enfoques afetivo, normativo e instrumental. Com o objetivo de se fazer uma comparação do nível de comprometimento existente entre diferentes grupos funcionais, participaram da pesquisa profissionais que ocupavam cargosde supervisor, analista e gerente, totalizando 179 respondentes. A pesquisa foi realizada em uma única indústria de grande porte do setor metal-mecânico que atua na produção de bens sob encomenda, chamada durante o estudo de FABRIMEC. A coleta de informações ocorreu através de dois métodos: o estudo documental sobre aempresa pesquisada e a aplicação de questionários. Para estudar o comprometimento com a organização e com a carreira, foram empregados os modelos de MOWDAY, STEERS e PORTER (1979) - Organizational Commitment Questionnaire - e de BLAU (1985), respectivamente. Ambos os modelos foram trabalhados e adaptados por BASTOS (1994a). E para identificar os enfoques afetivo,normativo e instrumental, foi utilizado o modelo de MEYER e ALLEN (1997) adaptado e validado por MEDEIROS (1997) e BANDEIRA, MARQUES e VIEGAS (1999). A análise de variância (One-Way ANOVA) foi empregada para se fazerem comparações entre os três níveis funcionais (supervisor, analista e gerente), em relação a cada um doscinco escores de comprometimento avaliados nesse estudo, recorrendo-se ao teste de comparações múltiplas de médias (LSD - Least Significance Difference), quando observada a existência de alguma diferença significativa entre os cargos. Já na avaliação dediferenças entre os comprometimentos estudados em um mesmo grupo funcional, utilizouse o teste não paramétrico de Friedman. Além disso, aplicou-se também a análise de correlação de Pearson, como uma forma de avaliar a relação entre os cinco comprometimentos estudados. Como resultado, foi constatado que, nos três grupos, há predomínio do comprometimento afetivo, sendo que os supervisores estão mais focados na organização, enquanto que os gerentes e analistas estão comprometidos tanto com a organização quanto com a carreira.

Ano

2019

Creators

Derli de Souza Dias

Propagador baseado em janela deslizante com formulação FDTD incondicionalmente estável de alta ordem

O presente trabalho trata da análise do problema da propagação de ondas eletromagnéticas nas faixas de 300 kHz a 30 GHz motivado pela necessidade de predição radioelétrica mais rigorosa para o planejamento de redes sem fio. Propõe-se um algoritmo baseado em diferenças finitas do domínio do tempo (FDTD) e no conceito de janela deslizante para o desenvolvimento de um propagador FDTD eficiente e com aplicação banda larga. A formulação aqui introduzida se baseia em três técnicas para a solução do problema: formulação de camadas absorventes perfeitamente casadas independentes do material (MI-PML), algoritmo incondicionalmente estável (US) e o cálculo das derivadas espacias com precisão de quarta ordem na expansão da série de Taylor (High Order HO-FDTD). Assim, é possível utilizar a mesma formulação independente da configuração no domínio, exceder o limite de estabilidade de Courant e trabalhar com valores de passo de tempo maiores, e minimizar a dispersão em grandes distâncias. A implementação computacional do propagador foi construída sobre o software SPRad (Sistema de Predição de Cobertura Radioelétrica), inicialmente desenvolvido pelo autor em seu trabalho de Mestrado. O sistema é uma plataforma para análise da propagação radioelétrica onde diversos métodos podem ser utilizados e comparados numa interface gráfica integrada. A formulação proposta é validada por meio da solução de um problema canônico (espalhamento por cilindro condutor) e suas principais características são comparadas com demais formulações FDTD, incluindo outro método de algoritmo incondicionalmente estável: a técnica de direção alternada implícita (ADI). O propagador é aplicado em terrenos com perfis canônicos (colina Gaussiana e cunha) e os resultados comparados com métodos de equações integrais encontrados na literatura. A influência do índice de refração atmosférico na propagação é verificada e comparada com o método SSPE (Split Step Parabolic Equation). Finalmente, casos práticos envolvendo medições na Dinamarca são analisados.

Ano

2019

Creators

Claudio Garcia Batista

Avaliação do tempo e espaço escolar na estruturação do PPP do CEMEI Passinhos do Saber

Esse trabalho foi desenvolvido observando espaço e o tempo escolares do Centro Municipal de Educação Infantil em suas dimensões reais e ideais para verificar se as ações desenvolvidas são organizadas de modo a otimizar a vida escolar mantendo o objetivo a ser alcançado no processo ensino-aprendizagem de acordo com a proposta pedagógica e o Projeto Político Pedagógico. O cotidiano da escola, a forma como são tomadas as decisões e como são feitas as intervenções pela organização escolar e pela comunidade foram acompanhados para analisar se efetivamente ocorre a gestão democrática e se a escola caminha comprometida com o seu papel de transformador da sociedade.

Ano

2019

Creators

Paulene Marcia Andrade e Silva

Ciclo ou série na educação: o que muda?

O trabalho Ciclo ou Série na Educação: o que muda? busca fornecer informações relevantes sobre a questão abordada, facilitando, dessa forma, a sua compreensão. Entende-se que a questão referente ao espaço e tempos escolares é de indiscutível importância, o que justifica a realização dessa pesquisa. O objetivo da mesma é descrever sobre as formas de progressão educacional acima citadas, além de buscar verificar a forma de organização educacional adotada na gestão da Escola Municipal Joaquim Marques na cidade de Bom Sucesso Minas Gerais. Como objetivos específicos, procura reforçar a necessidade de se lutar por uma educação escolar em que se respeitem as diferentes formas de aprender e salientar a diferença entre progressão seriada e por ciclos, a fim de se perceber qual é a mais adequada para a escola.

Ano

2019

Creators

Silesia Lazara de Carvalho

Um corpo em litura

O artigo propõe um diálogo entre arte e psicanálise ancorado em experiências artísticas vividas no Litura Coletivo de Criação e Pesquisa em Dança e Teatro especificamente nos laboratórios práticos realizados para a criação do estudo cênico “Persefonia” tendo como foco a noção de saber em fracasso.

Ano

2021

Creators

Carla Andréa Silva Lima

A assistência odontológica no SUS na perspectiva do usuário e o direito à saúde bucal

Introdução: A Bioética, em sua vertente ligada à saúde pública e em especial a Bioética de Intervenção, propõe se constituir como instrumento para defesa da cidadania, dos direitos humanos e da justiça social. Em relação à saúde bucal, apesar da redução na prevalência de cárie dental no Brasil, persiste, especialmente entre os adultos, a dificuldade de acesso à assistência odontológica. O objetivo da pesquisa foi compreender os interesses e a trajetória das usuárias dos serviços odontológicos públicos (SUS) na resolução de seus problemas de saúde bucal e de seus filhos, tomando como referência princípios bioéticos que reconhecem a saúde como um direito de cidadania. Metodologia: Foi realizada revisão bibliográfica sobre Bioética na Saúde Pública e suas aplicações no cenário atual no Brasil, buscando construir um ponto de partida para a pesquisa sobre a situação da assistência odontológica na perspectiva dos usuários, suas demandas e percepções da assistência ofertada. Em seguida, foi feita pesquisa qualitativa, utilizando a técnica de entrevistas semiestruturadas com 15 usuárias do sistema público de assistência odontológica do município de Diamantina, Minas Gerais. Para tratamento dos dados utilizou-se a análise de conteúdo, tomando como referencial teórico as proposições do interacionismo simbólico de Erving Goffman e o conceito de habitus de Bourdieu. Resultados: A maioria descreve seus dentes de forma negativa, situação que atribuem dever-se às suas más condições de vida na infância e na adolescência e à inexistência de acesso à assistência odontológica, a não ser para extrair o dente. Os dentes cariados, feios ou ausentes são para elas motivo de vergonha e de privação nas relações sociais e o valor social do dente se sobrepõe ao aspecto estrito de saúde. Não conseguem, ainda hoje, acesso ao tratamento especializado no sistema público. Conclusão: O direito à saúde bucal e ao bem estar na sociedade ainda são uma quimera para as mulheres desta pesquisa. Elas sequer visualizam a possibilidade de terem acesso a tratamentos odontológicos que recuperem a boa aparência da boca.

Ano

2019

Creators

Luciara Leao Viana

A Contribuição da metodologia de análise de redes sociais na gestão da informação nas organizações: um estudo de caso

Da coleta de informação à tomada de decisão há um percurso social natural que envolve muitos indivíduos, em diferentes níveis da empresa, formando verdadeiras redes de comunicação, pois, as pessoas ainda são os melhores meios para identificar, categorizar, filtrar, interpretar e integrar a informação. Esta pesquisa constitui-se em um estudo de caso, que enfoca o processo informacional dentro de uma instituição financeira num determinado departamento, e preserva as características holísticas e significativas do evento estudado. Sob o ponto de vista gerencial do fluxo da informação, há muitas questões sobre a gestão da informação nas organizações, que ainda não foram suficientemente esclarecidas. Sem dúvida, as evoluções tecnológicas facilitam as funções de armazenagem, processamento, de distribuição da informação na sociedade e, sobretudo, nas instituições. Por outro lado, sabe-se que para se ter efetividade no uso dos recursos de informação nas organizações faz-se necessário: 1. o reconhecimento do homem como elemento fundamental do processo informacional; e 2. o aprendizado de como trabalhar com esse recurso. O problema de pesquisa inicia-se na questão de como a organização pode tornar visível a atuação dos indivíduos e equipes no processo informacional, para que se possa gerir eficazmente os recursos informacionais. Como há vários modos de se materializar o processo informacional, a pesquisa parte da pressuposto, que a Análise de Redes Sociais pode ser uma das alternativas encontradas pelo tomador de decisão, pois, apresenta uma metodologia, que revela uma série de medidas estatísticas denominadas estruturais, baseadas nas posições ocupadas pelas entidades sociais na rede e suas conexões. O uso destas medidas pode ser a justificativa que vai dar conforto ao administrador para a tomada de decisão. Já que, no dia a dia das organizações as pessoas interagem para trocar e compartilhar informação e esta ação pode ser vista como elemento das relações sociais, conseqüentemente, a comunicação interna pode ser observada sob o enfoque de uma estrutura em rede. Do ponto de vista da Análise de Redes Sociais a informação é a variável estrutural (conteúdo das relações) e o cargo do funcionário e sua alocação nas equipes de trabalho são as variáveis de composição. Do ponto de vista metodológico, este estudo constituiu-se em uma pesquisa aplicada e exploratória, com uso de dados quantitativos e qualitativos e técnicas de coleta de dados baseado na observação, análise de conteúdo do livro de normas da instituição e entrevistas semi-estruturadas. Demonstra-se nos resultados: a preferência da comunicação interpessoal sobrepondo a comunicação mediada por equipamento tecnológico; a forte influência da hierarquia da organização no direcionamento do fluxo da informação, que é verticalizado e voltado para o interior das equipes; e como o fluxo acontece entre os indivíduos e equipes. A conclusão reitera que a Análise de Redes Sociais constitui-se em uma ferramenta útil para a gestão da informação nas organizações.

Ano

2019

Creators

Andrea Lucia Lara Mendes

Combined ocular and cervical vestibular evoked myogenic potential in individuals with vestibular hyporeflexia and in patients with Ménière’s disease

Introduction: The vestibular evoked myogenic potential is a potential of mean latency that measures the muscle response to auditory stimulation. This potential can be generated from the contraction of the sternocleidomastoid muscle and also from the contraction of extraocular muscles in response to high-intensity sounds. This study presents a combined or simultaneous technique of cervical and ocular vestibular evoked myogenic potential in individuals with changes in the vestibular system, for use in otoneurologic diagnosis. Objective: To characterize the records and analyze the results of combined cervical and ocular VEMP in individuals with vestibular hyporeflexia and in those with Ménière's disease. Methods: The study included 120 subjects: 30 subjects with vestibular hyporeflexia, 30 with Ménière's disease, and 60 individuals with normal hearing. Data collection was performed by simultaneously recording the cervical and ocular vestibular evoked myogenic potential. Results: There were differences between the study groups (individuals with vestibular hyporeflexia and individuals with Ménière's disease) and the control group for most of wave parameters in combined cervical and ocular vestibular evoked myogenic potential. For cervical vestibular evoked myogenic potential, it was observed that the prolongation of latency of the P13 and N23 waves was the most frequent finding in the group with vestibular hyporeflexia and in the group with Ménière's disease. For ocular vestibular evoked myogenic potential, prolonged latency of N10 and P15 waves was the most frequent finding in the study groups. Conclusion: Combined cervical and ocular vestibular evoked myogenic potential presented relevant results for individuals with vestibular hyporeflexia and for those with Ménière's disease. There were differences between the study groups and the control group for most of the wave parameters in combined cervical and ocular vestibular evoked myogenic potential.

Ano

2022

Creators

Tatiana Rochasilva Luciana Macedo de Resende Marco Aurélio Rocha Santos

Aplicação do modelo computacional para magneto-acreção e ventosmagneto-centrífugos no cálculo de perfis de H de estrelas T Tauri Clássicas

Estrelas T Tauri clássicas são estrelas jovens (< 106 anos), de baixa massa (< 2M ) e que apresentam intensas linhas de emissão em seu espectro. Essas linhas são produzidas, em grande parte, na magnetosfera, região na qual ocorre acreção de massa devido à interação disco-estrela. A interação se faz através do forte campo magnético estelar que interrompe o disco circunstelar. As linhas de campo magnético levam o gás do disco para a superfície da estrela, formando assim um funil de acreção. Devido a processos de aquecimento deste funil, a temperatura chega a valores onde a probabilidade que ocorra emissão da linha de H seja significativa. As linhas de campo magnético também levam a matéria contida no disco para fora do mesmo através de ventos magneto-centrífugos. O objetivo deste trabalho foi modelar os perfis de emissão da linha H de estrelas jovens que possuem parâmetros estelares bem conhecidos. O modelo leva em consideração uma magnetosfera acoplada radiativamente a um vento de disco. Ele utiliza um campo magnético dipolar e axissimétrico. Com os mecanismos descritos no modelo de Lima et al. (2010), conseguimos reproduzir linhas de H que se assemelham aos perfis observados das estrelas T Tauri clássicas AA Tau e TW Hya, validando assim o modelo utilizado.

Ano

2019

Creators

Tatiana Moura Costa

O lazer no Programa Escola da Família: análise do currículo e da ação dos educadores universitários

O Programa Escola da Família (PEF) é uma ação de políticas públicas educacionais da Secretaria da Educação do Governo Estadual de São Paulo e tem como objetivo ocupar as escolas aos fins de semana com atividades e oficinas de esporte, cultura, saúde e formação para o trabalho, com a mediação de bolsistas universitários e voluntários. As ações do Programa se desenvolvem em escolas localizadas em regiões de alta vulnerabilidade social, procurando difundir uma cultura de paz, incentivar o protagonismo juvenil e fortalecer práticas de convivência e cidadania entre as comunidades intra e extraescolar. Essa pesquisa teve como objetivo investigar as implicações pedagógicas e políticas que envolvem o currículo do Programa Escola da Família, bem como compreender os conhecimentos e discursos disseminados sobre lazer por meio da ação dos educadores universitários e descrever os modos de ser desses sujeitos. Como estratégia de investigação, foram utilizadas a revisão bibliográfica, a análise documental e a imersão no campo, que teve como instrumento para coleta de dados a observação e entrevistas com doze educadores universitários (bolsistas do Programa). Para tratamento dos dados, recorri à análise de discurso foucaultiana. Os resultados do estudo apontaram que o Programa Escola da Família é fruto de parcerias com entidades internacionais e tem como meta ensinar modos de ser a partir do dispositivo da cultura de paz, buscando controlar as pessoas, por meio da ocupação do tempo com atividades de cunho recreativo, social, esportivo, cultural e de formação profissional e para a saúde. Ao compreender o currículo como um texto cultural, identifiquei que o Programa tem dois currículos: um formal, que segue as orientações e diretrizes da Secretaria da Educação e fundamenta sua organização nos eixos de saúde, trabalho, esporte e cultura; e um currículo de resistência, que é espontâneo e descompromissado, pois a comunidade escolhe as práticas e participa das ações que tem desejo e vontade, as pessoas ocupam as escolas para jogar futebol de salão, tênis de mesa, ouvir músicas, fazer as unhas, se encontrar, conversar e passar o tempo. Quanto aos educadores universitários, os discursos demonstram preocupação em manter a bolsa de estudos e oferecer segurança às crianças e adolescentes que frequentam o espaço da escola. Ao atuar no PEF, os educadores aprendem aspectos pessoais, relacionados à autonomia, empatia e respeito às diferenças; e aspectos profissionais, referentes a regras, gestão de tempo, pessoas e recursos. Os tipos de formações e capacitações ofertados para os educadores universitários são escassos e focados na produção de comportamentos em torno das questões do corpo e da saúde. Portanto, o Programa Escola da Família é um dispositivo pedagógico que fabrica modos de ser ao ofertar acesso à cultura, esportes, lazer, cursos profissionalizantes e formações sobre saúde, no sentido de controlar e organizar as comunidades, ocupando seu tempo com ações não violentas, de convívio e práticas de cidadania, mascarando o direito ao lazer. Assim, o PEF é uma política pública disciplinadora de condutas, que opera com micropoderes que se movimentam e, por meio do lazer, produz práticas educativas, atribuindo modos de ser aos educadores universitários (disciplina seriedade, papel educativo), que são os mediadores das ações, e às comunidades que participam do Programa.

Ano

2019

Creators

Cáthia Alves

Sexualidade feminina: a evolução ao longo dos tempos

Inspirado em Prado, Reibinitz e Gelbcke (2006), o cuidar somado agerenciar e educar são as essências do trabalho da enfermagem, fundamental para a manutenção e promoção da saúde dos seres humanos, objeto mor de todo o processo de enfermagem. Atualmente, na área de saúde tem sido amplamente discutida a importância do cuidado humanizado, que visa atender ao paciente em sua totalidade, por meio da utilização da tecnologia leve, que enfatiza o caráterrelacional do cuidado em saúde. Assim a proposta de humanização envolve um processo de construir e aperfeiçoar a natureza humana para um relacionamento mais afável com o outro, e, portanto, a comunicação e o diálogo são fundamentais (SILVA, J. SILVA, R. CHRISTOFFEL, 2009, p. 687).

Ano

2019

Creators

Andréa Alvarenga Medeiros da Silva

Letramentos acadêmicos em contextos internacionais: reflexões sobre a experiência acadêmica mediada por uma língua estrangeira

Este trabalho analisa a experiência de alunos universitários com as práticas letradas desenvolvidas em instituições de ensino superior em diferentes países. A escolha por investigar a experiência acadêmica de alunos universitários intercambistas foi pensada tendo como foco os possíveis desafios que esse contexto poderia oferecer, considerando, sobretudo, o fato de os estudantes precisarem utilizar uma língua estrangeira para intermediar toda a sua produção acadêmica em outro país. Por isso a pesquisa foi desenvolvida no intuito de responder a duas principais questões: como estudantes universitários intercambistas refletem sobre as exigências da vida acadêmica ao contrastarem a experiência de estudos na sua universidade de origem e na universidade de destino em outro país? Qual foi o papel da língua estrangeira na vida e produção acadêmica de estudantes internacionais? Para tanto, este estudo ancora-se nos pressupostos teóricos dos letramentos acadêmicos (LEA; STREET, 1998; LILLIS, 1999; GEE, 2010; FIAD, 2016; LEA, 2017) e na visão de leitura e escrita como práticas sociais (STREET, 1984, 1993, 2003, 2007, 2017; STREET, 2007; GEE, 2010; STREET; CASTANHEIRA, 2014; STREET; MAY, 2017). Com esses pressupostos orientadores, a pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 1986; FLICK, 2009), viabilizada por entrevistas semiestruturadas (MARCONI; LAKATOS, 2010, 2011) com seis estudantes de diferentes cursos de graduação que participaram Programa Minas Mundi da UFMG, no ano de 2016. As transcrições das entrevistas foram analisadas por meio da exploração de alguns procedimentos analíticos da análise de conteúdo, proposta por BARDIN (2011). A análise dos dados evidenciou várias nuances da experiência acadêmica vivenciada pelos entrevistados nos diferentes contextos acadêmicos em que se inseriram. Dentre essas nuances, destacamos as normas e convenções para comunicação e os significados das ações letradas em diferentes contextos universitários. A análise dos dados permitiu, também, evidenciar o caráter reflexivo e agentivo dos intercambistas ao revisitarem sua experiência de estudos em contexto internacional e ao identificarem desafios e formularem estratégias para lidar com a formalidade discursiva da comunidade acadêmica, e para lidar com a comunicação escrita e oral em uma nova língua. Quanto à produção acadêmica, os estudantes encontraram desafios com a escrita em língua estrangeira, o que demandou deles maior tempo de estudos fazendo com que adotassem estratégias para lidar com as demandas de produção escrita. Ao transitar por diferentes áreas disciplinares e contextos acadêmicos, os estudantes leram muitos textos e como resultado encontraram inúmeros termos técnicos. Eles adotaram estratégias para auxiliá-los na compreensão desses termos, utilizando os próprios textos para contextualizar seus significados. Em relação aos gêneros orais, os estudantes tiveram um duplo desafio: lidar com a formalidade e especificidades da comunidade acadêmica e, ao mesmo tempo, se orientar através de uma língua estrangeira para a comunicação nesse contexto. O aspecto social da aprendizagem parece se tornar mais evidente no contexto acadêmico internacional, pois conforme evidenciaram em suas reflexões durante as entrevistas, os estudantes se inserem nos grupos e participam nas interações, eles observam como as pessoas se comunicam, se comportam e assimilam nuances culturais, adaptando os usos da língua para suas necessidades no dia a dia da vida acadêmica.

Ano

2019

Creators

Morgana Rodrigues da Silva Santos de Oliveira

A cultura do lúdico: brincadeiras musicais tradicionais da infância em um contexto do ensino fundamental

Este estudo tem como objetivo principal compreender o que são as brincadeiras musicais tradicionais da infância e quais os seus significados para as crianças, entre seis e oito anos, do contexto de uma escola pública de Belo Horizonte/MG. Procura-se, dessa maneira, entender de quais maneiras e em quais circunstâncias as crianças desse contexto se apropriam de tais brincadeiras, como elas as aprendem e as ensinam umas às outras, além das formas pelas quais essas brincadeiras afetam as relações das crianças que delas se apropriam. Para tanto, tomou-se como metodologia a perspectiva etnográfica em educação. A investigação dos momentos de brincadeira na escola, em que as crianças podiam escolher do que brincar, revelaram que as situações lúdicas infantis são permeadas por inúmeras questões relativas à sociabilidade, às questões de gênero, às relações de poder e ao desenvolvimento da criança em diversos aspectos (afetivo, cognitivo, social, cultural, artístico e outros)

Ano

2019

Creators

Rodrigo Duarte Portela

Para além do concreto e da cor: a dimensão imaterial na arquitetura de Ayrton Lolô Cornelsen

A proposta deste estudo consiste em trabalhar com as obras do arquiteto paranaense Ayrton Lolô Cornelsen. Busca compreender qual a contribuição do estudo da dimensão imaterial para resgatar o sentido ético e poético, e construir uma vida de maior qualidade, frente aos de valência estética e artística atual, na interação entre arquiteto e usuário. São estudadas algumas obras do arquiteto a fim de se ter uma base comparativa sobre o contexto de seu trabalho e sua relação com a imaterialidade, que incluem o tempo e espaço. Ou seja, exemplares da produção arquitetônica de Lolô Cornelsen que possuem esta dimensão imaterial, na qual a imaterialidade se presentifica por meio da materialização de algo que não se encontra na matéria natural. Os resultados do estudo são obtidos com base nas associações que a imaterialidade dos projetos estudados oferece, bem como sua relação com a percepção humana e a experiência que causaram ao longo do tempo. Assim sendo, observa-se que o arquiteto esteve sempre atuando em prol do que se busca em uma vida com sentido, pois a arquitetura não trata somente sob a esfera material, que consiste na estética, e, sim, sob uma visão mais profunda do sentido e das necessidades do ser humano.

Ano

2019

Creators

Marcia Maria Cavalieri

Correlação entre o pico do fluxo da tosse e os parâmetros clínicos e funcionais nas doenças neuromusculares

Durante a Faculdade de Fisioterapia, tive a oportunidade de acompanhar o caso de uma criança com distrofia muscular de Duchenne, época em que fui monitora dos alunos do 8º período no ambulatório de fisioterapia respiratória. Nessa ocasião, intrigou-me o motivo pelo qual não foram abordados pelos professores os aspectos relevantes da avaliação respiratória e o tratamento de pacientes com doenças neuromusculares (DNM). Posteriormente, durante a especialização em fisioterapia respiratória, integrei a equipe de doenças neuromusculares do Hospital das Clínicas da UFMG e, a partir daí, iniciei o acompanhamento de crianças e adolescentes com diferentes diagnósticos de DNM. Pude familiarizar-me com a medida do pico do fluxo da tosse (PFT), ainda pouco utilizada por profissionais da área da saúde. Logo surgiu a necessidade de estudar de forma mais detalhada a literatura disponível sobre o pico do fluxo da tosse e a abordagem pneumológica nesse grupo de doenças, entretanto, algumas dúvidas ainda não conseguiam ser respondidas pelos estudos, tais como: durante a rotina de acompanhamento a essas crianças e adolescentes, quais são os métodos de avaliação respiratória mais indicados? Qual a periodicidade dessas avaliações? Qual a relevância da medida do pico do fluxo da tosse e sua correlação com os parâmetros de avaliação clínico-funcional nesses pacientes? Essas questões, aliadas ao fato de que a cada dia número mais elevado de crianças e adolescentes é referido aos serviços de pneumologia e neurologia pediátrica do Hospital das Clínicas, estimularam o desenvolvimento desta pesquisa. Para tanto, a equipe investiu em equipamentos que possibilitassem a avaliação respiratória das crianças e adolescentes com DNM e, ainda, permitiu o desenvolvimento desta pesquisa com vistas a não somente contribuir para o conhecimento sobre a avaliação respiratória nas DNMs, mas também possibilitar a implementação de acompanhamento pneumológico a esses pacientes com equipamentos específicos e indispensáveis ao propósito. Portanto, o presente estudo tem como objetivo avaliar a correlação do PFT com os parâmetros clínicos e funcionais de crianças e adolescentes com DNM, uma vez que o equipamento no qual se mede o PFT é um instrumento de medida de baixo custo financeiro, portátil e de fácil manuseio. Essas características, aliadas às perspectivas futuras de tratamento dessas doenças, tornam o PFT de importante valor clínico na monitoração de crianças e adolescentes com DNM de forma acessível a toda a equipe multidisciplinar, ao próprio paciente e seus familiares.

Ano

2019

Creators

Priscilla Barreto Paula